Sunteți pe pagina 1din 9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

HOME

NOTCIAS

ARTIGOS

EDIES Anuncie Assine Registre-se


ENTRAR

DOWNLOADS CONTATO Buscar... Buscar...

APRESENTAO

EDUCAO

Artigos
Tw eetar 0 Curtir 0 5

07 /08/1 3 1 2:38

Diagramas eltricos automotivos

Os Diagramas Eltricos Automotiv os so fundamentais no dia-a-dia dos Engenheiros Autotrnicos. Eles so utilizados durante o desenv olv imento de nov os v eculos, na montagem dos prottipos de v alidao e na criao da documentao de reparao a ser usada pelas oficinas concessionrias. Apresentaremos neste artigo a simbologia empregada para representar os principais componentes assim como comentaremos alguns ex emplos de sistemas completos. Sim bologia

Os diagramas eltricos so criados utilizando-se aplicativ os de computadores (pessoais ou estaes de trabalho). Ex istem v rios aplicativ os disponv eis no mercado e de forma geral os fabricantes de v eculos automotiv os usam programas diferentes uns dos outros. Apesar de cada aplicativ o ter a sua forma especfica de representar cada componente eletroeletrnico (a chamada simbologia), estas diferentes representaes so facilmente compreendidas pelos Autotrnicos.

Antes de apresentarmos os diagramas eltricos de alguns dos principais sistemas automotiv os, mostraremos e comentaremos os smbolos de representao normalmente utilizados para cada componente. Bateria Este smbolo muito similar ao encontrado nos esquemas de placas eletrnicas. Neste caso, ao inv s de usarmos apenas um trao grande (representando o plo positiv o da bateria) e um trao pequeno (plo negativ o), utilizamos normalmente 6 traos. O Tex to BAT+ indica o plo positiv o da bateria. (Figura 1)

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

1/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Identificao da Cor e do Dim etro da Fiao Cada fabricante de v eculos tem a sua forma prpria de identificar os fios de um chicote eltrico. No ex emplo apresentado na figura 2 BK representa a cor (neste caso Black Preto em Portugus) e 0,7 5 representa a seo transv ersal do fio utilizado (0,7 5 mm). V ale mencionar que cada cor tem a sua representao especfica, feita geralmente por duas letras.

Fusv eis Um retngulo com um trao interno (representando um filamento eltrico) o smbolo usado para os fusv eis. (figura 3 )

Aterram ento Este o smbolo tpico de aterramento, mas no o nico ex istente. Em div ersas ocasies as letras GND tambm so utilizadas. GND significa Ground em Ingls (terra em Portugus). (figura 4 )

Conex es entre Circuitos Splice Quando 3 ou mais fios precisam ser unidos em um mesmo ponto, empregamos o chamado Splice. Ele o elemento fsico de conex o dos fios. Em um diagrama eltrico ele representado por uma circunferncia, de onde partem os fios conectados. A denominao S05 um ex emplo de como nomear um Splice. (Figura 5 )

Conex es entre Circuitos Conector Este o smbolo utilizado para representar a ligao de 2 fios atrav s de um conector. O semicrculo representa o terminal fmea, enquanto que o pequeno retngulo representa o terminal macho da conex o. (figura 6 )

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

2/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Par T ranado Em muitas ocasies, quando precisamos aumentar a robustez do chicote contra interferncias eletromagnticas, utilizamos os chamados pares tranados. Tratam-se de 2 fios que, ao inv s de seguirem paralelamente pelo v eculo, seguem entrelaados. Um dos smbolos que representam este arranjo do chicote eltrico apresentado na figura 7 .

Blindagem (Shield) Blindagem outra forma de se proteger um circuito eltrico contra interferncias eletromagnticas. Tratase de uma capa metlica ligada ao terra que cobre os fios que se deseja proteger. No smbolo ilustrado os fios a serem protegidos so os de nmero 8 e 9. O fio 2 est conectado ao terra e capa metlica de blindagem. (figura 8)

Rels Ex istem div ersos tipos de rels em um automv el. O smbolo mostrado na figura 9 representa um rel com um contato eltrico normalmente aberto. Entre os terminais 1 e 4 encontramos o contato e entre os terminais 2 e 3 temos a bobina. A linha tracejada entre o contato e a bobina indica a ligao mecnica que ex iste entre eles. Toda v ez que a bobina energizada o contato fechado, conectando os terminais 1 e 4

Interruptores de Contato Pedal de Freio H v rios tipos de interruptores em um v eculo. Neste ex emplo temos uma representao que serv e para v rias peas: interruptores de freio, de embreagem e de freio de mo, entre outros. O T inv ertido, na horizontal, representa a forma de atuao do interruptor. (figura 10 )

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

3/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Interruptores de Contato Boto de T rav a e Destrav a das Portas Este smbolo mostra, alm do contato inerente (ex istente dentro de um interruptor), um resistor (pequeno retngulo na v ertical) e um diodo emissor de luz (LED). O resistor e o LED esto ligados entre os terminais 1 e 3 e so utilizados para iluminar o smbolo ex istente sobre a tecla do interruptor (figura 11). Esta iluminao fundamental especialmente durante a noite, para que o interruptor seja facilmente encontrado pelo motorista.

