Sunteți pe pagina 1din 25

Analise do art. 15 - Desistncia voluntaria ou Arrependimento eficaz. Apenas respondem pelos atos j praticados.

Desistncia Voluntaria: Quando o sujeito voluntariamente desiste da execuo, no curso da execuo muda de ideia, interrompe a execuo porque ele quer. Falta ento o elemento "circunstancias alheias a sua vontade", pois ele quer parar. No se caracteriza como tentativa inacabada pois o sujeito controla os atos de execuo, ele mesmo quer parar. Seria tentativa inacabada se algo alheio o interferisse. ex: Atende ao apelos da vitima. Arrependimento Eficaz: O sujeito realiza todos os atos executrios, ele prosseguiu ate o fim, mas depois ele se arrepende, e assim eficazmente ele pode neutralizar tudo que ele fez anteriormente, de modo que no acontea mais a consumao, deve ser eficaz, consegue evitar o resultado. ex: envenena a vitima, mas a socorre, presta socorro evitando o resultado. Assim, se a vitima ficar com leses graves, ele nao responde por homicdio tentado, mas sim por essas leses. O elemento comum entre a desistncia voluntario e o arrependimento eficaz : voluntariedade do agente. Quando for espontneo o legislador ira dizer expressamente, se no for espontneo ele no diz. ex: confisso espontnea (no pode haver influencia externa). ex: art. 65, III, b. Se for o prprio sujeito que interromper a execuo podendo prosseguir, no caracteriza tentativa.

art. 15 - DESISTENCIA VOLUNTRIA: Haver quando o sujeito voluntriamente desiste de prosseguir a execuo. Ele deu inicio, tem dolo, mas no curso da execuo ele interrompe, porque ele quer. Falta o elemento "no consumao por circunstancias alheias vontade do agente". Se a interrompo no fosse dele, teramos a tentativa inacabada. Se ele parou pq ouviu algo, teve medo, no se caracteriza. Assim pode ser motivo se ele ficou sensibelizado com a vitima, lembrou dos conselhos da me, etc. S responde pelos atos j praticados e no pela tentativa. O sujeito adiar, os atos voltam para o estado da cogitacios, da cogitao. D pra reconhecer a desistencia naquela situao, no d pra saber se o sujeito no vai cometer novamente, assim naquela situao a desistencia tem que ser efetiva. Se no houvesse a voluntriedade e sim algum obstculo, como alarme, algum chegou, etc, a desistencia deixa de ser voluntria, assim se torna uma tentativa imperfeita. Req sub: voluntariedade Req obj: definitiva interrupo da execuo (no precisa comprovar que ele nunca mais vai fazer isso novamente, pois o que ele pensa no interessa para o direito penal - cogitao-, desde que ele no comee a execuo novamente)

ARREPENDIMENTO EFICAZ: O sujeito conclui todos os atos executrios, realiza todos os atos necessrios a execuo, at o fim. Mas ele se arrepende depois e eficazmente ele consegue neutralizar, como se passasse uma borracha em tudo o que ele fez antes, fazendo os atos dele no serem eficazes ao impedir o resultado. Agora, se ele se arrepende, faz de tudo pra salvar a vitima ou reverter a situao pro resultado no acontecer, responed mesmo assim. Por exemplo: baleia a vitima, se arrepende, leva ela pro hospital e ela vive: no responde pelo homicidio tentado, mas responde pelas leses. O sujeito realiza novos atos pra neutralizar os atos que ele j fez, para evitar o resultado. Por exemplo: se ele roubou, vai devolver, se deu veneno vitima, vai dar o antidoto, etc. O sujeito precisa realizar algo e eficazmente, com sucesso, consegue evitar a consumao. Se ele no conseguir apesar de tentar, no se caracteriza o arrependimento eficaz do art 15, segunda parte. Req. sub: voluntariedade Req obj: o arrependimento efetivo (manifestado por atos positivos, no pode ficar na esfera do pensamento, remorso) e eficaz (precisa ter xito)

A vontade est em ambos casos,no quer o resultado, por isso no responde pela tentativa, pq nela o sujeito quer a vontade e no acontece por circunstancias alheias a ela. O legislador distengue voluntriedade com livre e espontanea vontade. Quando for exigida a espontaneidade, ou seja, sem influencia, sugesto externa. (65, III, d) Ambos est relacionado fase de execuo. Durante essa fase possivel, o agente desistir dos atos executrios, voluntriamente. Ento, o requisito subjetivo mais importante a voluntariedade. O sujeito voluntriamente, com vontade prpria sem nenhum tipo de coao nem constrangimento, desiste da consumao. Pode atender a algum tipo externo, desde que esteja na sua mo a deciso final, ento o sujeito no perde o dominio da situao, ele que decide. Voluntriedade diferente de espontaneidade. No espontaneo o sujeito no poderia receber nenhum tipo de influencia externa, pedido, sugesto, conselho, teria que ser por ele mesmo decidir parar. Quando o legislador exige espontaneidade, o legislador, pede, exemplo: a confisso perante a autoridade - deve ser mais do que voluntria, tem que ser espontnea (art 65, III, d) h um maior exigimento.

Responde pelos atos j realizados. Por exemplo, se ele portava uma arma, se associou quadrilha ou bando, lesou integridade da vitima, etc, ele responde.

NATUREZA JURIDICA:

Uma questo debatida pela doutrina a natureza jurdica de ambos. No fundamento desses debates h uma TEORIA DO PRMIO/PONTE DE OURO que fala que o sujeito merece um prmio por no realizar a consumao, assim a pena no seria mais necessria. Para que o sujeito seja estimulado pelo prprio ordenamento a desistir e no praticar todos os atos. No seria vlido punir com as penas da tentativa, pois no receberia nada para desistir, dando 'na mesma'. Ambas doutrinas esto bem divididas: - causas de atipicidade: afastam a tipicidade. Pois no tem o resultado, exclui o dolo, j que ele no quer mais gerar os elementos do tipo. Nas teorias modernas, se fala em diminuio de desvalor da ao. elimina a conduta pra todos os coautores que no continuaram por causa do desistir de um. Ex: participe oferece uma arma para algum matar outra. Esse sujeito se arrepende. Assim,nem o participe nem o sujeito so isento de pena. - causas pessoais de iseno de pena: afeta a punibilidade. Teriamos um crime, mas no seria punivel, razes politico criminais, o sujeito com tentativa. Tem que ser apreciadas individualmente Caso de participe que desiste, por exemplo, no responde, s o 'coautor' que continuou. Uma das razes mais fortes a questo da pessoalidade. No d pra excluir o dolo, pois tudo o que ele j cometeu tinha dolo. -> escusas absolutrias - no pode ter nenhuma escusas para que o sujeito seja punido. no elimina a conduta para os outros coautores que no puderam seguir com o plano por causa da desistencia de um. Responde por suas condutas. Ex: participe oferece uma arma para algum matar outra. Esse sujeito se arrepende. O participe responde pela a arma e o que desistiu, isento de pena. REGIS

+ benfico - o sujeito no receber a pena; s responde pelos atos posteriores. Tem que acontecer at a consumao, tem que evitar eficazmente a consumao. Qualquer crime desde evite a consumao.

art. 16 2/3)

