Sunteți pe pagina 1din 15

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

O Artigo 285-A do CPC luz do direito durao razovel do processo

Article 285-A of the CPC in the light of the right to reasonable duration of process

Vitor Trigo Monteiro


Especialista em Direito Processual Civil. Editor Assistente da Governet Editora. Advogado. Endereo eletrnico: vitor.tm@uol.com.br.

Resumo: O objetivo do presente trabalho contribuir para a compreenso da nova sistemtica de julgamento trazida pela incluso do art. 285-A no Cdigo de Processo Civil, buscando demonstrar que tal artigo, apesar de certas incongruncias processuais, poder ter um importante papel na desobstruo das vias judiciais e contribuindo para a concretizao do direito fundamental durao razovel do processo.

Palavras-chave: processo civil; durao razovel; celeridade processual.

INTRODUO

O art. 285-A foi introduzido no Cdigo de Processo Civil pela Lei Federal n. 11.277, publicada no Dirio Oficial da Unio em oito de fevereiro de 2006 1. Com vacatio legis de 90
1

Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. 1o Se o autor apelar, facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, no manter a sentena e determinar o prosseguimento da ao.

308

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

dias, o diploma legal entrou em vigor em nove de maio de 2006 e integrou o conjunto de leis que implantaram profundas modificaes no Cdigo Processual e ficaram conhecidas como mecanismos da terceira onda de reformas do nosso estatuto processual. A edio da norma buscou regulamentar o art. 5., inc. LXXVIII 2, da Constituio Federal de 1988, que estabeleceu o direito constitucional durao razovel do processo.

O art. 285-A inovou ao possibilitar o julgamento imediato da ao, quando a questo trazida apreciao do magistrado de primeiro grau for unicamente de direito e sobre a matria j houver sido proferido sentenas de total improcedncia, em casos idnticos e no mesmo juzo.

Na sistemtica de julgamento deste artigo, permitido ao magistrado julgar totalmente improcedente o pleito do autor antes da citao do ru, mediante a reproduo do teor das sentenas prolatadas anteriormente, cabendo ao autor inconformado apelar no prazo de quinze dias.

Interposto o recurso de apelao, o ru ser citado para contra-arrazoar o recurso no mesmo prazo legal.

Os doutrinadores nacionais desde logo se posicionaram contrrios ou favorveis aplicao desta tcnica de julgamento. Na viso de Eduardo Cambi o art. 285-A do CPC se insere na busca de tcnicas processuais voltadas para dar maior celeridade ao processo e assegurar meios que garantam a celeridade de tramitao processual 3.

Ao passo que, para Teresa Arruda Alvim Wambier e Luiz Rodrigues Wambier possuem opinio divergente, entendendo que a redao do dispositivo dificulta sua aplicao efetiva, no sendo claro ao definir o que questo de mrito ou total improcedncia, que viola o

2o Caso seja mantida a sentena, ser ordenada a citao do ru para responder ao recurso. 2 LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. 3 CAMBI, Eduardo. Julgamento prima facie (imediato) pela tcnica do art. 285-A do CPC. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 95, v. 854, p. 52-73, dez. 2006, p. 53.

309

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

direito constitucional ao contraditrio, assinalando que se trata de um dispositivo realmente problemtico. 4

1 O ART. 285-A COMO TCNICA DE JULGAMENTO DOS PROCESSOS REPETITIVOS

A introduo do art. 285-A no Cdigo de Processo Civil comeou a ser delineada em 15 de dezembro de 2004, com o encaminhamento Cmara dos Deputados da mensagem n. 869/2004.

A redao do art. 285-A proposta pelo Ministrio da Justia j mencionava sua aplicao em processos repetitivos e sem qualquer singularidade.

Desde o surgimento do projeto de lei o novo artigo foi direcionado para ser utilizado diante de uma nova dinmica das relaes processuais: os processos repetitivos. Tais processos so identificados nos foros como aqueles que se repetem em elevadssimo nmero, sobrecarregando a estrutura judiciria, levando ao magistrado discusses de matria predominantemente de direito, travadas contra pessoas jurdicas de direito privado ou pblico.

