Sunteți pe pagina 1din 5

Crimes a bordo de embarcaes

Pedro Ivo Augusto Salgado Mendes da Costa

7.Competncia Penal
Conforme leciona Tourinho Filho (2001, p. 78), competncia pode ser conceituada como: "o mbito, legislativamente delimitado, dentro do qual o rgo exerce o seu Poder Jurisdicional." Assim, esse fracionamento do Poder Jurisdicional feito de vrias formas, levando-se em conta a natureza da lide (ratione materiae), o territrio (ratione loci) e as funes que os rgos podem exercer dentro dos processos. As disposies acerca da competncia encontram previso legal nos arts. 70, 88 e 89 do Cdigo de Processo Penal. Alm disso, a Constituio Federal trata da matria relativamente competncia jurisdicional nos casos de crimes cometidos a bordo de navios em seu art. 109, IX. 7.1.Competncia da Justia Federal brasileira A Constituio Federal diz que a Justia Federal possui competncia para processar e julgar os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competncia da Justia Militar. Em virtude da leitura do art. 109, IX, da CF, depreende-se que tal dispositivo legal referese expressamente a "navios" em vez de "embarcaes", como ocorre nas regras do Cdigo Penal, o que leva a doutrina a crer que a Justia Federal competente apenas para processar e julgar os crimes que ocorrerem a bordo de navios, excetuando-se os crimes cometidos a bordo de outros tipos de embarcaes, para os quais a competncia da Justia Estadual. Esta querela atinente diferenciao de navio e embarcao, sendo que a maioria dos doutrinadores entende navio como uma embarcao de grande porte. Neste sentido, embarcao gnero, do qual navio espcie. Apesar de estar prevista legalmente a competncia da Justia Federal para processar e julgar os crimes cometidos a bordo, existem entendimentos que defendem a tese de que tal competncia dos juzes federais somente seria possvel na hiptese de crimes cometidos a bordo de navios em alto-mar, sendo que, em casos de crimes ocorridos no mar territorial brasileiro, a competncia seria da Justia Estadual.

EM SE TRATANDO DE CRIME DOLOSO CONTRA A VIDA COMETIDO A BORDO DE NAVIO, A COMPETNCIA DO JRI FEDERAL, DISCIPLINADO NO DECRETO-LEI N. 253/67. 7.2.Competncia da Justia Militar brasileira O art. 5, 1 do Cdigo Penal diz que a lei brasileira se aplica ao crime cometido no territrio nacional, devendo ser consideradas como extenso do territrio brasileiro as embarcaes de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem (mar territorial brasileiro, alto-mar ou guas estrangeiras). As embarcaes (navios, barcos, lanchas etc.) de natureza pblica abrangem os navios de guerra, e as que esto a servio do governo incluem aquelas que se prestam ao transporte de diplomatas e chefes de Estado. Assim, qualquer crime que ocorra a bordo de navio pblico ou a servio do governo brasileiro, ser processado e julgado pela Justia Militar, que se compe, nos termos da Constituio Federal, do Superior Tribunal Militar; dos Tribunais e dos Juzes Militares institudos por lei, que a organizar, competindo-lhe processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Convm ressaltar que, nos casos de crimes dolosos contra a vida praticados por militar contra civil, a competncia ser da Justia comum (art. 9, pargrafo nico, do COM e art. 82, 2 do CPPM, com redao determinada pela Lei 9.299/96).

8.Fixao da Competncia Penal


O CPP consagra, em seus arts. 88 e 89, regras atinentes fixao da competncia para as hipteses de crimes cometidos fora do territrio nacional, no seu mar territorial e no alto-mar. 8.1 Crimes cometidos fora do territrio nacional Quanto aos crimes cometidos em territrio estrangeiro, o art. 88 do CPP diz que: "No processo por crimes praticados fora do territrio brasileiro, ser competente o juzo da Capital do Estado onde houver por ltimo residido o acusado. Se este nunca tiver residido no Brasil, ser competente o juzo da Capital da Repblica." Como dito alhures, existem casos em que, mesmo o crime tendo sido praticado fora do territrio nacional, ficar sujeito lei brasileira. "Nestes casos, como fixar-se a competncia? H dois foros: um comum e outro subordinado. Na ausncia daquele, lanase mo do outro." (TOURINHO FILHO, 2001, p.155)