ARREPENDIMENTO POSTERIOR - causa geral de diminuio de pena (1/3 a

O sujeito j consumou o crime, j realizou todo o iter criminis. Mas depois de consumado ele se arrepende e procura minimizar os efeitos, reparar os danos, restituir a coisa por vontade prpria. Req sub: voluntariedade Req obj: 1. o crime cometido sem grave ameaa ou violencia pessoa ( coisa, poderia) 2. reparao do dano ou restituio da coisa

3. requisito temporal - at recebimento da denncia/queixa ao juiz. Pode contar com a ajuda de algum: conselho, ajuda pra levar de volta a coisa, etc Desde que seja ele com a vontade dele. No pode ser algum 'representando' ele, por exemplo, o pai devolvendo coisa que o filho roubou, por exemplo. Ps: se o juiz der a diminuio menor, o juiz deve motivar. Levar em considerao a situao da coisa, se o sujeito devolveu apenas parte, se a vitima recusou - levando em considerao o porqu da negao, etc. 2 + benfico - o processo penal ainda no comeou. O sujeito que repara o dano ou restitui as coisas nos crimes cometidos sem grave amea ou violencia. Ambito mais reduzido de atuao. O sujeito no isento de pena, h a aplicao mas diminuida.

art 65, III, b - ATENUANTE GENRICA DE ARREPENDIMENTO Pode acontecer tanto na execuo quanto depois. Ele procurou minimizar as consequencias do crime, mas no conseguiu evitar o resultado. (se ele conseguir evitar o resultado, o eficaz). At o julgamento o sujeito pode se arrepender ESPONTANEAMENTE, minimizando as consequncias, aplica-se a atenuante. O juiz que determina o quanto vai diminuir 1/10 1/6, depende. No importa o tipo de crime.

PROVA: 19/11 Crime Impossivel: art. 17 CP A tentativa inidnea isenta o sujeito de pena, nao respondera por pena nenhuma atraves da teoria Objetiva Temperada/Intermedia, art 17 CP Nos ilicitos penais sao dualistas = desvalor da acao + desv. do resultado. Ilicitos monistas = a tentativa e crime de perigo abstrato. No caso do crime impossivel nao seria punivel, pois, mesmo sendo impossivel, tais meios sao alheios a vontade do agente, ai nao se entende o porque punir a tentativa (dolo) e nao punir o crime impossivel (dolo). Em termos subjetivos temos sim, a configuracao de um ilicito, mas o legislador decidiu nao punir, adotando a teoria em termos objetivos ( nao ha possibilidade de consumacao). Tambm conhecido como Tentativa Inidnea.: Tem um ponto em comum co a tentativa idonea = Dolo. A consumacao jamais acontecera, em hipotese alguma, embora o sujeito a queira. Nao acontece nao so por fatores alheios a vontade do agente, mas tb por ser absolutamente impossivel a consumacao. A consumacao nao se fara jamais por:

A) Absoluta inidoneidade/ineficacia do meio de execucao: Esse meio de execucao utilizado, nao oferece nenhuma possibilidade de vir a ocorrer um resultado. ex: no lugar de veneno, o sujeito colocou fermento no alimento da vitima. Ou ainda, utiliza uma arma de brinquedo para o fim de homicidio, assim, o meio de execucao nunca ira trazer a possibilidade de consumacao. Porem, para o fato de ameaa a arma de brinquedo pode ser idonea. Depende do proposito do sujeito. ex2: flagrante preparado. B) Absoluta impropriedade do objeto material sob o qual recai a conduta do sujeito (ex: sujeito com consciencia e vontade de matar alguem, utiliza uma arma verdadeira, tenta matar um ser vivo, mas o sujeito ja estava morto, assim sendo o objeto era inidoneo para e caracterizar o crime de homicidio)(ex: sujeito pede que terceiro pratique atividades abortivas nela, porem nao estava gravida, logo, tentativa inidonea ou crime impossivel); Art. 14, II - Tentativa verdadeira/Idnea: Ha a possibilidade de consumao,a impropriedade do objeto relativa( vitima usava colete a prova de balas, e assim nao eh atingida, logo, houve a tentativa, era possivel ele concluir o homicidio)(ex2: o sujeito dispara contra veiculo, mas inesperadamente o veiculo era blindado, se as janelas estivessem abertos, ou o calibre da arma, talvez poderia ter atingido o resultado),assim, So elementos necessrios da tentativa idonea: Elementos da Tentativa A) inicio da execuo B) Dolo C) No realizacao do resultado por circunstancias alheias a vontade do agente.

Concurso de Crimes e Delitos: art. 69 - 75 CP. Nao se confunde com o concurso de leis penais. Nestas, temos uma unica conduta, um unico crime sempre, a questao seria saber qual o crime realizado. E para solucionar o concurso das leis penais tinhamos tres criterios:

1. Especialidade; 2. Subsidiariedade (expressa ou tacita); 3. Consuno; No concurso de delitos, so dois ou mais crimes envolvidos, temos as seguintes possibilidades: Concurso : Formal: art. 70- o sujeito realiza uma s conduta e resulta em 2 ou mais crimes.

Material: art. 69- Sero 2 ou mais condutas, resultando em 2 ou mais crimes. Continuado: art. 71- realiza 2 ou mais condutas, pratica 2 ou mais crimes que so tratados como apenas um crime.

Concurso Formal: Causa geral de aumento de pena. A) Perfeito/ Prprio: tratado na primeira parte do art. 70. Responde pela maior pena cabvel. Se os crimes forem idnticos = homogneo (dois homicdios), heterogneos= (leso e homicdio), responde por apenas um, sendo o mais grave. Sistema da exasperao. Culpa ou Dolo. aumento de 1/6 a 1/2 metade. Sistema da Exasperao: agravar a pena. B) Imperfeito/ Imprprio: art. 70, segunda parte. As penas sero aplicadas cumulativamente, responde por cada resultado, sistema do cumulo material. Aplicar a pena de cada um dos homicdios, e no fim sero somadas. (ex: sujeito envenena a sopa que ira ser consumida por toda a famlia, vindo todos os 8 a falecer. Responde por cada um dos homicdios - dolo eventual). Sistema do cumulo material.

Concurso Material: Mais de uma conduta. O juiz vai individualizar cada pena, e no fim, ele ira responder por cada crime consumado. Tem as penas somadas. Sistema do cumulo material. Sistema da Exasperao: pena acrescida de um determinado quantum de aumento. Sistema do Cumulo material: As penas so somadas, adicionadas (delitos dolosos). Diante do caso concreto, o juiz analisara qual ser mais rigorosa para o sujeito, e assim, aplica-se o caso de cumulo material benfico, onde, quando no sistema de exasperao for mais prejudicial ao sujeito, mesmo no sendo caso de cumulo material, aplica-se o cumulo material benfico, para beneficiar o ru. Pois, em tese o sistema da exasperao seria o que mais beneficiaria o ru, mas na pratica nem sempre assim, utilizando cumulo material benfico. ex: homicdio + ocultao de cadver, etc. Ao serem somadas as penas, podem ultrapassar o limite de 30 anos previsto na CF art. 75. O maximo de tempo que o sujeito pode ser preso, sera de 30 em sequencia, nao pode cumprir mais de 30 anos. Porem, pra fins de progresso de regime, vale a soma total. Concurso Continuado:

art. 71 CP- realiza duas ou mais condutas, realiza dois ou mais crimes, mas o legislador trata como se fosse apenas um, como se fosse uma sequencia total,um nico crime. ex: todo dia, durante 30 dias, o sujeito subtrai dinheiro do caixa onde trabalha, assim, o juiz ao invs de considerar 30 casos de furto, ele ira considerar apenas um. ex: sujeito A, estuprava vitimas em um mesmo lugar, varias vitimas, etc, sera tratado como se fosse uma, uma corrente com varios elos, considerada apenas uma. Adota a teoria da fico juridica.

