Sunteți pe pagina 1din 2

Meditao das Sete Palavras de Jesus na Cruz

1 Palavra: PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NO SABEM O QUE FAZEM!.


O Amor de Deus feito homem est a, pregado na cruz! Deus Se oferece em sacrifcio a Deus, o Filho ao Pai; uma vez que, como Deus, no pode sofrer duma maneira que seja expiao para o homem (por meio do homem) e, de modo compreensvel ao homem, por um sofrimento, uma prestao de satisfao que seja uma realidade perceptvel ao homem, o FILHO assumiu a natureza humana. J simplesmente por isto, Ele tomou sobre Si um despojamento divino pela estreiteza e pobreza de uma vida, limitada pelas algemas das dimenses terrenas. Ele passou sofrendo por esta vida e, desde o primeiro instante de Sua existncia humana, viu-Se rodeado pelo pecado, na dureza de corao e na obstinao do povo judeu. Ele pregou a volta ao Deus que Pai; Ele despertou, pelos Seus nmeros milagres, a esperana e a confiana em Deus a respeito de uma Nova Aliana de Deus com o homem de corao arrependido; Ele deu a todos, com Sua vida, o exemplo do amor. E por tudo isso pregaram-nO na cruz, tanto os pagos como Ningum melhor que o outro! Unnimes na zombaria e no escrnio, eles passam diante da cruz, na qual o Senhor Se contorce em dores. JESUS, porm, apenas vinte e quatro horas antes, selou solenemente com Sua prpria Carne e Sangue, diante de Seu PAI, a Nova Aliana de DEUS com os homens. Pois Ele e o PAI so sempre Um com o Esprito. Assim, apesar das terrveis dores que este povo, estes homens Lhe causaram, Ele intercede agora, como uma verdadeiro Sumo Sacerdote, pelos Seus, por toda a humanidade: PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NO SABEM O QUE FAZEM !

2 Palavra: HOJE AINDA ESTARS COMIGO NO PARASO.


Mas o escrnio que sobe cruz no diminuiu, mas piorou. Os homens inverteram as palavras dos sermes do Senhor e O criticaram por causa delas. At mesmo um dos ladres repreendeu o Senhor, acusando-O de saber falar, mas no ser capaz de ajudar. Estes dois ladres DEUS escolheu como imagem da humanidade. Ambos so pecadores; mas um persiste no mal, na dureza do seu corao, at o fim, enquanto que o outro se dirige ao Senhor implorando misericrdia. Assim, um condenado, o outro, porm, recebe a promessa: HOJE AINDA ESTARS COMIGO NO PARASO.

3 Palavra: TENHO SEDE!


Do bom ladro, o olhar do Senhor dirige-se para baixo, para Madalena. Ela est prostrada, chorando, ao p da cruz, o seu pranto despedaa o corao. Ela bem compreendeu que foi o pecado que pregou o Senhor na cruz, sim, tambm o seu pecado, o teu, o meu, o nosso pecado. E atrs de Madalena o Senhor v a multido de pecadores como um rio que passa interruptamente atravs de todos os sculos. Esta a tua tarefa, homem, tu que s membro da Nova Aliana de Deus com Seu novo povo: no deixar perecer nenhum destes pecadores, levantar a cada um deles, pelo amor de CRISTO que perdoa, ir atrs de cada um deles e facilitar-lhe o caminho da converso e do arrependimento. Com os olhos ardendo, JESUS olha por sobre Madalena para as imensas multides, que Ele tanto aguarda, e diz com voz baixa: TENHO SEDE

4 Palavra: MULHER, EIS A TEU FILHO! FILHO, EIS A TUA ME!


Jesus sente que agora est chegando a Sua ltima hora, em que deixar a terra e ter de combater, passando pelo ltimo, o mais duro combate do esprito. O sol j comea a escurecer-se, os pssaros gritam angustiados. O Senhor chama por MARIA, a Me, e entrega ao seu corao a Igreja e toda a humanidade:

