Sunteți pe pagina 1din 122

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO PUC-SP

Maria Carolina Morais

INTOLERNCIA, REDES SOCIAIS E MREVERSO: FACES DA VIOLNCIA NA CONTEMPORANEIDADE.

SO PAULO 2012 1

MARIA CAROLINA MORAIS

INTOLERNCIA, REDES SOCIAIS E MREVERSO: FACES DA VIOLNCIA NA CONTEMPORANEIDADE.

Trabalho

apresentado

Pontifcia

Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP) como exigncia para obteno de Certificado de Concluso de Curso de Ps-graduao Latu Sensu na rea de Semitica Psicanaltica, sob a orientao do Professor Doutor Joo ngelo Fantini.

SO PAULO 2012

RESUMO No Brasil, o tema da violncia assunto recorrente nas mdias, mas o que hoje assistimos parece ser diferente do que costumava ocorrer no passado. Rompantes de violncia surgem hoje por motivos extremamente banais, atos de extrema agressividade cujas razes s vezes no so sequer compreensveis. Assistimos durante as ltimas eleies presidenciais um exemplo de como o marketing poltico e a colaborao da mdia podem afetar de tal maneira o eleitorado que uma disputa entre candidatos tornou-se uma guerra entre regies. E questes como migrao e intolerncia contra o nordestino entraram em pauta como algo legtimo de discusso e que reverberam at hoje. Alm disso, a disputa poltica trouxe tona questes ligadas ao preconceito racial e de classe; uma mostra de que a estratgia utilizada baseou-se no prprio preconceito e conservadorismo da populao; no introduziu nela novos conceitos e sentimentos. Por meio de nosso objeto de estudo, as falas dos usurios do Twitter contra os nordestinos (a partir do dia 31 de Outubro de 2010, dia em que Dilma Rousseff foi eleita, at o final de 2011), o presente trabalho se prope a analisar como o preconceito contra o nordestino nasceu no Brasil, de que maneira esse preconceito foi utilizado como estratgia poltica, as desigualdades essencializadas como diferenas no pas e a forma como os preconceitos se formam e, em determinados contextos, tomam fora. Este trabalho tambm teve como intuito buscar um maior entendimento sobre como uma manipulao poltica e miditica conseguiu levar com tanta facilidade com que jovens exibissem agressividade e preconceito nas redes sociais e na petio online criada pelo Movimento So Paulo para os Paulistas. Conclui-se que os atos de violncia que observamos atualmente podem nos mostrar que a agressividade e a intolerncia apresentadas apontam para srias mudanas nas configuraes sociais. Este trabalho revela uma sociedade sem referncias e sem norte, na qual at mesmo motivos ideolgicos e sociais viram apenas pano de fundo para que atos de violncia possam existir de forma descontrolada.

Palavras-chave: Desiguldade e Diferena, redes sociais, Twitter, psicanlise, mreverso. 3

ABSTRACT In Brasil, violence is a recurrent subject in the news media, but what we witness today seems to differ from what used to happen in the past. Nowadays, violent outbursts occur for extremely dull reasons; acts that stem from extreme aggressiveness for which reasons are sometimes not even comprehensible. During the last presidential elections, we saw an example of how political marketing and the media can affect the electorate in such a way that the dispute between candidates became a war between regions. Issues such as migration and intolerance against the nordestino were put on the agenda as something worthy of further debate. Furthermore, the political battle raised questions towards racial bias and class bias; an evidence that the strategy used was based on the populations own conservatism and prejudice; it did not input in society new concepts and feelings. Through our object of analysis - the discourse of the Twitter users against the nordestinos (from the day Dilma Rousseff was elected, on October 31st , 2010, until the end of 2011)- our work intends to analyze how prejudice against the nordestino came along in Brazil, how it was used as a political strategy, the inequalities that have been essentialized as differences in the country and the way prejudices are formed and, in certain contexts, gain strength. This work also aimed to foster a better understanding of how political and media manipulation led the youth to so easily display aggressiveness and prejudice on a social networking website and on the online petition created by the Movimento So Paulo para os Paulistas. Therefore we can draw the conclusion that the violent acts that we witness nowadays point to serious changes in the social configuration. This work brings to light a society that has no references, that is drifting along, and it also shows how ideological and social purposes became the mere backdrop in which violent acts spring up in an uncontrolled way.

Key-words: inequalities and differences, social media, Twitter, psychoanalysis, mreversion.

SUMRIO 1. Introduo............................................................................................................p.6 2. Poltica Moderna e Preconceito Antigo.............................................................p.7 3. A Migrao Nordestina para So Paulo...........................................................p.13 3.1 A Inveno do Nordeste.......................................................................p.19 4. Diferenas e Desigualdades...............................................................................p.32 4.1 Cultura e Sociedade.............................................................................p.34 4.2 Diferenas e Desigualdades.................................................................p.41 5. Redes Sociais na Internet..................................................................................p.46 5.1 Tipos de Rede.......................................................................................p.48 5.2 Diferentes Tipos de Capital Social.....................................................p.49 5.3 Always On............................................................................................p.54 5.4 Twitter..................................................................................................p.54 5.5 Outros Discursos.................................................................................p.59 6. Razes da Intolerncia......................................................................................p.66 6.1 Complexo de dipo.............................................................................p.71 6.2 Psicanlise do Preconceito..................................................................p.74 6.3 O Estranho na Vida Real....................................................................p.76 6.4 O Eu e o Outro.....................................................................................p.86 7. A Perverso Comum.........................................................................................p.90 7.1 A Fala...................................................................................................p.93 7.2 Ausncia x Presena............................................................................p.95 7.3 Menos-de-gozar...................................................................................p.97 7.4 Transcendncia Transcendente x Transcendncia Imanente.........p.100 7.5 Virada Antropolgica.........................................................................p.102 7.6 O Pai.....................................................................................................p.104 8. Concluso..........................................................................................................p.111 9. Referncias Bibliogrfica.................................................................................p.120

1. Introduo
Nas ltimas eleies presidenciais no Brasil, em 2010, o pas assistiu a uma rixa indita entre eleitores azuis e vermelhos, o que pode ser traduzido por eleitores do Sul/Sudeste e eleitores do Norte/Norte. Essa noo falaciosa construda principalmente pela mdia e pelo candidato Jos Serra, do partido PSDB, resultaram em levantes de preconceito contra os nordestinos como os observados na rede social Twitter e em uma petio online de autoria do Movimento So Paulo para os Paulistas. E pudemos observar em outras ocasies que a semente plantada por aquele momento histrico do pas reverberou por muito tempo outros casos de agresso foram observados no s muito antes das eleies, mas, principalmente, depois delas, sendo ainda recorrentes no final de 2011. importante ressaltar que os ataques foram, em as maioria, realizados por jovens adultos, com idades entre 20 e 30 anos. Para a produo desta monografia, selecionamos como nosso principal objeto de estudo casos de preconceito no Twitter contra o nordestino, observados entre o final dos anos de 2010 e 2011. Faremos um trajeto no qual, inicialmente, consideramos importante conhecer a estrutura e as estratgias polticas utilizadas nas ltimas eleies. Seguimos adiante para entender como nasceu o preconceito contra os nordestinos no Brasil e de que forma esse preconceito foi utilizado pelo candidato Jos Serra para dividir a populao e legitimar rompantes de agressividade. Consideramos tambm importante abordarmos as disparidades entre Diferena e Desigualdade e de que forma as desigualdades podem ser essencializadas em um grupo de indivduos. Alm disso, achamos importante entender por que uma Rede Social na Internet se tornou um meio bastante vivel para que atos de agresso possam ocorrer annimos e impunes. Aps esse longo processo, partimos ento para a psicanlise, por meio da qual tentamos entender como surge o preconceito no ser humano e de que forma ele hoje se apresenta em nossa sociedade. Nesta estapa, sero focados principalmente questes relacionadas perda da legitimidade de figuras de autoridade e a nossa insero em uma sociedade sem diretrizes. Gostaramos ento de enfatizar que essas questes excedem o prprio tema da intolerncia, mas nos serviram para explicar a forma como os jovens tm encontrado canais para depositar seus dios e frustraes e como o contexto em que vivemos hoje abre caminho para que atos como os observados ocorram.

2. Poltica Moderna e Preconceito Antigo


As ltimas eleies presidenciais no pas, em 2010, ocorreram de forma um tanto controversa mais valia falar sobre aborto e religio do que de polticas pblicas. Durante a campanha, o candidato do PSDB, Jos Serra, foi cidade de Aparecida, em So Paulo, onde recebeu a hstia e a suposta beno da padroeira do Brasil. Achando talvez que precisasse de mais bnos para ganhar a eleio, o candidato beijou um tero em Goinia e ergueu como uma taa a imagem de Nossa Senhora da Abadia, em Uberlndia (MENEZES, 2010)1. Atos como esses do o tom da campanha feita em nome da eleio presidencial. Esse modelo de campanha j havia sido utilizado nos Estados Unidos e foi recentemente importado para o Brasil. Isto : descobriu-se que h um grupo de eleitores que se sente mais prximo de ideais da ultra-direita. As ltimas eleies na Frana e os quase 20% de votos de Marine Le Pen no negam que existe um pblico crescente em boa parte do Ocidente pronto para votar no candidato que melhor assegure os direitos da famlia e do neoliberalismo.
Espcie de verso brazuca do americano Tea Party, a nova direita que emerge nas urnas pauta-se menos pela austeridade nos gastos governamentais e mais por uma moral retrgrada e um nacionalismo infantil que geralmente descamba para o preconceito (idem).

O texto, escrito pela jornalista Cynara Menezes e publicado na revista Carta Capital, ilustra bem o tipo de competio que preponderou entre a candidata Dilma Rousseff, do PT, e o candidato do PSDB. Na discusso, aborto e casamento gay ocuparam boa parte da agenda de campanha, e Dilma chegou at a pronunciar-se contra o aborto o que sabemos ser apenas uma jogada eleitoral. Atualmente, a imigrao um dos temas mais controversos abordados nas disputas eleitorais nos Estados Unidos e na Europa, no qual o imigrante se tornou o principal culpado pela crise mundial. E tivemos a adaptao brasileira do caso os nordestinos foram acusados de eleger a candidata petista no dia 31 de outubro e, por conseguinte, manter o pas em uma poltica considerada atrasada para o pas.

http://www.cartacapital.com.br/politica/neocons-a-brasileira/

A discusso, que parecia um mero despautrio poltico, terminou dando panos para manga: a eleio de Dilma causou um levante nas redes sociais contra os nordestinos - questo que no estava necessariamente ligada poltica. Na verdade, foi utilizada pela poltica como forma de dividir a populao. Foi assim que Mayara Petruso, jovem estudante de Direito, acabou por chamar ateno ao xingar os nordestinos em sua pgina no Twitter. E o que era uma guerra entre partidos polticos acabou descambando para um conflito de classe, de raa e regio - tudo isso condensado na imagem do nordestino. Alm de ter tido o seu nome exposto de forma extremamente negativa nos principais jornais do pas e ter sido alvo de condenaes uma boa parte da mdia, a jovem foi demitida de seu estgio e tambm respondeu na Justia de So Paulo por racismo e incitao pblica de crime pela autoria de frases infelizes como: Faa um favor a So Paulo, mate um nordestino afogado. (@mayarapetruso)2 Obviamente, Mayara serviu apenas de bode expiatrio. Outros jovens que participavam da troca de tweets concordavam com a garota e tambm proferiam xingamentos; a diferena que ela foi a nica a ser acusada de racismo e incitao de crime. Sabemos que Mayara no foi a ltima, tampouco a primeira, a cometer algo assim numa rede social. J havia comunidades no Orkut como a Odeio Nordestinos que tambm haviam sido alvo do Ministrio Pblico pouco tempo antes. A vitria de Dilma tambm trouxe tona o Movimento So Paulo para os Paulistas, que saiu em defesa de Mayara, chegando a afirmar que as crticas s mensagens srdidas eram uma tentativa de vitimizar o nordeste (2010). No entanto, justamente por causa da revolta de alguns internautas, a verdade sobre as eleies foi levada s claras: mesmo sem os votos do Norte e do Nordeste, o PT ainda assim teria vencido as eleies. Segundo a matria de Cynara Menezes, mesmo excluindo o voto dessas duas regies, Dilma teria conseguido 29,7 milhes de votos contra 29,4 milhes de Serra. O candidato do PSDB teria perdido em Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados vizinhos de So Paulo. De acordo com Cynara, a vitria de Serra em estados como Santa Catarina e Paran explica-se pelo fato de que ambos os estados possuem os dois ps fincados no agronegcio e estavam em queda de brao com o governo Lula em virtude da desvalorizao do dlar (2010).

http://twitter.com/ . Data: 31/10/10 8

Em face de sua provvel derrota nas eleies, podemos dizer que Serra entrou para uma campanha um pouco mais radical. Por que ser que a Dilma no gosta de So Paulo?, disse uma propaganda eleitoral de Serra no Youtube.3 Segundo a jornalista Cynara Menezes, o PSDB distribuiu panfletos em que se lia Dilma no gosta de So Paulo e, no mesmo vdeo do Youtube, o candidatou afirmou que Dilma prejudicara So Paulo por sete anos. A jornalista afirma que tais iniciativas de preconceito foram apoiadas por parte da mdia.
Nos jornais, colunistas e editoriais davam a sua colaborao para que o preconceito contra nordestinos viesse tona. Por um lado, desqualificava-se a vitria de Dilma como representativa de votos menos conscientes em contrapartida racional escolha dos mais escolarizados pelo PSDB. Uma colunista chegou a escrever que Dilma e o lulismo s venceram a eleio graas votao macia nas regies e reas mais manipulveis, onde o Arena, o PDS e PMDB j foram reis. Da aos ricos do Sul e Sudeste se jogarem contra os pobres manipulados do Norte e do Nordeste foi um pulo. (2010)

A partir dessas estratgias polticas e miditicas, o Brasil pareceu dividido entre vermelho e azul. Em seu blog Brasilianas, o jornalista Lus Nassif chama ateno para a guerra suja desencadeada pelo candidato da elite e apoiadores na eleio presidencial (NASSIF, 2010)4. E em outra matria da Carta Capital, o padre Paulo Czar Nunes de Oliveira, concorda com o argumento de Cynara de que a impresso que a campanha de Serra desejou passar era a dos nordestinos como sujeitos que (...) s pensam em si mesmo e em seu estmago
5

(OLIVEIRA, 2010). Os nordestinos

elegeram Dilma enquanto os eleitores bem educados e conscientes teriam elegido Serra. Em entrevista feita tambm pela Carta Capital, a sociloga Tnia Bacelar, levantou pontos interessantes sobre a poltica de seguridade social que tem sido implementada pelo governo petista desde 2002, como o Bolsa Famlia, por exemplo.
O Nordeste tem 28% da populao total do Brasil, mas tem metade dos que ganham salrio mnimo no pas. Nesse sentido, o Nordeste foi bastante beneficiado por essa poltica. Aumento da renda significa aumento de
3 4

http://www.youtube.com/watch?v=uMPRwPAzKlE. Data: 28/10/2010 http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/racismo-homofobia-midia-e-politica. Data: 16/11/2010 5 http://www.cartacapital.com.br/politica/o-brasil-azul-vermelho-as-cores-do-preconceito/. Data: 04/11/2010

consumo e o aumento do consumo destacou a economia do Brasil, mas particularmente, do Nordeste (2010). 6

Um dos temas mais controvertidos desta ltima campanha foi o programa Bolsa Famlia, que sempre gera acalorados debates entre pessoas contra e a favor. Seria o programa um mero assistencialismo? Ato de mero populismo? Longe de simplesmente aplaudir a iniciativa do governo com o Bolsa Famlia, certo que houve uma melhora na qualidade de vida das pessoas beneficiadas, e que o Nordeste uma das regies brasileiras que mais necessita de auxlio.
[...] o Nordeste foi beneficiado porque 55% das pessoas que ganham at um quarto do salrio mnimo, que o pblico-alvo deste programa, esto na regio. J 25% esto no Sudeste. A pobreza extrema do Brasil est mais nessas regies. Ou ela a pobreza rural do Nordeste, principalmente, ou ela uma pobreza das periferias das grandes cidades do Nordeste, Sudeste, Sul... (2010).

Em um artigo intitulado A Pasteurizao da Esquerda, publicado originalmente no peridico Le Monde Diplomatique Brasil, Frei Betto questiona a eficcia do programa e afirma que o propsito emancipatrio, de manter as famlias castigadas pela misria no programa por, no mximo, dois anos, foi abandonado em favor de uma dependncia que traz ao governo bnus eleitoral. 7 (BETTO, 2008) Ou seja, no houve contrapartidas srias com o intuito de realmente emancipar as famlias pobres do pas e equip-las com conhecimento, meios e ferramentas necessrios para que tenham um pouco mais de dignidade. Esse fato deu motivos direita para colocar o programa do governo e seus beneficirios como um grande esquema de benefcio mtuo. O governo sustentaria os pobres e os pobres sustentariam o governo. No entanto, em um artigo intitulado Dois Pesos..., Maria Rita Kehl (2010) lembra que o benefcio do Bolsa Famlia chega a, no mximo, R$ 200 para uma famlia com trs filhos e que esse valor de forma alguma poderia garantir a sobrevivncia de uma pessoa, muito menos de cinco. Segundo o professor de Histria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Durval Muniz de Albuquerque Jnior, no se votou em Dilma no Nordeste
http://www.cartacapital.com.br/politica/tania-bacelar-araujo-estamos-distribuindo-renda-com-uma-maoe-concentrando-com-a-outra/ 7 http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=11507&cod_canal=53
6

10

porque se sente fome, e sim porque o governo fez o povo comer (MENEZES, 2010). Dessa forma, mesmo sendo uma ajuda paliativa, o programa alavancou a economia do Nordeste, pois deu maior poder de consumo s classes que antes pouco ou nada consumiam. Segundo o historiador (2010), o Nordeste cresceu 4% a mais que o resto do pas. E isso no foi apenas devido ao Bolsa Famlia, mas tambm ao aumento do salrio mnimo, que ocorreu gradativamente e hoje chega aos R$ 622. Em sua entrevista Carta Capital, Tnia Bacelar lembra de que ainda existe um Brasil
[...] arcaico, inegavelmente. O Brasil se transformou muito rpido e, ainda assim, sua elite arcaica continua existindo h muito tempo. [...] Serra, para crescer, se agarrou com esse Brasil arcaico. O espao que ele teve para crescer foi entre os conservadores. [...] os marqueteiros tambm tiveram uma hegemonia muito grande na construo eleitoral. O marqueteiro de Serra, por exemplo, copiou o que tinha de pior na campanha estadunidense e trouxe para o Brasil, despertando sentimentos que no so nossos e so amplamente minoritrios na sociedade brasileira. Um exemplo disso o preconceito contra os nordestinos (2010).

No entanto, o preconceito contra nordestinos no foi uma criao da campanha de Serra; o candidato apenas tirou proveito dele. O que os marqueteiros de Jos Serra e parte da mdia fizeram foi utilizar-se do preconceito e do conservadorismo de parte da populao para criar um conflito. Era como se o surgimento da questo tivesse dado legitimidade para que a discusso se tornasse algo aceitvel de ser debatido entre pessoas, quando tal possibilidade nunca fora realmente legtima. O que se observou foi uma mostra lamentvel de um conflito de classes, que, antes velado, autorizou-se a vir tona. Classes sociais geralmente s se misturam dentro da casa das classes A e B, que contratam porteiros, empregadas domsticas, babs... Mas a vida das pessoas de classe C, D e E fica resguardada apenas aos prprios moradores, desprovidos de iniciativas louvveis da grande mdia, que geralmente s entram nessas comunidades para expor sofrimento, violncia, casos exticos ou ridiculariz-los (MORAIS, 2009). O desconhecido mtuo que classes sociais e o medo que toma conta das cidades levam a um distanciamento cada vez maior e a acusaes mtuas entre classes sociais que, na verdade, pouco se conhecem. Muito pior: estranham-se. A verdade que a voz da

11

populao que autorizou os programas sociais iniciados por Lula a continuarem foi tida como burra, inaceitvel, indigna para o pas. Quando, pela primeira vez, os semcidadania conquistaram direitos mnimos que desejam preservar pela via democrtica, parte dos cidados que se consideram classe A vem a pblico desqualificar a seriedade de seus votos. (KEHL, 2010) A coincidncia que o Nordeste uma das regies mais pobres do pas. Na verdade, o que se observa que desigualdade social confundiu-se com uma diferena intransponvel. Estaramos, ento, tratando de preconceito contra o nordestino ou de um mero preconceito de classe? Por que o nordestino, e no a populao de baixa renda em geral, foi escolhido como alvo de acusaes pelos usurios de redes sociais? Brasileiros, agora fodam-se! Isso que da, dar direito de voto nordestino! (@mayarapetruso)8 Bem, vou trabalhar porque no ganho bolsa famlia dos Nordestinos. Nem fao 2 filhos por ano para ter mais bolsa famlia #Nordestisto (@ClaytonAmerico) Tem gente que fala que todos os brasileiros so iguais discordo....No quero e no sou igual ao povo do Norte/Nordeste (@merlinlipe) Infelizmente quem decide a eleio no quem l jornal, e sim quem limpa a bunda com ele. Quem perdeu foi o Brasil! (@dilma_Bebada)

http://twitter.com/ . Data: 31/10/10 12

3. A Migrao Nordestina para So Paulo


O Brasil sempre foi dividido em dois lados: um rico, cheio de recursos e bens materiais, e um pobre, que nem de longe se parecia com aquele que demonstrava tanta riqueza. Essa dicotomia est nas razes do pas, de seu subdesenvolvimento. Segundo o economista Celso Furtado:
O efeito do impacto da expanso capitalista sobre as estruturas arcaicas variou de regio para regio, ao sabor das circunstncias locais, do tipo de penetrao capitalista e da intensidade desta. Contudo, a resultante foi sempre a criao de estruturas hbridas, uma parte das quais tendia a comportar-se como um sistema capitalista, a outra, manter-se dentro da estrutura preexistente. Esse tipo de economia dualista constitui, especificamente, o fenmeno do subdesenvolvimento contemporneo. O subdesenvolvimento , portanto, um processo histrico autnomo, e no uma etapa pela qual tenham, necessariamente, passado as economias que j alcanaram grau superior do desenvolvimento. Para captar essncia do problema das atuais economias subdesenvolvidas necessrio levar em conta essa peculiaridade. (FURTADO apud SILVA, 2008: 51)

Ainda segundo Furtado, o Brasil era dividido entre uma parte mais moderna, fornecedora de bens primrios para exportao, e uma parte cuja existncia se baseava na economia de subsistncia. De acordo com a Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (CEPAL), da qual Celso Furtado fazia parte,
[...] o setor moderno exportador tinha pouco ou nenhum efeito sobre o setor atrasado e, por outro lado, a falta de produtividade do setor atrasado seria um impeditivo ao desenvolvimento dos mercados internos (SILVA, 2008:52).

Mesmo aps a industrializao encampada a partir dos anos 50, o Brasil no conseguiu modificar o modelo j estabelecido de disparidade econmica vigente no pas. Em seu artigo, Desarollo y estancamiento en America Latina", Furtado afirma que os bens produzidos por esta nova indstria eram voltados para as classes mais abastadas, que possuam maior poder de compra (SILVA, 2008:52). De certa forma, esta modernizao representou, inclusive, um novo problema. Foi o que conclui o

13

historiador Edgar Salvatori de Deca.


[...] os processos de desenvolvimento nacionais deixaram de integrar parcelas expressivas da populao aos novos padres de consumo. A excluso representaria a no incorporao aos segmentos modernos e por correspondncia, aos novos padres de consumo. Alm disso, criava-se uma grave dimenso: a modernizao tinha destrudo formas de produo atrasadas (encontradas principalmente no meio rural) e acelerado o crescimento populacional no meio urbano determinado pelo processo migratrio criado e pelo aumento da esperana de vida da populao no seu novo ambiente. (DEDECA apud SILVA, 2008, p. 56 - nfase do autor)

O que se pode perceber que h sim uma conexo entre as regies mais atrasadas e mais desenvolvidas. Tanto no caso do Brasil quanto na lgica de diviso do trabalho em voga ainda no resto do mundo, regies atrasadas dependem das regies mais avanadas e vice-versa. Esta simbiose altamente necessria para o modo de produo capitalista. De acordo com o socilogo Francisco de Oliveira, o pensamento formulado pelos cepalinos criou uma ideologia falaciosa, que se esqueceu de alguns questionamentos acerca da luta de classes e o agravamento das disparidades sociais com a brutal mudana entre campo-cidade. (SILVA, 2008, P. 59)
A originalidade consistiria talvez em dizer que sem abusar do gosto pelo paradoxo a expanso do capitalismo no Brasil se d introduzindo relaes novas no arcaico e reproduzindo relaes arcaicas no novo, um modo de compatibilizar a acumulao global, em que a introduo das relaes novos no arcaico libera fora de trabalho que suporta a acumulao industrialurbana e em que a reproduo de relaes arcaicas no novo preserva o potencial de acumulao liberado exclusivamente para os fins da expanso do prprio novo. (OLIVEIRA apud SILVA, 2008, p.60)

Qualquer livro de ensino fundamental e mdio nos fala desse momento crucial em que comearam a haver as grandes migraes do Nordeste para o Sul-Sudeste. Trabalhadores que se tornaram a nova classe operria nacional (SILVA, 2008, p.65). Segundo o socilogo Lencio Martins Rodrigues,
[...] indiscutvel que, em termos de seu padro de vida interior, realizaram progresso considervel. Esses migrantes so, destarte, vencedores e

14

vencidos. Vencedores na medida em que lograram estabelecer-se num grande centro urbano e empregar-se na indstria moderna. Do prisma da situao anterior, com relao ao passado, so vencedores. Mas as possibilidades futuras de sucesso so aleatrias. Os migrantes tomam, pouco a pouco, conscincia de que esto ocupando novamente os escales inferiores da sociedade, que as vias de ascenso social fecharam-se, que de nordestino transformaram-se em baianos. (RODRIGUES apud SILVA, P.69)

Essa foi, ento, a situao com que se depararam os nordestinos ao migrar da rea rural para a urbana, ao sarem de sua regio para uma terra que lhes era, de certa forma, estrangeira. A grande diferena entre esses trabalhadores e os imigrantes que vieram para o pas no incio do sculo XX a de que os imigrantes buscavam ascenso social enquanto os trabalhadores oriundos do Nordeste buscavam apenas fugir da misria. (SILVA, 2008, p.69). No entanto, foi por meio desta trajetria que, a partir da, surgiu a noo de que estes migrantes poderiam ser tambm um problema. Em sua tese de psgraduao em Sociologia na USP, Uvanerson Vtor da Silva baseia-se em uma pesquisa realizada por Paulo Roberto Ribeiro Fontes para nos mostrar que, em So Paulo,
o desenvolvimento da metrpole no ps-Segunda Guerra conviveu com dificuldades de transporte, ampliao da criminalidade e misrias urbanas, situao que levou muitos setores da sociedade paulista a reconhecerem nos migrantes, nordestinos principalmente, no seus parceiros de desenvolvimento, mas verdadeiros bodes expiatrios de suas arguras, advindas do rpido crescimento. (SILVA, 2008, p. 71)

A troca dos imigrantes europeus para os nordestinos serviu, desde o governo Vargas, como uma estratgia relacionada conjuntura poltica da poca. Segundo Silva, a troca da mo de obra imigrante pela local ocorreu devido a
uma srie de mobilizaes polticas, organizadas, basicamente, por trabalhadores imigrantes italianos e espanhis, que colocaram em questo a ordem social vigente por meio de movimentos declaradamente revolucionrios. De soluo para a formao de uma sociedade branca e civilizada na virada do sculo XIX para o XX, as populaes imigrantes figuravam, nas palavras do prprio Getlio Vargas, exticas, inadaptveis

15

aos nossos meios sob todos os pontos de vista. (SILVA, 2008, p. 20).

A partir ento do sculo 30, houve uma mudana no recrutamento desses trabalhadores, dando prioridade mo-de-obra local. Segundo Silva, o estado de So Paulo foi o epicentro dessa mudana. (idem, p. 20). O autor tambm nos lembra que, entre as dcadas de 30 e 50, a maior parte das migraes ocorreu entre reas rurais, devido ao fato de que a industrializao no havia ainda chegado ao pas. O Nordeste e o norte de Minas Gerais eram as principais reas que forneciam trabalhadores ao Sudeste. No entanto, Silva ressalta que essa mudana no ocorreu sem maiores sobressaltos.
Vale notar que esse projeto de integrao por meio da migrao de trabalhadores nacionais para os centros econmicos do pas no ocorreu sem resistncia alguma de setores da sociedade paulista, que seguiam reivindicando uma poltica migratria moda antiga, ou seja, com base em trabalhadores europeus. Devido ao elevado nmero de estrangeiros que chegou a So Paulo entre 1850 e 1920, esse estado era visto como uma terra de estrangeiros. Tal fato fez com que, em diversas ocasies, essa composio populacional servisse como fator explicativo para a maior punjana econmica e social desta regio em detrimento de outras localidades do pas. Neste sentido, a insero, em So Paulo, de trabalhadores nacionais, que supostamente no haviam conseguido se desvencilhar da herana colonial e escravocrata, colocaria em risco o ttulo de locomotiva do pas. (idem, p.22).

Com a chegada dos anos 50 e a industrializao do pas, houve um fortalecimento da demanda de trabalhadores nordestinos, pois as regies do interior paulista e do Paran no conseguiram atender demanda de mo-de-obra para a expanso da indstria brasileira. (idem, p. 25) Porm, devido crise do milagre econmico nos anos 70, a intensa migrao que havia ocorrido desde os anos 30 deixou de ser uma soluo para tornar-se, a partir de ento, um problema. Intensificou-se o processo de favelizao nas bordas das metrpoles e, segundo Silva, a tenso gerada entre a pobreza que se formava na metrpole e a classe mdia que vivia seu milagre econmico fez com que a questo da migrao e formas de contorn-la surgissem.

16

restrita

capacidade

do

setor

produtivo

moderno,

indstria

principalmente, em absorver novos continentes de trabalhadores, combinada com o intenso ritmo de deslocamento de trabalhadores rurais em direo s grandes cidades, deu lugar a um processo de crescimento urbano marcado pelo espraiamento de habitaes precrias nas periferias das cidades, ao crescimento de um setor tercirio de baixa produtividade e proliferao de todo tipo de atividades improvisadas que tinham como objetivo bsico a sobrevivncia. Sendo os migrantes a maioria nas favelas, apresentando-se em maior nmero nos servios subalternos emprego domstico, serventes, porteiros e vigias, por exemplo e facilmente reconhecidos entre os ambulantes que perambulavam pelas cidades. Logo a opinio pblica e setores do poder pblico das grandes metrpoles passaram a identificar esse contingente populacional como responsvel pelos referidos problemas urbanos; a migrao tornou-se, ento, um problema social. Desse modo, esperava-se que uma interveno do poder pblico na direo e na intensidade dos fluxos migratrios fosse um antdoto eficaz contra a presso destes, tanto sobre o mercado de trabalho, quanto sobre a estrutura urbana. (idem, p. 75)

Entre os anos 80 e 90, diante da estagnao econmica que o pas viveu, de baixa produtividade e desenvolvimento e alta no desemprego, So Paulo e Rio pela primeira vez viram a migrao cair a taxa de crescimento populacional registrada pelo Censo/91 demonstrou que houve uma queda de 4,5% a.a entre 70/80 para 1,9% entre os anos 80/90. Essa populao migrou para outras regies do pas, como Minas Gerais e Paran. Com a recuperao da economia, em meados dos anos 90, a taxa de migrao voltou a registrar ndices similares aos de 1988. (idem, p. 84). No entanto, isso nem de longe lembrar os tempos de migrao macia que durou at os anos 70. A partir de ento, houve um investimento do governo para redistribuir a migrao no pas, com projetos em regies como Manaus (AM), Betim (MG), Camaari (BA), Triunfo (SC), entre outros. (idem, p. 96) Nestas ltimas dcadas, observou-se uma queda da participao de migrantes nas indstrias e uma migrao para a rea de servios.
No mais complexo mercado de trabalho do pas, na pretensa modernidade da economia de servios, servente de pedreiro e empregada domstica ainda se constituam em ocupaes emblemticas para incorporao dos migrantes, homens e mulheres. Talvez seja essa a explicao para a aparente solidez e regularidade dos fluxos migratrios de homens, mulheres e famlias do

17

Nordeste em direo ao Estado nas ltimas dcadas. (JANUZI apud SILVA, p.124).

