Sunteți pe pagina 1din 9

CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA LABORATRIO - PROF. SIDNEI MOTTA Identificand t!an"f !#ad !

e"
Um problema que muitos tcnicos encontram e que sentem muitas dificuldades para resolver o da identificao dos terminais de transformadores de alimentao. Estes transformadores, quando novos, nem sempre vm acompanhado do folheto com o modo de ligao de seus terminais conforme a tenso, e para os aproveitados de aparelhos antigos, a coisa se complica: a informao no existe. omo identificar e ligar os enrolamentos de um transformador o problema que vamos ensinar os leitores a resolver neste artigo. !s transformadores usados em fontes de alimentao so basicamente formados por dois enrolamentos: um prim"rio de alta tenso ou enrolamento de entrada e um secund"rio de tenso mais baixa que serve como enrolamento de sa#da. $udo seria muito simples para o tcnico se os transformadores tivessem a configurao mais simples, que %ustamente esta e, alm disso os enrolamentos fossem perfeitamente identificados, conforme mostra a figura &.

'o entanto, alm de nem sempre haver a identificao de qual o enrolamento prim"rio e qual o secund"rio, na pr"tica podemos ter diversas situa(es que complicam a utili)ao do transformador como por exemplo: a* um dos enrolamentos duplo, ou se%a, tem tomadas ou derivao de modo a se ter a entrada ou sa#da de duas tens(es. b* na entrada ou sa#da temos um dois enrolamentos separados que podem ser usados desta forma ou ligados em srie ou paralelo de modo a modificar as caracter#sticas do componente. 'a figura + temos alguns tipos de transformadores que podemos encontrar em fontes de alimentao de aparelhos eletr,nicos comuns.

Evidentemente, se no existir identificao para tudo isso o tcnico pode se complicar e com um agravante: se um enrolamento prim"rio ou secund"rio for ligado indevidamente podemos queimar o transformador. 'o entanto, de posse de um mult#metro e uma l-mpada de ./ ou 0/ 1atts comum para a rede de energia, o leitor

pode ter segurana total na identificao e ligao dos enrolamentos de um transformador. 'os itens seguintes vamos ensinar como conseguir isso. TRANSFORMADOR SIMPLES C # Identifica! P!i#$!i e Sec%nd$!i 2upondo que o transformador tenha um prim"rio para a rede de &&/3 ou ++/3 4prim"rio simples* e que seu secund"rio se%a de baixa tenso 45 a +/ volts* com corrente de &// m6 a 7 amp8res, como fa)er a identificao9 a& # d 'i"%a( ! enrolamento prim"rio feito com fio esmaltado mais fino e esse fio no pode ser usado na conexo externa por se muito fr"gil, de modo que ele conectado a fios flex#veis ou terminais externos. ! enrolamento secund"rio, por outro lado ter" fio tanto mais grosso quanto maior for a corrente em alguns casos esse fio suficientemente grosso para poder ser usado na conexo externa. :esta forma, podemos visualmente ;ver; a diferena entre os fios, conforme mostra a figura 5.

6lguns fabricantes costumam adotar um c<digo de cores para os fios: o preto usado para o final de enrolamento do prim"rio enquanto que o vermelho e o marrom so usados para identificar a outra extremidade que pode ser de &&/3 ou ++/3. =or outro lado, os terminais do secund"rio de baixa tenso usam fios da mesma cor. > comum encontrarmos o verde para enrolamentos de 73 e o a)ul para 03, mas os fabricantes no seguem todos esta norma. 'a figura . temos um exemplo de identificao por cores.

!utra maneira consiste em se verificar a posio do enrolamento sobre o n?cleo, inclusive com a observao da espessura do fio. ! enrolamento secund"rio, de fio mais grosso fica por cima do enrolamento prim"rio 4de fio mais fino* e f"cil vermos de onde saem os fios de conexo, conforme mostra a figura 7.

Evidentemente esta observao s< poss#vel se os enrolamentos no forem totalmente vedados, como em alguns transformadores maiores.

)& Medi*+ e(,t!ica e te"te de f%nci na#ent ! mult#metro o instrumento indicado para o primeiro teste. ! que fa)emos ento medir a resistncia dos enrolamentos. ! prim"rio de tenso mais alta tem uma resistncia ohmica mais elevada que o secund"rio de tenso mais baixa. 6 resistncia do secund"rio ser" tanto menor quanto menor a tenso e maior a corrente. 'a figura 0 mostramos como este teste de identificao feito.

