Sunteți pe pagina 1din 14

14/02/2014

Histria da Educao e da Pedagogia.


Comunidades Tribais Profa. Dra. Camila Beltro Medina

Contedo
A vida e a cultura das comunidades tribais. O processo educativo dentro do contexto e da cultura das comunidades tribais. As especificidades e peculiaridades desse tipo de educao.

A Vida e a Cultura nas Sociedades Tribais


O que so sociedades tribais? So as primeiras formas de organizao social humana. Essas organizaes so conhecidas por povos primitivos. No entanto, ainda hoje h pessoas vivendo em comunidades tribais.

14/02/2014

O Homem Primitivo

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rugendas_%C3%ADndios.jpg?uselang=pt-br >.

Tribos Botocudos, Puris, Pataxs e Machacalis (1834) Autor Debret


Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Debret__Botocudos,_Puris,_Patax%C3%B3s_e_Machacalis.JPG?uselang=pt-br>.

Famlia do Chefe Camacan se Preparando para a Festa Debret (1834)


Fonte: <http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/upload/acervoimagem/7135.jpg>.

14/02/2014

Deutsch-Ostafrika Tribo Africana Oriental Alem 1906

Comunidade Tribal Contempornea Tribo Mursi Etipia (2005)

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Australia_Aboriginal_Culture_011.jpg>.

Comunidade Tribal Contempornea Aborgenes Australianos (2011)

14/02/2014

1. A Vida e a Cultura nas Sociedades Tribais

Para entender a educao nas comunidades tribais, preciso entender a dinmica social inerente a essas comunidades.

Conceito de Pr-Histria e Primitivo


O conceito de pr-histria deve ser desconstrudo, uma vez que a histria no precede a escrita. O conceito de primitivo definido a partir de uma viso etnocntrica transpassa pela ideia de progresso e de estgios evolutivos da cultura.

Comunidades Tribais

[...] tais povos devem ser considerados diferentes e no inferiores a ns (CLASTRES apud ARANHA, 2006, p. 38).

14/02/2014

Sociedade Tribal na Pr-Histria


Pr-histria comunidades grafas. Perodo muito longo e de transformaes lentas em relao a tecnologia e costumes. As transformaes no ocorreram da mesma forma em todos os lugares. No h uniformidade de tempo (ainda hoje existem seres humanos que vivem de modo tribal). No h uniformidade de crena e costume.

Sociedade Tribal na Pr-Histria


Aranha (2006) alude ser difcil descrever caractersticas gerais dessas sociedades, essencialmente por duas razes: 1 Ns as avaliamos segundo padres da nossa cultura etnocentrismo. 2 H muitas diferenas entre elas. Isso as torna nicas. No entanto, existem alguns pontos convergentes.

Costumes Pontos Convergentes


No No No No No tm tm tm tm tm Estado. classes sociais. escrita. comrcio. escola.

14/02/2014

Costumes Pontos Convergentes


Predominncia mtica. Tradio oral dos mitos e ritos. Imitao dos deuses nos ritos. Indivduos livres e com direitos iguais. Os chefes guerreiros ou o curandeiro so indivduos especiais, mas nunca abusam do privilgio para estabelecer uma relao de mando e obedincia.

Costumes Pontos Convergentes


Coletividade pequena. Propriedade comum de terra. A produo (em comum) dividida entre todos e consumida imediatamente no h acmulo de bens. Diviso de trabalho pautada basicamente nas diferenas entre os sexos.
O trabalho e seus produtos so coletivos.

Costumes Pontos Convergentes


Igualdade entre homens, mulheres e crianas. O importante saber aquilo que pode se reverter em algo que contribua para o desenvolvimento da sociedade = construir instrumentos de caa, modos de plantio, construo de habitao, crenas religiosas...

14/02/2014

Comunidades Tribais
Parte 2

2. O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Educao difusa Educao no formal

A Guerra um dispositivo de transmisso dos valores da comunidade

Fonte: <http://4.bp.blogspot.com/x7SmaFh7P3s/UkWZesJ3eI/AAAAAAAAD4Q/A71GVuUhr Vk/s1600/theodore-de-brycannibalism-in-brazil-in-1557as-described-by-hans-staden1562.jpg>.

14/02/2014

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Crianas aprendem por imitao. Repetem os gestos dos adultos nas atividades dirias e nos rituais. As crianas aprendem para a vida e por meio da vida. As crianas aprendem fazendo.