Diante de sua pesquisa, Silva conclui que houve uma mudana no modelo de migraes entre os anos 50, 60 e 70 e as dcadas seguintes. O autor constata que o xodo rural para as grandes metrpoles tomou nova forma a partir do desenvolvimento de outras regies e das crescentes dificuldades encontradas nas j estabelecidas grandes metrpoles brasileiras.
No se tratava dos [migrantes] que vinham estabelecer-se no Sul ou buscar condies para voltarem a viver no Norte. O fluxo que se configurava ento era o das idas e vindas intermitentes, no necessariamente ligados sazonalidade do emprego agrcola na rea de destino. Sua causa era mais estrutural e vinculada s prprias no-condies de sobrevivncia nas reas de origem. [...]. Tratava-se de um fluxo menos palpvel na sua correlao com uma base produtiva, cujas causas repousam na poltica de capitalizao do campo. a busca quase desesperada de sobrevivncia que os impele para onde j existe um fluxo migratrio preestabelecido. S que para eles j no esto mais abertas as portas do mercado de trabalho, como estavam para os primeiros migrantes que percorreram os mesmo fluxos de migraes interregionais. Vivem de bico, arranjam-se de qualquer modo no local de destino e retornam ao adquirirem dinheiro suficiente para comprar a passagem de volta, um relgio de pulso, um radio de pilha, que podem, no momento seguinte, ser o recurso necessrio para um futuro retorno, situao da qual no vem qualquer perspectiva de livrar-se. (SALES apud SILVA, 2008, p.95/6)

A migrao deixa aos poucos de ser um sintoma de progresso, como disse o Juscelino Kubistchek, e passa a ser vista como um grande problema. O autor nos lembra que, a nova concentrao da migrao nas regies Rio-So Paulo deveu-se a uma reconcentrao da produo industrial novamente nessas grandes metrpoles - porm, sem nunca ter chegado novamente aos patamares alcanados nos anos 70. E tambm havia de se considerar que esses migrantes encontrariam um panorama um tanto distinto daquele que lhes abrira os braos algumas dcadas antes.
[] o novo paradigma industrial ancorado em baixos nveis de absoro de trabalho, privilegiando os trabalhadores mais qualificados. Por fim, os nveis de urbanizao das reas fora do eixo Centrol-Sul absorvem uma

18

grande proporo da populao que potencialmente poderia migrar para as chamas reas de concentrao econmica, consolidado uma rede urbana relativamente desconcentrada. (BAENINGER & MATTOS apud SILVA, 2008, p. 97 traduo nossa).

Assim, desde os anos 80, observa-se uma queda na migrao para as regies de So Paulo e Rio, pois os migrantes passaram a dar preferncia a cidades de menor porte. interessante perceber que, no momento em que as migraes diminuem e que o resto do pas d mostras de que consegue absorver melhor a mo-de-obra excedente de cada regio, deparamo-nos com manifestaes de jovens que acusam essa migrao decrescente de ser a causa dos problemas de So Paulo. Chegamos, ento concluso, de que o debate deve ser de outra ordem. 3.1 A Inveno do Nordeste Em seu livro Preconceito Contra a Origem Geogrfica e de Lugar, o pesquisador e Historiador Durval Muniz Albuquerque Jnior, chama ateno a construo da ideia de Nordeste como local atrasado e povoado apenas por pessoas pouco instrudas. A prpria criao da palavra Nordeste foi em si uma construo, pois ela nem sempre existiu ou foi bvia no pas. Essa noo surgiu apenas a partir da dcada de 10 do sculo passado (JNIOR, 2007, p.90), pois, antes, o Brasil era apenas dividido entre Norte e Sul. At ento, o nordestino era considerado um nortista. Essas noes do acerca do conceito de nordestino foram produzidas pelas elites polticas e pelos letrados deste prprio espao, no foi uma criao feita de fora. (idem, p.90). Essa denominao surgiu primordialmente por uma questo poltica e social levantada pelos grandes agricultores e pecuaristas da regio na poca.
Este regionalismo fruto da prpria forma como se constituiu o Estado Nacional Brasileiro, caracterizado, por um lado, pela centralizao das decises, e por outro, por sua presena episdica e sua incapacidade de dar solues para os problemas que afetavam os interesses das elites de certas reas do pas, notadamente daquelas que representavam reas que eram ou se tornaram perifricas do ponto de vista econmico ou que ficavam distantes do centro das decises polticas. (idem, p. 90/91).

19

Havia ento um rano das elites nordestinas contra a pouca ateno recebida pela Unio, que no ajudou o Nordeste a reerguer-se da crise econmica que assolou a regio com a crise aucareira e do algodo. A crescente importncia do caf para o pas fez com que a maioria das atenes e investimentos se concentrasse l, alm, claro, da maior influncia que esta ltima possua sobre a Corte. Com a proximidade fsica entre as regies que estavam em ascenso e o ncleo poltico do pas, as reas mais desenvolvidas deixaro as demais reas com a sensao de que esto sendo ignoradas. A situao piora com a chegada da chamada grande seca, que ocorreu entre os anos de 1877 e 1879. Segundo Albuquerque Jnior, essa grande seca incomodou a elite, pois, pela primeira vez, no atingia apenas escravos, animais e a vegetao chegou a levar alguns proprietrios de terras falncia, morte ou migrao. (idem, p.92) Foi nesta ocasio que se tiraram as primeiras fotos dos flagelados da seca, que chegaram imprensa no Sul e Sudeste do pas, alm da publicao Os Retirantes, de Jos do Patrocnio, em 1879. Segundo o autor, tanto as fotos quanto os relatos do escritor eram passveis de causar choque e
[...] tornam a seca um tema central no discurso regionalista do Norte, que se esboa nesse momento. As elites deste espao descobrem a fora da arma que tm nas mos, como este fenmeno e o cortejo de misrias que acarretava tornavam este tema um argumento quase irresistvel na hora de se pedir recursos, em nome de socorrer as vtimas do flagelo, obras pblicas, em nome de empreg-los em trabalho regular ou cargos pblicos [...] O que se chamar mais tarde indstria das secas. (idem, p.92).

Segundo Albuquerque Jnior, a literatura produzida na poca colaborou para chamar ateno para o tema das secas. Alm do livro (pioneiro no tema) de Jos do Patrocnio, autores como Rodolfo Tefilo, Franklin Tvora, Domingos Olmpio e Antnio Sales, pertencentes chamada gerao 1870, utilizaram o sofrimento sertanejo como pano de fundo para seus enredos. Ali aparece o homem vitimado pelas secas, flagelando-se, degradado e recorrendo algumas vezes ao crime para vencer a fome e a sede. Um homem que se animaliza, abandonando
todos os valores e costumes trazidos pelo processo de civilizao e que caracterizam a condio humana, pessoas que so capazes, inclusive de

20

devorar seus prprios filhos [...]. Sertanejo que perde a noo de honra e todo o orgulho e dignidade que o caracterizavam [...] (idem, p. 93).

O autor nos conta que personagens como o cangaceiro, o flagelado e o retirante so peas centrais para entender como o nordestino incorporou esses personagens e passou a ser visto dessa forma por outros habitantes do pas. Segundo Durval Jnior, as elites do Norte, incomodadas com a discriminatria e desigual ateno que recebiam do Sul, viam nesse posicionamento um aumento do abismo entre ambas as regies, pondo em risco tambm a unidade do Brasil. A situao se agrava quando, em 1876, o Norte foi deixado de fora da pauta de discusses durante o Congresso Agrcola, realizado no Rio de Janeiro. Em contrapartida, os produtores agrcolas do Norte realizaram seu prprio Congresso, em Recife. A partir desse encontro, solicitou-se do imprio a criao de colnias agrcolas para atenuar os danos causados pela seca entre 1877-79. No entanto, aps a estiagem, verificou-se que grande parte dos recursos haviam sido desviados (idem, p. 94). Sendo assim, Alburqueque Jnior conclui que
[...] o discurso da seca e a indstria da seca j nascem associados a uma prtica que acompanhar por todo o sculo seguinte, a prtica da corrupo generalizada, que responsvel pela marca negativa com a qual so marcados os nordestinos, a de viverem custa dos recursos vindos dos cofres pblicos e da corrupo, como se este fosse um privilgio de uma determinada regio ou elite no pas. A elite paulistana, para a qual era canalizada tambm uma boa parte dos recursos pblicos, legalmente ou no, vai usar permanentemente esse argumento para se opor ao envio de recursos e realizao de obras nesta parte do pas. (idem, p. 95)

Enquanto a economia do Nordeste definhava, a cafeicultura permitia a modernizao e introduo de atividades industriais no Sul do pas, oficializando a regio como centro do desenvolvimento do capitalismo no pas. (idem, p.96) Enquanto isso, a regio Nordeste fica cada vez mais relegada a um local de pobreza e subdesenvolvimento no pas. No entanto, o autor nos conta que esse discurso era, inclusive, sustentado pelas elites locais, que se vitimizavam diante do resto do pas, vtimas do processo de desenvolvimento nacional, como se dele no tivessem participado e sido agentes. (idem, p.96).

21

Com a proclamao da Repblica, a regio Nordeste continuou a no ser uma prioridade nos investimentos do Governo, que beneficiava regies economicamente e politicamente mais fortes. A nova situao poltica culminou numa tomada de poder das oligarquias nos estados enquanto o domnio poltico do pas revezava-se entre Minas Gerais e So Paulo, apenas com as excees de Hermes da Fonseca, gacho, e Epitcio Pessoa, paraibano, na conhecida poltica caf-com-leite. Esse posicionamento poltico, que obviamente beneficiava as regies mais ricas e populosas do pas, fez aumentar o isolamento do Norte, que continuava a definhar, perdendo inclusive, sua prpria populao, que migrava para o trabalho nas lavouras de caf.
[...] medida que as atividades cafeeiras e depois as atividades industriais comeam a requerer mo de obra nacional, para realizar tarefas mais duras e desprestigiadas, que no interessavam aos imigrantes, fazendo com que estados como Bahia [...] veja sua populao se reduzir drasticamente entre os anos 20 e 30 do sculo passado. este afluxo de maioria negra, que constitui, durante a dcada de 20, sessenta por certo dos mirantes que chega a So Paulo e que vai encontrar uma provncia onde a populao se branqueava rapidamente com a imigrao europia, realizando o sonho de suas elites, que ir fazer com que estes migrantes sejam marcados pelo esteretipo do baiano. Isso o que motiva que, da em diante, todos os migrantes vindos do Norte e depois do Nordeste sejam chamados pejorativamente de baiano, que remete a uma populao negra, pobre, dedicada s atividades mais desvalorizadas do mercado de trabalho, como aquelas ligadas construo civil, ao comrcio informal, aos empregos domsticos e que cultivam hbitos e costumes vistos como pouco civilizados, rudes, em descompasso com a polidez e os cdigos que regem a modernidade. (idem, p.97/98)

Durval ressalta que a chegada de Epitcio Pessoa (1919 -1922) presidncia da repblica representa uma mudana de foco nos investimentos do Governo, ajudando tambm a construir o imaginrio do Nordeste. O ento presidente deu ateno especial questo das secas, transferindo uma significante quantia de dinheiro para a realizao de obras na regio. Contra essa ao estavam as elites ligadas produo cafeeira, que tambm dependiam de recursos federais para comprar o excedente do caf e, assim, valorizar o produto no exterior. Segundo o autor, durante esse perodo que o termo Nordeste aparece num documento redigido para a criao da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, Ifocs. O Nordeste nasce, portanto, associado ocorrncia do 22

fenmeno das secas (idem, p.99). Infelizmente, as obras financiadas pelo governo de Epitcio Pessoa novamente no chegaram a beneficiar a populao. Submetidas a uma CPI levada a cabo pelo presidente seguinte, Artur Bernardes, descobriu-se que, novamente, as obras haviam se tornado fonte de muita corrupo e desvio de verbas. Alm disso, a verba que chegou a realmente ser investida foi utilizada de forma indevida, o que culminou em obras megalomanacas de infra-estrutura. Para Albuquerque Jnior, assim que a imagem do Nordeste surgiu e foi tomando forma. O Nordeste j nasce pensado como um espao que est ficando para trs no processo de desenvolvimento do pas, uma rea que representaria o que chamavam de uma civilizao em vias de desaparecimento (idem, p.100) O autor tambm chama a ateno para a colaborao da intelectualidade do Nordeste que cria uma imagem singular da regio de onde vieram. Entre eles, podemos citar Giberto Freyre, que encabeou o Movimento Regionalista e Tradicionalista, que se articula em torno do Centro Regionalista do Nordeste [...] (idem, p.101). O autor aponta esse momento como crucial para definir a regio como um local de tradio, enquanto So Paulo, por exemplo, seria um local de modernidade. A poca, inclusive, era a mesma da criao da Semana de Arte Moderna, em 1922. O Movimento Regionalista pregava a rejeio desse mundo moderno, repulsa sociedade burguesa, urbana e industrial, que dava claros sinais de implantao no Recife. O Nordeste visto como um espao que deveria preservar o passado, um passado aristocrtico e glorioso. (JNIOR,2007, p.101) O autor tambm ressalta que a boa parte da produo cultural da regio tambm girou em torno de reminiscncias da sociedade imperial e escravocrata. De fato, no incomum para pessoas do Nordeste (e que so de classes mdia ou alta), ouvir de seus avs histrias dos antepassados, geralmente bares e baronesas, e, com um suspiro apertado, relembrar que um dia a famlia fora nobre. Lembremos que o Brasil foi o nico pas da Amrica Latina a ter um imprio e a famosa noo do sangue azul. Para o autor, essa exaltao dos tempos de Casa Grande & Senzala um dos principais motivos para que o Nordeste seja visto como um lugar atrasado, perdidos no passado. Com a vinda dos anos 40 e a intensificao do processo migratrio de nordestinos para as grandes metrpoles do Sul (idem, p.102), essa noo se tornar ainda mais forte. Pois esses migrantes viro das zonas rurais e no conhecem a vida nas cidades. So pobres, analfabetos, submetidos a uma dura rotina de trabalho e a muitas privaes, o que reforar esta imagem, construda pelas elites nordestinas, em seus 23

discursos polticos e culturais, de que seramos uma regio presa ao passado [...] (idem, p.102). A reduo dos horizontes de possibilidades recai at sobre as elites, descendentes do auge aucareiro e que assistiam as usinas de acar mais fortes aumentarem a concentrao de terra e serem as nicas a manter-se de p mesmo diante da crise na produo da regio. Para o autor, isso termina por gerar um complexo de inferioridade entre os habitantes da regio, que veem o fato de terem nascido no Nordeste algo negativo e que lhes proporciona menos oportunidades do que para os nascidos no Sul. Por o Brasil ser de maioria analfabeta, o nico capital restante de orgulho seria o intelectual, e foi assim que o Nordeste tentou fazer frente ao Sul - com seu movimento regionalista, indo de encontro com a modernidade de So Paulo. Esta folclorizao do Nordeste permeia artes como literatura, cinema, pintura e o teatro. O nordestino vai a So Paulo para comprar a ltima moda e, ao mesmo tempo, vive em uma terra pr-industrial. Ao esboar a regio como algo de um tradicionalismo idlico em que as fortunas no eram ainda ameaadas, a elite fugia do presente de pobreza e humilhaes.
Pela atuao discriminatria e a ambio desmedida de outras reas do pas. [...] Quando, na verdade, esta defesa de uma cultura trazia e traz embutida a defesa de uma dominao, de um espao de domnio que se via ameaado pela hegemonia de outras parcelas das classes dominantes no Brasil. (idem, p. 105).

neste quesito que o autor encontra a explicao para um regionalismo to forte no Nordeste em comparao a regies como So Paulo, por exemplo. Segundo Albuquerque Jnior, os paulistas falavam em nome da nao (idem, p.105) O autor aponta quatro temas centrais que at hoje geram esteretipos e preconceitos e que foram criados e propagados pelas prprias elites agrrias: a seca, o coronelismo, o cangao e o messianismo (idem, p.106). A partir do final dos anos 30, a partir de publicaes mostrando a vida do sertanejo, essa imagem da seca torna a voltarse forte. Em meio sofrimento, seca, fome e desamparo, surge esse homem forte, mestio, corajoso que at hoje impera na imagem nacional do nordestino e do Nordeste terra de deserto vasto, morte e sertanejos morrendo de fome, lutando pela sobrevivncia. Segundo o autor, esse discurso da seca (idem, p.107) passar a servir

24

como explicao para qualquer problema que venha a assolar a regio. A prpria migrao macia que comeou a ocorrer nos anos 30 foi atribuda s secas
[...] quando, na verdade, esta s vinha apenas a agravar as causas mais fundamentais deste processo migratrio que eram a concentrao da propriedade da terra na regio, as pssimas condies de trabalho oferecidas por uma economia em estgio ainda incipiente de capitalizao e as modalidades de relaes de trabalho a prevalecentes, que no privilegiavam o assalariamento, nem respeitavam as leis trabalhistas [...]. (idem, p.107)

Com o surgimento do cangao, o nordestino passa a tornar-se tambm um heri, apesar de o cangaceiro ser, na verdade, um criminoso. E, fora do Nordeste, a influncia do cangao na representao social do nordestino contribui para a construo de uma imagem negativa, atribuindo a este a imagem de violento, disposto a puxar sua peixeira e picar fumo em qualquer lugar. (idem, p.108). Albuquerque Jnior relata que os famosos forrs ou qualquer ajuntamento nordestino (idem, p.109) eram proibidos ou reprimidos para que no houvesse crimes ou mortes. Embora o banditismo rural no tenha sido uma exclusividade do Nordeste, muito menos o uso da violncia privada (idem, p.109) Alm do jaguno, o cangaceiro, ainda predomina sobre o nordeste a imagem do coronel o manda-chuva que no conhece limites. Apesar de o autor nos lembrar que essa figura surgiu por meio das prticas policiais levadas a cabo pelos coronis da Repblica, essa figura foi folcloricamente dedicada ao Nordeste. A partir dos anos 30 e o desenvolvimento da Repblica, esse tipo de prtica passa a ser proibida e este personagem passa a representar atraso e violncia, princpios que vo contra a democracia republicana. Obviamente, o personalismo e o nepotismo fazem partes das prticas polticas nacionais como um todo. E apesar de, desde os anos 70, o Nordeste ter a grande maioria de sua populao vivendo nas cidades, abrigando grandes metrpoles nacionais, essa regio continua a ser vista como rural. Albuquerque Jnior relaciona esse fato com a produo cultural ainda em voga no Nordeste que continuava a fazer referncias ao passado aucareiro, como se tanta coisa no tivesse mudado aps isso. E o autor tambm chama ateno para o fato de que no foram apenas as populaes analfabetas e flageladas que migraram para o Sul; boa parte da intelectualidade cultural da regio migrou para l, onde poderiam

25

encontrar melhores oportunidades, pois o Centro-Sul agrega muito mais oportunidades que o Nordeste neste sentido. (idem, p.111) Assim, o nordestino proveniente de classes populares tem apenas ao seu favor a imagem construda sobre o nordestino cabra-macho, cabra da peste, que realiza feitos de honra e coragem. Imagem que, segundo Albuquerque Jnior, aparece como uma resposta compensatria crescente impotncia econmica e poltica deste espao e que foi introjetada e assumida por boa parte da populao.
O migrante nordestino das camadas populares, quase sempre colocado em posio de inferioridade e subordinao no ambiente de trabalho e nas relaes sociais que estabelece nas grandes cidades, inclusive da prpria regio, lana mo, muitas vezes, deste mito do cabra-macho para responder a esta situao de subordinao ou mesmo afrontar uma situao de humilhao insuportvel, gerando muitos atos de violncia que iro marcar negativamente a figura do nordestino no Sul do pas, ou a figura do Sertanejo nas grandes regies do Nordeste. (idem, p.113)

Enquanto isso, a mulher nordestina ter a seu favor uma imagem masculinizada, de mulheres crdulas, feias e prontas para pegar no batente. Essa imagem ser construda em cima de alguns fatores, como a necessidade da mulher de assumir atividades relacionadas ao marido, uma vez que este tinha de migrar sazonalmente em busca de trabalho. Tambm na produo cultural nordestina, esta mulher masculinizada, sria e trabalhadeira tambm est presente, como a personagem da cano interpretada por Luiz Gonzaga, a famosa Paraba Masculina. Albuquerque Jnior tambm ressalta que
[...] muitos discursos que construram a figura do nordestino, nos anos 20, estavam marcados, ainda, por concepes eugenistas e social-darwinistas. Em muitos deles o atraso da regio, sua crise econmica e social, eram atribudas composio de sua populao, majoritariamente mestia. Muitos lamentavam que este espao no tivesse sofrido a injeo de sangue ariano e europeu, da forma como havia ocorrido em So Paulo, fator que teria sido decisivo para o desenvolvimento daquela terra. Ao mestio, notadamente mulato, era associada ideia de que seria preguioso, resistente ao trabalho regular, instvel do ponto de vista psicolgico, j que oscilaria entre as heranas raciais que encarnava. Estas abordagens continuam presentes em

26

alguns esteretipos que acompanham os nordestinos, ainda hoje, como aquela que, nos anos 80, chegou a preconizar a formao de uma suposta sub-raa na regio, uma raa de nanicos, fruto da subnutrio e dos efeitos da estiagem sobre a dieta das populaes, encarnada pela figura do homemgabiru. Este racismo, que leva o nordestino a ser uma das vtimas privilegiadas dos grupos neo-nazistas, tambm se faz presente no esteretipo do cabea-chata, que para alm de ser uma forma bem humorada de se referir, notadamente aos cearenses, carrega uma imagem estereotipada e pejorativa do prprio corpo nordestino: corpo supostamente disforme, corpo flagelado, corpo feio, que no consegue os padres de beleza predominantes, elaborados por muitas narrativas feitas na prpria regio. O nordestino, normalmente, visto como sendo de baixa estatura, de cabea grande, trazendo no corpo os estigmas de sua origem rural, marcas deixadas por suas duras atividades de trabalho, corpo pouco higinico e pouco eugnico [...]. (idem, p.115)

O autor tambm questiona a existncia de um tipo nordestino, que pode ser identificado em qualquer lugar do Brasil. Como se no Nordeste tambm no tivesse havido uma grande miscigenao entre diferentes raas. A raiz do problema de um preconceito contra esse esteretipo do nordestino que, como vimos, foi criada e alimentada tanto pelo Nordeste quanto pelo Sul, mais latente diante da competio por empregos nas grandes cidades. A vaga de trabalho disputada entre o migrante, o morador local e o imigrante. Essa classe operria, que comeou a formar-se nos anos 30, constituda por uma complexa malha de pessoas e gerou, segundo Albuquerque Jnior,
[...] conflitos que se expressaram tambm atravs da estereotipia dos grupos concorrentes, como o caso dos portugueses no Rio de Janeiro, dos japoneses em So Paulo e dos nordestinos nas duas cidades. Em So Paulo, o nordestino teve que enfrentar, inclusive, preconceitos de fundo racial, j que muitos imigrantes estrangeiros, assimilando o prprio discurso das elites paulistas, vo se considerar superiores por pretensamente serem brancos, enquanto os nordestinos seriam negros ou mestios. (idem, p.116)

Esses entraves tambm recaem sobre as classes mdias nordestinas, principalmente os intelectuais e artistas que vivem na regio Sul. Segundo o autor, existe uma viso que os considera como artistas menores ou menos intelectualizados por terem se lanado ao Centro-Sul do pas. Ele tambm ressalta que esses prprios

27

artistas e intelectuais assumem uma postura de vtimas, como se a desigualdade paralisasse seus projetos. Alm disso,
[...] para as camadas intelectualizadas, assim como para a maioria das camadas populares do Nordeste, vencer no Sul do pas no s um sonho, como a comprovao da superioridade da capacidade de trabalho ou capacidade intelectual ou artstica de quem vence dando ao Sudeste a qualidade de avaliador do trabalho realizado pelos colegas em outras localidades do pas. (idem, p.117)

E, alm desses entraves nada mais do que imaginrios, existe tambm um problema de outra ordem, quando a vtima de preconceito projeta essas noes de preconceito contra si prprio e seus iguais. Como os migrantes que rapidamente trocam seu ti por tchi, tentando apagar o seu sotaque na verdade, a nica forma de que algum possa perceber as origens de qualquer pessoa no Brasil, pois, em qualquer lugar do pas, encontramos sempre uma grande mistura e miscigenao. E a tambm se encontra a controvrsia se todos os migrantes forjassem, por meio de seu sotaque, no serem do Nordeste, ser que algum realmente poderia reconhecer de onde eles vm? Essa questo ficaria mais bvia se um ndio ou negro fingissem ser brancos- se isso fosse possvel apenas em seu exterior, seria como se, automaticamente, aos olhos do preconceituoso, o interior destes tambm mudasse totalmente. O que deixa ento evidente o tamanho da estupidez cometida ao se julgar algum se baseando em esteretipos cruis. No entanto, fora de um mero experimento, este diluir-se na multido (idem, p. 118) faz com que o nordestino introjete e reproduza o prprio preconceito contra aqueles que chegam da mesma regio de onde veio. (idem, p.118) de fato interessante perceber que, boa parte dos intelectuais e artistas que migraram para o Centro-Sul e alcanaram sucesso e prestgio parecem ter perdido seus sotaques por completo. Como os negros que parecem ir embranquecendo medida que sobem na escala social (idem, p.119). Podemos, apesar disso, excluir raras excees, como a cantora Karina Buhr, o apresentador da MTV, China, e o jornalista Xico S. E grande a surpresa quando um nordestino se descobre nordestino quando viaja para o Centro-Sul do pas, uma vez que nunca havia achado seu sotaque engraado ou se viu, de repente, um grande apreciador de buchada de bode, PT e forr. Tudo isso apenas pelo seu jeito de falar, que tambm ridiculamente caricaturizado como um 28

oxente bichinho, alm da hiperbolizao (influenciada principalmente pelas novelas cariocas da Rede Globo) que insistem em reproduzir um sotaque afetado e cheio de expresses que h muitos anos caiu em desuso ou apenas utilizado em uma determinada regio do Nordeste. Pois, apesar de, para o Centro-Sul, o Nordeste ser apenas uma grande Bahia ou Paraba, como se tanto fizesse ser de Fortaleza ou So Lus, existem diferenas marcantes entre os diferentes estados. To marcantes quanto as diferenas entre Rio de Janeiro e So Paulo, que tambm so vizinhos. No entanto, no deixa de ser marcante a insistncia da mdia, por exemplo, a fazer o mesmo tipo de cobertura h dcadas e dcadas sobre o Nordeste. As pautas que geralmente so noticiadas para o resto do pas recaem sempre em fome e seca. At mesmo o prprio cinema que utiliza o Nordeste como pano de fundo geralmente mostra cenas ridas e desertas, cheia de cactos e pessoas maltratadas pelas circunstncias da vida. O que queremos questionar que exista exclusivamente no Nordeste ou que exista l apenas isso e que estes personagens e estes eventos sejam suficientes para dizer o que foi a histria desse espao e como seriam seus habitantes (idem, p. 122/123). O autor ressalta que, desde a dcada de 70, o Nordeste possui uma paisagem bastante diversificada, para alm da praia, do sol e das secas.
O Nordeste continua tendo altas taxas de misria e excluso social, mas tem sido uma das regies que mais tem crescido economicamente nas ltimas dcadas. Por um lado, no podemos acreditar no discurso de vitimizao das elites nordestinas, o que In Elias de Castro no seu livro chamou de O Mito da Necessidade. Segundo esse mito, a regio passa por vtima de discriminao quando se trata da aplicao dos recursos federais; no entanto, aquela autora mostra que o Nordeste proporcionalmente recebeu, ao longo do sculo XX, muito mais do que foi capaz de produzir em termos de arrecadao. Por outro lado, tambm no se pode aceitar o discurso de que o Nordeste um espao parasitrio a viver a custa da poupana, dos recursos e dos investimentos de outros estados. Os recursos investidos na regio, atravs dos mecanismos de incentivo fiscais patrocinados pela SUDENE, no s modernizaram e beneficiaram este espao, como tambm contriburam para a acumulao e reproduo do capital de empresas de outras reas do pas, inclusive multinacionais. (idem, p.123)

O que interessante observar que o Nordeste continua situado no pas como um local que no avanou. No entanto, a paisagem da regio d mostras de que houve

29

crescimento, desenvolvimento, industrializao, globalizao. E no seria apenas o Nordeste a regio que tem o privilgio sobre o monoplio da misria e da excluso social (idem, p.124). Sabemos que se trata de um problema compartilhado por todo o pas. Em concluso, lembremos a entrevista de Tnia Bacelar Carta Capital, na qual ela constata que o preconceito contra o Nordestino no passa, na verdade, de um preconceito de classes.
[...] o preconceito contra o nordestino um preconceito contra os pobres, um preconceito de parte da elite. Como no havia investimentos no Nordeste e esta uma regio altamente povoada, os nordestinos, sem oportunidades de sobrevivncia na sua regio, migraram para outras regies do pas. Como os nveis educacionais do nordeste so mais baixos em comparao com o nvel nacional, quando eles chegam s outras regies, se inserem no mercado de trabalho de pouca qualificao. Ento, o preconceito de classes. (2010)9

Essa tambm a concluso a que chega Albuquerque Jnior:


[...] o preconceito quanto origem geogrfica em relao ao nordestino est associado no s forma como a regio e o seu habitante foram descritos, pensados, definidos pelas prprias elites nordestinas, desde o comeo do sculo XX, mas tambm est associado a outros preconceitos, como o preconceito de classe, aquele dirigido contra as pessoas mais pobres, que se ocupam com as atividades mais desqualificadas no mercado de trabalho, e o preconceito racial, j que a maior parte da populao da regio mestia ou negra. [...] preconceito dirigido aos menos letrados e analfabetos, j que boa parcela dos migrantes nordestinos dos anos 30, 40 e 50 possua baixa taxa de escolaridade. Temos que entender que o preconceito nasce das tenses sociais [...]. O preconceito uma maneira de desqualificar o oponente, de tentar venc-lo atravs do rebaixamento social, da estigmatizao. (JNIOR, 2007, p. 126)

Podemos ressaltar tambm que o preconceito de raa e de classe social tambm existe dentro do prprio Nordeste como em qualquer parte do pas apenas as denominaes que mudam. O que seria um baiano ou paraba no Sudeste, no Nordeste a piniqueira e o cafus apenas palavras diferentes para sujeitos similares. interessante dirigir o final deste captulo para a questo de que as referncias

http://www.cartacapital.com.br/politica/tania-bacelar-araujo-estamos-distribuindo-renda-com-uma-maoe-concentrando-com-a-outra/

30

de beleza ou classe da populao brasileira tm esto sempre voltadas para fora do pas na Europa ou Estados Unidos. Albuquerque Jnior enfatiza o fato de que o Nordeste sempre quente o ano todo no proporciona momentos em que seus habitantes podem se sentir chiques ao usar botas e casacos pesados, em referncia aos climas temperados do Norte do planeta -, tambm no recebeu uma grande quantidade de imigrantes europeus e, portanto, no foi branqueada. Como, infelizmente, desejavam as elites de todo o pas; inclusive do prprio Nordeste. Gostaramos de, a seguir, adentrar na questo do preconceito de classe e, por conseguinte, das diferentes culturas e vivncias arraigadas prpria questo.