Neste contexto, Luiz Guilherme Marinoni comenta que em tais processos as sentenas so reproduzidas via computador, na mesma proporo em que ingressam as peties iniciais e as contestaes, que somente variam quanto aos dados relativos s partes. Sobre a conseqncia de tal espcie de processo, o autor afirma que a multiplicao de aes repetitivas desacredita o Poder Judicirio, expondo a racionalidade do sistema judicial. Portanto, lamentvel que se chegue a pensar na inconstitucionalidade do art. 285-A. 5

O papel do magistrado no trato dos processos com estas caractersticas fundamental. Para a grande maioria dos autores analisados percebe-se a defesa em coro do entendimento de que imprescindvel que o magistrado profira sentenas lastreadas nos enunciados e smulas dos
4

WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Anotaes sobre o Julgamento de Processos Repetitivos. Revista Sntese de Direito Civil e Processual Civil, So Paulo, v.9, n. 49, set./out. 2007, p. 43. 5 MARINONI. Luiz Guilherme. Aes Repetitivas e julgamento liminar. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 96, v. 858, p. 11-18, abr. 2007, p. 14.

310

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

tribunais superiores; e somente na falta de tal orientao aplique suas convices quanto matria jurdica. A real inteno da Lei Federal n. 11.277/2006 permitir o equacionamento dos estoques de aes, de sorte que o magistrado possa se ocupar dos feitos realmente relevantes. Aes sem possibilidade de xito assim se compreende pelo novo contedo normativo no merecem a ateno do Poder Judicirio. 6

Trata-se, sem dvidas, de uma postura que pode suscitar crticas por anuir a certa restrio liberdade do julgador de primeiro grau em aplicar o seu livre convencimento nos processos de repetitivos.

Contudo, Luiz Guilherme Marinoni rebate as crticas com argumentos contundentes, aduzindo que a assertiva de que o juiz tem a prerrogativa de decidir de forma diferente dos tribunais superiores constitui verdadeira falta de compromisso com o Judicirio que deve estar preocupado, dentro do seu sistema de produo de decises, com a efetividade e a tempestividade da distribuio da justia. E no s um ato de falta de compromisso com o Judicirio, mas tambm um ato que atenta contra a cidadania ...7

Note-se que no se trata de vedar o acesso ao judicirio dos ditos processos de massa. O objetivo da lei no obstar o acesso justia conforme o volume de processos por

magistrado. Se o direito material perseguido pelo autor tem fundamento legal e pode ser julgado procedente, cabe ao julgador determinar a citao do ru para apresentar contestao e dar o regular trmite ao procedimento independente do nmero de demandas que se repetiro no juzo.

A racionalidade do art. 285-A no julgamento destas causas consiste em propiciar ao magistrado a oportunidade de identificar a existncia de demandas sem a menor viabilidade jurdica, que invadem os foros e atrapalham o julgamento de aes com discusses relevantes, apenas esperando a sentena de improcedncia.

FRES, Marcelo Andrade. As Aes repetitivas e o Julgamento Sumarssimo do Mrito do Processo: Comentrios ao art. 285-A do Cdigo de Processo Civil. Revista Jurdica, Braslia, v. 8, n. 80, ago./set., 2006. Disponvel em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/revistajuridica/index.htm], acesso em 28/04/2009. 7 MARINONI, Luiz Guilherme. Aes. Op. cit. p. 13-14.

311

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Na viso de Gelson Amaro de Souza 8 e Paulo Roberto Gonalves Junior 9 o art. 285-A adequado e necessrio ao julgamento das demandas repetitivas, no havendo

inconstitucionalidade por desrespeito aos princpios constitucionais do processo.

Leonardo Jos Carneiro da Cunha argumenta que em uma sociedade que exige celeridade processual a ponto de constituir princpio constitucional o da durao razovel dos processos, preciso que as demandas de massa tenham solues de massa, ou seja, recebam soluo uniforme, garantindo-se, inclusive, o princpio da isonomia. 10

Entende-se que as inmeras crticas da doutrina ptria resultam de um apego dogmtica tradicional e no compatvel com a atual realidade dinmica do processo que exige alm do acesso Justia, uma resposta clere e eficaz.

