Sunteți pe pagina 1din 6

UnB/CESPE BB-Certificao

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

QUESTO 1

Andreia foi recm-contratada pelo Banco do Brasil S. A. (BB) em um cargo inicial. Por mais de cinco anos, ela atuou no mercado financeiro em So Paulo. Por motivos de doena, ela precisou se mudar para Braslia. Andreia estava acostumada com um ambiente competitivo, no qual realizava, em ritmo intenso, negcios que envolviam altos montantes. Ao chegar nova agncia, Andreia se deparou com funcionrios desanimados, com dificuldades para realizar negcios e alcanar as metas propostas. Quando foi contratada, ela considerava que suas habilidades seriam facilmente aproveitadas pelo BB. A partir da situao hipottica acima, assinale a opo correta acerca dos afetos e vnculos dos profissionais com o trabalho e com as organizaes. A Certamente, os funcionrios da agncia de Braslia apresentam baixo comprometimento com a organizao porque no conseguem alcanar as metas estabelecidas pelo banco. B A situao apresentada evidencia que Andreia possui uma viso errada da relao de trabalho com seus colegas e do clima na unidade de trabalho. C Fatores como motivao, satisfao no trabalho e comprometimento com a carreira e com a organizao so suficientes para a realizao do trabalho e para se alcanar produtividade na funo. D O caso apresentado ilustra como o aumento da complexidade dos cargos e como as diferenas individuais no desempenho das tarefas tm impacto no resultado do trabalho. E O processo de socializao de Andreia no banco deve enfatizar as perspectivas de desenvolvimento na carreira, as suas competncias e caractersticas pessoais, bem como as possibilidades de crescimento na instituio a curto, mdio e longo prazo.
QUESTO 2 QUESTO 3

No contexto organizacional, h lideranas que so indicadas pela organizao e lideranas informais, que nascem nos grupos sociais. Com relao liderana e aos grupos nas organizaes, assinale a opo correta. A A violao de leis e regras explcitas das organizaes no ocorre em situaes em que os grupos sociais estabelecem normas que podem direcionar os comportamentos dos seus membros. B A liderana exercida por um membro da equipe, no imposta pela organizao, ser mais eficaz na sua tarefa de conduzir os membros da equipe ao sucesso que aquela exercida por um chefe nomeado pela organizao. C As equipes de trabalho necessitam de um lder porque o direcionamento das atividades e o alcance dos objetivos no acontecem sem sua presena constante no ambiente de trabalho. D Na prtica, lderes eficazes possuem traos e comportamentos diversos. Embora no haja garantia de que alguns desses traos promovam o sucesso da liderana, a presena deles aumenta a probabilidade de xito. E O estilo de liderana voltado para o relacionamento produz melhores resultados quando o lder possui alto controle das situaes de trabalho, sobretudo quando os subordinados apresentam baixa competncia para a realizao da tarefa.
rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

Com relao cultura organizacional, julgue os itens que se seguem. I A cultura organizacional pode ser compreendida como um sistema complexo que aglomera e une vrios pontos de vista. II Os determinantes da cultura organizacional so as diferenas individuais que proporcionam o desenvolvimento de aspectos tangveis e racionais, definidos como tecnologias e estruturas, smbolos, ideologias, crenas, rituais e mitos. III Os mecanismos de socializao dos membros da organizao podem ser considerados mecanismos de perpetuao da cultura organizacional. IV A cultura organizacional e o clima no ambiente de trabalho podem afetar o desempenho dos empregados, contudo a cultura organizacional no afeta o desempenho da organizao como um todo. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item II est certo. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e IV esto certos. Apenas os itens I, III e IV esto certos. Todos os itens esto certos.
1

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 4 QUESTO 6

Assinale a opo correta acerca da liderana, cultura e mudanas organizacionais. A Um histrico de desiluso e desconfiana em relao ao lder gera um ambiente em que as mudanas tendem automaticamente ao fracasso, haja vista que os lderes so os principais responsveis pela promoo delas na organizao. B A cultura organizacional favorece a realizao de mudanas e facilita a adaptao dos indivduos aos novos processos. C Avaliaes da mudana organizacional sugerem que, embora os resultados financeiros pretendidos no incio possam ter sido alcanados, o processo tende a ser interrompido antes que os novos comportamentos sejam consolidados na cultura da organizao. D Os gerentes de linha so representantes da cultura da organizao, e, em virtude disso, devem ser considerados agentes de mudana na organizao. E A complexidade do processo de mudanas organizacionais depende apenas dos aspectos concretos da organizao, como a estrutura, os sistemas e os procedimentos.
QUESTO 5