31

4. Diferenas e Desigualdades
Lanado em 2010, em meio celeuma causada pelo caso de Mayara Petruso, o Movimento So Paulo para os Paulistas, integrado por jovens entre 18 e 25 anos, lanou uma campanha na internet que, at agora, conseguiu reunir 1.925 assinaturas. Segundo o Blog da Cidadania, do jornalista Eduardo Guimares,
[...] o texto comea com denncia de desrespeito derivado de hbitos nordestinos que estariam sendo impostos aos paulistas, de alta criminalidade entre os migrantes, de hospitais superlotados que seriam resultado da migrao nordestina para So Paulo. (GUIMARES, 2010)10

Entre as propostas para enfrentar o problema da migrao, a petio props:


a) Torne-se crime no Estado de So Paulo, a invaso e loteamento de terrenos ou prdios - pblicos ou privados. So Paulo no foi busc-los em sua origem. Portanto, no tem obrigao de sofrer suas prticas. b) Cobrana de gua, luz e IPTU nas favelas, sem taxas diferenciadas. Sem tolerncia a roubos de servios e ligaes irregulares, sendo tambm encarado como crimes. c) Suspenso de TODO e QUALQUER benefcio e gratuidades a migrantes. Seja pelo estado e todas as prefeituras. A SABER: medicamentos gratuitos, auxlio-aluguel, me-paulistana, bolsas por nmero de filhos, casas populares, leve-leite, uniforme, material, transporte escolar, cestas bsicas, bolsas diversas, auxlios-financeiros, e todos os demais no-mencionados. Trata-se apenas do estado parar de conceder o que NO tem obrigao de conceder. Como j dito, So Paulo deve cuidar dos SEUS pobres. d) O uso dos servios pblicos (hospitais, postos, escolas, creches, assistncia social, etc.) sejam limitados, conforme mencionado nos itens 88 e 33. e) Total proibio de camels e todo tipo de comrcio ilegal. Nas ruas, praas, caladas, barracas, etc. (que inclusive causa riscos a pedestres). Com apreenso e priso em caso de reincidncia. Ambulantes tm o total direito de fazer suas atividades. Em suas terras de origem f) Tolerncia zero com todo tipo de crimes forrs ilegais, fraudes, burlas de catraca, pixaes, desrespeitos. 11 (2010) g) No tolerar transgresso a leis contra rudo, desordens, veculos de som e

10 11

http://www.blogdacidadania.com.br/2010/11/movimento-sao-paulo-para-todos/ http://www.petitiononline.com/estadosp/petition.html

32

Mas o que teria motivado um grupo de jovens brasileiros a vir a pblico fazer queixas sobre a questo da migrao no estado de So Paulo? De acordo com seus criadores, o que culminou com a criao movimento So Paulo para os Paulistas foi a proposta, na Assembleia Legislativa, de implementar uma disciplina que aplicaria os costumes e a cultura nordestina nas escolas pblicas. Aqui no o Nordeste. Ele deve fazer isso no Nordeste
12

, disse o porta-voz do Movimento, Willian Navarro, de 22

anos, em entrevista a Terra Magazine sobre o poltico (que no foi citado na entrevista) que realizou a proposta. Outros argumentos levantados pelo grupo so de que o Sul e Sudeste sustentam o Norte e o Nordeste, e de que essas regies mais pobres esto mamando nas tetas das mais ricas. A cidade de So Paulo sofre pelo excesso de populao, falta de infra-estrutura e segurana frota de carros cada vez maior, meios de transporte pblico superlotados, criminalidade avanando para dentro dos fortes apache das classes mdia e alta. Problema similar enfrentado por quase todas as outras capitais brasileiras no entanto, o drama sofrido por So Paulo mais aparente e profundo por se tratar da maior megalpole da Amrica Latina. E quem seriam os culpados pelo caos urbano? A prefeitura, o Governo Federal, as empresas, os migrantes? Tanto em So Paulo quanto em qualquer lugar do mundo, a populao pobre, seja ela migrante, nativa ou descendente de migrantes, que vive nas bordas, periferias das cidades, e so eles que sofrem os piores danos causados pelos problemas sociais enfrentados nas grandes urbes. So tambm eles que terminam por sofrer preconceito e estigmatizao, que geralmente os relega apenas violncia e falta de recursos (MORAIS, 2009). primeira vista, parece simples exigir o extermnio, afastamento dessa populao, aumento do policiamento e da punio dos bandidos (e a no esto includos os bandidos de colarinho branco, que prejudicam muito mais o pas) (MORAIS, 2009). Mas no se pode ser simplista a este ponto os problemas estruturais e sociais de So Paulo advm de outra ordem. Formas de erradicar o que, primeira vista, parece incomodar, uma tcnica mais do que antiga. H dois anos, esse grupo de jovens veio a pblico declarar que a migrao nordestina deve ser impedida, mesmo que o enorme contingente de pessoas proveniente dessa regio j esteja misturado de tal forma sociedade paulista assim
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CFcQFjAA&url=http %3A%2F%2Fterramagazine.terra.com.br%2Finterna%2F0%2C%2COI4605938-EI6594%2C00Em%2Bmanifesto%2Bna%2Bweb%2Bjovens%2Bpaulistas%2Bcriticam%2Bmigracao.html&ei=wmvbT 5C2KfGQ0QG9rrz2Cg&usg=AFQjCNE_fLnGecByOngLxETKSEgfjuo-Rw
12

33

como imigrantes provenientes da Itlia ou do Japo (que, segundo os manifestantes, fazem parte da real populao de So Paulo, aquela que construiu a cidade na poca da industrializao o que no se aplicaria aos nordestinos). No estamos sequer diante de um mero problema de multiculturalidade, que supe a tolerncia das diferenas em um clima de hipocrisia e apatia; os jovens esto colocando as malhas da estrutura social ao avesso e mostrando suas frgeis costuras: a suposta heterogeneidade de um pas tido como manso, alegre e pacfico. As diferenas sempre estiveram escancaradas em todo o pas mas elas passavam ignoradas; mesmo que isso significasse a maior das violncias, a indiferena s mazelas sociais do pas e das duras hierarquias veladas entre raas e regies. No entanto, nos dias de hoje, ver oprimidos sendo abertamente mais oprimidos no chega a ser algo sequer aceitvel em uma sociedade ocidental guiada pelo politicamente correto. Muito menos em uma sociedade democrtica, laica, globalizada, em pleno sculo XXI, quinta economia do mundo. Tanto o Movimento So Paulo para Paulistas quanto o caso dos usurios do Twitter mostram que os jovens esto assumindo suas intolerncias e se negando a seguir tolerando o prximo (que est ficando prximo demais), que no lhes reconhecido como semelhante ou como diferente, mas inferior. Em So Paulo, o surgimento desse incmodo com os nordestinos no realmente de ordem cultural, como os manifestantes insistem em afirmar - incmodo de classe social, que se enlaou a conflitos de cultura, modo de falar, de vestir, de festejar... Estamos em um momento em que se alardeiam publicamente a existncia de incompatibilidades entre sociedades dentro do mesmo pas, quando, na verdade, estamos falando da mesma discusso dos moradores de Higienpolis, que no querem gente diferenciada transitando pelo seu bairro. 4.1 Cultura e Sociedade Essa parcela dos jovens faz abertamente cair a mscara do to cultuado multiculturalismo brasileiro, e, principalmente, do brasileiro como homem gentil e que lida bem com as diferenas. A maioria dos brasileiros de classe mdia e alta lida bem com as diferenas enquanto elas estiverem bem delimitadas quando os pobres no assaltam suas casas e no dividem com eles o avio ou uma sala de cinema. E essas diferenas de classe foram muito bem mantidas desde o nascimento do pas. Mas isso est mudando lentamente tanto de forma positiva, como a melhoria de vida das classes mais pobres, como negativa, com o descontrole da violncia urbana no pas causado

34

pelo crescimento desordenado e desigual da cidade, que culminou no fortalecimento do crime e do trfico de drogas (MUNIZ SODR, 1994). De acordo com o relato de Willian Navarro para o Terra Magazine, quem constri So Paulo no so os pedreiros. So os empresrios, os investimentos aplicados por So Paulo, pelos paulistas (2010). E a se expe de forma bastante evidente: So Paulo, terra dos ricos, que financiam o crescimento da nao. Nordeste, terra dos pobres, que servem ao financiamento propiciado por paulistas. V-se ento o limite: segundo o entrevistado, 85% dos moradores de rua so migrantes. O problema de So Paulo ento a migrao. O que exigiria, assim, um simples cordo de isolamento ou at mesmo leis de migrao, similares s aplicadas em quase todos os pases do primeiro mundo com relao aos imigrantes. Dessa forma, os manifestantes acreditam que, se So Paulo estivesse livre dos migrantes e de sua baixa cultura, a grande maioria dos malefcios que supostamente trazem em suas bagagens seria definitivamente combatida. No haveria mais caos na cidade, So Paulo seria como uma grande Blgica. Mas interessante lembrar que So Paulo nasceu e desenvolveu-se em um ambiente de subdesenvolvimento, e tem problemas com sade, educao e transporte similares aos de boa parte das grandes cidades subdesenvolvidas do mundo. Seriam problemas dessa ordem unicamente causados indiscriminadamente pelos migrantes? O que se constata como real motivo por trs do Movimento para os Paulistas est na fala de Tnia Bacelar:
[...] o preconceito contra o nordestino um preconceito contra os pobres, um preconceito de parte da elite. Como no havia investimentos no nordeste e esta uma regio altamente povoada, os nordestinos, sem oportunidades de sobrevivncia na sua regio, migraram para outras regies do pas. Como os nveis educacionais do nordeste so mais baixos em comparao com o nvel nacional, quando eles chegam s outras regies, se inserem no mercado de trabalho de pouca qualificao. Ento, o preconceito de classes. (2010) 13

Alm disso, como boa parte da populao nordestina que migrou para So Paulo possui escolaridade mais baixa e consegue empregos como de porteiro, bab, pedreiro, costureira, faxineiro, entre outros, existe tambm o incmodo com o empoderamento
http://www.cartacapital.com.br/politica/tania-bacelar-araujo-estamos-distribuindo-renda-com-umamao-e-concentrando-com-a-outra/
13

35

dessa legio de gente desqualificada, que, ao conseguir mais poder aquisitivo, est tambm tendo mais liberdade para usufruir da cidade. J se prev que, em alguns anos, a classe E deixe de existir por completo no Brasil. Seria ento a erradicao da misria, ou ao menos a erradicao da misria absoluta, o que j um grande passo para o pas. Mesmo que seja uma ascenso debatvel e questionvel sob alguns aspectos, no se pode negar que pessoas economicamente desfavorecidas tiveram uma melhora em seu padro de vida e tm tomado uma fatia importante do mercado consumidor. Ento, vemos que classes menos favorecidas tm movimentado um universo cultural e econmico sua volta viagens, restaurantes, moda, shows, eventos... E, da mesma forma que se fizeram discusses absurdas sobre a orkutizao do Instagram e da entrada de gente diferenciada no bairro de Higienpolis - como se o acesso de classes mais desfavorecidas a ambientes (sejam eles virtuais ou fsicos) frequentados pelas classes mdia e alta significasse sua favelizao, sua perda de signos da alta cultura-, a maior mobilidade e acesso das classes menos favorecidas ao lazer e ao consumo significam uma invaso evitada e indesejada pelas classes A e B, que no desejam ter de conviver com essa parcela da populao de forma mais prxima e igualitria. Existe um repertrio cultural assimilado por essa parte da sociedade que constantemente remodulado diante das aspiraes de luxo, glamour e riqueza vindos da alta sociedade. Assim, a pessoa desfavorecida consome produtos ainda mantendo cdigos culturais de suas vivncias e aprendizados adquiridos em suas comunidades. De acordo com Canclini,
[...] a diferena entre os nveis culturais se estabelece pela composio de seus pblicos (burguesia/classes mdias/populares), pela natureza das obras produzidas (obras de arte/bens e mensagens de consumo de massas) e pelas ideologias poltico-estticas que os expressam (aristocratismo esteticista/ascetismo e pretenso/pragmatismo funcional. [...] Ento, a diferena se estabelece, mais do que nos bens de que cada classe se apropria, no modo de us-los. (CANCLINI, 2005, p. 78).

A presena dessa considerada baixa cultura tambm vista pelas classes A e B como algo exgeno, que no nasceu em So Paulo, e que no faz jus sua cultura superior. Como no seguinte texto formulado na petio:

36

Migrantes ocupam espaos que pertencem ao paulista. Arruaas em transportes pblicos. Burlas de catraca. Helipolis e Paraispolis. Migram, saciam a fome, depois permanecem em SP impondo seus costumes. Possuem inmeros filhos, diferentes hbitos, despejam lixo nas ruas, praticam assdios, ofendem pessoas por nada. Agridem com seus ritmos funk, forr, etc em carros, ruas. Ao rejeitar, o paulista taxado de preconceituoso. Nossas praas NO so locais de rodas de forr, feiras de trocas, desrespeitando locais histricos. A farta divulgao pblica de forrs em cartazes, carros, demonstram o desrespeito do migrante na terra alheia. Ao contrrio do que pensam, So Paulo NO filial ou colnia do Nordeste. (2010)

A encontramos claramente o desejo dos manifestantes de no ter sua regio vinculada a prticas consideradas menos valorosas nos locais por onde transitam. Como se fossem apenas os migrantes os seus autores, e como se eles tivessem trazido a barbrie de sua regio e esta j no estivesse presente em todo o pas. As prprias manifestaes culturais, como os forrs e as feiras de trocas, so permeadas pelas classes sociais. Os bens de que estas se apropriam e ressignificam fazem parte de suas prticas dentro do sistema cultural. Percebe-se dessa forma que
[...] os processos culturais no so apenas o resultado de uma relao de cultivo, de acordo com o sentido filolgico da palavra cultura, no derivam unicamente da relao com um territrio no qual nos apropriamos dos bens ou do sentido da vida neste lugar. Nesta poca, nosso bairro, nossa cidade, nossa nao so cenrios de identificao, de produo e reproduo cultural. A partir deles, no entanto, apropriamo-nos de outros repertrios disponveis no mundo, que nos chegam quando compramos produtos importados no supermercado, quando ligamos a televiso ou passamos de um pas pra outro como turistas ou migrantes. [...] Hoje, milhes de pessoas vo de um lado a outro frequentemente, vivem de forma mais ou menos duradoura em cidades diferentes em que nasceram e modificam seu estilo de vida ao mudar de contexto. Estas interaes tm efeitos conceituais sobre as noes de cultura e identidade. (CANCLINI, 2005, p.44/45).

Esse sbito sentimento de invaso com relao cultura nordestina mostra que cultura no apenas a prtica proveniente de tradies regionais. A cultura transformase e entrelaa-se aonde quer que v. As prticas culturais observadas em So Paulo no necessariamente so prticas idnticas s vistas no Nordeste. H ressignificaes e

37

repatriamentos provenientes tanto da regio de onde se migrou quanto da regio que recebe o migrante. Questiona-se ento se esse entrelaamento histrico entre as culturas de So Paulo e do Nordeste (desde a inveno do Brasil, poder-se-ia dizer) e que foi se estreitado entre os sculos XX e XXI, hoje alvo de tantas crticas por se tratar de um preconceito de outra ordem preconceito contra a prpria pobreza e a forma como ela ressignifica constantemente seus signos culturais e perpetua outros. Para Canclini, Quando os sujeitos selecionam, quando simulam o teatro das preferncias, a rigor esto representando papis que o sistema social lhes fixou (CANCLINI, 2005, p.195). Afinal, os mais simples atos de consumo refletem no apenas uma condio cultural de um pas, mas tambm social. [...] isso significa algo, participa, de modo distinto, das interaes sociais (idem, p. 45) Como podemos ver, no h como existir formalmente dualismos entre o que social e o que cultural.
Devemos considerar no s as definies mltiplas sobre o cultural dadas pelas cincias humanas e sociais, mas tambm as conceituaes feitas pelos governos, mercados e movimentos sociais. As maneiras pelas quais se esto organizando a produo, a circulao e os consumos dos bens culturais no so simples operaes polticas ou mercantis; instauram novos modos de entender o que cultural e quais so seus desempenhos sociais. (idem, p. 49).

O que desejamos mostrar e desenvolver que de fato existem diferenas culturais entre as regies brasileiras, mas que no so essas que, de fato, causam choques reais. O que se evidencia que a cultura e suas diferentes vertentes so divididas entre manifestaes que so consideradas mais ou menos valiosas; como noes de alta e baixa cultura, como se a palavra cultura em si j no exprimisse relaes de troca e influncia mtuas entre ambas, se que elas realmente podem ser diferenciadas. Esses so fatores que evidenciam [...] as dificuldades que persistem quando se quer articular diferenas, desigualdades, procedimentos de incluso-excluso e as formas atuais de explorao (idem, p. 53) No caso especfico de que estamos tratando, diferena ento uma construo que se encaixa nos entremeios da desigualdade social e que acaba, por conseguinte, tomando uma dimenso cultural. Seria ento uma iluso pensar que a desigualdade do nordestino advm de sua diferena cultural, como se esta trouxesse consigo uma inferioridade intrnseca por advir de sujeitos, em sua maioria, pobres.

38

E, invertendo as regras do jogo desigualdade x diferena, a lgica contrria tambm serve de alerta. Nordestinos que no foram atingidos pela desigualdade social e possuem bons nveis de escolaridade podem passar por situaes vexatrias em que so alvo de chacota ou at de agresso verbal por conta de seu sotaque ou expresses culturais de sua regio, que demonstram sua diferena. Diferena que se torna, ento, desigualdade. Fazendo uma analogia situao abordada por Canclini sobre os indgenas na Amrica-Latina, podemos concluir que os nordestinos obviamente no so diferentes
[...] por sua condio tnica, mas tambm porque a reestruturao neoliberal dos mercados agrava sua desigualdade e excluso. Sabemos em quantos casos sua discriminao tnica adota formas comuns a outras condies de vulnerabilidade: so desempregados, pobres, migrantes sem documentos, homeless, desconectados. Para milhes, o problema no manter campos sociais alternativos, mas ser includos, chegar a se conectarem, sem que isso atropele sua diferena nem os condene desigualdade. [...] Muitos representantes da Amrica Profunda esto interessados na modernizao. No s enfrentam algumas injustias para afirmar sua diferena; tambm querem apoiar-se de bens modernos e reutiliz-los a fim de corrigir a desigualdade. (idem, 66)

Como j sabemos, o confronto entre classes se tornou mais aparente quando houve um confronto poltico, nas eleies de 2010. O pas ento passou a ser dividido entre os que desejam as mudanas levadas a cabo pelo atual governo da dita esquerda e os que desejam a volta de governos da chamada direita.
Quem domina o capital acumulado, fundamentado no poder ou na autoridade de um campo, tende a adotar estratgias de conservao e ortodoxia, enquanto os mais desprovidos de capital, ou recm-chegados, preferem estratgias de subverso ou heresia. (idem, 76).

Com a vitria de Dilma nas ltimas eleies, a manobra poltica e miditica de pintar de azul e vermelho o pas trouxe resultados nefastos, como as manifestaes de preconceito em redes sociais e a petio virtual do Movimento para Paulistas, por exemplo. Percebe-se que, a todo momento, coloca-se a populao nordestina como

39

pessoas burras, que no deveriam ter direito a voto. Quem est na situao de dominao e privilgio deslegitima as opinies e vontades de grupos marginais. Brasileiros, agora fodam-se. Isso que d dar direito de voto a nordestinos (@MayaraPetruso)14 Vai cortar tua cana, nordestino... colocar comida na mesa para seus 15 filhos se alimentarem...viver de bolsa famlia fcil, n?(@Sophia of Dreams)15 Esses nordestinos pardos, bugres, ndios, acham que tm moral. Cambada de feios. No a toa que no gosto desse tipo de gente. (@Amanda Regis)16 S vim aqui para dizer quanto os nordestinos so a desgraa do Brasil. Pqp! Bando de GNT retardada que acham que sabem alguma coisa (@lucianfarah77)17 Alm disso, apontam essa ascenso como resultado do assistencialismo do governo, no como se classes menos favorecidas estivessem participando de uma conquista social, que est dando dignidade e trabalho aos brasileiros. vai curtir seus 365 dias de carnaval, nordestino ................ Escria Nacional. (@sophiaofdreams) Juro, no queria entrar na polmica, mas maior que eu.

#Orgulhodesernordestino e passar o dia fazendo nada enquanto sustentado pelo sul (@andrezzarz)18 Quem sustenta vocs somos ns, vai receber tua bolsa 171 e comprar tua cachaa... sancho pana (@sophiaofdreams) A ideologia do self-made person fica evidente nos relatos. Pessoas economicamente desprovidas so culpadas por seus destinos. A excluso apresenta-se mais como um destino (contra o qual preciso lutar) do que como o resultado de uma

14 15

http://www.twitter.com/ Data: 31/10/2010 Data: 09/12/2011 16 Data: 11/05/2011 17 Data: 11/05/2011 18 Data: 09/12/2011

40

assimetria social, de que algumas pessoas tirariam partido em juzo de outras (CHIAPELLO & BOLTANSKI apud Canclini, 2005, p. 94). Atribui-se assim s pessoas pobres uma personalidade de aproveitadores, preguiosos e responsveis pela situao em que se encontram. A incansvel afirmativa de que o governo foi reeleito por causa do Bolsa Famlia e que as pessoas j nem trabalham mais no Nordeste. Torna-se claro que a importncia de pensar em conjunto diferena e desigualdade acentua-se num tempo em que cada vez mais difcil defender as diferenas sem questionar as iniqidades (CANCLINI, p. 146). 4.2 Diferenas e Desigualdades O historiador Jos DAssuno Barros nos ajuda a evidenciar de forma mais contundente os cruzamentos entre Igualdade e Diferena. Segundo o autor,
[...] o contraste entre Igualdade e Desigualdade refere-se quase sempre no a um aspecto essencial, mas a uma circunstncia associada a uma forma de tratamento [...]. Tratam-se dois ou mais indivduos com igualdade ou desigualdade relativamente a algum aspecto ou direito, conforme sejam concedidos mais privilgios ou restries a um ou a outro (BARROS, 2006, p. 200 nfase do autor)

O autor coloca a diferena entre Igualdade e Desigualdade no campo das contradies, que no so essenciais, fazem parte de uma caminhada histrica. No se trata ento de contrrios como mulher e homem, amor e dio. Segundo ele, as diferenas so inerentes ao mundo humano (idem, p.200), esto atreladas s diferentes etnias, sexo, etc. Portanto, se pode sonhar que um dia essas diferenas sero tratadas socialmente com menos desigualdade. Por isso, as lutas sociais no se orientam em geral para abolir as diferenas, mas sim para abolir ou minimizar as desigualdades (idem, p.201). O diferente implica questes de natureza, enquanto a desigualdade, questes de circunstncias.
Falar de Desigualdade implica nos colocarmos em um ponto de vista, em certo patamar ou espao de reflexo (econmico, poltico, jurdico, social), mas ainda, implica arbitrar ou estabelecer critrios mais ou menos claros dentro de cada espao potencial de reflexo. (idem, p. 201).

41

A Desigualdade, portanto, faz parte de hierarquias sociais e polticas. Em uma esquematizao semitica, o quadrado semitico greimasiano, DAssuno Barros mostra que Igualdade e Diferena relacionam-se horizontalmente, em uma coordenada de contrrios, que se refere ao plano das essncias, mas que tambm se relaciona diagonalmente com a Desigualdade (em um eixo de contradies, que se refere ao plano das circunstncias) (idem, p.203). O autor ressalta que, enquanto a Desigualdade algo reversvel, a Diferena no. Por isso possvel um deslocamento no eixo da Desigualdade. Por exemplo, a desigualdade econmica reversvel. No entanto, no podemos aplicar a mesma frmula para as diferenas entre os sexos masculino e feminino. At mesmo no plano da sexualidade, existem apenas diferenas. Homossexual, heterossexual, bissexual ou transexual. Da mesma forma aplica-se posio geogrfica uma pessoa que nasceu no Nordeste diferente da pessoa que nasceu no Sudeste. No se pode ser mais ou menos nordestino, por exemplo. No entanto, o autor ressalta que isso no tem relao alguma com raa, pois diferenas raciais no so essenciais, mas frutos de construes sociais, uma vez que todos ns somos oriundos de um mesmo DNA e descendemos da mesma matriz. Ou seja, biologicamente, no existem raas. As inmeras tonalidades de pele nos atestam isso. No existe em absoluto um tipo unificado de Branco ou de Negro (idem, p. 205). DAssuno Barros ressalta que, a dicotomia entre negros e brancos surge quando os diferentes tons de pele so essencializados, o que algo sempre ambguo e ficcional. Desigualdades, segundo o autor, esto mais ligadas ao Estar e ao Ter dessa forma, pode-se ter mais riqueza, mais liberdade, mais direitos polticos, enquanto as Diferenas relacionam-se mais habitualmente ao Ser (ser negro, ser brasileiro, ser mulher). (idem, p. 206) No entanto, mesmo que os conceitos de Diferena garantam Igualdade pela Constituio Federal, o autor ressalta de que no assim que as coisas geralmente ocorrem. (...) a conexo entre Diferena e Desigualdade implica tambm Excluso ou Segregao (idem, p. 207). A discriminao social est intimamente ligada aos conceitos de Igualdade, Desigualdade e Diferena.
[...] a Discriminao ajuda a impor precisamente um jogo de dominao e estratificao social que afeta com maior ou menor violncia grupos menos favorecidos e que lida com uma complexa relao entre Igualdade,

42

Desigualdade e Diferena. A Discriminao equivale, naturalmente, a determinado modo de conduzir socialmente as Diferenas com vistas a tratlas desigualmente. [...] Os indivduos, a partir da, passaro a ser enquadrados na categoria socialmente gerada pelo sistema discriminatrio. (idem, p.207)

Isso implicaria que um grupo de indivduos seja tratado desigualmente pela sua diferena. A situao do negro, por exemplo, que foi historicamente e socialmente construda, um bom exemplo disso.
A partir de uma dicotomia discriminatria estabelecida, os indivduos so partilhados dentro dessas categorias, mesmo que para tal seja preciso desconsiderar as ambigidades resultantes de enquadramentos de alguns indivduos dentro dos padres estabelecidos para cada categoria (idem, p. 209).

Assim, dependendo da forma como os indivduos forem categorizados, eles sero tratados com igualdade dentro de sua categoria e com desigualdade fora dela. Com relao negritude, houve um deslocamento imaginrio na poca da escravatura em que os escravos - sujeitos que estavam numa posio desigual - eram vistos como se essa fosse uma condio de nascena. Ento no se estava escravo, erase escravo. Transforma-se, assim, a contradio em contrariedade. Transmutando uma circunstncia em uma essncia (idem, p.209). Tirando essa perspectiva do foco nico, como fizeram os abolicionistas, essa condio de desigualdade toma fluidez, pode ser modificada. A ideia tambm do sangue azul, da nobreza, trazida como outro exemplo, na qual a posio social de um sujeito em um sistema monrquico era essencializada, como se uma pessoa pudesse nascer nobre. E essa posio s pde ser levada abaixo em alguns pases quando essa noo de nobreza passou a ser vista como algo circunstancial. Destitudo da Diferena e declarada sua Desigualdade, o rei facilmente perde a cabea. (idem, p.209) . No sentido contrrio, no qual a Diferena tambm pode ser vista como Desigualdade para atender a determinados projetos sociais de dominao (idem, p.210), podemos tambm citar a criana, que antigamente era vista como um adulto

43

incipiente [...] portanto, no mbito de uma desigualdade a ser superada, e no uma diferena a ser considerada(idem, p.210). Dessa forma, as duas noes de Desigualdade e Diferena podem ser utilizadas para fazer operar a opresso e a discriminao. Quando so tomados caminhos inversos a essa lgica, novas possibilidades de atuao surgem para os sujeitos oprimidos. Faamos ento um paralelo ao que o autor afirmou em relao questo do negro com a questo do nordestino. Segundo o autor, ser negro
[...] hoje uma Diferena marcante nas sociedades modernas, mas essa Diferena tambm tem uma histria. [...] Essa histria foi obrigada a entrelaar-se com a ideia desigual de Escravido, para dar suporte a este cruel regime de dominao, que foi o Escravismo Colonial. (idem, p.211)

A noo de negro foi algo inventado pela Europa. Assim como a do prprio nordestino passou por esse processo de criao, como vimos anteriormente. Negro no se v na frica como negro, assim como nordestino no se v como tal no Nordeste. O Negro foi uma construo branca j que os povos africanos enxergavam a si mesmos como pertencentes a grupos tnicos bastante diferenciados (...) (idem, p.211). Assim como, no Nordeste, um baiano e um pernambucano se vem como pessoas provenientes de regies relativamente diferentes. Assim como as paisagens entre So Lus e Natal, sotaques e costumes diferem de forma bastante evidente. A prpria noo de frica e africano tambm foi uma construo europeia. O Norte, o Centro, o Sul, a banda oriental, o litoral atlntico, para apenas falar das macrorregies da frica, eram pressentidas pelos povos que as habitavam como regies geogrficas e culturais bem diferenciadas (idem, p.212). Alm disso, a escravido no nasceu com o negro era uma prtica sempre utilizada desde a antiguidade. A noo de escravo como o negro tambm foi uma construo dos brancos. A homogeneizao dos povos da frica num tipo africano construiu-se concomitantemente com a construo dessa populao como inferior, como se fosse exterior civilizao. [...] O negro no Brasil e no resto da Amrica passou a ser visto como realidade nica e monoltica, e com o tempo foi levado a enxergar a si mesmo tambm dessa maneira (idem, p.213). Assim, a desigualdade causada pelo processo escravista confundiu-se com inferioridade cultural, condio social e cor de pele. Da mesma forma que a

44

desigualdade existente no Nordeste confundiu-se com cultura, condio social e cor de pele. Esperamos assim ter exposto a forma como Diferena e Desigualdade esto altamente imbricados e podem confundir-se com facilidade no discurso dominante. O Nordeste, local de muitos contrastes geogrficos, sociais e de costumes hoje apresentado pelos manifestantes do Movimento So Paulo para os Paulistas e alguns usurios do Twitter como uma regio indiferenciada e pasteurizada, mergulhada num estigma de pobreza e comiserao. Essencializar e indiferenciar essas nuances criam uma Diferena intransponvel e exatamente em cima disso que o discurso da projeo e execrao do diferente se fortalece; em cima de consideraes que, em sua raiz, so arbitrrias. Assim, o Nordeste saiu de uma condio de Igualdade, para uma de Desigualdade e, por fim de Diferena. Outras desigualdades que foram essencializadas como Diferenas, de sotaque ou de raa, por exemplo, servem tambm para aplicar uma inferioridade, uma desigualdade com relao aos moradores do Sudeste o que, mais uma vez, mostra-se um argumento falacioso. Tambm observamos que o Nordeste saiu de uma situao de Diferena, na qual seus contrastes e contradies eram levados em considerao, para uma situao de pasteurizao e indiferenciao, que hoje combatida pelo discurso da Igualdade entre povos e regies. Resta-nos apenas perguntar por que so os jovens os atores sociais a causar levantes preconceituosos e pedir pelo fechamento das portas de So Paulo para os migrantes. Partiremos do pressuposto que no se trata apenas de um problema educacional, um ensino descontextualizado que receberam dos pais e professores. Sabemos que o preconceito de classe est longe de ter surgido hoje, mas por que a agressividade parte principalmente dos jovens de quem se esperava posicionamentos mais avanados com relao a questes de tolerncia e dogmas. Outra pergunta que surge como as redes sociais se tornam uma via de acesso fcil a atos de agresso uma vez que no se entende muito bem a tnue linha que divide o pblico do privado e a forma como esses jovens esto se comunicando. A petio online trata-se de um documento aberto e que possui mais de um milho de acessos. No entanto, a ferramenta mais utilizada pelos jovens para destilar sua raiva contra os nordestinos foram as redes sociais, como Twitter e o Orkut. Como o Orkut j caiu em desuso, faremos no captulo seguinte uma breve explicao sobre do que o Twitter se trata, como ele tem sido utilizado atualmente e como os jovens tm se apropriado dessa ferramenta de discusso pblica.

45

5. Redes Sociais na Internet


No livro Redes Sociais Digitais a Cognio Cognitiva do Twitter, as pesquisadoras Lcia Santaella e Renata Lemos definem as Redes Sociais da Internet (RSI), como
[...] plataformas-rebentos da Web 2.0, que inaugurou a era das redes colaborativas, tais como wikipdias, blogs, podcasts, o Youtube, o Second Life, o uso de tags (etiquetas) para compartilhamento e intercmbio de arquivos como no Del.icio.us e de fotos como no Flickr e as RSIs, entre elas o Orkut, My Space, Goowy, Hi5, Facebook e Twitter com sua agilidade para microbloging (SANTAELLA & LEMOS, 2010, p.7).

Esses tipos de redes trazem uma cultura de imediatismo e rapidez no qual a informao tornou-se uma mercadoria central sobre a qual a noo de encontro e lugar fsico parece ser cada vez mais fluida, como em uma [...] cultura do efmero, um patchwork de experincias e interesses em vez de uma tabela de direitos e obrigaes (idem, p. 17) Atores Dentro desses sistemas encontramos atores - usurios dessas redes. Segundo Raquel Recuero, autora do livro Redes Sociais na Internet, atores atuam de forma a moldar as estruturas sociais, atravs da interao e da constituio dos laos sociais (RECUERO, 2010, p.25). Ou seja, so parte essencial das mdias sociais, e, sem eles, elas esto fadadas ao fracasso e ao esquecimento. Em cada pgina ou perfil, o ator molda uma identidade virtual, um avatar, onde geralmente mostra apenas o que ele(a) deseja divulgar sobre sua vida ou agregar sua personalidade: h um processo permanente de construo e expresso de identidade por parte dos atores sociais no ciberespao (idem, p.26). Segundo a autora, o ambiente globalizado em que vivemos traz tona um imperativo de personalidade (idem, p.27) no qual h uma necessidade constante de exibio pessoal. Houve um cruzamento profundo entre o pblico e o privado, em que ambos frequentemente se confundem e, em certas situaes, seus conceitos parecem ambguos. preciso ser visto para existir no ciberespao. [...]

