Sunteți pe pagina 1din 6

1 - As fases da licitao 1.

2 - Princpios
Para que o procedimento licitatrio ocorra sem nenhum vcio, devem ser observados alguns princpios. Estes so informados pela Lei 8.666 !" em seu art. "#$ Art. 3o , Lei 8.666/93. "A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constit cional da isono!ia e a selecionar a proposta !ais vanta"osa para a Ad!inistrao e ser# processada e " lgada e! estrita con$or!idade co! os princpios b#sicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, daigualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos % e l&es so correlatos." %ais princpios sero vistos e estudados no corpo deste curso.

1.3 - Distino entre a fase interna e fase externa


& licita'o ( dividida em )* +duas, fases, uma interna que acontece antes da publica'o do edital e uma e-terna, aps a publica'o do edital. & fase interna comp.e/se por procedimentos formais, tais como elabora'o do edital, defini'o do tipo e modalidade de licita'o +tudo e-ecutado por uma comisso de licita'o,. & fase e-terna inicia/se com a divulga'o ao p0blico da licita'o, sucedida pelas subfases$ habilita'o apresenta'o de propostas e documentos, classifica'o e 1ulgamento, homologa'o e ad1udica'o.

1.4 - Edital/ Convite divisores de fases


2 edital ( o ato pelo qual a &dministra'o P0blica fa3 uma oferta de contrato a todos os interessados que atendam 4s e-ig5ncias nele estabelecidas. 6 o instrumento convocatrio. 2 art. 7) da Lei 8.666 !" / que disp.e sobre o edital / preceitua os requisitos que devem conter o procedimento e o contrato administrativo, ou se1a, fi-a os limites da licita'o e do contrato. 8evido ao princpio da vincula'o ao instrumento convocatrio, o edital deve ser obrigatoriamente observado, "a Ad!inistrao no pode desc !prir as nor!as e condi'es do edital, ao % al se ac&a estrita!ente vinc lada." +art. 79, 2 convite tamb(m ( um instrumento convocatrio, contudo destina/se a e-teriori3ar do dese1o da &dministra'o P0blica em contratar por meio da modalidade convite. Em suma$ o instrumento convocatrio equivale 4 lei interna das licita'.es. :onsta nele todas as normas aplic;veis 4 condu'o do procedimento licitatrio. <asicamente$ / 6 ato administrativo= / >isa chamar os potenciais interessados em determinada contrata'o= / ?dentifica o ob1eto a ser licitado, o procedimento adotado, condi'.es da reali3a'o da licita'o e participa'o dos licitantes= / %ra3 os crit(rios de aceitabilidade e 1ulgamento das propostas= / %ra3 as formas de e-ecu'o do futuro contrato= / 6 a forma de e-teriori3ar o ato convocatrio= / %em como formas o edital ou o convite.

1.! - "ase interna


8epois de verificada a necessidade de aquisi'o ou contrata'o de obra ou de servi'o pela &dministra'o, inicia/se o procedimento licitatrio com v;rios procedimentos internos que culminam no edital ou convite. :omo de forma s;bia descreve o professor Edimur @erreira de @aria em sua obra :urso de 8ireito &dministrativo Positivo$ "A $ase interna da licitao ( $ nda!ental no procedi!ento. )ntretanto, ne! se!pre se l&e d# o desta% e e a i!portncia % e !erece. A inobservncia o neglig*ncia de $or!alidades prescritas na lei e reg la!ento pode cond +ir ao $racasso do certa!e, abortando-o no c rso de s a $or!ao."

1.# - "ase externa


Aesta fase os interessados em contratar com o poder p0blico passam a fa3er parte do procedimento. Buas subfases modificam/se conforme a modalidade licitatria adotada, por este motivo, se fa3 necess;rio oferecer ao leitor suas defini'.es, para que o mesmo compreenda as subfases fundamentais. :onstituem basicamente subfases da fase e-terna da licita'o$ a publica'o do instrumento convocatrio, a habilita'o, a classifica'o 1ulgamento, a homologa'o e a ad1udica'o.

1.#.1 - P$%licao do edital/carta convite


& publica'o do instrumento convocatrio ( o meio de divulga'o da e-ist5ncia da licita'o. ", al% er cidado ( parte legti!a para i!p gnar edital de licitao por irreg laridade..." +art. 79, C9# da Lei 8.666 !",. 2u se1a, tanto o licitante quanto o cidado comum podem impugnar o edital. Aada impede que o licitante que oferece a impugna'o continue participando do certame. Beu direito de participa'o permanece at( o trDnsito em 1ulgado da impugna'o.

