Sunteți pe pagina 1din 17

O mito de Fedra e Hiplito na ilustrao de Michael Van Der Gucht 1 The myth of Phaedra and Hippolytus in Michael Van

Der Guchts Illustration Odirlei Vianei Uavniczak 2


Resumo: Neste trabalho, analisamos a ilustrao de Michael Van Der Gucht que acompanha a traduo inglesa de Phaedra (de 1702), do latino Sneca, em paralelo ao mito de Fedra e Hiplito em suas verses trgicas. Nosso objetivo verificar os aspectos usados pelo ilustrador na reconstruo visual do mito. Palavras-chave: Michael Van Der Gucht; Sneca; Fedra e Hiplito; mitologia; artes visuais. Abstract: In this work we analyze the illustration by Michael Van Der Gucht that accompanies the English translation of Senecas Phaedra (1702) in parallel to Phaedra and Hippolytus myth in roman tragedy. Our purpose is to identify the aspects used by the illustrator in the visual reconstruction of the myth. Keywords: Michael Van Der Gucht, Seneca, Phaedra and Hippolytus, mythology, visual arts.

1. Introduo Na antiguidade as tragdias eram escritas para serem encenadas; com o advento da prensa de tipos mveis, os livros comearam a popularizar-se e, com isso, as peas passaram tambm a ser lidas, desvinculando em alguma medida a tragdia do teatro. Deixada praticamente a merc da imaginao, muitos desses livros continham ilustraes de certas passagens as quais serviam tanto para adornar, explicar, sintetizar, acrescentar novas informaes, quanto para auxiliar a imaginao. O certo que essas ilustraes, sendo resultado de uma interpretao do artista, acabam por influenciar de alguma maneira o leitor no processo imaginativo de reconstruo do texto, assim como recriam o mito.

Este artigo resultado das leituras e discusses ocorridas na disciplina Ncleo de Estudos Clssicos, do curso de Letras Portugus e Literaturas de Lngua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria, ministrado pelo Prof. Ms. Enias Farias Tavares. 2 Acadmico dos cursos de Filosofia Licenciatura Plena e Letras Portugus e Literaturas de Lngua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista BIC/FAPERGS do Projeto Integrado Literatura e Autoritarismo, sob a orientao da Profa. Dra. Rosani Umbach.

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

Neste trabalho, analisamos a ilustrao de Michael Van Der Gucht que acompanha a traduo inglesa de Phaedra and Hippolytos (de 1702) do latino Sneca, em paralelo ao mito de Fedra e Hiplito em suas verses trgicas. 2. O mito de Fedra e Hiplito atravs de Sneca Lcio Aneu Sneca (4 a.C. a 65 d. C.) foi um dos mais clebres intelectuais de Roma. Escreveu nove tragdias, baseadas em mitos gregos, as quais foram usadas como modelo no Renascimento e influenciaram sobremaneira as tragdias europias. Fedra embasa-se no mito do casto Hiplito, o qual j havia sido imortalizado por Eurpides, mas ganha novo enfoque nas mos do tragedigrafo latino, que, devido a sua formao em retrica e filosofia, insere o pensamento estico e centra-se nas relaes de causa e efeito, alm de valorizar as cenas violentas as quais tradicionalmente, nos autores gregos, ocorriam longe da vista do pblico e eram apenas anunciadas pelos mensageiros. Dessa forma, longe de ser uma mera imitao da pea de Eurpides, a tragdia constitui-se em uma interpretao e releitura autoral de Sneca dos mitos gregos imiscudo no ethos latino. O mito de Fedra e Hiplito recebeu algumas verses literrias ao longo da histria. S de Eurpides, tem-se notcia de duas verses: a primeira, Hiplito Velado, teria sido rejeitada pelo pblico (desta, restam apenas 19 fragmentos, num total de 50 versos), e a verso hoje conhecida Hiplito Coronado, reescrita nos moldes tradicional e que no apenas foi aceita pelo pblico, mas tambm premiada. Outras verses no chegaram at ns, como a Fedra, de Sfocles, e a de Licofron de Clcis. Grimal (1980, Introduo) de opinio de que a tragdia de Sneca possui reflexos das quatro obras supracitadas, alm da Heroides, poema quarto, de Ovdio. Esse mesmo mito tambm foi utilizado por Racine em sua tragdia Phdre, de1677.

