Sunteți pe pagina 1din 3

- Montagem do calendrio da escola reservando datas para reunies peridicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associao de Pais e Mestres.

Eleja alguns dias para eleio dos representantes de classe, feiras de Cincias e de livros, confraternizaes e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Pea ao coordenador para sugerir dias e horrios para o trabalho pedaggico coletivo (geral, por rea e por srie). traar um perfil dos alunos com base em diagnsticos e questionrios respondidos por eles e pelos pais.

Consolidao dos dados da escola Faa uma tabela com os principais dados da escola - nmero de matrculas iniciais e finais e as taxas de aprovao, repetncia e distoro idadesrie (leia mais na reportagem sobre dados da escola) -, os resultados de avaliaes e planilhas de aprendizagens dos alunos.

Questes
Quantos alunos foram matriculados no 1 ano? E no 5? A diferena de 20 alunos. Esses dados correspondem mdia de matrculas dos ltimos anos? Por que esse nmero diminuiu ao longo da escolaridade? Encaminhamento A no manuteno do nmero de matrculas revela um funil de reprovao ou evaso e pode significar que a escola no est dando conta da aprendizagem de todos os alunos. preciso verificar se os professores esto ensinando apenas para os "mais sabidos" e deixando de oferecer apoio aos que apresentam dificuldades.

Questes
Por que o 2 ano tem um ndice de reprovao maior do que os outros? Ele corresponde antiga 1 srie, perodo de alfabetizao das crianas. O professor regente tem a experincia necessria nessa rea? Encaminhamento O diretor pode atuar na distribuio das salas aos professores de acordo com o preparo e a experincia de cada um. H locais em que a escolha regida por lei. Mesmo assim, papel do diretor conversar com a equipe, compartilhar as informaes sobre a movimentao escolar com o grupo e propor tomadas de decises que favoream todos, principalmente os alunos.

Questes
Quais so os motivos da evaso dos alunos nesta escola? Por que as crianas deixaram de frequentar as aulas? Encaminhamento Vale a pena o diretor ir em busca dessas respostas na comunidade e, principalmente, procurar as famlias para saber o que levou as crianas a abandonar a sala de aula. De posse dessas informaes, ele tambm deve discutir com a equipe quais seriam as possibilidades para diminuir esse nmero. Uma varivel possvel a ser considerada: ser que os alunos desistiram porque no estavm conseguindo aprender?

Questes
Os alunos que precisam de correo de fluxo repetiram de ano na prpria escola ou j vieram de outras unidades nessa situao? O que possvel fazer para que o nmero total de alunos com defasagem idade/srie no seja to elevado (18 crianas)? Encaminhamento Pensar em um projeto especfico para esses alunos (como grupo de apoio, por exemplo), de modo que, ao fim do ano letivo, todos eles tenham as condies necessrias para serem reclassificados, como autoriza a Lei de Diretrizes e Bases. Analisar os motivos da repetncia.

S-ar putea să vă placă și