Sunteți pe pagina 1din 6

3.

AMBIENTES DE PRODUO DE CANA-DE-ACAR NA REGIO CENTRO-SUL DO BRASIL


Hlio do Prado1
ambiente de produo de cana-de-acar definido em funo das condies fsicas, hdricas, morfolgicas, qumicas e mineralgicas dos solos sob manejo adequado da camada arvel em relao ao preparo, calagem, adubao, adio de vinhaa, torta de filtro, palha no plantio direto, do controle de ervas daninhas e pragas, mas sempre associadas s propriedades da subsuperfcie dos solos e, principalmente, ao clima regional (precipitao pluviomtrica, temperatura, radiao solar, evaporao). Portanto, ambiente de produo a soma das interaes dos atributos de superfcie e principalmente de subsuperfcie, considerando-se, ainda, o grau de declividade onde os solos ocorrem na paisagem, associadas com as condies climticas. Os componentes do ambiente de produo (Figura 1) so representados pela profundidade, a qual tem direta relao com a disponibilidade de gua e com o volume de solo explorado pelas razes; pela fertilidade, como fonte de nutrientes para as plantas; pela textura, relacionada com os nveis de matria orgnica, capacidade de troca de ctions e disponibilidade hdrica; e pela gua, como parte da soluo do solo, que vital para a sobrevivncia das plantas.

Figura 2. Hierarquia da classificao de solos (EMBRAPA,1999).

Figura 3. Textura do solo.

Figura 1. Componentes do ambiente de produo.

Para um adequado conhecimento do ambiente de produo necessrio, em primeiro lugar, classificar os solos. A Figura 2 mostra a hierarquia de classificao de solos, segundo a EMBRAPA (1999). Geralmente, a classificao de solos at o terceiro nvel (grande grupo) suficiente para se fazer o enquadramento no ambiente de produo.

TEXTURA E GUA
A textura do solo se refere distribuio porcentual de argila, silte, areia fina e areia grossa na terra fina seca ao ar. Dependendo do teor de argila a textura pode ser arenosa, mdia, argilosa ou muito argilosa (Figura 3).

No teste de campo avaliam-se a argila no solo molhado pela sua pegajosidade, o silte pela sua sedosidade, e a areia pela sua aspereza. O teor de argila importante por vrios aspectos: por influir diretamente na disponibilidade de gua e nas condies qumicas (CTC, matria orgnica), por ser utilizado no clculo das doses de gesso e tambm na classificao de solos pelo clculo do gradiente textural. Na legenda de solos do projeto Ambicana (Ambientes de Produo de Cana-de-acar), por exemplo, o limite de textura mdia foi subdividido, por se considerar muito amplo o limite de 15% a 35% de argila e, conseqentemente, muito ampla a disponibilidade hdrica. Solos com menor teor de argila apresentam menor disponibilidade de gua; porm, isso no significa que os solos com teor de argila mais elevado disponibilizam maior volume de gua. Os

Pesquisador Cientfico do Centro de Cana do Instituto Agronmico (IAC/Apta/SAA), Ribeiro Preto, SP; e-mail: heprado@terra.com.br; website: www.pedologiafacil.com

12

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

Latossolos argilosos e os Latossolos muito argilosos possuem reduzida disponibilidade hdrica devido a sua estrutura e principalmente a forte microagregao da frao argila, ressecando o solo em poucas horas. Nos Latossolos cricos os microagregados so ainda mais evidentes, por isso so os solos que se ressecam mais facilmente. A Figura 4 mostra detalhadamente os microagregados de Latossolos da usina Jalles Machado, de Goiansia (GO). Esses microagregados foram observados tambm no Latossolo Vermelho crico na regio de Tupaciguara (MG), que mostrou ressecamento 5 horas aps uma chuva de 25 mm, conforme a Figura 5.

Figura 6. Baixa infiltrao de gua no Cambissolo da usina Jalles Machado, em Goiansia (GO).
Original: Thiago Germano Piveta.

Figura 4. Microagregados no Latossolo Vermelho da usina Jalles Machado, em Goiansia (GO).