A) Comum: Caput - acontece desde que preenchidos simultaneamente todos os 3 requisitos: 1. pratica duas ou mais condutas, pluralidade de condutas; 2. realizao de vrios crimes da mesma espcie (ataca o mesmo bem jurdico); 3. circunstancias semelhantes de meio, lugar, tempo, etc. (mesma cidade, bairros prximos, horas prximas, perodos iguais, etc). entre uma conduta e outra, a doutrina se entende que nao pode ultrapassar um mes. Utiliza-se o sistema da exasperao - pena ser aumentada de 1/6 a 2/3. A doutrina aqui se preocupou com dados objetivos, numero, local, modo, etc. Natureza Jurdica = Teoria da fico jurdica (tratados como se fossem apenas um crime, uma corrente com vrios elos). B) Especifico: Pargrafo nico 71 - Depende dos requisitos genricos acima, e de mais 3 requisitos: 4. preciso que sejam dolosos, no ha crime continuado especifico culposo, apenas no comum. 5. precisam ser delitos dolosos praticados contra vitimas diferentes. 6. Com violncia ou com grave ameaa. Acrescenta-se aqui um dado subjetivo = o sistema da exasperao, em que apenas de uma das condutas poder ser aumentado ainda ate 3x do total da pena. ex: atropela com o carro varias pessoas durante manifestao, sujeito que mata todos em um cinema. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCURSO DE PESSOAS:

arts. 29 a 31 CP. Pluralidade de pessoas que praticam uma ou varias condutas delitivas. Pra haver o concurso de pessoas, todos aqueles que colaborarem com uma conduta delitiva, respondem por essa contribuio (Teoria Monista/ Unitria/ Igualitria). Cada um na medida da sua culpabilidade, relativizando a primeira parte do art. 29 (Principio da Individualizao da pena). O participe recebe uma responsabilidade menor que o autor. Quando ha a participao necessria imprpria (delitos plurisubjetivos), ex: associao criminosa, rixa, bigamia, etc., no se caracteriza como concurso de pessoas, pois naqueles, cada autor autnomo, no ha participes. No concurso de pessoas, se exige necessariamente a realizao do delito. Requisitos para o concurso de pessoas: 1. Pluralidade de pessoas (pelo menos 2). necessrio pelo menos um autor. 2. Contribuio causal. Cada um dos envolvidos deve contribuir de alguma maneira para o crime, podendo ser um crime de resultado ou de mera conduta. ex: calunia. Dilema a respeito do concurso de pessoas nos crimes omissivos, mas em regra cada um responde pelo seu dever. 3. Vinculo subjetivo, Nexo psicolgico. Um precisa saber, ter conscincia de que colabora em uma obra conjunta, precisa conhecer a colaborao dos demais. Esto excludas do concurso de pessoas as hipteses de "Autoria Colateral" e a "Participao dolosamente distinta ou desvio subjetivo de conduta", em que o sujeito sabia dos planos dos demais, mas ha um desvio entre eles, o sujeito no fica a par do que acontece na execuo. Tambm se exclui o concurso de pessoas nos delitos Culposos, pois no ha vontade direcionada aquele fim, no ha um vinculo psicolgico, responde apenas individualmente. 4. Identidade de Ilcito Penal, ou seja, todos vo realizar os mesmos crimes e responder pelos mesmos crimes. Salvo se houver desvio subjetivo de conduta.

Espcies de Coautoria : A) Autoria: Nem todo autor ser coautor. Realiza o ncleo do crime, tem o domnio do fato. - Imediata (direta): 1. Mandante 2. Executor - Mediata (Indireta) B) Coautoria: Todo coautor um autor. Realiza o ncleo do crime

C) Participao: Colaborao dolosa em delito doloso alheio,(tpica e ilcita). So espcies de Participao: todos dependem de requisitos objetivos e subjetivos: 1. Induzimento: fazer surgir na mente do autor o propsito do crime que antes nao existia. 2. Auxilio: - Material (transporte, fornece uma casa, fornece arma, etc.), mas um auxilio secundrio, no indispensvel a realizao do crime. - Moral (intelectual- instrues, conselhos, etc.) e o sujeito deve seguilas. 3. Instigao : refora, incita, estimula a seguir adiante, a no desistir do crime. Desempenham todas elas acima citadas uma colaborao secundaria, acessria, mas que no decisiva ou fundamental para a realizao do crime. Nunca realiza o ncleo. Nunca tem o domnio do fato. Tudo que ocorrer aps a consumao do fato no configura participao, esse tipo de colaborao se configura como crime autnomo (art. 348, 349 favorecimento pessoal). ex: aps o delito o autor procura sujeito B para o ajudar conscientemente a despistar a policia. Nao participao, mas colabora em crime autnomo. (art. 30 - reincidncia, motivo torpe, cada um responde com sua qualificadora na medida de sua culpabilidade- circunstncias pessoais individuais, nao se transmite de um ao outro, salvo se forem elementares, ou seja, elemento essencial do crime, ex: infanticdio, transmite o estado puerperal ao amante que ajuda a mae a matar o filho, pois um elemento essencial, nao ha infanticdio sem estado puerperal, por isso se transmite), agora em caso de reincidncia nao se transmite, pois a reincidncia no elemento essencial de nenhum crime. Pela Teoria objetivo-formal: se orienta pelo finalismo, e se baseia pela realizao do ncleo para definir o autor e o coautor do crime. Principio do domnio do fato, um princpio que remonta a obra de Aristteles, em que diz que o autor e o coautor possuem o domnio do fato, mas sem esse domnio no ha autoria. A teoria Funcionalista de Roxin dir, que ha situaes em que o sujeito tem o domnio da situao, porem sem realizar o ncleo do fato, ex: autoria mediata, o sujeito tem o domnio funcional do fato, ele domina esse fato, controla a pessoa, serve-se dessa pessoa como instrumento, mas no realiza diretamente o ncleo. O participe nunca ter o domnio do fato. considerado autoria mediata: - Utilizar-se de inimputvel (menores e doentes mentais) - Coao moral Irresistvel; - Obedincia Hierrquica; (relaes publicas) - Erro (de tipo ou de proibio) determinado por terceiro;

Entre o Autor e o Participe, ha uma relao de Acessoriedade: a) Acessoriedade mnima: A partir do momento que o autor pelo menos realizar uma conduta tpica, j possvel punir o participe. O mnimo que vincula autor e participe ser a conduta tipica. B) Acessoriedade Limitada: So pode se punir o participe se o autor realizar uma conduta tpica e Ilcita, se ele estiver acobertado por uma causa de justificao, no possvel punir o participe. Esse o posicionamento dominante da doutrina no Brasil. c) Acessoriedade Mxima: Vai exigir que o autor realize uma conduta tpica, ilicita e culpavel, para que se possa punir os participes.

