Sunteți pe pagina 1din 25

O conflito de liberdades constitucionais: a liberdade de crena versus direitos de homoafetivos Eduarda Bernardino Corra Sobral

Resumo: O presente trabalho pretende discutir os crescentes confrontos entre a liberdade de crena e os direitos dos homoafetivos, alm da possibilidade de convivncia entre esses dois direitos constitucionalmente garantidos a partir da anlise de preceitos da atual Constituio Federal e da desmistificao do conceito de homofobia, o qual invocado por aqueles que consideram a discordncia prtica sexual homoafetiva por religiosos uma discriminao ou preconceito. Abordar-se- a proteo dada liberdade de crena no Brasil ao longo de sua histria, e da importncia daquela ser mantida. Sero expostas, ainda, as tcnicas constitucionais pelas quais podero os dois direitos coabitar, alm do entendimento das Cortes de Justia brasileiras quanto ao assunto. [1]

Palavras-chave: Direito Constitucional. Liberdade de Crena. Direitos Homoafetivos.

Abstract: The present study intends to discuss the crescents confrontations between the freedom of belief and the homoaffective rights, besides of the possibility of this two rights constitutionally guaranteed live together by the analysis of precepts of present Federal Constitution and from the demystification of the concept of homophobia, which invoked by those who consider the discordance to homoaffective sexual practice by religious people as a discrimination or a prejudice. It will be approached the protection given to the freedom of belief in Brazil along its history, and the importance of its maintenance. It will be exposed, yet, the constitutional techniques in which both rights can cohabit, besides the understanding of Brazilian Courts of Justice towards that subject.

Keywords: Constitutional Law. Freedom of Belief. Homoaffective rights.

Sumrio: Introduo. 1 - A preocupao legislativa para a proteo da liberdade de crena. 2 O aspecto da homossensualidade nas correntes religiosas. 3 - O aparente conflito normativo constitucional entre a liberdade religiosa e a homossensualidade. 4 - Posicionamento de nossas Cortes sobre o conflito aparente das normas. Concluso. Referncias bibliogrficas.

Uma sociedade sem religio como um navio sem bssola (Napoleo Bonaparte)

INTRODUO

O interesse inicial pela temtica em foco deu-se pela visibilidade que tm adquirido as discusses acerca dos direitos concernentes populao que se declara homossexual e a busca dessa parte da sociedade por reconhecimento de direitos, edio de legislao protetiva e realizao de polticas pblicas que lhes favoream; e por outro lado, o confronto que tm causado tais mudanas sociais na crena de milhes de brasileiros, que muitas vezes no concordam com a homossexualidade e, menos ainda, com as tentativas da parcela homoafetiva da sociedade de conquistar direitos iguais aos que j detm a parcela heteroafetiva.

Assim, ao mesmo tempo em que devem ser satisfeitos os direitos aos poucos conquistados da parcela homoafetiva e simpatizante o mais recente exemplo pode ser a deciso do Supremo Tribunal Federal assegurando a possibilidade de unio estvel homoafetiva -, outra parte da sociedade brasileira tem se insurgido contra tais vitrias, como fez na chamada Marcha da Famlia em Braslia, que reuniu cerca de 50 mil pessoas, na sua maioria catlicos e evanglicos.

Dessarte, o que se pretende verificar a possibilidade de equilbrio entre os dois interesses, de modo que a liberdade de crena de milhes de brasileiros no seja sobreposta pela igualdade de direitos defendida pela populao homoafetiva, e que as opinies de ambas as partes convirjam para o fim comum da coexistncia pacfica.

Para tanto, foram utilizadas na elaborao do presente trabalho anlises bibliogrficas e doutrinrias especializadas, bem como a Constituio Federal vigente, stios virtuais, peridicos e demais materiais que tornaram o trabalho mais robusto e concreto.

Assim, j no primeiro tpico deste artigo tem-se uma explanao acerca da importncia da crena religiosa para as sociedades em geral, e de como a nao brasileira se apresenta como uma sociedade predominantemente religiosa, de modo que todas as Cartas Constitucionais brasileiras trouxeram em seu texto a garantia liberdade de crena, alm de fazerem referncia a Deus no texto preambular exceo das Constituies de 1891 e de 1937.

No segundo tpico, por sua vez, ser feita uma simples anlise de como as religies mais presentes no Brasil encaram o fato da homossensualidade, conforme suas crenas e costumes, e de como a discordncia da homossexualidade por questes de crena no pode ser considerada homofobia.

O terceiro captulo adentra no ncleo do trabalho e confronta os dois institutos supramencionados, fazendo aluso ao aparente conflito normativo entre a liberdade de crena e os direitos recentemente adquiridos pela populao homoafetiva, expondo a importncia de proteo a ambos os direitos em confronto, e do princpio da proporcionalidade em especial, no mbito do juzo de ponderao como balana para buscar o equilbrio entre eles.

O quarto e ltimo captulo, por fim, trar o posicionamento das Cortes de Justia brasileiras acerca do conflito entre os direitos fundamentais de homoafetivos e a liberdade de crena, explorando a atitude dos Tribunais de Justia do pas no tocante ao confronto a tais direitos atravs da anlise de casos concretos.

Assim, encerra-se a reflexo desse tema to relevante sociedade e ainda pouco explorado cientificamente - no tocante liberdade de crena -, na busca de alternativas prticas para a coexistncia dos dois direitos constitucionais no dia a dia da sociedade.

1 A PREOCUPAO LEGISLATIVA PARA A PROTEO DA LIBERDADE DE CRENA

A religio, como elemento formador de opinio e cultura, sempre esteve presente na histria do Brasil, sendo evidenciada sua predominncia desde a colonizao da populao indgena pelos padres jesutas at o culminar numa sociedade predominantemente crist, sendo a catlica a que possui o maior nmero de fiis.

Segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), o povo brasileiro se compe de 64,6% de catlicos, 22,2% de evanglicos, 2% de espritas e 8% de pessoas sem religio. Isso indica que a populao do pas se constitui, em um nmero impressionante de 90%, por pessoas declaradamente religiosas (IBGE, 2010).

Acerca da importncia da religio para as pessoas e para a sociedade em geral, importante ressaltar entendimento doutrinrio sobre o assunto:

A religio, como um elemento central da cultura, d forma e orientao ao, ao sentimento e ao pensamento do homem. Estabiliza as orientaes humanas, seus valres, suas aspiraes e seus ideais do ego. (ODEA, 1969, p. 163)[...]

A religio um aspecto central e fundamentalmente importante da cultura, e, como a cultura global, seu contedo concreto pode estar em conflito ou em harmonia com situaes existentes na sociedade, ou com transformaes que nesta ocorrem. Uma considerao da religio como um elemento nuclear da cultura nos auxilia a sumariar a sua significao humana. (ODEA,1969, p.158-159)

Desse modo, mostra-se essencial a defesa liberdade de crena religiosa, apresentando-se esta como uma das liberdades constitucionais elencadas na Constituio Federal de 1988, em seu artigo 5, inciso VI: inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias.

