Sunteți pe pagina 1din 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas , para cada item:

o campo designado com o cdigo C , caso julgue o item CERTO ; ou o campo designado com o cdigo E , caso julgue o item ERRADO . A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas , que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos de Informtica , a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse . Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

Segundo estimativa da Associao Nacional da Micro e Pequena Indstria (ASSIMPI), cerca de 11 milhes de empresrios e 43 milhes de trabalhadores encontram-se, hoje, na informalidade. A informalidade nas relaes de trabalho prejudica o trabalhador, que fica sem acesso aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT e ao seguro-desemprego, e atinge, principalmente, a mo-de-obra de baixa renda. Ela tambm impede que o trabalhador informal tenha acesso aos benefcios previdencirios. A reduo da informalidade um dos principais objetivos da poltica econmica do Governo. As empresas que operam na informalidade no emitem nota fiscal e tm acesso precrio ao crdito, entraves que resultam em produtividade inferior das empresas formais e representam um obstculo ao crescimento econmico do Brasil.
Em questo, n. 238. Braslia, 4/10/2004. Internet: <http://www.brasil.gov.br/emquestao> (com adaptaes).

Julgue os itens subseqentes, adaptados de um trecho de discurso do ministro do Planejamento Guido M antega, com relao correo gramatical. 7 Na maioria dos pases latino-americanos, a estagnao econmica nas ltimas duas dcadas provocou o inchao das periferias urbanas e criou milhes de sem-teto, que, com amparo tcnico-financeiro adequado e acesso terra, poderiam garantir a sobrevivncia de suas famlias e produzir excedente mercantil para atender demanda domstica. 8 A estagnao econmica nas ltimas duas dcadas provocou, na maioria dos pases latino-americanos, o inchao das periferias urbanas e criou milhes de sem-teto, que poderiam garantir a sobrevivncia de suas famlias e produzir excedente mercantil para atender demanda domstica se contassem com amparo tcnico-financeiro adequado e tivessem acesso terra. 9 Pela estagnao econmica das ltimas duas dcadas, na maioria dos pases latino-americanos, foram provocados o inchao das periferias urbanas e foi criado milhes de sem-teto que, com amparo tcnico-financeiro adequado e acesso terra, poderiam garantir a sobrevivncia de suas famlias e produzir excedente mercantil para atender demanda domstica.
Internet: <http://www.planejamento.gov.br> (com adaptaes).

Considerando as idias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir. 1 Textualmente, a informao da fonte dos dados expressos nas linhas 2 e 3 tem dupla funo: exime o autor do texto da responsabilidade sobre a preciso dos dados e confere ao argumento um valor proveniente do fato de ter sido emitido por autoridade institucional. Entre as duas oraes iniciadas, respectivamente, por A informalidade ( R.5) e por que fica ( R.6), subentende-se uma relao semntica de conseqncia, que seria co rretam ente expressa pela insero da palavra conseqentemente , entre vrgulas, aps fica ( R.6). As formas verbais prejudica ( R.5), fica ( R.6) e atinge ( R.7), bem como o pronome pessoal Ela ( R.8) esto se referindo ao mesmo antecedente. As expresses aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT ( R.6-7), ao seguro-desemprego ( R.7) e aos benefcios previdencirios ( R.9-10) exercem, nas oraes a que pertencem, a mesma funo sinttica. A insero de vrgula aps a expresso As empresas ( R.12) mantm a correo gramatical e as informaes originais do perodo. Caso a vrgula aps crdito ( R.14) fosse substituda por um travesso, as exigncias da norma culta escrita formal seriam transgredidas.

Julgue se o trecho abaixo est de acordo com a norma culta escrita. 10 Os efeitos da revoluo que a educao promove no so palpveis como a construo de pontes, viadutos ou hospitais. Entretanto, no s pela quantidade de pontes ou estradas que um pas se faz desenvolvido. A educao promove a melhoria na qualidade de vida, na capacidade de trabalho, na remunerao e no futuro do prprio pas. Um pas educado tm mais chances de vencer as adversidades, de competir num mundo altamente especializado. O desenvolvimento do pas comea pelo desenvolvimento do seu povo.
Internet: <http://www.brasil.gov.br/temas.htm> (com adaptaes).

