Sunteți pe pagina 1din 84

Z|t c|v c|v tt at|t wx gtut{ Tvtw|v wt U|u|xvt w \ccheBhYe] \ccheBhYe]

Cludia Regina dos Anjos (Organizadora) Gilberto Lima Martins Ktia Marina da Cunha e Silva Maria Luiza Cavalcanti Jardim Paulo Srgio Pereira dos Santos Rio Rio de Janeiro Setembro/ Setembro/2012 2012 Edio Revista e Atualizada

SUMRIO
1 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.3.1 2.1.3.2 2.1.3.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9 INTRODUO PARTES DO TRABALHO CIENTFICO PR-TEXTUAIS Capa Folha de rosto (obrigatrio) Ficha catalogrfica (obrigatrio) Ficha catalogrfica - Tese Ficha catalogrfica - Dissertao Ficha catalogrfica - Trabalho de Concluso de Curso -(TCC) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimento (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) 5 6 7 7 8 10 10 11 12 13 15 16 17 18 19

3 2.1.10 2.1.11 2.1.12 2.1.13 2.2 2.2.1 2.3 2.3.1 2.3.1.1 A B C D E F G H I J K 2.4 Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Sumrio (obrigatrio) TEXTO Citao PS-TEXTUAIS Referncias (obrigatrio) Modelos de Referncias Livro no Todo Captulos de Livro Evento: Congressos, Conferncias, Encontros etc Trabalho Apresentado em Evento: Congressos, Conferncias, Encontros etc Monografias, Dissertaes e Teses Artigos de Publicaes Peridicas Obra de Referncia (Dicionrio, Enciclopdia, etc) Verbetes Documento Cartogrfico (Atlas, Mapa, Globo, Fotografia Area etc) Referncia Legislativa Informao Verbal NOTAS EXPLICATIVAS 20 21 22 23 25 26 27 27 28 28 30 31 32 33 36 40 41 42 43 44 47

4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 3 APNDICES ANEXOS EXPRESSES LATINAS ENTIDADES ILUSTRAES E TABELAS LEMBRETES REFERNCIAS APNDICE A MODELO DE CAPA PARA O CD APNDICE B MODELO DE FOLHA DE ROSTO APNDICE C DICAS PARA FORMATAO DOS TRABALHOS ACADMICOS APNDICE D NORMALIZAO DE ARTIGO CIENTFICO 48 48 49 51 62 63 65 66 70 73 81

5 1 INTRODUO O presente trabalho constitui-se em um guia prtico, embasado nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e na norma de apresentao tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), que tem como objetivo auxiliar os alunos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na elaborao dos seus trabalhos acadmicos. Esses trabalhos dividem-se, basicamente, em trs categorias: monografias (tambm conhecidas como trabalho de final de curso ou projeto final), dissertaes e teses. O termo monografia identifica os trabalhos cientficos realizados por graduandos ao trmino do curso de graduao e por ps-graduandos nos cursos de especializao. A dissertao o trabalho apresentado pelo aluno obteno do grau de mestre e a tese o trabalho apresentado pelo candidato obteno do grau de doutor. A elaborao desse guia prtico nasceu da constatao diria das diversas dificuldades enfrentadas por nosso corpo discente quando da elaborao de seus trabalhos finais de concluso de curso, sejam esses de qualquer grau. Dvidas, questionamentos, dificuldades, dubiedades, erros e acertos foram levantados pelos alunos no decorrer dos semestres, ano aps ano, sobre como normalizar seus trabalhos de acordo com tantas e variadas normas e regras. Este guia prtico , num certo sentido, a materializao de todo esse processo de questionamentos e, obviamente, no pretende encerrar a discusso. Ser, sempre, um projeto inconcluso. Melhor dizendo, em construo. Para maiores informaes consulte o Blog Normalizando Documentos. O blog fomentado por dvidas de alunos. (http://bibliotecadoippur.blogspot.com.br/).

6 2 PARTES DO TRABALHO CIENTFICO

ATENO!!! Ao concluir o curso, os alunos do mestrado e doutorado devero entregar a biblioteca 3 (trs) cpias impressas em folhas soltas e um CD ROM contendo a verso final do trabalho em formato Word em arquivo nico. Aconselhamos que a impresso seja feita somente aps a reviso da biblioteca.

7 2.1 PR-TEXTUAIS 2.1.1 Capa LOMBADA ATENO!!! Capa padro, custeada pelo
aluno e confeccionada por encadernador indicado pela Biblioteca do IPPUR.

2.1.2 Folha de rosto (obrigatrio)

ATENO!!! Folha na cor branca. O nome do autor deve ser escrito com fonte arial 14, espacejamento simples, sem negrito com letra maiscula e centralizado.

O ttulo deve ser escrito com fonte arial tamanho 16, negritado, letra maiscula e centralizado em relao a margem.

ATENO!!! Entre ttulo e subttulo: use 1 (um) espao duplo.

Subttulo: arial 14, espao simples, letra minscula, negritado e centralizado em relao a margem.

O texto da descrio da finalidade do trabalho e o nome do orientador devem ser escritos com fonte arial 10, espacejamento simples, justificado e alinhados a margem direita da folha. Obs.: Escreva o texto afastado 11 cm da margem esquerda da folha.

Afastado 11 cm da margem esquerada.

O local e a data devem ser centralizados e escritos com fonte arial, tamanho 10 e espacejamento simples.

9 TEXTO DA DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO NOTA: O texto da descrio da finalidade do trabalho deve ser escrito com fonte arial 10, espacejamento simples e alinhado a margem direita. TESE Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Ps- Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Doutor em Planejamento Urbano e Regional.

DISSERTAO Dissertao apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional.

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC) - ESPECIALIZAO Trabalho de Concluso de Curso apresentado do curso de Especializao em Planejamento e Uso do Solo Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Especialista.

10 2.1.3 Ficha catalogrfica (obrigatrio) 2.1.3.1 Ficha catalogrfica Tese

ATENO!!! A ficha catalogrfica elaborada por um bibliotecrio. Assim, esta deve ser solicitada biblioteca do IPPUR.

11 2.1.3.2 Ficha catalogrfica Dissertao

ATENO!!! A ficha catalogrfica elaborada por um bibliotecrio. Assim, esta deve ser solicitada biblioteca do IPPUR.

12 2.1.3.3 Ficha catalogrfica - Trabalho de Concluso de Curso (TCC) - ESPECIALIZAO

ATENO!!! A ficha catalogrfica elaborada por um bibliotecrio. Assim, esta deve ser solicitada biblioteca do IPPUR.

13 2.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio) ATENO!!! Folha na cor branca.

O ttulo deve ser escrito com fonte arial tamanho 16, negritado, letra maiscula e centralizado em relao a margem. Afastado 11 cm da margem esquerada.

O nome do autor deve ser escrito com fonte arial 14, espacejamento simples, sem negrito, letra maiscula e centralizado em relao a margem. O texto da descrio da finalidade do trabalho e o nome do orientador devem ser escritos com fonte arial 10, espacejamento simples e alinhados a margem direita. Obs.: Escreva o texto afastado 11 cm da margem esquerda da folha. Para escrever os nomes dos membros da banca use fonte arial tamanho 12.