No nova, porm, a proteo constitucional liberdade de crena religiosa, estando esta presente no ordenamento jurdico brasileiro desde a primeira Constituio produzida aps a independncia do Brasil, a Constituio de 1824.

No entanto, no se pode considerar plena a liberdade de crena expressa na Constituio Imperial de 1824, haja vista, apesar de trazer em seu prembulo a meno a Deus[2], a mesma nomeia, em seu artigo 5, a religio catlica como a religio oficial do imprio do Brasil, excluindo s demais religies a possibilidade de reunio em locais pblicos e manifestaes exteriores ao seu templo. s demais religies ficava restrito o direito de serem praticadas em culto domstico ou em locais especficos para tal, como adiante se observa:

Art. 5. A Religio Catholica Apostolica Romana continuar a ser a Religio do imperio. Todas as outras Religies sero permittidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem frma alguma exterior de Templo.

A Constituio de 1891, a chamada Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brazil, primeira constituio aps a proclamao da Repblica, por sua vez, no traz mais a meno a Deus em seu prembulo, nem tampouco estabelece religio oficial na Repblica do Brasil. Produz, por conseguinte, uma mudana considervel no que tange aos poderes que detinha a Igreja Catlica, alm de estender a todos os indivduos o direito de exercer pblica e livremente o seu culto[3]. Acerca dessas modificaes trazidas pela Constituio de 1891, renomados doutrinados se posicionam, merecendo destaque o entendimento de que:

O Brasil, nos termos do que j havia sido estabelecido pelo Decreto n. 119-A, de 07.01.1890, constitucionaliza-se como sendo um pas leigo, laico ou no confessional. Retiraram-se os

efeitos civis do casamento religioso. Os cemitrios, que eram controlados pela Igreja, passaram a ser administrados pela autoridade municipal. Houve proibio do ensino religioso nas escolas pblicas. No se invocou, no prembulo da Constituio, a expresso sob a proteo de Deus para a sua promulgao (LENZA, 2008, p. 36).

A Constituio seguinte, promulgada no ano de 1934, fez retornar ao prembulo a referncia a Deus (pondo nossa confiana em Deus), alm de manter assegurados a liberdade de conscincia e de crena e o livre exerccio de cultos religiosos, desde que no contravenham ordem pblica e aos bons costumes. Afora isso, adicionou a seu texto duas inovaes, quais sejam: (I) possibilidade de aquisio de personalidade jurdica pelas associaes religiosas, nos termos da lei civil; e (II) permisso de assistncia religiosa nas expedies militares, hospitais, penitencirias e outros estabelecimentos oficiais, sem nus para os cofres pblicos e sem constrangimento ou coao dos assistidos. Esta assistncia religiosa, entretanto, somente poderia ser realizada por sacerdotes brasileiros natos.

Em 1937, o ento Presidente da Repblica Getlio Vargas outorgou uma nova Constituio Federal, influenciado por valores fascistas e autoritrios, sob o pretexto de haver um plano comunista com o fim de tomar o poder no pas, conforme observamos da doutrina especializada:

A Carta de 1937 no teve, porm, aplicao regular. Muitos de seus dispositivos permaneceram letra morta. Houve ditadura pura e simples, com todo o Poder Executivo e Legislativo concentrado nas mos do Presidente da Repblica, que legislava por via de decretos-leis que ele prprio depois aplicava, como rgo do Executivo. (SILVA, 2011, p. 83)

A Magna Carta brasileira de 1937, quanto liberdade de crena, manteve as garantias de liberdade religiosa e de culto j conquistadas nas Constituies anteriores ao menos em teoria -, apesar de ter excludo de seu texto as novidades trazidas pela Constituio Federal de 1934. Importante ressaltar que, do mesmo modo que a Carta Constitucional de 1891, a Constituio de 1937 no fez referncia a Deus em seu prembulo, sendo estas as duas nicas Cartas Constitucionais que no prembulo no h meno ao nome de Deus.

Em 1946, aps a destituio de Getlio Vargas do poder, e sob a proteo de Deus, como ressalta seu prembulo, foi promulgada a nova Constituio do Brasil. Restituiu, esta, os direitos de assistncia religiosa e de possibilidade de aquisio de personalidade jurdica pelas associaes religiosas, alm de aduzir que:

Por motivo de convico religiosa, filosfica ou poltica, ningum ser privado de nenhum dos seus direitos, salvo se a invocar para se eximir da obrigao, encargo ou servio impostos pela lei aos brasileiros em geral, ou recusar os que ela estabelecer em substituio daqueles deveres, a fim de atender escusa de conscincia (CF/1946, artigo 141).

Invocando a proteo de Deus, em 1967, a Constituio Federal promulgada neste ano manteve os direitos inerentes liberdade de crena em seu texto, assim como a vigente Constituio Federal de 1988, no j mencionado art. 5, nos incisos VI a VIII. Alm disso, a atual Carta Magna brasileira faculta s escolas pblicas de ensino fundamental o ensino religioso (art. 210, 1, CF).

Como se percebeu a partir da breve explanao supra, ao longo da histria do Brasil a liberdade de crena sempre foi uma das preocupaes do legislador constituinte, de modo que esta se manteve presente em todas as Constituies Federais. Inclusive, acerca do motivo pelo qual se mostra to importante o resguardo dos direitos concernentes liberdade de crena, no deixaram de se pronunciar grandes mestres:

O reconhecimento da liberdade religiosa pela Constituio denota haver o sistema jurdico tomado a religiosidade como um bem em si mesmo, como um valor a ser preservado e fomentado. Afinal, as normas jusfundamentais apontam para valores tidos como capitais para a coletividade, que devem no somente ser conservados e protegidos, como tambm ser promovidos e estimulados (MENDES, 2009, p. 463).

Por sua vez, lecionando a respeito da abrangncia da liberdade de crena, verifica-se o seguinte posicionamento assaz didtico:

Na liberdade de crena entra a liberdade de escolha da religio, a liberdade de aderir a qualquer seita religiosa, a liberdade (ou o direito) de mudar de religio, mas tambm compreende a liberdade de no aderir a religio alguma, assim como a liberdade de descrena, a liberdade de ser ateu e de exprimir o agnosticismo. Mas no compreende a liberdade de embaraar o livre exerccio de qualquer religio, de qualquer crena, pois aqui tambm a liberdade de algum vai at onde no prejudique a liberdade dos outros. (SILVA, 2011, p. 249)

Desse modo, podemos concluir que a liberdade de crena garantida na Lei Maior brasileira se refere, tambm, proteo aos costumes e liturgias de cada religio desde que no contrariem os bons costumes ou firam algum direito superior -, no podendo qualquer pessoa

impedir o livre exerccio de qualquer religio, como bem pontifica Jos Afonso da Silva no trecho supracitado.