1.#.2 - &a%ilitao
Aesta etapa, apura/se +de forma sub1etiva, a idoneidade e capacidade dos licitantes para e-ecutar o ob1eto do futuro contrato atrav(s da apresenta'o das propostas e dos documentos elencados nos arts. *E a "9 da Lei 8666 !". Aeste momento do procedimento ocorre a averigua'o da habilita'o 1urdica, qualifica'o t(cnica e financeira, regularidade fiscal e trabalhista dos participantes da licita'o. Begue sinteticamente o que compreende estas Fcondi'.esF. Gabilita'o Hurdica Por meio da habilita'o 1urdica averigua/se a capacidade do licitante para e-ercer direitos e contrair obriga'.es. 2s seguintes documentos demonstram tal habilita'o$ / Pessoa fsica$ c(dula de identidade= / Empresas individuais$ registro comercial=

/ L%8&$ contrato social registrado na Hunta :omercial= / B &$ estatuto social registrado na Hunta :omercial I documento de elei'o dos administradores= / Bociedades civis$ ato constitutivo registrado no cartrio de registro de pessoas 1urdicas= / Empresas estrangeiras$ decreto de autori3a'o e ato de registro ou autori3a'o para funcionamento e-pedido pelo rgo competente. Jegularidade fiscal >;rios autores entendem ser inconstitucional a comprova'o de regularidade fiscal por que a :J 88 e-ige apenas "% ali$icao t(cnica e econ-!ica indispens#veis . garantia do c !pri!ento das obriga'es". &pesar disso, por no ter argKi'o da inconstitucionalidade do art. *! da Lei 8666 !", os licitantes devem apresentar os seguintes documentos, para atender as e-ig5ncias desta lei$ / inscri'o do licitante no :P@ ou :APH= / inscri'o perante a @a3enda Estadual da sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o ob1eto contratual= / inscri'o perante a @a3enda Lunicipal da sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o ob1eto contratual= / comprova'o de regularidade perante a @a3enda @ederal= Mualifica'o t(cnica 2 ob1etivo da averigua'o da qualifica'o t(cnica ( demonstrar que o licitante tem aptido para e-ecutar o ob1eto do futuro contrato. &s e-ig5ncias que podem constar do edital so$ / documenta'o relativa a registro ou inscri'o na entidade profissional competente= / comprova'o de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e pra3os com o ob1eto da licita'o= / indica'o das instala'.es e do aparelhamento e do pessoal t(cnico adequados e disponveis para a reali3a'o do ob1eto da licita'o= / qualifica'o de cada um dos membros da equipe t(cnica que se responsabili3ar; pelos trabalhos= / comprova'o, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos= / prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial +quando for o caso,. Mualifica'o econNmico/financeira & qualifica'o econNmico/financeira demonstra a capacidade do licitante de suportar os encargos inerentes 4 e-ecu'o do contrato pretendido. & lei determina a apresenta'o dos seguintes documentos$ / balan'o patrimonial e demonstra'.es cont;beis do 0ltimo e-erccio social, 1; e-igveis e apresentadas na forma da lei= / certido negativa de fal5ncia ou concordata +pessoa 1urdica, ou e-ecu'o patrimonial +pessoa fsica,= / garantia, limitada a 9O do valor estimado da contrata'o= / rela'o dos compromissos assumidos pelo licitante que importem diminui'o da capacidade operativa ou absor'o de sua disponibilidade financeira.

Jegularidade trabalhista & apresenta'o de documentos que comprovem a regularidade trabalhista ( uma e-ig5ncia introdu3ida pela Lei !.8P7 !!. 2 art. *E, > da Lei 8.666 !" remete 4 :J 88 quando disp.e sobre a necessidade de comprova'o do cumprimento do inc. QQQ??? do art. E# da :J 88. 8i3 este dispositivo constitucional$ Art. /0, cap t, 12/88. "3o direitos dos trabal&adores rbanos e r rais, al(! de o tros % e vise! . !el&oria de s a condio social4 5...6 777888 - proibio de trabal&o not rno, perigoso o insal bre a !enores de de+oito e de % al% er trabal&o a !enores de de+esseis anos, salvo na condio de aprendi+, a partir de % ator+e anos9 5...6 8estarte, casos os requisitos mnimos no se1am atendidos, os licitantes so considerados inabilitados. Ento, perdem o direito de prosseguir no certame e de ter sua proposta analisada. 2bserva'.es importantes$ 9, 2s documentos devem ser apresentados em original ou cpia autenticada +por tabelio, servidor da &dministra'o ou publica'o em rgo da imprensa oficial,= *, Ao e-iste habilita'o no convite e na tomada de pre'os posto que nestas modalidades a habilita'o ( feita antes da abertura da licita'o. ?sso acontece por que nestas modalidades participam os 1; cadastrados ou os que se cadastraram incidentalmente.

