Sunteți pe pagina 1din 12

ARTIGO

Histria da Educao UMA ODISSIA PELOS DOCUMENTOS : LEITURAS DO LIVRO ANTIGIDADE CLSSICA: A HISTRIA E A CULTURA A PARTIR DOS DOCUMENTOS

Renilson Rosa Ribeiro

Resumo O presente artigo pretende realizar uma reflexo sobre o livro Antigidade Clssica: A histria e a cultura a partir dos documentos, de Pedro Paulo Abreu Funari, professor de Histria Antiga e Arqueologia Histrica (Universidade Estadual de Campinas) a luz de suas proposies metodolgicas e temticas para o ensino de Histria Antiga nas universidades e escolas de educao bsica no Brasil. Palavras-chave Mundo Antigo; Histria; Documentos; Metodologia; Ensino

AN ODYSSEY BY THE DOCUMENTS: READINGS OF THE BOOK ANTIGIDADE CLSSICA: A HISTRIA E A CULTURA A PARTIR DOS DOCUMENTOS

Abstract This article intends to realize an analyze about Antigidade Clssica: A histria e a cultura a partir dos documentos, published by Pedro Paulo Abreu Funari, professor of Antique History and Historical Archaeology (Campinas State University), giving special attention to his methodological and theoretical proposals for the studying and teaching of Antique History in Brazilian universities and secondary schools. Keywords Ancient World; History; Documents; Methodology; Teaching

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

75

ARTIGO
Histria da Educao
INTRODUO

Publicado originalmente em 1995 pela Editora da UNICAMP, Antigidade Clssica: A histria e a cultura a partir dos documentos, de autoria do historiador e arquelogo Pedro Paulo A. Funari, docente do Departamento de Histria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), apresenta-se com um livro-texto destinado a estudantes de graduao dos cursos superiores de cincias humanas, podendo ser adotado como material de apoio e atividades, por professores do ensino fundamental e mdio e pelo pblico em geral interessado sobre o tema. A relevncia das propostas presentes neste livro pode ser evidenciada pela sua recente reedio no ano de 2003 pela Editora da UNICAMP e tambm pela sua indicao como obra de referncia para a rea de Histria em concursos pblicos como, por exemplo, o Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Professor de Educao Bsica II, realizado em novembro de 2003, pela Secretaria de Estado da Educao de So Paulo. De acordo com o autor,
esta coletnea de documentos sobre a Antigidade Clssica responde a uma demanda, h muito sentida em nosso meio, de um livro que apresentasse um conjunto significativo de fontes antigas, no apenas escritas como materiais e artsticas. Os documentos escritos foram, em geral, traduzidos das lnguas originais; em alguns casos especficos, utilizaram-se verses j existentes em portugus, em particular as transcries poticas. Procurou-se diversificar, ao mximo, as categorias documentais e os temas abrangidos, visando introduzir o leitor grande variedade de abordagens do mundo antigo. (FUNARI, 2003, p. 11).

Escrito de forma didtica e estrutura dos captulos bem definida e coerente com a proposta de trabalho de Funari, este livro-texto traz significativas contribuies para os estudos sobre o tema no Brasil. Esta obra fruto de um engajamento do autor, atravs de livros e artigos em revistas especializadas reconhecidas nacional e internacionalmente para o enriquecimento do saber histrico na sala de aula e, conseqentemente, sua renovao. Notamos uma preocupao, numa proposta prtica e arrojada como esta, com a formao intelectual e cultural de nossos estudantes nos trs nveis de ensino. Este livro nasceu a partir das experincias e dilogos realizados pelo autor com os alunos de graduao nos cursos de Histria Antiga e especialistas no assunto.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