Neste momento, portanto, passaremos a analisar a crena das religies mais comuns no Brasil, no que se refere ao aspecto da homossensualidade, de acordo com seus respectivos costumes, livros sagrados ou convenes de seus lderes.

2 O ASPECTO DA HOMOSSENSUALIDADE NAS CORRENTES RELIGIOSAS

A homossensualidade foi considerada de formas diversas pelas religies do mundo ao longo dos anos. Entretanto, compete-nos, nesse momento, apresentar apenas o entendimento das religies mais comumente encontradas no Brasil, e abrangidas, portanto, pela liberdade de crena religiosa garantida na Constituio Federal.

Em primeiro lugar, temos que o Cristianismo, de maneira geral, trata da homossensualidade como pecado, e condena sua prtica. Em inmeras passagens da Bblia e no somente no Velho Testamento, como afirmam alguns defensores de movimentos LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgneros) -, h recomendaes acerca da proibio de prticas sexuais e sensuais entre pessoas do mesmo sexo, seno vejamos as mais citadas:

Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Tero que ser executados, pois merecem a morte. (Levtico 20:13)

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que bendito para sempre. Amm. Por causa disso Deus os entregou a paixes vergonhosas. At suas mulheres trocaram suas relaes sexuais naturais por outras, contrrias natureza. Da mesma forma, os homens tambm abandonaram as relaes naturais com as mulheres e se inflamaram de paixo uns pelos outros. Comearam a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perverso. (Romanos 1:25-27)

Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? No se deixem enganar: nem imorais, nem idlatras, nem adlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladres, nem avarentos, nem alcolatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdaro o Reino de Deus. (1 Corntios 6:9-10)

Alm das advertncias bblicas, a Igreja Catlica fez recomendaes prprias no Catecismo, em seu artigo 6, denominado O sexto mandamento, no qual afirma o seguinte acerca da homossexualidade:

A homossexualidade designa as relaes entre homens e mulheres que sentem atrao sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variveis ao longo dos sculos e das culturas. Sua gnese psquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravaes graves, a tradio sempre declarou que "os atos de homossexualidade so intrinsecamente desordenados". So contrrios lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. No procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados (verso 2357 p. 531).

Por outro lado, a homossensualidade no negligenciada e as pessoas denominadas homossexuais no so banidas pela Igreja Catlica; no sendo incentivada sua discriminao. Ao contrrio, aconselhado que sejam tratadas com respeito, compaixo e delicadeza, ainda conforme as exortaes do Catecismo:

Um nmero no negligencivel de homens e de mulheres apresenta tendncias homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinao objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provao. Devem ser acolhidos com respeito, compaixo e delicadeza. Evitar-se- para com eles todo sinal de discriminao injusta. Estas pessoas so chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem crists, a unir ao sacrifcio da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condio. As pessoas homossexuais so chamadas castidade. Pelas virtudes de autodomnio, educadoras da liberdade interior, s vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela orao e pela graa sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeio crist.

O Protestantismo, outra corrente do Cristianismo, julga de forma semelhante ao Catolicismo, de modo que, apesar de no ter uma liderana central que abranja todas as suas igrejas como faz o Vaticano, de modo geral, interpreta a Bblia de modo a reprovar a prtica homossensual.

Assim como se baseiam o Catolicismo e o Protestantismo na retrocitada passagem bblica presente em Levtico 20:13 para condenar a homossensualidade, da mesma forma tambm faziam os judeus. No entanto, com o passar dos anos e devido ramificao do Judasmo em grupos de pensamento diverso, o entendimento adotado pelos judeus passou a ser

determinado pela corrente da qual faziam parte. Desse modo, convm que sejam mencionadas a seguir as principais correntes em que se dividem os judeus e a sua particular opinio acerca da homossexualidade.

Em primeiro lugar h o Judasmo Ortodoxo, que considerado a vertente mais conservadora do Judasmo. Os judeus ortodoxos rejeitam a possibilidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo ser comparado ao casamento entre homem e mulher, e sustenta que ticas hedonistas no poderiam justificar a homossexualidade como algo moral. Em outras palavras, segundo o judasmo ortodoxo, ainda que prticas homossexuais satisfaam prazeres humanos e levem algumas pessoas felicidade, no devem ser consideradas como morais. Dessa forma, traduzindo o entendimento dos judeus ortodoxos acerca da homossensualidade, o Rabino Immanuel Jakobovits aduz o seguinte:

Jewish law, then, rejected the view that homosexuality was to be regarded merely as a disease or as morally neutral, categorically rejecting the view that homosexual acts "between two consenting adults" were to be judged by the same criterion as heterosexual marriage that is, whether they were intended to foster a permanent relation of love. Jewish law holds that no hedonistic ethic, even if called "love," can justify the morality of homosexuality any more than it can legitimize adultery or incest, however genuinely such acts may be performed out of love and by mutual consent*4+ *5+.

A segunda corrente judaica a ser exposta o judasmo conservador, tambm conhecido como judasmo Masorti. A compreenso dessa diviso do judasmo acerca da homossensualidade foi expressa pela Comisso da Lei e Padres Judaicos (em ingls, Committee on Jewish Law and Standards CJLS), que em maro de 2011, atravs de deciso em Assembleia, reafirmou princpios declarados anteriormente em 1990 e declarou que a comunidade judaica deveria promover a incluso de judeus gays e lsbicas nas congregaes judaicas e combater a discriminao, promovendo um ambiente receptivo aos judeus homossexuais[6].

O judasmo reformista, vertente predominante na Amrica do Norte, entende a homossensualidade de maneira mais liberal, se comparada s correntes anteriormente citadas. Desde 1977 defende o fim da discriminao de gays e lsbicas, e j no ano de 1990 passou a admitir rabinos de qualquer orientao sexual. Em maro de 2000, nessa esteira, a CCAR (Central Conference of American Rabbis) emitiu uma resoluo[7] acerca da realizao da cerimnia de casamento entre pessoas do mesmo sexo atravs de rituais judaicos, na qual afirmou que tal solenidade poderia ser realizada livremente por aqueles que concordassem com a mesma; da mesma forma que eximiu da obrigao de realizar a cerimnia aqueles que com a qual no estivessem de acordo.

Por fim, h o Judasmo reconstrucionista, que, assim como o reformista, apresenta uma viso diferente das demais correntes judaicas no que tange ao homossexualismo. Desde a sua criao, em 1974, a Reconstructionist Rabbinical Association permitiu a presena de quaisquer membros, independente de sua orientao sexual. J em 1984, ou seja, dez anos depois, autorizou a ordenao de rabinos gays e lsbicas. Recentemente, em maro de 2004, emitiu uma resoluo[8] em que apoia o reconhecimento civil do casamento entre pessoas do mesmo sexo, requerendo, inclusive, que fossem estendidos aos casais homoafetivos os direitos j garantidos para os casais heteroafetivos.