46

Talvez, mais do que ser visto, essa visibilidade seja um imperativo para a sociabilidade medida pelo computador (idem, p.27). Recuero nos traz os conceitos da estudiosa americana Judith Donath sobre a percepo do outro.
Ela mostra que, no ciberespao, pela ausncia de informaes que geralmente permeiam a comunicao face a face, as pessoas so julgadas e percebidas por suas palavras. Essas palavras, constitudas como expresses de algum, legitimadas pelos grupos sociais, constroem as percepes que os indivduos tm dos atores sociais. preciso, assim, colocar rostos, informaes que gerem individualidade e empatia, na formao geralmente annima do ciberespao (idem, p.27).

Sendo assim, a autora aponta que tais pginas e perfis servem como expresses de si mesmo, representaes performticas. Uma questo importante que essas representaes se baseiam na construo e na percepo de impresses deixadas tanto pelo ator quanto por outros atores. E a partir de representaes performticas e trocas de percepes que as relaes vo sendo tecidas entre os atores nas redes sociais. Atravs da comunicao entre os atores no ciberespao [...] que a identidade desses estabelecida e reconhecida pelos demais (idem, p.29), e a partir da que surgem os laos entre os atores. Este tipo de relao, mediada por computadores, traz questes importantes como a distncia entre os atores, facilitando o anonimato, por exemplo, uma vez que personalidade e forma fsica no esto juntas no ciberespao. A linguagem corporal, por exemplo, no est presente neste tipo de relao. Laos Nas redes sociais, h dois tipos de laos: os relacionais, que exigem a real interao entre atores; e os de associao, que exigem apenas o pertencimento a um grupo ou instituio na web. No Twitter, rede social que iremos explorar neste captulo, encontramos ambos os tipos de lao, apesar de os laos associativos serem mais comuns. No entanto, a autora ressalta que esses laos podem ser tambm multiplexos, uma vez que podem se dar ao mesmo tempo dentro e fora da internet. Um fator muito importante nas redes sociais o chamado capital social, conceito no qual um valor constitudo a partir das interaes entre os atores sociais 47

(idem, p.45) e que leva em considerao a reciprocidade e confiana encontradas nas relaes. [...] capital social intimamente associado ideia de virtude cvica, de moralidade e de seu fortalecimento atravs de relaes recprocas (idem, p.45) Baseando-se nos conceitos de Bourdieu, a autora aponta que o capital social constitui-se principalmente sobre dois componentes:
[...] o pertencimento a um determinado grupo; s relaes que o ator capaz de manter; e o conhecimento e reconhecimento mtuo dos participantes de um grupo. [...] O capital social em Bourdieu diretamente relacionado com os interesses individuais, no sentido de que provm de relaes sociais que do a determinado ator determinadas vantagens. Trata-se de um recurso fundamental para a conquista de interesses individuais. (idem, p.47)

A autora ressalta que as pessoas se unem nas redes sociais tanto em nome de relaes harmnicas como relaes de conflito. No entanto, ressaltado no texto que, apesar dos conflitos serem vistos como situaes que desgastam e partem laos, eles tambm podem ser vistos como ferramenta gregria, uma vez um grupo pode unir-se contra outro ou em nome de uma causa, etc. O conflito pode fortalecer as estruturas de um sistema, aumentando a unio atravs de uma polarizao, quando em conflito com outros sistemas (idem, p.85). 5.1 Tipos de rede Na internet, h dois tipos de redes sociais: redes emergentes e redes de filiao. A rede emergente caracteriza-se por ser permeada por relaes sociais que a reconstroem constantemente. So redes que exigem investimento dos atores com tempo para fazer comentrios recprocos. No entanto, essas redes, que parecem ter um raio de alcance mais limitado, so as que demonstram relaes mais fortes e ntimas entre os atores. Pginas como Orkut, Facebook, Fotolog e Weblogs so exemplos de redes emergentes, nas quais h interao mtua e mais forte entre os atores. Segundo a autora, h uma sensao de pertencimento, de sentir-se parte, nesses tipos de redes. J nas redes de filiao, alm de focar-se no social, tambm foca-se nos eventos.
As redes de filiao seriam, assim, constitudas de dois tipos de ns: os atores e os grupos. Esses ns se relacionariam por conexes de pertencimento. [...] uma estrutura que no parte de laos sociais entre seus

48

membros, mas que permite que as pessoas interajam e que eles sejam construdos (idem, p. 97)

Portanto, a relao de filiao que surge na rede no exige interao entre os atores; mas nem assim deixa de ser socialmente interessante. As listas de seguidores no Twitter ou no Facebook, por exemplo, no deixa de agregar valor rede social e geral capital social (idem, p.98). Assim, pode haver redes muito grandes constitudas basicamente por laos fracos como o Twitter, por exemplo, no qual personalidades famosas possuem milhes de seguidores. Como a Lady Gaga, que possui 23.676.537 seguidores obviamente, a grande maioria deles no so amigos dela. At mesmo uma pessoa comum pode estar no Twitter seguindo e sendo seguido por usurios que desconhece e com quem mantm poucas relaes. No h, neste tipo de rede, limitaes com relao a quantos atores um ator pode interagir. Por sua vez, nas redes emergentes [...] h uma limitao no nmero de atores com quem algum pode interagir, h uma maior riqueza na quantidade e na qualidade das conexes estabelecidas entre os atores (idem, p.97). 5.2 Diferentes Tipos de Capital Social Voltando questo do capital social, a autora ressalta que o surgimento das redes sociais, sejam elas de que tipos forem, trouxe consigo uma nova forma de capital social, que no poderia se alcanada off-line.
Essa quantidade de conexes, que dificilmente o ator ter na vida off-line influencia vrias coisas. Pode assim, torn-lo mais visvel na rede social, pode tornar as informaes mais acessveis a esse ator. Pode, inclusive, auxiliar a construir impresses de popularidade que transpassem ao espao off-line. (idem, p.107)

A autora ressalta a Visibilidade como algo que agrega valor a esse capital social. Quanto mais visvel um ator na rede, mais chances ele tem de obter suporte social quando necessrio. Existem, inclusive, ferramentas que prometem aumentar o nmero de seguidores de um determinado ator. As redes tambm podem estar conectadas entre si, como quando um ator utiliza-se de pginas no Facebook e no Twitter para divulgar seu Blog, por exemplo.

49

Outro valor encontrado na rede o da Reputao, no qual as informaes fornecidas e recebidas pelos atores so de grande importncia. Esse fator relaciona-se impresso que possuem sobre um determinado ator e que impresso esse ator tambm possui sobre outros usurios.
A reputao, assim, pode ser influenciada por nossas aes, mas no unicamente por elas, pois depende tambm das construes dos outros sobre essas aes. [...] a reputao mais facilmente construda atravs de um maior controle sobre as impresses deixadas pelos atores. Ou seja, as redes sociais na Internet so extremamente efetivas para a construo da reputao (idem, p.109).

Esse fator tambm influencia na escolha de com quem iremos nos conectar e quem se deseja atrair para o seu perfil. claro que todos os usurios buscam cuidar de suas reputaes, ao constru-la de forma a agregar valores que ele (a) considera importantes e que lhe agregue um certo tipo de percepo a partir do outro. A Popularidade tambm um fator importante nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um n mais centralizado na rede mais popular, porque h mais pessoas conectadas a ele e, por conseguinte, esse n poder ter uma capacidade de influncia mais forte que outros ns na mesma rede (idem, p.111). Segundo a autora, esses ns so os chamados conectores. No Twitter, por exemplo, a quantidade de seguidores que possui um ator vai ditar seu nvel de influncia e autoridade, valor que veremos em seguida. Alm disso, no s a quantidade de seguidores dita o nvel de popularidade de um ator, mas a quantidade de menes a ele que so feitas online, como os Retweets e Hashtags, por exemplo. A Autoridade tambm pode ser considerada outro valor, pois se refere ao poder de influncia de um ator nas redes sociais. Para Recuero,
[...] os blogueiros que buscam autoridade preocupam-se em construir uma reputao relacionada a um assunto especfico, mais do que apenas ser reconhecidos como algum que est interessado em alguma coisa. Aqueles que buscam autoridade so blogueiros geralmente muito comprometidos com seu blog [...]. (idem, p.113)

50

Geralmente, jornalistas, autores e escritores so personagens que conseguem agregar autoridade s suas pginas com facilidade, uma vez que estas so transpostas do mundo externo para o virtual. No Twitter, a capacidade de gerar conversas e de ter seus comentrios citados so caractersticas bsicas para um ator que possui Autoridade. Os perfis que possuem mais seguidores naturalmente conseguem chamar mais ateno para os tpicos que levantam e gerar conversaes entre outros atores com sua prpria rede de contatos. Assim, podemos perceber que [...] a construo de capital social no inteiramente emergente, mas tambm uma consequncia da apropriao social das ferramentas de comunicao na Internet. (idem, p.115) Dessa forma, so muitos os artefatos utilizados dentro da prpria rede social para construir o capital social almejado. Sobre a difuso de informaes na web e seu carter viral ou seja, a rapidez com que as notcias navegam e se espalham entre diferentes redes sociais e grupos de atores- a autora pontua que graas aos conectores (ou seja, atores de grande Autoridade e Popularidade) que se encarregam de suprir e espalhar informaes em um curto espao de tempo e para um grande nmero de atores interessados em l-los e coment-los. Nesse sistema, os laos fracos possuem grande importncia, pois, mesmo quando no se trava uma relao de dilogo e proximidade com um determinado ator, um usurio pode receber dele atualizaes de informaes e as repassar para seus contatos quando as acharem relevantes.
[...] h uma conexo entre aquilo que algum decide publicar na Internet e a viso de como seus amigos ou sua audincia na rede perceber tal informao. A partir dessa premissa, acreditamos que preciso discutir as informaes que so difundidas na rede a partir da percepo de capital social construdo pelos atores envolvidos. [...] Os atores so conscientes das impresses que desejam criar e dos valores e impresses que podem ser construdos nas redes sociais mediadas pelo computador. Por conta disso, possvel que as informaes que escolhem divulgar e publicar sejam diretamente influenciadas pela percepo de valor que podero gerar. (idem, p. 117).

51

Segundo Santaella e Lemos, as RSI so sistemas autorregidos e autoorganizados, nos quais se encontram inmeros subsistemas autnomos e fechados que continuaro a interagir em (SANTAELLA & LEMOS, 2010, p.22).
[...] um sistema complexo, composto por elementos discretos como so as RSIs, esses elementos discretos (cada um deles radicalmente complexo, pois se trata de seres humanos), graas s plataformas que lhes esto disponveis, processam interaes e realizam atos comunicativos em alta velocidade, intensidade e volume. [...] Condicionando o comportamento desses elementos discretos, essas propriedades emergentes iro gerar processos de autoformao de elementos discretos. (idem, p.23).

Assim, encontramos nesses sistemas o que poderia ser chamado de inteligncia emergente ou inteligncia do enxame, que tem como uma de suas caractersticas a imprevisibilidade.
A inteligncia do enxame uma das propriedades emergentes mais notveis que a comunicao em rede est gerando, numa multiplicidade de aspectos que crescem na medida em que novas plataformas so inventadas para esses processos de comunicao (idem, p.24).

Sua dinamicidade de formigueiro tambm um prato cheio para uma poca de mobilidade comunicacional, que surge como um aceno de um constante estar juntos. Como se essas conexes pudessem, de alguma forma, cobrir ou costurar o desamparo humano nesta constante presena, este always-on. (idem, p.26) Segundo Santaella e Lemos, redes no podem ser reduzidas prpria Rede ou a um nico ator; as RSI so, na verdade, uma srie de elementos inanimados e animados, conectados e agenciados (idem, p.32). Assim, os prprios atores no so entidades fixas, mas passam instabilidades, fluxos e tentativas. Diante disso, a prpria noo da palavra ator, to utilizada na sociologia, fica um pouco deslocada, uma vez que no d a noo exata do que este componente pode realmente exercer em meio multiplicidade das RSI. Sendo assim, a noo de actante veio a incrementar a noo de ator. Por meio da Teoria-Ator-Rede (TAR), desenvolvida principalmente por Michel Callon e Bruno Latour, o actante pode ser considerado qualquer coisa desde que lhe seja atribuda a funo de fonte de uma ao (idem,

52

p.35), o que no necessariamente implica uma ao humana. Sendo assim, atoresactantes correspondem a quaisquer espcies de figuras dotadas da habilidade de agir, incluindo pessoas e objetos materiais: inscries (quaisquer coisas escritas), artefatos tcnicos, entidades sob estudo, conceitos, organizaes, profisses, dinheiros, etc. (idem, p.38) As autoras nos do o exemplo de que uma pessoa e o sol em uma praia so actantes em uma rede:
O sol age sobre a nossa pele e as clulas da nossa pele traduzem essa luz produzindo um bronzeado. Ento esse bronzeado vai agir sobre outras pessoas que poder se sentir atradas. a ao que faz do actantate o que ele . Isso define uma rede, e no um conjunto de relaes ou padres de uma estrutura. (idem, p.39)

Ou seja, h diferentes aspectos que influenciam uma ao - o ambiente est interconectado. Passado e presente esto conectados, o ambiente em volta, e assim por diante. Essas influncias obviamente direcionam a maneira como agimos. As aes no se do no vcuo. [...] isso que o ator-rede realiza: atos ligados a todos os seus fatores influentes, criando uma rede. (idem, p.39). Assim, atores podem tambm no ser humanos. Isso mostra que no so apenas as aes humanas que determinam o funcionamento das redes, pois, sem os actantes circundantes, elas nem poderia ocorrer. (idem, p.40) Assim, mesmo sabendo que os usurios so parte essencial das RSI, h outras partes do sistema imbricadas e de importncia similar. A partir disso, surge o conceito de traduo, no qual um ator traduz a ao de outro ator. E, a partir dessas tradues, surgem mudanas na rede. Para Bruno Latour, tudo pode ser traduzido - e traduzir o que os atores fazem a todo o tempo. As autoras encontram em C. S. Pierce uma definio semitica na qual o terico apontava, muito antes de Latour, que: o significado de um signo s se d por meio da traduo deste em outro signo. Outro ponto interessante levantado por Latour e ressaltado pelas autoras de que redes so reais como a natureza, narradas como discurso, coletivas como a sociedade (idem, p.47). Dentro desse contexto, as RSI surgem como uma entidade que engloba uma enorme multiplicidade de atuaes, nas quais apenas as atuaes humanas so visveis. Porm, tecnolgico e humano so interdependentes:
Enquanto os tecnogramas so mais prescritivos, no sentido de que os recursos tcnicos e programticos criam uma lgica de funcionamento

53

possvel para as RSIs, o sociograma goza de mais liberdade, uma liberdade de entrar, sair, usar at o ponto pondervel ou impondervel que for de interesse do usurio. (idem, p.49)

Segundo Santaella e Lemos, as RSI so hbridas e misturam o espontneo com o fixo. Pois se trata de programas desenvolvidos no sistema top down (de cima para baixo). Sendo assim, quando as aplicaes tecnolgicas chegam s mentes e mos dos usurios, estes produzem desvios mais ou menos drsticos no planejamento esperado. O uso, portanto, flexibiliza o programa. (idem, p.50) O processo contrrio, chamado bottom-up (de baixo para cima) o responsvel por trazer mudanas que no estavam planejadas. So os usurios que criam novas formas de uso e aplicao da rede. Assim como no Twitter, os usos da rede tornam-se cada vez mais diversificados. E o prprio crescimento do Twitter, com novos atores, faz com que novos aplicativos surjam para atender a demandas que brotam do carter auto-organizativo e adaptativo das redes (idem, p.51). 5.3 Always on Uma das caractersticas principais das RSI que, depois de se tornarem acessveis por meio de telefones mveis ou outros pequenos aparelhos portteis, os usurios parecem estar sempre presentes, sempre online. Segundo as autoras, essa nova forma de comunicao afeta a maneira como os sujeitos sentem, pensam e agem por meio dessas novas tecnologias. Assim, as mdias mveis foram um grande salto entre as plataformas de discusso e troca de informao da Web 2.0 para a Web 3.0. Com a popularizao das RSI, a importncia que laos sociais online tomaram em nossas vidas so uma prova da importncia que tais redes possuem nos dias de hoje. 5.4 Twitter O Twitter nasceu em 2006 como um servio de microblogging que permite a troca de textos curtos, com at 140 caracteres. Trata-se de mensagens curtas, trocadas em tempo real. Em vez de amigos ou contatos, como se diz comumente na maioria das redes sociais, no Twitter tem-se seguidores e cabe ao usurio escolher quem deseja seguir. Geralmente, as pessoas seguem amigos e personalidades de maior influncia. Inicialmente a pergunta que a pgina do Twitter apresentava era: O que voc est fazendo?. Assim, a pgina nasceu com o intuito de que os atores trocassem

54

informaes sobre trivialidades do seu dia-a-dia. No entanto, por sua rapidez e dinamismo e pela prpria influncia dos usurios, a rede tornou-se uma fonte de notcias, troca de informaes, opinies e links que de longe ultrapassam trivialidades. Segundo pesquisa realizada pelo departamento de Presena Digital da Bullet19, em 2009, os usurios do Twitter so, em sua maioria (61%), homens entre 21 e 30 anos. No total de usurios, a maioria composta por jovens entre 21 e 25 anos, que compoem 41.77% dos usurios. Usurios at os quinze anos no chegam sequer aos 3%. 20,5% dos internautas brasileiros esto no Twitter. Segundo as pesquisadoras Santaella e Lemos, o nmero limitado de caracteres do Twitter surgiu baseado nas SMS, com a diferena de que o Twitter cria novas redes alm de ser, ele prprio, uma rede. (idem, p.17) De acordo com as autoras, a ferramenta nasceu como uma forma de oferecer interatividade mvel de forma eficiente. A inteno inicial no podia prever como um pequeno avano na interface tecnolgica iria trazer uma completa mudana de linguagem, mas foi isso que aconteceu. (idem, p.61) Apesar de apenas oferecer um espao de 140 caracteres para a troca de mensagens, existe tambm a possibilidade de troca de links e fotos; e, dentro do prprio sistema, existem diferentes formas de comunicao como RT, @, cc, #, entre outros. As autoras ressaltam que o grande salto da Web 2.0 para a 3.0 justamente essa profuso de mensagens que surgem quase que instantaneamente, a cada segundo. A Web 2.0 atuava em cima de frums e posts, que eram basicamente catalogados e que nem de longe se atualizavam com tamanha agilidade. J neste novo tipo de interao, [...] o passado importa pouco, o futuro chega rpido e o presente onipresente (idem, p.61). O que j foi twittado ou postado at minutos ou horas antes no to importante quanto o que est sendo twittado agora. Essa chamada colmia, sistema complexo de auto-organizao executado pelas redes deram a prpria face do Twitter. Esse uso colaborativo dinmico de certa forma acelerou os processos globais da mente coletiva (idem, p.66). Enquanto outros tipos de redes sociais, como Orkut, Facebook e Google +, por exemplo, prezam pelos contatos pessoais, o Twitter foca-se na qualidade e no tipo de contedo veiculado por um usurio especfico (idem, p.67). Assim, posicionam-se os seguidores. E o tipo de interao que se deseja ter fica a critrio do prprio usurio, pois ele pode apenas seguir perfis que lhe interessem, ou apenas conversar com seus amigos, fazer retweets, entrar

19

www.talkability.com.br/#/blog

55

em discusses ou aproximar-se de dolos. Segundo Santaella e Lemos, tornar-se um usurio de sucesso (ou seja, reunir muitos seguidores que esto interessados no que voc posta) est condicionado qualidade do contedo veiculado pelo usurio e requer estratgias especficas de interao social (idem, p.70). No entanto, preciso perceber que cada pgina do Twitter no vista apenas como mais um perfil um canal de informaes. Uma pessoa pode decidir seguir outra baseado no que ela posta, mesmo que no seja famosa ou tenha muito seguidores. Sendo assim, cada usurio um emissor de comunicao (idem, p.77) e deve refletir sobre o que e para quem est publicando determinadas informaes ou opinies. Santaella e Lemos fazem um paralelo sobre o surgimento dos blogs, que democratizaram a informao, e o Twitter, que continua a cumprir essa funo, porm de forma mais dinmica e diversa. A questo temporal um de suas caractersticas mais gritantes. Trata-se assim de um ambiente que mistura elementos autorais e pessoais, indicaes, links, etc. a elementos de edio em tempo real escolha de RTs medida que o fluxo informacional se movimenta em conversaes paralelas (idem, p.79) Hastags, por exemplo, so menes coletivas de uma mesma palavra twittada por vrias pessoas. Quando uma hashtag com um tpico bastante mencionada, ela entra na lista de trend topics, ou seja, tpicos que esto em alta no momento. Na poca do ataque de Mayara Petruso aos nordestinos, a hashtag #nordestisto virou tend topic no Twitter. A palavra provavelmente se deu por um erro de digitao da prpria Mayara e que acabou sendo usado pelos usurios que discutiam o assunto na rede. Esse tipo de comunicao implica a penetrao direta de uma comunidade especfica, que aprende coletivamente a partir das experincias individuais de cada membro (idem, p.83). Por ser uma rede profusa, rpida e diversa, os usurios precisam ter ateno redobrada quantidade de ideias diferentes sendo divulgadas ao mesmo tempo. Segundo Santaella e Lemos, isso exige uma outra habilidade cognitiva de ateno [...] para gerenciar a complexidade dos fluxos informacionais atuais satisfatoriamente (idem, p.84) Entre elas, as autoras citam participao, filtragem, presena e colaborao. Por estarmos hoje na era dos fluxos, as mquinas e cdigos deixam de importar tanto para dar lugar interao e aos laos coletivos. No se trata mais de humanomquina, mas de humano-rede. O computador passa a ser um mediador. Trata-se de um tipo de sociabilidade efmera, contudo intensa; informacional e tecnolgica, combinando trabalho e lazer; solta e genrica, e emerge em um contexto de individualizao (WITTEL apud SANTAELLA & LEMOS, 2010, p.91) 56

No Twitter, no necessria a existncia de um vnculo anterior ao uso da rede; as pessoas se comunicam e agregam independentemente disso: tendo como norte o fluxo coletivo, compartilhados abertamente. So essas penetraes que geram conversaes que, por sua vez, geram laos sociais (SANTAELLA & LEMOS, 2010, p.91). Dessa forma, ressaltado que critrios como amizade ou simpatia no se encaixam tanto nesta rede voc pode nunca ter tido contato com algum que segue e esta pessoa nem saber que voc existe; da mesma forma como algum totalmente desconhecido e com quem no se mantm contato algum pode ser seu seguidor. Assim como se pode deixar de seguir algum ou deixar de ser seguido quando as mensagens twittadas no so de interesse. Isso um dado importante, pois aponta que, na era das mdias sociais, a nfase no mais na informao que ns buscamos, mas sim na informao que recebemos atravs de nossas conexes sociais (idem, p.93). A hibridizao entre real e virtual nas redes sociais torna o Twitter um verdadeiro nicho de debates globais abertos (idem, p.104). Vrios assuntos e comentrios viram pautas miditicas e so monitorados por empresas que desejam saber do que as pessoas falam hoje em dia e o que os usurios esto falando de empresas, polticos, figuras miditicas, etc. Confuses e querelas entre artistas famosos e seus seguidores no Twitter tambm no so difceis de assistir; tambm comum casos de pessoas de grande Visibilidade ou Autoridade que twittam e, arrependidos, logo apagam suas postagens o que geralmente no o impedem de sofrer conseqncias ruins, uma vez que algumas pessoas j podem ter fotografado sua prpria tela com as informaes que foram posteriormente apagadas. Um caso interessante foi o do meio de campo Jadson, do So Paulo Futebol Clube, que retweetou comentrios de torcedores sobre sua performance no jogo anterior no entanto, os tweets incluam crticas ao tcnico do time, Leo. Arrependido, o meia alegou discordar do que estava escrito nas mensagens, pediu desculpas e apagou os comentrios. Outro caso foi o da apresentadora Xuxa, que sofreu uma saraivada de crticas e gozaes quando sua filha, Sasha, cometeu um deslize ortogrfico e escreveu uma palavra de forma incorreta. Assim,
[...] diversas relaes comearam a se evidenciar: [...] a existncia de padres velados de aceitao ou rejeio por parte dos membros de comunidades especficas baseados em certos tipos de escolha individual em relao ao perfil de usurio; a criao ou ruptura de laos e de conversaes coletivas baseadas no tipo de linguagem usado por um usurio etc. (idem, p.105)

57

As autoras apontam para a existncia de um frum global, que trata das questes mais urgentes ou em maior debate na atualidade, sendo o Twitter a rede que melhor permite a multiplicao de temticas e conexes. Dessa forma, o Twitter tornou-se uma plataforma de notcias, um apndice miditico (idem, p.115) juntamente com seu uso meramente recreativo ou pessoal. Dentro do prprio escopo de inteligncia coletiva, certamente podemos encontrar o que Santaella e Lemos chamam de Twittiquette, ou twittiqueta, no qual os prprios usurios consideram certas condutas aceitveis ou no.
O objetivo de adotar padres de conduta dentro do Twitter, com vistas em aumentar a popularidade e o reconhecimento de cada usurio, revela a importncia atribuda pelo usurio ao fato de ser ou no bem aceito e integrado dentro dessa rede social. Tambm aqui vemos uma caracterstica bsica do Twitter: a colaborao, muitas vezes relativa deciso compartilhada sobre se uma determinada conduta ou no educada e aceitvel (idem, p.114)

As autoras listam o que necessrio para que as comunidades virtuais possam ter continuidade e coeso. So eles: cdigos globais de conduta, novas formas de expresso cultural especficas a cada comunidade, seleo de lideranas comunitrias digitais, coeso interna ao redor de uma identidade coletiva. (idem, p.121) Por meio do surgimento dessas novas ferramentas de interao, observamos mudanas significativas na forma como as pessoas se relacionam. Distncias e ecos no fazem mais parte deste novo contexto, mas imediatismo, a interlocuo e a conexo. Essa uma revoluo significativa, que reposiciona a localizao individual de cada um na hierarquia digital de suas relaes sociais (idem, p.127). Segundo Renata Lemos, em publicao anterior:
Embora a compreenso da condio contempornea no seja unnime, podemos dizer com alguma coerncia que o que est em jogo so modificaes espao-temporais profundas, que alteram, remodelam e inovam a dinmica social (LEMOS apud SANTAELLA & LEMOS, 2010, 127)

58

Inteligncia humana e artificial esto inevitavelmente imbricadas, tornando-se quase impossvel delimit-las. a partir dessa nova inteligncia que novas formas de socializao e construo cultural espontaneamente se refazem.
a busca desse iderio comum e por um senso de cidadania global compartilhada que faz com que essas redes intelectuais se articulem no Twitter e fora dele. possvel perceber, a partir da evoluo dos fios topicais e das linhas de conversao entre usurios de dezenas de pases, que uma rede social global comea a produzir, colaborativamente, propostas sociais baseadas em valores compartilhados. (SANTAELLA & LEMOS, 2010, p.129)

Acerca da dimenso poltica de tais mudanas, Renata Lemos pontua:


A constituio dessa esfera pblica mundial conversacional tem implicaes polticas profundas. [...] uma reconfigurao social, cultural e poltica do sistema infocomunicacional global. [...] Se houver alguma possibilidade de ampliao da esfera pblica, ela se dar na produo aberta e coletiva dos sentidos, na esfera da conversao planetria (LEMOS apud SANTAELLA & LEMOS, 2010, 129)

5.5 Outros Discursos Estamos, assim, diante de outra forma de subjetividade. Em um interessante estudo sobre o levante de preconceito ocorrido no Twitter na poca das eleies, as pesquisadoras Vivian Lemes Moreira e Luclia Maria Souza Romo, problematizam a juno do discurso com as RSI. Primeiramente, as pesquisadoras nos lembram que o sujeito, inserido em um contexto scio-histrico, faz da linguagem uma posio prpria no seu discurso.
Longe de ser homogneo, o sujeito dividido, clivado, esgarado por sentidos heterogneos, est sempre sendo atravessado por vrios dizeres em uma tensa e permanente relao com as palavras, com o outro e com os discursos j ditos antes. (MOREIRA & ROMO, 2011, p.80).

A memria, os j-ditos, e sentidos que j circularam em outros contextos histricos (idem, p.80), at mesmo o que j foi esquecido, fazem parte dos nossos

59

discursos atuais. A memria o suporte por onde se converge o sentido construdo socialmente em uma relao de poder. Sendo assim, entendemos que o conceito de memria corresponde s zonas do j-l que so recortadas pelos sujeitos no momento de constituio do discurso (FERRAREZI apud MOREIRA & ROMO, 2011, p.81) A forma como as pessoas se expressam e as palavras que utilizam para faz-lo colocam o sujeito em constante relao com a histria e a sociedade. [...] Linguagem e mundo se refletem no sentido da refrao, do efeito imaginrio de um sobre o outro. (ORLANDI apud MOREIRA & ROMO, 2011, p.81) As autoras afirmam que a escolha das palavras nos mostra que h tambm uma escolha de enunciado, de como emitir uma mensagem. Essa produo de evidncias determina o que pode e deve ser dito, a partir de uma posio numa dada conjuntura (MOREIRA & ROMO, 2011, p.81). H sempre a presena do imprevisvel nesse contexto no qual o sujeito sempre enuncia em cima do que j foi enunciado. O sujeito no possuidor das palavras, mas algum que tateia com palavras que j foram antes ditas. As pesquisadoras apontam que, com a chegada do Twitter, o cotidiano dos usurios passou a ser discursivizado, que se d dentro da estrutura da prpria rede, se fazendo de forma rpida e curta.
[...] temos um espao discursivo heterogneo, em que o sujeito-navegador marca, pela inscrio da histria na lngua, seu modo de dizer telegrfico, atribui-se a si mesmo uma formulao descritiva como atrativo ao outro na rede e reclama, o tempo todo, a resposta de navegadores que podem segui-lo para continuar a alimentar o torvelinho de sua palavra (idem, p.83)

Essa desterritorializao comunicacional do Twitter abre-se para inmeras interaes por meio de mensagens, links, vdeos, sites, fotos, sobre os quais so acrescentados pequenos fragmentos da voz dos usurios (idem, p.83). Dentro desse esquema cria-se a dependncia da interao entre os navegadores e a necessidade de atualizao de uma virtualidade na qual o discurso torna-se marca de passagem dos sujeitos pelos incontveis ns e furos que tecem a prpria rede. (idem, p.84). E foi dentro desse novo esquema virtual que os jovens, alguns mal sados da adolescncia, encontraram uma forma no apenas de se aproximarem de seus dolos e amigos, mas de cometerem verdadeiros crimes de intolerncia.

60

As autoras chamam ateno para os inmeros dizeres de morte e preconceito que foram discursivizados por sujeitos que esto ali, abertamente identificados - como se estivessem protegidos contra algum tipo de retroao ou implicaes jurdicas. Nordestino no gente, faa um favor a SP, mate um nordestino afogado (@Mayara Petruso)20 Faa um favor para o nosso pas: mate um nordestino! (@Mayara Petruso) Nordestinos, queridos, faam um favor para o pas, MORRAM! (@Mayara Petruso) Tais frases apontam para a desigualdade do outro, que no considerado um igual, mas um nordestino, um desigual, inferior, um no-gente. [...] o que marca um dizer que est circunstanciado a um dizer desenhado por uma posio-sujeito de SP (idem, p.89/90) fazendo assim com que a morte de um nordestino ou at o extermnio de toda uma regio seja algo aceitvel.
Nesses recortes, matar um outro ser humano no dito crime como regularizado pelo discurso dominante da lei, mas como um favor a ser feito em prol de um estado, de um pas ou do capricho de um grupo de sujeitos navegadores, o que marcamos como um funcionamento discursivo cnico (idem, p.90).