ATENO!!! Os membros da banca devero assinar as folhas de aprovao - 3 (trs) cpias - com caneta na cor preta no dia da defesa e as mesmas devero ser entregues Biblioteca juntamente com os exemplares para encadernao.

14 TEXTO DA DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO NOTA: O texto da descrio da finalidade do trabalho deve ser escrito com fonte arial 10, espacejamento simples e alinhado a margem direita. TESE Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Ps- Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Doutor em Planejamento Urbano e Regional.

DISSERTAO Dissertao apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional.

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC) - ESPECIALIZAO Trabalho de Concluso de Curso apresentado do curso de Especializao em Planejamento e Uso do Solo Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Especialista.

15 2.1.5 Dedicatria (opcional)

16 2.1.6 Agradecimento (opcional)

17 2.1.7 Epgrafe (opcional)

18 2.1.8 Resumo (obrigatrio)

Resumo na lngua do texto => Deve ser redigido em pargrafo nico. Deve apresentar de maneira concisa os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na 3 pessoa do singular. Palavras-chave na lngua do texto => elemento obrigatrio devendo figurar abaixo do resumo, e antecedidas da expresso palavraschave, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

ATENO!!! Deve ter espacejamento de 1,5 cm.

19 2.1.9 Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio)

Resumo em lngua estrangeira => verso do resumo na lngua do texto, precedida do correspondente ao termo resumo na lngua da traduo (Abstract, Rsum, Resumen). Palavras-chave => verso das palavras-chave includas no resumo em portugus para a mesma lngua do resumo em lngua estrangeira (Keywords, Mots-cls, Palabras clave). Devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

ATENO!!! Deve ter espacejamento de 1,5 cm.

20 2.1.10 Lista de ilustraes (opcional) LISTA DE ILUSTRAES ATENO!!! Ilustraes podem ser: figuras, fotografias, retratos, plantas, grficos, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, quadros, desenhos e outros que aparecem juntos numa nica lista. OBSERVAO 1: Quando este material aparecer de forma quantitativa, cabe separ-lo segundo o seu tipo: "lista de mapas", "lista de quadros", "lista de grficos" etc. OBSERVAO 2: Ao mencionar as ilustraes, inclua: o nmero da ilustrao (na ordem em que aparece); o ttulo da ilustrao; e a folha respectiva.

21 2.1.11 Lista de tabelas (opcional)

LISTA DE TABELAS Deve ser elaborada de acordo com a ordem que aparece no texto. Na lista de tabelas, cada tabela deve conter: um ttulo especfico; nmero seqencial; e o nmero da folha.

OBSERVAO 1: As tabelas devem ser includas em lista prpria. ATENO!!! A tabela no deve ser confundida com ilustrao.

22 2.1.12 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)

ATENO!!! Quando aparecer pela 1 vez no texto, a sigla dever ser precedida pelo seu significado por extenso, e dever ser colocada entre parnteses, MESMO QUANDO O TRABALHO APRESENTAR UMA LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Exemplo: Caixa Econmica Federal (CEF)

23 2.1.13 Sumrio (obrigatrio) Exemplo:

5 5.1 5.1.1

SEO PRIMRIA SEO SECUNDRIA Seo terciria

5.1.1.1 Seo quaternria ATENO!!! - Deve-se uniformizar os ttulos das sees, ou seja, os ttulos das sees devem ser iguais no Sumrio e no texto.

24

ATENO!!! NUMERAO DE CAPTULOS A subordinao das partes ou captulos (sees primrias) e das divises dos captulos (sees secundrias, tercirias etc.) no sumrio deve ser destacada pela apresentao grfica usada no texto. Conforme o exemplo abaixo: NO SUMRIO: 1 CAPTULO 1 Seo primria (Fonte em caixa alta negritada). 1.1 SUBCAPTULO Seo secundria (Fonte em caixa alta sem negrito). 1.2 SUBCAPTULO Seo secundria (Fonte em caixa alta sem negrito). 1.2.1 Subcaptulo Seo terciria (Fonte em caixa baixa negritada). 1.2.1.1 Subcaptulo Seo quaternria (Fonte em caixa baixa sem negrito). NO TEXTO: 1 CAPTULO 1 1.1 SUBCAPTULO Seo secundria 1.2 SUBCAPTULO Seo secundria 1.2.1 Subcaptulo Seo terciria 1.2.1.1 Subcaptulo Seo quaternria OBSERVAES: Os indicativos das sees de um sumrio devem ser escritos do mesmo modo tanto no sumrio quanto no corpo do trabalho acadmico (texto). Os indicativos numricos dos captulos, sees e outras partes do texto representados no sumrio devem ser alinhados esquerda conforme a NBR 6024 (numerao progressiva); As sees sem indicativos numricos devem ser centralizadas em relao a margem esquerda (Resumo, Agradecimento, Referncia, etc.); No existe pontuao de nenhuma espcie entre o nmero da seo e o titulo da mesma.

25 2.2 TEXTO o A numerao das folhas deve ser contnua; o A numerao feita em algarismos arbicos, devendo figurar no canto superior direito da folha; o A contagem das folhas ocorre desde os elementos pr-textuais; o Todas as folhas do trabalho devero ser paginadas exceto as folhas pr-textuais. Essas so contadas, mas no recebem numerao na folha; o A numerao comea a aparecer a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, a primeira folha do texto; o O verso das folhas no deve ser numerado.

o Sigla=> quando aparecer pela 1 vez no texto, a sigla dever ser precedida pelo seu significado por extenso, e dever ser colocada entre parnteses. 9+ Exemplo: Caixa Econmica Federal (CEF)

26 2.2.1 Citao ATENO!!! Quando o sobrenome do autor estiver entre parnteses, dever ser escrito todo em letra maiscula, seguido do ano e nmero da pgina. Citao direta => transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Citao direta de at 3 linhas Deve ser incorporada ao pargrafo; Deve ser transcrita entre aspas; obrigatrio indicar a(s) pgina(s). NO tem itlico. Conseqentemente, o lugar ganha um ar extico onde a cena que os visitantes consomem composta por um caleidoscpio de experincias e espaos orientados para o trabalho, consumo, cio e entretenimento (JUDD, 2003, p. 57).

Citao direta de mais de trs linhas obrigatrio indicar a(s) pgina(s); Deve ser apresentada em pargrafo isolado; Deve ter espacejamento simples; Deve ter margem recuada 4 cm esquerda; Deve ter fonte com letra menor que o texto; No tem ASPAS. NO tem itlico.
[...] O processo de desenvolvimento cada vez mais marcado pela capacidade de se produzir conhecimento prprio [...]. Pesquisa a funo inspiradora de tudo que se faz na universidade [...]. Pesquisa compreendida como princpio cientfico e educativo (DEMO, 1991, p. 20).