!s valores de resistncia para os secund"rio, da ordem de poucos ohms, nada tem a ver com a tenso dos enrolamentos, de modo que, com este teste no podemos tirar concluso alguma @ respeito disso. Um teste de funcionamento para um transformador exige um dispositivo de segurana, no caso, um limitador de corrente. 2e ligarmos diretamente um secund"rio de baixa tenso de um transformador por engano diretamente na rede de energia teremos um curtoAcircuito, pois a baixa resistncia deste enrolamento resulta em uma corrente muito intensa que destr<i imediatamente o componente. 6ssim no podemos experimentar o transformador simplesmente tentando lig"Alo na rede. ! que podemos fa)er entretanto usar limitador de corrente que a l-mpada comum de ./ a 0/ 1atts, conforme mostra a figura B.

2e ligarmos o transformador da maneira correta o transformador no drena corrente apreci"vel do circuito e recebe quase toda a tenso da rede. 6 l-mpada acende fracamente e podemos at medir uma tenso no secund"rio com o mult#metro que corresponde a um valor um pouco menor que o normal. 2e isso acontecer, podemos tirar a l-mpada e ligar diretamente o transformador na rede 4desde que tenhamos certe)a de que seu enrolamento de &&/3 ou ++/3 conforme o caso*. 2e ligarmos o transformador invertido a alta corrente limitada pela l-mpada que ento acende com brilho normal. 2e tentarmos medir a tenso no outro enrolamento, dependendo do mult#metro usado podemos ter um valor muito acima do esperado. SEC-ND.RIO COM TOMADA CENTRAL Este tipo de transformador possui um enrolamento com uma tomada central sendo basicamente destinado @ fontes com dois diodos em um sistema de retificao de onda completa. 6 identificao dos fios deste enrolamento relativamente simples. a& # d 'i"%a( !s dois fios extremos do enrolamento secund"rio, conforme mostra a figura C normalmente so da mesma cor e

esta cor diferente da usada para a tomada central.

6s cores variam bastante de fabricante para fabricante e na maioria dos casos no tm nada a ver com as tens(es fornecidas. 'os tipos em que o enrolamento secund"rio termina com os pr<prios fios esmaltados servindo para as conex(es externas, a tomada central tranada, ou se%a, usa dois fios esmaltados %untos que consistem na continuao do enrolamento, conforme mostra a figura D.

)& Medi*+ e te"te ! mult#metro na escala mais baixa de resistncias pode ser usado para identificar os enrolamentos. 6 resistncia entre os fios extremos maior do que entre qualquer extremidade do enrolamento e a tomada central. !bservamos, entretanto que os enrolamentos secund"rios de baixa tenso possuem resistncias muito pequenas, que chegam a poucos ohms ou mesmo frao de ohm o que significa que nem todos os mult#metros conseguem fa)er essa medio com preciso suficiente para permitir a identificao dos fios. 'o entanto, uma ve) que o prim"rio este%a perfeitamente definido, podemos lig"Alo na rede de energia 4desde que saibamos se de &&/3 ou ++/3, conforme o local* e depois medir com o mult#metro as tens(es no secund"rio. 6 tenso entre as extremidades do enrolamento deve ser o dobro da tenso entre qualquer extremidade e o fio central. 6ssim, para um transformador de 0E03 medimos &+ 3 entre os extremos e 03 entre qualquer extremo e a tomada central. !bserve que o mult#metro deve ser usada na escala apropriada de tens(es alternadas 43olts 6 ou 6*. 3e%a tambm que os valores medidos so rms, o que quer di)er que, se a fonte for de 03 isso no significa que vamos medir no seu transformador obrigatoriamente essa tenso. PRIM.RIO DE D-AS TENS/ES Um caso importante de transformador que deixa o tcnico em d?vida o do transformador com prim"rio de duas tens(es, tendo este enrolamento trs terminais. ! tratamento dado na identificao se assemelha ao do transformador com secund"rio com enrolamento duplo. $emos ento as seguintes possibilidades de identificao: a& Vi"%a( ! caso mais simples ocorre quando o fabricante segue as cores convencionais para identificar o enrolamento. 6ssim, o fio preto o comum, consistindo no final do enrolamento, enquanto que o marrom corresponde @ entrada de &&/3 e o vermelho @ entrada de ++/3. Em alguns casos, em lugar do marrom podemos ter cor diferente, mas os outros dois mantm as cores originais. 'a figura &/ mostramos o modo de se fa)er a ligao deste transformador nas duas redes de energia.