Alargando estudos na anlise do entendimento das diversas religies acerca da homossensualidade, convm, portanto, que seja citado o que a doutrina do Espiritismo dispe sobre o assunto. De acordo com Allan Kardec em O livro dos Espritos, os espritos no tm sexo, podendo o mesmo esprito animar homens e mulheres. Afirma tambm que os espritos enfrentaro as dificuldades de ser homem ou mulher, a depender do sexo da pessoa na qual encarnar (KARDEC, 1998).

Desse modo, entendem alguns doutrinadores espritas que a preferncia de um esprito por um ou outro sexo pode demonstrar o seu desequilbrio, tendo a homossexualidade uma conotao patolgica, segundo Jorge Andras na obra intitulada Foras Sexuais da Alma. Aconselha o autor, ainda, aos que tm inclinaes homossexuais, o que chama de castidade construtiva, a fim de encontrar a harmonia para as futuras formaes corpreas que as reencarnaes podem propiciar. (ANDRAS, 1987)

Nesse nterim, advertem os espritas que sejam respeitados e tratados com dignidade os homossexuais, de modo que sejam acompanhados e auxiliados na caminhada em direo ao equilbrio espiritual[9].

O Islamismo, por sua vez, apesar de no ter tantos adeptos no Brasil quanto as religies anteriormente citadas, tambm deve ser mencionado. Em seu livro sagrado, o Alcoro, h pelo menos duas condenaes prtica da sodomia, como a seguir demonstrado:

Dentre as criaturas, achais de vos acercar dos vares, deixando de lado o que vosso Senhor criou para vs, para serem vossas esposas? Em verdade, sois um povo depravado! (Alcoro Os Poetas, 26a:165-166)

E (enviamos) Lot, que disse ao seu povo: Cometeis abominao como ningum no mundo jamais cometeu antes de vs, Acercando-vos licenciosamente dos homens, em vez das mulheres. Realmente, sois um povo transgressor. (Alcoro Os Cimos, 7, 80-81)

Alm disso, em determinados pases islmicos h a utilizao da Sharia, lei muulmana que determina a pena de morte de apedrejamento para pessoas que cometerem atos sexuais ilcitos, quais sejam, adultrio condenao tanto homens quanto mulheres e relaes homossexuais. Ou seja, por mais que no Alcoro no haja meno ao apedrejamento, a Sharia seguida de forma literal por alguns pases, como o Ir[10], o Sudo e a Nigria[11][12].

Por ltimo, convm que seja mencionado, tambm, o entendimento das Religies Africanas acerca do homossexualismo, haja vista estarem aquelas bastante presentes no Brasil desde a sua colonizao e at os dias atuais. E, quanto a religies africanas, pretendemos tratar de uma forma geral o candombl, a umbanda e tantas outras vertentes de religies africanas, cada qual com suas peculiaridades.

As religies africanas, como um todo, so notoriamente conhecidas pela presena frequente de homossexuais em seus cultos, de modo que para as mesmas no h empecilho para a filiao de membros homoafetivos (SANTOS, 2008 / GUIMARES, 2011).

Assim, segundo a minuciosa anlise efetuada, no difcil perceber que a maioria das religies presentes no pas no aprova a homossensualidade como ato normal; cada uma, conforme os seus dogmas, condena o homossexualismo de alguma forma.

3 O APARENTE CONFLITO NORMATIVO CONSTITUCIONAL ENTRE A LIBERDADE RELIGIOSA E A HOMOSSENSUALIDADE

Neste momento, convm que seja tratada a questo do conflito constitucional entre a liberdade de crena e os direitos reclamados pela populao homoafetiva e seus simpatizantes.

Baseiam suas reivindicaes, os homoafetivos, no princpio da dignidade da pessoa humana que se constitui como um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (CF/88, Art.1) -, no direito no-discriminao que, por sua vez, um dos objetivos fundamentais brasileiros, os quais expostos no inciso IV do artigo 3 da Constituio Federal -, e nos direitos liberdade e igualdade elencados no artigo 5 da Magna Carta brasileira.

A liberdade de crena tambm encontra respaldo no artigo 5 da Constituio brasileira, nos incisos VI a VIII, sendo, como as demais espcies de liberdades constitucionais, inerente pessoa humana, apresentando-se como condio da individualidade do homem:

A liberdade, como ncleo dos direitos humanos fundamentais, no apenas negativa, ou seja, liberdade de fazer o que a lei no probe nem obriga, mas liberdade positiva, que consiste na remoo dos impedimentos (econmicos, sociais e polticos) que possam obstruir a autorealizao da personalidade humana, o que implica na obrigao, pelo Estado, de assegurar os direitos sociais atravs de prestaes positivas com vistas a proporcionar as bases materiais para a efetivao daqueles direitos. (CARVALHO, 2006, p. 512)

Tanto os direitos que fundamentam as reivindicaes homoafetivas quanto a liberdade de crena se apresentam como direitos fundamentais, os quais conceituados da seguinte maneira por Jos Afonso da Silva:

*...+ a conceituao que se recolhe em Jos Afonso da Silva, para quem os direitos fundamentais designam, no nvel do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituies que o [ordenamento jurdico] concretiza em garantia de uma convivncia digna, livre e igual de todas as pessoas. No qualificativo fundamentais acha-se a indicao de que se trata de situaes jurdicas sem as quais a pessoa humana no se realiza, no convive e, s vezes, nem mesmo sobrevive. (SILVA apud CARVALHO, 2006, p. 512)

Alm de serem classificados como direitos fundamentais, os direitos em tela so subclassificados como direitos fundamentais de primeira gerao, conforme mais balizada doutrina:

Os direitos da primeira gerao ou direitos da liberdade tm por titular o indivduo, so oponveis ao Estado, traduzem-se como faculdades ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que seu trao mais caracterstico; enfim, so direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado. (BONAVIDES, 2010, p. 563-564)

Desse modo, por serem ambos direitos fundamentais, um no pode se sobrepor ao outro, de modo a exclu-lo, como acontece no caso em que uma norma maior revoga uma de menor hierarquia quando as duas so discrepantes. O que fazer, ento, quando os dois direitos colidirem, j que no h possibilidade de revogao de um dos dois?

Tal coliso, apesar de j existir na sociedade brasileira ainda mais nos ltimos anos, quando se intensificou a luta por direitos de pessoas autodenominadas de homossexuais ou homoafetivas -, tem tomado maiores propores. E uma das causas desencadeadoras disso a tramitao, no Congresso Nacional, dos Projetos de Lei n 5.003/01 e 122/06, que visa criminalizar a prtica da homofobia e criar o Estatuto da Diversidade Sexual, respectivamente.