Clnio Jair Schulze, defendendo a otimizao dos atos judiciais, afirma que em sua experincia jurisdicional junto s subsees judicirias catarinenses da Justia Federal, a tcnica do art. 285-A permitiu o julgamento de centenas de aes repetidas, especialmente sobre direito previdencirio e direito tributrio, com um sensvel ganho de tempo para os rgos jurisdicionais e para as partes, concluindo: O art. 285-A do CPC tambm prestigia as decises de primeiro grau de jurisdio, atribuindo maior importncia s sentenas do juiz de instncia inicial e conferindo maior credibilidade ao magistrado que atua mais prximo da sociedade. 11

2 O ART. 285-A ENQUANTO NORMA QUE D CONTEDO AO DIREITO CONSTITUCIONAL DURAO RAZOVEL DO PROCESSO

SOUZA. Gelson Amaro de. Sentena de mrito sem a citao do ru (art. 285-A do CPC). Revista Dialtica de Direito Processual. So Paulo, n. 43, p. 39-52, out. 2006. p. 52. 9 GONALVES JUNIOR, Paulo Roberto. Sentena de Improcedncia Liminar: Constitucionalidade do artigo 285-A do CPC. Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, n. 43, out. 2006, p. 126. 10 CUNHA, Leonardo Jos Carneiro da. Primeiras impresses sobre o art. 285-A do CPC Julgamento Imediato de Processos Repetitivos: uma racionalizao para as demandas de massa). Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, v. 39, p. 93-104, jun. 2006, p. 94. 11 SCHULZE, Clnio Jair. Afinal, h inconstitucionalidade no art. 285-A do CPC? Revista de Doutrina da 4 Regio, Porto Alegre, n. 20, out. 2007. Disponvel em: <http://www.revistadoutrina.trf4.gov.br/artigos/edicao020/clenio_schulze.html> Acesso em: 22 mar. 2008.

312

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

A lentido no trmite processual um fenmeno global nos ordenamentos jurdicos 12. Sempre causou preocupao nos doutrinadores por frustrar, de modo irremedivel, as expectativas dos jurisdicionados e pondo em descrdito todo o sistema jurisdicional.

A normatizao deste anseio por uma tutela jurisdicional em tempo razovel remonta Conveno Europia para Salvaguarda dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais, assinada na cidade de Roma, no dia quatro de novembro de 1950, que no art. 6. preceitua que: Toda pessoa tem direito a que sua causa seja examinada eqitativa e publicamente num prazo razovel, por um tribunal independente e imparcial institudo por lei, que decidir sobre seus direitos e obrigaes civis ou sobre o fundamento de qualquer acusao em matria penal contra ela dirigida. 13

De acordo com Liebman, na Itlia o direito durao razovel do processo garantido no art. 111 da Constituio Italiana, sendo assegurado ao cidado o direito a uma reparao do dano patrimonial ou moral do Estado em caso de demora indevida no julgamento da causa. 14

No ordenamento jurdico nacional, a noo de direito durao razovel do processo foi introduzida com a adeso do Brasil Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica) e se consolidou com a Emenda Constitucional 45/2004 que inseriu no rol de direitos e garantias fundamentais o inc. LXXVIII, que de forma clara estabelece: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.

A exegese da expresso durao razovel, sinnimo de direito ao processo sem dilaes indevidas, foi objeto de estudo por Jos Rogrio Cruz e Tucci, que traou trs aspectos na determinao do que seria uma tutela jurisdicional em tempo razovel: a) da complexidade do
ASSIS, Araken. Durao Razovel do Processo e Reformas da Lei Processual Civil. In FUX, Luiz; NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Processo e Constituio. Estudos em Homenagem ao Professor Jos Carlos Barbosa Moreira. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 199. 13 TUCCI, Jos Rogrio Cruz e (org). Garantias Constitucionais do Processo Civil. Garantia do processo sem dilaes indevidas. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999, p.238. 14 La violazione della garantia della durata ragionevole del processo d luogo a una pretesa resorcitria nei confronti dello Stato, che il singolo pu esercitare oggi non solo avanti alla Corte europea di Strasburgo, ma anche avanti ai nostri giudice. Infati, la l. 24 marzo 2001, n. 89 accorda il diritto ad un [equa riparazione] a chi abbia subito danni patrimoniali o non patrimoniali per efetto del mancato rispetto della durata ragionevole del processo. In.: LIEBMAN, Enrico Tullio. Manuale di Diritto Processuale Civile. 6. ed. Milano: Dott. A. Giuffr, 2002, p. 9.
12