Descontextualiza-se o contexto histrico, cultural e econmico tanto do Nordeste quanto de So Paulo e traz-se tona apenas os sujeitos, que devem sumariamente ser eliminados. O #nordeste um lugar onde ns, pessoas brancas de classe mdia alta, vamos fazer turismo sexual comendo umas baianinhas vagabundas. #FATO (@psicl0n) As autoras apontam neste ltimo tweet para a existncia de um eu e o outro, as baianinhas vagabundas. Ou seja, ns, do Sudeste, superiores, podemos humilhar o

20

http://twitter.com Data: 31/10/2010

61

outro, as baianinhas. E o temo vagabunda que atrela [...] esse trao a uma condio de nascena e de pertencimento a uma regio do pas, no caso, a Bahia (idem, p.92). s Hitler acaba com a raa dos petistas.. construindo cmara de gs no nordeste matando geral... (@medeiros_raah)21 Moreira e Romo chamam ateno para a imagem de Hitler, que foi evocada pelas aes de extermnio coletivo. Aqui os sentidos escorregam de outro lugar em que j foram ditos, falados e socialmente inscritos, movem-se para produzir rearranjos de outros fios de dizer, no caso, colocando os nordestinos nesse lugar imaginrio (idem, p.93) lugar imaginrio onde antes haviam estado os judeus. Alm disso, faz-se a conexo entre PT e Nordeste, como se todos os nordestinos fossem petistas e vice-versa.
O sujeito toma palavras alheias como suas e, pelo efeito da ideologia, no se lembra de que todo dizer esburacado e pode vir a ser diferente. Ao enunciar cmara de gs, inscreve o efeito de extermnio e atualiza uma cena europeia de terror vigente a partir dos anos 30 do sculo passado para o contexto brasileiro atual especialmente o nordestino; a ordem agora diz respeito ao matando geral, que instala discursivamente um imperativo de convocao fazendo girar os sentidos j falados de/sobre nordestino nos recortes anteriores. Observamos assim que o Twitter funciona de maneira a fazer replicar, continuar a dizer, acrescentar algo ao post j colocado em rede (idem, p.93)

Assim, as autoras concluem que os dizerem ignoram por completo o outro como sujeito histrico e de direito, silenciando sua importncia e a relevncia que certamente possuem para o pas. O que est em jogo nessa nova inteligncia coletiva, altamente permeada pela palavra e pelo discurso, o que o sujeito histrico e poltico tem sido esquecido.
[...] estamos falando de um sujeito determinado por um processo histrico. O que , comumente, apagado quando se trata de novas tecnologias digitais e sua organizao em rede. [...] H uma estreita ligao entre o poltico (o governo), o conhecimento (a cincia) e a tecnologia (lugar de administrao
21

Data: 31/10/2010

62

tanto do poltico quanto do conhecimento). [...] Tem-se a impresso que o sujeito controla, domina e determina os caminhos da sociedade e da histria, atravs de comandos de computador e conexes de rede. O que temos na realidade um processo histrico mais amplo, que no se inicia com a popularizao da Internet [...] (DIAS & COUTO, 211, p. 632)

Diante desse profundo envolvimento entre discurso e tecnologias, veremos que estamos lidando com novas produes de sentido, mas continuamos sendo sujeitos histricos, fora ou dentro das RSI. Trata-se de uma crise do prprio sujeito dentro ou fora das RSI ou de uma nova configurao, na qual alguns usurios, geralmente os mais jovens, se esquecem de que usam uma arena pblica virtual para publicar informaes e pelas quais esto sujeitos punio? Um fato importante pde ser levantado na matria publicada pelo jornal britnico The Guardian acerca sobre o julgamento do jovem Dharun Rhavi, que filmou e publicou ao vivo em seu perfil no Twitter imagens de seu colega de quarto Tyler Clementi, de 18 anos, tendo relaes sexuais com outro homem. Tyler cometeu o suicdio pouco tempo depois do ocorrido e Dharun respondeu por 15 crimes cometidos com seu ato. Ao comentar o caso, a jornalista Elizabeth Day disse que o que mais lhe chamou ateno foi a falta de empatia de Dharun, pois o jovem no acreditava estar causando prejuzos a ningum com o que havia feito. Eles esto simplesmente trocando sarcasmos, tentando criar uma persona online que popular e animado e se define em oposio ao que ele considera assustador ou estranho (DAY, 2012 traduo nossa). Segundo a autora, essa mentalidade de coletividade algo comum entre os jovens, mas o peso do que se diz na internet no algo aparente para eles.
No calor do momento, esses adolescentes parecem ter se esquecido que seus comentrios no so privados, mas disponveis para amplo consumo. Isso tem implicaes profundamente preocupantes sobre como as futuras geraes esto aprendendo a se comunicar. (DAY, 2012 traduo nossa)

A jornalista questiona se Dharun teria tido coragem de fazer algo assim em um espao pblico, o que exigiria mais de sua coragem e capacidade discursiva. Para a jornalista, a rapidez quase reflexiva dos contatos nas redes e a necessidade de encurtar as frases a 140 caracteres dificultam uma reflexo mais profunda, pois detalhes ou

63

maiores explicaes so desnecessrios. A jornalista tambm aponta para a natureza distante das telas de computador, que tambm dificultam um contato mais prximo e o aprofundamento da noo de empatia. Em um mundo virtual de interaes sem face, impacto to importante quanto objetivo (idem traduo nossa). Os fatores de Popularidade e Visibilidade facilmente ultrapassam a questo do que correto ou no ser publicado e, com o facilitador de que ainda no comum a punio de crimes na web, os jovens utilizam-se dessas personas como alter-egos inflados, que, como nos disse a jornalista, no se do conta do mal que podem causar tentando ser engraados, polmicos ou populares. O questionamento que fazemos por fim e que buscamos na psicanlise a resposta por que tais atos de intolerncia partiram de jovens e por que as palavras que utilizaram eram de uma agressividade tamanha sem que, no entanto, nos fugisse a percepo de que pareciam esvaziadas de sentido concreto, como se os jovens no soubessem realmente o que estava comunicando ou sentindo, como se estivessem participando de uma brincadeira sem importncia com o simples propsito de chocar e chamar ateno para si. Jogando palavras, sentimentos ao vento com os quais nem eles mesmos parecem ter a proximidade necessria para responsabilizar-se por elas, chamlas de suas. Tamanha violncia verbal como matar, afogar, burros, filhos da puta, entre tantos outros desadjetivos utilizados pelos jovens, advm do imediatismo da prpria configurao do Twitter combinada forma inconseqente como os jovens costumam agir. Mas h algo alm disso. Alm da proteo imaginria em que as telas de computadores parecem servir de escudo contra a punio de atos covardes, o usurio tambm pode ter a sensao de que no h necessidade de reflexo sobre o que est prestes a fazer. Tudo vai depender da persona que ele deseja construir na rede. O usurio pode sentir que est em uma arena livre, coletiva, sem autoridade ou inspeo est livre para gozar sem ser interditado. A quem, de fato, as agresses se dirigem? A eles mesmos, aos pais, sociedade, aos nordestinos, ou as palavras que esto enraizadas nos jovens se encontram, no entanto, desenderaadas na verdade, no tm como ir a lugar algum? A plataforma virtual uma janela que evidencia de forma estupenda o que se passa nos interstcios das relaes humanas. Vemos nas RSI um facilitador de atos de crueldade e intolerncia que tambm podem ser acompanhados fora do mundo virtual. Mas o que pesa nesta discusso seria a violncia gratuita e descontextualizada, o dio endereado aos

64

nordestinos, mas que, ao mesmo tempo, parecia esvaziado de sentido. Endereado a ningum. Com relao aos nordestinos e o preconceito surgido diante de um processo eleitoral certamente mal intencionado, a equao psicanaltica acerca das causas psquicas do preconceito parecem explicveis mas o que explica ento que jovens educados em uma sociedade da informao que j se despiu de diversos preconceitos criados por costumes e religies que ficaram no passado apresentem consideraes e atos to antiquados e brbaros acerca de outros seres humanos? Aps uma breve explicao das causas do preconceito, este o questionamento que desejamos explorar.

65

6. Razes da Intolerncia
No texto Perverso e Laos Sociais, a pesquisadora Marta Quaglia Cerruti nos lembra que a constituio da subjetividade se d entre os campos simblico e pulsional e que cabe ao simblico postular emblemas e valores da ordem social para que haja a subjetivao. A pulso uma fora que exige representao pelo aparelho psquico. So necessrias assim, representaes das excitaes corporais. Cerruti destaca o papel do Outro como principal catalisador dessa fora que permite a inscrio no campo do simblico. Para Freud, havia uma possvel harmonia entre as pulses e as representaes at o surgimento da pulso de morte, que se refere condio estrutural do desamparo do ser humano, pois h sempre um descompasso entre a exigncia da fora pulsional e a capacidade simblica (CERRUTI, 2002, p.1) A pulso de morte traz tona essa desarmonia, que no possui representao no campo psquico, entre campos pulsional e simblico. A autora considera ento a existncia de um conflito estrutural, no qual o sujeito est para sempre preso a um desamparo. No entanto, Cerruti alerta que no se trata de pensar o sujeito em conflito entre seus impulsos e a ordem moral vigente. Trata-se, sim, de um sujeito fragmentado em pulses e identificaes (idem, p.2). Assim, existe um estranho dentro do prprio homem, e a descoberta do inconsciente pode ser considerada o corolrio dessa descoberta do Outro em si (idem, p.6). Segundo a autora, a grande descoberta de Freud a de que o homem impelido por algo que lhe estranho (idem, p.6). Assim, dentro de si mesmo que o homem convive com uma inquietao a algo que lhe um mistrio ou enigma. O homem ento, no o seu prprio senhor admite-se a existncia de um lugar, no interior de cada um, povoado por imagens, paixes e contradies. [...] um sujeito sim, dotado da razo, mas cuja razo vacila em seu cerne (idem, p.7). Segundo Cerruti, o surgimento do sintoma ocorre quando
[...] o conjunto das representaes forma uma trama, e se em algum momento o afeto fica estrangulado, cria um impedimento nessa trama. Como conseqncia, a representao e seu afeto correspondente ficam separados, este afeto se desencontra de sua representao. Esse afeto ir buscar outra via de expresso, dando origem ao sintoma. Uma lembrana

66

correspondente a um afeto no abrangido satisfatoriamente no estabelece nexo aparente com a rede associativa da conscincia [...]: uma tentativa impossvel de resposta agresso imposta pelo trauma (idem, p.8)

Dessa forma, o sintoma guarda um nexo lgico desconhecido pela conscincia. Pode-se assim considerar o sintoma como um smbolo mnmico (idem, p.8), ou seja, referente memria. Experincias traumticas vividas no incio da vida do sujeito podem ser revividas em situaes posteriores, mesmo que no haja nenhum nexo entre ambas: [...] o sintoma a maneira atravs da qual o sujeito coloca em um ato um nexo simblico perdido (idem, p.8). O trauma causado pela sexualidade essencial, no qual a criana seduzida, investida de libido pelo adulto. Permanecendo incua e adormecida durante boa parte da infncia, essa sexualidade reaparecer na puberdade, sem que parea haver nexo algum entre experincias passadas e as ento vividas. A histeria est ligada a esses traos de seduo primevos na histria do sujeito, que so ressignificados.
A defesa patolgica desencadeada a partir de uma excitao de origem interna, que provoca desprazer. Quando o ego noticiado, tarde, pois essa irrupo que vem de dentro sempre o supera. A situao traumtica provocada a partir do sujeito, e o sintoma a expresso simblica de um conflito. O sintoma neurtico assume o carter de um compromisso entre duas foras antagnicas: a sexualidade e uma instncia recalcadora relativa moral consciente. (idem, p.9)

Dessa forma, sensaes que trazem desprazer e ameaa so mantidas a distncia. No recalcamento, a representao enfraquece e fica fora do alcance da conscincia. Segundo Cerruti, esse processo causa a dissociao entre afeto e representao. O afeto no recalcado, e pode ser deslocado para outra representao (idem, p.9). O prprio desprazer o gatilho do recalque, no qual uma representao com o ego recalcada, seu afeto correspondente se liga a outra representao disponvel na conscincia, formando o sintoma. O recalque conta com um conflito, uma contra-carga (idem, p.9). De acordo com a autora, a sexualidade que confere essa relao entre o universo corporal e o representacional, no qual o corpo biolgico d espao outra ordem corporal: a de um corpo representado. E essa transformao do corpo biolgico

67

para o ergeno vai depender da ao do Outro, para que o corpo torne-se sujeito. Cabe me satisfazer as necessidades do filho e nomear, decifrar seus apelos. [...] a me vai nomear o que esse corpo recebe, fundando experincias de prazer e desprazer (idem, p.10). a partir dessa ajuda do Outro, que o sujeito torna-se capaz de produzir signos e representaes. Segundo Freud, existem a dois processos: primrio e secundrio.
O processo primrio o princpio da no contradio, da inexistncia da negao, e nesse processo a relao da carga com a representao livre. O processo secundrio regido pelo princpio da realidade, o que implica um adiamento da satisfao, e nele a relao da carga com a representao ligada; consequentemente, neste processo que h apreenso de um significado. (idem, p.12)

Segundo a autora, o inconsciente regido pelo processo primrio, feito de representaes, e o acesso dessas representaes se d pelo rearranjo delas em outro sistema, o pr-consciente. No pr-consciente, impera o processo secundrio, e h acesso dessas representaes conscincia, mas estas no necessariamente esto na conscincia de pronto.
Entre os sistemas inconsciente e pr-consciente h a palavra, o que significa dizer que no pr-consciente h um rearranjo das representaes inconsciente na palavra. pela via do reconhecimento posto em palavras que o inconsciente aparece (idem, p.12)

O recalque, no entanto, traduz-se em perdas entre os dois sistemas. Isso implica que algo nunca ser recuperado, s inferido (idem, p.12). A palavra ento serve como ponte entre esses dois sistemas. Os seres humanos no possuem objetos pr-determinados que o permitam encontrar a satisfao; isso no est presente num instinto, mas atrelado sexualidade. a que entra em cena a pulso. O prazer oral, por exemplo, surge no beb como um desejo de reativar essa sensao. [...] a satisfao da necessidade causa um prazer que acaba por transcender o puro e simples apaziguamento de uma tenso orgnica: deste a mais que derivam as pulses sexuais. (idem, p.13). Dessa forma, a ordem biolgica subvertida e a ordem da representao fica em evidncia. Segundo a autora, a

68

sexualidade infantil anrquica, perversa e polimorfa, sendo auto-ertica no incio e organizando-se em zonas ergenas em busca de prazer, at organizar-se em torno dos genitais. Essa sexualidade perversa e polimorfa porque incestuosa, e o recalque vai incidir sobre o representante ideativo e o afeto correspondente aos pais. (idem, p.14) Para que ocorra a socializao da criana, o ego mobiliza energias contra o impulso sexual. Dessa forma, pulses de auto-conservao entram em ao. Assim, o primeiro dualismo pulsional que se acreditava existir foi formado entre a pulso sexual e a pulso do ego. A autora nos explica que, com o conceito de narcisismo, postula-se que o ego tambm investido libidinalmente, o que o tira da posio de instncia deslibinizada, responsvel apenas por recalcar os impulsos sexuais. Esse conceito estimula uma nova teoria pulsional.
Se antes a libido, fragmentada em um conjunto disperso de zonas ergenas, encontrava no objeto sua possibilidade de integrao a partir da assuno da fase genital de organizao libidinal o que vai se delineando que esta integrao se d a partir da estruturao do ego. Ou seja, uma vez investido como objeto de satisfao, o ego como instncia unificadora das pulses fragmentadas. (idem, p.14).

Segundo Freud, o ego uma instncia desenvolvida no sujeito, enquanto os instintos auto-erticos esto ali desde o comeo. Sendo assim, ele conclui que uma nova instncia deve ser adicionada ao psquica para que o narcisismo seja provocado. [...] o narcisismo se impe como conceito que vai se articular na histria libidinal do sujeito, situado entre auto-erotismo e a escolha objetal e permitindo a primeira unificao das pulses auto-erticas fragmentadas (idem, p.15) A autora explica que o narcisismo contribui para a construo do ego, uma vez que este passa a ser investido libidinalmente, como objeto de satisfao (idem, p.15). A estruturao do narcisismo implica na construo da imagem do sujeito, que se torna objeto privilegiado de investimento libidinal (idem, p.15). Esse ego se constitui a partir de uma imagem totalizante, que unifica o corpo fragmentado no movimento autoertico. No entanto, a partir do Outro que essa imagem de si mesmo pode ser constituda. A figura dos pais pea-chave para o que o narcisismo possa se instaurar no sujeito. utilizando-se de um modelo advindo de Outro que o sujeito consegue precipitar-se sobre si mesmo. 69

Assim, antes da escolha do objeto, antes do Complexo de dipo, instaura-se o narcisismo antes de escolher pai e me, o sujeito escolhe a si mesmo (idem, p.15). Este ego vem a partir do Outro, pois s o Outro capaz de produzir a satisfao no sujeito. Os pais libidinizam e constroem o ego, uma vez que seus filhos so fruto de seu prprio narcisismo; [...] o narcisismo implica a relao do sujeito com sua imagem, na qual fundamental a relao com o Outro (idem, p.15). Como o ego tambm investido de libido, a oposio entre a pulso sexual e a pulso do ego fica um tanto incoerente, pois no se trata de coisas opostas. O conflito entre ambas perde o sentido de conflito e como se, na verdade, elas estivessem jogando no mesmo time. O que marca o conflito no o desejo se opondo a sua proibio, mas sim o conflito entre o investimento do eu em oposio ao investimento do outro (idem, p.15). No h, dessa forma, uma energia neutra que se ope energia sexual. Esse problema terico superado quanto o conflito substitudo entre pulso de morte e pulso de vida. Temos, de um lado, pulses sexuais e de auto-conservao como pulses de vida e, do outro lado, as pulses de morte. A pulso de vida a que visa ligao e a introduo de novas tenses (idem, p.16) e a pulso de morte deseja o desligamento, a anulao das tenses (idem, p.16). Segundo Cerruti, os conceitos de pulso de Freud advm da clnica, onde ele observa a repetio de situaes traumticas e a compulso repetio. Freud ento descobre a existncia de uma energia livre no aparelho psquico e que no representada: [...] h na mente uma compulso repetio que parece no estar subordinada ao princpio do prazer (idem, p.16). Existe, assim, um resduo inexplicvel, no qual a repetio de algo que j se passou na histria do sujeito no relacionada busca do prazer e evitamento do desprazer. Isso corresponde constatao de Freud que [...] no percurso do sujeito, ocorre a repetio de situaes traumticas que marcaram este percurso [...] (idem, p.16). H assim um chamado excesso pulsional, que no simbolizado. No h um domnio completo do psiquismo sobre essa energia, o que traz tona o mecanismo de rememorao, sonhos repetitivos, em uma tentativa de domin-la. Essa compulso repetio pode ser dada como inerente pulso - o que, segundo Cerruti, releva seu lado mais arcaico e primitivo: uma tentativa constante de repetir um estado originrio para ligar e dominar aquilo que excede (idem, p.17) H dessa forma uma tendncia repetio, a restaurar um estado remoto do ser humano, no qual no havia conflitos ou tenses. A autora v nisso uma tendncia do 70

orgnico para tornar-se inorgnico, ou para voltar a esse estado. Esse estado zero, do incio e do fim, no qual entre eles encontra-se a prpria vida. Na pulso de morte, as tenses devem se extinguir, [...] o objetivo retornar ao inanimado, o objeto de toda a vida a morte. A pulso procura uma descarga que provoque o escoamento total de energia, atingindo assim a morte (idem, p.17). Assim, enquanto a pulso sexual direciona-se a um objeto, a pulso de morte algo disperso, irrepresentado.
A inscrio da pulso, atravs de seus representantes-representaes uma vez que o que pertence ao registro psquico so suas representaes e no a pulso em si na realidade psquica se d a partir de constituio da pulso como pulso sexual. O que demonstra claramente a afirmao de Freud, de que a pulso de morte a morte por excelncia. Em torno de uma pulso de morte so erigidos os fantasmas, os mitos, as religies, as iluses. H uma condio de desamparo estrutural no sujeito freudiano, desamparo frente a este fora invasora que a pulso. (idem, p.18)

Essa condio de falta, que no possui representao no nosso psiquismo, a desarmonia entre registros pulsionais e simblicos. Segundo a autora, o outro responsvel por ordenar as representaes do sujeito, permitindo sua inscrio na ordem simblica. 6.1 Complexo de dipo O Complexo de dipo essencial para que o sujeito seja inserido no contexto social; sua entrada no mundo simblico. Ao renunciar a me, o sujeito passa a ser desejante.
A constatao da diferena dos sexos, o significante da falta no Outro, a assuno da castrao, vo esboar esta passagem. O reconhecimento da alteridade supe a realidade da existncia do outro; a genitalidade se traduz, dessa maneira, na tolerncia da alteridade radical do outro. (idem, p.18)

A renncia feita pela criana, que recai sobre sua onipotncia narcsica, implica o reconhecimento da castrao e da incompletude humana. O sujeito renuncia ao seu todo-poder, aceita a ameaa sua integridade narcsica e entra num mundo incompleto.

71

A especificidade da angstia de castrao est estreitamente ligada fase flica e ao destino do pnis; este entendido como um suporte, que se encontra na realidade anatmica, para o falo. O falo portador de um valor simblico que marca o corpo por sua ausncia ou presena. (idem, p.18/19)

A figura do pai essencial nesse perodo; a criana se d conta de que no o falo da me e que a me tambm no o tem. A me tambm desejante, algo tambm lhe falta. Dando-se conta da existncia de um desejo que o antecede, ele no objeto que justifica o desejo de seus pais, mas sim um elo desta cadeia simblica (idem, p.19). Segundo Cerruti, a introduo do pai entre a me e a criana retira a me de um campo ilusrio entre o ser o falo e ter o falo e introduz o sujeito na ordem simblica, com suas interdies e regulaes. Esse processo tambm marca a passagem de um sistema que funciona sob os processos primrios para um funcionamento sob os processos secundrios. No narcisismo primrio, a criana cr-se interligada me e sente-se plena, completa e onipotente. A autora nos lembra que o narcisismo se d antes da escolha do objeto a me investe o beb de libido, esboa nele seu objeto de desejo. A me o que Lacan chama de Grande Outro, um Outro absoluto, tesouro de significantes(idem, p.20). Ao encarnar o beb como um falo, o beb posiciona-se como objeto de desejo da me. Neste tempo, o sujeito um eu ideal, e essa caracterstica faz parte do narcisismo primrio. A origem do eu ideal est, dessa forma, referida imagem corporal, uma vez que o sujeito est inserido no ideal de onipotncia narcsica. (idem, p.20) A fase do espelho, na qual o beb adquire uma imagem antecipada de seu prprio corpo, pondo fim ao despedaamento do momento auto-ertico: [...] sob a gide das pulses parciais, vencido dando lugar a uma imagem especular, que unifica seu corpo
[...] atravs de um processo de identificao ao Outro. A vivncia de um corpo despedaado encontra no Outro a unidade que lhe falta. no Outro e atravs do Outro que a criana ir se reconhecer, e esta imagem se constitui como esboo do ego. A unidade do ego, nesta perspectiva, sempre escapa ao sujeito, uma vez que lhe devolvida por esta imagem. Ao buscar a realidade de si o que o sujeito encontra a imagem do Outro, com a qual se identifica, e desta maneira se aliena na iluso da totalidade. Esse ego especular, portanto, estruturante do sujeito, porm falseador de sua identidade. (idem, p.20)

72

Cerruti enfatiza que a criana s pode se libertar dessa relao imaginria pela via do simblico, quando h reconhecimento da condio de falta. O discurso materno essencial para que a criana saia desse estado de onipotncia absoluta. Quando a me mostra que o filho no exatamente tudo o que ela precisa e deseja, a criana se d conta de que no o falo da me e que a me tambm no o , uma vez que tambm desejante. J a funo paterna introduz o ser humano na subjetividade, que origina a Lei e a interdio. Em Totem e Tabu, Freud nos mostra que o pai primevo, lder da horda e detentor de todas as mulheres, assassinado e devorado pelos filhos. Esse ato levou a um sentimento de culpa e desamparo, que deram origens aos totens, figuras que representam o poder ou a presena desse pai primevo. O remorso pela morte do pai faz com que os filhos se organizem em uma frtria, na qual prestam obedincia e se sacrificam por se comprometerem a no matar o pai e no cometer incesto. O surgimento dessa frtria marca o nascimento da civilizao e os laos sociais. [...] h uma renncia a uma relao pulsional ambivalente, o que equivale a dizer que o ideal substitui o objeto de ambivalncia (idem, p.21) a partir da que se insere o conceito do Nome-do-Pai, como instncia simblica do pai. [...] a metfora paterna se interpe entre o corpo da me e da criana, esta entendida como funo que sustenta o Outro, retirando desta o campo ilusrio ancorado na dialtica do ser e ter o falo. [...] O ideal do eu como possibilidade de historicizao (idem, p.21) A autora ressalta que o narcisismo atua em dois momentos: na origem do ego ideal e do ideal do ego. O ideal do ego consiste quando a criana comea a buscar o desejo do desejo do outro, como gostaria de ser visto por esse outro. No h mais o sujeito que se cria onipotente - a partir da se instaura a perspectiva de um vir-a-ser (idem, p.22), como algo a ser alcanado. A castrao serve como ponto de ruptura entre ego ideal e ideal do ego: quando o Outro se mostra castrado e aparecem as diferenas de sexos. Cerruti nos lembra tambm que possumos uma dvida simblica - seja pela renncia pulsional ou pela angstia da castrao ou a ferida narcsica criada pela nossa condio de desamparo diante do Outro. Essa dvida simblica que faz desejante o sujeito.

73

Ao longo do percurso biogrfico de cada sujeito, o que se assiste a eterna metaforizao desta assimetria. A diferena sexual o que ir se instituir como ponto de ancoragem, seja ela social, racial, ou religiosa. (idem, p.24)

O mal-estar vivido por todo ser humano, de que nos falou Freud, justamente devido ao processo civilizatrio e cultural. A vida em sociedade, que nos causa represses dolorosas e uma sensao de desamparo inexorvel. 6.2 Psicanlise do Preconceito Nos captulos anteriores, vimos que atos de preconceito so construes histricas e sociais, porm eles tambm fazem parte do psiquismo humano e coletivo. Os motivos para excluir, diminuir, violentar ou at mesmo exterminar outro ser humano sempre parecem arbitrrios e nunca houve comprovao cientfica real que justificasse o preconceito, a no ser conceitos criados em cima de argumentos, no mnimo, falaciosos, como vimos em relao aos ataques a nordestinos no Twitter. O psicanalista Rodolphe Loewenstein lembra-nos que se a psicanlise pode revelar fatos de importncia primordial, preciso que seja medida que se relacionem esses fatos com as condies sociais e histricas dos povos (LOEWENSTEIN, 1968, p.14). A sensao de estranheza em relao objetos externos existe dentro de cada ser humano; o que muda forma como cada um lida e como a sociedade e as famlias oferecem as ferramentas necessrias para que o sujeito lide com seus impulsos destrutivos. Em um pequeno texto intitulado O Estranho, Freud tece uma noo sobre o que consideramos estranho no mundo na verdade um objeto interno. Segundo ele, o estranho , na verdade, um velho conhecido. [...] o estranho aquela categoria do assustador que remete ao que conhecido, de velho, e h muito familiar. (Freud, 1919, p.3). Ele nos convida a entender como algo que nos interno e antigo pode ento tornarse algo estranho para ns. Em seu livro As Psiconeuroses de Defesa Freud j postula a ideia de um duplo no qual h uma fronteira interna que delimita um bom interior onde se conserva o que aceitvel e um mau exterior onde se rejeita, recalca, o que no o . (Charmoille, 2001, p.1) Segundo o psicanalista francs Jean Charmoille, Freud escolheu o prefixo un- da palavra un-heimlich como marca do recalque. Haveria ento o familiar heimlich que, recalcado, fica oculto. Segundo o autor, o recalque corresponde a um segredo.

74

O Unheimlich corresponde quilo que foi recalcado e pode permanecer em segredo. O problema que uma excitao externa pode reanimar esse oculto que constitui os complexos infantis recalcados: a apario num grande dia do unheimlich, at ento secreto, pe o ser falante, repentinamente, na situao de estar a descoberto dado que aquilo que lhe permitia at ento tanto ocultar quanto estar oculto foi-lhe, de alguma forma, arrancado. (Charmoille, 2001, p.1).

Em O Estranho, Freud examina a estria O Homem de Areia, na qual aparece a imagem malfica do pai, um desmancha-prazeres do amor, que coloca em causa o narcisismo. Em relao a complexos infantis recalcados, algumas impresses que parecem ter sido inicialmente superadas podem ressurgir diante de qualquer objeto que de alguma forma evoque essas impresses. Segundo Charmoille, o encontro original entre o Real e o Simblico inapreensvel pelo recalque secundrio.
[...] logo substitumos o Homem de Areia pelo pai temido, de cujas mos so esperadas a castrao. Arriscar-nos-emos, portanto, a referir o estranho efeito do Homem de Areia ansiedade pertencente ao complexo de castrao na infncia (FREUD, 1986, p.11)

Nas palavras de Freud:


Em primeiro lugar, se a teoria psicanaltica est certa ao sustentar que todo afeto pertencente a um impulso emocional, qualquer que seja a sua espcie, transforma-se, se reprimido, em ansiedade, ento, entre os exemplos de coisas assustadoras, deve haver uma categoria em que o elemento que amedronta pode mostrar-se ser algo reprimido que retorna. Essa categoria de coisas assustadoras construiria ento o estranho; e deve ser indiferente a questo de saber se o que estranho era, em si, originalmente assustador ou se trazia algum outro afeto. Em segundo lugar, se essa, na verdade, a natureza secreta do estranho, pode-se compreender por que o uso lingstico estendeu das Heimliche [homely (domstico, familiar)] para o seu oposto, das Unheimliche [...]; pois esse estranho no nada novo ou alheio, porm algo que familiar e h muito estabelecido na mente, e que somente se alienou desta atravs do processo da represso. Essa referncia ao fator da represso permite-nos, ademais, compreender a definio de Schelling [...] do estranho como algo que deveria ter permanecido oculto, mas veio luz. (FREUD, 1986, p.16)

75

6.3 O Estranho na Vida Real Em seu livro, Psicanlise do Anti-Semitismo, Rodolphe Loewenstein faz um paralelo entre as reaes de anti-semitas e psicticos, como se se tratasse de uma mistura entre neurose e uma pr-psicose. Certos doentes deste tipo desenvolvem, em relao a determinadas pessoas de seu meio, uma atitude de vigilncia desconfiada e de ateno obsessiva permanente, de desgosto e repulso (LOEWENSTEIN, 1968, p.19). O autor afirma que os chefes nazistas e anti-semitas em geral no estavam poca da II Guerra Mundial em um verdadeiro delrio coletivo, no sentido clnico da expresso. Ou seja, o preconceito ou a fobia ao prximo no se assemelha aracnofobia ou outros tipos de fobias patolgicas, por exemplo. E o autor nos introduz paranoia.
O paranico, conservando geralmente toda a sua completa lucidez de esprito em todos os domnios que no concernem ao seu delrio, inacessvel razo e evidncia dos fatos, quando se trata do problema de suas ideias delirantes. O mesmo acontece com relao aos anti-semitas. Trao caracterstico: eles so inacessveis apreciao, prova da realidade, evidncia dos fatos, quando estes no esto de acordo com seus conceitos, suas ideias pr-concebidas. As paixes, os motivos, os mecanismos inconscientes que esto em jogo no anti-semita, seu dio e seu medo, so todos demais poderosos para ceder ao raciocnio frio ou aos fatos da experincia (idem, p.20)

Loewenstein chama ateno para o fato de que os grupos mais vulnerveis socialmente so os que mais facilmente viram alvo de violncia.
Os judeus tm sido vtimas de sadismo e ambio poltica, e foram impunemente perseguidos, pilhados e assassinados. Tm-lhes acontecido de ser odiados por causa de sua vulnerabilidade. O homem muito atrado pela possibilidade de saciar seus instintos em vtimas indefesas. E quando a propaganda lhe d no apenas a ocasio mas tambm a justificao, a tentao invencvel. (idem, p.21).

Como vimos, o nordestino que vive no Sul-Sudeste, por sua situao econmica, um sujeito mais vulnervel a ataques e acusaes. Quando houve um momento poltico que procurou mexer com essa vulnerabilidade, ocorreu uma permisso pblica para que atos de preconceito se materializassem.

76

Dentro desse contexto, claro que h nveis diferentes de preconceito como aquelas pessoas que reproduzem clichs como nordestino vagabundo, cabeachata como os indivduos mais perigosos, que podem realmente chegar a cometer crimes. Ou seja, mesmo que se trate de um preconceito comum a uma parte da sociedade, no necessariamente isso leva os cidados a cometerem crimes contra os nordestinos; apenas em casos mais extremos. O autor ressalta a maneira como um indivduo lida com seus problemas afetivos, resultantes de conflitos entre os impulsos instintivos e o mundo exterior. Este domnio ser adquirido por meio de mecanismos psicolgicos que permitiro criana de se defender contra foras instintivas. (idem, p.26) O recalque o primeiro mecanismo, que no apenas impede a manifestao de atos indesejveis socialmente, mas tambm afastando inclusive lembranas e pensamentos que possam fazem essas foras virem tona. Se essas defesas no so bem sucedidas, os resultados podem ser nefastos. Na vida em sociedade,
[...] as exigncias do mundo externo propem ao indivduo problemas bem diferentes do que ele devia resolver na infncia. Mas precisamente a demora em solucionar velhos conflitos, a reativao de emoes passadas, sua persistncia, que provoca o aparecimento das neuroses (idem, p.26).

