Sunteți pe pagina 1din 41

OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Fernando Antnio Novais

GRUPO 4:
Alunos: Kelly Soares , Raphael Almeida e Vitria Cabral Professora: Mnica Martins FEB / UFRRJ/CE

Fernando Antnio Novais


Nasceu em 1933, em Guararema, no interior de So Paulo; Formou-se em histria na Faculdade de Filosofia da Universidade de So Paulo, onde lecionou de 1961 a 1985. Em 1986, transferiu-se para o Instituto de Economia da Unicamp. Como professor/ pesquisador, realizou trabalhos em universidades portuguesas (Lisboa e Coimbra) e americanas (Texas, Califrnia e Columbia) Ministrou cursos tambm no Instituto de Estudos da Amrica Latina, vinculado Universidade de Paris, e na Universidade de Louvain (Blgica) Sua pesquisa de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), de 1973, tornou-se um marco da historiografia brasileira.

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Introduo
Fernando Novais sobre forte influncia de Caio Prado Jr., Apropria-se de instrumentos histricos atravs da externalidade dos fatos, para analisar a complexidade do desenvolvimento Europeu num amplo processo do capitalismo mundial. Em que em suas pesquisas Novais pautou alguns fatos: As tendncias no comrcio interno e externo; Compreenso do perodo colonial; A dinmica existente entre Metrpole-colnia.

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Colonizao como Sistema

Novais considera o sistema colonial como o conjunto das relaes entre metrpoles e suas colnias num dado perodo da histria da colonizao. Na poca moderna, assume a forma mercantilista de colonizao Dando sentido a colonizao Europeia entre os desenvolvimentos martimos e a Revoluo Industrial. (Novais, 1985 p.57 e 58). Funcionamento do pacto colonial; O exclusivismo metropolitano; Explorao dos recursos naturais da colnia; Concentrao de rendas atravs da acumulao primitiva de capitais;

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Novais ressalta que o Mercantilismo e o Absolutismo esto fortemente ligados em um contexto que foi se complementando no processo de formao do capitalismo.

MERCANTILISMO E ABSOLUTISMO

MERCANTILISMO *Instrumento que superou o ABSOLUTISMO modo feudal de produo; *Domnio das formas *Possibilitou a acumulao e polticas na expanso mobilizao dos recursos ultramarina; para expanso comercial *Estmulo ao europeia; desenvolvimento mercantil *A escravido e o trfico atravs do mercado de negreiro produtos manufaturados.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Prrequisitos para o Capitalismo Industrial

A explorao colonial atravs do mercado ultramarino, promovendo inicialmente o acmulo de capital e a ampliao do mercado consumidor de produtos manufaturados; Criao das possibilidades para o crescimento da maquinofatura; A competio ultramar entre as metrpoles

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Momento Contraditrio do
INGLATERRA PIONEIRA NO INDUSTRIALISMO MODERNO

Desenvolvimento
Escoamento da produo fabril;

A supremacia poltica e industrial; Acentuada penetrao comercial nas colnias ibricas;

Crescente comrcio de contrabandos;

Insatisfao colonial que fomentou as crises;


Ruptura do pacto colonial; Independncia dos EUA.

HEGEMONIA ENFRAQUECIDA COM O DESEQUILBRIO PROVOCADO PELA NECESSIDADE DE EXPANSO MERCANTIL E A INDEPENDNCIA DE SUAS COLNIAS

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Surgimento da Manifestaes da Crise


Novais traz uma diversidade de perspectivas citadas num contexto histrico, atravs de manuscritos, artigos, alm de publicaes sobre as crticas que apontam um conjunto de problemas da colonizao portuguesa no sculo XVIII. Baseando-se nestas fontes e com influncia de Caio Prado Jr. e Celso Furtado. Novais procurou destacar a complexidade de crescentes problemas que emergiam da nova conjuntura econmica mundial da poca, em que a Europa com sua monarquia absolutista tinha de enfrentar e resolver.

A necessidade de reorganizar a explorao ultramarina; Evoluo de tenses exigindo reajustamentos; GRUPO 4 Indagaes do pensamento da poca das luzes; OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA A tentativa de manter o Sistema Colonial do Antigo Regime; A inteno de romper o absolutismo portugus sobre suas colnias.

