Sunteți pe pagina 1din 14

Os Lusadas Anlise do episdio do Gigante Adamastor (C.

V, 37-60)

ANLISE DO EPISDIO: Inspirado em Homero e Ovdio, o episdio do Gigante Adamastor o mais rico e complexo episdio do poema, de natureza simblica, mitolgica e lrica. Compe-se de vinte e quatro estrofes (canto V, 37 - 60), assim distribudas: Estrofes 37-38: introduo (2) Estrofes 39-48: Adamastor 1 (10) Estrofe 49: transio (1) Estrofes 50-59: Adamastor 2 (10) Estrofe 60: eplogo (1) Como se v, h uma distribuio muito equilibrada das partes: das vinte e quatro estrofes, quatro destinam- -se introduo, transio e eplogo; as vinte restantes, divididas ao meio, apresentam o heri da sequncia. Tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e como personagens.

No plano histrico, simboliza a superao pelos portugueses do medo do Mar Tenebroso, das supersties medievais que povoavam o Atlntico e o ndico de monstros e abismos. Adamastor uma viso, um espectro, uma alucinao que existe s nas crendices dos portugueses. contra seus prprios medos que os navegadores triunfam.

No plano lrico um dos pontos altos do poema, retomando dois temas constantes da lrica camoniana: o do amor impossvel e o do amante rejeitado: Adamastor, um dos gigantes filhos da Terra, apaixonou-se pela nereida Ttis. No correspondido, tenta tom-la fora, provocando a clera de Jpiter, que o transforma no Cabo das Tormentas, personificado numa figura monstruosa, lanada nos confins do Atlntico.

Este episdio importante, pois nele concentram-se as grandes linhas da epopeia: 1. O real maravilhoso (dificuldade na passagem do cabo).

2. A existncia de profecias (histria de Portugal). 3. Lirismo (histria de amor, que ir ligar-se mais tarde, narrao maravilhoso da Ilha dos Amores); 4. tambm um episdio trgico, de amor e morte; 5. um episdio pico, com a vitria do homem sobre os elementos (gua, fogo, terra, ar);

Significado / Simbolismo do episdio Geograficamente simboliza o Cabo das Tormentas, posteriormente chamado da Boa Esperana; Mitologicamente o Gigante apaixonado pela deusa Ttis, transformado em promontrio pelos deuses, que no toleram ousadias; smbolo da frustrao amorosa; Simbolicamente srie de perigos e dificuldades que os Portugueses tiveram de enfrentar e vencer. sobretudo um episdio pico, em que se consolida a vitria do homem, "bicho da terra", sobre uma natureza poderosa." ENREDO Preparao do ambiente para o aparecimento do Gigante (37-38) 37 - A viagem da esquadra rpida e prspera at surgir uma nuvem que escurece os ares, sobre as cabeas dos navegantes. 38 - A nuvem escura que surgiu vinha to carregada que encheu de medo os navegantes. O mar, ao longe, fazia grande rudo ao bater contra os rochedos. Vasco da Gama, atemorizado, lana voz tempestade perguntando o que era ela, que ela lhe parecia mais que uma simples tormenta marinha. Repare que o cenrio aterrador far a imagem do Gigante ainda mais terrvel e assustadora. Viso do Gigante: retrato fsico e traos morais (39-40) 39 - Vasco da Gama no tinha terminado de falar quando surgiu uma figura enorme, de rosto fechado, de olhos encovados, de postura m, de cabelos