76

ARTIGO
Histria da Educao

O livro inicia-se com dois dos seus dez captulos sobre anlise documental, seus fundamentos e caractersticas. Podemos dizer que esta primeira parte (Captulos I e II) do livro essencial para conhecer as estratgias de estudo da histria da Antigidade Clssica traadas por Funari com base numa fundamentao terica bem detalhada e de fcil compreenso do leitor. Dedicaremos especial ateno na leitura destes dois captulos em nossos comentrios sobre este livro por esta razo. Os outros captulos recolhem documentos, divididos por eixos-temticos, e comentados de forma mais ou menos aprofundada. Os eixos-temticos escolhidos pelo autor a serem tratados no livro so: Memrias (Captulo III); Prticas (Captulo IV); Sentimentos (Captulo V); Reflexes (Captulo VI); Expresses (Captulo VII); Poderes (Captulo VIII); Espaos (Captulo IX) e Experimentos (Captulo X). Todos os captulos so finalizados por atividades resolvidas e a serem resolvidas por professores e alunos em sala de aula. Estas questes, de acordo com o autor, tm diferentes nveis de complexidade, o que permite ao leitor familiarizarse com o universo dos documentos antigos. Devemos ressaltar que Funari traz no final do livro um pequeno vocabulrio de expresses clssicas mais usuais para instrumentalizar os leitores com termos fundamentais para os estudos clssicos. As obras citadas, ao longo da obra, so listadas em ordem alfabtica. A organizao deste livro em captulos temticos permite a realizao, por exemplo, nos cursos superiores, de seminrios pelos alunos. Talvez resida neste aspecto aberto a novas formas de ensino-aprendizagem o xito deste livro-texto. Ele pode ser um excelente ponto de partida para despertar o interesse dos estudantes para o mundo da pesquisa cientfica. Para os professores do ensino fundamental e mdio, o livro representa uma fonte inesgotvel de textos escritos e noescritos a serem utilizados nas aulas de Histria. Feita as devidas apresentaes, vamos agora nos debruar um pouco sobre os dois captulos tericos e metodolgicos que abrem este livro. No Captulo I - Documentos: anlise tradicional e hermenutica contempornea, Funari realiza uma apresentao das principais questes subjacentes aos documentos, sua anlise e as premissas bsicas que regeram a seleo dos eixos-temticos abordados. 77

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

ARTIGO
Histria da Educao
Antes de adentrar no captulo em questo, o autor reafirma em nota introdutria o compromisso do seu livro com o seu pblico e com uma educao interdisciplinar:
O pblico a que se destina esta obra no se restringe aos graduandos em Histria, mas engloba professores universitrios e alunos de Histria, Letras, Cincias Sociais, Filosofia, Poltica, Arqueologia, assim como professores de primeiro e segundo graus e todos os interessados em geral. Henri Irnee Marrou (1965, p.1538) ressaltava que seria necessrio, tambm, escrever livros de boa vulgarizao, verdicos, mas que estejam ao alcance do homem comum, para alimentar a cultura geral sob a forma mais ampla. Pretende-se, portanto, que o pblico deste livro seja bastante amplo e heterogneo. Isso significa que os nveis de anlise e interpretao dos documentos selecionados devero, necessariamente, adequar-se aos diferentes leitores. (FUNARI, 2003, p. 14).

O que podemos perceber nesta citao a crtica do autor a uma leitura unvoca e fechada dos documentos selecionados. Esta orientao estar presente em vrios momentos da obra. Neste captulo, Funari (2003, p. 15) faz uma leitura das concepes tradicionais do que se concebe como documento histrico e a sua leitura. Vejamos o que ele comenta sobre a anlise tradicional do documento:
O documento foi definido tradicionalmente como um texto escrito disposio do historiador. Fustel de Coulanges (1888, 29;33) afirmava que a habilidade do historiador consiste em retirar dos documentos o que contm e nada acrescentar... A leitura dos documentos de nada serviria se fosse feita com idias preconcebidas. A partir deste pressuposto, dois procedimentos bsicos deveriam ser adotados, denominados, convencionalmente, de crtica externa e crtica interna. A busca da veracidade do relato, implcita nesta abordagem deveria ser levado a cabo, em primeiro lugar, por um estudo dos aspectos externos do documento. A materialidade do texto deveria ser questionada e posta prova: haveria incompatibilidade entre a data escrita no texto e sal composio fsica? (...) Um texto escrito apresenta, tambm, uma srie de informaes que podem ajudar a caracterizar o documento como verdadeiro ou falso. A crtica interna visa verificar se h motivos para duvidar da sua autenticidade devido a informaes inverossmeis. Um tipo de inverossimilhana muito comum o anacronismo.