Citao indireta => Citaes que se caracterizam por trechos baseados na obra do autor consultado. Sobre este tema, Egler (2005) afirma que as polticas urbanas de cunho global pretendem criar espaos locais como se fossem fragmentos urbanos que se articulam e originam um novo espao com caractersticas globais em mbito local, e que resultaram, no caso de Santa Teresa, na formao de enclaves globais que no guardam nenhuma ligao mais ntima com o local, apenas proximidade fsica.

27

Citao de citao => Na citao de citao, o autor no tem acesso direto publicao citada. Neste caso, usa-se a expresso latina apud que significa: citado por. Cunha (1973 apud RODRIGUES; LIMA; GARCIA, 1998) coloca em relevo que todo trabalhador intelectual precisa estabelecer padres formais para garantir uma efetiva qualidade das fases do processo cientfico, desde a primeira comunicao da idia at a apresentao final do trabalho.

2.3 PS-TEXTUAIS 2. 3.1 Referncias (obrigatrio) A seo "Referncias" a relao dos documentos que foram efetivamente utilizados na elaborao do trabalho acadmico. Todos os documentos devem ser referenciados e obrigatoriamente apresentar-se no fim do trabalho acadmico. As referncias so listadas em ordem alfabtica.

A referncia deve ser digitada: com espao simples entre as linhas; alinhada a esquerda sem nenhum recuo de margem (a referncia no deve ser justificada); devem ser separadas entre si por dois espaos simples. ATENO!!! O destaque na referncia pode ser por: negrito, itlico ou sublinhado (adote apenas um tipo de destaque). No utilizamos os termos bibliografia e/ou referncias bibliogrficas. O item referncias no numerado.

28

2.3.1.1 Modelos de Referncias A - LIVRO NO TODO SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo: subttulo. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data. Nmero de pginas ou volumes. (nome e nmero da srie). Exemplo: Na lista de referncias: ACSELRAD, Henri (Org.). A durao das cidades: sustentabilidade e risco nas polticas urbanas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. 237 p. ATENO!!! No destaque o subttulo. Citao no texto: (ACSELRAD, 2009, p. 43) ou Acselrad (2009, p. 43) A REA DE NOTAS DA REFERNCIA Quando julgarmos necessrio, acrescentar elementos complementares referncia para melhor identificar o documento na rea de notas. As notas devem ser usadas para informaes complementares, ao final da referncia, aps o ano de publicao do documento sem destaque tipogrfico, ou seja, toda informao escrita aps a data de publicao considerada nota. Exemplo: SANTOS JUNIOR, Orlando; MONTANDON, Daniel Todtmann (Org.). Os Planos Diretores Municipais ps-Estatuto da Cidade: balano crtico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatrio das Cidades: IPPUR/UFRJ, 2011. ISBN 978-85-7785-089-1. OBSERVAO: No exemplo acima o nmero de ISBN uma nota.

29

ATENO !!!
RESPONSVEL INTELECTUAL (ORGANIZADOR, COORDENADOR E EDITOR) Obras constitudas de vrios trabalhos ou contribuies de vrios autores entram pelo responsvel intelectual (Organizador, Coordenador e Editor), seguido da abreviao da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade (Org., Coord., e Ed.). Exemplos: BONNET, Michel; DESJEUX, Dominique (Coord.). Les territoires de la mobilit. Paris: Presses Universitaires de France, 2000. NOTA: Mesmo que existam 2 (dois) ou mais de responsveis nunca coloque a abreviatura da responsabilidade no plural. Use: Organizador = (Org.), Coordenador = (Coord.) e Editor = (Ed.) SOBRENOMES QUE INDICAM PARENTESCO Sobrenomes que indicam parentesco no devem ser considerados como entrada. Para referenciar sobrenomes que indicam parentesco, devemos usar o ltimo sobrenome mais o sobrenome que indica o grau de parentesco (Filho, Junior, Sobrinho, Neto etc). Exemplos: MELO FILHO, Ricardo de ANJOS JUNIOR, Ubaldo dos PEREIRA SOBRINHO, Francisco MENDONA NETO, Enzo

30 B - CAPTULOS DE LIVRO SOBRENOME, Nome do autor do captulo. Ttulo do captulo: subttulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Ttulo: subttulo do livro. No de edio. Local de publicao: Editora, data. Volume, captulo, pginas inicial-final da parte. Exemplo: Na lista de referncias: VAINER, Carlos B. Lugar, regio, nao, mundo: exploraes histricas do debate acerca das escalas da ao poltica. In: NATAL, Jorge (Org.). Territrio e planejamento: 40 anos de PUR/UFRJ. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011. p. 89-120.

Citao no texto: (VAINER, 2011, p. 90) ou Vainer (2011, p. 90)

ATENO!!! obrigatrio indicar a paginao.

31 C - EVENTO: CONGRESSOS, CONFERNCIAS, ENCONTROS ETC NOME DO EVENTO, n., ano, local de realizao (cidade). Ttulo... : subttulo da publicao. Local de publicao (cidade): Editora, data de publicao. Nmero de pginas ou volumes. Exemplo: Na lista de referncias: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 14., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUR, 2011. 1 CD-Rom.

Citao no texto: (ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 2011)

ATENO!!! Nenhuma pontuao, numerao ou smbolo deve anteceder suas referncias na lista referncia.

32 D - TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO: CONGRESSOS, CONFERNCIAS, ENCONTROS ETC SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo: subttulo. In: NOME DO EVENTO, no, ano, local de realizao. Ttulo da publicao...: subttulo. Local da publicao: Editora, data. Pginas inicial e final do trabalho. Exemplo: ATENO!!! NA REFERNCIA, O SUBTTULO NO DESTACADO POR NEGRITO, ITLICO OU SUBLINHADO. Na lista de referncias: GHIBAUDI, Javier Walter. Territrios em construo: bairro, classe e ao coletiva na periferia de Buenos Aires na dcada de 2000. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 14., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUR, 2011. 21 f. Citao no texto: (GHIBAUDI, 2011, p. 20) ou Ghibaudi (2011)

ATENO!!! Dois ou mais autores devem ser separados por ponto e vrgula (;). Exemplo: BONNET, Michel; DESJEUX, Dominique (Coord.). Les territoires de la mobilit. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.

