Sunteți pe pagina 1din 15

ORIENTAES PARA CONVALIDAO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Este documento contm as informaes necessrias para que os alunos da Anhanguera Educacional convalidem as Atividades Complementares (AC) que desenvolveram durante o semestre. importante que os alunos sigam corretamente as instrues descritas a seguir (Tabela 1), lembrando que todos os formulrios padro descritos no anexo desse documento esto disponveis na Sala Virtual.
Tabela 1 Descrio das etapas a serem seguidas para convalidar AC

Passo

Ao
Selecionar a documentao que comprova a participao do aluno na atividade por ele realizada.

importante lembrar que as atividades vlidas esto discriminadas no Regulamento das Atividades Complementares ver em anexo o Documento 5. Elaborar uma Capa para identificar o aluno e a documentao a ser entregue. Usar o documento: AC-F1 Capa - ver em anexo o Documento 1. Preencher a Ficha de Controle de Entrega e Convalidao de Atividade Complementar documento: AC-F2 - Ficha de Controle de Entrega e Convalidao de Atividade Complementar - ver em anexo o Documento 2.

Esse documento dever ser impresso em 2 vias: uma ser entregue para a convalidao das atividades e a outra ficar com o aluno para fins de comprovao. Redigir um Relatrio/Resumo das atividades desenvolvidas, seguindo o padro disponibilizado.

Usar o documento: AC-F3 Relatrio ou Resumo Complementar ver em anexo o Documento 3.

de Atividade

O aluno dever relatar de forma crtica as contribuies da atividade realizada para sua formao pessoal e profissional. No mnimo uma pgina. Entre os documentos apresentados pelo aluno dever constar um certificado vlido, que discrimine a atividade realizada e a carga horria, devidamente assinado e carimbado. 5 Caso o aluno no tenha recebido um certificado do rgo/entidade/empresa que comprove a ao, dever usar o modelo disponibilizado documento: AC-F4 - Certificado de Atividade Complementar - ver em anexo o Documento 4.

Na Tabela 2 so apresentados os nomes dos arquivos, o tipo de documento que eles contm e caractersticas de preenchimento.
Tabela 2 Formulrios para AC e descrio de utilizao

AC-F1 - Capa

Capa a ser usada para identificar os documentos comprobatrios de realizao de AC. Formulrio para discriminar o tipo de atividade realizada.

O aluno dever salvar o arquivo em sua rea pessoal e preencher, nos espaos reservados, as informaes solicitadas.

AC-F2 - Ficha de Controle de Entrega e Convalidao de Atividade Complementar AC-F3 Relatrio ou Resumo de Atividade Complementar AC-F4 Certificado de Atividade Complementar

O aluno dever salvar o arquivo em sua rea pessoal e preencher, nos espaos reservados, as informaes solicitadas.

Formulrio para apresentar o Relatrio ou Resumo da atividade realizada. Certificado a ser usado pelo aluno se no recebeu esse documento da empresa/institui o/rgo em que realizou a atividade

O aluno dever salvar o arquivo em sua rea pessoal e preencher, nos espaos reservados, as informaes solicitadas.

importante que selecionem o tipo do curso e o tipo da atividade desenvolvida. imprescindvel a assinatura e carimbo do organizador do evento com a identificao da empresa/rgo/entidade em que ocorreu a atividade.

DOCUMENTO 1
AC-F1 Capa

INSERIR O NOME DA INSTITUIO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ANHANGUERA DE ... OU CENTRO UNIVERSITRIO...
INSERIR O NOME DO CURSO - CURSO DE ...

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno: Nome Completo RA: Srie:

INSERIR N OME DA CIDADE Ano

DOCUMENTO 2
AC-F2 - Ficha de Controle de Entrega e Convalidao de Atividade Complementar

AC-F2 FICHA DE C ONTROLE DE ENTREGA E CONVALIDAO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR


Preencher, imprimir 2 (duas) vias e entregar ao professor responsvel, juntamente com os comprovantes.
Nome Completo: E-mail: Curso: RA: Data: Srie: / /20

Informe na coluna indicada o nmero de comprovantes entregues para cada atividade. Os campos em destaque so de preenchimento exclusivo da Instituio.

