Sunteți pe pagina 1din 4

Universidade de Braslia - Faculdade de Comunicao Polticas de Comunicao Hlio Aguileras Maffia - 09/0116071 Estudo de Caso sob o modelo da Casoteca.

O Caminho Brasiliense At o Respeito Pelo Pedestre Cerca de 30 anos aps a famosa foto dos Beatles atravessando uma faixa, iniciou-se em Braslia um extenso programa de paz e segurana no trnsito, no qual um dos principais objetivos era conscientizar e mudar o comportamento no s dos motoristas brasilienses, como tambm daqueles desprovidos de veculos: os pedestres. poca da campanha, em meados da dcada de 1990, a proposta principal parecia utpica. Dar preferncia aos pedestres soava como uma ideia proveniente de uma mente insana. Entretanto, parecia uma atitude extremamente necessria, uma vez que Braslia era uma das cidades brasileiras mais violentas no trnsito tanto pelo grande nmero de acidentes e vtimas fatais, quanto pelo alto ndice de pedestres atropelados. O nmero de atropelamentos nos anos de 1995 e 1996 representavam, respectivamente, 49,8% e 47,3% de acidentes com morte em todo o Distrito Federal. Desde 1996, ano em que o Governo do Distrito Federal massificou o Programa Paz no Trnsito, porm, possvel observar um comportamento mais amigvel nas ruas da cidade. E isso s foi possvel graas aos esforos conjuntos de vrios setores da nossa sociedade, tais como a mdia, o governo e a populao civil brasiliense. No mesmo ano, o Correio Braziliense, maior jornal da capital, abraou o programa e criou uma campanha homnima: a Campanha Paz no Trnsito, cujo smbolo era o grafismo de uma mo espalmada sobre um placa de sinalizao. Diariamente, matrias sobre violncia no trnsito eram publicadas em suas pginas. Isso desencadeou uma mobilizao social muito grande acerca do tema. No ms de setembro, por exemplo, mais de 25 mil pessoas mostraram que estavam reagindo aos acontecimentos e se

organizaram em uma passeata a favor da paz no trnsito. J em dezembro, a Universidade de Braslia organizou o Frum Permanente pela Paz no Trnsito. Seus membros eram representantes de diversos segmentos do governo e da sociedade: Grupo Executivo do Programa Paz no Trnsito do Governo (Secretaria de Transportes, 2de Segurana Pblica e de Comunicao, do GDF); mdia (Correio Braziliense, Rede Globo, Jornal de Braslia, Rede Bandeirantes, CBN); entidades religiosas (LBV, Federao Esprita, Comisso de Justia e Paz da Arquidiocese de Braslia, Congregao Presbiteriana); Polcia Militar e Detran. Em 1997, durante o segundo encontro deste Frum, uma proposta para a Educao de Pedestres no Trnsito foi apresentada com o intuito de fazer com que a faixa de pedestre fosse respeitada no Distrito Federal. Depois de aprovada, o Batalho de Trnsito da Polcia Militar ficou encarregado de, durante os trs primeiros meses, instruir pedestres e motoristas sobre as novas prticas por meio campanhas educativas nas ruas e nas escolas. A partir disso, a mdia entrou novamente em cena com a uma ampla comunicao dos eventos. Depois desses trs meses de implementao, o que era uma recomendao virou lei. Com isso, as regras deixaram de ser apresentadas pela Polcia Militar e passaram a ser comunicadas pelo Estado. Quem no as respeitassem, ao invs de uma advertncia, levaria uma multa. Nas primeiras semanas com a lei em vigor, o nmero de multas foi considerado alto. Entretanto, com a divulgao desses fatos, os motoristas gradualmente se conscientizaram sobre a importncia do movimento e passaram a respeitar a faixa de pedestre. O papel do Detran tambm foi muito importante para o sucesso da campanha. No mesmo ano de 2007, novas faixas de pedestres foram pintadas em lugares mais adequados e faixas em locais considerados inadequados foram apagadas. Alm disso, a 100 metros de cada faixa, placas de sinalizao com os dizeres Passagem de Pedestre foram instaladas. Essas obras tornaram as faixas e as placas de sinalizao estmulos discriminativos mais salientes, permitindo maior controle desses estmulos sobre o comportamento de motoristas e pedestres. (Vvica, 2011).

Em seguida, o prprio Detran lanou a campanha educativa D Sinal de Vida, que tinha como objetivo tornar a travessia do pedestre ainda mais segura com um simples gesto: o de projetar o brao para frente antes de atravessar. Dessa forma, a ateno do motorista era chamada mais facilmente, ajudando a evitar possveis acidentes. Os resultados de todos esses esforos foram to significativos que o programa e a campanha se tornaram modelos pelo pas. Foi constatada uma reduo de 31,9% no nmero de atropelamentos fatais nas vias urbanas durante o primeiro ano da campanha. Porm, ela no parou por a e seus resultados podem ser vistos at hoje nas ruas do DF, onde veculos e pedestres convivem em perfeita harmonia comparado a outras grandes capital do Brasil.

BIBLIOGRAFIA AGNCIA SENADO. Em Braslia, respeito faixa de pedestres foi resultado de campanha popular. Disponvel em: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2010/04/22/em-brasilia-respeito-a-

faixa-de-pedestres-foi-resultado-de-campanha-popular. Acesso em: 8 de maio de 2012. MACHADO, Vvica. A Travessia Na Faixa De Pedestre Em Braslia (Df/ Brasil): Exemplo De Uma Interveno Cultural. Disponivel em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/viewFile/850/1217. Acesso em: 9 de maio de 2012. MACHADO, Vvica. O Comportamento do Brasiliense na Faixa de Pedestre: exemplo de uma interveno cultural. Disponvel em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3512/1/Dissert_Vivica.pdf. Acesso em: 8 de maio de 2012.

S-ar putea să vă placă și