Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRCOLA E AMBIENTAL

Iris Carneiro de Arajo Santos Jlia Aparecida Pereira Gomes Ramon Miranda Borges

RESENHA CRTICA
Lei Fedral N 9433 de 1997

Trabalho apresentado disciplina de Hidrologia, como requisito avaliativo, sob superviso do Professor Dr. Clovis Ramos.

Juazeiro BA 2014

INTRODUO

A lei Federal de n 9433 de 1997 institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. O Brasil possui cerca de 8% da gua doce da Terra. A maior concentrao destes recursos hdricos encontra-se em regies com menor densidade populacional e pequeno desenvolvimento industrial. Cerca de 92% da vazo total de gua drenada pelos rios, no territrio brasileiro, gerada em seis das maiores bacias hidrogrficas que, acrescidas das oriundas de bacias de menor porte, totalizam, para vazo mdia de longo perodo, 257790m/s. Desde a promulgao da Lei, muito se tem avanado no Brasil, sob o ponto de vista legal nesta rea. Novas leis, decretos e outros dispositivos legais, tanto na esfera federal como estadual, foram promulgados, destacandose a Lei n 9.984, de 2000, que criou a Agncia Nacional de guas. Alem disso, o Conselho Nacional de Recursos Hdricos emitiu diversas resolues visando estabelecer critrios gerais para o funcionamento da Poltica e do Sistema.

OBJETIVOS

GERAL
O presente trabalho tem como objetivo por meio de uma resenha crtica ampliar o conhecimento sobre leis e normas que regem reas de importncia para hidrologia.

ESPECFICO
Levantamento de leis e normas Federais voltadas para o estudo das gua. Resenha crtica sobre a lei Federal de n 9433 de 1997.

RESENHA CRTICA

A gua considerada um bem de domnio pblico e um recurso natural limitado, dotado de valor econmico. O instrumento legal prev, ainda, que a gesto dos recursos hdricos deve proporcionar os usos mltiplos das guas, de forma descentralizada e participativa, contando com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades. A lei tambm prev que em situaes de escassez o uso prioritrio da gua para o consumo humano e para a dessedentao de animais. Os instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, viso assegurar gua de boa qualidade atual e s futuras geraes. Para tanto, existe a necessidade de uma articulao sistemtica entre os mesmos, de forma a garantir a efetiva aplicao da Poltica. A principal mudana introduzida por essa Lei est relacionada com a forma de gerenciamento, que passou de um modelo centralizado para outro que prev a participao conjunta no processo de deciso dos segmentos governamentais e no governamentais. Esta Lei resultado de uma longa e intensa negociao poltica, social e institucional, fundamentada em princpios bsicos de interesse comum, largamente aceitos pela sociedade, em um entendimento sobre o que seria necessrio para se ter um gerenciamento racional dos recursos hdricos brasileiros. A cobrana pelo uso da gua um dos principais instrumentos estabelecidos pela Lei das guas. Embora prevista no Brasil, desde 1934, atravs do Cdigo das guas, nunca foi realmente implementada. O Cdigo j estabelecia que o uso comum das guas pode ser gratuito ou retribudo, conforme as leis e regulamentos da circunscrio administrativa a que pertencerem. Nota-se que o escopo legal assegurar a toda coletividade o uso sustentvel da gua, garantindo o direito de uso e instituindo deveres e obrigaes aos usurios. O regime de outorga elencado no artigo 11 da Lei

9.433/1997 que visa assegurar a utilizao da gua de forma quantitativa e qualitativa no vem cumprindo sua finalidade maior o uso mltiplo e racional dos recursos hdricos. Os argumentos de uma crise vivenciada pela m utilizao e gesto dos recursos hdricos, isto , da iminente falta de gua no planeta Terra, tem servido para justificar a imediaticidade de reformas, cujo objetivo seria a realizao de uma gesto integrada do recurso. Os rgos pblicos responsveis pela gesto dos recursos hdricos no tem desempenhado sua funo. Cabe a esses propor solues eficazes para a melhor distribuio da gua, seja revisionando a outorga j deferida ou lanando mo do instituto da outorga coletiva, o que no tem ocorrido. No h que se falar em vida na terra sem esse precioso bem. Se quisermos garantir a sobrevivncia de nossa espcie bem como uma qualidade de vida digna para as geraes presentes e futuras devemos comear a no s pensar, mas agir, para que algo de concreto possa ser feito em prol dos rios, lagos, mananciais de gua, aquferos, enfim todas as riquezas hdricas devem ser protegidas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Brasil. CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resoluo n 357, de 17 de maro de 2005. Brasil. Lei Federal n. 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Poltica e Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 1998. MEDAUAR, Odete. Coletnea de legislao de direito ambiental. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

S-ar putea să vă placă și