Categoria

Atividade presencial ou a distncia


Disciplina de outro curso ou instituio. Evento cientfico: congresso, simpsio, ciclo de conferncias, debate, workshop, jornada, oficina, frum, entre outros. Curso de extenso, aprofundamento, aperfeioamento e complementao de estudos - presenciais ou a distncia. Seminrio e palestra nacional. Seminrio e palestra internacional. Visita tcnica. Ouvinte em defesa de TCC, monografia, dissertao e tese. Pesquisa de iniciao cientfica, estudo dirigido ou de caso. Apresentao de trabalho em evento cientfico. Desenvolvimento de projeto experimental. Publicao de resumo em anais. Publicao de artigo em revista cientfica. Disciplina optativa - LIBRAS, exceto para o aluno da licenciatura. Pesquisa bibliogrfica supervisionada. Resenha de obra recente na rea do seu curso. Vdeo, filme, recital, pea teatral, apresentao musical, exposio, workshop, feira, mostra, entre outros. Campanha e/ou trabalho de ao social, comunitria ou extensionista como voluntrio. Resenha de obra literria. Monitoria (voluntria ou no).

N de comprovantes entregues

Carga horria a convalidar

Atividades cientficoacadmicas

Atividades scioculturais

Atividades de prtica profissional Outras atividades

Estgio no-curricular durante um semestre. Plano de interveno. Docncia em mini-curso, palestra e oficina. Descrever: Parecer do professor responsvel: Carga horria a convalidar: horas Cidade, / _/

Total de comprovantes entregues: Recebido por:

Assinatura e Carimbo da Instituio

Assinatura do professor

DOCUMENTO 3
AC-F3 Relatrio ou Resumo de Atividade Complementar

AC-F3 RELATRIO OU RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Nome Completo: E-mail: Curso:

RA: Data: Srie:

/20

RELATRIO OU RESUMO REFERENTE ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Os relatrios e/ou resumos devem ser elaborados pelo aluno, descrevendo a(s) atividade(s) desenvolvidas e apresentando um breve comentrio crtico e as contribuies para sua formao pessoal e profissional. Deve conter no mnimo 1 (uma) pgina).

DOCUMENTO 4
AC-F4 - Certificado de Atividade Complementar

AC-F4 CERTIFICADO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Certifico (amos), para fins de comprovao curricular, que

Informar o nome completo do aluno, regularmente matriculado no curso


de:
Ou Tecnologia em na , RA horas da , participou por

Atividade cientfico-acadmica

Atividade sociocultural

Atividade de prtica profissional

Outras atividades: Descrever.

Assinatura do Organizador do Evento

DOCUMENTO 5
2010 Regulamento das Atividades Complementares

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES


Este regulamento apresenta um conjunto de orientaes normativas referentes realizao das Atividades Complementares.
CAPTULO I DA CARACTERIZAO Art. 1 As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduao, aprovado em 03/12/97. Art. 2 As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e so de natureza cientfica, social, cultural, acadmica e profissional. Art. 3 A carga horria total das AC est definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduao, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no perodo de integralizao. CAPTULO II DOS OBJETIVOS Art. 4 As AC tm como objetivo ampliar a formao e a vivncia acadmica dos alunos, favorecendo prticas de autoaprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam: I. sua progressiva autonomia profissional e intelectual; II. conhecimentos terico-prticos por meio de atividades de pesquisa e extenso; III. conhecimentos, habilidades e competncias adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experincias profissionalizantes julgadas relevantes para a rea de formao. CAPTULO III DAS ATIVIDADES E DA CARGA HORRIA Art. 5 So consideradas Atividades Complementares, com as respectivas cargas horrias e documentao comprobatria necessria:

Categoria

Atividade presencial ou a distncia Disciplina de outro curso ou instituio Evento cientfico: congresso, simpsio, ciclo de conferncias, debate, workshop, jornada, oficina, frum, etc. Curso de extenso, aprofundamento, aperfeioamento e complementao de estudos presenciais ou a distncia Seminrio e palestra nacional Seminrio e palestra internacional Visita tcnica Ouvinte em defesa de TCC, monografia, dissertao e tese Pesquisa de iniciao cientfica, estudo dirigido ou de caso Apresentao de trabalho em evento cientfico Desenvolvimento de projeto experimental Publicao de resumo em anais Publicao de artigo em revista cientfica Disciplina optativa - LIBRAS, exceto para o aluno da licenciatura Pesquisa bibliogrfica supervisionada Resenha de obra recente na rea do seu curso Vdeo, filme, recital, pea teatral, apresentao musical, exposio, workshop, feira, mostra, etc. Campanha e/ou trabalho de ao social, comunitria ou extensionista como voluntrio

CH(*) 40h 20h

Documento Comprobatrio Exigido Certificado de participao, com nota e freqncia. Certificado de participao Certificado de participao, com nota e freqncia, se for o caso. Certificado de participao Certificado de participao Relatrio com assinatura e carimbo do responsvel pela visita. Relatrio com assinatura e carimbo do responsvel Relatrio final ou produto, com aprovao e assinatura do responsvel. Certificado Relatrio final ou produto, com aprovao e assinatura do orientador. Cpia da publicao Cpia da publicao Comprovante de aprovao na disciplina Relatrio aprovado pelo supervisor Resenha divulgada em mural do curso Ingresso ou comprovante e breve apreciao.