crespos e cheios de terra, de boca negra e de dentes amarelos. Esta passagem meramente descritiva. 40 - A figura era to enorme que poder-se-ia jurar ser ela o segundo Colosso de Rodes. Surge no quarto verso a introduo da fala do Gigante, cuja voz fazia arrepiar os cabelos e a carne dos navegantes. Discurso do Gigante: (41-48) - introduo; - profecias 41 - O gigante chama os portugueses de ousados e afirma que nunca repousam e que tem por meta a glria particular, pois chegaram aos confins do mundo. Repare na nfase que se d ao fato de aquelas guas nunca terem sido navegadas por outros: o gigante diz que aquele mar que h tanto ele guarda nunca foi conhecido por outros. 42 - J que os portugueses descobriram os segredos do mar, o gigante lhes ordena que ouam os sofrimentos futuros, consequncias do atrevimento de cruzar os mares. 43 - O gigante afirma que os navios que fizerem a viagem que Vasco da Gama est fazendo tero aquele cabo como inimigo. A primeira armada a que se refere Adamastor a de Pedro lvares Cabral, que perdeu ali quatro de suas naus: o dano - o naufrgio foi maior que o perigo, pois os navegantes foram surpreendidos. 44 - O gigante afirma que se vingar ali mesmo de seu descobridor, Bartolomeu Dias, e que outras embarcaes portuguesas sero destrudas por ele. As afirmaes so ameaadoras, como se ver: o menor mal ser a morte. 45 - citado D. Francisco de Almeida, primeiro vice-rei da ndia, e sua vitria sobre os turcos. O gigante continua ameaador: junto a ele continua a haver perigo. 46 - Nesta estrofe o gigante cita a desgraa da famlia de Manuel de Sousa Seplveda, cujo destino ser tenebroso: depois de um naufrgio, sofrero muito.

47 - O gigante diz que os filhos queridos de Manuel de Sousa Seplveda morrero de fome e sua esposa ser violentada pelos habitantes da frica, depois de caminhar pela areia do deserto. 48 - Os sobreviventes do naufrgio vero Manuel de Sousa Seplveda e sua esposa, que morrero juntos, ficarem no mato quente e inspito. Interpelao do Gama (49) Incomodado com as profecias, Vasco da Gama interroga o monstro sobre a sua identidade. essa questo to simples que promove a profunda viragem do seu discurso, fazendo-o recordar a frustrao amorosa passada e meditar na sua actual condio de solitrio e petrificado. 49 - O gigante continuaria fazendo as previses se Vasco da Gama no o interrompesse perguntando quem era aquela figura maravilhosa. O monstro responder com voz pesada porque relembraria seu triste passado.

Confisso pelo Gigante sobre o seu passado amoroso (50-59) 50 - O gigante apresenta-se: ele o Cabo Tormentoso, nunca conhecido pelos gegrafos da Antiguidade, ltima poro de terra do continente africano, que se alonga para o Plo Sul, extremamente ofendido com a ousadia dos portugueses. 51 - Adamastor diz que era um dos Tits, gigantes que lutavam contra Jpiter e que sobrepunham montes para alcanar o Olimpo. Ele, no entanto, buscava a armada de Neptuno, nos mares. 52 - Adamastor cometeu a loucura de lutar contra neptuno por amor a Ttis, por quem desprezou todas as Deusas. Um dia viu-a nua na praia e apaixonouse por ela, e ainda no h algo que deseje mais do que ela. 53 - Como jamais conquistaria Ttis porque era muito feio, Adamastor resolveu conquist-la por meio da guerra e manifestou sua inteno a Dris, me de Ttis, que ouviu da filha a seguinte resposta: como poderia o amor de uma ninfa aguentar o amor de um gigante?

54 - Continua a resposta de Ttis: ela, para livrar o Oceano da guerra, tentar solucionar o problema com dignidade. O gigante afirma que, j que estava cego de amor, no percebeu que as promessas que Dris e Ttis lhe faziam eram mentirosas. 55 - Uma noite, louco de amor e desistindo da guerra, aparece-lhe o lindo rosto de Ttis, nica e nua. Como louco, o gigante correu abrindo os braos para aquela que era a vida de seu corpo e comeou a beij-la. 56 - Adamastor no consegue expressar a mgoa que sentiu, porque, achando que beijava e abraava Ttis, encontrou-se abraado a um duro monte. Sem palavras e imvel, sentiu-se como uma rocha diante de outra rocha. 57 - Adamastor invoca Ttis, perguntando porque, se ela no amava, no o manteve com a iluso de abra-la. Dali ele partiu quase louco pela mgoa e pela desonra procurando outro lugar em que no houvesse quem risse de sua tristeza.

Desaparecimento do Gigante e do cenrio que o enquadra (60) 60 - O gigante desapareceu chorando e o mar soou longnquo. Vasco da Gama ergue os braos ao cu e pede aos anjos que os casos futuros contados por Adamastor no se realizem.