U nB / C E S P E IE M A / E S

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Agente Tecnlogo rea: Saneamento Ambiental

A ministra do M eio Ambiente reafirmou que o governo no pretende converter integralmente em unidades federais de conservao as 900 reas definidas como prioritrias para a preservao da biodiversidade. Em audincia na Comisso de Agricultura da Cmara, defendeu parcerias com os estados, os municpios e at mesmo com a iniciativa privada, para garantir a conservao das reas que foram identificadas por mais de mil especialistas e instituies de pesquisas, depois de cinco anos de estudos. O trabalho resultou em um mapa das reas prioritrias para a biodiversidade, o uso sustentvel, a repartio de benefcios, a recuperao de reas degradadas e a valorizao econmica da biodiversidade. No mapa desenhado com a ajuda de especialistas, h reas de ocorrncia exclusiva de determinadas espcies. Segundo a ministra, o estudo tem

Em cada item a seguir, h um trecho de um texto de Jaime Gesisky que foi transcrito do stio http://www.ibama.gov.br e recebeu alteraes. Julgue-os quanto correo gramatical. 18 O hbito de criar passarinhos pode ajudar na conservao das espcies. Entretanto, isso s vale para quem cria as aves de acordo com a legislao ambiental que, ao contrrio do que muitas pessoas acreditam, no s permitem como regulamentam o modo correto de criar aves em cativeiro. 19 No Brasil, est legalizado no IBAMA cerca de 95 mil criadores de passeriformes termo de origem latina que designa as aves que tm forma de pssaro. importante lembrar que nem toda ave pssaro, mas todo pssaro ave. Normalmente, so consideradas como passarinhos aquelas aves que se caracterizam pelo canto atraente e por ser de pequeno porte. 20 justamente o canto dos pssaros que atrai tantos criadores. Juntos, os criadores representam a esperana de

10

13

16

sido um instrumento importante nas discusses com os setores econmicos para minimizar os impactos de projetos de infra-estrutura e de energia sobre a biodiversidade.
Sandra Sato. IBAMA/Ascom. Internet: <http:// www.ibama.gov.br> Acesso em 10/11/2004.

Em relao s idias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir. 11 Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho em unidades federais de conservao ( R.2-3) fosse deslocado para aps a palavra prioritrias ( R.4) e colocado entre vrgulas. 12 O termo como ( R.3) est empregado no perodo para estabelecer uma relao comparativa. 13 A forma verbal defendeu ( R.5) tem sujeito indicado apenas pela desinncia, mas poderia ser explicitado pelo pronome ela , cuja referncia A ministra do M eio Ambiente ( R.1) 14 Pelos sentidos do texto e pelo emprego de at mesmo ( R.6) infere-se que a iniciativa privada no seria o parceiro esperado ou natural para a preservao da biodiversidade das reas identificadas como prioritrias. 15 As informaes quantitativas mais de mil especialistas ( R.8) e depois de cinco anos de estudos ( R.9) conferem fora ao argumento de que as reas devem ser realmente consideradas prioritrias para a preservao da biodiversidade. 16 Dispensando outras alteraes no perodo, a expresso Segundo (R.15) poderia, sem transgresso ao gnero textual e correo gramatical, ser substituda por qualquer uma das seguintes: De acordo com , Conforme , Pelas palavras, Pelo depoimento , Consoante as palavras, De acordo com afirmao . 17 A expresso de energia ( R.18) funciona na orao como complemento da palavra impactos ( R.17). 23 22 21

sobrevivncia para espcies que esto desaparecendo da natureza devido ao intenso trfico de animais silvestres. O curi um exemplo de ave em risco de extino. Seus trinados fascinam tanto que ele acabou tornando-se uma vtima preferencial dos traficantes. Foi to retirado da natureza em regies como o Estado de So Paulo, por exemplo, que, hoje em dia, quase impossvel achar um curi nas matas paulistas. Em outras regies do pas, a ave segue o mesmo lamentvel destino. Por sorte, os curis tambm so os favoritos entre os criadores autorizados. H cerca de 260 mil curis cadastrados no IBAMA. O fato de constarem no cadastro oficial significa que tratam-se de animais cuja origem legal. So crias de aves nascidas em cativeiro h, pelo menos, duas geraes, conforme determina a lei. Esse plantel poder ser usado no futuro para reintrodues nas matas antes habitadas pelos curis. Para se tornar um criador legal, preciso comear adquirindo exemplares de criadouros cadastrados ou de lojas especializadas que vendem animais com origem certificada. Depois, basta cadastrar-se no IBAM A. As tentativas de fraude no sistema de criadores de passeriformes so punidas pela Lei de Crimes Ambientais.

