Sunteți pe pagina 1din 4

Ferramentas do Windows Server 2003 24 05 2012 DSGET Usado para ter ou ver propriedades de um objeto existente no AD quando a localizao

o do objeto a ser vista conhecida. Voc pode utiliz-lo em conjunto com o DSQUERY e automatizar algumas tarefas. At mesmo voc pode gerar uma sada de dados para uma planilha Excel ou arquivo de texto, por exemplo.

EVENTTRIGGERS.EXE Usado para iniciar um processo baseado em uma ocorrncia de um evento escrito no Event Viewer. Lembra aquela vez que voc queria ser alertado se um dos seus servidores estourasse o espao em disco? Para quem trabalha com segurana pode, por exemplo, gerar um alerta ou disparar um e-mail avisando que algum est tentando efetuar logon com a conta do administrador. Lembre-se que no Windows Server 2003 at mesmo o endereo IP da mquina do usurio que est tentando efetuar logon pode ser auditado, e voc pode querer saber exatamente o momento deste ataque.

EVENTQUERY.VBS Usado para especificar um tipo de evento para extrair de um log de Event Viewer e selecionar eventos que possam ser mostrados na tela ou salvos em arquivo. Imagine que voc deseja gerar um relatrio contendo apenas as tentativas de logon ou acesso indevido a uma pasta, e ficou perdido ao ter que abrir todo o Event Viewer. A economia de tempo e indiscutvel.

EVENTCREATE.EXE Usado para escrever um evento definido pelo usurio para qualquer log de eventos. Agora voc pode gerar eventos com cdigos especficos para aquelas aplicaes da sua empresa que no geram informaes no Event Viewer. O melhor de tudo que voc poder incluir seu prprio descritivo nestes eventos.

GPRESULT.EXE Usado para obter o Resultant Settings Of Policies (RSOP) e listar as polticas que esto sendo aplicadas ao computador. Uma tima maneira de diagnosticar remotamente o que est acontecendo na mquina de um usurio.

IIS SCRIPTS Muitos scripts novos (IISWeb.vbs, IISVdir.vbs, etc) provem ferramentas de linha de comando para configurar e gerenciar um servidor IIS, incluindo aplicaes Asp.NET. Todas elas encontram-se no diretrio de instalao do IIS.

NETDOM.EXE Usado para obter e ajustar o nome de mquina. Pode ser utilizado tambm para incluir / remover contas de mquinas de um domnio.

NETSH.EXE Ferramenta bem ampla de configurao de rede, agora adiciona recursos bsicos de diagnsticos fornecidos por ferramentas antigas de NetDiag.exe. Voc pode utiliza-la para configurar seu DHCP Server atravs de linha de comando.

OPENFILES.EXE Usado para visualizar a lista de usurios conectados e arquivos em uso por compartilhamento em um computador. Maneira fcil de saber quem est acessando o que (e tambm poder comunicar pessoa certa que voc ir reiniciar o servidor).

PAGEFILECONFIG.VBS Usado para obter o tamanho do pagefile ou para definir um novo tamanho. Voc poder saber como esto configurados os parmetros de pagefile de seus servidores remotamente ou at mesmo altera-los.

PRINT SCRIPTS Alguns scripts novos (prncnfg.vbs, prnjobs.vbs, etc.) usados para gerenciar servios de impresso, drivers e filas de impresso. Ainda no e possvel gerar quota de impresso, mas ao menos gerenciar as impressoras ser mais fcil que antes.

REG.EXE Usado para visualizar, ajustar e editar chaves de registry. Se o horrio de vero acabar e voc tiver que alterar o registry em todos os seus servidores, esta ferramenta foi feita para voc.

SC.EXE Usado para iniciar / parar e gerenciar servios Win32. Criar scripts para parar servios antes de fazer o backup pode ser bem interessante.

SCHTASKS.EXE Usado para obter, ajustar ou editar uma schedule task usando um servio de agendamento Win32 existente. Se voc precisa alterar o horrio de backup dos seus servidores pense a respeito.

SHUTDOWN.EXE Usado para desligar ou reinicializar um computador e permite incluir informaes no log de eventos. Inclua esta linha de comando no seu script de backup para informar quais os motivos do seu reboot, por exemplo.

SYSTEMINFO.EXE Usado para visualizar propriedades bsicas de maquinas (CPU e memria por exemplo). Algo bem simples para pequenas empresas que queiram relatrios sobre a configurao dos seus servidores.

TASKKILL.EXE Usado para finalizar ou parar um processo. Se voc no conseguia acabar com um processo, esta pode ser a ferramenta de emergncia.

TASKLIST.EXE usado para visualizar ou identificar todos os processos sendo executados com seus PIDs. Isto til se voc utilizar em conjunto com o NETSTAT -O, pois este mostra qual a porta e qual IP esto sendo utilizados por determinado PID. Voc poder saber de um aplicativo quais so as portas que o mesmo utiliza.

TSECIMP.EXE Usado para propriedades do Telephony Application Programming Interface (TAPI) da conta de usurio e ajustar direitos.

CHOICE.EXE Permite selecionar uma escolha para um menu em um arquivo de lote. Se voc deseja refinar seus scripts com opes de menu fica muito mais fcil utilizando esta ferramenta.

CLIP.EXE Redireciona a sada de informaes de uma linha de commando cmd para o ClipBoard. Ideal para facilitar sua tarefa de copiar os dados que foram gerados por um script.

FORFILES.EXE Opera somente em tipos de arquivos selecionados (.bat, .exe , por exemplo).

FREEDISK.EXE Permite operaes se x% de espao em disco estiverem disponveis. Se voc criar um script semanal que execute o Freedisk poder saber como anda o espao em disco do seu servidor e acompanhar seu crescimento.

GETTYPE.EXE Determina o tipo de produto (XP , Windows 2003, etc). Bom para saber remotamente qual o sistema operacional de uma estao.

INUSE.EXE Permite que arquivos carregados na memria sejam trocados no reboot. Ideal para alterar o driver de um dispositivo que esteja ativo ou para alterar arquivos do sistema operacional.

POWERCFG.EXE Esta ferramenta habilita gerenciamento de energia. Utilize-o para alterar as propriedades de economia de energia.

SETX.EXE Permite variveis de ambiente para serem ajustadas com arquivos de lote.

TAKEOWN.EXE Permite que um administrador torne-se o owner (proprietrio) de arquivos rfos. Muito bom em caso de problemas de acesso a arquivos na qual o antigo owner foi excludo.

TIMEOUT.EXE Esta ferramenta paralisa um arquivo de lote por um determinado nmero de segundos. Ideal para utilizar em conjunto com o CHOICE ou SETX.

WAITFOR.EXE Paralisa um arquivo de lote ate um sinal ser recebido. Complementa o executvel descrito anteriormente.

WHOAMI.EXE Determina o usurio que efetuou o logon no momento. Muito similar ao processo existente em redes baseadas em Netware.

WHERE.EXE Busca avanada de arquivos.

S-ar putea să vă placă și