No texto do citado Estatuto, por exemplo, h a previso da pena de recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se constatada a prtica de condutas discriminatrias ou preconceituosas em razo da orientao sexual ou da identidade de gnero[13]. Em primeiro lugar, apenas a ttulo de discusso, h de se constatar que a pena arbitrada bastante alta se considerado o bem jurdico tutelado, sendo a mesma pena da aplicada no crime de sequestro e crcere privado qualificado enquanto que a pena aplicada no crime de injria, quando praticado com a utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia, que poderia ser considerado equivalente ao de homofobia, de apenas de 1 (um) a 3 (trs) anos.

Em seguida, questiona-se: se por motivos de convico religiosa ou no exerccio de sua liberdade de crena algum exprimir sua opinio contra a homossexualidade? Seria esta pessoa condenada pena de 2 a 5 anos de recluso e destinada a umas das superlotadas penitencirias brasileiras? Onde ficaria a liberdade de crena, desse modo, sendo tanto esta quanto o direito no-discriminao direitos fundamentais?

Alm disso, muito se questiona acerca da hiptese de um lder religioso apregoar a natureza pecaminosa da homossensualidade ante seus fiis e tal ato ser considerado homofobia. Segundo a Constituio Federal, ao Estado vedado o embarao a cultos religiosos[14]; ento, como lidar com tal texto que pretende transformar-se em disposio legal?

Em primeiro lugar, compete que seja feita, no presente momento, uma diferenciao entre um termo comumente utilizado pelos defensores dos direitos de homoafetivos, qual seja, a to falada homofobia, e a discordncia por motivo de crena.

Segundo o dicionrio Aurlio (2009, p. 1054), homofobia pode ser traduzida como Averso a homossexuais e ao homossexualismo, trazendo sempre consigo, esse termo, uma conotao discriminatria, preconceituosa e/ou violenta. No se deve confundir, portanto, homofobia com a discordncia prtica homossexual declarada pela populao considerada religiosa.

A discordncia homossexualidade declarada por membros de religies que no aceitam tal prtica deriva-se de determinaes dadas por seus respectivos livros sagrados (como o caso do cristianismo em geral, do islamismo e do judasmo), ou por consideraes de lderes e outros doutrinadores religiosos (o que acontece no espiritismo, por exemplo), e no por instintos preconceituosos ou discriminatrios.

Em algumas dessas religies, como j se demonstrado anteriormente, h, inclusive, o incentivo ao acolhimento de homoafetivos com amor e respeito. No caso dos cristos, por exemplo, h a conhecida determinao de Jesus a seus seguidores: que amem a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmos e includas como prximos devem estar, tambm, pessoas de diferente orientao sexual. No se v, ao menos de modo geral, incentivo violncia contra qualquer pessoa por motivos de orientao sexual.

Desse modo, retornando discusso acerca do tratamento que deve ser dado pelo Direito no caso em tela, sabe-se que no pode haver revogao de um direito fundamental em favor de outro, mas, em contrapartida, sabe-se, igualmente, que nenhum direito fundamental absoluto.

Os direitos e garantias fundamentais, em regra, so relativos, e no absolutos. Esse o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Embasado no princpio da convivncia entre liberdades, a Corte concluiu que nenhuma prerrogativa pode ser exercida de modo danoso ordem pblica e aos direitos e garantias fundamentais, as quais sofrem limitaes de ordem tico-jurdica. Essas limitaes visam, de um lado, tutelar a integridade do interesse social e, de outro, assegurar a convivncia harmnica das liberdades, para que no haja colises ou atritos entre elas. Evita-se, assim, que um direito ou garantia seja exercido em detrimento da ordem pblica ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros (BULOS, 2009, 434).

Assim, havendo um conflito aparente entre os dois direitos, o que deve ser feito, do ponto de vista do Direito, uma ponderao dos direitos fundamentais em questo, de modo a ser identificado qual dos dois prevalecer no caso concreto.

Ainda de acordo as lies de BULOS, O magistrado deve harmonizar esses bens em disputa, promovendo a concordncia prtica entre eles. Se isso no for vivel, resta-lhe eleger qual interesse deve prevalecer. Ao considerar qual dos direitos fundamentais deve sobressair, o magistrado deve verificar qual deles resolveria da melhor forma a controvrsia, com o menor sacrifcio possvel do outro direito. Com o escopo de corroborar o entendimento trazido:

O juzo de ponderao a ser exercido liga-se ao princpio da proporcionalidade, que exige que o sacrifcio de um direito seja til para a soluo do problema, que no haja outro meio menos danoso para atingir o resultado desejado e que seja proporcional em sentido estrito, isto , que o nus imposto ao sacrificado no sobreleve o benefcio que se pretende obter com a soluo. Devem-se comprimir no menor grau possvel os direitos em causa, preservando-se a sua essncia, o seu ncleo essencial *...+.(MENDES, 2009, p. 319):

Aplicando, portanto, a tese jurdica ao caso concreto ora ventilado, depreende-se que, no tocante ao aparente conflito existente entre a liberdade de crena e os direitos igualdade e no-discriminao, ambos direitos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, deve ser feita uma ponderao dos direitos em questo, considerando-se o seguinte questionamento: Qual direito que mais urgentemente deve ser protegido, de modo que, se mitigado, ocasionaria maior sofrimento ao grupo preterido, afetando mais intensamente a vida da sociedade brasileira em geral?

Em contemplao ao caso concreto, analisaremos, a ttulo de exemplo, qual direito deveria ser tutelado no que tange ao reconhecimento da unio estvel homoafetiva e criminalizao da homofobia.

No que tange ao reconhecimento da unio estvel homoafetiva, em primeiro lugar, nos propomos a ponderar qual direito deveria ter sido protegido.

Sabe-se que, faticamente, a unio estvel homoafetiva h muito j existia. Entretanto, por no haver lei especfica que autorizasse que os benefcios concedidos a companheiros heterossexuais fossem estendidos aos homoafetivos, os Tribunais de Justia, por muitas vezes, no procediam de modo a beneficiar companheiros homoafetivos, seja em causas envolvendo direito previdencirio[15], direito de famlia ou direito sucessrio.

Portanto, o mais sbio a ser feito foi reconhecer a unio estvel entre pessoas do mesmo sexo, de modo a garantir a casais homoafetivos que conviviam em unio estvel direitos relativos a seu status de companheiro/convivente. Pouco foi sacrificada a liberdade de crena nesse aspecto, haja vista ter causado, o reconhecimento da unio estvel homoafetiva, apenas a declarao da existncia de direitos decorrentes da situao ftica de convivncia.

Quanto criminalizao da homofobia, sabe-se que um assunto delicado, haja vista a violncia contra homossexuais ter se mostrado como um novo mal a ser combatido na sociedade brasileira[16]. No entanto, o que se percebe aps breve anlise aos Projetos de Lei

5.003/01 e 122/06, que os mesmos foram produzidos de maneira bastante parcial, sem que houvesse antes um maior estudo acerca do impacto que os mesmos poderiam causar na populao impacto que j vm causado, sem nem ao menos terem sido aprovados no Congresso Nacional.

