Sunteți pe pagina 1din 5

Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

REGULAMENTO
Artigo 1 mbito A Junta de Freguesia do Parque das Naes, nos termos da proposta do Fundo de Emergncia Social (FES), estabelece atravs deste regulamento, as medidas para implementar um apoio monetrio a agregados familiares carenciados, residentes recenseados da freguesia, que comprovem no ter recursos para fazer face s despesas apresentadas, que sero devidamente fundamentados e previamente resultantes da triagem efetuada pelos tcnicos de Servio Social. O Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes, destina-se a proporcionar apoio a agregados familiares carenciados em situao de grande emergncia e distinto de outros apoios sociais, de modo a fazer face a despesas essenciais e inadiveis. Artigo 2 Tipologia do Apoio 1. O apoio financeiro a prestar com a verba do Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes reveste a modalidade de apoio excecional e temporrio a despesas ligadas ao suporte bsico de vida na sua vertente de dignidade essencial do ser humano, a saber: a) Despesas com electricidade, gua e gs; b) Despesas com o pagamento de renda de casa, exceo feita para as rendas municipais; c) Despesas com deslocaes para consulta mdica, com medicamentos e meios complementares de diagnstico; d) Prteses auditivas e dentrias, bem como a aquisio de culos mediante receiturio mdico; e) Material escolar necessrio para o desenvolvimento curricular das crianas abrangidas. 2. A concesso dos apoios ser decidida com base em proposta dos Servios Sociais da Junta, atendendo aos requisitos e condies do presente regulamento, sendo aprovados pela Junta, sob proposta do seu Presidente. 3. Os apoios regulados por este Regulamento no podem ser acumulados com outros apoios recebidos da Cmara Municipal de Lisboa, ou de outras entidades pblicas ou privadas que prestem apoios de natureza idntica. Artigo 3 Fundo permanente 1. A verba alocada ao fundo Social da Freguesia do Parque das Naes de 50.000 . 2. Para a atribuio do apoio excecional, devero verificar-se todos os requisitos e condies previstas nos artigos 4, 5 e 6.
Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

3. Ser constituda para este efeito uma base de dados, e organizada toda a documentao para que no se multipliquem apoios com as mesmas caractersticas, bem como se sobreponham com o FES da CML, no mbito de carncia habitacional. Artigo 4 Condies de acesso 1. Podem usufruir do apoio excecional ao Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes, os moradores recenseados em que, comprovadamente, se verifique a ausncia total de meios para fazer face s despesas inadiveis e consideradas bsicas, tais como: a) Renda ou prestao da casa em consequncia de doena ou desemprego e ausncia do respetivo subsdio; b) Pagamentos de gua, eletricidade e gs; c) Impossibilidade de aquisio de medicamentos e meios complementares de diagnstico, considerados fundamentais e devidamente comprovados por receita e/ou indicao mdica; d) Impossibilidade de aquisio de culos, prteses auditivas ou dentria, com a necessidade atestada pelo respetivo comprovativo mdico. e) Impossibilidade de aquisio de material escolar considerado fundamental para o normal desenvolvimento escolar da criana; 2. Far-se- a instruo do processo de candidatura atravs da entrega do pedido na Junta de Freguesia, com a indicao dos dados necessrios e respetivos documentos de prova. Artigo 5 Critrios de atribuio O acesso ao apoio financeiro previsto no presente regulamento exige a verificao das seguintes condies: a) Residir e estar recenseado na Freguesia do Parque das Naes; b) O clculo do rendimento per capita realizado pela aplicao da seguinte frmula: C = (R (H+S+E))/ N Em que: C = Rendimento per capita; R = Rendimento familiar mensal ilquido do agregado familiar referente ao ms anterior ao pedido; H = Encargo mensal com habitao; S = Despesa mensal de sade; E = Encargos com equipamentos sociais (creche, jardim de infncia, ATL,etc); N = Nmero de pessoas que compem o agregado familiar. ----------------------------------------------Definio RENDIMENTO PER CAPITA Total dos rendimentos ilquidos, dividido pelo nmero de membros que compem o agregado familiar. RENDIMENTO ILQUIDO O valor do rendimento anual ilquido do agregado familiar o que resulta da soma dos rendimentos anualmente auferidos, por cada um dos seus elementos. ENCARGOS FIXOS COM A HABITAO O valor da renda da casa ou prestao devida pela aquisio de habitao prpria e os encargos mdios com gua, luz e gs. ENCARGOS COM A SADE As despesas mdias com a aquisio de medicamentos que se revistam de carcter permanente.

Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

c) Fornecimento de todos os meios legais de prova que sejam solicitados, com vista ao apuramento da situao econmica e social de todos os elementos que integram o agregado familiar. Artigo 6 Instruo e formalizao dos pedidos 1. O pedido de apoio dirigido ao Presidente da Junta, por escrito, com formulrio para o efeito, atravs do fornecimento de todos os meios legais de prova que sejam solicitados com vista ao apuramento da situao econmica e social de todos os elementos que integram o agregado familiar. 2. Todos os pedidos devem ser analisados pelos Servios de Ao Social e serem instrudos pelos seguintes documentos gerais: a) Para cidados nacionais: fotocpia de documento de identificao (carto de cidado ou Bilhete de Identidade e carto de contribuinte do requerente e respetivo agregado familiar; Para cidados estrangeiros: Passaporte/ BI, autorizao de residncia em territrio portugus do requerente e respetivo agregado familiar; b) Em caso de menores sob tutela judicial, entregar fotocpia do documento comprovativo da regulao do poder paternal, bem como comprovativo do valor da penso de alimentos de menores; c) Fotocpia da ltima Declarao do IRS apresentada, acompanhada da respetiva nota de liquidao ou cobrana, relativa a todos os elementos do agregado familiar que a isso estejam obrigados; caso no possuam declarao de IRS, na situao de no estarem obrigados sua entrega, devero apresentar Certido de Iseno emitida pelas Finanas; d) Comprovar a sua situao face ao emprego, apresentando documentos comprovativos de todos os rendimentos auferidos pelo requerente e do agregado familiar (fotocpia do recibo de vencimento, recibo de penses, de prestao de subsdio de desemprego, etc...), bem como documento comprovativo de grau de incapacidade igual ou superior a 60%, se existir; e) Certido emitida h menos de um ms pela Direo-Geral de Impostos, onde conste a inexistncia de bens imveis em nome do requerente e dos demais elementos do agregado familiar, domiclios fiscais e respetivas datas de inscrio ou Autorizao de Verificao da mesma condio. No se inclui neste mbito o imvel utilizado como habitao prpria permanente do requerente e respetivo agregado familiar e outros imveis de reduzido valor patrimonial que no sejam geradores de rendimento; f) O requerente poder ainda apresentar outros documentos que entenda necessrios ou que lhe sejam solicitados para comprovar o seu estado de necessidade.

3
Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

Artigo 7. Procedimentos e Proteo de Dados 1. A atribuio dos apoios mencionados no artigo 2 fica dependente da verificao das situaes de carncia, a qual implica a realizao de anlise pelos servios de Ao Social da Junta de Freguesia e a condio de no usufruir de outro tipo de apoios para o mesmo fim. 2. Os dados fornecidos pelos requerentes destinam-se, exclusivamente, instruo de candidatura ao apoio previsto no Fundo Social da Freguesia, sendo a Junta de Freguesia responsvel pelo seu tratamento. 3. Os agregados que requeiram apoio devero autorizar expressamente a que se proceda ao cruzamento de dados fornecidos com os constantes nas bases de dados de outros organismos pblicos, designadamente com o Instituto de Segurana Social e com a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, a fim de garantir que no h sobreposies para o mesmo fim e com os mesmos fundamentos. 4. garantida a confidencialidade no tratamento dos dados em conformidade com a legislao aplicvel, sendo assegurados todos os direitos aos seus titulares, incluindo o acesso, retificao e eliminao. Artigo 8 Apreciao e deciso de atribuio 1. Os pedidos so verificados por ordem de entrada, sendo que sero atribudos em primeiro aqueles que entregaram toda a documentao no sentido de finalizar o processo. 2. Aos pedidos que entrem no mesmo ms, ser dada precedncia a crianas at aos 16 anos, pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e pessoas com mais de 65 anos. 3. Compete Junta de Freguesia decidir sobre a atribuio dos apoios no mbito do Fundo Social da Freguesia. 4. Os requerimentos sero autorizados pela Junta de Freguesia, sob proposta a deliberar em reunio de Executivo. Artigo 9 Excluso dos pedidos Sero excludos de anlise, os pedidos que: a) A avaliao da situao socioeconmica do agregado familiar no corresponda aos rendimentos declarados; b) No preencham os requisitos exigidos nos artigos 4, 5 e 6; c) Utilizem qualquer metodologia fraudulenta com vista obteno de benefcios; d) Usufruam de quaisquer outros apoios recebidos pela CML ou de outras entidades pblicas ou privadas, para o mesmo fim.
Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

Artigo10 Falsas declaraes A prestao de falsas declaraes no mbito do apuramento das condies de acesso, designadamente no que refere aos rendimentos e situao de carnciam, bem como o uso das verbas atribudas para fins diversos dos constantes na respetiva candidatura, implica a imediata suspenso dos apoios e reposio das importncias dispensadas pela Junta de Freguesia. Ficar ainda impossibilitado de recorrer a qualquer outro pedido, sem prejuzo das responsabilidades civis ou criminais que ao caso couberem. Artigo 11 Notificao da aprovao O requerente ser notificado da aprovao do pedido, devendo apresentar-se nos servios da Junta de Freguesia, no prazo mximo de 8 dias, com o objetivo de se inteirar dos procedimentos a desenvolver, sob pena de no se processar o pedido. Artigo 12 Periodicidade Todos os apoios previstos pelo presente Fundo tero sempre um carcter provisrio e temporrio em conformidade com cada situao concreta, aps a sua anlise. Artigo 13 Vigncia 1. O Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes vigorar at ao final do ano de 2014, podendo a sua vigncia ser mantida aps essa data, por deliberao da Junta de Freguesia. 2. A Junta de Freguesia proceder fiscalizao anual da utilidade e pertinncia do FSF, dando conhecimento dessa avaliao Assembleia de Freguesia, no ano subsequente. 3. As presentes regras de funcionamento entram em vigor aps aprovao pelo Executivo da Junta de Freguesia e pela Assembleia de Freguesia, sendo devidamente publicitadas no site da Junta de Freguesia e outros meios considerados pertinentes para a sua divugao. Artigo 14 Fiscalizao do Fundo A Junta de Freguesia dever, em conjunto com a Informao Escrita do Presidente, entregar para apreciao e conhecimento da Assembleia de Freguesia os apoios atribudos, especificando o tipo de apoio e valores despendidos, sem que sejam facultados os dados dos requerentes, os quais devem ser mantidos em confidencialidade pelos servios da Junta Artigo 15 Omisses As omisses das presentes normas, so supridas pela Junta de Freguesia.
Aprovado pelo Executivo da Junta de Freguesia 21 Fevereiro 2014 Aprovado pela Assembleia de Freguesia em //.
Fundo Social da Freguesia do Parque das Naes

S-ar putea să vă placă și