33 E - MONOGRAFIAS, DISSERTAES E TESES MONOGRAFIAS ESPECIALIZAO SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do trabalho: subttulo do trabalho. Ano. N de folhas. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Poltica e Planejamento Urbano)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ano. Exemplo: Na lista de referncias: GUERRA, Marcos de Oliveira. Planejamento, gesto e desenvolvimento municipal no contexto atual: o PDDM como instrumento norteador. 2008. 27 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Poltica e Planejamento Urbano)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Citao no texto: (GUERRA, 2008, p. 60) ou Guerra (2008, p. 60)

34 DISSERTAO MESTRADO SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do trabalho: subttulo do trabalho. Ano. N de folhas. Dissertao (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ano. Exemplo:

Na lista de referncias: FRANA, Bruno Alves de. Urbanizao de favelas no Rio de Janeiro: as favelas de Praia da Rosa e sapucaia aps a experincia do Programa bairrinho. 2011. 140 f. Dissertao (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

Citao no texto: (FRANA, 2011, p. 35) ou Frana (2011, p. 35)

35 TESE DOUTORADO SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do trabalho: subttulo do trabalho. Ano. N de folhas. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ano. Exemplo:

Na lista de referncias: ARAJO, Regina Clia Lopes. A universidade no contexto urbano: as representaes presentes na relao socioespacial entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a cidade de Seropdica. 2011. 319 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

Citao no texto: (ARAJO, 2011, p. 54) ou Arajo (2011, p. 54)

36 F - ARTIGOS DE PUBLICAES PERIDICAS ARTIGO DE REVISTA EM PAPEL SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do artigo. Ttulo do revista, Local de publicao (cidade), n do volume, n do fascculo, pginas inicial-final, ms, ano. Exemplo: Na lista de referncias: RIBEIRO, Ana Clara Torres; POGGIESE, Hector Atlio. Declarao de Buenos Aires. Cadernos IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 273-278, ago./dez. 2008. Citao no texto: (RIBEIRO; POGGIESE, 2008, p. 277) ou Ribeiro e Poggiese (2008, p. 277)
o o

37 ARTIGO DE JORNAL EM PAPEL SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local, dia, ms, ano. n ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final. Exemplo:
o

Na lista de referncias: PAULO, Joo. Poesia, quase vida. Estado de Minas, Belo Horizonte, 22 out. 2011. Cultura/Livros, p. 6. Citao no texto: (PAULO, 2011)

38 ARTIGO DE REVISTA CONSULTADO NA WEB SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do artigo. Ttulo da revista, Local de publicao (cidade), n do volume, n do fascculo, pginas inicial-final, ms, ano. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: ms, ano. Exemplo:
o o

Na lista de referncias: SENTO-S, Joo Trajano. Preveno ao crime e teoria social. Lua nova: cultura e poltica, So Paulo, n. 83, p. 9-41, 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 -64452011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 29 nov. 2011.

Citao no texto: (SENTO-S, 2011) ou Sento-S (2011)

39 ARTIGO DE JORNAL CONSULTADO NA WEB SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local, dia, ms, ano. n ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: ms, ano. Exemplo:
o

Na lista de referncias: CHEVRON nega que houve negligncia em vazamento na Bacia de Campos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 nov. 2011. Rio. Disponvel em: <http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011 /11/29/chevron-nega-que-houve-negligencia-em-vazamento-nabacia-de-campos/>. Acesso em: 29 nov. 2011. Citao no texto: (CHEVRON..., 2011)

40 G - OBRA DE REFERNCIA (DICIONRIO, ENCICLOPDIA) SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do captulo: subttulo. Local de publicao: Editora, data. Exemplo: Na lista de referncias: MANGUEL, Alberto; GUADALUPI, Gianni. Dicionrio de lugares imaginrios. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Citao no texto: (MANGUEL; GUADALUPI, 2005, p. 15) ou Manguel e Guadalupi (2005, p. 15)

41

H - VERBETES VERBETE. In: SOBRENOME, Nome do autor da obra. Local de publicao: Editora, data. Exemplo:

Na lista de referncias: PASRGADA. In: MANGUEL, Alberto; GUADALUPI, Gianni. Dicionrio de lugares imaginrios. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Citao no texto: (PASRGADA, 2005, p. 331) ou

42

I - DOCUMENTO CARTOGRFICO (ATLAS, MAPA, GLOBO, FOTOGRAFIA AREA E OUTROS) SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo. Local: Editora, data de publicao. designao especfica e escala. Exemplo:

Na lista de referncias: RIO DE JANEIRO (Estado). Departamento de Estradas de Rodagem. Mapa da regio Metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Guia Geogrfico, 2006. 1 mapa: 78 cm x 57 cm. Escala: 1:350.000. Citao no texto: (RIO DE JANEIRO, 2006)

Mapa da regio Metropolitana do Rio de Janeiro

43 J - REFERNCIA LEGISLATIVA - leis e decretos NOME DO PAS, ESTADO OU MUNICPIO. Lei no data (dia, ms e ano). Ementa. Dados da publicao que transcreveu a lei ou decreto. Exemplos: Na lista de referncias: BRASIL. Lei complementar n. 139, 10-11-2011. Altera dispositivos da Lei Complementar n.123, 14-12-2006, e d outras providncias. Lex. Braslia, DF: [s.n.], 2011. Citao no texto: (BRASIL, 2011) - parecer NOME DO PAS, ESTADO OU MUNICPIO. Ementa. Tipo e n. do parecer. Relator (se entrar pelo nome do rgo). Dados da publicao que transcreveu. Exemplos: Na lista de referncias: BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Consulta sobre apresentao de Certido Negativa de Dbito do INSS no caso de incorporao de sociedade. Nota Tcnica NRC/COJUR/ N. 042/07. Interessado: Junta Comercial do Rio de Janeiro. Braslia, DF: Departamento Nacional de Registro de Comrcio, 2007. Citao no texto: (BRASIL, 2007)

44 - constituio Exemplos: Na lista de referncias: BRASIL. Constituio (1967). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 18. ed. So Paulo: Atlas, 1982.

K INFORMAO VERBAL ENTREVISTAS

Citao no texto: (BRASIL, 1982)

SOBRENOME, Nome do entrevistado. Ttulo do artigo (entrevista): subttulo da entrevista (se houver). dados da publicao (se houver). Nota de entrevista indicando o nome do entrevistador.

Na lista de referncias: SILVA, A. A. Mulheres no ataque. Jornal Folha de So Paulo, So Paulo, 9 jun. 1996, p. 6. Entrevista concedida a Cristiana Couto. CRUZ, Joaquim. A estratgia para vencer. Veja, So Paulo, v. 20, n. 37, p. 5-8, 14 set. 1988. Entrevista concedida a J. A. Dias Lopes. Citao no texto: (CRUZ, 1988). (SILVA, 1996). ATENO!!! Entenda como dados da publicao: Ttulo da revista ou jornal, local de publicao do peridico (cidade), n do volume, n do fascculo, pginas inicial-final, ms, ano (se houver).
o o

45

PROGRAMAS DE TELEVISO E RDIO ENTREVISTADO. Nome do programa, Cidade: nome da TV ou Rdio, data da apresentao do programa. Nota especificando o tipo de programa (rdio ou TV). Exemplos: Na lista de referncias: MILTON Santos. Programa Conexo Roberto DAvila, So Paulo: TVE Brasil, 1998. Programa de TV. Citao no texto: (MILTON, 1998)

DISCURSOS, CONFERNCIAS, PALESTRAS ETC. AUTOR DO DEPOIMENTO. Local do depoimento, entidade onde aconteceu o pronunciamento, data em que o depoimento foi realizado. Nota indicando tipo de depoimento: conferncia, palestra, discurso, anotao de aula, etc. Exemplos: Na lista de referncias: EVANGELISTA, Patrcia. Frum Social de Manguinhos, realizada no dia 11 de novembro de 2008, Cerimnia de assinatura do Pacto pela Cidadania Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas. Discurso publicado no jornal eletrnico Favela Cidade. Disponvel em: <http: www.ibase.br>. Acesso em: ago. 2009. Citao no texto: (EVANGELISTA, 2009).