Original: Rober Ricardo de Matos.

Figura 7. Eroso no sulco no Cambissolo da usina Jalles Machado, em Goiansia (GO).


Original: Thiago Germano Piveta.

Figura 5. Ressecamento da camada superficial de Latossolo Vermelho crico.


Original: Hlio do Prado.

Alm da argila, o silte, o teor de areia fina e o de areia grossa tambm influem no armazenamento de gua no solo. Solos com teores muito altos de silte dificultam a infiltrao de gua em profundidade (Figura 6), como observado no Cambissolo da usina Jalles Machado em Goiansia (GO). Como conseqncia da reduzida infiltrao de gua, ocorre eroso no sulco, quando a declividade favorece o arraste de partculas (Figura 7), e perda de rea plantada (Figura 8), pela dificuldade do trnsito de mquinas agrcolas.

Figura 8. Perda de rea plantada no Cambissolo da usina Jalles Machado, em Goiansia (GO).
Original: Thiago Germano Piveta.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

13

Outro aspecto fsico relacionado ao elevado teor de silte no solo refere-se dificuldade da cana-de-acar em romper a camada siltosa endurecida, causando falhas no estande (Figura 9).

Tabela 1. Critrios qumicos-pedolgicos da camada superficial de solos1. Solo Eutrfico Mesotrfico Mesotrfico Distrfico crico Mesolico lico Alumnico
1

V > 50 30-50 > 50 < 30

SB > 1,5 > 1,2 < 1,5

Al3+

RC

< 50 15-50 > 50 > 50 > 0,4 0,3-4,0 > 4,0

> 1,5 < 1,5

V = saturao por bases (%); SB = soma de bases (cmolc kg-1 de solo); m = saturao por alumnio (%); RC = reteno de ctions (cmol c kg-1 de argila).

Figura 9. Dificuldade de brotao da cana-de-acar cultivada no Cambissolo da usina Jalles Machado, em Goiansia (GO).
Original: Thiago Germano Piveta.

A estrutura do solo est relacionada sua textura, pois os agregados estruturais so influenciados pelo teor de argila, silte e tipo de areia (fina ou grossa). Existe maior disponibilidade hdrica quando h melhor estruturao do solo, como, por exemplo, na estrutura em blocos dos Nitossolos Vermelhos (anteriormente Terras Roxas Estruturadas), em relao estrutura granular forte dos Latossolos Vermelhos frricos (Latossolos Roxos). A colorao dos agregados estruturais tem relao direta com o tipo de drenagem interna no perfil. Se o agregado estrutural apresentar cor mosqueada (cores contrastantes, com predomnio de uma delas) ou variegada (duas cores, mais ou menos na mesma proporo, na massa do solo) significa que o solo disponibiliza gua por mais tempo, comparado a um mesmo solo sem essas caractersticas. Comparativamente, a velocidade de infiltrao da gua da chuva ou de irrigao bem mais lenta no primeiro caso e, como conseqncia, a gua permanece por mais tempo no perfil do solo.

Figura 10. Produtividade da cana-de-acar ao longo dos cortes (LANDELL et al., 2003).

FERTILIDADE
As condies qumicas do solo influem diretamente nos ambientes de produo. A Tabela 1 apresenta os critrios qumicos da camada subsuperficial dos solos adotados pela Embrapa (1999), com modificaes em itlico por Prado (2004). Segundo Landell et al. (2003), a condio qumica do horizonte subsuperficial determinante da produtividade da cana-deacar, ampliando-se essa correlao com a produtividade (TCH) com o avanar dos cortes. Verificou-se, nessa pesquisa, que a produtividade nas soqueiras decresceu significativamente na seguinte ordem: eutrfico > mesotrfico > distrfico > crico ( Figura 10).