Em alguns casos tambm poss#vel identificar a tomada de &&/3 e a ++/3 e o terra 4comum* pela posio em que entram nas diversas camadas de fio, conforme mostra a figura &&.

! fio mais interno o comum, o intermedi"rio o &&/3 e o mais externo no enrolamento prim"rio o ++/3. )& P ! #ei de te"te ! primeiro teste poss#vel com o mult#metro. Usando a escala apropriada de resistncia observamos que entre o comum e o &&/3 temos uma resistncia menor que entre o comum e o ++/3. !bserve tambm que a resistncia entre o &&/3 e / ++/3 costuma ser levemente maior que entre o comum e o &&/3, pois como o enrolamento mais externo, o comprimento de fio usado tambm maior. Fsso permite diferenciar o comum do ++/3 em caso de d?vida, conforme mostra a figura &+.

!utra possibilidade, consiste em se ligar o transformador em srie com a l-mpada de ./ 1atts, conforme mostra a figura &5.

Garemos ento a medida da tenso entre o terminal livre e os outros dois terminais. 2e lermos nas duas medidas a mesma tenso da rede, ento provavelmente o transformador estar" ligado como mostra a figura em 4a*. 2e lermos uma tenso igual a da rede e uma que se%a o dobro ento o transformador deve estar ligado como em 4b*. Ginalmente, se tivermos a leitura de uma tenso igual @ da rede e uma que se%a a metade, o transformador ter" sido ligado como em 4c*. !bs: ve%a que a presena da l-mpada garante segurana pois se o transformador estiver com enrolamento em curto o brilho forte da l-mpada informa o tcnico e evita problemas de ;estouros; perigosos quando ele for ligado. DOIS PRIM.RIOS :e todos os casos, este sem d?vida, o que maior dificuldades apresenta para o tcnico, principalmente o menos experiente. 'este caso, o que temos um transformador com dois enrolamentos prim"rios separados, havendo portanto . fios de ligao. Estes fios devem ser combinados de modo que os enrolamentos fiquem em paralelo quando o transformador for alimentado em &&/3 e em srie quando o transformador for alimentado pela rede de ++/3. Fsso mostrado na figura &..

!corre, entretanto que, se no soubermos qual a maneira correta de fa)er esta liga(es existe o perigo de que os enrolamentos, ao serem ligados em srie ou paralelo fiquem fora de fase, o que mostrado na figura &7.

'uma condio em que os enrolamentos fiquem com as fases opostas temos um verdadeiro curtoAcircuito no momento da ligao pois os campos produ)idos pelos dois enrolamentos em cada instante se op(em. abe ao tcnico que vai usar um transformador deste tipo no s< saber como ele deve ser ligado 4srie ou paralelo* como tambm identificar as fases. 2e no existirem informa(es sobre isso, devemos partir para os seguintes procedimentos: a& Identifica*+ 'i"%a( 6 posio dos fios de ligao em alguns tipos segue a disposio do diagrama, ou se%a, existe uma correspondncia entre as posi(es que facilita a conexo, conforme mostra a figura &0.

'o entanto, podemos tambm conferir, observando a posio das camadas em que os fios saem, conforme mostra a mesma figura. ! teste com instrumento pode ser mais interessante para confirmar essa disposio: )& Te"te" c # in"t!%#ent " ! primeiro passo na identificao dos fios consiste em se identificar os terminais de um mesmo enrolamento, ou se%a, os pares de fios. =ara isso podemos usar o mult#metro nas escalas mais baixas de resistncias, conforme mostra a figura &B.

6 observao visual permite ter uma idia das posi(es dos fios identificados, ou se%a, de sua extremidade do enrolamento. =odemos completar o teste com a conexo experimental usando a l-mpada de ./ a 0/ H em srie, conforme mostra a figura &C.

2e ao ligarmos na configurao dese%ada a l-mpada acender com forte brilho, isto indica que os enrolamentos esto fora de fase. Iasta inverter as liga(es de um dos enrolamentos. 2e a l-mpada acender fracamente, tudo indica que a conexo est" correta. Jetire a l-mpada e mea as tens(es do secund"rio se quiser uma confirmao de funcionamento. 'a figura &D mostramos o modo de se fa)er as conex(es dos transformadores de modo a comutar as tens(es.

!bserve que estas liga(es devem levar em conta as fases do transformador para que no ocorram os problemas que %" citamos.

S-ar putea să vă placă și