Nesta perspectiva, somente um conhecimento apurado e aprofundado das condies materiais e histricas de insero do documento permitiria levar a cabo as crticas externa e interna. O conhecimento da erudio filolgica torna-se indispensvel para esta tarefa:
De fato, apenas o conhecimento aprofundado da linguagem utilizada nos documentos permite a execuo de uma slida crtica interna. (...) Apenas uma grande erudio, um domnio exaustivo das lnguas grega e latina, permite julgar se termos especficos deveri ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

78

ARTIGO
Histria da Educao
am ser considerados verdadeiros ou esprios. O uso de termos anacrnicos permite questionar a veracidade das afirmaes de um documento. (FUNARI, 2003, p. 16).

De acordo com Funari, a moderna cincia histrica, alicerada na crtica factual do documento escrito, surgiu como resultado da atuao de classicistas e estabeleceu os parmetros da anlise textual chamada de tradicional. Em seguida esta breve referncia anlise tradicional do documento, o autor discute a relao passado e presente na Histria e as contribuies da hermenutica contempornea. A disciplina histrica continua sendo pautada pelo conhecimento atravs dos documentos, contudo redefiniram-se os conceitos de histria e de documentos. Para Funari (2003, p. 17), amparado nas afirmaes de Laurent Stern, os eventos passados, de acordo com a boa intuio, no podem mudar, mas nossa interpretao destes eventos muda. Dessa maneira:
De fato, no se deve confundir passado e relato do passado, acontecimentos objetivos intangveis e a narrativa histrica. O pensador francs Raymond Aron (s/d: 11) ressaltava que a mesma palavra refere-se realidade histrica e ao conhecimento dela derivado. Histria designa, a um s tempo, o passado e a cincia que os homens esforam-se em elaborar a partir desse passado.

A partir da referncia de autores clssicos com Tito Lvio, o autor nos fala da impossibilidade e irrelevncia de descrever o passado tal qual teria ocorrido. Eis a justificativa apresentada para esta afirmao que deixaria os defensores devotos do positivismo arrepiados:
Impossvel, na medida em que no se possuem seno fragmentos mnimos do passado mas, impossvel tambm, porque tudo descrever, ainda que fosse factvel, acabaria por nada explicar, esvaziando de sentido o relato. Irrelevante, pois o presente s se interessa pelo passado em funo de si prprio e do futuro. (...) A subjetividade subjacente a toda compreenso histrica, explicitada tantas vezes pelos pensadores antigos, tem sido ressaltada pelo moderno pensamento histrico (Fox 1993:47). Na verdade, j o poeta alemo Goethe reconhecia que toda ao , imediatamente, teoria, todos os atos, inclusive os relatos, so resultados de modelos de interpretao (MAIER, 1984 apud FUNARI, 2003,

p. 18). Neste momento do captulo, Funari (2003, p. 18) nos mostra que a prpria razo, ou seja, a maneira de compreender e interpretar a sociedade e o mundo, seja esteticamente, seja nas transformaes, historicamente determinada. A relatividade do discurso histrico, desta forma, vem questionar e desmantelar a oposio entre fatos e interpretaes, na base do positivismo oitocentista em busca das evidncias:
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

79

ARTIGO
Histria da Educao

Evidncias, nada evidentes no sentido corriqueiro da palavra, no podem fundar as interpretaes, mas, ao contrrio, so estas que criam as evidncias e os fatos (SOMEKAWA ; SMITH 1988, p.105). A oposio entre fatos e teorias mostra-se, nesta perspectiva, artificial e enganosa (TABACZYNSKY, 1984, p.21). At mesmo a diferena entre histria e mito tem sido posta em questo. No que concerne subjetividade presente no fazer histrico, o autor coloca o historiador na sua condio humana, no mais como um ser sobrenatural, uma divindade acima do bem e do mal. A aceitao da subjetividade da Histria, na leitura de Funari, est ligada a dois processos da vida intelectual do sculo passado (XX):
Em primeiro lugar, ao influxo da Filosofia deve ser creditada a difuso da prpria noo de subjetividade. Todo conhecimento, no apenas, nem especificamente, o conhecimento do passado, mas toda a compreenso (verstehen) resulta de sujeitos do conhecimento. (...) Paralelamente filosofia, a lingstica e a semitica viriam influenciar, decisivamente, o estudo de todas as cincias, em particular as humanas. A noo de que todo conhecimento expressa-se, necessariamente, como um discurso implicou o reconhecimento da importncia de sua autoria e de seu pblico, assim como da forma e contedo desse discurso. A aceitao da noo de subjetividade, Poe si mesma, no responde questo central: por que diferentes historiadores tm diferentes pontos de vista? A autoria do discurso histrico, entretanto, significa que o produtor do texto, a partir dos seus interesses individuais e coletivos, visa fazer crescer, no seu pblico, sentimentos e sensaes: auctor, o autor, nada mais do que aquele que faz crescer (augere). (FUNARI, 2003: p. 19).