tante conhecer o tipo de horizonte diagnstico de subsuperfcie que ocorre nessa referida profundidade para classificar o solo, que pode ser: B latosslico dos Latossolos (anteriormente Latossolos), B textural dos Argissolos (anteriormente Solos Podzlicos Tb), B ntico dos Nitossolos (anteriormente Terras Roxas Estruturadas) ou B incipiente dos Cambissolos (anteriormente Cambissolos). Se no ocorre horizonte B diagnstico e a textura arenosa em todo o perfil, classificam-se como Neossolos Quartzarnicos (anteriormente Areias Quartzosas), e se logo abaixo do horizonte A ocorre a rocha, enquadram-se como Neossolos Litlicos (anteriormente Solos Litlicos). Os solos da regio Centro-Sul do Brasil, em sua grande maioria, so representados pelos Latossolos e Argissolos, seguidos pelos Neossolos Quartzarnicos, Nitossolos e Cambissolos. As profundidades ideais para o desenvolvimento radicular so encontradas nos solos muito profundos (Latossolos e Neossolos Quartzarnicos), profundos (a maioria dos Nitossolos) e moderadamente profundos (a maioria dos Cambissolos). Os Neossolos Litlicos possuem pequena profundidade efetiva, o que dificulta o enraizamento em profundidade e reduz o volume de gua para a cana-de-acar.

PROFUNDIDADE
A profundidade abaixo da camada arvel muito varivel, pois os solos podem ser profundos, pouco profundos, moderadamente profundos, rasos ou at muito rasos. Um aspecto impor-

14

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

Nos Cambissolos de mesma textura, a disponibilidade hdrica aumenta dos mais rasos para os moderadamente profundos. importante considerar que a quebra de capilaridade entre os horizontes A e B, exclusiva dos Argissolos, contribui para aumentar o tempo em que a gua permanece no perfil. Entretanto, preciso saber em qual profundidade ocorre a mudana textural responsvel pela quebra de capilaridade, pois quanto mais longe da superfcie, maior a dificuldade de utilizao da gua pelas razes. Quando a eroso remove totalmente o horizonte A do perfil, alm da diminuio do teor de matria orgnica na superfcie, elimina-se a quebra de capilaridade e o solo logo se resseca. Na usina Bonfim de Guariba (SP), por exemplo, estimou-se uma produtividade de apenas 50 t ha-1 no Argissolo com a total remoo do horizonte A pela eroso (PVAe-1), quando comparada com a produtividade de 90 t ha-1 no Argissolo com o horizonte A preservado (PVAe-2), ambos num mesmo talho. A Figura 11 e a Figura 12 apresentam as diferenas encontradas no peso de colmos e na produtividade nessas duas condies.

Outro exemplo interessante sobre a importncia da quebra de capilaridade entre os horizontes A e B textural e sua influncia decisiva na produtividade mostrado na Figura 13, que destaca, no mesmo talho, a ocorrncia de Argissolos (Solos Podzlicos Tb) e Neossolos Quartzarnicos (Areias Quartzosas). A principal diferena pedolgica entre ambos os solos a presena do horizonte B textural abaixo do horizonte A arenoso no Argissolo e a ausncia do B textural no Neossolo Quartzarnico.

Figura 13. Desenvolvimento vegetativo da cana-de-acar no Argissolo Vermelho-Amarelo e no Neossolo Quartzarnico.

Alm da presena do horizonte B textural, outro aspecto morfolgico importante associado disponibilidade hdrica referese presena de plintita em profundidade. Pode-se observar na Figura 14 que no mesmo talho houve adequado desenvolvimento vegetativo da cana-de-acar onde existe a presena de plintita abaixo da camada arvel (Figura 14a), comparado ao pouco desenvolvimento vegetativo na ausncia de plintita em profundidade (Figura 14b), o que facilitou a rpida infiltrao da gua em profundidade, ressecando o solo e comprometendo a brotao da canade-acar.

Figura 11. Peso de colmos de cana-de-acar no Argissolo VermelhoAmarelo eutrfico com horizonte A totalmente erodido (PVAe-1) e no Argissolo Vermelho-Amarelo com horizonte A preservado (PVAe-2).

(a)

(b)

Figura 12. Produtividade de cana-de-acar no Argissolo Vermelho-Amarelo eutrfico com horizonte A totalmente erodido (PVAe-1) e no Argissolo Vermelho-Amarelo com horizonte A preservado (PVAe-2).

