Sunteți pe pagina 1din 2

GUIA DE UTILIZAO DE OSB

ACABAMENTO
Geral O OSB (aglomerado de partculas longas e orientadas) um derivado da madeira com caractersticas estruturais significativas adequado a uma vasta gama de acabamentos e revestimentos de superfcie.

Picture

Picture of a brush or roll

Seleco do Revestimento Os aspectos a ter em considerao em qualquer tipo de revestimento so, principalmente, a sua durabilidade e resistncia , o efeito decorativo obtido e a sua manuteno. Dado que esses factores so, em larga medida, funo do prprio revestimento e independentes do OSB utilizado, fundamental seguir as instrues de aplicao recomendadas pelo respectivo fabricante.

Preparao O OSB pode apresentar diferentes estados de superfcie.Quando se pretender um acabamento macio ou brilhante deve optar-se por placas lixadas de origem pelo fabricante. Dependendo da qualidade de acabamento desejada, pode ser necessrio utilizar um tapa-poros como primrio. O revestimento (por exemplo, a pintura) de placas no lixadas tambm possvel, obtendo-se a superfcie rugosa que se pode observar frequentemente em solues decorativas. No entanto, mesmo nesses casos, conveniente proceder a uma pr-lixagem para assegurar a remoo de quaisquer partculas soltas ou depsitos de resina antes da aplicao do revestimento. importante recordar que a aplicao de um revestimento a apenas uma das faces da placa poder provocar um desequilbrio das suas tenses internas e o consequente empeno, devendo, portanto, compensar-se este efeito mecnico na face oposta. Tal como a maior parte dos derivados da madeira, as placas de OSB podem expandir-se ou contrair-se ligeiramente quando expostas a alteraes da humidade relativa do ambiente do local onde se encontram instaladas. Idealmente, por isso, as placas de OSB, quando acabadas, devero ter um teor de humidade similar ao teor de humidade a que estaro sujeitas quando aplicadas. Aplicao Devem ser sempre seguidas as recomendaes e instrues do fabricante do revestimento. Alm disso, recomendvel aplicar uma amostra do revestimento numa pequena parte da placa, a fim de verificar o efeito antes de o aplicar em toda a superfcie.

Picture

Picture

Picture

Acabamento Recomendaes Gerais Quando o aspecto final e a rugosidade da superfcie no so aspectos importantes, podem ser utilizadas tintas de base aquosa, devendo, no entanto, ser tida em considerao a influncia da humidade na alterao dimensional das placas, conforme atrs referido. Adicionalmente, a humidade poder ocasionar um ligeiro inchamento das partculas da superfcie, acentuando assim o seu aspecto rugoso. Quando o aspecto final for crtico e se pretender uma superfcie lisa, devero ser aplicados produtos base de diluentes ou solventes.

Primrio De acordo com o referido nas Recomendaes Gerais (ponto anterior), se no for importante um aspecto liso e homogneo da superfcie, pode utilizar-se, se necessrio, um primrio base de gua. A utilizao de primrios base de solventes qumicos , no entanto, fundamental se se pretender uma superfcie lisa, homognea ou brilhante e se o fabricante do revestimento recomendar a aplicao de um primrio.

Acabamentos para exteriores Em superfcies protegidas mas expostas ao exterior, recomendase o uso de revestimentos plsticos elsticos, pinturas acrlicas ou revestimentos de poro aberto, neste ltimo caso para realar o aspecto da placa de OSB ou produzir um efeito de opacidade na sua superfcie. Para revestimentos temporrios ou de baixo nvel de proteco, podem ser empregues produtos convencionais, sem primrio. Em qualquer dos casos, devem ser consultadas as recomendaes do fabricante ou fornecedor de OSB.

1/2 European Panel Federation

Mais informao: www.osb-info.org

OSB - GUA DEL UTILIZADOR


ACABADO
Acabamentos para interiores De um modo geral, qualquer produto convencional pode ser utilizado no acabamento do OSB, tendo em conta, no entanto, as observaes atrs referidas sobre os produtos base de gua. Para obteno do melhor acabamento possvel, com uma superfcie brilhante e homognea, recomendvel usar placas lixadas e preparadas com tapa-poros. No recomendvel a aplicao de papel de parede ou azulejos directamente sobre as placas de OSB. Pinturas de tectos Foram testadas sobre OSB, com sucesso, algumas pinturas e revestimentos especficos convencionais para tectos. Revestimentos de pavimentos A superfcie lixada das placas de OSB torna-se particularmente atractiva se revestida com uma laca ou um verniz translcido ou transparente, existindo vrios tipos de vernizes especficos para pavimentos, com diferentes graus de resistncia abraso. Quando se pretenda utilizar OSB para pavimentos , pois, aconselhvel obter dos fabricantes ou fornecedores desses produtos as informaes necessrias. Pinturas com efeitos retardantes do fogo A maior parte das pinturas ou tintas existentes com propriedades de retardamento do fogo so base de gua, pelo que, o comportamento da superfcie da placa previamente descrito neste ficha tcnica deve ser tido em conta. Apesar de a maioria destes produtos terem sido aplicados com xito sobre OSB, os respectivos fabricantes no se responsabilizam pelas eventuais deficincias causadas pela sua aplicao. At data, nenhuma das pinturas resistentes ao fogo testadas sobre OSB so adequadas a aplicaes exteriores. Acabamentos com outros materiais Nem todos os fabricantes de OSB tm capacidade de revestimento das placas. Contudo, no mercado existem transformadores especialistas que oferecem o revestimento da placa com diversos tipos de materiais: resinas betuminosas ou fibra de vidro para telhados; termolaminados de alta presso para tampos e painis decorativos; papel impregnado fenlico para cofragens ou para pavimentos de camio com propriedades anti-derrapantes, alumnio e outros materiais. recomendvel obter informao, junto do fabricante, sobre que materiais de revestimento podem ser utilizados e como aplicar os mesmos com eficcia. Tratamentos de impregnao Um tratamento adequado de impregnao aconselhvel quando se pretenda melhorar a proteco das placas de OSB ao ataque de fungos ou de as tornar mais resistentes ao fogo. O OSB, como qualquer painel derivado de madeira, pode inchar durante a impregnao a vcuo e o grau de inchamento depende largamente do tipo de tratamento e cuidados durante o processo de impregnao. Apesar de certos tratamentos poderem ser recomendados, o fabricante de OSB no pode, portanto, ser responsabilizado pelos resultados de um processo que no controla. Deve ter-se sempre em conta que o grau de inchamento pode afectar as caractersticas de resistncia do OSB. Como tal, o fabricante dever ser consultado sempre que existirem dvidas quanto ao desempenho da placa impregnada.

2/2

European Panel Federation

Mais informao: www.osb-info.org

S-ar putea să vă placă și