46

LIVROS PUBLICADOS EM CD - obra completa

ATENO!!!

As referncias devem obedecer aos padres indicados para os documentos monogrficos acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico. Exemplos: NA SEO REFERNCIA: SEMINRIO HISTRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 5., 1998, Campinas. Anais...Campinas, SP: PUC, 1998. 1CDROM. NA CITAO NO TEXTO: (SEMINRIO HISTRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 1998) LIVROS IMPRESSOS EM CD Parte (captulos, artigos, etc) NA SEO REFERNCIA: KLEIMAN, Mauro. Redes de infra-estrutura urbana nas intervenes urbansticas: a mo dupla de alocao das redes no Rio de Janeiro 1975-96. In: SEMINRIO HISTRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 5., 1998, Campinas. Anais...Campinas, SP: PUC, 1998. 1CD-ROM. p.55. NA CITAO NO TEXTO: (KLEIMAN, 1998)

47 2.4 NOTAS EXPLICATIVAS So utilizadas para abordar comentrios, esclarecimentos e explicaes que no possam ser includos no texto. Sua numerao deve aparecer em algarismos arbicos, nica e consecutiva, apresentada exclusivamente ao final do texto. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) orienta que na elaborao de um trabalho acadmico a rea de notas seja utilizada apenas para nota explicativa. E neste caso, as referncias ficariam reunidas no final do trabalho, do artigo ou do captulo, em uma nica ordem alfabtica. As chamadas no texto devem obedecer forma adotada na referncia, com relao escolha da entrada, ou seja, chama o sobrenome do autor da obra consultada no texto e referncia a obra no final do trabalho na seo Referncias conforme os padres estabelecidos pela norma de Referncias NBR 6023. NOTA: A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, devendo ser nica e consecutiva para cada artigo. No se inicia a numerao a cada pgina. Exemplos: No texto Benjamin (1994) v na cidade e na prpria modernidade uma imagem em fuga, s vezes sob uma perspectiva atroz; a histria parece-lhe uma contnua demolio, um suceder de runas no tempo 3 (BENJAMIN, 2006, 31). Na referncia BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 1994. Na nota explicativa 3 As passagens so galerias comerciais cobertas de estrutura
metlica e vidro e revestidas de mrmore, tpicas da Paris do sculo XIX. Contudo, mais do que isso, na viso de Benjamin elas so o lugar emblemtico do capitalismo e smbolo da modernidade.

48 2.5 APNDICES (OPCIONAL) So elementos opcionais elaborados pelo prprio autor com o propsito de complementar o texto principal. Devem ser alfabetados. Exemplos: APNDICE A Documento comprobatrio APNDICE B Nota fiscal 2.6 ANEXOS (OPCIONAL) Elementos opcionais, no elaborados pelo autor, que servem de fundamentao, comprovao ou ilustrao. Devem ser alfabetados. Exemplos: ANEXO A Pgina da Internet ANEXO B Pgina da Biblioteca
SUMRIO 1 INTRODUO .................................. ..........8 2 INOVAES TECNOLGICAS ................. 9 3 CONSIDERAES FINAIS.........................20 REFERNCIAS...............................................21 APNDICES....................................................25 APNDICE A Documento comprobatrio....26 APNDICE B Nota fiscal..............................27 ANEXOS ANEXO A - Pgina da Internet........................36 ANEXO B - Pgina da Biblioteca ....................47

49 2.7 EXPRESSES LATINAS Em textos acadmicos, h expresses latinas que podem ser usadas caso haja necessidade de repetir inmeras vezes o mesmo documento. Assim, nas menes posteriores mesma obra, podem ser utilizadas as seguintes expresses latinas, desde que usadas na mesma folha: Cf. (Confira, confronte) Usada para recomendar consulta a trabalhos de outros autores ou a notas do mesmo trabalho. Exemplo no rodap: Cf. SCHULTZ, Kirsten. Versalles tropical. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. Id. (Idem): O mesmo autor. Quando h citao de mais de uma obra; Exemplo no rodap:
1 2

NATAL, Jorge Luiz A. Inovaes e permanncias no estado do Rio de Janeiro Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1998.

Id. Para pensar o atual estado do Rio de Janeiro: uma anlise introdutria e parcial para a implementao de polticas pblicas. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1998. Ibid. (Ibidem): Na mesma obra. Vrias citaes de um mesmo documento, variando apenas a paginao; Exemplo no rodap:
1 2

GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. Ibid, p. 20.

Op. cit. (Opus citatum): Na obra citada. Quando houver intercalao de outras notas;

50 Exemplo no rodap:
1 2

CARDOSO, Adauto Lucio. Construindo a utopia: urbanismo e modernidade no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1988.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. A fase social da mudana econmica: funes da pobreza. In: BARROS, Flvia (Org.). As estratgias dos bancos multilaterais para o Brasil (2000-2003). Braslia, DF: Rede Brasil, 2001. p. 69-85.
3

CARDOSO, op. cit., p. 150.

Passim - (Aqui e ali). O documento citado vrias vezes e em pginas diferentes; Exemplo no rodap:
1

CARDOSO, Adauto Lucio. Construindo a utopia: urbanismo e modernidade no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1988. passim. Et seq. - (Seguinte ou que se segue). Utilizada quando no se quer mencionar todas as pginas da obra consultada; Exemplo no rodap:
1

TAVARES, Hermes Magalhes. Uma experincia de planejamento regional: o nordeste brasileiro. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1989. p. 100. et seq. Loc. cit. (Loco citado) - No lugar citado. Usada para indicar a mesma pgina de uma obra j citada na mesma folha. Exemplo no rodap: CARDOSO, Adauto Lcio; RIBEIRO, Luiz Csar de Queiroz (Coord.). A municipalizao das polticas habitacionais: uma avaliao da experincia recente (1913-1996). Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2000. p. 10.
2 1

CARDOSO; RIBEIRO, loc. cit.

51 2.8 ENTIDADES O que uma entidade? Uma entidade uma organizao ou grupo de pessoas que se identificam por determinado nome e agem ou podem agir como um todo. O princpio que norteia a entrada para entidades o mesmo princpio dos nomes pessoais a forma mais conhecida do seu nome. Existem trs tipos de entidades: permanentes, temporrias e internacionais. ENTIDADES PERMANENTES So associaes, instituies, empresas, firmas comerciais, governos, agncias governamentais, igrejas, universidades, hospitais etc. Exemplos: ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO E PESQUISA EM CINCIAS SOCIAIS (Brasil). BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. BANCO NACIONAL DA HABITAO (Brasil). BRASIL. Ministrio da Educao. BRASIL. Ministrio da Habitao, Urbanismo e Meio Ambiente. COMPANHIA DO DESENVOLVIMENTO DO PLANALTO CENTRAL. EMPRESA METROPOLITANA DE PLANEJAMENTO DA GRANDE SO PAULO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Pr-Reitoria de Extenso. UNESCO.