Elementos: Objetivos: O participe precisa contribuir causalmente para o delito, deve concretizar a conduta ilcita. Se o sujeito no tem conscincia (subjetiva) da participao, ele colabora apenas objetivamente, no se podendo falar em participao (ex: motorista de um taxi leva o sujeito ate o local do crime, mas no sabia das intenes do autor). Subjetivos: So apenas pensamentos, na esfera subjetiva no ha que se falar em participao. Tem conscincia que esta ajudando, deve existir o dolo, porem, se no houver essa conscincia de que esta ajudando em um crime no ha que se falar em participao. A participao somente vai ate a consumao do fato. Mas se houver delito tentado, no ha como se falar em participao, pois no houve o inicio de execuo, salvo se a participao for um crime autnomo (fornecer arma). Teoria da Lei Penal: Art. 32 CP. Especies de Pena: 1. Privativas de liberdade 2. Restritiva de direito 3. Multa As penas restritivas de direito nao constam do preceito secundario, entao o juiz ira aplicar de forma substitutiva, no caso, se presentes os requisitos objetivos e subjetivos q se faz a substituicao de uma pena por outra.

Encontraremos no proprio preceito secundario, a pena privativa de liberddade e a multa, cabe ao legislador indica-la. A multa pode vir indicada de forma secundaria ou principal no preceito secundario, mas dependendo do quantum ela entra como uma possibilidade de substituio. Essas penas penas podem vim com dois fins: 1. Prevencao : geral e especial 2. Retributivo A perspectiva retributiva, se baseia na ideia de proporcionalidade, a resposta do crime deve ser proporcional ao crime cometido. Deve pensar nos objetivos do direito penal, fazer com que essa pena proteja os bens juridicos e restaurando o ordenamento juridico. A pena retributiva eh em essencia, proporcional. Suas bases filosoficas remontam a Kant e Hegel, a retribuicao esta vinculada a exigencia de proporcionalidade. ex: lei de Taliao (dente por dente, olho por olho resposta igual a ofensa). Hoje eh falso se dizer que a pena retributiva hoje se remonta a lei de taliao, hoje as sansoes penais se forem desumanas, degradantes, sao vedadas pela constituicao, entao, nao sera bem exata a resposta como foi a ofensa. Para Kant, mesmo se a sociedade viesse a se extinguir e houvesse um unico sujeito a responder, ele deveria receber a sansao, a respposta pelo mal que causou. Hoje se fala em Neoretribucionismo, para tentar explicar a necessidade de resposta penal na ideia de retribuicao. Hoje nao se ve mais a retribuicao na perspectiva talional, mas sim como forma de fortalecimento do propio ordenamento juridico. Se houvesse as normas mandamentais, etc, mas nao houvesse formas de impor tais normas, a violacao das normas nao ofereceriam nenhuma resposta a essa violacao, questionando-se sobre sua vigencia, validade, etc. Para reforcar a vigencia desse sistema, que pretende condicionar os comportamenteos, e inclusive proteger bens juridicos, eh necessaria a imposicao de sansao. Entao, hoje ha uma ideia de que quando se fala em pena retributiva se busca a impor ao sujeito, algo parecido que ele realizou, esse sistema so sera acionado quando o sujeito tenha praticado uma condua tipica, ilicita e culpavel. Se nao tivermos essa premissa (conduta tipica) nao ha como se falar em penas retributivas. Todo sistema retribucionista se volta para o passado, se o sujeito praticou uma conduta ilicitae tipica. Ja as medidas de seguranca, diversamente das penas, se orientam por fins de prevencao, nao buscam compensar a violacao do sistema normativo, pois seus destinatarios nao tem capacidade de compreensao do proprio sistema normativo, asim, nao faz sentido aplicar uma pena com cunho retributivo, mas sim uma sansao com fim a prevenir que essas pessoas voltem a praticar tais condutas. A Neoretribuicao parte da premissa que, houve a lesao, e essa resposta deve ser proporcional, mas ao mesmo tempo, se a resposta for justa e for proporcional, consegue desempenhar tambem funcoes preventivas, e assim se pretende que esses bens nao sejam novamente violados, ou seja, tem a capacidade de se orientar tanto para o passado, quanto para o futuro. Contrario ao que acontece com a Retribuicao, que se

fundamenta apenas no que aconteceu no passado. A neoretribuicao, busca nao coisificar o ser humano, como acontece na teoria de Jakobs. Jakobs, diz que o sistema penal nao existe para a protecao de bens juridicos, mas sim que ele existe para se auto-proteger. O delito representa uma fissura no ordenamento, e eh preciso prontamente voltar a estabiliza-lo, mas nao para proteger os bens juridicos, mas proteger a ele mesmo. Nao pensa na realidade do ser humano, eh totalmente vazia de conteudo. Recebe o nome de prevencao geral Integradora. Integradora do sistema, essa prevencao geral integradora, nao passa de uma retribuicao pura. A perspectiva Preventiva sozinha nao se sustenta, nao autolimita, nao ha limites, oferece um perigo para prevenir um crime sozinha, pois peca por violar o sistema da proporcionalidade, se fosse aplicado uma sansao apenas para uma prevencao, seria um sistema totalmente desacreditado, pode ate fomentar a pratica de novos delitos no futuro, etc. Uma concepcao somente preventiva, oferece riscos:pois nao se vincula a conduta tipica , ilicita e culpavel, e esta nao precisaria ser proporcional, pois se aplicaria uma pena bem alta, ja com a intencao de evitar, prevenir que o sujeito volte a praticar delitos. A prevencao pode assumir um aspecto: - Geral: a pena se volta para a coletividade, sociedade como um todo, em tese se aplica a pena para evitar que outros membros da sociedade possam vir a delinquir. Prevenir a pratica de delitos pelo resto do corpo social. No vis positivo: quando a pena eh apicada, a sociedade passa a respeitar o ordenamento, tem a certeza que sera corporificada no plano concreto, visa oferecer um exemplo a coletividade que ainda nao atacou os bens juidicos, pois sabem que havera uma resposta do sistema imediata, exemplo positivo ao demais. Exemplaridade. No vies Negativo: quando a pena for aplicada, a coletividade vai ser intimidada para nao fazer o que o sujeito fez, alem de receber um exemplo positivo, em termos negativos, ela ira intimidar-se, pois sabem que o sistema oferece resposta. Intimidacao. - Especial: Esta focada no individuo concreto, aquele que sofre a pena, e pela resposta recebida, ele nao voltaria tambem a praticar novos crimes. No vies positivo: esta baseada na ideia de ressocializacao. Recolocar o sujeito na sociedade nos moldes corretos, reintegra-lo. Porem, muito questionada pela doutrina essa ideia da reintegracao, nao alcancaria uma motivacao verdadeira ao sujeito, pois ele eh compelido, forcado a ressocializar-se, e nao por uma vontade espontanea. No vies negativo: eh a aplicacao de uma sansao com o fim de neutralizar o sujeito e de proteger o sistema. Uma resposta neutralizadora, e o sistema nao se preocupa com o individuo, elimina a essencia humana, eh apenas uma resposta, eliminar o sujeito. Em tese em nosso ordenamento, nao deveria existir, pois deveria promover a ressocializacao do individuo e nao exclui-lo. ex: castracao quimica.