Nesse cenrio, a narrativa, o relato como construo discursiva, ocupa um lugar de destaque nas reflexes elaboradas pela historiografia contempornea. A importncia da narrativa da Histria, nesta esfera, ultrapassa os limites da constatao da estrutura lgica da narrativa e atinge a prpria definio ontolgica da disciplina. Segundo Funari (2003, p. 20),
A narrativa histrica requer, portanto, habilidade de exposio, explicao e persuaso atravs do uso das palavras (ELTON 1967, p.106). Tradicionalmente, a oposio entre estria (res fictae) e Histria (res factae) permitia separar a literatura ficcional da Histria (MOMMSEN 1984, p.68). Mas cincia e arte, outrora to opostas, constituem, nas cincias humanas contemporneas, aspectos interligados do discurso (STRASBURGER 1966, p.55). (...) Esta aproximao entre a fico e a Histria deriva, justamente, da dificuldade de distinguir, enquanto construes discursivas, relatos histricos e ficcionais (WHITE 1976:22). H quem no hesite em renomear a Histria: estria (story, Elton 1970:22), antes de mais nada um gnero literrio (un genre littraire par excellence, Cizek 1991:136). No seria o caso de dissolver, completamente, as diferenas entre a fico e a cincia, pois o discurso cientfico tem, sempre, que manter uma reflexo entre sua criao esttica e os
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

80

ARTIGO
Histria da Educao
documentos. (...) No entanto, o carter potico, estilstico e retrico do discurso cientfico constitui em elemento central na hermenutica contempornea. As palavras escolhidas, a maneira de apresenta-las, a estrutura esttica da argumentao formam o ncleo de qualquer discurso.

Para o autor, na concluso deste captulo, todo discurso pretende ser uma descrio da realidade. E anlise do discurso permite justamente, estudar qualquer documento como construo complexa, estruturada, com autoria, pblicos e objetivos especficos. Esta, talvez, a maior aquisio da moderna semitica para o estudo da Histria. (FUNARI, 2003, p. 22). Comprometido com a seriedade do trabalho do historiador, Funari (2003, p. 22) no ilude o seu leitor e afirma categoricamente que a anlise do discurso histrico no uma tarefa simples. E faz as seguintes observaes, que devem ser anotadas no caderno de pesquisa de qualquer profissional que se debruce sobre este tipo de atividade (creio que este conselho sirva para qualquer profissional do saber cientfico):
A interpenetrao entre interpretao e os acontecimentos objetivos impossibilita a execuo de uma descrio dos fatos. (...) Os acontecimentos, as mortes e as alteraes polticas, descritos nos documentos, s so inteligveis em um discurso lgico, com uma seqncia de argumentos. Separar fatos de interpretaes torna-se uma tarefa intil. Ao contrrio, o estudo dos relatos como construes discursivas permite uma viso crtica dos motivos e objetivos subjacentes a todos os discursos .

O Captulo II Anlise documental e Antigidade Clssica, abre com uma discusso sobre os documentos e a sua seleo e, depois, parte para uma explicao sobre anlise documental e sua diversidade e sobre as especificidades do estudo da Antigidade Clssica. O captulo se encerra com uma pequena reflexo sobre as periodizaes tradicionais da histria, literatura e cultura clssicas. Na mesma linha do captulo anterior, Funari no foge ao seu estilo objetivo e claro no trato do tema com o leitor. Devemos notar a capacidade de sntese do autor ao apresentar em poucas pginas um manancial rico de informaes sem ser superficial ou vazio. A tradio historiogrfica considerava como documento histrico textos escritos. Hoje, costuma-se ignorar toda a produo literria no-clssica. Isso exclui a maior parte da histria da cultura. Contra esta tendncia o autor far sua seleo de fontes utilizando-se dos mais variados tipos de documentos para a obteno de informaes sobre o tema para os mais variados tipos de leitores que possam perambular pelas pginas do livro.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