52 ENTIDADES TEMPORRIAS So aquelas que existem apenas por um determinado perodo como os eventos: conferncias, simpsios, feiras, festivais, exposies, escolas de vero etc. Exemplos: CONFERNCIA DAS CIDADES, 4., 2002, Braslia, DF. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, 58., 1990, Rio de Janeiro, RJ. ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 11., 1998, Caxambu, MG. FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO. FEIRA MUNDIAL DE NOVA IORQUE (1939). Representao do Brasil. SIMPSIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS. ENTIDADES INTERNACIONAIS Usar a forma do nome em portugus se houver. Exemplos: BANCO MUNDIAL. NAES UNIDAS1. Observao:
1

Mesmo quando o nome aparecer na fonte consultada em outras lnguas como United Nations, Nations Unies,

Naciones Unidas.

53 Governos Por governo entendese as entidades executivas, legislativas e judicirias. Voc deve representar o governo pelo nome geogrfico da rea no nvel de jurisdio de atuao (nome convencional). No caso de pas, usar a forma do nome do governo em portugus; outras jurisdies usar em portugus, se houver, e, caso contrrio, usar a forma usada no prprio pas. Exemplos: Pases BLGICA. CHINA. Outras jurisdies BELFAST. AMSTERDAM. PARIS. VERMONT. LONDRES.

54 ENTIDADES NO GOVERNAMENTAIS Entidades no governamentais subordinadas e relacionadas, com entrada subordinada. Diviso, Seo, Setor, Departamento AMERICAN CHEMICAL SOCIETY. Division of Agricultural and Food Chemistry. BANCO MUNDIAL. Diviso de Operaes de Recursos Humanos CENTRO DE ASSISTNCIA GERENCIAL PEQUENA E MDIA EMPRESA DO ESTADO DO AMAZONAS. Departamento de Estudos e Pesquisas Setoriais. CENTRO DE PESQUISAS DO CACAU (Brasil). Diviso de Geocincias. Comit, Comisso AGRICULTURAL AND FOOD RESEARCH COUNCIL (Gr-Bretanha). Technical Committee on Responses to Nutrients. ACADMIE DES SCIENCES, ARTS ET BELLES LETTRES (Dijon, Frana). Commission de linguistique et de folklore de Bourgogne. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Comit de Poltica Monetria. COLGIO TCNICO INDUSTRIAL (Santa Maria, RS). Comisso Permanente de Exame de Seleo. Exceo: Quando o comit ou comisso tiver nome prprio, no fazer a entrada subordinada. Exemplos: COMISSO INTERNACIONAL ANGLICANO-CATLICA ROMANA. COMISSO JUSTIA E PAZ DE BRASLIA.

55 COMISSO MARANHENSE DE FOLCLORE. COMISSO PASTORAL DA TERRA. COMIT BRASILEIRO DE COMPUTADORES E PROCESSAMENTO DE DADOS. COMIT PARA DEMOCRATIZAO DA INFORMTICA. COMISSO DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO DO ESTADO DO AMAZONAS. COMISIN ADMINISTRATIVA DE LAS COMUNIDADES EUROPEAS PARA LA SEGURIDAD SOCIAL DE LOS TRABAJADORES MIGRANTES. COMMISSION DU BILAN DE LACTIVIT SCIENTIFIQUE ET TECHNOLOGIQUE DE LA RGION DES LAURENTIDES (Quebec, Canad). COMMITTEE AGAINST ACADEMIC REPRESSION (Nova Iorque, Estados Unidos). Nome de Natureza Geral (no inclui palavras de identificao e nem que denotam assunto) UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA. Friends of Library. INTERNATIONAL SOCIETY OF LEATHER TRADES' CHEMISTS. British Section. Nome indica subdiviso geogrfica, cronolgica ou designada por nmeros e letras CANADIAN JEWISH CONGRESS. Central Region. ASSOCIAO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA. Regio Sudeste 2. ASSOCIATION DES JURASSIENS DE L'EXTRIEUR. Section de Lausanne.

56 Nome que no expressa idia de entidade BRITSH LIBRARY. Collection Development. TECHNISCHE UNIVERSITT BERLIN. Projekt Technik und Massenmedien. Nome que indica campo de estudo, como escolas faculdades, institutos, laboratrios UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Odontologia. UNIVERSITY OF LEEDS. School of Classics. UNIVERSIT DE PICARDIE. Facult de mdecine. Nome que inclui o nome completo da entidade superior ou relacionada (Nome: Conveno Nacional do Partido Democrtico Brasileiro) Usar na referncia=> PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRTICO BRASILEIRO. Conveno Nacional. (Nome: Sistema de Bibliotecas e Informao da Universidade Federal do Rio de Janeiro) Usar na referncia => UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Sistema de Bibliotecas e Informao. (Nome: Botanischer Garten der Martin-Luther-Universitt) Usar na referncia => MARTIN-LUTHER-UNIVERSITT. Botanischer Garten. (Nome: Agricultural Experiment Station of Auburn University) Usar na referncia => AUBURN UNIVERSITY. Agricultural Experiment Station.

57 ENTIDADES QUE ENTRAM POR SIGLAS AOMINAS - Ao Minas Gerais S/A ARSA - Aeroportos do Rio de Janeiro S/A BINAGRI - Biblioteca Nacional de Agricultura BRASPETRO - Petrobras Internacional S/A CAESA - Companhia de gua e Esgoto do Amap CEBRAE - Centro Brasileiro de Apoio Pequena e Mdia Empresa. CENAFOR Fundao Centro Nacional de Aperfeioamento de Pessoal para a Formao Profissional CIBRAZEN - Companhia Brasileira de Armazenamento CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico COBAL - Companhia Brasileira de Alimentos CODEBAR - Cia de Desenvolvimento de Barcarena CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento do Vale do So Francisco COFAVI - Companhia de Ferro e Ao Vitria COSIM - Companhia Siderrgica de Mogi das Cruzes COSIPA - Companhia Siderrgica Paulista DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social (antiga Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social) DOCEGEO - Rio Doce Geologia e Minerao S/A DOCENAVE - Navegao Vale do Rio Doce S/A ELETROBRAS - Centrais Eltricas Brasileiras S/A

58 ELETRONORTE - Centrais Eltricas do Norte do Brasil S/A ELETROSUL - Centrais Eltricas do Sul do Brasil S/A EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronutica S/A EMBRAFILME - Empresa Brasileira de Filmes S/A EMBRAMEC - Mecnica Brasileira EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRATEL - Empresa Brasileira de Telecomunicaes S/A EMBRATER - Empresa Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo ENASA - Empresa Navegao Amaznia S/A ENGEFER - Empresa de Engenharia Ferroviria S/A ESCELSA - Esprito Santo Centrais Eltricas S/A FENAME - Fundao Nacional do Material Escolar FERTIBRS - Petrobras Fertilizantes S/A FIBASE - Insumos Bsicos S/A Financiamentos e Participaes FINAME - Agncia Especial de Financiamento Industrial FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos FRANAVE - Companhia de Navegao do So Francisco FUNABEM - Fundao Nacional do Bem Estar do Menor FUNAI - Fundao Nacional do ndio FUNARTE - Fundao Nacional de Arte FUNDACENTRO - Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho

59 FUNRURAL - Fundo de Assistncia ao Trabalhador Rural FUNTEV- Fundao TV Educativa GEIPOT - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes IAPAS - Instituto de Administrao Financeira de Previdncia e Assistncia Social IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Antigo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) IBBD - Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentao IBGE - Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBICT - Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IMBEL - Indstria de Material Blico do Brasil INAMPS - Instituto Nacional Assistncia Mdica Previdncia Social INCRA - Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INPS - Instituto Nacional de Previdncia Social INTERBRAS Petrobras Comrcio Internacional S/A IPEA - Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada LLOYDBRAS - Companhia de Navegao Lloyd Brasileiro MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetizao NUCLAN Nuclebrs Auxiliar de Minerao S/A NUCLEBRS - Empresas Nucleares Brasileiras S/A NUCLEMON Nuclebrs de Monazita e Associados Ltda NUCLEN Nuclebrs Engenharia S/A

60 NUCLEP - Nuclebrs Equipamentos Pesados SA NUCLET - Nuclebras Enriquecimento Isotpico S/A PETROBRAS - Petrleo Brasileiro S/A PETROQUISA - Petrobras Qumica S/A RADIOBRS - Empresa Brasileira de Comunicao S/A SEBRAE - Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAC - Servio Nacional de Aprendizagem Comercial SESC - Servio Social do Comrcio SESI - Servio Social da Indstria SENAR - Servio Nacional de Aprendizagem Rural SERPRO - Servio Federal de Processamento de Dados SIDERBRAS - Siderurgia Brasileira S/A SUDAM - Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia SUDECO - Superintendncia de Desenvolvimentodo Centro-Oeste SUDENE - Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste SUDEPE - Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca SUDESUL - Superintendncia do Desenvolvimento da Regio Sul SUDHEVEA - Superintendncia da Borracha SUFRAMA - Superintendncia da Zona Franca de Manaus SUNAB - Superintendncia Nacional de Abastecimento SUNAMAN - Superintendncia Nacional de Marinha Mercante

61 SUSEP - Superintendncia de Seguros Privados TASA - Telecomunicaes Aeronuticas S/A TELEBRS -Telecomunicaes Brasileiras S/A. TERMISA - Terminais Salineiros do Rio Grande do Norte S/A USIBA - Usina Siderrgica da Bahia S/A USIMINAS - Usinas Siderrgicas de Minas Gerais S/A VELEFERTIL Fertilizantes Vale do Rio Grande S/A VALEP Minerao do Vale da Paranaba S/A

62 2.9 ILUSTRAES E TABELAS

ILUSTRAO
O ttulo das ilustraes (figuras, fotografias, retratos, plantas, grficos, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, quadros, desenhos e outros) deve ser inscrito abaixo da ilustrao justificado com espacejamento entrelinhas simples em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10). Abaixo do ttulo da ilustrao deve-se informar a fonte. A fonte deve ser colocada abaixo do ttulo da ilustrao, precedida da palavra Fonte escrita tambm em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10).
EXEMPLO DE ILUSTRAO

TABELA
As tabelas devem ser apresentadas preferencialmente numa nica pgina. O ttulo da tabela deve ser escrito no topo da tabela, justificado com espacejamento entrelinhas simples e com fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10). Se o ttulo ocupar mais de uma linha, a segunda linha dever iniciar abaixo da primeira palavra do ttulo. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, precedida da palavra "Fonte escrita tambm em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10).
EXEMPLO DE TABELA Tabela 9: Royalties e PE por municpio valores em R$ Milhes 1 sem. de 2003. MUNICPIO Campos dos Goytacazes Maca Rio das Ostras Cabo Frio Quissam Armao de Bzios Casimiro de Abreu So Joo da Barra Carapebus ROYALTIES 120,8 98,4 51,0 36,0 24,0 17,9 15,0 13,4 12,2 PE 145,3 43,5 68,5 12,2 7,9 2,0 2,7 0,3 0,8 TOTAL 266,1 142,0 119,5 48,2 31,9 19,9 17,8 13,8 13,0

Grfico 1: Abordagem disciplinar, ocorrncia em valores relativos. Fonte: Gaya (1994, p. 55).

Fonte: Guttman e Leite (2003, p. 153).

63 3 LEMBRETES 1. 2. Deve-se uniformizar os ttulos das sees, ou seja, os ttulos das sees devem ser iguais no Sumrio e no texto; A nota de rodap deve aparecer no rodap da pgina (ou folha) a que se refere. Elas no devem ser divididas em mais de uma pgina e devem ser escritas em fonte menor que a usada no texto (preferencialmente tamanho 10). A nota deve ser precedida de uma numerao seqencial progressiva. Esta numerao deve ser reiniciada a cada seo do trabalho mudana de captulos. Entre o nmero da nota de rodap e o texto da mesma no existe nenhum smbolo ou pontuao; As referncias so digitadas, usando espao simples entre ser separadas entre si por 2 (dois) espaos simples; as linhas e alinhadas esquerda. Elas devem

3.

4.

O ttulo da ilustrao (figuras, fotografias, retratos, plantas, grficos, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, quadros, desenhos e outros) deve ser inscrito abaixo da ilustrao justificado com espacejamento entrelinhas simples em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10). Abaixo do ttulo da ilustrao deve-se informar a fonte. A fonte deve ser colocada abaixo do ttulo da ilustrao, precedida da palavra Fonte escrita tambm em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10); As tabelas devem ser apresentadas preferencialmente numa nica pgina. O ttulo da tabela deve ser escrito no topo da tabela, justificado com espacejamento entrelinhas simples e com fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10). Se o ttulo ocupar mais de uma linha, a segunda linha dever iniciar abaixo da primeira palavra do ttulo. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, precedida da palavra "Fonte escrita tambm em fonte menor que a do texto (preferencialmente tamanho 10). A citao de mais de 3 linhas deve ter destaque no texto e ser escrita com letra menor que a usada no texto (preferencialmente tamanho 10), espacejamento simples e margem recuada 4 cm esquerda.

5.

6.

64 7. Omisso em citao: As omisses de palavras ou frases nas citaes so indicadas pelo uso de elipses entre colchetes [...]. Exemplo:
[...] O processo de desenvolvimento cada vez mais marcado pela capacidade de se produzir conhecimento prprio [...]. Pesquisa a funo inspiradora de tudo que se faz na universidade [...]. Pesquisa compreendida.

8. Autor Repetido: O(s) nome(s) do(s) autor(es) de vrias obras referenciadas sucessivamente, na mesma pgina, pode(m) ser substitudo(s), nas referncias seguintes primeira, por um trao sublinear (equivalente a seis espaos) e ponto. Exemplo: ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

65 REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 10719: apresentao de relatrios tcnico-cientficos. Rio de Janeiro, 1989. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2011.

66

APNDICE A MODELO DE CAPA PARA O CD DOUTORADO

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)
TTULO DO TRABALHO:
subttulo

NOME DO ALUNO COMPLETO


Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Doutor em Planejamento Urbano e Regional.