Figura 14. (a) Desenvolvimento vegetativo da cana-de-acar no Argissolo Vermelho-Amarelo eutrfico plntico e (b) no Argissolo Vermelho-Amarelo eutrfico tpico.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

15

A Figura 15 mostra o perfil representativo do Argissolo Vermelho-Amarelo plntico e o detalhe da profundidade onde existe a plintita. A gua estagnada no Argissolo com plintita (Figura 16) no foi observada no Argissolo sem plintita, em subsuperfcie (Figura 17).

PLINTITA

Figura 17. Solo ressecado e inadequado desenvolvimento da cana-deacar aps o molhamento no Argissolo sem plintita abaixo da camada arvel.

Figura 15. Perfil representativo do Argissolo Vermelho-Amarelo eutrfico plntico.

Conforme destacado na Figura 1, a gua ocupa a posio de maior destaque num ambiente de produo pois, quando limitante, reduz significativamente a produtividade da cana-de-acar at mesmo em solos mais frteis (eutrficos) e, quando adequada, desloca o ambiente de produo favoravelmente at mesmo nos solos com menor potencial qumico em subsuperfcie (distrficos, cricos, mesolicos e licos). Um outro aspecto muito importante refere-se preciso dos mapas de solos e, conseqentemente, dos mapas dos ambientes de produo. A prtica mostra que uma observao de campo a cada 10 a 25 ha permite um adequado padro de qualidade. muito comum ocorrerem dois ou mais tipos de solos numa mesma gleba dificultando a correlao de produtividade com os solos, se no for obedecida a referida recomendao de amostragem pedolgica.

REFERNCIAS
EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificao de Solos. Braslia, 1999. 412 p.
Figura 16. gua estagnada e adequado desenvolvimento da cana-deacar aps o perodo de molhamento no Argissolo Vermelho-Amarelo com plintita abaixo da camada arvel.

LANDELL, M.G. A.; PRADO, H.; VASCONCELOS, A. C. M.; PERECIN, D.; ROSSETTO, R.; BIDIA, M. A. P.; XAVIER, M. A. Oxisol subsurface chemical attributes related sugarcane productivity. Scientia Agricola, v. 60, p. 741-745, 2003. PRADO, H.; van LIER, Q. J.; LANDELL, M. G. A.; VASCONCELOS, A. C. M. Classes de disponibilidade de gua para a cana-de-acar nos principais solos da regio Centro-Sul do Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAO E DRENAGEM, 13., 2003, Juazeiro. Anais... 1 CD ROM. PRADO, H. Classes das condies qumicas subsuperficiais para manejo. In: FERTIBIO, 2004, Lages. Anais... 1CD-ROM. PRADO, H. Solos do Brasil gnese, morfologia,classificao, levantamento e manejo. Piracicaba, 2005. 281 p. PRADO H.; LANDELL, M. G. A.; ROSSETTO, R.; CAMPANA, M. P.; ZIMBACK, L.; SILVA, M. A. Relation between chemical sub surface conditions of subsoils and sugarcane yield. In: WORLD SOIL SCIENCE CONGRESS, 16., 1998, Montpellier. Proceedings... Montpellier: ISSS, 1998, v. 1, p. 232. 1 CD-ROM.

AMBIENTES DE PRODUO DE CANA-DE-ACAR


Os critrios dos ambientes de produo de cana-de-acar que constam no Quadro 1 incluem os aspectos fisico-hdricos, qumicos e morfolgicos dos solos (PRADO et al., 1998, 2003; PRADO, 2004, 2005). Os dados de produtividade do referido Quadro foram obtidos com base nas observaes pedolgicas de centenas de ensaios estaduais e regionais do Programa Cana do Instituto Agronmico de Campinas e nas observaes de produtividades nas usinas conveniadas com esse Programa. As produtividades apresentadas neste Quadro referem-se mdia de 5 cortes (TCH5), sem influncia da aplicao de vinhaa.

16

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

Quadro 1. Ambientes de produo de cana-de-acar na regio Centro-Sul do Brasil.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 110 JUNHO/2005

17

S-ar putea să vă placă și