Assim, ao invs de investir aos poucos na mudana da mentalidade da maioria dos brasileiros, que, devido sua tradio religiosa de muito tempo, ainda no conseguiu se acostumar com a homossensualidade, o Poder Legislativo brasileiro resolveu produzir uma lei extremamente abstrata j que, por conter hipteses de enquadramento no tipo penal muito amplas, mostra-se passvel de diversas interpretaes -, visando criminalizar qualquer ato discriminatrio ou preconceituoso. Indubitvel o efeito devastador que tal lei, se aprovada, provocar; violando no apenas o direito liberdade de crena dos indivduos.

Dessarte, o melhor a ser feito no presente caso realmente ponderar os direitos em questo, verificando, no caso concreto, qual deles, se sacrificado, acarretar menos prejuzos s pessoas titulares do direito preterido e sociedade em geral. Sempre pontuando, entretanto, que nenhum dos direitos fundamentais pode ser completamente subjugado, devendo, com a aplicao da devida hermenutica, buscarmos uma maneira de equilbrio normativo.

4 POSICIONAMENTO DE NOSSAS CORTES SOBRE O CONFLITO APARENTE DAS NORMAS

Nesse nterim, j tendo sido discutido o entendimento doutrinrio acerca do procedimento que deve ser realizado quando existir um aparente conflito entre direitos fundamentais, compete, por fim, que tambm se discuta o entendimento dos Egrgios Tribunais brasileiros no que tange a essa questo.

cedio pontuar, antes de tudo, que ainda no se tornou to comum haver discusses judiciais em torno da problemtica da liberdade de crena quando confrontada com os direitos recm-adquiridos dos homoafetivos. No entanto, conseguimos encontrar alguns julgados interessantes, os quais valem a pena serem colacionados abaixo. Far-se- a anlise dos mesmos, ento, nos termos da retromencionada ponderao dos direitos fundamentais.

Em primeiro lugar analisaremos a deciso do Tribunal de Justia do Estado do Mato Grosso do Sul nos autos de Ao Civil Pblica em que se requer a condenao em dano moral coletivo de um autor literrio acusado de instigar e encorajar a homofobia; o qual publicou um livro que se intitula A maldio de Deus sobre o homossexual: O homossexual precisa conhecer a maldio divina que est sobre ele!. Segue abaixo a ementa do citado processo:

EMENTA: APELAO CVEL. AO CIVIL PBLICA. DANO MORAL COLETIVO. INEXISTNCIA. LIBERDADE DE EXPRESSO E DE CONVICO RELIGIOSA. RECURSO PROVIDO PARCIALMENTE. A Constituio Federal expressa ao garantir ao indivduo a liberdade de expresso e de convico religiosa, de sorte que, o inconformismo e a intolerncia de parte da populao com as ideias do autor do livro no podem gerar, por si s, o dano moral de um grupo de pessoas (TJMS - AC 6422 MS 2009.006422-1- 5 Turma Cvel Relator: Des. Vladimir Abreu da Silva. DJU: 25/02/2010)[17].

No caso em tela, como j mencionado, o ru foi acusado pela Defensoria Pblica de Mato Grosso do Sul de escrever um livro discriminatrio e preconceituoso, que incitaria, inclusive, a prtica da homofobia. O autor do livro se utilizou de trechos da Bblia para justificar suas afirmaes contra a homoafetividade, fazendo, tambm, comentrios prprios acerca do assunto. Afirmou, em sua defesa, que o livro havia sido escrito no exerccio de sua liberdade de crena e de opinio.

O juzo de 1 grau concedeu os danos morais coletivos em desfavor do ru, condenando o mesmo apreenso dos exemplares que ainda no tinham sido vendidos e proibio de nova publicao do livro, e de trechos ou partes de seu contedo. Por sua vez, o Desembargador Relator afastou a condenao em danos morais coletivos, considerando que no se pode impingir uma condenao em danos morais coletivos por ter o apelante expressado suas convices e pelo simples fato de parte da populao no concordar com suas ideias. Manteve nos demais termos, no entanto, a condenao.

O que se atesta na lide a presena de um problema que poder ser comumente enfrentado por grande parte da populao religiosa brasileira, qual seja: a alegao de homofobia em face de seus posicionamentos desfavorveis acerca da homoafetividade. No compete a este artigo se aprofundar nos termos em que foi escrito o livro em questo, porm, a possibilidade de condenao do ru em danos morais coletivos nos faz retomar um questionamento feito neste trabalho noutro momento: se a lei que tipifica a homofobia como crime j tivesse sido aprovada no Congresso Nacional, seria possvel que o ru do processo em epgrafe fosse processado e condenado pena de recluso de 2 a 5 anos, a qual correspondente ao crime de homofobia?

Segundo as palavras da Comisso de Direitos Humanos Ricardo Brando, da Ordem dos Advogados do Brasil, a qual citada no acrdo em discusso:

Numa Sociedade Democrtica de Direito (como a nossa), deve ocorrer o equilbrio dos direitos civis. Se os homossexuais tm o direito de criticar (ou at mesmo de processar judicialmente) os heterossexuais por seus excessos e por suas palavras, estes tambm tm o direito de expor suas opinies e ter suas livres expresses de pensamento respeitadas por todos, indistintamente. No se deve "amordaar" uma maioria que defende suas convices, em benefcio de uma minoria que tambm defende as suas (mesmo que sejam equivocadas).

Segue, assim, outra indagao, que a seguinte: at que ponto se estende a liberdade de crena de um indivduo e se inicia o direito homoafetivo de ser recompensado por dano moral ou ver condenado um indivduo por homofobia?

A resposta desse questionamento nos far retornar ao mtodo da ponderao, j mencionado no captulo anterior. O aplicador da norma no caso, o juiz dever exercer seu juzo de razoabilidade, e, atravs do princpio da proporcionalidade e do mtodo da ponderao, estabelecer os limites de cada direito fundamental. Transcrevemos doutrina sobre o assunto:

No conflito entre princpios, deve-se buscar a conciliao entre eles, uma aplicao de cada qual em extenses variadas, segundo a respectiva relevncia no caso concreto, sem que se tenha um dos princpios como excludo do ordenamento jurdico por irremedivel contradio com o outro (MENDES, 2009, p. 318).

Por ser o juzo de ponderao utilizado em casos concretos apenas, de acordo com as especificidades de cada um, no pode o mesmo ser realizado em casos abstratos. Assim, retornando ao caso concreto em discusso, percebe-se que o juzo de 1 grau, ao fazer uso do juzo de ponderao, considerou mais importante os direitos honra, vida privada, busca da felicidade e igualdade de um grupo de pessoas do que as liberdades de crena e de expresso e o direito informao postulados pelo autor do livro.