MULHER, EIS A TEU FILHO! (Usando a palavra mulher", o Senhor desprende-Se dos laos de parentesco e de intimidade pessoal. Ele fala-lhe com Senhor, como Sumo Sacerdote; esta a linguagem de cerimnia, prpria de DEUS quando anuncia grandes coisas). Ao discpulo, porm, que representa a Igreja e a humanidade diante de Si, Ele diz: FILHO, EIS A TUA ME! Este o Testamento do Senhor que nos liga para sempre a MARIA como nossa Me, e que liga MARIA, como nossa Me, para sempre a ns!

5 Palavra: MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?


Mas ento irrompe em toda a criao o reflexo do juzo que se aproxima. Pois agora o prncipe do mundo julgado e separado do homem. Tudo se escurece. Os astros interrompem o seu curso, o ar est to carregado de tenso que isto faz morrer pequenos animais, como os pssaros. Gado bovino e ovelhas, como loucos, tentam romper suas amarras. Fende-se a terra e mortos se levantam. O rasgar da imensa cortina no Templo imagem do ltimo e mais duro combate dos espritos, entre Anjo e demnio, que se trava em torno da Igreja e da humanidade. Mas o Senhor elevado na cruz, em Sua agonia que agora comea, contempla o abandono de Deus, que agora LHE sobrevm, como nunca antes o havia sofrido nenhuma criatura. JESUS grita, em tormento supremo em nome de todas as criaturas: MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?

6 Palavra: TUDO EST CONSUMADO


Por uma hora inteira JESUS fica assim pendurado na cruz, imvel, mudo. Os soldados procuram aproximar de Sua boca semiaberta uma esponja embebida de vinagre. O corpo de JESUS, nesta escurido, parece totalmente branco. Os homens refugiaram-se em suas casas. Somente os soldados, obedecendo ordem de Pilatos, ainda esto aqui, tendo suas cabeas cobertas com seus mantos. MARIA est s com Joo debaixo da cruz; algumas mulheres, chorando,esto deitadas no cho. Ento, um tremor perpassa o corpo de JESUS. O Senhor arregala os olhos, com um olhar amplo e claro. Este j no mais atingido pelo sofrimento. JESUS clama em alta voz, como se este brado devesse flutuar, semelhante a uma bandeira da vitria da redeno, at o fim do mundo e do tempo sobre a humanidade: TUDO EST CONSUMADO!

7 Palavra: PAI ! EM TUAS MOS ENTREGO O MEU ESPRITO!


Agora tudo vai bem depressa. O Senhor j no olha para trs. Ele levanta os olhos para o cu. Ele v o cu abrir-se. Pode agora voltar para casa. Mas at o ltimo momento de Sua vida Ele nos d o exemplo de como devemos viver a relao filho-pai para com o PAI celeste. Ele quer, como um homem entre homens, morrer realmente e voltar para os braos do PAI, para a casa paterna do cu, de onde sai cada alma humana. Assim, o Senhor clama, e como um grito de jbilo, cheio de ansiedade: PAI! EM TUAS MOS ENTREGO O MEU ESPRITO! O Senhor terminou o Seu sofrimento. Consumou a Sua obra de redeno, que se havia proposto de cumprir e, a respeito da qual, s Ele conhecia a grandeza da satisfao que Ele devia prestar ao PAI por estes homens. Agradeamos sempre de novo pela graa de nos termos tornado partcipes da redeno. Mas agradeamos tambm pela graa de o prprio Senhor nos ter chamado Sua imitao, de Ele nos ter integrado, como pedras vivas para a construo da Igreja, na Sua obra da redeno, que h de continuar viva at o fim dos tempos. Sejamos, pois, portadores de Suas Palavras, do Seu amor; ento, morrendo com Ele, com Ele tambm ressuscitaremos!

S-ar putea să vă placă și