ESTRUTURA DO CANTO V A estrutura do Canto V complexa. So muitos e detalhados os fatos relatados pelo poeta. A armada deixa o porto (1), segue a costa da frica (5, 6, 8) at aportar na ilha Santiago, Cabo Verde (9). Abastecida de provises e gua, a armada d velas ao vento at a ilha de So Tom (12). Novamente no mar, apanhada por uma tormenta (16), avista terra (24) e, aps fundear, os navegantes desembarcam (26). Em terra entram em contacto com a negra gente (29), que convida Ferno Veloso para acompanh-la at a aldeia (30). Segue-se uma breve escaramua

(33). Os portugueses recolhem-se nas naus, descobrem que esto longe das ndias e partem (34 a 37). Cinco dias passam-se at que, numa noite, avistam o gigante Adamastor (38). O gigante conta suas desventuras, at suas carnes transformarem-se em terra dura (38 a 59). O gigante encontrado no Cabo das Tormentas (50). A armada segue viagem e aporta novamente, entrando em contacto com nativos amistosos (62, 63). Zarpa, mas encontra dificuldade para seguir viagem (66). Aporta uma vez mais (68), sendo recebida com frieza (69). Levanta ncora e cavalga as vagas encontrando batis (73, 75). Trava contacto com esta gente instruda nas artes da marinhagem, a qual no conhece a lngua rabe (77). Uma epidemia espalha-se entre os marinheiros, muitos acabam mortos e so sepultados naquela terra nova (83). A armada parte novamente, alcana Moambique e aporta (84, 85). Vasco da Gama exorta os marinheiros a readquirirem o nimo (90, 93). Finda o canto V.

RESUMO DO EPISDIO DO GIGANTE O episdio do Gigante Adamastor relativamente curto. Abarca apenas 24 estrofes, portanto, 192 versos. Boa parte do episdio dialgico. O espanto do encontro (38), seguido pela descrio do gigante (39, 40). Adamastor toma a palavra e ameaa os navegantes (41, 42, 44, 45, 46, 47 e 48). Perguntado acerca de sua identidade (49), o Gigante revela que o cabo das tormentas (50) e relata como, em virtude de seu amor, foi transformado em pedra dura (51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58 e 59). Assim como apareceu, o Adamastor desaparece, Vasco da Gama fica apenas com a lembrana das ameaas feitas por ele e a esquadra segue viagem (60 e 61) FOCO NARRATIVO O Canto V do poema pico "Os Lusadas" foi escrito em primeira pessoa: (17) "Vi, claramente visto, o lume vivo"

At entrar em cena o gigante Adamastor, o texto narrativo. Depois, consiste de um dilogo indireto livre; (41) "E disse - << gente ousada, mas que quantas." (49) "Mais ia por diante o monstro horrendo Dizendo nosso fados, quando, alado, Lhe disse eu: - <<Quem s tu? que esse estupendo" TEMPO No canto V, o tempo rigorosamente cronolgico. A ao desenrola-se de maneira contnua, desde a armada partir de Portugal at chegar a Moambique O tempo cronolgico, s encontra uma breve interrupo quando o gigante Adamastor entra em cena. ESPAO A ao processa-se nas embarcaes da armada, nas ilhas Santiago e So Tom, costas da frica, Cabo da Tormenta e Moambique. O oceano ocupa uma posio de destaque na narrativa. Seguindo a tradio medieval, Cames no se preocupou muito em descrever minuciosamente o espao. Ao citar os lugares-comuns partilhados, o poeta ativa os smbolos que constituiro a referncia espacial do leitor. PERSONAGENS As personagens principais no Canto V so o narrador e o Gigante Adamastor. As demais (marinheiros, um negro, negros, Ferno Veloso, Coelho, um etope, etopes, trs reis do Oriente, um rei, pessoas que navegam em batis, Ferno Martins, povos de Mombaa) no desempenham importncia significativa no episdio do Gigante, razo pela qual no sero objeto de preocupao. O narrador do episdio, Vasco da Gama, procura descobrir onde est (26), no se intimida diante do gigante Adamastor questionando-o (49). Roga proteo a Deus (60) e exorta os marinheiros (90/100).