3. A ilustrao de Michael Van Der Gucht O pintor e ilustrador holands Michael Van Der Gucht nasceu na Anturpia em 1660, onde residiu at 1700, quando se mudou para Londres, aonde veio a falecer em 1725. Na capital inglesa estudou pintura com artistas

260

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

renomados, como David Loggan, e logo passou a contribuir em livros ilustrados. Em meio escassez de ilustradores na capital, logo se destacou na arte; sua especialidade era o retrato de rostos. Teve como aluno Vertue George, que veio a ser um dos primeiros membros da Academy of Painting. O desenho de Gucht que ilustra a obra no trata especificamente de uma cena, mas representa uma smula do mito, apresentando em um nico quadro vrias passagens deveras relevantes na tragdia, ou, em outras palavras, acaba recontando-a visualmente.

261

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

(Fig. 1) Michael Van Der Gucht: Phaedra and Hippolytos

4. A reconstruo visual do mito Em primeiro plano e ocupando o centro da ilustrao, temos Hiplito cercado pelos companheiros de caas e seus ces (cena 1). Logo atrs, no meio do terreno e direita, Fedra, acometida pelo amor - simbolizado pelo Cupido alado com uma tocha acesa atrs dela conta a sua Ama que est apaixonada pelo seu enteado, o casto Hiplito (cena 2). esquerda, em frente ao altar dedicado a rtemis, deusa da castidade e da caa, Hiplito, de espada em punho, rejeita os rogos de sua madrasta e da Ama para que se entregue ao amor (cena 3). No fundo e direita, um touro surgido do mar assusta os cavalos atrelados biga conduzida por Hiplito (cena 5). Do lado direito do templo, Teseu e seus homens retornam do Hades para casa (cena 4) e encontram Fedra suicidando-se de remorso pela morte do enteado, que jaz a seus ps (cena 6). Com essa seleta escolha, Gucht resume em uma figura os pontos dos mais importantes da tragdia; contudo, tomados em paralelo com a trama, verifica-se que as imagens no representam meramente certas passagens, mas tambm as interpretam, inserindo elementos novos os quais no apenas servem para tornar inteligvel a pintura (visto que autnoma em si), como tambm delatam uma leitura e, consequentemente, uma interpretao particular do ilustrador que ultrapassa a mera exigncia tcnica do ofcio e imprime sua marca autoral. Por sintetizar em uma nica figura toda uma narrativa, natural a insero de elementos novos fugindo fidelidade ao texto original devido s necessidades oriundas das especificidades de cada arte; enquanto a pintura se embasa no espacial, a narrativa carece do tempo. Gucht, todavia, no se absteve em apenas reunir as principais cenas, acrescentou-lhes uma cronologia, criando, desta forma, uma narrativa visual da tragdia; conseguiu esse efeito atravs da disposio delas no espao, partindo do primeiro plano
Phaedra and Hippolytos from Lucius Annaeus Seneca,Tragedies, 1702. Charles E. Young Library, Department of Special Collections, University of California, Los Angeles. Disponvel em <http://www.getty.edu/art/exhibitions/enduring_myth/story.html>, acesso em 12/06/2008.
3