313

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

assunto; b) comportamento dos litigantes e de seus procuradores ou da acusao e da defesa no processo penal; e c) da atuao do rgo jurisdicional. 15

Jos Afonso da Silva ressalta a conexo da expresso durao razovel do processo com o princpio da razoabilidade, dissociando a durao razovel do processo veloz, mas um processo que deve andar com certa rapidez, de modo que as partes tenham uma prestao jurisdicional em tempo hbil. 16

A compreenso de todas as acepes da expresso durao razovel importa na conjugao de fatores complexos cuja anlise foge ao tema do presente artigo, contudo, percebe-se que uma de suas facetas mais visveis consiste na conjugao das noes de segurana e celeridade processual.

O processo tem no tempo um fator crucial. O seu carter preponderantemente dialtico e informado pelo contraditrio exige a realizao de atos que demandam um lapso de tempo, lapso este que deve ser o razoavelmente necessrio para a tomada da deciso pelo magistrado.

O excesso de celeridade, assim como o excesso de tempo para a tomada de uma deciso segura pelo magistrado, conduz inapelavelmente ao descrdito na capacidade do Estado dirimir os conflitos entre seus cidados.

Como bem afirma Paulo Henrique dos Santos Lucon, a durao razovel do processo inserese no denominado Direito Constitucional Processual, de modo a integrar o conjunto de normas processuais contidas no texto constitucional, sendo que: A razovel durao do processo representa um acrscimo em relao ao princpio do acesso justia. Isso porque no basta simplesmente dizer que garantido aos cidados o acesso justia se ela no for justa e eficaz e a justia e a eficcia esto, como acima demonstrado, diretamente relacionadas com o tempo de durao do processo.17
TUCCI, Jos Rogrio Cruz e. Op. cit. p. 239. SILVA, Jos Afonso da. Reforma do Poder Judicirio: Presente e Futuro da Justia Brasileira. Revista da OAB, n. 80, jan./jun. 2005, p. 72. 17 Difcil no garantir, em relao aos rgos jurisdicionais estatais, a porta de entrada, mas a porta de sada, com uma soluo justa e clere. In. LUCON, Paulo Henrique dos Santos. Durao razovel e informatizao do processo judicial. Panptica, Vitria, ano 1, n. 8, mai./jun./2007, p. 368-384. Disponvel em: http://www.panoptica.org, Acesso em 03 mar. 2009.
16 15

314

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Neste contexto temporal, Francisco Carlos Duarte alertando sobre a importncia da distino entre tempo real e tempo jurisdicional, afirma: O tempo real torna-se, para tanto, um direito subjetivo fundamental na formao da deciso jurisdicional, em oposio ao tempo jurisdicional, o qual acaba se apresentando como verdadeiro violador dos direitos fundamentais. 18

O direito subjetivo resoluo da demanda no tempo real e no no tempo jurisdicional d a diretriz para que os processos que versam somente sobre matria de direito, cujas teses jurdicas so as mesmas, j repetidas exaustivamente e sobre as quais o julgador j se posicionou contrariamente tenham o seu tempo jurisdicional razovel abreviado.

Mesmo porque, verdade e certeza so conceitos absolutos e no passveis de plena obteno no mbito da relao processual. No se deve esquecer a lio de Cndido Rangel Dinamarco, segundo a qual o mximo que se pode obter um grau muito elevado de probabilidade, seja quanto ao contedo das normas, seja quanto aos fatos, seja quanto subsuno destes nas categorias adequadas. No processo de conhecimento, o juiz deve contentar-se com a probabilidade, renunciando certeza, porque o contrrio inviabilizaria os julgamentos.19

A certeza necessria para a deciso reside no fato de o juiz j ter analisado anteriormente, teses jurdicas idnticas suscitada do autor, formando convico quanto a sua improcedncia.

Em outras palavras, optou o legislador pela noo de que no razovel levar o feito diante no primeiro grau de jurisdio, quando o nico aspecto em discusso j possui deciso de mrito desfavorvel ao autor.