81

ARTIGO
Histria da Educao
Nas suas palavras, a seleo das fontes para os demais captulos
procurou abranger um grande espectro de temas, de tipos diversos de documentos, analisados a partir das diferentes cincias humanas. Se descuidar do erudito e do grandioso, incluram-se o corriqueiro e o comenzinho (the recovery of the everyday or the mundane, nas palavras de GIDDENS, 1987, p.4). (...) Os documentos procuram abranger diferentes categorias documentais: textos transmitidos pela tradio textual, epgrafes, restos arqueolgicos. Diversas, tambm, as abordagens: textos filosficos, poesias, documentos oficiais, leis. Isso permitir ao leitor familiarizarse com a variedade de documentos disponveis e com as diferenas de anlise que cada categoria documental impe aos pesquisadores. (FUNARI, 2003, p. 26-7).

Quanto anlise documental, o autor anuncia de imediato que os documentos podem ser analisados de mltiplas maneiras tendo em vista, em especial, o interesse e curiosidade sobre o tema, os nveis de profundidade do estudo, as diferentes reas de saber e os diferentes paradigmas ou modelos hermenuticos. De acordo com Funari (2003, p. 27), existem muitos modelos de anlise documental, o que cria possibilidades infinitas de olhares. Em linhas gerais, ele aponta alguns procedimentos ressaltados por diferentes autores, em particular em manuais de amplo uso, no trato com fontes documentais; leituras sucessivas do texto devem ser seguidas pela constituio de uma bibliografia prtica e precisa. Cada pargrafo deve ser resumido no seu contedo substancial. O comentrio deve incluir detalhes sobre o autor e as circunstncias histricas. Ele destaca ainda que outros autores propem um roteiro mais detalhado de anlise:
1. Aspectos externos, com estudo da tipologia de fontes (textos de fico, legislao, epistolar etc.), lugar de origem e datao do texto, estilo e caractersticas lingsticas; 2. Resumo, consistindo em uma sinopse do texto; 3. Contexto histrico, inserindo o texto em quadros cronolgicos, geogrficos e temticos (e.g. economia, cultura, poltica, guerra) especficos; 4. Explicao detalhada do documento, envolvendo um estudo minucioso dos termos utilizados em seu contexto; 5. Autoria, inserindo o autor nas circunstncias historiogrficas sobre o tema e o perodo; 7. Bibliografia consultada (FUNARI, 2003, p.

27-8). Ainda no campo da anlise documental, o autor destaca outras possibilidades adotadas por outros especialistas como a crtica textual, em especial, a crtica filolgica textual.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

82

ARTIGO
Histria da Educao

Como o livro-texto introduz no seu corpo de documentos outros tipos de fontes alm das escritas, Funari traa algumas consideraes sobre a necessidade de outros critrios especficos no trato com estes outros tipos de fonte (por exemplo, vestgios materiais e artes). Mas antes de adentrar por este terreno, ele registra algumas informaes relevantes de carter geral, aplicveis a todos os tipos documentais, e que podero ser de extrema importncia para nortear os comentrios realizados, em diferentes nveis, pelo autor nessa coletnea.
Em primeiro lugar, consideram-se todos os documentos, escritos ou no, como discursos. Enquanto discursos possuem, necessariamente, autoria e pblico e, como todo discurso, tm estruturas superficiais e profundas. A autoria pode ser individual ou coletiva, material ou intelectual. (...) O pblico pode ser individual ou coletivo, homogneo ou heterogneo. A estrutura de superfcie de um discurso corresponde sua seqncia explcita de elementos constitutivos. Pargrafos sucessivos de um texto apresentam idias concatenadas, enquanto um edifcio apresenta uma planta, funcionalmente ordenada, de seus aposentos. Esses so os aspectos visveis da organizao de um discurso. Sua estrutura profunda, de acesso indireto, mediado pelo raciocnio do prprio observador, liga-se aos interesses e objetivos do autor e do pblico. A reconstruo desses interesses, inevitavelmente subjetiva, variar segundo os pontos de vista, interesses e conhecimentos do prprio analista.