Se o sistema em si, nao funcionar somente pela prevencao, e o sujeito vir a praticar condutas ilicitas, precisa-se passar ao modo de retribuicao. A prevencao no nosso sistema, eh aplicada de forma pos-delitiva, depois que o sujeito ja tenha praticado um crime para receber uma medida preventiva.

Sanes Penais: Sao tambem consequencias juridicas do delito. A grande parte da doutrina assinala que as medidas de seguranca tem fins basicamente de prevencao. A medida de seguranca tem um outro fundamento alem do previsto para a imposicao da pena. Pena = fundamento: culpabilidade (imputavel) + delito Medida de seguranca= fundamento: ilicito penal + periculosidade Ha naturezas de medidas de seguranca pos-delitivas, e as pre-delitivas. Internamento (detentiva), tratamento ambulatorial (restritivo), art. 96 CP. Na questao das medidas de seguranca, a restricao de liberdade nao tem limite, vai ate quando durar a periculosidade, assim poderia durar para sempre, enquanto nas penas nao ha uma sancao perpetua. Devendo assim, estabelecer um limite de ate onde vai essa periculosidade, mesmo nao sabendo em exato, mas eh preciso limitar. ex: um sujeito inimputavel poderia ser punido por 30 anos devido a um furto, nao ha proporcionalidade. Individualiza-se a pena nos moldes dos imputaveis, e estabelece-se a medida de seguranca.

Diferencas entre pena e medida de seguranca: 1. seus fundamentos 2. seus limites, em que a pena tem, e a medida de seguranca nao se auto-limita. O sistema Vicariante exige a presenca de alguns requisitos p/ medida de segurana: A) O ilicito penal B) presenca da periculosidade; deve ser feito um diagnostico e um prognostico da doenca que levou o sujeito a desenvolver essa periculosidade. C) Ausencia de imputabilidade penal total. Ou parcial (semi-imputavel). D) Prazo minimo estabelecido, mas o prazo maximo nao foi estabelecido, art. 97 CP. arts. 171 a 179 LEP, lei 7.210/84 - trata do livramento condicional;

PENAS: Espcies: art. 32 CP, Lei 7210/84 LEP. 1. Pena privativa de liberdade: - Recluso Rclusao e detencao napratica sao a mesma coisa, nao ha diferencas qualitativas entre elas. Em termos abstratos ou quantitativos, ha diferenca sim, pois geralmente se for um crime muito grave sao reclusao, e os menos graves a pena privativa sera o de detencao. Outra diferenca diz respeito as medidas de seguranca. - Deteno 2. Restritivas de direitos 3. Multa A pena sera sempre um preceito secundario previsto na norma, onde o legislador indica o minimo e o maximo, ou seja, as margens penais. Cabe ao legislador prever a especie de pena, e o juiz apenas a aplica-las. art. 59 CP. As penas podem vir de forma: - isolada , art. 121 - cumulativa, art. 155 - Alternativa, art. 163 Depois de selecionar a espcie, ele devera selecionar o quantum da pena e com base nesse quantum , estabelece-se o regime fechado, semi-aberto ou aberto. Regimes de cumprimento: O Brasil adota o sistema Progressivo, assim o condenado tem direito de passar de um sistema mais grave a um menos grave, oferece ao condenado uma experincia gradual da adaptao a liberdade, ressocializacao, etc. O juiz deve estipular desde onde ele comea. possvel que tenha a regresso tambm, ja estava em um regime mais benfico, menos severo, e volta para um regime mais rigoroso. art. 33 CP, art. 112 LEP. Um sujeito condenado a uma pena de deteno, comea a cumprir do semi-aberto ao aberto.

J um sujeito condenado a uma pena de recluso, comea do regime fechado, ao semiaberto, ao aberto. Aps o ano de 2006, Se o crime praticado for hediondo, possvel a progresso, mas o sujeito deve cumprir 2/5 se for primrio, ou 3/5 se for reincidente para progredir de crimes hediondos. art. 2, Lei 8072/90. Sero exigidos alguns requisitos para a progresso: 1. bom comportamento carcerrio; 2. quantidade da pena; Para a regresso, art. 118, 111 LEP

A) Regime Fechado: art. 33, considera-se fechado em estabelecimento de segurana mxima ou media. Deve comear a cumprir em regime fechado se a pena do sujeito for superior a 8 anos. art. 34 - regras do regime fechado. B) Regime Semi Aberto: art. 33, b, CP- local onde cumprira a pena em regime semi aberto. Condenado a pena superior a 4 anos, e igual/inferior a 8 anos, seu regime inicial ser j no semi aberto, ja comea cumprindo no semi aberto. art.35 - regras do regime semi aberto; art. 146, b-II ,c, d, LEP. e arts.120 a 125 LEP.- regime de monitorao eletrnica. C) Regime Aberto: O sujeito vai cumprir a pena na chamada casa de albergado ou no estabelecimento adequado. art. 33, c, CP. A pena devera ser igual ou inferior a 4 anos, o sujeito j inicia cumprindo sua pena em regime aberto. art. 36 - regras do regime aberto. Se no pagar a multa, no ser transferido ao aberto, o juiz assim, poder autorizar a regresso. Requisitos subjetivos:

Para os regimes semi aberto e aberto, o sujeito no pode ser reincidente. Mas nem sempre o juiz ira transferir o sujeito para regime fechado apenas por ser reincidente, devera analisar o caso conforme o que for mais conveniente. Regime Especial: Individualizao de acordo com o sexo feminino. art. 37 CP Direitos e deveres do Preso:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SANES PENAIS (consequncias jurdico penais)


- Penas
Consequncias do delito, pois elas pressupe a prtica de um delito (fundamento, com a culpabilidade acentuada). A culpabilidade seria o elemento da pena. Cada um vai ser punido pela medida da sua culpabilidade. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE So previstas na parte especial, nos preceitos secundrios na maioria dos delitos. H duas espcies: recluso e deteno, nos crimes; alm da priso simples que aplicada nas contravenes penais. No preceito secundrio,depois da descrio da condita tipa, o legislador estabelece, comina a pena (recluso ou deteno) indicando o mnimo e o mximo (margens penais). O juiz em principio deve seguir esses limites. O legislador pode colocar a pena isolada (121), cumulativa (155) ou alternativa (163). O juiz deve seguir o art. 59, para selecionar a pena dentre as cominadas pelo legislador. Com base na quantidade, ele vai escolher se o regime vai ser aberto, fechado ou semi aberto. Recluso e deteno so a mesma coisa na prtica, no h diferena ontolgica, qualitativa, na prtica, o sujeito estar nas mesmas condies. Em termos abstratos, quantitativos, tem uma diferena. O legislador geralmente comina pena de recluso para os delitos mais graves e para os menos graves o de deteno. Quanto maior a quantidade de pena, mais severa a espcie da pena, que ser a recluso. Quando se cumula as penas, o sujeito responder primeiramente a de recluso e depois a de deteno (art. 69, caput). efeitos especficos da condenao (art. 92, II). Estabelece para o sujeito inimputvel - a internao para os delitos que sancionado de recluso; agora se o delito for sancionado com deteno, intern-lo OU tratamento ambulatrio(art.97, caput) -> REGIME: Sistema progressivo. O condenado tem direito a passar para um regime mais grave para menos grave. O juiz deve estipular por onde ele comea, o certo qe ele passa do fechado para o semi aberto e aberto. possvel