U nB / C E S P E IE M A / E S

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Agente Tecnlogo rea: Saneamento Ambiental

Envolver para proteger. A expresso resume o propsito do IBAMA ao buscar a participao social na conservao de reservas, parques e florestas nacionais. Uma

das formas de incentivar o envolvimento social a elaborao com a comunidade local dos planos de manejo. O IB AM A tem capacitado seus quadros para auxiliar as

comunidades a elaborarem o planejamento do uso sustentvel de reas de proteo ambiental, florestas nacionais e reservas extrativistas. O ideal que o diagnstico do plano de manejo

10

seja feito por pessoas da comunidade e pesquisadores da regio. A iniciativa do IBAM A est evitando que os planos de manejo sejam elaborados por tcnicos de outras regies e

13

de forma descolada da realidade local e das condies de implantao das unidades de conservao. O IB AM A tambm est atuando na criao de marcos legais (normas)

16

necessrios ao manejo e regularizao fundiria das unidades de conservao. Alm de tudo isso, procura dotar essas unidades de melhor estrutura para pesquisa e visitao.
Gilberto Costa, IBAMA /sede, 19/10/2004.

Internet: <http:// www.ibama.gov.br> (com adaptaes).

Com base nas idias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem. 24 Infere-se do texto que h outras formas de incentivar a participao social na conservao, alm do envolvimento da comunidade na elaborao dos planos de manejo. 25 Pelos sentidos do texto, a substituio de quadros ( R.6) por tcnicos especializados altera a coerncia textual e prejudica as informaes do texto. 26 Se a forma verbal elaborarem ( R.7) estivesse no singular elaborar , a correo gramatical seria preservada. 27 Na linha 8, a omisso de artigo antes de florestas e de reservas mantm o paralelismo sinttico com reas, que tambm no traz artigo. 28 Como o que tem valor apenas enftico em que o diagnstico ( R.9), com a sua eliminao, mantm-se a correo das estruturas sintticas do perodo. 29 Na expresso de forma descolada da realidade local ( R.13), a palavra sublinhada est empregada com o sentido informal e conotativo que tem na seguinte frase: Depois de descolada a grana, os caras caram na estrada. 30 Em ao manejo e regularizao ( R.16) as palavras sublinhadas podem ser substitudas, sem prejuzo da correo gramatical, por para o e para a , respectivamente. 33 Considere a realizao das seguintes aes: selecionar todo o documento mostrado; clicar o menu ; na lista de alterar o alinhamento do pargrafo definido em para justificado, possvel faz-lo por meio da opo Estilo, encontrada no menu . 32 A figura acima ilustra uma janela do W ord 2000 contendo parte de um texto extrado e adaptado do stio

http://www.seama.es.gov.br. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir, relativos ao W ord 2000. 31 Para centralizar e aplicar negrito ao primeiro pargrafo do fragmento de texto mostrado acima, suficiente realizar as seguintes aes: clicar sobre Entre; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo do mouse e arrastar o ponteiro at o final do referido pargrafo; liberar o boto do mouse ; clicar ; clicar . seja o estilo de formatao utilizado

Considere que

em todo o documento e que, nesse estilo, o pargrafo est definido com alinhamento esquerda. Ento, caso se deseje

opes decorrente dessa ao, clicar Nmeros de linha. Aps essas aes, ser inserida numerao s linhas mostradas do documento.

U nB / C E S P E IE M A / E S

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Agente Tecnlogo rea: Saneamento Ambiental

34

Por meio da opo Fonte, encontrada no menu

possvel adicionar efeito fonte utilizada em determinado trecho selecionado do documento em edio, como o efeito mostrado em DP/PROT. 35 As margens direita e esquerda do documento podem ser modificadas por meio dos marcadores horizontais na rgua observada na figura. Essas margens tambm podem ser alteradas por meio de funcionalidades encontradas na opo
Configurar pgina no menu