O Desembargador Relator do processo, por sua vez, descartou a possibilidade de ter sido agredida a populao homoafetiva, afastando a configurao de dano moral coletivo. Com tal deciso, o magistrado considerou que o ru estava no pleno exerccio de sua liberdade de crena, expondo opinies derivadas de sua crena religiosa, e no de uma atitude homofbica e preconceituosa contra os homossexuais.

Desse modo, no confronto entre o possvel dano moral coletivo e a liberdade de crena do indivduo, prevaleceu a liberdade de crena. No entanto, sua liberdade de crena permaneceu mitigada, haja vista perdurarem a apreenso dos exemplares do livro e a proibio de novas

edies do livro ou de reproduo de trechos seus. Logo, nenhum dos direitos fundamentais foi absolutamente excludo ou revogado por seu oponente; sendo apenas mitigados em alguns aspectos para que pudessem, ambos, conviver.

Outra deciso dos tribunais convm ser discutida. Trata-se de Ao de Indenizao por Danos Morais[18] julgada pelo Tribunal de Justia do Estado do Par, em que o autor afirma ter sofrido danos morais por t-lo impedido um padre, ru no processo, de ser padrinho de uma criana em razo de sua opo sexual.

No caso concreto em questo, tanto o magistrado do 1 grau de jurisdio quanto o do 2 grau consideraram como latente o dano moral arguido pela parte autora. Em seguida se transcreve a ementa do processo:

EMENTA: APELAO CVEL. AO INDENIZATRIA. HOMOFOBIA. DANO MORAL CONFIGURADO. SENTENA MONOCRTICA MANTIDA. I - Ao reputar irretocvel a r. sentena monocrtica, deve a mesma ser confirmada pelo Tribunal de Justia, pelos seus prprios e jurdicos fundamentos, haja vista que o magistrado a quo, bem analisou exaustivamente as provas acostadas, aplicando o direito ao caso sub-judice. II - A unanimidade de votos recurso de apelao conhecido e improvido, nos termos do voto do Relator. TJPA - AC 200830075352 PA 2008300-75352 1 Cmara Cvel Isolada Relator: Des. Leonardo de Noronha Tavares. DJU: 25/05/2009.

Neste processo, os direitos fundamentais foram ponderados de maneira completamente diversa do caso concreto analisado anteriormente. Dessa vez, os direitos fundamentais relativos honra, imagem e vida privada do autor homossexual prevaleceram sobre as alegaes de exerccio da liberdade de crena do ru, que padre.

Relatam os autos que o ru no permitiu que o autor fosse padrinho de uma criana, sob as alegaes de que gay no serve para ser padrinho e que na sua igreja o autor do processo jamais seria padrinho de qualquer criana. Em sua defesa, o requerido afirmou que o autor era pai de santo, motivo real pelo qual o mesmo no poderia exercer a funo de padrinho na Igreja Catlica. Alegou tambm, que, se permitisse o exerccio da funo pelo ofendido, estaria transgredindo o Cdigo Cannico. No convencidos pelos argumentos do ru, o juiz de 1 grau e o Desembargador Relator declararam existentes os danos morais pleiteados.

Nos presentes autos, comprova-se a afirmao de que o juzo de ponderao se modifica conforme se modifica o caso concreto. Assim, o que seria um simples exemplo de confronto

entre direitos de homoafetivos e liberdade de crena, adquiriu diferente interpretao por ter sido alterado, tambm, o caso concreto.

O Desembargador Relator deixa evidenciada no acrdo a prevalncia dos direitos honra, imagem e vida privada sobre a liberdade de crena mediante a qual agiu o padre, ora ru no processo. Defende seu posicionamento no trecho do acrdo que se v adiante:

Portanto, mesmo que religies tenham juzos de valor teolgicos, considerando "pecado", no podem propagar a discriminao, o preconceito ou inverdades cientficas, vez que nenhuma pessoa ou instituio nacional, est acima da Constituio e do ordenamento legal do Brasil, que veda qualquer tipo de discriminao ou preconceito.

Considerou-se, nesse caso, portanto, que, apesar de ter agido segundo as convices inerentes sua liberdade de crena, as atitudes do padre foram essencialmente discriminatrias e preconceituosas, motivo pelo qual prevaleceu o direito do autor compensao por danos morais.

Dessarte, luz dos casos concretos ora colacionados, percebe-se que o posicionamento dos Tribunais brasileiros acerca do conflito entre os direitos fundamentais em que se baseiam os homoafetivos e o direito fundamental de liberdade de crena no pacfico e nem o poderia ser, haja vista se adequar o juzo de ponderao ao caso concreto -, de modo que deve ser analisado o conflito em suas peculiaridades.

Assim, como anteriormente exposto, nenhum dos direitos fundamentais ser completamente exterminado; haver sempre uma mitigao de ambos mais de um do que de outro, na maioria das vezes -, de modo que possam conviver.

Alm disso, deve-se enfatizar que deve haver a conscincia, tanto de uma parte quanto de outra do conflito, que, da mesma forma que seus direitos fundamentais devem ser postos em prtica e no transgredidos, da mesma forma os direitos da parte adversria. Todos so detentores de direitos, mas, para que possam conviver em harmonia, devem manter o respeito pelo direito dos outros, mesmo que estes paream incabveis ou no importantes.

CONCLUSO

Diante de toda a construo retrodesenvolvida, restou evidenciada a importncia que tm tanto a liberdade de crena que se mostrou um direito fundamental protegido no Brasil desde a sua primeira Constituio e que tm agregado mais direitos ao longo dos anos quanto os direitos igualdade, busca da felicidade, vida privada e honra conseguidos recentemente pela populao homoafetiva brasileira.

No entanto, so, muitas vezes, direitos conflitantes, haja vista as religies mais comuns no Brasil no aceitarem a homoafetividade com normalidade, tratando a mesma como pecado ou desordem patolgica; ao mesmo tempo em que so, um e outro, direitos fundamentais, de modo que um no pode ser excludo em favor do outro.

Assim, devido intolerncia de ambas as partes envolvidas no conflito, no incomum que uma das partes ultrapasse o limite do seu direito e fira o direito da outra. Por esse motivo, quando essa disputa de direitos adentrar a esfera judicial, caber ao magistrado competente utilizar-se do juzo de ponderao, a fim de que se analise, a partir das peculiaridades do caso concreto, qual dos direitos deve sobressair em face do outro, e at onde iria a liberdade de crena do indivduo e comearia o direito igualdade, dignidade, vida privada e busca da felicidade do outro sujeito.

necessrio, portanto, que haja tal mentalidade em ambas as parcelas da populao, tanto a religiosa quanto a homoafetiva, que, como diz um famoso ditado popular, o seu direito termina quando comea o do outro.

Sabemos, no entanto, que tal processo para a convivncia harmoniosa desses direitos fundamentais no est sendo fcil e continuar a produzir muitas controvrsias. Assim, finalizamos com uma realista constatao, esperando que um dia essa realidade se modifique e direitos de homoafetivos e a liberdade de crena possam juntos conviver.