262

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

da ilustrao para os planos de fundo. Em nossa anlise, seguiremos essa cronologia; para tanto, iremos dividir a ilustrao em quatro planos: o primeiro plano, correspondente cena 1; o segundo, cena 2; o terceiro, cena 3; e o quarto, s cenas 4, 5 e 6. 4.1. Prlogo O primeiro plano tem lugar de destaque e no apenas por ocupar toda dimenso horizontal da figura ou mesmo pelos personagens estarem representados em tamanho maior dos que o esto em outras cenas, pois isso efeito resultante da tcnica da perspectiva cujo objetivo criar uma iluso de profundidade em que os elementos esto dispostos numa hierarquia de distanciamento espacial em relao ao e de acordo com a viso do observador. Assim sendo, os elementos que se encontram mais ao longe se apresentam menores em relao aos que esto mais prximos. A cena se caracteriza tambm por se situar numa elevao do terreno que parece destac-la do restante da imagem projetando-a para fora, para mais perto do observador, enquanto as outras cenas se afunilam para dentro da figura. O uso da perspectiva, alm do efeito visual, desempenha uma importantssima funo narratolgica na medida em que exerce o papel de narrador ao dispor cronologicamente os acontecimentos da tragdia, ordenando-os, assim, em forma de narrativa. A tragdia senequiana inicia-se com um monlogo de Hiplito, com 83 versos, no qual so apresentados o espao e o tempo da ao, a caracterizao do personagem, descries de hbitos e cenas de caas, alm de uma invocao a rtemis, findando com Hiplito atendendo a um chamado da selva para ir caar (a seguir, comea a ao propriamente dita quando Fedra conta sua Ama estar possuda pelo fogo da paixo). De forma semelhante, temos na ilustrao: A cena em primeiro plano desempenha o papel de prlogo, que explicita o contexto no qual ira transcorrer a trama. Em cima de um monte, indicando o local de caa, alm de distanciamento com o restante do espao,

263

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

temos o heri, em posio de liderana, ocupando o centro da cena e rodeado pelos companheiros de caa com seus respectivos ces. Hiplito representado numa jovialidade bastante acentuada e com cabelo encaracolado, tal como era caracterizado pelo teatro grego4. Trajando vestimentas de caa, encontra-se apoiado, com a mo direita, em uma lana e porta diversos instrumentos de caas. A seus ps, um cachorro direciona o olhar ao seu rosto, como se estivesse prestando ateno em sua fala. O mesmo faz um dos cachorros preso pelo caador sua esquerda, o outro co fareja o terreno. Este caador retratado ainda mais jovial do que Hiplito. sua direita, outro caador, acompanhado de dois cachorros preso por coleiras, desloca-se em direo ao chefe. A liderana reforada pela iluminao do terreno, que destaca os caadores e ces, mas se centra nos ps do heri, formando a frente dele um crculo de luz. Essa cena parece referir-se ao momento em que Hiplito dispe e instrui sobre estratgias de caa, isto , em como utilizar-se dos cachorros para farejar presas e em como abat-las (versos 31 a 82). H ainda, depositado no terreno, apetrechos de caas dentro de uma rede. A diviso dos cachorros em trs grupos parece respeitar o enredo da pea, que descreve a funo exercida por trs espcies: Molossos (verso 32), Cresses (v. 33) e Spartanos (v. 35); no prlogo, Gucht ps trs personagens humanos, cada qual chefiando uma espcie canina. A pintura de Gucht imprime inequivocamente sua marca autoral e temporal na representao de Hiplito. Na tragdia, vrias so as referncias a sua jovem idade, muitas so as comparaes com outros personagens que ressaltam seu vigor e o excelente porte fsico; todavia, na pintura, ele retratado bastante semelhante a um anjo, como um adulto no corpo de uma criana, correspondendo mais a uma esttica crist (imitando a arte crist quanto representao dos anjos) do que greco-romana. A mesma representao, seno angelical, demasiadamente infantil reaparece no caador da direita e ambos contrastam visivelmente quando comparados com o
Segundo Freire (1985, p. 89), no teatro grego, certos heris, como o caso de Hiplito, eram sempre representados por autores usando mscaras com cabelos encaracolados e loiros e rosto belo, de tez clara e sadia.
4