Vicente de Paula Ataide Junior afirma que no se pode adequar o processo civil tradicional nova realidade atravs de medidas legislativas tmidas, sem ousadia e ainda apegadas s

DUARTE, Francisco Carlos. Tempo e Deciso na Sociedade de Risco: um Estudo de Direito Comparado. Revista de Processo, So Paulo, ano 32, n. 148, jun./2007, p. 107. 19 DINAMARCO, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 11. ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 388.

18

315

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

concepes clssicas do processo, as quais no do mais conta das demandas da realidade contempornea.
20

Inquestionvel tambm a necessidade de um esforo doutrinrio e jurisprudencial para a conformao dos princpios da celeridade, durao razovel do processo, contraditrio, segurana jurdica, acesso justia e ao devido processo legal ante as novas disposies da EC 45/2004 e das leis que a regulamentaram. Este um desafio perene cincia processual.

A propsito da conformao de princpios da Constituio Federal, a hermenutica constitucional distingue entre princpios e regras, conforme a explicao de Lus Roberto Barroso: princpios e regras desfrutam igualmente do status de norma jurdica e integram, sem hierarquia, o sistema referencial do intrprete. Dos mltiplos critrios distintivos possveis, trs deles so aqui destacados: (i) o contedo; (ii) a estrutura normativa; (iii) as particularidades de aplicao. 21

O ordenamento constitucional contm princpios e regras, atribuindo-lhes igual importncia e funo, deixando ao intrprete a misso de subsumi-los ou de ponder-los na aplicao do caso concreto.

Sobre os processos de subsuno e ponderao, explica Barroso que a aplicao de uma norma no pode excluir as demais de mesmo relevo, pois no seria constitucionalmente adequado em razo do princpio instrumental da unidade da constituio. O intrprete no pode simplesmente optar por uma norma e desprezar outra em tese tambm aplicvel, como se houvesse uma hierarquia entre elas. 22

E conclui: Como conseqncia, a interpretao constitucional viu-se na contingncia de desenvolver tcnicas capazes de lidar com o fato de que a Constituio um documento dialtico que tutela valores e interesses potencialmente conflitantes e que os princpios nela consagrados freqentemente entram em rota de coliso. 23
20

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. A resoluo antecipada do mrito em aes repetitivas (Lei 11.277/2006). Revista dos Tribunais, So Paulo, v. 141, ano 31, nov. 2006, p. 126. 21 BARROSO, Lus Roberto. Op. cit. p. 353. 22 Idem, p. 357 23 Idem, p. 357.

316

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Trata-se, portanto, do pano de fundo da discusso sobre o art. 285-A: como conformar o direito durao razovel do processo, ao devido processo legal, ao contraditrio, a segurana jurdica e do livre acesso ao Judicirio, em uma norma que insere um nico dispositivo dentro do sistema processual.

O que no foi percebido pelos crticos do novo dispositivo que a edio da Lei Federal n. 11.277/2006 o resultado de uma tentativa de ponderao destes princpios. H uma clara opo em se privilegiar a celeridade do trmite, determinando-se que nas demandas repetitivas o tempo necessrio durao razovel do processo seja abreviado, em detrimento, por exemplo, do pleno direito ao contraditrio que dispensado em razo da improcedncia do pedido do autor, ou ainda na restrio ao acesso justia nas demandas sem um fundamento jurdico minimamente plausvel e cuja improcedncia se delineia desde a sua propositura.

O Instituto Brasileiro de Direito Processual aponta em sentido convergente a este posicionamento afirmando que a nfase de um princpio constitucional por uma dada regra de direito positivo no pode conduzir simplesmente declarao de sua inconstitucionalidade. Tal nfase no pode ser entendida como aniquiladora de outros princpios constitucionais, ao contrrio, na medida em que seja possvel a convivncia dos diversos (e antagnicos) princpios constitucionais em uma dada regra e, repita-se, isto plenamente possvel com o dispositivo ora questionado ,no h qualquer pecha de inconstitucionalidade. Muito pelo contrrio. 24

CONSIDERAES FINAIS

A cincia processual civil passa por transformaes profundas. A Emenda Constitucional n. 45/2004 mexeu nos alicerces do processo civil ptrio ao acrescentar um novo referencial: o

Brasil. Instituto Brasileiro de Direito Processual. Disponvel em: <http://www.direitoprocessual.org.br/dados/File/enciclopedia/Textos%20Importantes/Microsoft%20Word%20%20Amicus%20curiae%20-%20285-A%20-%20IBDP.pdf>. Acesso em 06 mai. 2009.