Orientador: Nome do orientador Local Ano de concluso do curso

DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO

67

MESTRADO

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)
TTULO DO TRABALHO:
subttulo

NOME DO ALUNO COMPLETO


Dissertao apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional.

Orientador: Nome do orientador Local Ano de concluso do curso

DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO

68

ESPECIALIZAO

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

TTULO DO TRABALHO:
subttulo

NOME DO ALUNO COMPLETO


Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Especializao em Poltica e Planejamento Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Especialista em Poltica e Planejamento Urbano.

Orientador: Nome do orientador Local Ano de concluso do curso

DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO

69

DESCRIO DA FINALIDADE DO TRABALHO NOTA: O texto da descrio da finalidade do trabalho deve ser escrito com fonte arial 10, espacejamento simples e alinhado a margem direita. TESE Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Ps- Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Doutor em Planejamento Urbano e Regional. DISSERTAO Dissertao apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional. TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC) - ESPECIALIZAO Trabalho de Concluso de Curso apresentado do curso de Especializao em Planejamento e Uso do Solo Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Especialista.

Lembrete: Ao concluir o curso os alunos dos cursos de mestrado e doutorado devero entregar a biblioteca 3 (trs) cpias impressas em folhas soltas e um CD ROM contendo a verso final do trabalho em formato APNDICE B MODELO DE FOLHA DE ROSTO Word em arquivo nico. Aconselhamos que a impresso seja feita somente aps a reviso da biblioteca.

70 APNDICE B MODELO DE FOLHA DE ROSTO

FOLHA DE ROSTO - TESE DOUTORADO

71

FOLHA DE ROSTO - DISSERTAO MESTRADO

72

FOLHA DE ROSTO - MONOGRAFIAS ESPECIALIZAO

73 APNDICE C DICAS PARA FORMATAO DOS TRABALHOS ACADMICOS I - COMO INSERIR NUMERAO NO WORD APENAS NAS PGINAS DESEJADAS. Um recurso do Microsoft Word a possibilidade de inserir numerao automtica nas pginas do arquivo. Para isso, basta ir em Inserir / Nmero de pginas e executar a configurao desejada. No entanto, com este recurso, a numerao sempre ser feita em todas as pginas do documento. Em alguns casos, pode ser que voc queira que a numerao aparea em determinadas pginas e em outras no. Por exemplo, suponha que voc queira que as pginas pr-textuais no sejam numeradas. Clique no final de cada uma das pginas, aps o ltimo caractere. Em seguida, v no menu Inserir / Quebra.

E em Tipos de quebra de seo escolha Prxima pgina.

74

Para ver a quebra, necessrio clicar no cone da letra grega

que usado com smbolo do Pi.

75 II - CONFIGURAO DE ALGUMAS PGINAS DE DOCUMENTO DO WORD PARA O SENTIDO PAISAGEM (DEITADO), SEM DESCONFIGURAR AS OUTRAS, EM SENTIDO RETRATO (EM P). O aplicativo Word permite criar documentos de texto em que podero ser inseridas tabelas, quadros e outras figuras, com o objetivo de dar uma maior clareza ao texto. Em alguns casos, estas tabelas, quadros ou figuras no se encaixam no espao delimitado pelas margens do papel quando este est configurado para o sentido Retrato (em p), e no se quer ou mesmo no se pode redimensionar a figura para no comprometer a qualidade da imagem. (Figura 1).

Figura 1: Pgina configurada para o sentido retrato.

76 Nestes casos, devemos configurar a pgina onde ficar a figura para o sentido Paisagem (deitado) (Figura 2).

Figura 2: Pgina configurada para o sentido paisagem. Mas como faz-lo, deixando somente as pginas desejadas neste sentido (deitado) sem comprometer a configurao das outras pginas? No documento do Word, devemos fazer uma insero de quebra de pgina. Para isto, devemos escolher, na Barra de Menu a opo Inserir e clicar em Quebra (figura 3).

77

Figura 3: Insero de quebra. Na prxima figura, vemos que aparece uma caixa de opes onde selecionaremos o tipo de quebra para que possamos configurar a pgina desejada (Figura 4).

Figura 4: Opo de insero de quebra.

78 Nesta caixa de opo de insero de quebra, marcamos a opo Prxima Pgina, e depois clicamos no boto OK. Ao fazer isto, vemos que o documento passa a ter mais 1 pgina (figura 5) que inicialmente est configurada como a anterior (sentido Retrato). Esta segunda pgina ser configurada para sentido Paisagem, sem alterar a pgina anterior.

Figura 5: Documento aps insero de quebra => prxima pgina. Buscando a modificao de configurao desta segunda pgina para o sentido paisagem, deveremos clicar na Barra de Menu, opo Arquivo, clicando depois em Configurar Pgina (Figura 6).

79

Figura 6: Configurao da pgina. Teremos ento uma caixa onde so apresentadas as opes de configurao de pgina, onde escolheremos a opo Paisagem, e logo aps clicaremos no boto OK. (Figura 7).

Figura 7: Opes de configurao.

80 Veremos que a segunda pgina ficou em sentido diferente da anterior, como desejado, onde ser possvel inserir tabelas, quadros e outras figuras, sem que haja corte ou desconfigurao da mesma (Figura 8).

Figura 8: Documento com insero de quebra, configurao Paisagem na segunda pgina.

81 APNDICE D NORMALIZAO DE ARTIGO CIENTFICO A estrutura de um artigo cientfico possui as seguintes partes: introduo, material e mtodo, resultados, discusso e concluso.

APRESENTAO GRFICA

82

EXEMPLO DA PGINA INICIAL DE UM ARTIGO DE PERIDICO

83

EXEMPLO DA PGINA FINAL DE UM ARTIGO DE PERIDICO

84

BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL IPPUR/ UFRJ ESTRUTURA Chefia: Maria Luiza Cavalcanti Jardim E-mail: luiza@ippur.ufrj.br DESENVOLVIMENTO DE COLEES E PROCESSAMENTO TCNICO Bibliotecria Responsvel: Maria Luiza Cavalcanti Jardim E-mail: luiza@ippur.ufrj.br Bibliotecria: Ktia Marina da Cunha e Silva E-mail: katia@ippur.ufrj.br SERVIO DE REFERNCIA E CIRCULAO Bibliotecria Responsvel: Cludia Regina dos Anjos E-mail: claudiaregina@ippur.ufrj.br Bibliotecrio: Gilberto Lima Martins E-mail: gilberto@ippur.ufrj.br Assistente Administrativo: Paulo Srgio Pereira dos Santos E-mail: paulosergio@ippur.ufrj.br

Todos os produtos da Biblioteca do IPPUR encontram disponveis em Biblioteca do IPPUR 2.0. Acesse. http://bibliotecadoippurdaufrj.blogspot.com. Consulte o Blog Normalizando Documentos IPPUR. O blog foi criado no esquema de perguntas e respostas para orientar os alunos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na normalizao dos trabalhos acadmicos de concluso de curso de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Envie perguntas para o e-mail: biblioteca@ippur.ufrj.br.

S-ar putea să vă placă și