Considerando os aspectos tericos envolvidos na definio de estratgia empresarial, julgue os itens a seguir. De acordo com a noo que fundamenta o conceito de estratgias genricas (custo, diferenciao e enfoque), a vantagem competitiva est no mago de qualquer estratgia, e, para obt-la, preciso que a empresa faa a escolha (trade off) do tipo de vantagem competitiva que busca obter e do escopo dentro do qual planeja alcan-la. Ser tudo para todos uma receita para a mediocridade estratgica e para um desempenho abaixo da mdia, pois, normalmente, significa que a empresa no tem absolutamente qualquer vantagem competitiva. II O mais importante para o modelo do balanced score card entender o contedo das informaes como indicadores de tendncia, ou seja, como informaes que mostrem o direcionamento que est sendo dado organizao e se esse direcionamento est de acordo com a misso definida. III O balanced score card constitui um sistema de medio e est associado melhoria da eficincia e ao aumento da capacidade produtiva, vetores facilmente associveis e controlveis por meio do acompanhando do desempenho financeiro, que traduz globalmente as tendncias da empresa. Assinale a opo correta. A Apenas o item I est certo. B Apenas o item III est certo. C Apenas os itens I e II esto certos. D Apenas os itens II e III esto certos. E Todos os itens esto certos.
QUESTO 7

Considerando as tendncias da moderna gesto de pessoas, assinale a opo correta. A A gesto estratgica de pessoas envolve a formulao de estratgia pela prpria organizao, no devendo se alinhar a estratgia formulada externamente. B Uma fora de trabalho altamente habilidosa e altamente motivada garante a vantagem competitiva da organizao e facilita a gesto do desempenho. C A anlise das caractersticas organizacionais e de seu ambiente externo propicia uma gesto de pessoas com base em modismos e em aes focadas em prticas generalizadas que auxiliam a organizao a atingir seus objetivos. D O modelo de gesto de pessoas com base em competncias requer a busca dos fatores que levam o indivduo a padronizar o seu desempenho, de acordo com o dos demais colegas de trabalho, de modo que as diferenas individuais no prejudiquem os resultados da organizao. E O gestor deve programar metas ambiciosas e analisar seus impactos, avaliando a execuo de projetos, identificando problemas e detectando novos riscos.

Para auxiliar a organizao a atingir metas e objetivos, o sistema de gesto de desempenho deve A objetivar a mensurao pontual do desempenho individual, com vistas a elaborar ndices que equalizem a contribuio do empregado para o alcance das metas financeiras. B punir os empregados que no apresentem desempenho satisfatrio e criar uma hierarquia de colaboradores classificados em melhores e piores. C adotar o ponto de vista dos gerentes de topo que atuam como avaliadores e planejadores do sistema, a fim de especificar, de maneira incisiva, quais so as principais diretrizes da organizao. D promover a mudana das prticas organizacionais para tornlas mais alinhadas aos objetivos da organizao e prover mecanismos de feedback e acompanhamento. E ser conduzido pela rea de gesto de pessoas da organizao, que a responsvel pela gesto do desempenho dos empregados.

rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 8 QUESTO 10

Com relao gesto por competncias, assinale a opo correta.

Jos, gerente de recursos humanos de um banco, percebeu que seu ndice de rotatividade caiu drasticamente, de 83% para

A A gesto por competncias resume-se, mensurao das competncias e a avaliao do cumprimento, pelo colaborador, das metas pr-acordadas de aquisio ou de desenvolvimento de competncias. B Somente as competncias centrais garantem a vantagem competitiva, e as competncias bsicas so as mnimas necessrias para se atuar no mercado. C A avaliao por competncias preocupa-se com a traduo das competncias em resultados financeiros a serem alcanados

17%, a partir da adoo, pela companhia, da seguinte forma de considerar seus funcionrios: se tratarmos bem nossos clientes internos, eles trataro bem os clientes externos e nosso negcio ser bem-sucedido. Esse banco apresenta-se, no mercado, como um grande local para se trabalhar, com programas atrativos, ambiente social harmonioso e com um contingente de pessoal que se orgulha de fazer parte do grupo de trabalhadores da empresa. Muitos desses programas foram elaborados com a participao dos prprios empregados. Essa receita de sucesso apoia-se tambm em um oramento anual, superior ao da maioria das empresas, para cuidar

pelos colaboradores. de recompensas e programas de reconhecimento. Contudo, Jos D A competncia, por ser uma hiptese, uma direo de trabalho, no observvel nem avalivel. E A avaliao tcnica de uma pessoa com base em conhecimentos e habilidades suficiente para afirmar se o desempenho dela ser satisfatrio em determinado cargo ou em cargos futuros.
QUESTO 9

considera o banco uma das empresas mais tradicionais do setor.

Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta.

A O desenvolvimento do comprometimento organizacional afetivo dos empregados est dissociado dos programas motivacionais da organizao. B A forma de atuar do citado banco com relao ao comportamento dos empregados constitui um modelo

Acerca da comunicao nas organizaes, assinale a opo correta.

A As mensagens so transmitidas em vrias direes: verticalmente, horizontalmente e em diagonal. B Os avanos da tecnologia da informao tm influenciado a quantidade das comunicaes interpessoais no local de trabalho, mas no a qualidade dessas comunicaes. C O propsito genrico da comunicao no verbal expressar o sentimento implcito na mensagem, o que provoca conflitos no ambiente de trabalho. D Um processo de comunicao eficaz independe da percepo dos indivduos envolvidos. E Os canais formais de comunicao so os caminhos oficiais para o envio de informaes, devendo-se eliminar os canais informais para evitar a distoro da informao.
rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

inadequado de gesto de pessoas porque no diferencia a empresa de outras do setor. C O programa motivacional adotado pelo banco atua diretamente sobre a qualidade do relacionamento que se estabelece dentro da organizao. D O alcance dos objetivos relacionados reduo da rotatividade mediante a utilizao de mecanismos motivacionais de baixo custo garante que os programas de incentivos desse banco sejam eficientes, efetivos e eficazes. E O modelo de gesto de pessoas do referido banco se caracteriza pela promoo de aes que permitem conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gesto das competncias individuais e institucionais, visando autorrealizao das pessoas e excelncia no cumprimento da misso empresarial.
3

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 11 QUESTO 13

Acerca do comportamento organizacional, assinale a opo correta.

Atualmente, a literatura a respeito de liderana tem apontado novas estratgias eficazes de gesto do trabalho e tomada de decises gerenciais. Considerando os aspectos tericos e conceituais relativos tomada de decises e s estratgias de gesto do trabalho, assinale a opo correta. A A percepo, que se refere forma como o indivduo organiza e interpreta suas impresses sensoriais, dando sentido ao seu ambiente, influencia a tomada de decises. B A percepo seletiva afeta os processos de julgamento, na medida em que, por meio dela, as pessoas fazem atribuies internas ou externas a respeito do comportamento dos colegas de trabalho. C A tomada de deciso racional envolve a maximizao do uso de atalhos e vieses para torn-la mais rpida e assertiva. D A experincia acumulada permite a tomada de decises embasadas em intuio inconsciente, o que tem sido demonstrado como processo superior estratgia racional de tomada de decises. E Os estudos acerca de percepo demonstram que h uma invarincia na maneira como as pessoas percebem os eventos sua volta.
QUESTO 14

A O comportamento organizacional uma subdisciplina da psicologia que aplica princpios da anlise do comportamento para o mundo empresarial. B Um dos objetivos do comportamento organizacional desenvolver a intuio dos gestores como estratgia de tomada de decises. C A rea de investigao do comportamento organizacional considera apenas os fatores individuais como determinantes do comportamento humano no trabalho. D Pelo fato de as pessoas diferirem umas das outras, o modelo do comportamento organizacional adota um cenrio contingencial, considerando as variveis situacionais como moderadoras. E Os conhecimentos produzidos pelo comportamento

organizacional permitem desenvolver as habilidades tcnicas especficas da rea do gestor.


QUESTO 12

Com relao aos estilos de liderana e a suas implicaes para o comportamento dos liderados, assinale a opo correta.

O empoderamento (empowerment) uma estratgia bastante utilizada nas organizaes modernas. Acerca desse processo e de seus impactos no comportamento dos funcionrios, assinale a opo correta. A As pesquisas apontam que o empoderamento tem uma relao negativa com a satisfao dos empregados. B A percepo de empoderamento dos empregados leva diminuio da criatividade da fora de trabalho. C O empoderamento diz respeito a qualquer processo que proporcione ao funcionrio maior autonomia no trabalho por meio do compartilhamento de informaes e do controle sobre o seu desempenho. D O modelo de liderana no empoderamento o de mo nica, com o lder concedendo liberdade ao funcionrio sem reciprocidade. E O sucesso do empoderamento independe da relao entre os benefcios e os custos da participao.