24

317

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

direito durao razovel do processo, em um sistema processual at ento preocupado com a segurana jurdica e com a certeza das decises judiciais.

A nova garantia fundamental inserida no art. 5, inc. LXXVIII da Carta Magna, e as regras que buscam lhe dar contedo devem ser harmonizadas com os direitos e garantias fundamentais processuais j existentes.

As crticas formuladas quanto constitucionalidade da nova lei no merecem acolhimento porque no conseguem enxergar o art. art. 285-A como um instrumento legal que busca a dar contedo ao direito fundamental durao razovel do processo.

Os processos a que se destina a tcnica de julgamento do art. 285-A so aqueles que se repetem de modo assombroso, distribudas s dezenas ou centenas em nico dia e em uma nica vara, assoberbando de trabalho a j sobrecarregada estrutura judiciria brasileira.

O fundamento lgico do art. 285-A reside justamente em abreviar o trmite de um processo em que, na prtica, no se discute matria de fato e as teses jurdicas j foram repetidamente discutidas e rechaadas. Em outras palavras, demandas que apenas aguardam a chancela contrria do magistrado, que transformado em mero despachante de processos para as instncias superiores.

Contudo, irrefutvel o argumento que a redao do diploma foi de rara infelicidade. A primeira leitura do dispositivo revela a impreciso terminolgica do legislador, suscitando desconfiana de parcela representativa da doutrina nacional.

Mas a busca pelo atendimento ao direito fundamental includo pela EC 45/2004 impele o intrprete a ir alm das dificuldades trazidas pelo texto legal e despender um eficiente esforo hermenutico para conformar as regras que asseguram as garantias constitucionais em aparente conflito.

O direito de acesso ao Judicirio exige a busca por mecanismos que permitam a conformao lgica, dentro do sistema processual, de todos os tipos de demanda, colocando disposio

318

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

dos julgadores todo o aparato processual necessrio para se julgarem questes simples, complexas ou repetitivas, sempre luz das garantias do processo constitucional.

A Lei Federal n. 11.277/2006 avana neste sentido. Estatui uma sistemtica disposio do juiz singular, para que ao seu prudente arbtrio, adote-a ou no, conforme o caso concreto.

Contudo, no se pode esperar que a Lei Federal n. 11.277/2006 e nem as demais leis editadas na terceira onda de reformas representem uma panacia aos problemas do processo civil brasileiro, mesmo porque as suas causas seguramente no so apenas de ordem legislativa.

No se pode negar, por exemplo, a necessidade esforos interpretativos para a compatibilizao art. 285-A com o sistema processual vigente, especialmente quanto aos efeitos da deciso na instncia superior que reforma a sentena de improcedncia com base neste artigo.

Outra concluso que se extrai do presente trabalho que o uso prudente da nova lei, com o magistrado pautando suas sentenas de julgamento em posies jurisprudenciais dominantes, contribuir para reduzir a possibilidade de reforma das sentenas e o volume de recursos, conferindo maior estabilidade e certeza aos julgamentos.

Deste modo, afirma-se a ttulo de concluso, que o art. 285-A, introduzido pela Lei Federal n. 11.277/2006, representa um passo importante para a racionalizao do julgamento das demandas repetitivas e massificadas, conferindo aos julgadores ptrios um rito processual clere para o seu julgamento de tais aes, com a plena observncia dos direitos e garantias constitucionais, e dando contedo ao direito constitucional durao razovel do processo.

REFERNCIAS

ARENHART, Srgio Cruz. MARINONI, Luiz Guilherme. Manual do Processo de Conhecimento. 5. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

319

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

ASSIS, Araken. Durao Razovel do Processo e Reformas da Lei Processual Civil. In FUX, Luiz; NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Processo e Constituio. Estudos em Homenagem ao Professor Jos Carlos Barbosa Moreira. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. A resoluo antecipada do mrito em aes repetitivas (Lei 11.277/2006). Revista dos Tribunais, So Paulo, v. 141, ano 31, p. 116-127, nov. 2006.

BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e Aplicao da Constituio: Fundamentos de uma Dogmtica Constitucional Transformadora. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

Brasil. Instituto Brasileiro de Direito Processual. Petio de entrada do IBDP como amicus curie. Disponvel em: <http://www.direitoprocessual.org.br/dados/File/encicl

opedia/Textos%20Importantes/Microsoft%20Word%20-%20Amicus%20curiae%20%20285-A%20-%20IBDP.pdf>. Acesso em 06 mai. 2009.

CAMBI, Eduardo. Julgamento prima facie (imediato) pela tcnica do art. 285-A do CPC. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 95, v. 854, p. 52-73, dez. 2006.

CAMPOS, Gledson Marques de. A Sentena Liminar de Improcedncia, os Requisitos para que seja Proferida e os Limites da Apelao Interposta contra ela. Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, n. 46, p. 46-54, jan./2007.

CUNHA, Leonardo Jos Carneiro da. Primeiras impresses sobre o art. 285-A do CPC Julgamento Imediato de Processos Repetitivos: uma racionalizao para as demandas de massa). Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, v. 39, p. 93-104, jun. 2006.

DINAMARCO, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 11. ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

DUARTE, Francisco Carlos. Tempo e Deciso na Sociedade de Risco: um Estudo de Direito Comparado. Revista de Processo, So Paulo, ano 32, n. 148, jun./2007.

320

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

FRES, Marcelo Andrade. As Aes repetitivas e o Julgamento Sumarssimo do Mrito do Processo: Comentrios ao art. 285-A do Cdigo de Processo Civil. Revista Jurdica, Braslia, v. 8, n. 80, ago./set., 2006. Disponvel em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ver ista/revistajuridica/index.htm], acesso em 28/04/2009.

GAJARDONI, Fernando da Fonseca. O princpio constitucional da tutela jurisdicional sem dilaes indevidas e o julgamento antecipadssimo da lide. Revista de Processo, So Paulo, n 141, ano 31, p. 150-179, nov. 2006.

GONALVES

JUNIOR,

Paulo

Roberto.

Sentena

de

Improcedncia

Liminar:

Constitucionalidade do artigo 285-A do CPC. Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, n. 43, out. 2006.

LUCON, Paulo Henrique dos Santos. Durao razovel e informatizao do processo judicial. Panptica, Vitria, ano 1, n. 8, mai./jun./2007, p. 368-384. Disponvel em: http://www.panoptica.org acesso em 03/05/2009.

LIEBMAN, Enrico Tullio. Manuale di Diritto Processuale Civile. 6. ed. Milano: Dott. A. Giuffr, 2002.

MARINONI. Luiz Guilherme. Aes Repetitivas e julgamento liminar. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 96, v. 858, p. 11-18, abr. 2007.

MILLER, Cristiano Simo. O art. 285-A do Cdigo de Processo Civil: a sua Constitucionalidade e os Reflexos na Efetividade Processual. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Campos dos Goytacazes, ano 8, n. 10, jun. 2007.

S, Djanira Maria Radams de; PIMENTA, Haroldo. Reflexes Iniciais sobre o art. 285-A do Cdigo de Processo Civil. Revista Dialtica de Direito Processual, So Paulo, n. 31, p. 136149, mar.2006.

SCHULZE, Clnio Jair. Afinal, h inconstitucionalidade no art. 285-A do CPC? Revista de Doutrina da 4 Regio, Porto Alegre, n. 20, out. 2007. Disponvel em: 321

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

<http://www.revistadoutrina.trf4.gov.br/artigos/edicao020/clenio_schulze.html> Acesso em: 22 mar. 2008.

SILVA, Jos Afonso da. Reforma do Poder Judicirio: Presente e Futuro da Justia Brasileira. Revista da OAB, n. 80, jan./jun. 2005.

SOUZA. Gelson Amaro de. Sentena de mrito sem a citao do ru (art. 285-A do CPC). Revista Dialtica de Direito Processual. So Paulo, n. 43, p. 39-52, out. 2006.

TUCCI, Jos Rogrio Cruz e (org). Garantias Constitucionais do Processo Civil. Garantia do processo sem dilaes indevidas. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Anotaes sobre o Julgamento de Processos Repetitivos. Revista Sntese de Direito Civil e Processual Civil, So Paulo, v.9, n. 49, set./out. 2007.

322

S-ar putea să vă placă și