Sunteți pe pagina 1din 4

EAD Escola de Arquitetura e Design

Recepo aos Calouros 2014/1. Realizao: 4 de fevereiro, tera-feira a partir das 14h. A vinhada se iniciar por volta das 18h.

Proposta e Apresentao
A Comisso Organizadora da Recepo de Calouros 2014/1 uma comisso democrtica, composta por alunos do segundo perodo das turmas de Design, Arquitetura Noturno e Diurno, contando tambm com apoio de veteranos que j participaram de comisses anteriores. Durante toda a recepo, ser mantida uma postura de respeito entre calouros e veteranos, sendo todos os participantes informados sobre esse carter do evento. O intuito da organizao o de promover atividades integradoras entre calouros e veteranos, atravs de apresentao e brincadeiras descontraidas, aps as palestras formais de recepo.

Objetivos
Incentivar apresentao dos calouros para a escola, bem como apresentao da escola, atravs dos veteranos, para os calouros. Incentivar a ocupao e uso coletivo dos diversos espaos da escola. Promover brincadeiras de descontrao entre calouros e veteranos, de forma que as tradicionais formalidades de recepo no sejam o nico vis de interao entre os alunos e docentes.

Contribuio
Por se tratar de uma organizao voluntria, os custos do evento devem vir de doaes, visto que no h inteno de cobrana de entrada e/ou participao. Sendo assim, ser solicitado aos veteranos do 2 perodo um valor de doao de R$ 5,00, a ser entregue at um dia antes da recepo. Agradeceremos a todos pela contribuio, que poder vir de outros alunos e docentes tambm.

Identificao

Na chegada iremos identificar os calouros com placas e tintas coloridas: sero quatro cores para separar os grupos, distribudas aleatoriamente pra quem for chegando. Iremos perguntar o apelido e curso do novo aluno para escrever na placa. Caso no haja apelido, iremos bolar um na hora, com o consentimento do calouro, sem termos pejorativos, pornogrficos, homofbicos, machistas ou racistas. Obs.: As cores no representaro os cursos e sim os grupos para o circuito, ou seja, pessoas de cursos diferentes estaro juntas pra promover maior interao.

Apresentao
A medida que os alunos forem forem identificados, sero direcionados para o ptio onde haver um momento de apresentao individual de cada um. Haver um jogo rpido, composto por perguntas bsicas como Nome, Idade e Curso alm de perguntas aleatrias a serem decididas no momento. A inteno no o constrangimento do aluno, mas sim uma aproximao maior entre todos os alunos, calouros e veteranos.

Berequet
Assim que termina a palestra especfica da arquitetura, os alunos se reuniro em uma roda no ptio, e faro a tradicional dana do berequet. Enquanto isso os alunos do design ainda estaro na palestra especfica. Assim terminada (tanto a palestra do design quanto a dana da arquitetura) todos voltaram ao hall de entrada. Exemplo da dana aqui: http://www.youtube.com/watch?v=emMcXQzcwbk

Circuito EAD
Visa apresentar a Escola para os novos estudantes, assim como propor a interao entre todos os alunos, com a premissa de ocupar alguns locais sub utilizados da prpria Escola de Arquitetura e Design. Logo aps o fim da Palestra do Design, os calouros iro se reunir no hall de entrada da Escola. Todos sero orientados que a partir daquele momento iniciaremos a festa de recepo. Aqueles que estiverem interessados em continuar podero permanecer no local. Os demais podero se retirar no momento que desejar.

Funcionar da seguinte maneira: Na entrada, antes da palestra, os calouros recebero placas de 4 cores diferentes, entregadas aleatoriamente. Aps as palestras, os calouros sero orientados de acordo com as cores de tais placas, assim sendo, 4 grupos distintos. Cada grupo ser levado para um local da faculdade (Sala de Metais, 4 andar, Corredor secreto atrs do colegiado, atrs do DA), que sero "Pontos de Jogos," onde haver uma brincadeira distinta. Ao final de cada brincadeira, os calouros sero levados para o prximo "Ponto de Jogo", a fim de que todos os locais sejam frequentados por todos os grupos. Por ltimo, haver a Vinhada.

Relao de Brincadeiras

Eu nunca Uma roda ser feita, com participao de calouros e veteranos. Sero distribudos copos e bebidas sero servidas. Na hora de serem servidas, as pessoas escolhero suas preferncias - bebida alcolica/no alcolica. Uma pessoa comea dizendo Eu nunca ..., as pessoas que j tiverem feito, tero que ingerir suas bebidas. Local: Sala de Metais Durao: 15 minutos Bebida utilizada: Catuaba

Dana das Cordinhas Uma fila ser feita, com a participao de calouros e veteranos. O objetivo que cada participante passe por baixo de uma corda que ser extendida por dois mediadores da brincadeira. A medida que os participantes vo passando, a corda vai se abaixando tornando a brincadeira mais difcil. Aqueles que no conseguirem passar por baixo da corda de forma correta, devero beber (bebida alcoolica ou no alcoolica) Local: Corredor secreto atrs do colegiado Durao: 15 minutos Bebida utilizada: Catuaba

Sueca Uma roda ser formada, com participao de calouros e veteranos para um jogo de cartas. Utilizando um baralho produzido pela turma de Design do 2 perodo, os participantes devero tirar cartas de um baralho, as cartas podem fazer todas as mulheres beberem, todos os homens beberem, um participante beber, ou inserir uma prenda na brincadeira, por exemplo: Todos os participantes deveram acrescentar a frase Porque eu sou um designer/arquiteto antes de qualquer fala. Local: 4 andar

Durao: 15 minutos Bebida utilizada: Catuaba

Mimica Os participantes sero divididos em 2 grupos, sem distio, contendo calouros e veteranos. Um dos participantes de um dos grupos deve tirar um papel contendo uma instruo de mimica que deve ser acertada pelos outros participantes. Caso o acerto parta da equipe daquele que tirou o papel, a outra equipe deve beber. E vice-versa. Local: Atrs do DA Durao: 15 minutos Bebida: Catuaba

Vinhada
Aps a ltima brincadeira, os calouros sero integrados aos veteranos em uma confraternizao tradicional da escola de Arquitetura (a Vinhada). O Evento contar com msicas e se encerrar s 22h, impreterivelmente.

Limpeza
Aps as 22h, os alunos que se dispuserem, limparo a escola, no estilo de um mutiro.

Nota: Todos os participantes da recepo de calouros sero informados que as ideias do evento se restringir a essas propostas. Nenhuma outra brincadeira ser encorajada ou aprovada pelas pessoas que elaboram esse texto.

Atenciosamente, Comisso de Recepo aos Calouros 2014/1.

S-ar putea să vă placă și