que ele regrida tambm, ou seja, vale a regresso. Recluso: fechado, semi aberto e aberto Deteno: semi aberto e aberto. A progresso de regime tratado no CP (art. 33 2) e na LEP (art. 112). Para essa passagem, h de respeitar um requisito objetivo que o cumprimento de 1/6 da pena no regime atual. Ex: pena de 12 anos de recluso, tem que cumprir 2 anos no fechado, depois 1/6 de 10 anos (do que resta e no da pena total) no semi aberto pra passar pro aberto. O segundo requisito subjetivo, que o bom comportamento carcerrio, alm disso, para o semi aberto ou aberto o condenado no pode ser reincidente; se ele for, ficar no fechado. (art. 59, III) Fica a critrio do juiz, se melhor seguir o regime inicial para aberto ou semi aberto para os reicidentes, pode ignorar o fechado e levar em conta as circunstancias juridicas, devendo legar em conta o beneficio do ru. Se o crime for hediondo, o sujeito tem que cumprir 2/5 se for primrio ou 3/5 se for reincidente para poder progredir de regime. ( art.2, 2 L. 8.072/90) O sujeito regride quando: (art. 118, LEP e art 111, LEP). Se ele est cumprindo a pena e vem uma nova condenao, se toma essa pena nova e soma com a que falta, pra ver se ele pode continuar naquele regime ou no. a) Fechado: art. 33, 1, a - segurana mxima ou mdia; art. 33, 2, a - pena superior a oito anos tem que comear a cumprir em regime fechado art. 34 - dentro do estabelecimento o sujeito deve trabalhar de dia e repouso noturno. S pode trabalhar fora em obras de servios pblicos. b) Semi- aberto: art. 33, 1, b - local art. 33, 2, b - maior de quatro anos e ou/igual a oito anos art. 35 - aplica-se a regra do artigo 34. Nesse exame er analisado o psicolgico, psiquiatricas e biolgicas, no inicio do regime; alm disso trabalha dentro ou fora, mas de noite tem que dormir na colonia. art. 146,b, II - LEP art. 120 e 125, LEP c) Aberto: art. 33, 1, c - O sujeito cumpre a pena na casa de albergado, geralmente cumpre na casa dele mesmo. art. 33, 2, c - penas iguais ou menor que 4 anos art. 36 - regras. Se frustrar os fins de execuo ou cometer crime doloso, regride. art. 90. local de construo de penitenciria de homens.

Regime especial para mulheres e idosos (art. 37 CP, art 82, 1, e art. 89 LEP)

-> DIREITOS E DEVERES DOS PRESOS art. 38, 39, 41, 40 LEP Trabalho art. 39, 36, 37, outros dois antes? tem que ver. Previdncia Social; No se aplica a CLT; remunerado (no minimo 3/4 do salrio minimo); jornada de trabalho de 6-8hrs; - Remisso: art. 126 a 130, LEP - cada trs dias de trabalho, menos um dia de pena; pelo estudo a cada 12hrs de estudo - 1 dia de pena, 3 dias de estudo, pq a jornada de 4 hrs; Se ele praticar uma falta grave, ele perde at 1/3 das penas remitidas. Se ele se machucar gravemente durante o trabalho, ele tem o direito a ficar recebendo a remisso ainda. Se ele terminou o curso durante a execuo da pena, ganha 1/3 daquele tempo como bnus por ele ter concluido o curso. Quem estiver em regime aberto, semi-aberto ou livramento condicional pode remir a pena pelos estudos, somente. Porque o sujeito j obrigado a trabalhar, pois seria uma condio pra ele estar no regime semi aberto e no livramento. Tempo remido pena cumprida -Detrao: art. 42, CP; 111, LEP. Computao do tempo de priso provisria da sentena. A priso processual no pena, medida administrativa. Da mesma forma com o extraditando, o tempo que ele fica aguardando, o pais requerente tem que descontar. DA MESMA FORMA COM AS MEDIDAS DE SEGURANA, A INTERNAO PROVISRIA SER DESCONTADA DA MEDIDA DEFINITIVA, DO TEMPO MINIMO, de verificao, etc.

RDD - Regime Disciplinar Diferencial Lei. 10 792/03 alterou a LEP uma sano, uma punio administrativa, sano disciplinar. ( art.52 caput e 53, V, LEP). Quem est sujeito o preso condenado e o provisrio; Sempre que ele praticar um crime doloso que pode subverter a ordem e a disciplina do sistema carcerrio. art. 52, caput - O sujeito pode ficar at 360 dias contnuos no RDD. O total de pena do RPD no pode ser superior a 1/6 da pena a que ele for condenado. Se ele tiver cumprido isso no RPD de acordo com 1/6 j da sua pena, ele no pode ficar no RDD, tem que ser aplicada outra coisa. Se depois que ele sair de 360, por exemplo, pode sofrer nova RDD, porm tem que se atentar aos dias corridos e ao mx que sua pena permite. Ex: cometer crime doloso, homicidio, etc. Art. 52, 1 - direito penal de autor, de acordo com o seu grau de periculosidade. Ex: ser lider de uma faco criminosa super perigosa, etc. Art. 52, $2 - direito penal de autor, ele suspeito de participar de associao criminosa. Quem autoriza o RDD o juiz da execuo e autorizar antes da incluso no RDD, art. 54. Tem que ter o pedido do diretor do presdio.

No individualiza a pena e para alguns contrrio a dignidade humana. A doutrina bem contrria ao RDD. RESTRITIVAS DE DIREITOS Art. 43 - 48, CP So sanes autnomas, pois no se confundem com as outras pena, possuem conteudo prprio. O sujeito mantem a liberdade, porm restringe de certa forma, mas no total. O foco no a privao da liberdade e sim a reitegrao social. Tem carater substitutivas, porque na maioria das vezes sero aplicadas em substituio das privativas da liberdade (art. 59, 4, CP) O juiz recorre a parte geral pra ver se possvel substituir, portanto no esto presentes na parte geral. Porm, h legislao especial que prevem as penas restrititvas no como substitutivas e sim cumulativa ou alternativa. Nesse caso o legislador prev quais os direitos a se restringir. Ex: Lei de Drogas, art.28 - a pena de priso foi revogada, porm o crime continua, tendo como sano a restrio de direitos. No possuem, neste caso carater substitutiva e sim alternativa, colocado diretamente quais so estas.