A Na maioria dos fatores situacionais, a liderana carismtica essencial para que se atinjam altos nveis de desempenho dos funcionrios. B Os seguidores de lderes carismticos atribuem ao lder capacidades heroicas e extraordinrias com base na observao do comportamento dele como lder. C Comparada liderana transformacional, a liderana transacional est mais fortemente associada a ndices mais baixos de rotatividade e a maior produtividade. D O lder transformacional centra suas aes no alcance de objetivos, sem incentivar propostas de alterao da forma como os problemas so resolvidos. E O estilo de liderana transacional amplamente explicado pelas teorias de liderana com base em traos.
rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 15 QUESTO 17

Acerca da comunicao no contexto organizacional, assinale a opo correta.

Com relao a conflitos em equipes e em grupos de trabalho, assinale a opo correta.

A A

educao, as emoes e os jarges so considerados

A A hiptese do contato, como estratgia de reduo de conflito, consiste em evitar a interao entre os membros de grupos em conflito. B A diversidade cultural gera conflitos motivados por diferenas de personalidade. C O mtodo dialtico, empregado na induo de conflitos funcionais, determina que o gerente induza um grupo a expor sua posio em detrimento de outro. D Uma estratgia eficiente para diminuir conflitos multiculturais elevar o nvel de competitividade entre os grupos.

barreiras pessoais na comunicao. B A comunicao verbal independe da linguagem no verbal do emissor da comunicao. C A melhor forma para lidar com boatos no ambiente organizacional investir contra toda a rede de comunicao informal da organizao. D No processo de comunicao de duas vias, a dissonncia cognitiva ocorre quando a mensagem decodificada pelo receptor incompatvel com as suas crenas e(ou) decises anteriores. E No processo de comunicao, a decodificao corresponde recepo da mensagem.
QUESTO 16

E O conflito funcional considerado construtivo ou cooperativo.


QUESTO 18

O sistema de avaliao de desempenho essencial para a gesto de pessoas. Acerca das caractersticas e dos critrios da avaliao de

Considerando os aspectos tericos e conceituais relativos a grupos e equipes de trabalho, assinale a opo correta. desempenho, assinale a opo correta.

A O estgio de formao de uma equipe envolve conflitos entre os membros na busca de aceitao no grupo. B A dissoluo de equipes de trabalho ocorre apenas com os grupos que foram malsucedidos. C O conhecimento dos papis de todos os membros prejudica a efetividade da equipe de trabalho. D A equipe diferencia-se do grupo de trabalho pelo nvel de interdependncia das tarefas realizadas, que maior na equipe. E Na fase de desempenho da equipe de trabalho, h dificuldades na troca de papis funcionais devido cristalizao das atividades.

A O feedback de desempenho um subproduto da avaliao, pois no constitui objetivo da avaliao. B Aplicam-se a qualquer tipo de trabalho os mesmos critrios tericos de avaliao. C Os critrios de avaliao de desempenho tornam-se ferramentas teis para a avaliao de programas

organizacionais. D A definio dos critrios de avaliao independe do nvel de complexidade da tarefa avaliada. E Na avaliao de qualquer tipo de trabalho, devem ser adotadas medidas objetivas de desempenho em vez de subjetivas.

rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 19 QUESTO 20

Atitudes e percepes no trabalho so aspectos relevantes para a compreenso do comportamento organizacional. Com relao satisfao, motivao e ao comprometimento, assinale a opo correta. A De acordo com a teoria motivacional da autoeficcia, a motivao dos indivduos fundamenta-se na atitude positiva que a pessoa tem sobre si mesma. B As pesquisas indicam forte associao positiva entre o salrio e a satisfao geral com o trabalho. C O comprometimento afetivo refere-se sensao de obrigao e de compromisso do trabalhador com a organizao. D Estudos tm comprovado que a satisfao no trabalho resulta em melhor desempenho. E As teorias motivacionais de necessidades, antes consideradas eficientes para compreender a motivao, so, atualmente, menos influentes do que as novas teorias embasadas em conceitos cognitivos.

A respeito da cultura organizacional, assinale a opo correta.

A Uma das funes da cultura organizacional dar aos colaboradores uma identidade organizacional. B Os valores praticados em uma organizao dizem respeito queles valores e normas declarados como os preferidos. C A cultura funciona como motor propulsor das mudanas organizacionais descontnuas ou radicais. D Os valores sociais tm baixo impacto na responsabilidade social de uma organizao. E Em uma organizao, o processo de socializao na sua cultura organizacional deve ser realizado exclusivamente pelos seus funcionrios devido a seu carter implcito.

rea de Conhecimento 6: Gesto Organizacional e de Pessoas

S-ar putea să vă placă și