O Gigante Adamastor robusto, de grande estatura, rosto barbudo, olhos encovados, cabelos crespos boca negra, dentes amarelos, membros grandes, voz grossa e horrenda (39/40). Revela que foi aprisionado em virtude de seu amor por Ttis e lamenta seu destino chorando medonhamente (60). Cames coloca lado a lado uma personagem histrica e uma mitolgica. Vasco da Gama agiganta-se diante do semideus pelo seu destemor (no foge, questiona-o); Adamastor diminui-se diante do Capito da esquadra ao reconhecer-se prisioneiro de seu destino. impossvel deixar de notar como o poeta, atravs do confronto de personagens to singulares, ressalta o antropocentrismo. Ao homem a tudo permitido, at mesmo desafiar um semideus.
Evoluo dos comportamentos destas duas personagens ... do Gigante 1- mostra-se rancoroso, vingativo, ameaador; 2- dor profunda, raiva, desespero; humanizase, reconhece a sua derrota; 3- desaparecimento. ... de Vasco da Gama 1- amedrontado: "arrepiam-se as carnes e o cabelo"; 2- sem medo, de cabea erguida (Alado), num tom de igual para igual, quase de desafio; 3- atitude de f: no momento em que o Gigante, a chorar, desaparece, o Gama pede a Deus que "removesse os duros/Casos que Adamastor contou futuros."

Repara que a evoluo dos comportamentos oposta.

LINGUAGEM Em Cames a lngua portuguesa assume seu perfil nacional. O processo de "desgalizao" da lngua que vinha ocorrendo no perodo anterior (1140-1350), consolidar-se- na poca do poeta. Cames maneja com habilidade e harmonia um idioma bem definido, capaz de expressar emoes e pensamentos nobres e elevados. Ao contrrio do que defendem certos autores, no foi Cames que fixou o uso da lngua portuguesa, mas o padro culto da mesma tal qual era empregado no sculo XVI. Isto no retira seu mrito, pois atravs de sua obra o poeta transformou-se em paradigma indispensvel queles que pretendem

expressar-se atravs da lngua portuguesa.

Em Cames, a prosdia submete-se ao imprio da construo potica . s vezes, o acento tnico deslocado para atender aos ditames da versificao. No Canto V a palavra "etiope" aparece duas vezes:(32) "Um etiope ousado se arremessa" (62) "Posto que todos os etiopes erram" Nos primeiro caso a slaba tnica recai em "o", na segunda em "i" por necessidade mtrica, porque correspondem respectivamente a 4 e 8 slabas de versos sficos. poca de Cames a ortografia no era uniforme. Assim, no h por que aterse a este aspecto da obra. A morforlogia camoniana basicamente a mesma de nossos dias. Entretanto, a flexo verbal vassilante. Assim, o poeta emprega o verbo "consumir" no presente do indicativo com a grafia "consume" e no "consome". (2) "E o mundo que com o tempo se consume" RECURSOS EXPRESSIVOS Ao longo do poema pico, Cames lana mo de diversos recursos expressivos. (6) "Onde as aves no ventre o ferro gastam" Atravs desta hiprbole, o poeta aumenta a capacidade natural das aves. (37) "Porm j cinco sis eram passados" (42) "Da natureza e do hmido elemento" Atravs destas metonmias, o autor quer referir-se ao tempo de cinco dias e cinco noites e ao mar (definido pela sua qualidade). (38) "Bramindo o negro mar de longe brada" (43) "Fizer por estas ondas insofridas"

Atravs destas prosopopeias, o autor atribui o mar e s ondas atributos genuinamente humanos. Alis, "bramir" sinnimo de "bradar", mas este vocbulo, que pode referir-se indistintamente ao barulho da natureza e a voz humana, foi usado pelo autor no segundo sentido (no teria sentido ele referirse ao barulho das ondas duas vezes no mesmo verso).