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


A adaptao dos jovens aos valores e costumes da tribo recebe considervel ateno.

CASTIGO

No h castigos. Educa-se com pacincia, respeitando-se o ritmo de cada um.

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Formao Integral. Todos os saberes da Tribo. Universal. Todos tem acesso respeitando as especificidades de gnero de cada comunidade. (Casos especficos exemplo: curandeiro.)

14/02/2014

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Mito Seu conhecimento no posto como revelao do passado, portanto no tem carter histrico. atemporal e conta o ocorrido no incio dos tempos. Por isso, tais povos tm tantos ritos que marcam passagens (nascimento, morte, incio da vida adulta).

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Educao Acontece por meio da socializao dos membros do grupo, que pelo convvio transmitem seus valores, suas crenas e seus modos de agir e viver. Educao acontece por meio da socializao dos saberes.

Segundo Gomez (2000, p. 13):


A educao tem por funo a socializao, sendo fator decisivo de hominizao. A espcie humana, constituda biologicamente como tal, elabora instrumentos, artefatos, costumes, normas, cdigo de comunicao e convivncia como mecanismos imprescindveis para a sobrevivncia do grupo e da espcie

14/02/2014

Segundo Gomez (2000, p. 13):


Esse processo de aquisio por parte das novas geraes das conquistas sociais = processo de socializao = processo educativo. Educar = socializar os saberes produzidos pela humanidade para a sobrevivncia e o desenvolvimento das novas geraes.

O Processo Educativo das Comunidades Tribais


Sociedades tribais. Educar.

Socializao direta da gerao jovem, mediante a participao cotidiana das crianas nas atividades da vida adulta.

Comunidades Tribais
Agora sua vez

10

14/02/2014

Questo 1
Quais itens indicados a seguir caracterizam uma sociedade tribal? I.No tem Estado. II.No tem escolas. III.Tem propriedade de terras. IV.No tem comrcio.

Indique a alternativa correta: a)Apenas a caracterstica I. b)Caractersticas I e II. c) Caractersticas I, II e IV. d)Caractersticas II e IV. e)Todas as caractersticas.

Questo 2
O que o etnlogo francs Pierre Clastres quer dizer quando afirma que: Explicar as sociedades tribais pelo que lhes falta impede compreender melhor a sua realidade.

11

14/02/2014

Questo 3
O que significa educao difusa?

Questo 4
Segundo Durkheim, a utilizao de castigos voltados criana aparece nas sociedades em pleno desenvolvimento cultural, como a de Roma imperial ou da Renascena. Nas sociedades primitivas essa prtica inexiste. Qual a justificativa para essa alterao no comportamento social dos membros das sociedades primitivas para as sociedades mais complexas?

Questo 5
Como se d a educao nas comunidades tribais?

12

14/02/2014

Comunidades Tribais
Finalizando

Comunidades Tribais
Homens organizados em grupos vivendo sob determinados costumes e crenas. Vale salientar que so povos que tm um modo de vida diferente do nosso, mas que no so, por isso, inferiores ou menos desenvolvidos.

Comunidades Tribais
Portanto, para entend-los preciso: Investigar sob a tica da cultura da comunidade tribal e no sob a tica da nossa cultura. Situ-los como um grupo que tem aspectos constitutivos semelhantes, que os caracterizam como comunidades tribais; no entanto, no esquecer que cada uma tem suas particularidades.

13

14/02/2014

Quando nos referimos s comunidades tribais, remetemos nosso imaginrio s sociedades primitivas, que so as primeiras formas de organizao social humana. No entanto, no podemos esquecer que, ainda nos dias atuais, h pessoas vivendo em comunidades tribais. Segundo o Censo de 2010, aproximadamente 0,47% da populao brasileira indgena e grande parte dessa populao vive em comunidades tribais.

Retomando Caractersticas das Comunidade Tribais Primitivas


No tm Estado. No tm classes sociais. No tm escrita. No tm comrcio. No tm escola. No tm propriedade privada. Tradio oral dos mitos e ritos.

Retomando a Educao nas Comunidades Tribais


Educao difusa. Educao para a vida e por meio da vida. Educao pautada no convvio direto com os membros das geraes mais antigas. Educao do modelo.

14

S-ar putea să vă placă și