36

Considere a realizao das seguintes aes: selecionar todo o documento mostrado; clicar o boto . Aps essas aes,

os pargrafos selecionados tero a formatao alterada para a ilustrada abaixo para o caso do primeiro pargrafo do documento. Considere que a figura acima ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), obtida em uma sesso de uso desse aplicativo em um computador pessoal (PC), cujo acesso Internet foi realizado a partir de uma conexo W LAN ( wireless LAN) no padro IEEE 802.11.b. A partir dessas informaes, julgue os itens seguintes. 39 Durante a sesso de uso do IE6 descrita, a partir da janela ilustrada, caso o boto fosse clicado, seria

possvel obter uma rea de trabalho do IE6 como a ilustrada a seguir. Nessa rea de trabalho, caso a expresso conceio da barra fosse introduzida

no campo Considerando a figura acima, que ilustra parte da janela do aplicativo PowerPoint 2000, julgue os itens subseqentes.

e o boto

fosse

clicado, seria iniciado um processo de busca da referida expresso em pginas da Web. Aps terminada essa ao, caso o boto fosse clicado, a rea de trabalho mostrada abaixo poderia ser novamente obtida.

37

Por meio de opo encontrada no menu

possvel definir o esquema de cores do slide mestre. Esse esquema ser mantido em todos os slides a serem includos na apresentao em elaborao. 38 Para se inserir um novo slide na apresentao em elaborao, suficiente clicar a opo Duplicar slide, encontrada no menu . Caso se deseje excluir um slide existente, possvel faz-lo por meio da opo .
Excluir slide,

tambm

disponibilizada no menu

U nB / C E S P E IE M A / E S

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Agente Tecnlogo rea: Saneamento Ambiental

40

Com base nas informaes contidas na janela do IE6 ilustrada, correto afirmar que h hyperlinks associados ao mapa ilustrado.

44

Considere que a janela ilustrada abaixo tenha sido obtida ao se clicar o boto na sesso de uso do IE6 descrita. Nessa

situao, correto concluir que pelo menos quatro pginas do stio que contm a pgina ilustrada acima foram acessadas na referida sesso de uso do IE6. acima, o roteador de endereo

41

Considerando que, para se acessar o stio que contm a pgina ilustrada IP 192.228.17.57 tenha sido utilizado, ento correto concluir que a verso IPv6 do protocolo IP foi utilizada na sesso de uso do IE6 descrita.

42

Caso o boto

fosse clicado, seria obtido um ambiente do

IE6 que permite a transmisso de voz sobre IP (VoIP). Como o acesso Internet acima referido foi realizado a partir de uma conexo W LAN no padro IEEE.802.11.b, seria possvel obter, no uso de servios de voz, qualidade de servio (QoS) superior ou igual obtida em redes de telefonia comutada a circuitos. 43 Na sesso de uso do IE6 descrita acima, a janela ilustrada a seguir poderia ter sido obtida a partir de recursos desse aplicativo. Nessa janela, caso fosse includa a expresso http://www.contato.provedor.com.br no campo associado a e clicado o boto , teria sido iniciado Com relao ao W indows 98, julgue os itens seguintes. 45 H mais de uma maneira de configurar a lixeira do W indows 98. Em uma das possveis configuraes, ao se excluir um arquivo, ele no movido para a lixeira. 46 Por meio do W indows Explorer, possvel realizar diversas operaes com arquivos, tais como mover arquivos de um diretrio para outro ou renomear arquivos. 47 Se houver duas janelas de programas diferentes abertas, aparecero dois botes, cada um correspondente a uma dessas janelas, na barra de tarefas. Para trazer uma janela para o primeiro plano, suficiente clicar no boto, na barra de tarefas, correspondente a essa janela. Outra forma de se realizar essa tarefa por meio do uso apropriado da combinao das teclas

processo de envio de mensagem de correio eletrnico a um endereo de e-mail vlido, por meio do aplicativo Outlook Express (OE). Nesse envio, o protocolo ICMP garantiria segurana na transmisso, ao utilizar tcnicas de criptografia na codificao da mensagem, caso boto especfico do OE fosse clicado.

e .

Considerando que um usurio necessite fazer o backup de um arquivo que est armazenado no disco rgido de um computador, julgue o item a seguir. 48 Caso esse arquivo seja de 10 MB, ser possvel realizar o backup usando um CD do tipo W ORM . Entretanto, caso o arquivo seja de 100 MB, a capacidade de armazenamento desse tipo de CD no ser suficiente para armazenar o arquivo e, nesse caso, sempre ser possvel fazer o backup com apenas um disquete de 3" do tipo mais comumente usado.

U nB / C E S P E IE M A / E S

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Agente Tecnlogo rea: Saneamento Ambiental

S-ar putea să vă placă și