Nos crimes cometidos fora do territrio nacional, em primeiro lugar deve-se investigar quem competente para processar e julgar o infrator: se a Justia Federal ou a Militar. Se se tratar de crime da alada da Justia Federal, deve-se fixar, de acordo com as regras do art. 88 do CPP, o foro competente e, em seguida, o rgo que dever tratar da matria. Em se tratando de crime da alada da Justia Militar, o processo e o julgamento so de competncia da 1 Auditoria da Capital da Repblica em qualquer das hipteses do art. 88, em face do estatudo pelo art. 91 do CPPM. 8.2 Crimes cometidos no territrio martimo ou em alto-mar O Cdigo de Processo Penal dispe sobre os crimes praticados a bordo de embarcaes em mar territorial brasileiro e em embarcaes brasileiras em alto-mar da seguinte forma: "Os crimes cometidos em qualquer embarcao nas guas territoriais da Repblica, ou nos rios e lagos fronteirios, bem como a bordo de embarcaes nacionais, em alto-mar, sero processados e julgados pela justia do primeiro porto brasileiro em que tocar a embarcao, aps o crime, ou quando se afastar do Pas, pela do ltimo em que houver tocado." De acordo com a primeira hiptese, no importa se a embarcao nacional ou estrangeira (excetuam-se os navios de guerra estrangeiros, sujeitos jurisdio do pas cuja bandeira arvoram), o que importa que o crime tenha ocorrido em territrio brasileiro, devendo, portanto, aplicar-se a lei brasileira, designando-se a competncia para processar e julgar o crime de acordo com a regra nsita no dispositivo legal em tela. Quando se tratar de crime cometido a bordo de embarcao brasileira em alto-mar, a competncia ser sempre da Justia brasileira, devendo a competncia do foro ser fixada tambm de acordo com o disposto na parte final do art. 89 do CPP, ou seja, competente ser o juzo do primeiro porto brasileiro em que tocar a embarcao aps o crime ou o do ltimo em que houver tocado quando se afastar do pas. Como exemplo, imagine-se a realizao de um crime dentro de um navio que acaba de sair do Porto do Itaqui, localizado no Estado do Maranho. Neste caso, se o navio fizesse nova escala no Brasil aps o crime (no Porto de Santos, por exemplo), competente seria o Juiz Federal da comarca de Santos, uma vez que esta sede de Vara Federal. Caso em Santos no houvesse Juiz Federal, competente seria o foro da Capital do Estado de So Paulo. Imagine-se agora que este mesmo navio no tocasse mais nenhum porto no Brasil aps sua sada do Porto do Itaqui, o que aconteceria? Competente seria o Juiz Federal da Comarca de So Lus, uma vez que ela a Capital do Estado do Maranho, sede de Vara Federal, e o porto localiza-se nela.

CONCLUSO

Como se v, crescente a importncia do estudo acerca da aplicao da lei penal no espao, em virtude da internacionalizao cada vez maior do comrcio de mercadorias e transporte de pessoas realizado atravs do mar, ocasionado pelo fenmeno da globalizao econmica, no qual o Brasil, desde que abriu sua economia para o mercado, encontra-se mais e mais inserido. Assim como h um constante aumento no volume de negcios realizados atravs do mar, tem tido movimento crescente, tambm, um fenmeno que alguns doutrinadores apelidaram de "internacionalizao do delito". Desta forma, necessrio se faz, como medida de obteno de um grau maior de segurana jurdica, que se busque conhecer as regras de aplicao da legislao penal ptria atinente aos crimes praticados a bordo de embarcaes quer estas estejam em guas brasileiras, guas estrangeiras ou em guas internacionais. Alm disso, em virtude do prprio carter internacional da atividade martima, deve-se buscar conhecer os tratados e convenes internacionais do qual o Brasil signatrio, como forma de se saber, no caso concreto, qual dispositivo legal deve ser aplicado quando da ocorrncia de um crime a bordo. Neste sentido, o presente trabalho teve a inteno de estudar a questo referente aplicao da lei penal brasileira aos delitos cometidos a bordo de embarcaes, no com o intuito de esgotar a matria (posto que o Direito impetrificvel), mas com o singelo objetivo de contribuir para fomentar o debate acerca destas questes.

REFERNCIAS
ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Pblico. 16.ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva , 2008. BROWNLIE, Ian. Principles of public international Law. 5th ed. New York: Oxford University Press, 2001. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional pblico. 2. vol. 13. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. CASTRO, Luiz Augusto de Araujo. O Brasil e o novo direito do mar: mar territorial e zona econmica exclusiva. Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 1989. GIBERTONI, Carla Adriana Comitre. Teoria e Prtica do Direito Martimo. 2.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. OCTAVIANO MARTINS, Eliane M. Curso de Direito Martimo. vol. I. 3.ed. rev., ampl. e atual. Barueri, SP: Manole, 2008.

MATTOS, Adherbal Meira.O Novo Direito do Mar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996. MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 4. ed. rev. e atual. So Paulo:Saraiva , 2009. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal.volume 1. 17.ed. So Paulo: Atlas, 2001. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado. 9. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro. volume 1: arts. 1 a 120. 3.ed.rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. SHAW. International Law. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 19.ed. rev. e atual. nos termos da reforma Constitucional (at a Emenda Constitucional n. 31, de 14.12.2000). So Paulo: Malheiros Editores, 2001. TVORA, Nestor. Curso de direito processual penal. 3. ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Saraiva , 2009. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. vol. 2. 23. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva , 2001.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20264/crimes-a-bordo-deembarcacoes/2#ixzz2kkdqNXaJ

S-ar putea să vă placă și