Em alguns interruptores, um segundo LED usado para a indicao da funo (ligada ou desligada). o caso, por ex emplo, do Interruptor do Ar Condicionado (A/C). Alm da iluminao de fundo, ex iste um LED que indica se o A/C est ou no ligado

Interruptores baseados em Cadeia Resistiv a Interruptores baseados em cadeias resistiv as tm sido amplamente empregados atualmente. A grande v antagem deste tipo de componente que, atrav s de apenas 2 fios, os estados atuais de v rios interruptores montados em um mesmo conjunto podem ser informados aos mdulos eletrnicos. Os nmeros v istos dentro do smbolo da figura 12 so os v alores das resistncias hmicas de cada resistor.

A cada contato fechado (neste caso temos 4 contatos no total) o v alor total da resistncia hmica entre os 2 terminas do conjunto alterada, mudando a tenso eltrica que lida pelo mdulo eletrnico. Pelo v alor de tenso o mdulo saber quais contatos foram fechados e quais funes dev ero ser ligadas ou desligadas, conseqentemente. Lm padas Este um smbolo muito simples e utilizado inclusiv e em diagramas eltricos residenciais. (figura 13 )

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

4/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Buzinas O quadrado com 2 terminais representa o elemento eltrico da buzina (a bobina eltrica). A outra figura geomtrica, direita do quadrado, indica o elemento mecnico, modulador do som. Esta apenas uma das representaes ex istentes para buzinas e sirenes automotiv as. (figura 14 )

Motores Eltricos Esta outra representao muito conhecida por tcnicos e engenheiros eltricos e eletrnicos. Um crculo com 2 terminais e a letra M no centro representa um motor eltrico. (figura 15 )

Sensores So v rias as formas de se representar um sensor. Esta a mais usual. O quadrado div idido ao meio representa o elemento de medio. Aos terminais 2 e 3 so conectados os fios de alimentao (terra e 1 2v ). No terminal 1 temos o v alor de tenso ou corrente equiv alente ao v alor da grandeza medida. O mdulo eletrnico conectado ao sensor que fica responsv el pela leitura e tratamento adequado dos sinais medidos.

Mdulos Eletrnicos Normalmente, um mdulo eletrnico representado por um retngulo e v rios terminais. Quando o mdulo possui uma quantidade elev ada de terminais, impossibilitando que em apenas uma pgina do diagrama todo do mdulo seja representado, uma quebra no smbolo feita. Na figura 17 v emos esta quebra esquerda do smbolo. Ela indica que ex iste uma continuao deste mdulo em outra pgina do diagrama.

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

5/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

A numerao dos terminais segue o padro do fabricante de v eculos. Em alguns casos os mdulos possuem 2 ou mais conectores. Nestas situaes a associao de letras e nmeros usada, como por ex emplo J1 -1 2 (Conector J1 Pino 1 2) ou A 6 (Conector A Pino 6). Ex em plos de Sistem as Autom otiv os Agora que j apresentamos os principais smbolos utilizados, v amos ex plorar um pouco os diagramas eltricos de alguns sistemas automotiv os ex istentes.

Sistem a de Alim entao, Carga e Partida: Neste ex emplo v emos facilmente (figura 18) os smbolos que representam a Bateria, o Motor de Partida e o Alternador. A Bateria tem seu plo positiv o conectado s demais peas do v eculo atrav s do ponto 1 (canto superior esquerdo da figura). Entre a Bateria e o Motor de Partida (pontos 2 e 3) temos o Fusv el de Proteo F. O Ponto 3 liga o Terminal 30 do Motor de Partida ao Terminal 30 do Alternador (Terminal 30 a deno- minao de um terminal ligado ao plo positiv o da Bateria, enquanto que Terminal 31 a denominao de um terminal ligado ao plo negativ o da Bateria).

O outro terminal do Motor de Partida pode ser acessado por outros componentes do v eculo atrav s dos pontos 5 e 6, enquanto que o outro terminal do Alternador pode ser acessado atrav s do ponto 7 . Perceba que as 3 peas (Bateria, Motor de Partida e Alternador) esto conectadas ao terra (conforme smbolo j apresentado anteriormente).

Pontos de Aterram ento: Um diagrama eltrico automotiv o geralmente apresenta uma pgina com a distribuio dos pontos de aterramento disponv eis no v eculo. O nmero 1 destaca o terra localizado na parte traseira do v eculo. Neste ex emplo (figura 19 ) podemos contar 1 5 pontos de aterramento: 2 na Regio Traseira, 2 no Compartimento dos Passageiros, 4 no Painel de Instrumento (IP) e 7 no Compartimento do Motor. A quantidade e a distribuio dos terras por um v eculo depende da quantidade e da natureza dos componentes eletro-eletrnicos empregados no v eculo.