E a forma como essas emoes so reativadas variam de indivduo para indivduo. Loewenstein cita o Complexo de dipo como o gatilho principal para o aparecimento das neuroses. A ambivalncia surgida nessa poca, o amor e o dio surgidos, sero muito prximos, praticamente inseparveis. [...] geralmente os sentimentos de amor so acompanhados de reaes de dio, por uma mesma pessoa (idem, p.27). Estamos a diante da ambivalncia sentida pelo sujeito nos primrdios de sua existncia. a partir da infncia que esses dois componentes comearo a separarse progressivamente.
Desde ento, a criana tende a recalcar e tornar inconsciente toda veleidade de hostilidade em relao s pessoas amadas e a desviar toda a afeio das pessoas detestadas. [...] Este processo prossegue para alm da infncia e vai at a idade adulta. Entretanto, na evoluo normal da afetividade, a

77

intensidade da ambivalncia diminui consideravelmente com a idade. (idem, p.27)

Este estgio consiste no direcionamento ertico da criana com relao me e o cime e o dio contra o pai. O recalque precoce dessas tendncias negativas parece desaparecer para sempre da memria do sujeito. Todos os seres humanos devem passar por esse recalque original, pois, em qualquer sociedade, da mais primitiva que seja, h sempre uma punio extremamente severa contra o parricdio e o incesto. No entanto, o autor alerta que se esta interdio to absoluta e to generalizada, porque ela implica a possibilidade destes atos (idem, p.27). E no se trata de uma possibilidade imaginria:
[...] ela indica que as tendncias que a constituem no foram completamente destrudas pelo recalcamento. Na verdade, elas se tornaram inconscientes e aparentemente impotentes, mas exercem, indiretamente, uma ao sobre o psiquismo humano. (idem, p.27)

O medo do castigo e a afeio ao pai so os motivos que levam a criana a recalcar o amor ertico pela me. A interdio dos pais contra as tendncias edipianas na criana faz com que a criana interioze interditos sobre suas tendncias afetivas. Quando esses interditos se sedimentam dentro da criana, no h mais necessidade de interdio externa; pode-se dizer que o sujeito as interiorizou e elegeu os personagens familiares que representam a moral da sociedade humana. (idem, p.28) A criana formou, assim, um superego e a impresso que se fixara na infncia, durante a evoluo psicolgica do ser humano, se revela, entre outras cousas, quando as reaes do passado se encontram perpetradas ou so repetidas mais tarde. (idem, p.28) O autor cita a projeo como um mecanismo defensivo contra impulsos instintivos e que desempenha um papel fundamental nos problemas que nos preocupam (idem, p.30). Segundo Loewenstein, trata-se de um fenmeno freqente tanto no psiquismo normal quanto no patolgico, no qual se observa a paranoia ou algo semelhante.
Estes doentes imaginam, por exemplo, que algum os induziu a cometer crimes sexuais. Trata-se, de fato, de aes que estes doentes realmente

78

cometeram ou desejariam cometer, e eles esto convencidos de sua prpria inocncia. (idem, p.30)

Trata-se de uma projeo no outro de desejos recalcados e o autor nos d o exemplo do monge da Idade Mdia que via na mulher a encarnao do demnio quando, na verdade, ele tinha desejos inconscientes sobre ela.
Entre os numerosos doentes, pode-se observar, ao vivo, as satisfaes sdicas, conscientes ou inconscientes, a ideia dos judeus torturados ou massacrados. A estrutura desse gnero de satisfao complexa. Neurticos que sofrem, como acontece por vezes, de um sentimento intenso de culpa, e que esperam ou aspiram aos castigos, se defendem projetando a falta em algum sobre o analista judeu ou sobre todos os judeus. Eles gostariam de v-los torturados, punidos, a fim de no se sentirem mais culpados. Eles querem desempenhar o papel daquele que pune e no daquele que se castiga. [...] Eles precisam do judeu como bode expiatrio de seus desejos recalcados, sdicos e masoquistas ao mesmo tempo. (idem, p.31)

H um sentimento de culpa e, por conseguinte, uma defesa que o faz pensar que a culpa no dele(a). Loewenstein ressalta que nem todos os neurticos reagem da mesma maneira e com a mesma intensidade. H tambm pessoas que atribuem a outros seus prprios desejos e falhas, suas intenes inconfessveis. Desta maneira os homens de probidade duvidosa acusam, com facilidade a outrem de desonestidade. (idem, p.32) E esse tipo de atitude est propenso paranoia. Loewenstein cita outro tipo de caso, no qual o sujeito tende a separar agressividade e afeto. So pessoas que conseguem formular imagens de outras pessoas como sendo totalmente abominveis ou maravilhosas. Trata-se de uma ntida ambivalncia no qual se pensa por meio de esteretipo. Alguns, dentre eles, sentem alternadamente, em relao a uma dada pessoa, dio e adorao, por pouco que sua vaidade seja melindrada ou lisonjeira (idem, p.32) Entre as pessoas mais fanaticamente preconceituosas o autor acredita que pertenam a esses dois tipos de projeo descritos, quando no esto combinados. Porm, entre eles, encontram-se por vezes
descontentes, amargurados pelos seus fracassos pessoais ou profissionais. Estes infelizes, fracassados, esto inclinados a inculpar outrem pela

79

responsabilidade de seus dissabores, e tm repetidas vezes descoberto, como bode expiatrio, um ou todos os judeus, que venceram melhor que ele. (idem, p.32)

Loewenstein cita o mito judaico que surge a partir de uma tendncia psquica dos seres humanos para generalizaes, simplificaes e personificaes de foras da natureza ou povos.
O conjunto dos indivduos considerados como judeus tratado como se fosse apenas um s indivduo: o judeu, personagem mtico e demonaco. O pensamento mitolgico, pois se trata disso, fez nascer um ser nico constitudo s de vcios e despido de qualquer trao humano. De fato, se o conjunto dos judeus pode ser representado por um s e mesmo indivduo, natural atribuir a este personagem mtico todos os erros ou crimes que alguns indivduos cometeram, em um s conjunto: a mesma coisa que tornar responsvel um indivduo, na sua personalidade total, de atos repreensveis isolados, cometidos por ele. A tendncia em personificar foras da natureza ou das coletividades corresponde a um estado mtico do desenvolvimento do psiquismo [...], e ela responde igualmente a uma necessidade dos homens de projetar no mundo exterior as foras e os modos de sentir vagamente experimentados em si. (idem, p.39)

Dentro do que j mostramos acerca da imagem do nordestino e a forma como eles so considerados nos dizeres preconceituosos que analisamos, podemos certamente fazer um paralelo entre o que disse Loewenstein sobre esse judeu mtico e a figura do nordestino, condensada em um s esteretipo de um sujeito mal educado, sujo, de maus hbitos e violento. O autor volta ao desenvolvimento infantil mostrando-nos que, mesmo com a represso de impulsos violentos e egostas, esses impulsos nunca so totalmente suprimidos. A represso nunca to completa quanto o necessrio. Uma parte desses impulsos ainda subsiste e podemos encontr-los, por exemplo, no esprito de competio e na combatividade em situaes de conflito. E, como Freud j nos havia apontado em seu livro Psicologia das Massas e Anlise do Ego, os seres humanos so capazes de violncias maiores quando esto em grupos ou multides das quais no seriam capazes quando sozinhos.

80

Por conseguinte, estas tendncias podem-se manifestar com maior vigor e violncia contra os grupos ou indivduos que se encontram, por qualquer razo, fora ou excludos da massa. A natureza dos laos psicolgicos dos membros com seu chefe faz aumentar ainda mais a violncia potencial em relao aos que esto de fora. De fato, o chefe substitui mais ou menos completamente o superego daqueles que o idolatram. (idem, p.40)

A identificao desse grupo se d pelo compartilhamento de ideias, fiis a um projeto em comum.


O pertencer a uma nao uma dessas manifestaes, ainda que existam massas menos estveis, se bem que poderosas, que se formam sobre as outras bases, com interesses ou destinos comuns. A identificao resultando favorece a ecloso de aes hostis em relao aos que permanecem estrangeiros. (idem, p.41)

O autor cita o dio em comum como um motivo altamente aglomerador, no qual o dio se intensifica quando um grupo se une contra um inimigo em comum.
Alm da satisfao de se sentirem seres superiores, existe neles uma profunda necessidade de poder odiar em comum, portanto, sem remorsos. Enfim, para muitos dentre eles, o fato de fazer parte deste grupo substitui uma funo psicolgica importante: - a de substituir suas perturbaes psquicas individuais por uma doena mental social, muito mais fcil de suportar. (idem, p.41)

Como apontamos no captulo anterior, o Twitter feito basicamente dessa aglomerao que, apesar de mais casual (pois tem objetivos completamente diversos e, por vezes, inesperados) uma ferramenta que gira em torno da coletividade, da conectividade entre os atores. Os usurios autores das frases munidas de agressividade contra nordestinos estavam em meio a uma discusso, sendo replicados, apoiados ou rechaados. Mas havia entre os usurios, naquele momento, um sentimento de unio, que estava ainda mais forte e desinibido por ocorrer em uma RSI, o que de certa forma lhes garante o anonimato e a sensao de que nada ali pode ser levado to a srio. Alm disso, existem condies sociais que de certa forma facilitam que a agressividade irrompa, como misria e desgraas pblicas. O autor descobre a uma

81

analogia com as neuroses, em que uma pessoa normal distingue-se da neurtica por encontrar na vida solues para os seus problemas j as reaes de uma pessoa neurtica no so de acordo com a realidade.
A mesma coisa acontece durante os vagalhes do anti-semitismo: - os problemas sociais essenciais permanecem ignorados e os conflitos pessoais com alguns judeus so transferidos para uma entidade mtica, os judeus. O dio, neste caso, dissimula os problemas reais. O anti-semitismo deve sua violncia particular transferncia das foras agressivas engendrada nas massas pelos problemas sociais reais. Em geral, esta transferncia artificialmente provocada por manobras polticas, que tm por fim desviar a ateno pblica dos fatos exatos. (idem, p.42)

Observamos este mesmo movimento na manobra poltica que jogou com o preconceito e o conservadorismo de alguns grupos do Sudeste contra o Nordeste. Segundo o autor, frustraes conduzem a situaes de neurose, assim como condies sociais adversas, como guerra, desemprego, alta criminalidade, que podem destruir o equilbrio psquico do grupo. Segundo Loewenstein, o alemo projetou no judeu suas prprias fraquezas, um complexo de inferioridade devido prpria histria do pas, que teve de se adaptar por anos a diferentes pases, que
[...] lhes deixara como resduo um agudo senso de relatividade dos valores. [...] Os nacionalismos inquietos tendem a canalizar e fazer derivar os dios internos sobre um inimigo interno considerado como estrangeiro coletividade que se quer to unida quanto for possvel (idem, p.45).

O mesmo podemos dizer sobre os descendentes de europeus no Brasil, ao complexo de inferioridade pela pobreza do pas com relao aos pases desenvolvidos. A no aceitao de estar em uma condio econmica muito inferior aos pases de primeiro mundo. A no aceitao de um pas colonial e miscigenado, como se essa ideia eugenista tivesse de fato alguma pertinncia nos caminhos traados pelos pases subdesenvolvidos. A no aceitao de serem europeus menores, descendentes de antepassados que se encontravam em situao de profunda pobreza e desespero ao sarem de seus pases de origem e que aportaram em um pas que no prosperou tanto quanto a prpria Europa ou EUA e Canad. 82

Para os nazistas, a Alemanha no havia sido derrotada na I Guerra por inimigos externos, mas internos e todas as mazelas sofridas no ps-guerra eram devidas ao judeu, elemento estrangeiro ao qual eram hostis. Os judeus eram vistos como capitalistas que desejavam obter o sangue ariano, ou tambm eram vistos como comunistas.
Perseguindo-os, as classes ricas e mdias esperavam exorcizar o espectro da revoluo ameaadora e se desembaraar, ao mesmo tempo, de seus concorrentes. Os trabalhadores acreditavam livrar-se do jugo de seus exploradores. [...] O povo infeliz procura extravasar seus sentimentos em alguma coisa ou algum. A agresso latente, exaltada pelo sofrimento e pela angstia, tem necessidades de vtimas e as encontra entre aqueles que, por razes particulares, no podem defender-se. (idem, p.45)

Os judeus eram uma minoria qual era estranhamente atribuda um poder tremendo e tenebroso. A culpa da derrota da guerra era direcionada ao judeu e assim o alemo eximia-se da culpa e no assumia suas falhas. Dessa forma, a nao libertava-se de vergonha, responsabilidade e remorsos. Assim como podemos dizer que esse grupo de paulistas que culpa os nordestinos pelas mazelas sociais do estado, esto, assim, eximindo-se de suas prprias falhas e de seus governantes. Ignorando as configuraes de sua prpria nao e trocando-as por iluses mais fceis de acreditar e que no exigem envolvimento ou luta de sua parte. Loewenstein nos explica que a crena na projeo de uma culpa para outrem
[...] que se encarregar de ficar no nosso lugar, familiar ao esprito do selvagem. Ela provm de uma confuso manifesta entre o que espiritual e o que fsico, entre o material e o imaterial. [...] o selvagem imagina que igualmente possvel colocar o fardo de suas penas e dores em qualquer pessoa que o levar por ele. Trata-se em conseqncia, do resultado do emprego de um nmero incalculvel de expedientes pouco generosos para se desembaraar sobre outra pessoa, dos males que ele devia suportar (FRAZER apud LOEWENSTEIN, 1968, p.46)

Essas culpas que so atribudas ao outro fazem parecer que o indivduo a apontar o dedo jamais teria a conduta que condena tal ao, na verdade, diminui o sentimento

83

de culpa do prprio indivduo com relao aos seus desejos inconfessveis em relao ao que ele prprio considera condenvel. Tais descobertas da psicanlise nos ensinam que
[...] a maior parte dos atos humanos so devidos no apenas aos motivos que o indivduo reconhece como causas de seus atos, mas igualmente a outras foras, a outros motivos completamente inconscientes e ignorados daqueles que esto em jogo. O papel destes motivos e destas foras mais importante justamente em toda reao passional e violenta. (LOEWENSTEIN, 1968, p.51)

Para Loewenstein, as minorias, seja de que tipo forem, tendem a tornar-se alvos fceis de desprezo, desconfiana e dio das maiorias(idem, p.52). Porm, dependendo do momento e das circunstncias, esse dio pode ficar velado ou vir tona, ou at mesmo variar de intensidade. Assim, quanto mais forte um ideal coletivo, mais forte tambm ser a hostilidade que vem quando esse ideal fica ameaado. Nos grupos que se vangloriam de suas pretensas particularidades raciais, certas divergncias do tipo racial, como a cor da pele, so capazes de causar desprezo e hostilidade (idem, p.52). Assim, segundo Loewestein, a forma como uma sociedade lida com suas minorias baseada em qual a importncia numrica, social, poltica e econmica desta. Pois no necessariamente uma minoria desprezada; ela tambm pode ser vangloriada e mais valorizada que a maioria dos outros cidados. muito interessante quando Loewenstein ressalta que locais pobres, onde tenses sociais so mais altas, do maior lastro para a intolerncia.
[...] nos pases imperialistas em pleno crescimento, os judeus foram assimilados sem dificuldades, mas nos pases pobres como a ustria e a Rssia de antes da guerra de 1914 [...] a concorrncia era por demais spera para que a concentrao de judeus nas profisses liberais no produzisse atritos cada vez mais violentos. (idem, p.67)

O autor pontua que o trabalhador intermedirio de plena serventia enquanto necessrio. Porm, quando esta necessidade, por algum motivo, se esgota, esse trabalhador passa a ser detestado, pois deseja continuar a tirar benefcios das operaes para as quais se julga daqui em diante demasiado suprfluo [...](idem, p.68). Nesse

84

ponto, no seria difcil que trassemos um paralelo entre essa situao e a que descrevemos sobre o nordestino em So Paulo nos captulos anteriores. Reaes de agressividade geralmente se do quando um sujeito ou grupo se sente acuado, frustrado ou ameaado e, como sabemos, fatores econmicos tm extrema ligao com o surgimento desses sentimentos, pois se relacionam com as foras de conservao do indivduo. Da mesma forma podemos dizer que, quando sentimos que algo que possumos, principalmente nossos bens, esto ameaados, a agressividade tambm pode vir tona. De fato, nossos bens so inconscientemente identificados com nossa pessoa, so sentidos como um prolongamento de ns mesmos [...], como parte integrante do nosso eu (idem, p.68). Por a maioria dos homens geralmente ignorar as leis que regem a economia, circunstncia imprevistas que ameaam sua segurana ou mantm o sujeito em uma posio de inferioridade econmica, quase que um movimento natural e inevitvel que este sujeito se volte contra aqueles que so considerados causadores da misria. O que, curiosamente, em nosso caso de estudo, no so polticos ou empresrios, mas os nordestinos. Alm disso, como Durval Muniz de Albuquerque Jnior (2007) j nos havia apontado, Loewenstein tambm aponta a identificao com o agressor, na qual o prprio nordestino pode encontrar defeitos em sua prpria comunidade, como, por exemplo, o gosto por comidas como buchada, sarapatel, a fala arrastada, a pobreza e a falta de instruo. Esse tipo de nordestino pode envergonhar um conterrneo, que se sente ridicularizado, como um membro de nossa famlia a quem no queremos ser relacionados. E pensa: por causa de nordestinos assim que sofremos preconceito. Esse sujeito acha bom sentir-se diferente e isento de qualquer semelhana na qual subsiste uma espcie de liame secreto (idem, p.105) entre um nordestino e outro. No entanto, a todos os nordestinos so atribudas as mesmas caractersticas, o que pode fazer com que o indivduo sofra por pertencer a esse grupo ou o fazem exagerar essas caractersticas, com a pura inteno de afronta. Podemos identificar tambm o risco de uma exaltao extrema de sua regio em contrapartida, como foi o caso dos nordestinos que fizeram um contra-ataque denegrindo as regies do Sul e Sudeste e exaltando sua regio e agredindo os moradores dessas regies. Nesse caso, h tambm identificao com o agressor.

85

No preciso admirar-se de ver que o fato de ser judeu pese sobre alguns com tal intensidade e desencadeie tantos conflitos, que eles aspiram a uma s coisa: desembaraar-se de sua qualidade de judeus que os marca com tal tara e maldio. Entre eles, alguns neurticos negam suas origens contra toda evidncia, ou ento se tornam patologicamente anti-semitas. Esta tendncia contrabalanada por uma tendncia oposta: a tenaz fidelidade ao Judasmo. (idem, p.106).

No difcil encontrar indivduos que perdem totalmente o sotaque e o adaptam perfeitamente ao sotaque da regio Sul-Sudeste. Sendo o sotaque a nica forma possvel de ser reconhecido, o sujeito sente-se livre de carga de preconceitos contra ele ou melhor, contra o nordestino que identificado nele. 6.4 O Eu e o Outro Podemos agora chegar mesma concluso que encontramos no texto intitulado O Outro, do pesquisador britnico Stephen Frosh. De acordo com Frosh:
H uma conexo muito frtil entre a viso psicanaltica estabelecida das defesas intersubjetivas da mente (depositando elementos temidos e odiados no outro, pro exemplo, pela identificao projetiva) com estruturas polticas que apiam o racismo, demonstrando de forma compulsria como certos grupos se tornam repositrios para as fantasias paranicas, destrutivas e sexualmente excitantes dos outros. (FROSH, 2002, p.1 traduo nossa).

O autor nos mostra que o pensamento racista consiste em aspectos do ego que so indesejados e desprezados e que podem perturbar a mente de forma to prejudicial que a projeo se torna uma maneira acessvel de repudiar e evacuar essa perturbao sobre o outro. Cria-se uma mentira destrutiva no centro da personalidade que deve ser continuamente defendida. A mentira nesse sistema de organizao da personalidade valorizada positivamente, como se carregasse para o ego um aspecto importante de defesa contra a fraqueza, perda ou julgamento negativo (RUSTIN apud FROSH, 2002, p. 2 traduo nossa). Assim, o estranho, o estrangeiro, vivem dentro do prprio sujeito. O prprio inconsciente um outro estranho ao sujeito, que no reconhecido, mas o que est sendo evocado aqui a interpenetrao, o um-dentro-do-outro, inescapavelmente juntos 86

ainda que experienciados como algo incmodo e perigoso (FROSH, 2002, p.3 traduo nossa). Tomar conscincia da existncia desse outro dentro de ns pode ser uma experincia sinuosa e dolorosa, e muitos preferem evit-la. A fantasia de completude, de ser o senhor de si prprio o caminho mais fcil, porm no o real.
Lacan pode ter chamado esse processo de ocultamento do Imaginrio, trocando o grande Outro da outridade essencial pelo pequeno outro da imagem especular. Sob a influncia de fantasias imaginrias, o sujeito pode esperar pela unidade, pelo controle completo e total da outridade, pela recompensa do preenchimento total (idem, p.3 traduo nossa).

esse sentimento de totalidade, em que no h nada por trs do espelho, que surgem os maus-entendidos e a destruio. Frosh ressalta que algo se passa entre o outro e o sujeito, e torna-se claro que no existe sujeito sem o outro, a partir do outro que o sujeito se torna (idem, p.5 traduo nossa) Se um sujeito assume que seu medo e dio advm de suas prprias ansiedades de dissoluo, existir de fato espao para o ataque? Segundo o autor, o inimigo perfeito aquele que nunca pode ser combatido. E, parafraseando o psicanalista Jean-Pierre Lebrun, j citado no incio deste trabalho, pode-se matar o outro, mas no se pode fazlo mudar (LEBRUN, 2010). Por que o que haveria de mudar est dentro do sujeito que comete o crime. Para Frosh, no h justificativas em uma separao clara entre o eu e o outro, pois ambos esto constantemente enlaados, imbricados. Dessa forma, reconhecer o outro tambm reconhecer a si mesmo. Esse [...] um elemento-chave na manuteno da subjetividade porque traz o outro interno vida [...] (idem, p.6 traduo nossa) A primazia do outro no algo fcil de assumir e enfrent-la pode ameaar identidades, levar o senso de completude ao colapso.
Esse outro que to ntimo dentro de ns - a mensagem inexplicvel vinda do inconsciente chama o outro que aparentemente est do lado de fora, contornando o ego, desejando algo que sem saber muito bem o que . [...] o que mais poderia trazer dentro do sujeito as mais virulentas fantasias paranicas-esquizoicas? [...] o sujeito busca o outro para dar forma a sua prpria mensagem desconhecida; mas isso tambm pode ativar o outro, como na vida interna, vendo-a no apenas como reflexo ou repositrio de

87

duvidas internas projetadas para o lado de fora, mas o real, fonte material dessas dvidas. Se o outro primrio e um sujeito destrudo pela outridade que possui dentro de si, ento o dio pelo outro pode se tornar algo extremamente real (idem, p.7 traduo nossa)

Quando a diferena esquecida como algo inerente a cada ser humano, escondido no inconsciente, as possibilidades de transformao e respeito ao outro divide pessoas entre plos e grupos opostos. Como se ser outro fosse algo negativo e que deve ser abolido. Conhecemos, a partir da, as razes do preconceito e da intolerncia, desejo de exterminar o outro a partir de inquietaes que tendem a voltar na histria do sujeito e da sociedade. No entanto, gostaramos agora de entrar em outro campo, pois, no caso desta pesquisa, uma pergunta ainda parece no ter sido respondida. Encontramos no Twitter uma forma de aglomerao na qual os usurios se utilizam de um avatar, um perfil, para se conectar a uma rede, um grupo provavelmente, os atos que, injustamente caram apenas sobre Mayara Petruso deveriam ter cado sobre todo o grupo que a acompanhava - como no pode deixar de ser, ela estava em conjunto, interagindo com outros atores, que emitiam opinies similares s dela. Parece-nos que a questo do preconceito e da intolerncia chegou a outro nvel de ao, e esta tem partido predominantemente de geraes mais jovens. O conflito com o outro sempre existiu: vrias vezes a histria assistiu situaes de barbrie e extermnio coletivo no qual o outro, ou um grupo de outros, era diminudo da sua condio de sujeito, de igual, e visto como um inimigo, ser inferior, digno de receber apenas violncias. No entanto, tambm interessante ressaltar que a sociedade viu atos assim repetirem-se durante sculos e que se vive hoje em uma sociedade na qual mitos e tradies deram lugar ao discurso da cincia e do politicamente correto. Atos como os de preconceito, ou a permissividade com a qual esses sujeitos se autorizam a cometer atos de violncia contra outro ser humano em nome apenas de um puro e inexplicvel dio no parecem coerentes com os caminhos que nossa sociedade tem preconizado, ou, ao menos, pregado como discurso ideolgico dominante. Ento porque os jovens caram to facilmente em um jogo de marketing feito nas eleies de 2010, juventude que, gostaramos de repetir, nasceu em uma sociedade despida de mitologias, religio ou demais crenas que ainda assolaram a existncia de geraes anteriores? O que os faz autorizar-se a cometer esses atos de violncia vazia e surda? No pelo fato de Mayara

88

ser uma jovem no se pode consider-la como caso isolado -, o prprio grupo de jovens que assinaram a petio So Paulo para Paulistas ou os outros atores que estavam presentes com Mayara fazendo tambm agresses e xingamentos variados a nordestinos. Por que as novas geraes, permeadas pela lei da razo, no fazem uso desta e caem de volta em um mundo de irracionalidade e julgamentos rasos? Estas so as perguntas que pretendemos desvendar no ltimo captulo desta pesquisa.

89

7. A Perverso Comum
Para o ultimo captulo desta pesquisa, faremos uso do livro do psicanalista francs Jean-Pierre Lebrun, intitulado A Perverso Comum- Viver Juntos Sem o Outro. A escolha foi baseada na pergunta que desejamos responder nesta ltima etapa do trabalho e que foi perfeitamente conduzida e respondida pelo autor nesta publicao. Em, A Perverso Comum, Lebrun aponta para uma crise de legitimidade, na qual as figuras de autoridade se esfacelaram, e nos mostra as consequncias que vivemos hoje por conta desse esfacelamento. Como exemplo, o autor relata uma mudana no comportamento de pais que, em vez de preocupar-se principalmente com a educao das crianas e adolescentes, parecem mais preocupados em serem amados por eles. Isso dificulta o posicionamento necessrio da figura de autoridade de impor interdies criana, de fazer com que ela incorpore as leis necessrias vida em sociedade. Dessa forma, os pais preferem no arriscar perder o amor de seus filhos em nome de intervenes necessrias. Isso prolonga severamente o todo-poder infantil e adia a tarefa dura da criana de amadurecer e assumir responsabilidades. Segundo Lebrun, no mais claro hoje qual a funo dos pais, principalmente da figura paterna, cuja importncia foi to enfatizada no captulo anterior. De onde os sujeitos de autoridade tiram sua legitimidade para que possam exercer influncia nos dias de hoje? Em uma sociedade extremamente pluralizada, possvel que todas as vozes convivam de forma coerente? Lebrun aponta para a queda religio e da figura de Deus, o grande Pai da humanidade, como um marco importantssimo nessa mudana de paradigma que se observa nos dias atuais.
At h pouco, o social era organizado conforme o modelo religioso. Reconhecia-se que, da mesma forma que era admitida a existncia de Deus, a de um lugar de transcendncia era evidente. Era a do rei, do chefe, do pai, do mestre, do professor... (LEBRUN, 2008, p.23)

A morte de Deus, ou ao menos o seu enfraquecimento, implica em uma destituio da prpria transcendncia, que permitia s sociedades sustentar-se mesmo diante do vazio e do desamparo humanos. No entanto, o autor ressalta que esse lugar de falta no pode ser apagado, enquanto Deus pode sim ser retirado desse lugar que, de

90

certa forma, cobre essa falta. No entanto, o discurso atual, que se apoia em ideais de completude, livre-escolha e liberdade, no colabora para que a falta seja assumida e realocada. Vive-se hoje como se essa falta no mais existisse, quando, na verdade, ela no foi a lugar algum. Segundo o autor, essa crise de legitimidade do lugar de exceo que desabilita a autoridade de pais, professores e outros profissionais. E por isso que os pais passaram a merecer ou no o amor de seus filhos dependendo da quantidade de interditos que os impem. Em vez de introduzir os filhos sociedade, fazem justamente o contrrio protegem-na dela. Para Lebrun, isso faz com que os filhos sintam que tm escolha entre amadurecer ou no. [...] estamos forados a nos sustentar no vazio, sem ponto de apoio transcendente, j que este ltimo foi retirado. [...] Mas isto induz uma fratura entre funcionamento social e o funcionamento da famlia que no deixa de ter consequncias. (idem, p.28/29). Para Lebrun, se figuras que so geralmente incumbidas de chocar-se contra a violncia da criana no impem a interdio, esta estar entregue ao seu gozo mortfero, pois no recebe a mensagem de que transformar seu dio necessrio para a vida em sociedade. O poder, responsvel por introduzir a criana no simblico, na fala (em que uma perda est sempre implicada), na negatividade; est hoje deslegitimado e age como se a necessidade da negatividade no existisse. E a autonomia do indivduo fica em risco, uma vez que pais e professores alcochoam a realidade; o que, na verdade, impede que o jovem sujeito se torne um cidado. Alm da prpria estrutura familiar, o autor questiona se o trabalho de nossa cultura de transformar as tendncias mortferas do ser humano est tambm sendo eficaz. Segundo Lebrun, o Imaginrio Social uma fico
[...] cujo carter de estrutura simblica no deixa dvida nenhuma e que sustenta cada um de seus membros em sua tarefa de transmisso das condies necessrias para ali poder assumir seu lugar. Tambm esse Imaginrio Social que coleta e conserva aquilo a que todos naturalmente se referem. (idem, p.35)

Lebrun aponta que o Imaginrio Social tambm responsvel por produzir efeitos sobre os neo-sujeitos. E esse Imaginrio tambm parece no mais transmitir a necessidade de um espao para a negatividade no ser humano. a partir da que Lebrun tece seus conceitos de perverso comum e entodoamento, no qual no h falta, falhas

91

ou limites na sociedade atual. O sujeito apenas participa do conjunto, mas a noo entre o que de todos e o que singular parece dissoluto. No se partilha a falta, condio que permite a entrada da diferena nas relaes. O autor nos explica que no se trata de uma perverso no sentido clnico da palavra, mas de que estamos inseridos em uma sociedade perversa.
A negatividade [...] no mais o que funda o lao social, mas o que, ao contrrio, os sujeitos juntos renegam [...] mas, por no ser reconhecido como organizado pela amarrao de todos no vazio umbilical, o lao social se apresenta como um simples modo de aderncia a um todos completo, a um entodoamento (idem, p.39)

H, de fato uma mudana drstica, pois


[...] o Simblico no mais o que permite apreender o real. Tornou-se, em compensao, fonte da injustia. O real no mais o irredutvel contra o qual o choque inevitvel, ele se tornou um traumatismo que tem de ser reparado. S o registro do imaginrio compatvel com tal regime. O que permite no ter mais que levar em conta que [...] o real inevitavelmente traumtico e o simblico sempre injusto, por estrutura, j que produz dois lugares assimtricos. (idem, p.41)

Se estamos em meio a um todos incompleto, sustentado pela negatividade, e passamos a um todos completo, que apaga essa negatividade, a violncia passa a ser vetorizada de forma diferente. Em uma sociedade marcada pela negatividade, a violncia geralmente dirigida ao lugar de exceo. Enquanto que, em uma sociedade completa, a violncia busca seu interlocutor e, por no encontr-lo, dirige-se a todo mundo ou volta para o sujeito, que no encontra a quem endere-lo (idem, p.42). Lebrun afirma que surge na sociedade atual uma violncia contra a ausncia de um lugar onde o sujeito possa inscrever sua singularidade. Por no encontrar a falta no discurso social, no entrar necessariamente em choque com o real, a nica possibilidade encontrada a de fazer um furo no real o sujeito entra em confronto com o que dado como ilcito ou impossvel como nica forma de encontrar-se com a falta, o impedimento. Coloca assim, sua passagem ao ato por no encontrar a falta no discurso social. (idem, p.43)