(FUNARI, 2003, p. 28-9). J para um objeto arqueolgico, o autor prope uma exegese prpria:
Em particular, o estudo pormenorizado da constituio material do artefato implica a anlise da composio fsica: cermica, vidro, madeira etc. a estrutura superficial do artefato, sua constituio como objeto arqueolgico, impe uma anlise da sua funcionalidade. Assim, uma casa possui aposentos que se articulam, explicitamente, de maneira funcional. Essas funes, contudo, encobrem uma estrutura profunda, os objetivos apenas implcitos nas funes: a existncia de aposentos para os escravos, por exemplo, e sua exata localizao em uma habitao especfica revelam intenes dos construtores (isolamento, controle do movimento etc.). O pblico, ou seja, o consumidor ou usurio, de um artefato material tambm deve ser estudado: um anel de ouro destinava-se a certos grupos abastados, enquanto uma nfora de vinho barato era consumida por extratos sociais mais amplos.

(FUNARI, 2003, p. 29-30). Feitas as devidas consideraes sobre a proposta analtica, Funari (2003, p. 30) explica a maneira como foi feita a organizao dos documentos ao longo dos captulos temticos. Em primeiro lugar, as diversas categorias documentais que foram comentadas ao longo do livro representam uma enorme variedade de discursos. E dentre os textos escritos selecionados, alguns fo
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

83

ARTIGO
Histria da Educao

ram apresentados na verso original, permitindo ao leitor fazer uma anlise filolgica aprofundada. No entanto, o restante foi apresentado somente na forma de tradues e os comentrios referentes a estes documentos restringir-se-o verso, em vernculo, apresentada. A maior parte dos textos foi traduzida pelo organizador desta obra, mas algumas verses de autoria alheia foram introduzidas, em particular, quando uma recriao potica, em portugus, j foi publicada. Para os documentos materiais - artefatos e pinturas, o autor explica que estes foram:
apresentados pela primeira vez e os comentrios mesclam anlises publicadas, em lnguas estrangeiras e em obras especializadas de difcil acesso, com interpretao do organizador desta coletnea. Aos documentos comentados seguem-se diversos outros a serem utilizados pelos leitores, completados por exerccios de anlise resolvidos e a resolver (FU-

NARI, 2003: p. 30). Ao tratar das especificidades do estudo da Antigidade Clssica, Funari (2003: p. 30) comenta que os estudiosos desta rea tm sido considerados pouco propensos interpretao, voltados, muitas vezes, para uma erudio estril e conservadora: No h dvida de que o racismo (HALEY, 1993), o machismo (RABINOWITZ ; RICHLIN, 1993) e at mesmo o fascismo aberto tm caracterizado uma parcela dos estudos clssicos. Contudo, o estudo desta temtica no precisa necessariamente reforar preconceitos nem se constituir em elemento de opresso, mas, para tal mudana de atitude, faz-se necessrio dominar o rigor e erudio. Com esta preocupao em mente, o livro parte de diversos pressupostos:
o domnio da cultura clssica tem como principal objetivo promover uma reflexo constante sobre as condies humanas e sociais que conduza crtica social contempornea (NORDBLANCH, 1989, p.133). Se no possvel encarar o passado e o presente sine ira et studio, sem engajamento (HOLZER, 1985, p.23), a superao da Histria como instrumento de poder dos vencedores, nas palavras de Edgar De Decca (1992, p.133), depende, em primeiro lugar, do conhecimento aprofundado da Antigidade. Apenas o conhecimento de primeira mo fundamenta a viso crtica e, nesse sentido, a leitura de Aristteles, assim como de outros autores clssicos, permanece indispensvel para pensar-

se tanto o mundo antigo como o contemporneo (GIANOTTI, 1994, p.13 apud FUNARI, 2003, p. 31). Alm disso, Funari (2003, p. 31) prope a necessidade de se ampliar o universo de temas e abordagens da Antigidade. Devem ser colocados em cena os camponeses e as mulheres, a fa
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