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

6/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Acionam ento da Buzina: Neste caso temos um v eculo equipado com 2 buzinas (prov av elmente de freqncias diferentes: 420 Hz e 500 Hz, por ex emplo) figura 20 . As Buzinas so alimentadas pelo Interruptor da Buzina localizado no v olante de direo. Ao ser acionado este interruptor, ele permite a conduo de corrente eltrica do seu terminal 1 para o seu terminal 2. Perceba que entre o Interruptor e os terminais A das Buzinas ex iste uma conex o v ia terminal (conector) e um splice. J os terminais B das Buzinas esto ligados ao terra.

Sistem a de Ilum inao Ex terna Luz de Freio: Apesar de parecer complex o, este diagrama (figura 21) muito simples de ser analisado. Ex istem duas Lanternas, a Esquerda e a Direita. Como estamos tratando apenas das Luzes de Freio, as demais lmpadas das Lanternas permanecero sem qualquer conex o (terminais 3, 4, 5, 7 , 1 3, 1 4, 1 5 e 1 7 ). Ex iste tambm um Brake Light neste diagrama. Um de seus terminais est ligado ao terra (da mesma forma que um dos terminais das Lanternas) e o outro est ligado a um Splice S, que agrega uma srie de ligaes. Neste nosso ex emplo as ligaes de 8 a 1 2 do Splice S no nos afetam (assim permanecero desconectadas).

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

7/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

Gostaramos de chamar a ateno do leitor para a redundncia de conex o que ex iste na ligao do Interruptor de Freio ao Splice S. Como a Luz de Freio considerada um item de segurana, muitos fabricantes de v eculos utilizam circuitos redundantes, para garantir o funcionamento do sistema mesmo na ocasio de quebra de um dos circuitos. Quando o Interruptor de Freio pressionado, ele permite a passagem da corrente eltrica da Bateria para o Splice S e conseqentemente para as Lanternas e Brake Light, fazendo com que as lmpadas sejam acesas. Os terminais 6 e 1 6 das Lanternas podem ser ligados a outros sistemas do v eculo, assim como os terminais 1 e 2 do Interruptor de Freio (seu contato normalmente fechado).

Sistem a de Entretenim ento: Este sistema tambm bem interessante, v eja figura 22. O Rdio automotiv o em um diagrama eltrico representado como um mdulo eletrnico e seus terminais so conectados aos componentes agregados. Neste ex emplo temos um Controle de Rdio (instalado no v olante), uma Antena e quatro Alto-falantes. Os terminais 2, 3, 5, 6 e 7 permanecem desconectados.

Observ e que interessante o Controle de Rdio do V olante. Trata-se de um conjunto de 6 interruptores ligados a uma cadeia resistiv a. O conjunto interligado ao Rdio por apenas 2 fios. Cada boto pressionado no Controle do V olante modifica a resistncia eltrica do conjunto, v ariao essa lida e processada pelo Rdio em tempo real. Os LEDs (e resistores) dentro do Controle do V olante so usados para iluminar cada uma das 6 teclas ex istentes. No pino 4 do Rdio temos a conex o do mesmo ao terra, enquanto que no pino 8 temos a conex o do sinal positiv o da Bateria. Chamamos a ateno do leitor para a conex o da Antena. V eja que um sistema de Blindagem empregado para garantir que nenhum rudo eltrico altere a qualidade de recepo AM e FM do sistema. Interessante no!? Com entrios Finais Muitas pessoas no ligadas diretamente ao dia-a-dia da engenharia de produtos de uma indstria automotiv a tm curiosidade de saber como so conectados os componentes de um sistema automotiv o. Por esta razo decidimos escrev er um pouco sobre o tema. Alm de v isualmente interessantes, como mencionado anteriormente, os diagramas so importantes ferramentas para os engenheiros autotrnicos durante o desenv olv imento de um v eculo, e tambm aps o seu lanamento (so fundamentais s oficinais e concessionrias). Alex andre de Alm eida Guim ares trabalha na GM do Brasil desde 1993 e atua com o Engenheiro Residente na GM Europa Opel, Alem anha. engenheiro eltrico pela PUC de So Paulo, Mestre em Sistem as Digitais pela Escola Politcnica da USP e MBA pela FIA.

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

8/9

9/3/2014

Diagramas eltricos automotivos - Mecatrnica Atual :: Automao industrial de processos e manufatura

* Matria originalmente publicada na revista Mecatrnica Fcil; Ano: 6; N 37 ; (Edio Digital)


edu ca ci on a l

Copyright 2013 Editora Saber Ltda. Todos os direitos reservados. Rua Jacinto Jos de Arajo, 315 - Tatuap - CEP: 03087-020 - So Paulo - SP - Brasil Tel.: +55 11 2095-5333 - Horrio de Expediente: 08:30 s 17:30 - (segunda sexta-feira)

http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/898-diagramas-eltricos-automotivos

9/9

S-ar putea să vă placă și