Sunteți pe pagina 1din 3

Questes de tica e Responsabilidade Social

1) Com relao aos recursos no renovveis existem duas classes: os minerais energticos e os no energticos. Cite 4 minerais no energticos. Gabarito: Clcio, ferro, fsforo, ouro e nquel 2) possvel ser socialmente responsvel mesmo tendo problemas em alguma rea da empresa? Gabarito: A responsabilidade social um processo que nunca se esgota. No d para dizer que uma empresa chegou ao limite de sua responsabilidade social, pois sempre h algo a fazer. O primeiro passo uma auto-avaliao que possa indicar em que pontos necessrio melhorar as polticas e prticas da empresa e, a partir da, estabelecer um cronograma de aes que devem ser realizadas. um processo educativo que evolui com o tempo. 3) A Educao Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma populao mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe so associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivao e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de solues para os problemas existentes e para a preveno de novos problemas. Com base nisso, so objetivos da Educao Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importncia das questes socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para aes concretas que visem melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crtico em relao s mudanas de comportamento necessrias construo de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Esto corretas as afirmaes: a) apenas II e III b) apenas III c) apenas II d) apenas I e) todas esto corretas 4) Os certificados de gesto ambiental da srie ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organizao. Para a obteno e a manuteno do certificado ISO 14000, a organizao tem que se submeter a auditorias peridicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelo Inmetro e outros organismos internacionais. Nas auditorias no verificado o cumprimento de requisitos: a) Relativos a legislao e impactos ambientais b) Relacionados ao treinamento e qualificao de pessoal c) Relativos aos impactos ambientais de cada atividade d) Da legislao ambiental e) Relativos a maximizao de lucros 5) Os recursos no renovveis, como o prprio nome diz, so aqueles que, uma vez utilizados, no podem ser reaproveitados. Marque a alternativa que corresponde a um recurso renovvel: a) Capim

b) Gasolina c) Urnio d) Clcio e) leo diesel 6) So aes empresariais constitutivas da responsabilidade social quando? a) esto sempre e diretamente relacionadas a ganhos oriundos de favores e vantagens fiscais. b) so implementadas na medida em que fazem parte das obrigaes legais das empresas c) identificam-se com a filantropia social tradicional, posto que sejam assistenciais e benemerentes d) tm implicado processos de estagnao da cultura empresarial e de valores ticos e) so planejadas com programas especficos e tm seus resultados sistematicamente avaliados. 7) Analise as proposies abaixo: I - A Responsabilidade Social um fenmeno restrito esfera das organizaes privadas. II - Somente uma gesto voltada para o trinmio "social, ambiental e lucratividade" alcanar seus objetivos de sustentabilidade. III - Os investimentos nas reas social e ambiental visam obter uma imagem que seja, no mnimo, simptica ao pblico. IV - A sobrevivncia das organizaes est ligada sua Responsabilidade Social. Esto corretas apenas as proposies: a) II e IV b) I, II e IV c) II, III e IV d) I e III e) I e II 8) "Crime contra ndio Patax comove o pas (...) Em mais um triste Dia do ndio, Galdino saiu noite com outros indgenas para uma confraternizao na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Braslia (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de nibus e adormeceu. s 5 horas da manh, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe mdia alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veculo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se at a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vtima. Logo aps jogar combustvel, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veculos que passavam no local e prestaram socorro vtima. Os criminosos foram presos e conduzidos 1 Delegacia de Polcia do DF onde confessaram o ato monstruoso. A, a estupefao: osjovensqueriamapenassedivertirepensavam tratar-se de um mendigo, no de um ndio, o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte. HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3 grau, faleceu s 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionrio - Cimi, Braslia-DF, 21 abr. 1997. A notcia sobre o crime contra o ndio Galdino leva a reflexes a respeito dos diferentes aspectos da formao dos jovens. Com relao s questes ticas, pode-se afirmar que elas devem: a) estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educao para uma conduta racional. b) fornecer solues por meio de fora e autoridade sempre e no por meio da educao. c) seguir as atividades permitidas aos grupos sociais, independentemente de consideraes racionais. d) expressar os interesses particulares da juventude. e) manifestar os ideais de diversas classes econmicas sem compatibiliz-las.

9) As organizaes que no investem no social e no ambiental, nos dias de hoje, tendem a: a) obter maiores lucros b) desaparecer do mercado. c) fidelizar seus clientes com grande facilidade d) Ser valorizada por seus pblicos interno e externo. e) ter uma boa imagem junto ao pblico. 10) Fatores ecolgicos so componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento. importante observar que as aes desses fatores afetam sobremaneira o ambiente. So considerados fatores ecolgicos atmosfricos os seguintes elementos: Gabarito: luz, temperatura, umidade e vento 11) Apenas empresas de grande porte podem desenvolver aes de responsabilidade social? Gabarito: No. Todo tipo de empresa, independentemente do porte, do setor da economia e da quantidade de funcionrios pode desenvolver aes de responsabilidade social, pois o necessrio ter vontade poltica. Individualmente ou em grupo, qualquer empresa pode agir. 12) De acordo com a fase 1 da tica empresarial, conhecida como Era Industrial, no podemos afirmar: a) Grandes contribuies deram Adam Smith e Max Weber na era industrial, quando asseveraram existir uma conexo entre tica e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organizao, dentro do seu bojo, abarcasse condies legais e morais; b) Inicia-se o debate no mundo corportivos dos valores e crenas empresariais; c) Esta tica Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informao; d) A primeira fase formente influenciada pelos debates sociais e da importncia da empresa enquanto agente econmico. e) Surge em 1970 a temtica da tica nos negcios; 13) Sobre o conceito de sustentabilidade: a) Ainda algo utpico, sonhado pelos ecologistas, mas que ainda precisa ser mais refletido por todos. b) Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente. c) uma grande preocupao de todos governos mundiais, em particular no Oriente Mdio, haja vista a necessidade de conteno ou reestruturao econmica. d) um conceito muito complexo e pouco definido. e) Ainda est sob discusso, sendo observadas diversas definies que no levam a nada.

S-ar putea să vă placă și