264

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

caador da esquerda, este aparentando idade bastante avanada. O Renascimento foi um movimento de retomada dos ideais humanistas clssicos contudo aps sculos de dominao crist, a qual imprimiu profundamente sua marca no pensamento ocidental, principalmente na forma como os ideais antigos foram interpretados e retomados. Podemos perceber essa influncia na representao renascentista de Hiplito, que teve antes de si uma longa tradio medieval em se interpretava os clssicos luz do cristianismo. No obstante, a representao demasiada infantil de Hiplito, imitando um anjo, parece relativizar a dramaticidade da pea. A feio infantil de Hiplito atenua o trgico, parece desloc-lo para o mundo espiritual, deixando-o fora de lugar: um adulto num corpo de criana, agindo como e com adultos. Sua recusa em ceder ao carnal, longe de deter-se apenas em sua postura ideolgica, parece acontecer tambm em virtude de sua puerilidade. O que, de qualquer forma, revela uma interpretao, atravs da perspectiva crist, mesmo que implicitamente, da tragdia latina. O mesmo fez Sneca com

relao ao contexto latino, ao reescrever a tragdia imiscudo na cultura de seu tempo e precisamente este o diferencial de sua obra para com as peas gregas. 4.2. Episdios Aps a apresentao, temos, no segundo plano, a primeira ao da tragdia guchteana:

265

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

(Fig. 2) Detalhe de Fedra contando sua paixo Ama

esquerda, temos a Ama; no centro, Fedra, portando em sua cabea a coroa real; e, atrs desta, um cupido alado. Essa cena corresponde s aes nas quais a esposa do rei Teseu conta sua Ama estar ardendo em amores pelo seu enteado; infere-se isso pela presena do Cupido segurando uma tocha em chama. A Ama, por sua vez, ocupa-se em tentar dissuadi-la desse amor incestuoso; percebe-se, todavia, a dificuldade da empreitada,

principalmente pelo seu semblante sisudo, olhando fixamente para Fedra, sua postura rgida e o dedo em riste uma atitude no usual em um servo ao falar com seu senhor , como que para aumentar a fora dos argumentos, deixandoos, assim, mais incisivos. Em postura muito diversa encontra-se a madrasta do casto Hiplito; em vez de encarar a Ama, ela desvia o rosto, numa atitude caracterstica a quem encontra se tomado pela paixo. Seu olhar, de modo semelhante ao do Cupido, no contempla nada fixamente, se perdendo ao longe. Seus ps encontram-se cada qual direcionado para uma posio diferente,

demonstrando falta de resoluo, inquietude e um possvel desejo de evaso. As mos abertas e espalmadas, deixando a parte interna das mos e dos braos, o trax e o abdmen a descoberto, demonstram tanto a exposio de sua intimidade, quando a expresso de impotncia ante uma paixo to

266

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

monstruosa quanto incontrolvel, como estivesse se eximindo de culpa diante de uma situao que ultrapassa sua vontade e lhe foge do controle. A presena do Cupido exerce tanto a funo de especificar o contedo da conversa entre as duas personagens, bem como de assinalar a causa do mal que assola Fedra. Em Eurpides, a presena dos deuses acentuada5; Diana inclusive intervm em favor do mais virtuoso de seus adoradores. Em Sneca, a presena dos deuses diminui consideravelmente6; o mesmo acontece em Gucht, em que aparece o filho de Vnus sem portar arco e flecha para atingir o corao das personagens, mas apenas com uma tocha, como se fosse para somente manter a paixo acessa. Aparece tambm outro deus, rtemis, mas enquanto esttua, em frente da qual transcorre a prxima cena.

A opinio de muitos estudiosos a de que a presena de divindades em Eurpides, considerado o mais filsofo dos trgicos, obedece a mero convencionalismo da arte trgica e em virtude de sua aceitao por parte do pblico. Freire (1985, p. 205) assim se pronuncia a respeito: A interveno de divindades como Afrodite [...] e rtemis [...] torna-se praticamente desnecessria. Obedece, como dissemos, a puro convencionalismo do poeta que pretendia, ao introduzi-las, conformar-se aparentemente com a tradio, ou talvez com mais exactido, [...] ao descrever o seu egosmo e crueldade [de Afrodite], queria Eurpides levantar contra as crenas populares o protesto da filosofia 6 Embora haja deuses, a paixo parece ser posta mais como uma doena a ser combatida para se atingir a tranqilidade da alma (ataraxia), do que uma imposio dos deuses.