A ruptura do

Antigo Regime

A abertura da crise desencadeava as prticas polticas que possibilitavam a ruptura do Antigo Regime
A insurreio americana abrindo uma srie de reflexes sobre o destino das colnias O atrativo do comrcio de contrabando; Incio da Era ... Promovendo um reajuste no comrcio internacional; O confronto do monoplio no domnio ultramar; Transformao econmica com a insatisfao das colnias e a queda do comrcio triangular; Atritos do comrcio ultramarino entre Portugal e Espanha com a diplomacia inglesa;
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

O interesse ingls em romper com o Pacto Colonial


A fora inabalvel do desenvolvimento industrial O comrcio ingls, exigia a abertura do mercado ultramarino visando conquistar novos consumidores. Por outro internacional lado, o controle econmico dos pases ibricos e a colnia dificultava a penetrao dos produtos ingleses pelas vias metropolitanas, o que elevou o interesse ingls na ruptura do pacto colonial, com o objetivo de remover o intermdio das metrpoles. Novais observa que a prpria economia inglesa abalava o seu pacto colonial interno com o crescente desenvolvimento industrial. Assim manifestava-se o nvel dos problemas que a metrpole tinha que enfrentar e resolver tentando manter o sistema colonial em funcionamento. Desta forma, Novais procurou analisar os problemas que se manifestavam na relao entre Portugal Brasil.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Indagaes
Novais busca pautar s indagaes de historiadores com pensamentos mercantilistas quanto ao retraso de Portugal em relao s dinmicas da economia europeia; Com esse descontentamento assinalava a ausncia das fbricas como negligncia portuguesa. O fato que no se articulou uma poltica protecionista e industrialista em carter persistente no governo pombalino; Portugal se ateve em contornar os problemas da crise e reequilibrar a balana comercial, focando-se na superao das dificuldades at a fase industrialista.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Administrao Pombalina
Com polticas administrativas e econmicas elaboradas pelo ministro do Rei D. Jos I de 1750 a 1777. o ento Marqus de Pombal, para enfrentar as crises colnias e manter o monoplio portugus no mercado ultramarino. No plano econmico priorizou o mercantilismo, elaborando tributos visando o aumento de capitais; No campo administrativo aplicou medidas do esprito iluminista. De modo que as polticas pombalinas podem ser analisadas atravs de dois aspectos:

Polticas de racionalizao administrativa em prol da consolidao imperial no mercado competitivo. Alm de incentivar a produo manufatureira para a exportao, aumentou as tarifas alfandegrias para diminuir a influncia inglesa. GRUPO 4 POSITIVO

O tardio fomento industrial portugus, favorecendo a decadncia de Portugal vista pela defasagem entre os pases com crescente desenvolvimento.
NEGATIVO

OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

2. Defesa do Patrimnio
A transferncia da capital da Colnia de Salvador para o Rio de Janeiro; Mudana da sede do governo do Estado de Maranho para Belm do Par; Intensificao de campanhas em defesa do patrimnio do extremo sul ao norte; Regimentos a fim de controlar a defesa do patrimnio.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Defesa Interna
DEFESA INTERNA EXPLORAO DESENVOLVIMENTO POVOAMENTO

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Desenvolvimento do antigo sistema colonial


Defesa Patrimonial Sustentao do Absolutismo
Segundo Godechot, compreender o desenvolvimento norte americano, pode se d por meio da anlise da ruptura dos quadros do Antigo Regime.

Acumulao de Riquezas Capitalismo Industrial

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Colonialismo =Monoplio Despovoamento Metropolitano Poucos Beneficirios

Anti-colonialismo Liberdade

Anti-absolutismo

Analisando em perspectivas momentneas Iluministas e anlises futuras realizadas pelos Clssicos e Fisiocratas, ambas percebem a inutilidade colonial.

Luzes

Se a universalidade de uma prtica provasse sua inocncia, estaria acabada a apologia das usurpaes, conquistas e opresses de toda sorte. p. 155

Guillaume Raynal
em Raynal que se condensam e cristalizam todas essas linhas do pensamento ilustrado sobre o sistema colonial. (p. 151) Obra voltada a crtica, reformismo e ao revolucionria; Revolues no sistema colonial so teis a natureza humana; Se h poro desabitada legtimo tomar posse; O limite do domnio at o limite pr-existentes; Como seria o processo colonizador se fosse realizado por homens civilizados? Problematizao da exclusividade metropolitana do comrcio colonial;

A escravido tratada como contrria a natureza e portanto universalmente GRUPO 4 injusta;


OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Dominao poltica da metrpole, exclusividade comercial, escravismo e trfico, todos os pilares do Antigo Sistema Colonial da poca mercantilista: era a prpria colonizao europeia que se punha em xeque; o pensamento ilustrado nos seus vrios matizes, nada deixava de lado, tudo vasculhava com a sua crtica. (p. 157/158)

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Censura do Absolutismo
Forte de represso quanto a colees bibliogrficas do perodo das Luzes e apreenso de livros; A Ruptura revolucionria da independncia norte-americana, no podia influenciar e causar repercusso as colnias; Vigilncia dos pensamentos da Revoluo Francesa; A Religio, dada por Deus ao homem para a sua consolao, sem dvida o melhor ou mais seguro meio de conservar a tranquilidade e subordinao necessria para os povos p. 165

Dilema do Colono
O Prncipe tem autoridade?

Colono

Devo ter uma religio?

certo traficar escravos?

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Inconfidncia Mineira e Conjurao Baiana


Mesmo sob forte vigilncia, os princpios revolucionrios comeam a chegar na colnia. A Inconfidncia Mineira tinha como objetivo a inaugurao do sistema republicano, e promoo de crticas a sistema europeu absolutista; A Conjurao Baiana tinha como objetivo o estabelecimento de um governo democrtico, livre e independente; GRUPO 4
OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Que tenham sido debeladas as tentativas, que os inconfidentes e conjurados, os revolucionrios enfim, no tenham conseguido ou no tenham podido mobilizar foras suficientes para a consecuo dos objetivos colimados (precisos), nada disso anula o significado profundo desses eventos: eles atestam a situao pr-revolucionria que vivia na colnia (p. 171)

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

3. Preservao do exclusivo
Preservar o exclusivo do comrcio da colnia: outro aspecto importante (e consequente problema) para garantir a sobrevivncia da metrpole, dentro dos quadros do Antigo Regime, sistema colonial.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Nveis do Problema
Competio pela supremacia do comrcio dos produtos coloniais (inerente ao sistema mercantilista )

Concorrncia Colonial

Desproporo do centro dominante e a rea de dominao; Defasagem econmica entre Portugal e centros de economias europeias mais desenvolvidas; Consequncias de um possvel desatamento do lao exclusivista; Concesses, licenas e contrabandos atuam no mbito da concorrncia inter-metropolitana para apropriao dos estmulos do sistema colonial. A preservao do exclusivo era vital para no acabar com o luso-comrcio
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Nveis do Problema
Contexto da segunda metade do sculo XVII: Economia portuguesa em grave depresso
PORTUGAL

Marqus de Pombal

A colnia era a conservao e o remdio de Portugal que se arruinaria sem ela (p. 176)

O esforo de preservao se prolonga at sculo XVIII e atinge seu clmax no perodo de administrao pombalina

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Nveis do Problema

Os avanos em direo ao capitalismo industrial


Impossibilitam a manuteno dos esquemas mercantilistas de comrcio colonial

Acentua-se a competio e o comrcio clandestino

No ltimo quartel do sculo XVIII Abertura a crise do Antigo Sistema Colonial devido independncia de colnias inglesas estimula e intensifica uma posio mais clara tomada pela metrpole de barrar por todos os modos a penetrao externa mercantil na colnia.; O desenvolvimento europeu (especificamente da Inglaterra, polo da Revoluo Industrial) tornava PRATICAMENTE IMPOSSVEL a preservao do exclusivo portugus.

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Contrabando
Aumento do comrcio ilcito, contrabando no Brasil Ex.: contrabando do pau-brasil Comrcio inter-colonial visto como contrabando; Fixao das famlias britnicas ser hospitaleiro de modo que os visitantes se retirassem mas, isto no se deu; Contrabandistas colonos: atravs do comrcio de escravos com a costa dfrica se contrabandeavam produtos holandeses e ingleses; Denncias intensificavam o contrabando ingls demonstrando a ineficcia dos meios de controle Ex.: Contrabando aberto, Rio Amazonas (por franceses, ingleses e americanos)
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Nveis do Problema
GRANDE PRESSO DO CONTRABANDO Clamor quase que permanente dos colonos devido aos estancos; Resistncia, por parte dos colonos, prtica do exclusivo comercial Runa do comrcio lcito, alguns colonos aderindo ao contrabando, negociantes ignorando leis impostas; Alta dos preos e escassez das mercadorias estancadas, aumento de revendedores (atravessadores) alta artificial Exemplo: ESTANCO DO SAL E SABO

Ingleses, americanos, franceses e at suecos e dinamarqueses : rompendo as malhas do exclusivo metropolitano portugus Efeitos que iam sendo acompanhados na balana de comrcio portuguesa