1.#.3 - '$l(a)ento
& classifica'o &ntes do 1ulgamento propriamente dito, ( feita uma an;lise das propostas apresentadas pelos licitantes habilitados para verifica'o de viabilidade e ou e-ecu'o da contrata'o, assim como a conformidade da proposta com o instrumento convocatrio. 8e tal modo, h; uma classifica'o pela ordem de prefer5ncia, segundo crit(rios ob1etivos constantes do edital convite. Por isso, a proposta deve conter informa'.es claras e precisas sobre$ / / / / / / Especifica'.es do material a ser fornecido ou servi'o a ser prestado= & forma de e-ecu'o do contrato= 2 pre'o proposto= :ondi'.es de pagamento= Pra3o de validade da proposta= 2utras informa'.es necess;rias.

&ps esta an;lise +uma forma de classifica'o,, ocorre o 1ulgamento que ( reali3ado conforme o tipo de licita'o e demais crit(rios previstos no instrumento convocatrio.

2 1ulgamento 2 1ulgamento baseia/se em crit(rios ob1etivos e p0blicos constantes no ato convocatrio +edital ou carta convite, e Lei 8.666 !" em seus arts. 7", 77 e 7P. %radu3 o princpio da licita'o do 1ulgamento ob1etivo +art. "# da Lei 8.666 !",. R reali3ado conforme o tipo de licita'o, por isso a Lei 8.666 !" e-pressamente disp.e que e-istem tipos de licita'o apenas para atingir a finalidade do 1ulgamento das propostas. 8n verbis$ &rt. 7P, C9#, Lei 8.666 !". ":ara e$eitos deste artigo, constit e! tipos de licitao, e;ceto na !odalidade "conc rso"4 8 - a de !enor preo - % ando o crit(rio de seleo da proposta !ais vanta"osa para a Ad!inistrao deter!inar % e ser# vencedor o licitante % e apresentar a proposta de acordo co! as especi$ica'es do edital o convite e o$ertar o !enor preo9 88 - a de !el&or t(cnica9 888 - a de t(cnica e preo9 8< - a de !aior lance o o$erta - nos casos de alienao de bens o concesso de direito real de so." Por fim, a classifica'o dos participantes ( definida e o licitante com melhor proposta torna/se o vencedor do certame.

1.#.4 - &o)olo(ao
6 o ato de controle da autoridade hierarquicamente superior 4 :omisso de Licita'o que analisa todo o procedimento, inclusive em sua fase interna, para verificar se encontra/se em conformidade com as e-ig5ncias legais. Aesta subfase pode ocorrer a aprova'o do procedimento +homologa'o,, ou a reprova'o do procedimento +revoga'o ou anula'o,. Be o procedimento estiver em ordem ocorre a homologa'o. Be a autoridade competente verificar algum vcio de ilegalidade, anular; o procedimento ou determinar; seu saneamento, se cabvel. Be houver ra3.es de interesse p0blico supervenientes devidamente demonstradas, a autoridade p0blica poder; revogar a licita'o. Aesta hiptese, o vencedor ( indeni3ado. Begue o dispositivo legal +Lei 8.666 !", correspondente 4 esta etapa$ &rt. 7", caput. "A licitao ser# processada e " lgada co! observncia dos seg intes procedi!entos4 5...6 8< - veri$icao da con$or!idade de cada proposta co! os re% isitos do edital e, con$or!e o caso, co! os preos correntes no !ercado o $i;ados por =rgo o$icial co!petente, o ainda co! os constantes do siste!a de registro de preos, os % ais devero ser devida!ente registrados na ata de " lga!ento, pro!ovendo-se a desclassi$icao das propostas descon$or!es

o inco!patveis9 5...6"

1.#.! - Ad*$dicao
& ad1udica'o ( o ato final do procedimento administrativo de licita'o. :onstitui o ato declaratrio, pelo qual a mesma autoridade p0blica competente para homologar, atribui de maneira formal ao vencedor do certame o ob1eto da licita'o. &trav(s da ad1udica'o, a &dministra'o convoca o vencedor para assinar o contrato administrativo. 6 ato vinculado visto que a &dministra'o fica impedida de contratar com terceiro que no se1a o vencedor do certame.

S-ar putea să vă placă și