267

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

(Fig. 3) Detalhe de Hiplito rejeitando as splicas de Fedra e da Ama

No terceiro plano, temos a condensao de duas aes da pea em uma cena s. No mito, Hiplito cultua a deusa da castidade, rtemis, e, assim, rejeita o amor e desdenha Vnus. A deusa do amor, insultada, resolve vingarse dele fazendo com que sua madrasta se apaixone por ele e o force ao amor ilcito. Em Sneca, as duas agem em separado; primeiro a Ama que, invocando rtemis, tenta convencer Hiplito a desistir de sua castidade vivida no campo, trocando-a pelos prazeres da cidade e do amor; posteriormente, ante o fracasso da primeira, a prpria madrasta que, em particular, tenta seduzir o enteado, declarando seu amor e prometendo submeter-se a ele incondicionalmente. Nesse intento, ela chega a ajoelhar-se e a abraar os joelhos do enteado, sendo fortemente repelida. Assim est representado na pintura, que, pela especificidade da linguagem visual, Gucht une-as numa cena s. No entanto, o que na pea

268

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

acontece no largo do palcio, na pintura dar-se- em frente ao templo da deusa a quem o jovem casto cultua. Neste caso no apenas o pedido para desertar do seu culto e ceder ao amor, isto , a uma deusa antagonista; o drama aumenta por que agora acontece em frente ao templo: Hiplito no apenas precisa abandonar sua crena, sobretudo tem de faz-lo em frente da esttua da deusa a ser preterida. Por outro lado, ele tem o mrito de, ao estar prximo ao templo, reforar seu zelo. Pela expresso facial, tem-se a sensao de pureza, jovialidade e equilbrio, tratando aquela situao tensa com serenidade e deciso. O contrrio acontece com a Ama, com uma sensao de impotncia, assim como a expresso de suplica e desespero presente no rosto de Fedra; sua mo dobrada sobre o peito demonstra um apelo ntimo e sincero. Hiplito, por sua vez, tem os joelhos flexionados, em posio de luta, afastando seu corpo e, com a espada empunhada, mantm-na distante de si. importante ressaltar que um dos pontos fortes dessa pintura ultrapassar a mera juno de vrias cenas importantes e criar um novo ambiente no qual essas cenas aleatrias e temporalmente descontnuas convivam em um mesmo espao e mantenham um dilogo com as outras numa relao causal e, ainda por cima, consigam criar a impresso de simultaneidade. Quando Fedra est implorando para Hiplito abandonar seu culto a deusa Diana, entregar-se ao amor e faz-la sua serva, um dos argumentos usado por ela diz respeito a suspeita de que Teseu no consiga retornar do Hades. Ao que o jovem contra-argumenta reiterando sua f no retorno de seu pai, acontecendo tal fato em seguida. No desenho essa simultaneidade pode ser percebida: ao fundo do templo, Teseu est efetivamente retornando, contudo est ainda distante, como pode se perceber nas feies dos homens, que parecem olhar para o nada, sem nada ver, como se ainda estivessem longe do templo, alm de os mesmos estarem sombreados. Isso faz parecer que as cenas esto dispostas mais em funo da sucesso temporal do que do espao, exercendo este um papel de ordenao cronolgica ao invs de uma representao meramente topogrfica.