Prejuzo para as fbricas, devido entrada de manufaturas estrangeiras

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Companhias de Comrcio
Companhias na colnia promoviam uma maior concentrao de
capital e maiores possibilidades de reinvestimento, o que explica a expanso das atividades produtivas na colnia, mas a renda, devido ao estrito monoplio era repassada a metrpole.
Interesses dos mercadores da colnia

Colnia

Transferncia de Renda

Interesses mais restritos da metrpole


GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Metrpole

Consideraes
Oposio s companhias crtica, oposio ao pacto colonial (pelos colonos) Colonos apesar da expanso da agricultura e comrcio no participam do nvel geral de elevao da renda, causando

clamor, a misria.

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Concluso
As prprias necessidades da colonizao levam formao de linhas de comrcio que navegam fora do sistema; O desenvolvimento da colonizao ia engendrando as contradies do sistema; A colnia passara a contestar e se opor aos interesses metropolitanos, primeiro ao regime do exclusivo, depois companhias e o exclusivo em si mesmo; O exclusivo metropolitano ia sendo contestado: pela presena dos mercadores estrangeiros e o estabelecimento de linhas de mercncia a partir dos portos da colnia; A etapa de crise no esforo metropolitano pela preservao do exclusivo: ia sendo atacado pela convergncia de presses internas e externas (contexto no qual a Inglaterra impunha sua fora); Por fim, o exclusivo metropolitano foi naufragando, o pacto colonial se rompendo, o sistema entrando em crise.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

4. Assimilao dos estmulos


Preservao do Exclusivo

ASSIMILAO DOS ESTMULOS

Inglaterra, Revoluo Industrial Para as naes em retraso, as presses seriam constantes Imposio a ser feita:

Defesa do Patrimnio

Remover os obstculos internos que travavam o desenvolvimento industrial canalizando as vantagens da explorao colonial, superando a acumulao primitiva e desencadeando no processo de desenvolvimento manufatureiro
Problema: No incorpora (se apropria) dos estmulos gerados na colnia, o que acarreta numa dependncia vital Portugal-Brasil

Problemas da Colonizao Portuguesa


GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA;

O problema portugus do atraso e da decadncia da poca Moderna


As conquistas seriam responsveis pela falta de gente; atraso da agricultura, enfim o no desenvolvimento manufatureiro;

3 ASPECTO 1 ASPECTO
Dominao Espanhola

2 ASPECTO
Ao espoliativa da Inglaterra

As prprias conquistas ultramarinas, pelo desmensurado de sua extenso, que Segundo Antnio Srgio, provocariam a runa a predominncia da de Portugal
poltica de Transportes (comrcio) em detrimento da poltica de Fixao (produo) seria a causa primordial do atraso.

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

3 Aspecto
ALGUMAS CONSIDERAES: No se deve exagerar a despopulao da metrpole em relao ao Ultramar (No se pode falar em diminuio) Quanto a produo agrcola e manufatureira, o atraso to enfatizado deve ser tratado como um atraso relativo (em relao as reas mais dinmicas da Europa); O que parece efetivamente ter ocorrido foi um no-desenvolvimento e fixao nas formas tradicionais de explorao agrcola e produo artesanal; O Portugal da poca Moderna: slida base camponesa e oficinal, de extrema estabilidade, que no se altera ao ritmo das aventuras ultramarinas; Apesar de expanso para o Ultramar, da intensa faina colonizadora, a estrutura interna da base era pouco afetada.
GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Concluso
Politicas de fixao e transportes de forma imprecisa; Estrutura social; Procurava-se manter a riqueza mvel, isto , reinvestir no comrcio: assim se bloqueava exatamente a transio de acumulao mercantil para o setor produtivo, elemento fundamental na mudana da estrutura.

Tal assimilao implicava nada menos que mudanas profundas, na prpria estrutura da formao social da metrpole

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Fundamento econmico para estopim da Crise - contradio


Colnia no final do sculo XVIII: economicamente mais importante que a prpria metrpole

Metrpole que precisa mais economicamente da Colnia; Fere a tradio do servir e estipula o fundamento competir

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

Em meio crise, era difcil, seno impossvel, descobrir e manter a posio de equilbrio.
(p. 211)

GRUPO 4 OS PROBLEMAS DA COLONIZAO PORTUGUESA

ESPANHA

O QUE TEM DENTRO DO COFRE?

S-ar putea să vă placă și