Art. 43: Espcies: 1. Prestao Pecuniria (I) - (45, 1) O sujeito vai ser condenado a pagar certa quantia em dinheiro vitima, seus dependentes ou entidade pblica ou privada social. Varia entre . Materialmente falando uma medida extrapenal, sano civil, cobrada pelo juiz penal, porm formalmente uma sano penal. O que ele pagou para vitima ser descontado, se ele for condenado no cvil. No temos um carater de pena pois essa indenizao no vai pro Estado e sim pra vitima ou seus dependentes. Varia de 1 a 360 salrios minimos. - prestao inominada (de qualquer natureza): art. 45, 2. Ao invs de passar uma quantia de dinheiro, calculado em salrios minimos, o sujeito vai entregar outra coisa, pode ser, cestas bsicas, medicamentos, livros, agasalhos, qualquer tipo de prestao que no seja dinheiro. Para vitima, entidades, etc. uma pena que choca com o principio da legalidade, pois dos delitos e das penas, tem que ser bem definidas, e esta fica a carga do juiz definir. A vitima ou seus beneficirios tem que aceitar essa prestao, se no o sujeito no pode ser condenadoa isto, tendo que mudar a pena. Ex: art 17 L.11340/06 - no pode substituir a pena por pena de prestao pecuniria ou inonimada, s se for junto com a priso.Isso, pois geralmente a mulher, a vitima quem acaba pagando, ela a provedora do lar, para evitar que a vitima ainda tenha que pagar a multa e essa prestao. 2. Perda de Bens e Valores (II) - (art. 45, 3) Tanto esta quando a primeira no constam na LEP, pois foram introduzidas pela L 9.714/98, que alterou o CP, mas no alterou a LEP. A perda de bens e valores consiste em confisco. O sujeito ter seus bens e valores confiscados.

O sujeito pede bens e valores na proporo do prejuizo que ele causou a vtima ou dos proventos que ele ou terceiro obteve, como consequencia da prtica do crime - o que for maior. Se forem ilicitos j teremos os efeitos da condenao, assim no se confude com os do art. 91, II, a, b; que so automticos. Ento, so os bens licitos, no so frutos do crime que ele perde. Esta a critica, pois teria prejuizo a terceira pessoa, como seus herdeiros, por exemplo. Violando o principio da personalidade da pena. Tudo o que for confiscado vai para fundo penitencirio (ou seja para o estado) ou quando for mais especfico, como drogas, para para fundos anti drogas. 3. Prestao de Servios Comunidades ou a Entidades Pblicas (IV) - (art. 46) 149, LEP Somente condenaes superiores a 6 meses, pois seria o tanto suficiente pro sujeito a reitegrar com a sociedade. E para delitos com sanes inferiores ou iguais a 4 anos. Ele no recebe nenhumtipo de remunerao para a prestao, isso a pena, pois se ganhasse no seria. A pena de trabalho em benefcio comunidade. (Art. 30, LEP). Os locais podero ser: entidades sociais, asilos, creches, escolas, orfanatos, bibliotecas, etc. O juiz escolhe um local no qual o sujeito possa ser util e tenha habilitao ou que tenha a ver com a prtica da conduta delitiva. Por exemplo: delito de depredao do patrimonio pblico, auxiliaria a restaurao, etc.

4. Interdio Temporria de Direitos (V) - (art. 47) 154, 155, LEP I Proibio de exerccio de cargo, funo pblica e mandato eletivo: por um determinado perodo de tempo, no dura pra sempre e no perde o cargo. (art. 56, CP) diferente do efeito especfico de condenao do art. 92, I, ou seja temque ser motivado,no automtico, no a pena. II Perda de habilitao...: perde desde que haja uma relao entre o delito praticado e o exerccio da sua profisso. (art. 56) III Supenso da habilitao para dirigir veculo: art. 57 - somente crimes culposos de trnsito. Est substutiva, sendo at 4 anos. (CTB - art. 292, 293 - no substitutiva, tem uma durao que pode ser maior do que a outra, at 5 anos. Ela especial e posterior.) Se o crime for doloso, teremos a perda como efeito da condenao e no pena (art. 92, III) IV Proibio de frequentar determinados lugares: cabe ao juiz estipular, ainda que o legislador no dizer nada o juiz deve fazer isso de acordo como crime praticado. (L. 9714/98). Critica com a observncia ao princpio da legalidade, pois os juizes no dizem os lugares. Porm, obvio que ele no vai ficar proibido em lugares que no tem nada a ver ao delito que o sujeito cometeu, o juiz deve observar bem. V Proibio de se inscrever em concursos pblicos: (L. 12 550/11). Essa pena geralmente ser imposta a pessoas que tenham sido condenadas pelo crime do 311-A, CP, embora o legislador no tenha

dito nada sobre a conexo. 5. Limitao de Fim de Semana (VI) - (art. 48) e art. 151 a 153, LEP Obrigao do sujeito durante os fds 5 hrs no sbado e 5 hrs do domingo ficar em casa de albergado submetendo-se a cursos e palestras. Critica de no ter carater de pena se no tiver uma casa de albergado.

->> ART. 146 Se a sano for inferior a 4 anos e maior a 1 ano, a substituio pode ser de 2 restritivas ou 1 restritiva de direito + 1 multa. Se for menor a 1 ano, pode ser substituida por 1 restritiva de direito OU 1 multa. O que pauta a substituio da pena aplicada e no em abstrato! Aplicao das Penas Restritivas: art. 44 CP Requisitos: Objetivos e Subjetivos. Requisitos Objetivos: 1. quantidade da pena e a natureza do crime: as penas restritivas podem ser aplicadas em substituio de delito culposo, delito doloso (pena igual ou inferior a 4 anos). A quantidade de pena deve ser uma quantidade compatvel. 2. Crime sem violncia ou grave ameaa a pessoa: se for violncia a coisa nao tem problema, nao pode ser ameaa ou violncia a pessoa, nao permite assim a substituio. Requisitos Subjetivos: 1. Nao reincidncia em crime doloso: se ele ja tiver praticado um crime culposo e outro culposo, pode aplicar a substituio, o que nao pode se for reincidente em crimes dolosos, desde que em face da condenao anterior a medida seja socialmente recomendvel. Se nao for reincidncia especifica, se for reincidente pelo mesmo crime, nao pode ser aplicada a substituio. 2. Suficincia da Substituio: art. 44, in III- fazer a ponderao de ordem subjetiva, aplicando a pena substitutiva. Igual ou inferior a 1 ano : 1 restritiva (mais aconselhvel, mais indicada a situao) ou 1 multa, mas no ambas. Superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos: aplica-se 1 restritiva + 1 multa ou 2 restritivas. CONVERSAO (DETENTIVA): Converter uma pena restritiva em uma privativa de liberdade, se o sujeito no cumprir a pena imposta. art. 44, 4 e 5, CP. art. 180- 184 LEP.