40h 10h 20h 10h 05h 40h 40h 40h 20h 20h 40h 20h 20h 02h

Atividades cientificoac admicas

Atividades scioculturais

Relatrio das atividades desenvolvidas e declarao do responsvel. Resenha divulgada em jornal ou Resenha de obra literria 10h mural da instituio Relatrio das atividades Monitoria (voluntria ou no) 40h desenvolvidas aprovado pelo responsvel Relatrio das atividades Estgio no-curricular durante um 40h desenvolvidas aprovado pelo Atividades semestre de prtica responsvel profissional Relatrio das atividades Plano de interveno 40h desenvolvidas aprovado pelo responsvel Relatrio das atividades Docncia em mini-curso, palestra e oficina 20h desenvolvidas e declarao (*) Carga horria mxima atribuda atividade ou conjunto de atividades da mesma natureza. Outras atividades a critrio/especificadas no Projeto Pedaggico do Curso. 40h

Art. 6 As atividades previstas podem ser cumpridas individualmente e/ou por grupos de alunos, desde que seja assegurada a participao efetiva de cada integrante e desde que as mesmas no estejam especificadas como individuais. Art.7 So consideradas somente as AC realizadas no perodo no qual o aluno est regularmente matriculado. Art.8 A carga horria total a ser cumprida nas Atividades Complementares est definida na matriz curricular de cada curso. Art.9 A carga horria total das Atividades Complementares deve ser cumprida em pelo menos duas categorias, ou seja, o aluno no poder cumprir, por exemplo, toda a carga horria apenas em atividades de prtica profissional. Art.10 A entrega da documentao das Atividades cumpridas deve ocorrer nos perodos especificados pela coordenao do curso. Excepcionalmente, o aluno poder entregar todas as atividades cumpridas no ltimo semestre do curso. CAPTULO IV DA ORGANIZAO E DO FUNCIONAMENTO Art. 11 O acompanhamento e o controle das AC so da responsabilidade de um docente Curso, a quem cabe: I. homologar disposies complementares a este regulamento, por meio de instruo normativa; II. homologar os resultados finais das AC, por meio de ata emitida pela secretaria; III. manter atualizadas as informaes sobre o andamento dos trabalhos; IV. encaminhar, oficialmente, os alunos aos respectivos campos de atividade, quando necessrio; V. assinar certificaes e/ou declaraes; VI. informar ao aluno a no convalidao de horas e devolver-lhe os documentos no aceitos, quando for o caso. Art. 12 Ao aluno compete: I. cumprir o regulamento das Atividades Complementares; II. receber orientao, quando necessrio; III. cumprir os prazos estabelecidos para o cumprimento das AC; IV. manter atitude tico-profissional.

CAPTULO V DA AVALIAO E DA CONVALIDAO DAS AC Art. 13 A avaliao das AC feita pelo docente responsvel e, quando for o caso, ouvidos os membros envolvidos no processo. Art. 14 No processo de avaliao do desempenho do aluno considera-se, ainda: I. o seu compromisso na elaborao, execuo e avaliao das AC; II. a apresentao dos relatrios finais. Art. 15 Os documentos so entregues pelo aluno ao docente, que procede a avaliao dos pedidos de convalidao, expressando seu parecer e definindo o total de horas convalidadas na folha de avaliao, nos campos especficos. Art. 16 Ao final do semestre letivo, s AC, atribudo o conceito SUFICIENTE ou INSUFICIENTE, em ata prpria encaminhada, a seguir, ao DCA. Art.17 O DCA responsvel pela publicao do resultado no sistema acadmico. CAPTULO VI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 18 Os casos omissos so resolvidos pelo docente responsvel, ouvidos o coordenador do curso e o diretor da unidade. Art. 19 O presente regulamento entra em vigor nesta data.

D-SE CINCIA E PUBLIQUE-SE. Valinhos, 01 de dezembro de 2009.

S-ar putea să vă placă și