Sunteți pe pagina 1din 5

Halter de 5 Kg fundido Alessandro Nunes1 Hezry Gomes 2 Vitor Godoy3 A pea escolhida para a realizao do projeto de fundio foi

um halter de 5 kg, equipamento este usado para a realizao de exerccios em treinamentos de musculao com pesos. utilizado por profissionais da rea de educao fsica para musculao e por fisioterapeutas como forma de tratamento de problemas que acometem os msculos. Os exerccios com halteres requerem pouco espao, pouco equipamento, tornando a prtica de treinamentos relativamente barato. Ao contrrio dos exerccios de academia, para o qual voc tem a necessidade de equipamentos especiais para cada tipo de exerccio, voc pode fazer grande parte desses exerccios utilizando apenas um halter simples.

Figura 1: Desenho das trs vistas.

Figura 2: Foto em 3D. O material escolhido para a fabricao do halter de 5 kg foi o ferro fundido cinzento que o mais importante e comum entre os ferros fundidos. Para os ferros fundidos cinzentos os teores de carbono variam entre 1,5 a 4,0 %, e teores de silcio que variam entre 1,0 e 3,0%. Durante a solidificao aparecem lamelas ou flocos de grafita no metal cercados por uma matriz de ferrita ou perlita. O nome ferro fundido cinzento provem da aparncia acinzentada da superfcie de fratura.

1 2 3

Graduando em engenharia mecnica. Graduando em engenharia mecnica. Graduando em engenharia mecnica.

O FF cinzento um material de baixo custo e apresenta elevada usinabilidade devido a presena de grafita livre em sua microestrutura, boa resistncia a compresso, boa resistncia a compresso, alta capacidade de amortecer vibraes, possui alta fluidez na fundio permitindo a fundio de peas com paredes finas e tambm complexas e tambm uma boa estabilidade dimensional. Algumas desvantagens: estruturalmente, os veios de grafita atuam como espaos vazios, diminuindo a resistncia mecnica. Normalmente a tenso mxima de trabalho aconselhada cerca de 1/4 da tenso de ruptura. A carga mxima de fadiga cerca de 1/3 da resistncia a fadiga.

Memorial de Clculo
O primeiro passo descobrir os pontos mais quentes da pea onde sero adicionados os massalotes. Para isso devemos efetuar o calculo do mdulo da pea.

Figura3: Diviso de reas para clculo.

1) Clculo do mdulo da pea Para o clculo do mdulo da pea a mesma foi dividida em trs partes, a parte I, parte II e a parte III.

MP

V pea Volume da pea. A pea rea da pea.

MP I = MP III = MP II = =

A regio II solidificar primeiro (menor mdulo) isolando as regies I e III. Assim para esta pea sero necessrios 2 massalotes, sendo um na regio I e outro na regio III.

Condies do molde Caso geral Aquecimento pelo ataque FF em molde rgido (perm) FF em molde rgido com luva exotrmica Tabela 1: Constantes de fundio. 2) Clculo do mdulo pescoo e do massalote Para calcular o pescoo e o massalote usamos a seguinte frmula.

K 1,2 1,1 0,6 0,5

M pescoo I = M pescoo III = K M regio I ataque). M pescoo I = 1,1 * 1,375 M pescoo I = M pescoo III = 1,512 cm

Obs.: Usamos k = 1,1 (aquecimento pelo

M massalote I = M massalote III = K M regio I Mmassalote = 1,2 * 1,375 Mmassalote = 1,65 cm 3) Projeto do pescoo I = Projeto do pescoo III Escolhemos a seco retangular:

Obs.: Usamos k = 1,2 (caso geral).

Figura 4: Seo do pescoo de alimentao.

Para M pescoo I = M pescoo III = 1,512 cm M = abc / 2(ab + ac + bc) M = ab / 2(a + b) = rea / permetro M pescoo I = 1,512 cm = ab / 2(a + b) Temos M pescoo I = 1,512 = a / 3 Assim a = 4,536 cm Como c = a / 2 b = 2 (4,536) = b = 9,06 cm c = 2,268 cm Adotamos: b = 2 a e c = a / 2

4) Projeto do Massalote I = Projeto do Massalote III Foi usado o critrio trmico e escolhemos um massalote cilndrico com H = 1,5D = 3 R

Figura 5: Seo do massalote.

M= 1,65 =

=
R = 4,4 cm

Como M massalote = 1,65 cm

Assim D = 2R

D = 2(4,4)

D = 8,8 cm

Figura 6: Foto do molde do massalote e do canal de alimentao e desenho da pea com pescoo e massalote. Produo do molde Para a fabricao do molde devemos levar em conta a contrao volumtrica do ferro fundido cinzento que entre 0% e 2%.

Tabela 2: Valores de contrao volumtrica de solidificao para alguns metais e ligas. O molde que vamos usar ser feito de madeira do tipo pinho branco, por ser facilmente trabalhvel, colvel, e tambm de boa durabilidade.

Figura 7: Placa de alinhamento e caixas do molde.

Figura 8: Placa de alinhamento, caixa, molde, canais de alimentao e massalotes. Conclumos que aps vrios clculos chegamos a um dimensionamento do pescoo e do massalote levando em conta a contrao trmica do material que no caso o ferro fundido, tudo isso em teoria plausvel, mas quando colocarmos em prtica poder surgir alguns problemas devido complexidade da fundio. Referncias bibliogrficas
1. COLPAERT, H. Metalografia dos produtos siderrgicos comuns, 3 edio, Cap 5, 1974. 2. CHIAVERINE, V. Aos de ferros fundidos, 7 edio, 1996. 3. OBERG,E ; D. JONES,F; HORTON,H. Manual universal da tcnica da mecnica, 20 edio.

Sites <www.exercicios-com-halteres.com>, site visitado em 05/09/2012. <www.mspc.eng.br>, site visitado em 07/09/2012. <http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=13&top=240>, site visitado em 08/09/2012.

S-ar putea să vă placă și