269

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

Outro detalhe importante diz respeito s vestimentas de Fedra. Na tragdia, ela troca suas roupas rgias pela de caadora antes de tentar seduzir o filho de Teseu; na pintura, h uma relativa uniformidade em seu vesturio, principalmente quando aparece junto com a Ama, a fim de que se possa identific-las. Ademais, ela parece estar mais bem vestida nesta cena (quando estaria vestindo roupas de caadora) do que na cena anterior (em trajes rgios), como se pode notar, por exemplo, na gola em forma de quadrado bem delineado, uma das caractersticas comum famlia real nesta recriao visual do mito. Hiplito tambm est, nesta cena, com este tipo de gola, ao contrrio da cena 1. A tentativa desesperada de seduo, no obstante, rendeu Fedra apenas a espada de Hiplito, que este deixou cair ao sair fugindo assim que ouviu a declarao de amor daquela a quem tratava e tinha como me. A Ama, em atitude de defesa, aproveitou-se dessa fuga para caluni-lo ante os cidados, afirmando que ele tentara seduzir a rainha e, tendo fracassado, fugiu esquecendo a espada como prova do crime. 4.3. Desenlace Teseu retorna do Hades e encontra seu palcio em clima de lamento e tristeza. Descobre, pela boca da esposa, que o dono daquela espada tentara violar o leito real, ao que ela protestou e se defendeu dignamente. Teseu invoca Netuno, seu pai, para que o vingue daquela monstruosidade e exila o seu filho. A seguir, um mensageiro chega e descreve pormenorizadamente o acidente e os ferimentos que destroaram o corpo de Hiplito. Fedra ento confessa o seu crime e atesta a inocncia do enteado, suicidando-se logo em seguida. A pea encerra-se com o luto de Teseu pela morte de seu filho. Gucht condensa todos esses acontecimentos no que podemos delimitar, grosso modo, como um plano e trs cenas: retorno de Teseu, morte de Hiplito e suicdio de Fedra. Contudo, muito mais do que unir essas trs cenas, interessante notar a maneira engenhosa como o fez, seja atravs de certas ambigidades (temporal) figurativa, seja na relao causal. Por ambigidade temporal no desenho, referimo-nos cena 4 (Fig. 4).

270

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

(Fig. 4) Detalhe de Fedra cometendo suicdio

Ela tanto pode ser entendida como o retorno de Teseu e seus homens do Hades, como o lamento de Teseu pelos desastres ocorridos (morte do filho e suicdio da esposa), bem como o encerramento da tragdia, ou seja, o luto pelo seu filho morto injustamente e devido a sua imprecao. Esse seria o motivo pelo qual os homens que o acompanham estarem sombreados, ao passo que, deles, apenas Teseu possui iluminao que permite delinear seu retrato, isto , o jogo de sombra e luz serviria para destacar os homens durante o retorno de Teseu do Teseu velando e lamentando as tragdias em um momento cronologicamente posterior, permitindo assim vrias leituras de uma mesma cena: espacialmente seria apenas uma, mas temporalmente representaria vrios momentos (aes) de um mesmo personagem. Em suma, em meio s mltiplas leituras, podemos diferenciar pelo menos dois momentos nesta cena: um primeiro momento o retorno, simbolizando pelo sombreamento dos homens, que os afasta dos

acontecimentos posteriores, como o demonstram seus semblantes calmos. O sombreamento tambm simbolizaria a ignorncia quanto ao que acontecia na