Questionrio 1

1. Nas estrofes 37 e 38, prepara-se o aparecimento do gigante Adamastor 1.1. Descreve, por palavras tuas, o ambiente que se vivia a bordo. 1.2. Indica o acontecimento que vem alterar esta atmosfera. 1.3. Aponta as transformaes operadas nos marinheiros.

2. Atenta, agora, nas estrofes 39 e 40. 2.1. Faz a caraterizao fsica e psicolgica do gigante. 2.2. Identifica os recursos expressivos utilizados. 2.3. Explica de que forma esses recursos contribuem para salientar a grandiosidade do Adamastor.

3. Rel as estrofes 41 a 59, constitudas, essencialmente, pelo discurso do gigante. 3.1. Identifica o destinatrio das suas palavras. 3.2. Como carateriza o gigante aqueles a quem se dirige? 3.3. Seleciona, nas estrofes 41 e 42, os vocbulos que melhor caraterizam a atitude de desafio dos Portugueses. 3.4. Explica a metfora presente nos versos 6 a 8 da estrofe 41.

3.5. Enumera as ameaas que o gigante faz: na generalidade e em particular. 3.6. Na estrofe 49, Vasco da Gama interpela o Adamastor.

3.6.1. Compara a atitude do Gama nesta estrofe com aquela que ele tinha tido na estrofe 40. 3.6.2. Como explicas esta nova atitude? 3.7. Perante a pergunta de Vasco da Gama, a atitude do gigante sofre uma profunda alterao. 3.7.1. Indica a razo que provoca essa mudana. 3.8. Nas estrofes 50 a 59, o Adamastor responde pergunta do Gama. 3.8.1. Faz o reconto da histria do gigante.

4. Atenta na estrofe 60. 4.1. Qual foi a atitude final do Adamastor? 4.2. Refere a preocupao de Vasco da Gama, mas o gigante desaparece. 5. O Adamastor um episdio simblico. 5.1. Explica o que representa o gigante, geogrfica e simbolicamente.

6. Carateriza o discurso do Adamastor. 7. Explica a mudana de comportamento do Adamastor. 8.Analisa a evoluo do estado de esprito dos Portugueses. 9.Explica a simbologia deste episdio.

6.Carateriza o discurso do Adamastor. O discurso do Adamastor constitudo por duas partes distintas, unidas entre si por uma pergunta de Vasco da Gama. No primeiro momento, o Gigante faz um discurso de carcter proftico e ameaador e assume duas posies: por um lado, o elogio pico dos Portugueses; por outro, a atitude vingativa e consequentes profecias. A partir da estrofe 49, estamos no segundo momento, em que o Adamastor faz a sua auto-apresentao e conta a sua histria.

7. Explica a mudana de comportamento do Adamastor. No incio, o Gigante, com um tom arrogante faz o elogio da ousadia dos Portugueses e assume uma postura ameaadora. No entanto, a partir do momento em que Vasco da Gama o interroga sobre a sua identidade, assiste-se a uma mudana de comportamento por parte do Adamastor. Este, ao recordar o seu passado amoroso infeliz, revela a sua sensibilidade e fragilidade psicolgica.

8.Analisa a evoluo do estado de esprito dos Portugueses. Antes do aparecimento do gigante, os marinheiros esto descuidados. Assim que vem a nuvem temerosa e carregada, ficam aterrorizados: Que ps nos coraes um grande medo. Quando o Adamastor inicia o seu discurso, o medo intensifica-se:arrepiam-se as carnes e o cabelo. No entanto, apesar de todas as ameaas proferidas pelo Adamastor, Vasco da Gama, numa atitude quase desafiadora, ousa enfrent-lo, de cabea erguida, perguntando-lhe quem era ele. Por fim, quando o Gigante desaparece, Vasco da Gama demonstra a sua f em Deus, pedindo-lhe que as profecias do Adamastor no se concretizassem.

9.Explica a simbologia deste episdio. O gigante Adamastor aponta para um espao geogrfico - o Cabo das Tormentas. Simboliza a oposio da Natureza, as tempestades, os naufrgios, os terrores e as lendas do mar. Trata-se de uma figura mitolgica criada por Cames para significar todos os perigos que os Portugueses tero de enfrentar e transpor nas suas viagens.

S-ar putea să vă placă și