84

ARTIGO
Histria da Educao

mlia e os rituais, os gestos e os monumentos, a dominao e a resistncia: Esses e outros temas devem ser apresentados no contexto de uma pluralidade de interpretaes (Ankersmit 1986:26) e um dos critrios aqui utilizados para a seleo da documentao consistiu, precisamente, no potencial de proposio de diferentes abordagens e significados. Quanto periodizao, o autor as enxerga como divises artificiais, uma vez que diferentes pontos de vista, fundadas em diversas metodologias, disciplinas acadmicas e concepes de mundo, resultam em divises alternativas. A finalidade, na sua leitura, da apresentao das periodizaes usuais resume-se instrumentalizao dos leitores e no implica necessariamente a aceitao dos seus pressupostos. Dessa maneira,
O prprio uso do termo Antigidade Clssica, no ttulo deste livro, resulta de um compromisso: convencionalmente, as civilizaes grega e romana da Antigidade so chamadas clssicas. O termo, quando se refere a essas duas culturas antigas, possui, contudo, conotaes ambguas ao considerar essa Antigidade como um modelo o clssico a ser imitado pelos modernos e ao restringir sua abrangncia aos homens cultos da elite, por oposio s mulheres, aos incultos e aos pobres (BROWN, 1993, p.247 et passim). O uso do termo Antigidade Clssica, neste livro, no implica, contudo, a aceitao dessas conotaes e usado para designar a cultura greco-romana nas suas mais variadas manifestaes. (FUNARI, 2003: p. 33).

Para finalizar este captulo, Funari alerta que no recomendvel encarar as periodizaes seno como instrumentos analticos que so teis para o saber. Feitas estas consideraes iniciais, o autor nos convida a uma odissia pela histria e a cultura da Antigidade Clssica atravs dos documentos criteriosamente selecionados e organizados dentro de temas como memrias, prticas, sentimentos, reflexes, expresses, poderes, espaos e experimentos. E como Ulisses, personagem homrico, os leitores viajantes, como diria Braudel desvendam este mundo fascinante e fantstico. Um mundo que se renova e ganha novas tonalidades a cada viagem que se inicia ao folhear as pginas deste livro. Pois, como nos lembra Certeau, no livro A Inveno do Cotidiano Artes de fazer ,
Longe de serem escritores, fundadores de um lugar prprio, herdeiros dos lavradores de antanho mas, sobre o solo da linguagem, cavadores de poos e construtores de casas -, os leitores so viajantes: eles circulam sobre as terras de outrem, caam, furtivamente, como nmades atravs de campos que no escreveram, arrebatam os bens do Egito para
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

85

ARTIGO
Histria da Educao
com eles se regalar. A escrita acumula, estoca, resiste ao tempo pelo estabelecimento de um lugar, e multiplica a sua produo pelo expansionismo da reproduo. A leitura no se protege contra o desgaste do tempo (ns nos esquecemos e ns a esquecemos); ela pouco ou nada conserva de suas aquisies, e cada lugar por onde ela passa a repetio do paraso. (1994, p.269-270).

REFERNCIAS CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: artes de fazer. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994, 351 p. FUNARI, Pedro Paulo. Antigidade clssica: a histria e a cultura a partir dos documentos. 2. ed. Campinas, SP: Ed.UNICAMP, 2003, 155 p.

Agradecimentos
Agradeo as leituras e sugestes apresentadas para este artigo feitas por Marili Bassini, Mairon Escorsi Valrio e Leila Massaro, amigos e pesquisadores da Ps-IFCH/UNICAMP. Aos professores de Histria dos cursos preparatrios para o PEBII 2003 das cidades de Indaiatuba e Mogi-Mirim, que debateram e comentaram conosco o livro analisado neste artigo. Devo ressaltar, no entanto, que possveis incoerncias presentes no texto so de inteira responsabilidade de seu autor.

RENILSON ROSA RIBEIRO Bacharel e licenciado em Histria (UNICAMP) Atualmente desenvolve pesquisa de Mestrado em Histria Cultural no Programa de Ps-Graduao do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas/UNICAMP sob a orientao do Prof. Dr. Paulo Celso Miceli. e-mail: Hrenilson@unicamp.brH / Hrrrenilson@yahoo.comH Recebido em: 15/05/2004 Aceito em: 26/07/2004
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, SP, v.5, n.2, p.75-86 , jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

86

S-ar putea să vă placă și