271

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

cidade durante suas ausncias. Num segundo momento, considera-se apenas Teseu em cena, por isso ele estaria destacado do grupo pela iluminao. Seu olhar dirigido ao alto (ou para Fedra) e as mos abertas direcionadas ao cu demonstram agitao e podem ter vrios sentidos, de acordo com a disposio temporal a que se o atribui; desta forma, pode significar uma condenao da atitude de Fedra, um pedido de explicao aos deuses, a expresso de espanto e incompreenso, o lamento da prpria sorte, a condenao de sua imprudncia, o luto, entre muitos outros possveis, dependendo da imaginao do leitor e da maneira pela qual ir reordenar as imagens de acordo com a histria. A cena do suicdio contm a mesma riqueza de interpretao. Fedra est com o corpo inclinado, parcamente sustentado com apenas um p; sua mo direita dirige-se para Teseu, como para manter distncia entre ambos, enquanto a outra crava a espada de Hiplito no prprio peito. A mo estendida pode representar o arrependimento e uma atitude moral da protagonista, a qual no pretende deixar o seu esposo tocar seu corpo maculado; o rosto virado para o lado oposto e fugindo ao olhar de Teseu reforaria esta idia de indignidade e inferioridade moral. Ela no se acharia digna de encarar seu esposo depois de tudo que fez. No obstante, em Sneca, esse suicdio parece resultar da inutilidade em manter a calnia, sobretudo pela perda do objeto da paixo. O corpo de Hiplito aos seus ps pode ser considerado uma adaptao de Gucht, pois, quando ela se suicida, o corpo no estaria ainda ali. Entretanto, achamos mais apropriado interpretar a cena sob a perspectiva de que a mesma contm vrios momentos, tal como o fizemos ao analisar a cena 4. Para no replicar os desenhos, como seria apropriado caso fosse uma histria em quadrinho, e por se tratar de uma ilustrao s e as cenas se interrelacionarem, pois uma desencadeia a outra e assim sucessivamente, nessa ilustrao as cenas estariam tambm misturadas, cabendo inserir nelas a temporalidade. De modo diferente acontece nos planos 1, 2, 3 e destes com o 4, nos quais a histria seria linear, uma ao ocasionando a outra e esta, uma terceira. Aqui no, a histria se aglutina rumo ao desfecho. H uma retomada

272

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

do que aconteceu, e centram-se os acontecimentos numa relao de causa e efeito e numa circularidade. O retorno ocasiona o medo; este, a calnia, que gerou a maldio, a qual foi a causa da morte de Hiplito, e esta, por sua vez, ocasionou o suicdio, e o luto final. Essa circularidade presencivel na ilustrao. O cavalo saltando assustado pelo touro mandado por Netuno, embora esteja espacialmente distante, d a impresso de estar saltando por sobre as costas de Fedra, enquanto essa se suicida, passando a sensao de que est agredindo-a, jogando-a sobre a espada. Tem-se a representao grfica da relao causal, pois ela foi a causadora da morte de Hiplito, o que provocou o seu remorso e o conseqente suicdio, tal qual a impresso do cavalo saltando em suas costa ocasiona. Seu rosto, com feies desesperadas, olhando para o lado, como para onde apareceu o touro, refora a idia causal, fechando a circularidade. A idia de vrios momentos temporais continuaria assinalada no espao da figura pelo jogo de luzes e sombras, tal como na cena 4. Note-se que h sombreamento no cho que liga o corpo destroado de Hiplito a Teseu; assim como o h outro, mais tnue a ao p da elevao, que liga Fedra a Teseu. Mas entre o corpo e Fedra, h uma clara separao. Mais do que uma separao espacial, que seria acessria e dispensvel, seria uma separao temporal, esta sim indispensvel para transformar meras junes de imagens em uma narrativa. Assim, temporalmente, num primeiro momento, Fedra contaria a verdade a Teseu e suicidar-se-ia; conduzido pelo sombreamento, a cena desloca-se para Teseu, que lamenta sua imprecao e a sua sorte; e, seguindo o sombreamento, temos a ao final na qual Teseu, em luto, velaria o corpo do filho, deposto a seus ps. Como ponto final da tragdia, temos os restos mortais de Hiplito separados de todo o resto da figura por uma arola de luz circundando-o, exceto pela sombra que o liga a seu pai e que conduziu cronologicamente a histria at o final. Ademais, a cena do suicdio uma marca de Sneca que o diferencia de Eurpides: neste, esta cena, devido violncia, acontece por enforcamento e dentro do palcio, sendo noticiada por um mensageiro, assim como na cena