92

Segundo o autor, vivemos em uma sociedade-rebanho, onde h uma perda na capacidade de se reproduzir a diferena e negar o que exceo. Nossas sociedades pretensamente individualistas na realidade so perfeitamente gregrias (idem, p.44). Esses sujeitos entodoados e gregrios dependem de um reconhecimento social do que lhes singular o que, por estrutura, no pode ocorrer. Pois essa singularidade simblica e apoia-se na negatividade. Assim, a identidade singular no passa de uma identidade imaginria. Vejamos a seguir, comeando da inscrio da fala no sujeito, como se d todo o processo que brevemente acabamos de descrever. 7.1 A Fala Como j vimos no captulo anterior, o falar tem uma importncia tremenda na vida psquica do sujeito. quando a criana sai de sua posio de majestade e realiza o recalque contra o desejo que sente pela me. o momento em que percebe ser incompleta, incapaz de oferecer completude me, que, por sua vez, tambm no se sente completa apenas pela presena da criana. a presena, a interveno do pai, que desvia parte do desejo da me e mostra criana sua condio de desamparo inexorvel. Falar supe um recuo, implica no estar mais em simbiose com as coisas, poder distanciar-se, no estar mais apenas no imediato, na urgncia. (idem, p.50). Existe um vcuo, uma perda, entre as palavras e suas representaes. O sujeito barrado, como nos ensina Lacan, o dotado da fala um sujeito dividido pelo inconsciente; por conseguinte, dividido pela linguagem. No se trata, ento, de um sujeito pleno, mas imerso tambm em um vazio. Entre um significante e outro significante existe um vazio que nunca poder ser preenchido. [...] um sujeito no um pleno que tem de se dizer no descontnuo da linguagem, ele o que resulta desse descontnuo imposto pelo sistema da linguagem (idem, p.51). O Outro, que designa a cena da linguagem que anterior e exterior ao sujeito, o determina radicalmente. a partir desse Outro, e desse tesouro de significantes, que o sujeito constitui-se como tal. Neste processo de subjetivao, no qual o sujeito emerge a partir do Outro, jaz o grande segredo da psicanlise. Como pode um sujeito tornar-se singular a partir do comum, do que vem de fora, do que no exatamente ele? [...] nesse lugar do Outro sempre est faltante o significante que diz o que ele . Em outras palavras, o Outro tambm est barrado, marcado pela falta (idem, p.52). Ou seja, o Outro tambm no tem como formatar o sujeito, no existem palavras completas, que 93

no remetam a outras palavras, outros dizeres. justamente esse vazio que perpassa todo o sujeito que d a liberdade para que cada um seja singular. Aceitar o vazio, a negatividade, entender que o Outro no poder defini-lo o ponto de partida para que cada sujeito inicie sua prpria jornada em busca de si mesmo. assim necessrio que o sujeito se afaste do Outro, que no seja apenas dito por algum, mas que comece a falar por conta prpria. Aps ser o que os pais dizem que ele , depois de repetir o que ouve, h uma apropriao do que vem de fora, uma internalizao, para que a palavra saia de dentro do sujeito com um significado comum e ao mesmo tempo nico. O sujeito precisa separar-se do Outro para que possa cometer seu ato. (idem, p.54) Como sabemos, a me o primeiro objeto de desejo da criana, o primeiro Outro e, segundo Lebrun, j se pode a observar um hiato entre o que quer a me e o que a criana percebe que a me quer. O filho literalmente aspirado pelo que supe que a me quer e espera dele (idem, p.55). Nem mesmo a prpria me sabe exatamente o que quer, pois ela est inscrita na linguagem, barrada, faltante. E essa falta passa para o filho, que ter na fala tambm o vazio. Lebrun nos explica que justamente esse esvaziamento que tambm est imbricado presena, esse furo cavado no real (idem, p.56). Sendo assim, a prpria palavra enderea tambm um vazio agir tambm agir no vazio. Lebrun aponta para duas faltas:
[...] o furo cavado no Real pelo Simblico, uma perda que instala o nada, via vazio da Coisa, no cerne da linguagem, como a casa vazia necessria para que certos jogos possam continuar. A segunda falta aquela que est inscrita no campo do Outro, na linguagem, e que pode ser designada como um significante ausente. preciso uma perda para que se instale a linguagem. Mas essa perda de certo modo se repete no interior da prpria linguagem, esta uma vez inusitada, j que sempre faltar o significante que diz o que sou (idem, p.64)

Como, ento, os sujeitos no so engolidos por essa falta? Segundo o autor, isso se d graas instncia flica. O Falo significa, ao mesmo tempo, o vazio e o pleno. como se o Falo fosse o guardio do vazio, que representa uma plenitude sem, na verdade, conseguir s-la trata-se apenas de um semblante. Para Lacan, a significao flica o que torna o vazio suportvel como se fosse a borda do furo lugar de exceo. Trata-se de vigas, que fazem o sujeito sustentar-se em meio ao vazio,

94

sustentar a si mesmo, no ser engolido pelo Outro. H a aceitao da perda, convive-se com o vazio, h estacas que permitem fazer a negao ao Outro, delimitar-se a si mesmo esta a funo da significao flica. A prpria capacidade de linguagem nos d as ferramentas para enfrentar o vazio. O desejo humano deve passar pela lngua e sempre inadequado, condenado apenas representao (idem, p.73). Nesse sentido, no h a presena pura e perfeita, imediata representao no presena. Por nunca ser completa, a fala d lastro a maus entendidos na comunicao, a desarmonia. H uma dissimetria inexorvel, no h um encaixe perfeito entre o enunciante e o enunciado. Assim, vazio e pleno no encaixam como peas de um quebra-cabea. O vazio perda, o pleno est para sempre condenado a ser apenas um semblante de pleno. [...] O homem vive doravante sob o reinado do semblante. (idem, p.74) 7.2 Ausncia x Presena A presena e ausncia de rgos sexuais tm uma importncia muito maior que se pode imaginar para a constituio da subjetividade humana. Segundo Lebrun, a ausncia de pnis remete ao vazio ao passo que sua presena sustenta a representao flica (idem, p.74). As conseqncias dessa assuno no psiquismo humano vo longe, pois isso significa que a forma como as diferenas sexuais so simbolizadas se d de forma diferente. Sendo assim, o homem, posiciona-se na vertente positiva da linguagem, enquanto a mulher est na vertente negativa. Em outras palavras, a mulher mostra o vazio da palavra enquanto o homem congruente com a prpria funo da linguagem (idem, p.75). Lebrun cita que homens e mulheres, como falantes, passam pela verso macho, porm apenas aparentemente.
[...] j que simplesmente o fato de o falo ter sido extrado a partir da imagem peniana que o coloca do lado do macho. Mas, precisamente, o falo no o pnis. a linguagem que impe essa passagem obrigatria pela via aparentemente macho, porque ela de certo modo aproveita a dissimetria da diferena dos sexos um visvel, o outro no para fazer passar o que o caracteriza, a saber, essa dissimetria irredutvel como rastro da negativao com que atinge o vivo (idem, p.75).

Ambos os sexos so marcados pelo trao flico no pelo falo em si, mas pela funo flica. O homem ser um todo-flico, permeado pela positividade da linguagem; 95

enquanto a mulher ser a no-toda coagida por essa positividade da linguagem, j que pode e at deve, se quiser significar sua especificidade mostrar a negatividade que a habita (idem, p.76) Segundo Lebrun, essa repartio entre todo e no-todo mostra que os dois sexos tm uma relao com o falo, inscrevem-se na funo flica. Enquanto o homem todoinscrito, a mulher no-toda inscrita. Enquanto o enunciado masculino unvoco, o feminino duplo. H, assim, uma escapada no enunciado feminino. Dessa forma, quando Lacan afirma que no h relao sexual, mostra que a captura da linguagem se d na dessimetria entre os sexos: [...] a injeo da linguagem que leva assimetria tudo o que at ali poderia e deveria ter a ver com a simetria (idem, p.78). Logo, no h lugar na vida humana que no seja acometido pela perda, o vazio da linguagem. E esse prprio vazio traz consigo a necessidade de uma hierarquia, algo que transmita esse vazio. Os prprios papis sociais trazem consigo essa assimetria h sempre a referncia a um chefe, e a uma desigualdade entre os integrantes de um grupo. Os que esto no comando, e os que so comandados. Vemos j a a instncia flica e o vazio. A linguagem impe a diferena dos lugares; o que no necessariamente implica que os lugares sejam preenchidos pelos mesmos tipos de pessoas. No entanto, Lebrun nos alerta que [...] a distribuio concreta dos lugares no est mais em relao com a estrutura da linguagem, ela depende antes do agenciamento de uma sociedade precisa (idem, p.80). Sendo assim, fica claro que a diferena de sexos no implicaria em o homem estar no lugar de chefia e a mulher no lugar de submisso, mas isso tambm no quer dizer que a diferena de lugares no exista. Essa assuno no implica uma desigualdade, mas uma diferena. Sendo assim, a anatomia em si no situa homens e mulheres, pois na funo flica que esto situados. Sobre essa questo, Lebrun faz um questionamento:
crucial o que est em jogo: como, com a nova situao que caracteriza a sociedade atual, continuar a entender a necessidade do vazio e as conseqncias inelutveis que o fato de falar acarreta para os humanos? Como perpetuar a transmisso das obrigaes que a linguagem prescreve e que molda a condio humana quando os meios colocados em ao para garanti-la se apresentam de modo inteiramente diferente? At mesmo no so mais operantes j que nos incitam a crer que estaramos liberados dessas obrigaes? (idem, p.81)

96

7.3 Menos-de-gozar Gozo no o mesmo que prazer mesmo que estejam relacionados, o gozo est para alm do prazer. O prazer supe um limite, enquanto o gozo supe a extrapolao deste. Segundo o autor, preciso que esse gozo seja suprimido para que o sujeito possa ir busca de seu desejo. O lao social o responsvel por dar limites ao gozo, para que se efetue uma perda, que chamaremos de menos-de-gozar.
[...] o subjetivo e o social enodam-se na necessidade de instituir o vazio ao mostr-lo velado pela produo de uma fico, por uma encenao, uma teatralizao. [...] a dependncia radical do sujeito para com a linguagem de certo modo induz sua dependncia para com a maneira como os sujeitos coletivamente encenaram sua relao com esse vazio, com essa negatividade constitutiva. Em outras palavras, institucionalizao e subjetivao se interpenetram estreitamente juntas. [...] A ordem social s opera porque e se o sujeito nela reconhece a intermediao de sua prpria simbolizao. (idem, p.86)

Lebrun usa a palavra hmus humano, que corresponde ao vazio que permite a distncia que o falar implica. Todo o ser falante saiu de um estado de todo-gozo. A Coisa sempre faltante, inalcanvel, inominvel pois ela prpria representa a condio de falta, e nome-la seria alcanar uma totalidade. No entanto, o recalque originrio impe ao sujeito limites, frustraes, uma insatisfao incontornvel (idem, p.88), faz com que o sujeito constitua-se em torno dessa falta causada pelo recalque originrio, pela impossibilidade de ser um todo. Segundo Lebrun, isso o que introduz o sujeito tanto singularidade, ao desejo tanto quanto coletividade, Lei. A proibio do incesto pe uma barreira ao todo-gozar - quando surge a fala e a Lei. Sempre se trata de se afastar do corpo-a-corpo com a me para assumir seu lugar de homem ou de mulher no social. E isso sem que para tanto a presena de um pai de carne e osso seja de imediato necessria (idem, P.90). Afinal, necessrio apenas que exista um sujeito que desperte o desejo na me para alm da criana, seja ele de sexo masculino ou feminino. Em geraes anteriores, o menos-de-gozar era relacionado ao patriarcado, na qual a posio do pai era a prevalente, que ocupava o lugar de exceo. Ao pai cabia instituir sua autoridade e a renncia de possuir a me. A famlia, na qual esto os primeiros outros do sujeito, deve materializar a necessidade de uma perda. O todo-gozo representa a me, enquanto o pai quem est

97

incumbido do menos-de-gozar. Cabe me tambm renunciar ser tudo para o filho e permiti-lo crescer. Ento, instituir um freio ao gozo tarefa do pai e da me. Segundo Lebrun,
[...] esse o destino do ser falante, de sempre sofrer a obrigao de retirar-se do indeterminado e do infinito do gozo para advir a seu desejo de sujeito. [...] a necessidade da subtrao de gozo que autoriza a especificidade do hmus humano e permite assim a instalao da gramtica do desejo. (idem, p.92)

A transmisso do vazio costumava fazer-se de uma gerao outra, e as sociedades de alguma forma tinham uma estrutura congruente com essa falta. No entanto, hoje, Lebrun nos mostra que a sociedade opera de uma maneira como se essa falta no existisse; no mais transmite a necessidade de subtrair o gozo. Segundo o autor, essa obviamente uma aparncia enganosa, causadora de grandes confuses.
[...] para que o homem seja humano, a subtrao do gozo sempre requerida, mas como as estruturas sociais de ontem lhe sustentavam visibilidade sua teatralizao [...] tornaram-se obsoletas, essa perda no parece mais inscrita no imaginrio social. (idem, p.94)

Segundo o autor o discurso da cincia, o democratismo e o liberalismo econmico so os grandes causadores dessa mudana na estrutural social. Por no deixar espao para incertezas, o discurso da cincia vai de encontro prpria fala. Porm, como sabemos, boa parte das certezas nunca so imveis elas podem mudar de forma, podem ser perecveis tambm. A cincia no possui o poder de ter a ltima palavra sobre os fenmenos do mundo tambm no deixa de levantar apenas hipteses, baseadas em linhas de pensamento.
Essa mudana nos deixa crer [...] que podemos escapar s leis da linguagem, que podemos nos emancipar do vazio que elas implicam, que, com as letrinhas da cincia, estamos enfim em condio de nos livrar da primazia do verbo. (idem, p.99)

A autoridade, que antes se fundava na fala e no vazio fundado por ela, agora se funda na prova e na coerncia lgica. 98

O segundo ponto levantado por Lebrun o que ele chamou de Democratismo, no qual se relativiza a autoridade poltica em nome de uma escolha coletiva. A relao que se fazia entre o Rei como representante de Deus, por exemplo, costumava ocupava esse lugar de grande Outro. No entanto, o autor aponta que o surgimento da democracia no deixou de evidenciar o vazio:
[...] a democracia [...] reconhece, ao emergir, a existncia de um lugar vazio como lugar do poder, precisamente ali onde, at ento, se mantinha o teolgico-poltico. Assim, a democracia, preciso saber, por excelncia, o regime poltico que cede lugar ao vazio e que pode por a mesmo cumprir inteiramente a tarefa de transmiti-lo. (idem, p.101)

No entanto, no podemos reconhecer o modelo poltico atual como sendo meramente democrtico. Trata-se de uma democracia de uma autonomia individual exacerbada, focada na escolha de cada indivduo em detrimento ao interesse coletivo. O autor ressalta que, antes, eram pontos de vista individuais que se adaptavam ao coletivo - atualmente trata-se justamente do contrrio. A democracia hoje consiste em que cada um faz o que quer, contanto que no incomode o outro! [...] O sujeito no se dobra mais necessidade irredutvel de passar pelos outros para existir enquanto sujeito [...]. (idem, p.103). Lebrun chama ateno para as inmeras iniciativas polticas dispersas para propsitos completamente diferentes, para grupos cada vez mais restritos. Nesta atitude, o autor tambm v um evitamento do menos-de-gozar no qual grupos lutam por direitos que abrangem uma pequena parte da coletividade, enquanto que questes que afetam a todos ficam de lado. Para Lebrun, o vazio do indivduo e que tambm permeia o social est sendo desmentido pelo Imaginrio Social no h mais limites nem diferenciao dos lugares. A lei do mercado contribui para essa nova realidade, pois valoriza mais interesses particulares, criando [...] aglomerados de individualidades, todas ocupadas em se proteger coletivamente dessa perda que o outro poderia lhe infligir em erigir muralhas para neutralizar o risco de uma subtrao de gozo (idem, p.105). O autor aponta uma interiorizao do sujeito dessa lgica de mercado, modelo que entra em confluncia com o discurso da cincia e do democratismo como se todos tivessem direito ao poder e, ao mesmo tempo, no tivessem nenhuma dvida com o Outro.

99

Cabe s figuras de autoridade a subtrao do gozo para que o desejo possa emergir no sujeito. No entanto, houve uma renegao dessa necessidade. Para Lebrun, as instituies sociais no colaboram para que esse lugar de exceo se sustente e, como conseqncia disso, as figuras de autoridade
[...] no tm mais armas para suportar a violncia e o dio que so a nica coisa que pode surgir naqueles que se vem por eles forados a questionar seu todo-poder, doravante diminudo. Pois essa violncia e esse dio, preciso lembrar, no devem de modo algum ser desacreditados: destinados a ser integrados ao longo do trabalho de subjetivao, eles vo ser o prprio motor daquilo que vai se tornar desejo. Mas contanto que se consinta, claro, em renunciar a coloc-los em ato. (idem, p.108)

Por conseguinte, o sujeito pode apenas contar consigo mesmo para se impor limites; e a subtrao do gozo no chega a, de fato, inscrever-se nele. Sendo assim, a gerao mais recente no pode apoiar-se na gerao anterior a relao com a anterioridade, a gerao precedente, perde seu sentido de respeito e dvida. H ento um convite exacerbado negociao e renegociao a autoridade passa a ser arbitrria e pais, por exemplo, no tm mais em que se apoiar para passar referenciais e limites aos seus filhos. 7.4 Transcendncia Transcendente x Transcendncia Imanente Ao nos mostrar a importncia das figuras de autoridade no social, o autor de forma alguma sugere a volta ao modelo poltico e social do passado. Ao traar a diferena entre transcendncia transcendente e transcendncia imanente, ele busca uma maneira de esclarecer seu ponto para o leitor. A transcendncia transcendente seria aquela representada pela religio, que habitava a vida coletiva antes da modernidade (idem, p.116). O grande Outro era representado por Deus, que condizia com a necessidade de um lugar de exceo, exterior ao conjunto (idem, p.116). Era a religio prioritariamente que trazia ao social a necessidade do menos-de-gozar. Como, atualmente, nega-se a existncia desse Outro, Deus, isso no significa que o vazio no exista mais. Esse vazio , inclusive, anterior a ele.
A necessria persistncia do Outro como lugar que suporta a existncia de qualquer um, do qual ningum pode pretender ser o proprietrio, isso que

100

tem a ver com uma transcendncia imanente, com um transcendental (idem, p.116)

No entanto, Lebrun defende que no estamos em tempos de anomia, no qual o Simblico caiu por gua abaixo h outra ordem dominante em voga. Para o autor, fezse uma mutao entre um modelo consistente e que supunha a incompletude por um modelo completo, mas inconsistente. Como sabemos, passamos de uma sociedade feita de hierarquias consistentes e incompletas (justamente por tirar a consistncia da incompletude) para uma sociedade que almeja a completude, mas de forma inconsistente. O autor v uma violncia intrnseca quando se entra num regime simblico horizontal, no qual a totalidade das pessoas deve dar a ltima palavra. Claro que isso, a priori, significaria que todos juntos poderiam unir-se em um projeto coletivo. No entanto, o que se observa a dificuldade em conciliar a enorme pluralidade de opinies e pontos de vista. Lebrun nos pergunta: Como fazer para que todos os particularismos caminhem juntos? (idem, p.126). Dessa forma, o individualismo uma conseqncia desse modelo social e no a sua causa. O argumento que Lebrun a toda hora reivindica que a hierarquia no precisa ser levada como antigamente, com a desigualdade entre sexos e condies econmicas no obstante, por meio da linguagem, ela faz parte do prprio simblico e no pode ser simplesmente descartada. Essa democracia igualitria, que dispensa a diferena dos lugares, apenas o democratismo imperando.
[...] patriarcado e dominao masculina devem ser considerados as modalidades fictcias graas s quais foi transmitida a necessidade irredutvel de um menos-de-gozar. O fato de podermos hoje nos convidar a nos libertar dessa manipulao simblica do real nem por isso leva a que possamos nos libertar da hierarquia. [...] nem por isso teremos feito desaparecer a questo mais difcil de resolver para cada humano, isto , a hierarquia que resulta da diferena dos lugares instaurada pela fala. (idem, p.138).

Esse lugar continua existindo, mas faz-se necessrio ocup-lo de outra maneira. Dar lugar s figuras de autoridade no necessariamente significa uma escravido aos desmandos de um superior, mas a necessidade de figuras que transmitam referncias e regulamentaes que todo sujeito e, por conseguinte, toda sociedade, necessita.

101

Essa confuso criada pela falta de referncia quanto aos lugares ocupados na sociedade nos leva a crer que a completude est acessvel. O autor cita que hoje h um funcionamento muito fcil, que no nos arrasta para a reflexo crtica, um pronto-parapensar (idem, p.168). Os sujeitos passam a tomar decises que s concernem a si mesmos os outros passam a ser meramente teis ou nocivos. A perda, o interdito em nome do outro se tornam mais difceis de serem suportados.
Nesse contexto, como pode um sujeito suportar que lhe tirem um pedao da suficincia e da autonomia, em outras palavras, como pode suportar a perda? Como, nessas condies, vai ele conseguir trabalhar com os outros para construir um terceiro que forosamente vai lhe tirar um pedao? (idem, p.172)

Assim, sem o consentimento da perda, como h a possibilidade de uma vida em conjunto, e como h possibilidade de uma singularidade subjetiva? No se sugere que o sujeito permanea em um estado de submisso, mas de aquiescncia, e Lebrun cita a famosa frase de Goethe: O que herdaste de teus pais, adquire-o para possu-lo. (idem, p.186). No entanto, se a gerao que precede no sustenta mais o confronto, se endossa mais a violncia de seus jovens, como se deixasse gerao seguinte a incumbncia de resolver sozinha o problema que ela deixou de lado. (idem, p.187). 7.5 Virada Antropolgica No caso da educao que dada s novas geraes, percebe-se que os pais chegam hoje a seus filhos por meio da seduo, em detrimento da educao. Tornam-se assim, parceiros de seus filhos, em vez de pais. H, dessa forma, uma renegao da infncia, na qual o sujeito no recebe as ferramentas necessrias para enderear seu dio e transformar em desejo seu gozo-mortfero.
No podemos entender [...] a verdade das frases desses jovens que dizem ter dio como dizemos ter gripe ou sarna j que no encontram lugar aonde enderear esse dio? [...] Esses comportamentos s faro assinalar o desamparo destruidor no qual esse confronto tardio com o real ter mergulhado o jovem em questo. (idem, p.192).

102

O jovem adulto permanece assim uma criana, deriva consigo mesmo, sem referncias ou norte. Lebrun nos fala de uma virada antropolgica e menciona um recuo identitrio nacionalista (idem, p.206), no qual a solidariedade esquecida, pois o trajeto singular do sujeito implica muitas vezes a rejeio de um lao social, a falta de limites de seu gozo. Sem o lugar da exceo, o que move o sujeito apenas sua prpria vontade, amarrada na positividade. Por no possuir referncias, o sujeito partilha sua existncia e seus referenciais com seus vizinhos, tributrio do ambiente, esponjoso, absorve tudo que o cerca. (idem, p.212) Lebrun aponta que os sujeitos ficam presos nessa economia materna, que desconsidera o lado paterno, como se este no existisse. Esse neo-sujeito tem necessidade intensa de sensaes e possui, sobretudo, um grande sentimento de vazio. Vive uma insipidez insuportvel em sua vida cotidiana. Segundo Lebrun, o sujeito est enviscado no gozo, no se apropria de si mesmo.
Se a histrica vem dar a ver para que se leia no que ela mostra o que ela no consegue dizer, se ela se queixa para articular o que seu sofrimento, o neosujeito mostra tudo sustentado no mesmo movimento que no h nada para ver, nada a ler nisso. (idem, p.218).

Assim, o autor aponta que ser a relao com o excesso que dar senso de realidade ao sujeito, uma busca constante de sensaes, como conseqncia desse desarrimo. Estamos diante de um sujeito que no subjetiva o que v, no encontra na linguagem uma forma de articular suas dificuldades e, em vez de ser desejante, colocase sempre na obrigao de obter sensaes de seu corpo. , por fim, um sujeito sem mediao.
[...] o neo-sujeito o que no est mais confortvel vai antes procurar se defender o tempo todo, garras de fora, da intruso, da estranheza, da alteridade, obrigado a um recuo medroso sobre um destino que ele considera preestabelecido, em relao ao qual no pode dar um passo atravessado, incapaz de dar lugar ao inesperado, surpresa, como que forado, como se mesmo assim fosse preciso dobrar-se, a s poder quebrar-se. (idem, p.222)

103

7.6 O Pai A entrada do pai no jogo entre me e filho a responsvel por convidar a criana alteridade. O pai, como representante da instncia flica, introdutor do campo do real no psiquismo da criana. A metfora representada pelo pai faz com que objetos de satisfao sejam constantemente substitudos, como semblantes. O desejo correlato a essa perda - a sada de um esquema positivo e feliz, de satisfao inesgotvel, para um regime traumtico. Ambos os regimes, materno e paterno, possuem uma diferena importantssima entre si. No regime materno, existe uma correspondncia entre a palavra e a coisa. O sujeito faria da linguagem um sistema simblico que recobriria ponto por ponto o real e que, por isso, no permitiria emancipar-se completamente do imediatismo: tratar-se-ia apenas de uma troca de um sistema por outro (idem, p.241). No entanto, um regime que implica a constante fruio de significantes deve ser assimtrico, foge ao imediato, cede lugar ao vazio no qual os significantes se valem mais pela diferena que tm entre si do que pela semelhana e o real escapa ao simblico e inscreve-se no impossvel. A metonmia o regime da me, no qual o todo representa uma parte, enquanto a metfora o regime paterno,
[...] faz furo, no sentido em que supe uma troca significante e a irredutibilidade de uma perda. Assim acontece, alis, com a metfora paterna, que implica que o significante do desejo da me seja trocado pelo significante Nome-do-Pai; logo, que esse desejo da me desaparea na operao, para produzir a significao flica. (idem, p.242)

a metfora paterna que bordeja o real pelas palavras. Segundo Lebrun, o trauma mais destruidor ocorre quando o real no possui pai, no bordejado de palavras. No entanto, o autor chama ateno para o deslocamento do traumatismo, no qual permanecer no regime materno tornou-se o verdadeiro trauma. O abandono do patriarcado vivido nos dias atuais foi obviamente um avano social, mas no se pode ler abandonar o patriarcado por livrar-se ou ignorar o operador paterno. Passar por uma sociedade que no mais toda flica passar a uma sociedade que no se sustenta mais como antes da insgnia flica, que no recorre mais apenas a esse modo para legitimar a fala (idem, p.249). H, de fato, a possibilidade de outros funcionamentos, mas, qualquer que seja, continua submetido s leis da linguagem. O

104

autor prope que a organizao social mude entre toda no-flica flica para no-toda flica, pois, assim, no estaria livre da autoridade e das hierarquias. Lebrun aponta o fim da neurose como era conhecida clinicamente, que vinha a partir da primazia paterna. E da o autor justifica seu argumento de uma virada antropolgica, que ele chama de mreverso quando as estruturas sociais no do o suporte necessrio para que se instale a renncia e o interdito; o sujeito permanece apenas como apenas sendo filho da me. Novamente, estamos falando da estrutura social na qual os sujeitos esto inseridos no seria o caso de uma perverso no sentido estritamente clnico da palavra. Neste novo caso, o recalque tem menos importncia que o desmentido. Na perverso, o sujeito nega a alteridade do outro e passa a v-lo como mero instrumento. No entanto no caso da renegao, o sujeito renega a realidade e no se permite a proibio, porm h o reconhecimento do perigo da realidade, e a necessidade de proteger-se dela. um momento pelo qual todos passam enquanto criancinhas a reao natural falta de pnis na me. Como se esse membro ainda fosse crescer nela no caso das meninas, h uma negao de sua prpria castrao. Como sabemos, a castrao, a diferena de sexos, o momento em que a criana deve lidar com este fato, e que, por conseguinte, possui um grande poder traumtico. Esse processo de renegao, intitulado por Freud Verleugnung um processo comum a crianas de ambos os sexos e progressivamente cede lugar realidade. O prprio lao social impunha isso ao sujeito, para que ele sasse de seu auto-erotismo sonhador. No entanto, segundo Lebrun, esse processo hoje deixado em suspenso.
A necessidade de aceitar a perda do gozo era naturalmente entendida via confronto com aquele a comear pelo pai que ocupava o lugar de exceo. Essa perda era inscrita no programa via interdito do gozo do corpo prprio, do auto-erotismo. Segundo um esquema idntico, as pulses parciais na criana oral, anal... deviam unificar-se sob a prevalncia do falo, que, como significante de exceo, vetorizava todo o campo pulsional. A Verleugnung que a criana utilizava para opor-se perda de gozo no caso em questo tinha poucas chances de prosseguir. Num mundo completo e inconsistente, como o que tende a promover a sociedade atual, essa vetorizao est de imediato desacreditada, talvez at anulada, j que a posio daquele que probe est deslegitimada. Assim, o sujeito preso nessa configurao no pode mais contar com a presso vinda de seus primeiros outros. No entanto, deve sempre reorganizar sua pluralidade pulsional sob o

105

primado da vetorizao flica, mas sem, daqui por diante, ter de levar em conta o que se enuncia a partir de um lugar de exceo. Nesse caso, a tarefa de renunciar sua renegao mais difcil de ser cumprida. E, por conseguinte, o mecanismo psquico a que esse sujeito amplamente convidado a recorrer com o tempo , ainda e sempre, essa Verleugnung, essa regenerao ou desmentido, que ele praticou normalmente bem no incio de seu trajeto na existncia. (idem, p.259)

Segundo Lebrun, a fora da alteridade hoje questionada e o lugar de exceo torna-se uma posio desnecessria e obsoleta. No caso do recalque, significantes vo para o inconsciente, mas, no caso do desmentido, Lebun nos mostra que se trata tambm de um movimento externo, referido realidade, presena do outro. uma recusa da prpria realidade da percepo, uma recusa diferena dos sexos, a encarar de fato essa diferena. E a ao desses primeiros outros da criana e durante sua vida vo influenciar o sujeito a manter-se no desmentido ou sair dele. Segundo Lebrun, a renegao refere-se perda de gozo.
Somos levados a pensar que o neo-sujeito, por no poder usar com eficcia o recalque, j que no tem mais disposio a fora da represso patriarcal para for-lo a isso, v-se antes naturalmente convidado a partilhar a cumplicidade com a eventual renegao sustentada pela me. Ora, como est em harmonia com o discurso social, o sujeito poder a encontrar com o que alimentar sua prpria recusa da castrao (idem, p.260/261)

Ou seja, o sujeito sabe da necessidade de subtrao do gozo, mas, mesmo assim, a ignora. No chega a haver, de fato, um trabalho de renncia.
Algo [...] escapa radicalmente ao mentiroso. Ainda que, no caso da renegao, as duas vertentes da relao com a realidade estejam presentes, a um s tempo reconhecimento e refutao, resta, com efeito, que a refutao da percepo gera uma foracluso, tem efeito foraclusivo, um efeito de desinscrio ou de no-inscrio. (idem, p.262)

Sendo assim, renegao e foracluso esto na mesma vertente: ambas so abolies simblicas. Porm, a renegao no abole totalmente o simblico - existe a coexistncia entre a significao flica e a abolio dela. H o reconhecimento da realidade, mas tudo se passa como se ela no importasse. Ao fazer objeo ao Outro, o 106

desmetiroso foge da psicose, mas isso no faz com que meramente se situe na neurose. H assim consequncias distintas entre o desmentido, o recalque e a denegao o desmentido um mecanismo de defesa no qual a realidade foi afastada e a satisfao pulsional se mantm. E h a necessidade de um outro que continue a confirmar a renegao. Logo, trata-se bem, com o desmentido, de um mecanismo perverso, na medida em que age na perverso, embora nem por isso se tenha necessariamente estruturado uma perverso no sujeito que o utiliza (idem, p.266). A diferena entre o perverso clnico e o sujeito imerso no desmentido , segundo Lebrun, que o neo-sujeito evita a subjetivao enquanto, para o perverso, o desmentido seu prprio modo de subjetivao. Para Lebrun, no a figura do pai homem- o ente necessrio para a introduo do Nome-do-Pai, mas de algum que atraia o desejo sexual da me, pois s a causa sexual faz objeo fantasia da criana. O todo-poder da criana e a realidade precisam caminhar juntas. [...] a ausncia da me e portanto a subtrao de gozo que isso acarreta para ele foi causada pelo desejo sexual, pela presena sexual de um homem, no caso seu pai(idem, p.271). Essa perverso aflica ou mreverso, como cita Lebrun, , na verdade, a falta do confronto com o regime paterno, no um desafio a ele. Como vimos, durante um perodo da infncia, todos ns fomos perversos e, como nos ensina Freud, nada perece no psiquismo humano podendo reaparecer em condies apropriadas. Lebrun nos lembra que isso no significa que continuamos a ser perversos ou que ainda seremos, mas a maneira como nossa subjetividade est disposta abre espao para um regime perverso. As dificuldades especficas desses neo-sujeitos esto ligadas ao enfraquecimento social da prevalncia do Simblico embora esta nem por isso tenha desaparecido em proveito de uma promoo do imaginrio (idem, p.276) Lebrun cita que Lacan definiu a mudana de Nome-de-Pai para nomeado para, no qual a me basta sozinha para indicar o caminho ao filho.
E mesmo nos casos em que, por acaso, enfim, acontece de por um acidente ela no estar mais ali, mesmo assim ela, seu desejo, que designa a seu moleque esse projeto que se exprime pelo nomear-para. [...] ser nomeado para algo, isso que, para ns, nesse ponto da histria em que estamos, acaba preferido ao que acontece com o Nome-do-Pai. (LACAN apud LEBRUN, 2008, p.277)

107

Segundo Lebrun, nomear, ou seja, dar nome, significa descrever algo. O nome dado est em conjunto com outros nomes que, geralmente, no significam a mesma coisa. E h o nomear para algo, no qual acrescentamos algo a um nome j dado; no entanto, o nome antigo no desaparece, como Sr. X diretor-presidente, por exemplo. (LEBRUN, 2008, p.278) Trata-se de uma nomeao metonmica, no exige que o primeiro significante desaparea. E o sujeito pode crer que no houve a perda exigida pela prpria lngua, que ele mesmo efetuou essa modificao. bem esta a diferena entre o fato de nomear esse menino Jacques (transitivo) ou nomear Jacques para tal ou tal posto (intransitivo) (idem, p.278). Segundo Lacan, antes de ser nomeado para algo, o menino j foi nomeado Jacques. E a novidade consiste na questo de que, em vez de acrescentar ao Nome-do-Pai, o nome o substitui. como se as duas noes se confundissem: a nomeao para o posto pode articular-se com a nomeao do menino. [...] logo, sem que o nomear para seja de modo algum amarrado na operao do Nome-do-Pai. (idem, p.278). As consequncias sofridas pelo sujeito diante desses fatos apontada pelo psicanalista Christian Demoulin em seu texto Nomme 22, no qual afirma que enquanto nomear faz o nome prprio, nomear para faz o atributo. Nomear metfora, j nomear para uma metonmia, soluo encontrada justamente pela falta da metfora. O nomeado para sugere o ponto de estofo, est sujeito revogao. Segundo Lacan, para a operao do nomear-para apenas a me necessria.
Se, de fato, daqui por diante o nomear para que prevalece, o simples fato de remeter a uma terceiridade basta para sua instalao; no se afigura de modo algum necessrio que essa terceiridade d voz, faa entender que ela sempre enunciao, que ela implica uma amarrao num corpo, num alhures. (idem, p.279)

A terceiridade reconhecida, mas a metonmia faz-se o bastante e o social no chega a inscrever-se como metfora. E o Outrem, definio dada por Lebrun ao outro concreto, no chega a inscrever-se no sujeito. Por isso, o autor chegou definio de sujeitos do limbo ou sujeitos sem Outrem (idem, p.294).