MULTA:: Pena pecuniria por excelncia, busca evitar com que o sujeito sofra os efeitos de um sistema carcerrio. Pode ser imposta pelo Legislador das seguintes formas: 1. Cumulativa: quando o leg. no preceito secundrio do crime, prev ao lado da pena privativa de liberdade, juntamente a pena de multa. Faz isso no crime de furto por exemplo, art. 155 CP. Quando a multa for aplicada cumulativamente com a pena de prisao, nao deve ser substituda por duas de multa, pois pode passar das condies do sujeito. 2. Isolada: ex: art. 61 - Dec.lei 3688/41, prev unicamente a pena de multa. 3. Alternativa: teremos o "ou". prev a pena privativa ou a multa. ex: art. 341 CP. 4. Substitutiva: nao cominada pelo leg, mas pode ser aplicada pelo juiz, quando aplicada um apena privativa de liberdade igual ou inferior a 1 ano, e igual ou inferior a 4 anos. A multa eh apenas indicada, nao traz a sua quantidade. Sistema de dias-multa criado no Brasil: possibilita uma boa individualizao do crime, permite que a multa nao oscile com as alteraes econmicas permanece estvel. Quando se deparar com valores na parte especial, devem ser desprezadas, como se o legislador tivesse se referido a apenas "multa". art. 49-52 e 60 O mnimo da pena pecuniria de 10 dias multa, e o Maximo de 360 dias-multa. Mas nada impede que o juiz amplie esses limites. O valor do dia-multa varia entre 1/30 ate 5x (salrio mnimo). O juiz aplica a multa em duas fases, em dois momentos: 1. fixar o numero de dias-multa; 2. fixar o valor do dia-multa; depois multiplica o valor pelo numero de dias e tem total a ser pago. O numero de dias varia de 10 a 360 dias-multa. Quanto maior a gravidade do injusto, maior a culpabilidade do sujeito, maior o numero de dias-multa. A multa se adqua a situao econmica do condenado. No pagando a multa em 10 dias a vista ou parcelado: - sendo Solvente: a multa se transforma em divida da fazenda publica, ja no sendo mais uma questo criminal, sofre um processo de execuo na fazenda publica. art. 51 CP, nao sendo mais aplicadas as regras do CP. - sendo Insolvente: fica parado o processo aguardando a situao econmica do condenado, ate ele se tornar solvente. art. 114 CP.

DETERMINAO DA PENA
Critrio Trifsico: art. 68, Cp

Circunstancia todo aquele dado que o legislador considera relevante para influenciar na definio dos quatitativos de pena. A circunstancia um dado que poder interferir na definio da pena para mais ou para menos. Portanto, interfere no quantitativo e da espcie da pena a ser aplicada. Se presentes no caso concreto influenciaro na pena a ser aplicada, se ausentes elas no descaracterizaro o tipo de injusto e da tipidade da conduta base. So consederadas relevantes pelo legislador, pois determinam a quantidade e espcie de penas a serem aplicdas. O juiz no pode pular nem inverter, correndo o risco de ser nula sua sentena. So trs tipos de circunstancias pelo nosso cdigo: 1) Pena base (art. 59): circunstancias judiciais So aquelas que o magistrado na hora de dar a conduta base deve levar em considerao. Lembrando que so os dados que esto no entorno da conduta tipica. Portanto so aquelas que esto catalogdas no artigo 59, para efeitos de definio da pena base. nela que incidiro os aumentos (agravantes, qualificadores atuantes) ou diminuies (etc) vista das circunstancias judiciais, o magistrado estabelecer a pena necessria e suficiente para reprovao e preveno do crime, de acordo com o art. 59: I. a escolha da pena aplicvel dentre as cominadas (isolada, alternativa ou cumulativamente cominada); II. definir a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III. o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade (art.33) IV. a substituio da pena privativa de liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel (art. 44 e sgts)

Alm disso, o exame das circunstancias judiciais englobam: culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade do agente, motivos, circunstancias do crime, consequencias do crime e o comportamento da vtima.

2) Pena temporaria: circunstancias atenuantes (arts. 65 e 66) e agravantes (arts. 61 e 62) Esto previstas na parte geral e tambm na legislao extravagante (p ex. nos crimes ambientais) e que interfiriro na determinao da pena na segunda etapa do critrio trifsico. Uma vez presentes faro com que o juiz agrave ou reduza a pena base definida na etapa anterior. A doutrina tenta estabelecer um critrio lgico e sistemtico, j que o legislador no diz em que percentuais essas circunstancias deve aumentar ou diminuir a pena. Essas circunstancias no se confundem com causas de aumento e causas de diminuio de pena. Primeiro o juiz examina as circunstancias atenuantes e depois as agravantes. O memso ocorre na terceira etapa, em que primeiro tem que ser as causas de diminuio e depois de aumento. As circunstancias agravantes no podem ser aplicadas por analogia, porm as atenuanets isto no se verifica. Se faz o exame das circunstancias atenuantes e agravantes, nesta ordem, quando no so

elementarem e nem definam o crime. Ex: contra mulher grvida, no tem como aplicar a agravante se o crime for de aborto, porque a mulher grvida elemento constitutivo do crime. A embreaguez preordenada a voluntria, que no art. 28, dado como uma circunstancia que no isenta o agente de responsabilidade penal. A preordenada aquela que o sujeito bebe pra ter coragem de praticar o crime. No s alcoolica, drogas tambm. Se houver maos de uma circuntancias que qualifica o crime, e se esta for prevista como agravante tambm, o juiz considera uma como qualificadora e outra como agravante, No usa as duas como uma s. ps: a reincidencia - art. 63, 64 3) Pena Final: causas de diminuio e aumento Parag. unico do 68: concurso de causas "previstas na parte especial" o juiz pode se limitar a um s aumento e um diminuio, na que mais aumente ou diminua. S se aplica nas causas de aumento e diminuio especficas. Ou seja, se tiver uma na parte geral eoutra na parte especfica, se aplica as duas. S se o concurso se der ambas na parte especial. Se diferem das de cima, pois possuem percentuais pr-definidos pelo legislador para aumentar ou diminuir a pena. Tanto podem vir previstas na parte geral quanto especial, assim como na complementar. Estas se classificam como causas GERAIS de aumento (insidem em qualquer delito quando presente o seu pressuposto) ou de dimunuio (est previsto no prprio tipo penal, e funciona apenas para aquele caso) ou ESPECFICAS . As circunstancias de aumento ou agravantes exigem a presena do DOLO. Sem esta no podero ser consideradas. As atenuantes e de diminuio insidem independentemente do dolo. As circunstancias qualificadores se destinguem tambm, pois estas o legislador estabelece NOVAS MARGENS penais. J as causas de diminuio ou de aumento o legislador apenas diminui ou agrava a pena, por um percentual em cima da pena BASE. __ MULTA: consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa. Ser, no mnimo de 10 e no mximo 360 dias-multa. O valor do dias-multa ser fixado pelo juiz no podendo ser inferior a um trigsimo do maior salrio minimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a 5 vezes esse salrio. H uma relao em dias-multa com uqe o sujeito ganha no trabalho. 10 dias multas ir reincedir sobre o ue o sujeito ganha em dez dias de trabalho. Quantos dias de trabalho ele tem que trabalahr para pagar a multa que ser imposta. Depois deve-se valorar qual ser o valor de dias-multa a ser fixado. O valor da multa ser atualzado, quando da execuo, pelos indices de correo monetria. Na fixao da pena de multa o juiz deve atender, principalmente a situao economica do ru (art. 60). A multa deve ser aumentada at o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situao econmica do

u, e ineficaz, embora aplicada no mximo. SUMULAS STJ: 444, 443, 440, 269, 241, 231 (stf 719, 718 )- 493, 491, 471, 439, 341,(stf 717, 716, 175) __

S-ar putea să vă placă și