273

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

da morte de Hiplito, relatada parcamente. Em Sneca, acontece ao vivo, no centro da cena, com Fedra usando a espada do enteado, a mesma que usara para caluni-lo, para redimir-se. Gucht no somente preserva essa caracterstica como a acentua; Fedra no apenas crava a espada no peito, tambm jorra uma golfada de sangue do ferimento por sobre o corpo estraalhado do casto jovem: unindo assim (na morte) com a espada os sangues que o amor no conseguiu aproximar (em vida), tal como era o desejo professado por ela momentos antes de cometer suicdio. Dessa forma, a sensao do sangue jorrando sobre o corpo que, de acordo com nossa interpretao, seria uma iluso espacial, poderia ser uma representao simblica do desejo inconsciente da rainha, expresso pela mesma no ato derradeiro. O gosto pelo detalhamento de cenas agressivas reaparece quando o mensageiro conta a morte de Hiplito, relatando pormenorizadamente as leses e como o corpo foi arrastado pelos cavalos na carreira desenfreada, como foi ferindo-se e perdendo pedaos ao longo da fuga, deixando o local coberto de sangue e fazendo com que a tarefa de recolher os restos fnebres fosse uma rdua empreitada. Gucht representa isso, desenhando o corpo todo desfigurado de Hiplito, com a cabea e os membros superiores separados do corpo, e por sobre o qual jorraria o sangue de Fedra. 5. Consideraes finais Semelhante ao que acontece nas adaptaes de livros ao cinema, tambm o vemos nessa adaptao da tragdia pintura; por se tratar de artes com linguagens distintas, tem-se a necessidade de adaptar a histria especificidade correspondente a cada linguagem, o que raramente pode ser feito sem se alterar a histria original. Junto questo de fidelidade, imerge a de ordem ftica. Alm disso, sendo a transposio uma obra resultante de uma prvia leitura e interpretao do artista, e considerando-se que cada indivduo nico, no s geneticamente mas sobretudo pelo histrico de vivncias, acabase invariavelmente imprimindo uma marca autoral na obra. Acresce-se, ento, questo de ordem tcnica a de ordem existencial. Tudo isso faz com que

274

Todas as Musas ISSN 2175-1277

Ano 02 Nmero 01 Jul-Dez 2010

cada uma, a original e a adaptao, seja uma obra distinta e autnoma mas com uma forte intertextualidade, ou seja, em constante e recproco dilogo, uma complementando e completando as lacunas da outra e vice-versa. Assim, sem o conhecimento prvio da tragdia, a ilustrao seria um amontoado catico de cenas aleatrias e com mltiplas leituras possveis. Concomitantemente, aps vermos a ilustrao, percebemos a influncia que esta passa a exerce no processo de leitura da obra, uma vez que passamos a imaginar os personagens e as aes de modo diferente, em alguma medida, do que o faramos caso no a vssemos previamente, como acontece no caso da representao pueril de Hiplito. Gucht, entretanto, ao contribuir com a traduo inglesa da Fedra de Sneca no se ateve ao modo tradicional de ilustrar livros, cujo paradigma constitui-se em desenhar determinadas cenas; foi alm e ilustrou a tragdia como um todo, contando-a visualmente e a seu modo. Ele se inclui, dessa forma, aos autores que ao longo da histria ocuparam-se com esse mito helnico, reatualizando-o de tempo em tempo nas mais diferentes culturas, com o diferencial de t-lo feito em linguagem visual. Referncias EURPIDES; SNECA; RACINE. Hiplito e Fedra: Trs Tragdias. So Paulo: Martins Fontes, 1994. FREIRE, Antnio. O teatro grego. Faculdade de Filosofia: Braga, 1985. GONALVES, Ana T. M., As imagens esticas na Fedra de Sneca. In: Revista Phonix. Rio de Janeiro, v. 2, pp. 47-56, 1996. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo, vol. IV, Edies Loyola, 1993. SNECA, Tragedias. Ed. bilinge latn/espaol. Trad. Jess Luque Moreno. Editorial Gredos: Madrid, 1980. _______, Tragedies. London, 1702.

275

S-ar putea să vă placă și