22

C. Demoulin, Nomme , texto indito

108

Ao analisar cenas do filme Elefante, de Gus Van Sant, o autor se pergunta sobre o que teria causado a violncia de ataques como os de Columbine. A ausncia de encontro com o outro, repetidas vezes evitado, s pode deixar intacto o todo-poder infantil do sujeito. E portanto deix-lo tambm sem meios psquicos de metabolizar a alteridade (idem, p.299). Para o autor, esse atirar para tudo quanto lado visto no filme faz parte da foracluso do encontro, quando o sujeito no encontra forma de lidar com suas carncias simblicas e no subjetiva a relao que pode ter com os outros. Segundo o filsofo Raphel Gely:
Quando no h prticas e terceiro social, o sujeito no pode mais fazer outra coisa a no ser refugiar-se numa abstrao mentalista. Ainda que esse sujeito experimente bem uma realidade que lhe resiste, ele no entanto no experimenta esse risco normativo constitutivo de toda vida significante. Os indivduos no se expem mais e no encarnam mais em seu agir. S temos agora indivduos que se chocam uns com os outros. Mas a resistncia desse real no permite que os indivduos realmente se subjetivem na relao que podem ter uns com os outros. Cada um permanece no fundo fechado em si mesmo. (GELY apud LEBRUN, 2008, p.299)

Privados da prevalncia do simblico, esses novos sujeitos tm muita dificuldade em, como nos explica o filsofo e historiador Marcel Gauchet, saber quem so e o que querem. Falta-lhes apoderar-se e responsabilizar-se por si mesmos. Mesmo que tenham alta estima por si mesmos, sentiro que algo lhes falta para que possam tornar-se algo inteiro. Assim, a individualizao precoce a que foram submetidas ter perturbado, talvez at bloqueado a consumao da individuao (LEBRUN, 2008, p.304) Assim, o Outrem ao qual o neo-sujeito se enderea, que tambm o outro inscrito no psiquismo em razo do encontro do sujeito com o pai, aquele que, segundo Lebrun, torna possvel, possibilita. (idem, p.308).
[...] outrem para ns um poderoso fator de distrao, no s porque nos perturba o tempo todo e nos arranca de nosso pensamento atual, mas tambm porque s a possibilidade de sua chegada lana uma onda de luz sobre um universo de objetos situados margem de nossa ateno, mas capaz a qualquer instante de se tornar o centro dele. (idem, p.309)

109

Portanto, essa perverso que presenciamos no estrutural, mas, de acordo com Lebrun, surge em consequncia da falta de alteridade, do obscurecimento do Outrem. E ela que nos joga num limbo de violncias vazias e desendereadas que ignora o real sentido da autoridade e das referncias e contorna com maestria o vazio das palavras. O sujeito no completo, mas passa a ser um grande fingidor, como se negasse a si mesmo a capacidade de conhecer-se e transformar-se; maiores combustveis da evoluo do ser humano.

110

8. Concluso
A partir de nosso objeto de estudo, pudemos ver que desigualdades sociais e preconceitos de classe tm sido culturalizados, ou seja, reduzidos a uma diferena cultural, natural a um grupo de indivduos - o que tambm inclui um posicionamento poltico, como no caso dos nordestinos por natureza burros que votaram em Dilma. Assim, as desigualdades sociais so naturalizadas e pede-se apenas aos sujeitos que tolerem diferenas que no devem ser superadas, apenas toleradas. (ZIZEK, 2007, p.1 traduo nossa). Como sabemos, cultura no algo natural ao ser humano quando nasce, mas algo que se constri em um ambiente especfico. Vem a partir do Outro, do outro e do Outrem (LEBRUN, 2010), e est constantemente se refazendo. A prpria cultura inclui os signos da desigualdade, como vivncias, aprendizados e memrias inscritas em um determinado ambiente. Mas isso no significa que os sujeitos inseridos em um contexto economicamente desfavorvel devam se esquecer de quem so para tornarem-se outros, signos de outros significantes como pardos que so branqueados ao ascenderem economicamente (FANTINI, 2012). Isso tambm no quer dizer que no queiram inserir-se; conectar-se modernidade e superar defasagens econmicas e educacionais (CANCLINI, 2009). Nenhum desses dois caminhos exclui o poder de voz que essa populao possui os sujeitos que votaram na candidata Dilma no o fizeram por burrice ou por engrandecer polticas populistas, mas por se sentirem contemplados por seus projetos. Sendo assim, os que se encaixam nos preceitos da cultura neoliberal ocidental so os nicos a possurem autonomia e liberdade individual e isso fica acima da solidariedade e da responsabilidade social, do dever de conviver com o diferente. A dita tolerncia que se prega entre diferentes povos e grupos existe apenas a partir dos preceitos da ideologia dominante relegando outras formas de vida e pensamento ao lugar de outros a serem tolerados. De acordo com essa filosofia, se algo ou algum me impede de exercer essa liberdade de escolha e pensamento, estes devem ser sumariamente eliminados ou denegridos; como pessoas em situao econmica desfavorvel, por exemplo. Isso pode ser visto acerca de temas como a excluso social e a criminalidade ou mesmo em relao s ltimas eleies presidenciais no Brasil. Mesmo que os eleitores que votaram na candidata Dilma tenham obtido maioria nas votaes, eles esto batendo de frente com a base dominante da sociedade brasileira -

111

antigas oligarquias e conglomerados polticos e miditicos no poder so o status quo dominante que deslegitima o voto desses eleitores, que foram reduzidos a uma massa pouco educada, preguiosa e condescendente. Sendo assim, no h uma moldura neutra que una todos os seres humanos - a distino entre classes est to enraizada dentro de ns que, desejar mudar o mundo sem tambm mudar quem se torna-se apenas uma forma de auto-engano. Os gostos e a fala de um sujeito no comunicam apenas de particularidades, mas tambm de onde se veio e da situao econmica em que se foi criado. Ento, para ser um sujeito inteligente, elegante e sensato, o eleitor no pode ser do Nordeste, no pode estar em uma situao econmica desfavorvel e tem que possuir pensamentos condizentes com a ordem vigente. Ver o nordestino como um nordestino mtico (LOEWENSTEIN, 1968), como um sujeito preso no passado, que carrega para outras regies suas caractersticas intrnsecas de atraso e assistencialismo algo como dizer: Voc escolheu ser pobre, no traga isso para a nossa regio. Esta a fala presente por trs do Movimento So Paulo para os Paulistas e dos usurios do Twitter analisados, cujos dizeres abordamos nos captulos anteriores. Quando se diz que os pobres escolheram ser pobres, que escolheram a profisso que tm e de que forma atuam na sociedade, entra-se em um universalismo abstrato no qual o espao entre a aparncia ideolgica da forma legal universal e dos interesses particulares que efetivamente a sustentam e servem a interesses de explorao e dominao de classes no ficam evidentes. (ZIZEK, 2007, p.7 traduo nossa). Zizek aponta a frmula para uma revoluo solidria como sendo:
[...] apesar de nossas diferenas, ns podemos identificar o antagonismo bsico no qual estamos presos; ento vamos compartilhar nossa intolerncia, e unir foras na mesma luta. Em outras palavras, na luta emancipatria, no so as culturas em suas identidades que se unem, so os oprimidos, os explorados, os que esto em situao de sofrimento, estes parte da no-parte de cada cultura que se une em uma luta compartilhada. (idem, p.11 traduo nossa).

Como vimos, a relao com o Outrem sempre difcil e complexa, no pode ser reduzida tolerncia, pois este valor sozinho no sustenta a complexidade da subjetividade humana.

112

Ao dizer que os humanos mantm um relacionamento com seus vizinhos que envolve dio, Lacan retomou a lio freudiana na qual a humanidade comea com um trao inicial de excluso. Neste sentido, a humanidade no definida por seus atributos, mas por uma rejeio inicial cujo nome segregao que a prpria lgica do racismo. (FANTINI, 2012, p.5 traduo nossa)

Como nos explica Zizek: [...] um Vizinho aquele que por definio fede. Isso porque hoje os desodorantes e sabonetes so cruciais eles fazem os vizinhos minimamente tolerveis: Eu estou pronto para amar meus vizinhos, contanto que eles no fedam (Zizek, 2007, p. 14 traduo nossa). Porm, o caso de ento olharmos dentro do sistema em que vivemos para encontrarmos o que favorece a ocorrncia de crimes de intolerncia. Em outras palavras, como as sociedades e os sujeitos inseridos nelas lidam com seu dio. Zizek menciona o filsofo Etienne Balibar, segundo o qual o mundo contemporneo permeado de uma crueldade excessiva e no-funcional. Que vai desde atos fundamentalistas de racismo a rompantes de crueldade vazia, como os observados em jovens. Ou seja, [...] uma violncia que no baseada em razes utilitrias ou ideolgicas (ZIZEK, 2005, p.1 traduo nossa). De acordo com Balibar, os argumentos de que os estrangeiros so a causa das mazelas sociais vividas nos pases em crise mostram uma racionalizao que esconde motivos menos aparentes. A resposta que geralmente obtermos de um skinhead que ele se sente bem em bater em estrangeiros, que a presena deles o incomoda (idem, p. 1 traduo nossa). O desequilbrio entre o Ego e o Gozo nos mostra, segundo Zizek, um curto-circuito na relao do sujeito com a falta do objeto-causa de seu desejo (idem, p.1).
O que nos incomoda no outro (judeus, japoneses, africanos, turcos) o que parece envolver uma relao privilegiada com o objeto ou o outro possui o objeto-tesouro, tendo o roubado de ns (e por isso que ns no o temos), ou ele se figura como uma ameaa nossa possesso do objeto. (idem, p.1 traduo nossa).

Zizek lana mo do julgamento infinito, de Hegel, falando de uma identidade especulativa existente nesses aparentemente excessivos e inteis rompantes de agressividade. Trata-se de um dio ao diferente, alteridade, que no foi sublimado.

113

Segundo o autor, a viso universalista de incluso de todos em uma unidade deixa em aberto, ao elevar a posio de diferente Coisa impossvel, a maior ameaa nossa identidade (idem, p.1 traduo nossa), que deve ser aniquilada se o sujeito deseja sobreviver. Surge a um paradoxo entre a universalidade concreta, que abole antagonismos e preconiza um mundo negociado, e seu oposto radical, com seus rompantes de violncia. Sobre isso, Lacan j nos alertava.
Eu acho que, em nosso tempo, a marca, a cicatriz deixada pela evaporao do pai o que podemos encontrar por baixo do rtulo da segregao. Ns pensamos que o universalismo, que a comunicao de nossas civilizaes, homogeneza o relacionamento entre os homens. Pelo contrrio, eu acredito que o que caracteriza nosso tempo e isso no nos escapa uma segregao ramificada e reforada que produz interseces em todos os nveis e que apenas multiplica barreiras. (LACAN apud FANTINI, 2012, p.5 traduo nossa)

Esta nova ordem no d espao aos sujeitos de singularizarem-se, de enderearem e sublimarem seu dio. Da se criam discursos de palavras e atos vazios, no qual s o sentimento prevalece. E a nos remetemos s palavras de Lebrun ao mencionar que os jovens dizem ter dio como quem diz ter sarna ou gripe. As prprias palavras entram nessa relativizao tornam-se fofas, amorfas, perdidas numa mostra clara de que fazem parte dos resqucios de um sujeito que no sabe para onde orientarse, nem sabe de que serve possuir algum tipo de orientao. Atira palavras e atos no escuro, como um cego que, por no ter em que segurar-se ou ser guiado, ataca o que estiver em volta. Zizek nos explica que a regra fundamental introduzida por Hegel de que o excesso de objetividade e o reinado do universalismo abstrato que impe leis mecnicas de respeito mtuo ignoram a constituio subjetiva do sujeito que se encontra envolvido neles. E esse tipo de ambiente tambm propcio para que o excesso de subjetividade, com seus caprichos e irregularidades, tambm venha tona. Segundo Balibar, h dois tipos de violncia excessiva que, apesar de parecerem opostos, se complementam.
[...] a violncia ultra-objetiva (estrutural) que inerente s condies sociais do capitalismo global (a criao automtica dos excludos e de indivduos dispensveis, desde os sem-teto aos desempregados), e a

114

violncia ultra-subjetiva de novos fundamentalistas tnicos ou religiosos (idem, p.2 traduo nossa)

De acordo com Zizek, o segundo tipo de violncia possui sua prpria forma de operar. Na qual no h nenhum respaldo terico; est fundada no prprio discurso social e encontra como fonte de explicao ou justificativa para a violncia a funo paterna que se encontra deslegitimada, a mobilidade social reduzida... Ou seja, agressores sabem exatamente o que esto fazendo, e, mesmo assim, o fazem. Por conseguinte,
[...] o conhecimento simbolicamente efetivo embutido na efetiva prtica social do sujeito se desintegra em, por um lado, violncia irracional excessiva sem fundamento poltico-ideolgico e, por outro lado, impotente reflexo externo que deixa os atos do sujeito intactos. (idem, p.2 traduo nossa).

Esse o resultado de vivermos em uma sociedade de total livre escolha, deslegitimada, deriva - e esta a face principal para a relativizao do sujeito. Segundo Zizek, o inconsciente e seus sintomas perderam sua inocncia tudo hoje passvel de interpretao, e essa interpretao esvazia-se de sentido real, cai nas garras do imediatismo do gozo, deixando o sintoma intacto.
O que ocorre no tratamento psicanaltico estritamente homlogo resposta do skinhead neo-nazista que, quando pressionado por razes para sua violncia, de repente comea a falar como agentes sociais, socilogos e psiclogos sociais, mencionando a diminuio da mobilidade social, o aumento da insegurana, a desintegrao da autoridade paterna, a falta de amor maternal em sua primeira infncia a unidade entre prtica e sua legitimao ideolgica se desintegra em violncia crua e em sua impotente, ineficiente interpretao. A reemergncia do bruto Real do irracional da violncia, impermevel e insensvel interpretao reflexiva, a face principal da universalidade reflexiva [...]. (idem, p. 2/3 traduo nossa)

Neste mundo sem ideologias ou bssola ou figuras que dem aos sujeitos as rdeas da realidade, fcil fugir do assunto e abordar problemas sociais como problemas culturais, problemas que no dizem respeito poltica ou economia, por exemplo. Temas nos quais o sujeito de certa forma pode eximir-se de realizar uma

115

mudana profunda em si mesmo e assumir restries. O extermnio claro e surdo do outro torna-se a melhor alternativa e, ainda por cima, a mais legtima. E a luta exercida para que se reconheam os direitos de todos em uma sociedade capitalista nos mostra que muito mais til desviar o discurso para a cultura do que tratar do assunto das iniqidades cometidas por um sistema econmico e poltico que tm deixado os sujeitos deriva, sozinhos numa luta contra si mesmos e as contravenes sociais. Zizek nos lembra que vivemos em uma sociedade na qual ningum est no comando no h mais Outro, Natureza ou Deus mexendo os pauzinhos em algum momento. O discurso dominante diz que o sujeito pode comer o que quiser, amar quem quiser e trabalhar no que quiser s esquece de contar que, nas entrelinhas, existe um ideal que sabe exatamente qual seria a escolha certa. Entre conhecimento e deciso, no h ningum que realmente saiba qual a verdade maior, que no permeada por nenhuma dvida mas, apesar disso, uma deciso pode e deve ser tomada pelo sujeito. Assim, de certa forma, o sujeito na verdade opta por acreditar em algo ou no. Este posso fazer o que quiser, contanto que faa a coisa certa a real diretriz por trs das escolhas uma iluso pensar que no h uma mo invisvel do mercado, das polticas que desejam ser mantidas, dos modos de consumo a serem levados diante, etc. Constantemente, os sujeitos tm de decidir sobre diferentes aspectos de suas vidas, mas sem realmente saber o que essas decises envolvem sem, muitas vezes, ter o conhecimento necessrio que autorize a tomada de deciso.
[...] longe de ser considerado como libertador, essa compulso para decidir livremente experienciada como uma ansiedade provocando um jogo obsceno, uma reverso irnica de predestinamento: eu sou responsvel por decises que fui obrigado a fazer sem conhecer bem a situao. (ZIZEK, 2008, p.151 traduo nossa).

Longe de sermos uma sociedade em que indivduos coletivamente levam suas vidas livremente h o mercado, sempre irreversvel, comandando as mars. [...] um mecanismo impenetrvel que pode arruinar os esforos de um trabalhador honesto e enriquecer um especulador corrupto. Porm, essa mo invisvel nunca nos garante restabelecer a ordem e o equilbrio quando estes falham. (idem, p.151 traduo nossa) Para Zizek, o problema da sociedade de risco que ela ao mesmo tempo muito especfica e muito generalista, e ignora de que forma essa nova ordem impacta

116

subjetivamente os sujeitos. Zizek tambm aponta que, hoje, figuras de autoridade so geralmente supergos obscenos, que operam no Real.
Quando o sujeito est envolto em autoridade simblica, ele age como um apndice de seu ttulo simblico, por exemplo, o grande Outro, a instituio simblica, que age por meio dele; basta lembrar de um juiz, que pode ser uma pessoa corrupta e miservel, mas quando veste sua toga e outros emblemas, suas palavras so as palavras da Lei. Por outro lado, o Mestre invisvel ao olho pblico, manipula a vida social [...] como um estranho duplo da figura de autoridade: ele tem que agir na sombra, irradiando como uma fantasmagrica e espectral onipotncia. Essa ento, a concluso a ser feita do cone de Bill Gates: como a desintegrao da figura simblica patriarcal, do Nome-do-Pai, abre caminho para uma nova figura de Mestre que simultaneamente nosso colega comum, nosso colegasemblante, nosso duplo imaginrio, e justamente por essa razo fantasmaticamente envolvido em outra dimenso do Gnio Mau. Em termos lacanianos: a suspenso do Ideal do Ego, da caracterstica de identificao simblica, por exemplo, a reduo do Mestre a um imaginrio ideal, necessariamente abre caminho para seu oposto monstruoso, para a figura de superego de um Gnio Mau onipotente que controla nossas vidas. Nesta figura, o imaginrio (semblante) e o real (da paranoia) se cruzam, devido suspenso de uma eficincia simblica. (idem, p. 158/159 traduo nossa)

Para Zizek, a queda da autoridade paterna tem duas facetas: normas proibitivas simblicas so substitudas por ideais imaginrios como sucesso no trabalho, corpo perfeito, atos infalveis- e essa mesma falta de autoridade tambm d vazo emergncia do superego obsceno, no qual o Ideal do Ego engolido pelo Imaginrio, e no mais permeado pelo Simblico. Ento o sujeito pode ser extremamente narcisista, vendo a todos os outros como uma ameaa, e cair nas graas de um superego que o ordena a desfrutar sempre, a desconhecer limites. Assim, a falta de proibio simblica traz consigo a superegoizao do Ideal imaginrio (idem, p.159 traduo nossa). Zizek nos d como exemplo os hackers, que so contratados por grandes empresas para transformar seu hobby informal em um trabalho srio. Eles so, assim, autorizados a ignorar normas sociais. Fazendo o que mais gostam, eles podem passar horas a fio trabalhando, adentrando em mais e mais horas extras sem que isso os incomode. No h mais um conflito interno contra a obrigao de trabalhar o que desejam do sujeito

117

justamente seu lado perverso e mpio o gozo. H, na verdade, um estmulo a quebra de limites. Essa quebra de barreiras e referncias exige um limite, porm chega-se concluso de que a economia neo-liberal sem limites na qual vivemos hoje cria falcias nas quais tenta-se controlar as intolerncias, a poluio da natureza, sem chegar ao cerne da questo que seria controlar a economia, repolitiz-la. Ns agora podemos ver porque as ps-polticas no podem alcanar a propriedade poltica da universalidade: porque ela silenciosamente exclui a politizao da esfera econmica (idem, p.160 traduo nossa). Assim, o autor nos mostra que o que serve de motor para essa fluidez a prpria lgica do capital.
A presena espectral do capital o grande Outro que no apenas se mantm operante quando todas as incorporaes tradicionais do grande Outro simblico se desintegram, mas ainda por cima causam diretamente sua desintegrao. Longe de ser confrontado com o abismo da liberdade, por exemplo, com o peso da responsabilidade que no pode ser aliviada com a ajuda da Tradio ou da Natureza, o sujeito de hoje est talvez mais do que nunca preso em uma inexorvel compulso que efetivamente comanda sua vida. (idem, p.160 traduo nossa)

Conclui-se, assim, que a discusso vai muito alm de um problema de intolerncia atos de preconceito tambm fazem referncia a uma ameaa sentida pelo prprio sujeito sobre algo que possui dentro de si mesmo, a sua falta de referncias, ao seu dio que no encontra destino para transformar-se. O prprio status quo e a conscincia de classe so tambm elementos internos. Participa-se hoje do mundo capitalista como se ele no tivesse outra forma de operar, e a entrada no democratismo serve, na verdade, no para que a populao possa ter voz, mas para que o mercado continue intocado, como algo onisciente e onipresente - no como algo construdo e reproduzido pelos prprios sujeitos, e que pode ser modificado. Descontentes com os problemas sociais enfrentados pelo pas e pelas diretrizes polticas assumidas pelo governo, muito mais fcil que esses jovens se unam em torno de uma supremacia branca de classe mdia que ignora o contexto social, poltico e histrico vivido pelo pas em seus mais de 500 anos de existncia. A prpria falta de referncias ou mesmo de uma forma de lidar com seus questionamentos e frustraes leva a esse dio cego, ao qual as redes sociais conseguem to bem servir de suporte por

118

seu prprio carter dinmico, desregulamentado e que facilita o anonimato. Pudemos ver que as aes de Mayara Petruso e de tantos outros jovens durante os meses de outubro e novembro de 2010 apontam para tantos problemas e questes em aberto no apenas no Brasil, mas no Ocidente em geral. E nada como uma estratgia poltica pautada no dio para fazer com que ele surja da forma mais natural possvel, livre de qualquer culpa. A partir de todo o enredo terico que foi levantado para a produo deste trabalho, pudemos constatar que esta sociedade sem norte e sem outrem no caminha para dias melhores de tolerncia e respeito aos direitos humanos e ambientais caminha para seu prprio inverso, para rompantes de violncia cega e destruio consentida. necessrio questionar sobre quem realmente est se beneficiando neste mundo supostamente livre, e o que est, na verdade, fazendo as escolhas por ns. Estes jovens no esto apenas defendendo sua prpria ignorncia, mas fazendo dela a justificativa vazia para atos igualmente vazios. O preconceito de classe parte do desejo de manuteno de uma realidade social, de no permitir que o outro possa interpelar, atrapalhar a ordem vigente. Admitem-se apenas diferenas entre os sujeitos, mas sem levar em conta as desigualdades. Estamos diante de uma nova forma de intolerncia, que no pautada em crenas ou ideologias, mas em explicaes preguiosas que so utilizadas como argumento para que a violncia possa ocorrer. Pois parece-nos que, antes mesmo da intolerncia, o ato violento o ator principal da trama o dio vem antes da explicao, e ele tem encontrado as formas mais impulsivas e infundadas de vir tona, de tomar corpo na realidade. Numa sociedade destituda de figuras de autoridade, que caminha ilusoriamente ao sabor do vento que sabemos estar sendo comandado por um mercado econmico totalmente desregulamentado, sobre qual nem mesmo os Estados parecem possuir qualquer poder de controle o convite ao gozo, ao individualismo, perda das singularidades e tambm da noo de limites, so os resultados que hoje podemos observar. No se trata de culpar no neo-liberalismo, este ente sem dono e sem estribeiras, mas de entrarmos na raiz da questo, desviando de rodeios que apenas nos levariam discusses tambm vazias.

119

9. Referncias Bibliogrficas A Vantagem Poder Escolher, Entrevista com Tnia Bacelar. IHU Online, set.2010. Disponvel em: <http:// http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticiasanteriores/35925--%60a-vantagem-e-poder-escolher%60-entrevista-com-tania-bacelar> Acesso em: 12 de jun.2012. BARROS, Jos Dassuno. Igualdade, Desigualdade e Diferena: em Torno das Trs Noes. Disponvel em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218709941G9oFF7ya2Ux18EW0.pdf>, 2005. Acesso em: 02 abr.2012. BARROS, Ana Cludia. Em Manifesto na Web, Jovens Paulistas Criticam Migrao. Terra Magazine, ago.2010. Seo Comportamento. Disponvel em: <http:// http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4605938-EI6594,00Em+manifesto+na+web+jovens+paulistas+criticam+migracao.html> Acesso em: 12 de jun.2012. BETTO, Frei. A Pasteurizao da Esquerda. Le Monde Diplomatique Brasil, dez 2008. Seo Artigo. Disponvel em:< http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=295&PHPSESSID=a7182356c7c43a132 7ce28907bf97f08> Acesso em: 12 de jun.2012. CANCLINI, Nestor Garca. Diferentes, Desiguais e Desconectados: Mapas da Interculturalidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. CERRUTI, Marta Quaglia. Perverso e Laos Sociais: uma Tentativa de Articulao. Disponvel em: <http://www.sedes.org.br/Departamentos/Formacao_Psicanalise/perversao_e_lacos_soc iais.htm>, 2002. Acesso em: 10 mar.2012. CHARMOILLE, Jean. Heimlich Unheimlich. Disponvel em:< http://www.sonecrit.com/texte/PDF/portugais/Heimlich-unheimlich.pdf>, 2001. Acesso em: 20 de jun.2012. DAY, Elizabeth. The Hurt Caused by Private Lives Being Made Public. The Guardian, mar.2012. Seo Comment is Free. Disponvel em:< http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/mar/11/elizabeth-day-cyberbullyingsocial-media> Acesso em: 11 de mar.2012. DIAS, Cristiane ; COUTO, Olivia Ferreira do. As Redes Sociais na Divulgao e Formao do Sujeito: Compartilhamento e Produo Atravs da Circulao de Ideias. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151876322011000300009&script=sci_arttext>, 2011. Acesso em: 05 mai.2012. FREUD, Sigmund. O estranho. IN: Freud. Obras completas. Edio Standard Brasileira V. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1986, pp 237-269.

120

FROSH, Stephen. The Other. American Imago, Ano 2002 n. 4 v. 59. Disponvel em: < http://muse.jhu.edu/login?auth=0&type=summary&url=/journals/american_imago/v059 /59.4frosh.html>, 2002. Acesso em: 18 de jun.2002. GUIMARES, Guilherme. Movimento So Paulo para Todos. Blog da Cidadania, nov 2010. Disponvel em: <http://www.blogdacidadania.com.br/2010/11/movimentosao-paulo-para-todos/> Acesso em: 12 de jun.2012. JNIOR, Durval Muniz de Albuquerque. Preconceito Contra a Origem Geogrfica e de Lugar. So Paulo: Cortez Editora, 2007. KEHL, Maria Rita. Dois Pesos... . Disponvel em: http://www.mariaritakehl.psc.br/resultado.php?id=308, 2010. Acesso em: 01 de mar.2012. LEBRUN, Jean Pierre. A Perverso Comum: Viver Juntos sem Outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008. LEMOS, Renata; SANTAELLA, Lcia. Redes Sociais Digitais a Cognio Cognitiva do Twitter, So Paulo: Paulus, 2010. LOEWENSTEIN, Rodolphe. Psicanlise do Anti-semitismo, So Paulo: Senzala, 1968. Manifesto So Paulo para os Paulistas. Petition Online, s/d. Disponvel em: < http:// http://www.petitiononline.com/petitions/estadosp/signatures> Acesso em: 12 de jun.2012. MENEZES, Cynara. Neocons Brasileira. Carta Capital, nov.2010. Seo Poltica. Disponvel em: <http:// http://www.cartacapital.com.br/politica/neocons-a-brasileira/> Acesso em: 12 de jun.2012 MORAIS, M. C. (2009) Sombra e Trauma na Cidade um Olhar sobre o Livro Coque Vive: Notcias. Tese de Graduao em Jornalismo. Departamento de Comunicao Social Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 85 pp. MOREIRA, Vivian Lemes; Romo, Luclia Maria Souca. O Discurso no Twitter, Efeitos de Extermnio em Rede. RUA [online]. 2011, no.17. Volume 2 ISSN 14132109. NASSIF, Lus. Racismo, Homofobia, Mdia e Poltica. Brasilianas, nov. 2010. Disponvel em:<http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/racismo-homofobia-midia-epolitica> Acesso em: 12 de junho de 2012. OLIVEIRA, Paulo Czar Nunes de. O Brasil Azul e Vermelho: as Cores do Preconceito. Carta Capital, nov.2010. Seo Poltica. Disponvel em:<http:// http://www.cartacapital.com.br/politica/o-brasil-azul-vermelho-as-cores-dopreconceito/> Acesso em: 12 de junho de 2012. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Rio Grande do Sul: Sulina, 2011.

121

SODR, Muniz. Sociedade, Mdia e Violncia. Porto Alegre: Sulina; Edipucrs, 2006. SILVA, U.V. (2008) Velhos Caminhos, Novos Destinos: Migrante Nordestino na Regio Metropolitana de So Paulo. Tese de Mestrado em Sociologia. Departamento de Sociologia Universidade de So Paulo, So Paulo, 178 pp. ZIZEK, Slavoj. Class Struggles in France, Again. Disponvel em:< http://www.lacan.com/zizfrance5.htm>, 2005. Acesso em: 17 de jun. 2012. ____________. The Culturalization of Politics. Disponvel em:< http://www.lacan.com/zizek-inquiry.html>, 2007. Acesso em: 18 de jun.2012. ____________. Risk Society and its Discontents. Disponvel em: < http://pt.scribd.com/doc/44231114/Slavoj-Zizek-On-Risk-Society>, 1998. Acesso em: 20 de jun.2002. Vdeo: Dilma No Gosta de So Paulo. 2010.Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=uMPRwPAzKlE/> Acesso em 12 de jun.2010

122

S-ar putea să vă placă și