Erram os religiosos ao querer impedir a unio civil homossexual, calcando-se em suas crenas, as quais, evidentemente, no podem ser impostas fora. Mas erra tambm o movimento gay em querer enfiar goela abaixo da sociedade seus postulados particulares. Vivemos uma era de homofobia e teofobia, uma poca de grupos discutindo no a liberdade, mas quem ter o privilgio de exercer a tirania. Negar o direito dos gays tirania dos religiosos. De modo idntico, impor sua opinio aos religiosos, ou cal-los, ou segreg-los nas igrejas como se fossem guetos tirania do movimento gay. (Douglas, 2011)

Referncias bibliogrficas ANDREAS, Jorge. Foras Sexuais da Alma. Editora Feb. 6 edio, 1987. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 25 ed. atual. So Paulo. Malheiros Editores, 2010. BONAVIDES, Paulo. Histria constitucional do Brasil 3. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1991. BRASIL. Constituio (1824). Constituio Poltica do Imprio do Brazil. Rio de Janeiro. 1824. BRASIL. Constituio (1891). Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Senado Federal, 1891. BRASIL. Constituio (1934). Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Senado Federal, 1934. BRASIL. Constituio (1937). Constituio dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Senado Federal, 1937. BRASIL. Constituio (1946). Constituio dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Senado Federal,1946. BRASIL. Constituio (1967). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1967. BRASIL. Constituio (1969). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal,1969. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito constitucional 12. ed., rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. CATECISMO DA IGREJA CATLICA. 5 edio. Editora Vozes. Edies Paulinas. Edies Loyola. Editora Ave-Maria. So Paulo, 1993. DOUGLAS, William. Dois surdos: os religiosos e o movimento gay. Contedo Jurdico, BrasliaDF: 12 maio 2011. Disponvel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?colunas&colunista=955_&ver=943>. Acesso em: 04 jul. 2012. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa; coordenao Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 4. ed. Curitiba : Ed. Positivo ; 2009. GUIMARES. Ana Luzia de Oliveira Moreira. Mapeamento de Casas de Religies de Matriz Africana no Rio de Janeiro. 2011. Disponvel em: http://www.puc-

rio.br/pibic/relatorio_resumo2011/Relatorios/CSS/SOC/SOCAna%20Luzia%20de%20Oliveira%20Moreira%20Guimar%C3%A3es.pdf KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos. Filosofia espiritualista. Allan Kardec; traduo de J. Herculano Pires, revista e anotada pelo tradutor para esclarecimento e atualizao dos problemas do texto. 58, So Paulo, LAKE 1998. LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado 12. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo : Saraiva, 2008. MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional / Gilmar Ferreira Mendes, Innocncio Mrtires Coelho, Paulo Gustavo Gonet Branco. 4. ed. rev. e atual. So Paulo : Saraiva, 2009. ODEA, Thomas F. Sociologia da Religio. Livraria Pioneira Editra. So Paulo, 1969. RELIGION FACTS. Homosexuality and Judaism. Disponvel em: http://www.religionfacts.com/homosexuality/judaism.htm. Acesso em 19.06.2012. SANTOS. Milton Silva dos. Sexo, gnero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista? Horizonte, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p.145-156, jun. 2008. Disponvel em: http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/29321_3851.PDF SILVA, Hlio. As Constituies do Brasil. Editora Globo. 1985. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo. 34 ed. Malheiros Editores, 2011.

Notas:

[1] Trabalho orientado pela Profa. Msc. Juliana Maria Rocha Bezerra da Silva. Professora de direito constitucional, direito empresarial, direito consumerista, Tc, metodologia cientfica. Ps graduada lato senso pela UFRN em Direito Constitucional. Mestre em Direito Constitucional pela UFRN. Advogada militante. *2+ Por graa de Deos e em nome da Santssima Trindade. [3] Art. 72. A Constituio assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no paiz a inviolabilidade dos direitos concernentes liberdade, segurana individual e propriedade nos termos seguintes: 3 Todos os indivduos e confisses religiosas podem exercer publica e livremente o seu culto, associando-se para esse fim e adquirindo bens, observadas as disposies do direito commum. [4] Disponvel em: http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/judaica/ejud_0002_0009_0_09167.html. Acesso em 17.05.2012.

*5+ Em livre traduo da citao: A lei judaica, ento, rejeitou a viso de que a homossexualidade deveria ser considerada meramente como uma doena ou como moralmente neutra, categoricamente rejeitando a viso de que atos homossexuais consentidos entre dois adultos deveriam ser julgados pelo mesmo critrio que casamento heterossexual ou seja, se eles tinham a inteno de promover uma permanente relao de amor. A lei judaica sustenta que nenhuma tica hedonista, mesmo que esta seja chamada de amor, pode justificar a moralidade da homossexualidade to quanto poderia legitimar o adultrio ou o incesto, mesmo que genuinamente tais atos possam ser realizados por amor e consentimento mtuo. [6] Disponvel em: http://www.rabbinicalassembly.org/story/resolution-support-equal-rightsand-inclusion-gay-lesbian-bisexual-and-transgender-glbt-person. Acesso em 17.05.2012. [7] Disponvel em: http://ccarnet.org/rabbis-speak/resolutions/all/same-gender-officiation/. Acesso em 19.06.2012. [8] Disponvel em: http://www.therra.org/resolution-Mar2004.htm. Acesso em 19.06.2012. [9] Disponvel em: http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae260.txt. Acesso em 25.06.2012. [10] Disponvel em: http://oglobo.globo.com/mundo/ira-condena-dois-gays-morte-porapedrejamento-2836323. Acesso em 25.06.2012. [11] Disponvel em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,25-pessoas-aguardamexecucao-por-apedrejamento-no-ira-estima-ong,591270,0.htm. Acesso em 25.06.2012. [12] Disponvel em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/o-apedrejamento-divide-oisla. Acesso em 25.06.2012. [13] Crime de homofobia Art. 100 - Praticar condutas discriminatrias ou preconceituosas previstas neste Estatuto em razo da orientao sexual ou identidade de gnero. Pena recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. 1 - Incide na mesma pena toda a manifestao que incite o dio ou pregue a inferioridade de algum em razo de sua orientao sexual ou de identidade de gnero. [14] Art. 19. vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico; [15] EMENTA: APELAO CVEL. PREVIDNCIA PBLICA. PENSO. COMPANHEIRA. UNIO HOMOAFETIVA. PRETENSO DE INCLUSO COMO DEPENDENTE DE SERVIDORA PBLICA ESTADUAL. IMPOSSIBILIDADE. INVIVEL A INCLUSO DA COMPANHEIRA COMO DEPENDENTE, UMA VEZ QUE NO H LEI ESPECFICA AUTORIZADORA. APELAO DESPROVIDA, POR

MAIORIA. (TJRS - AC 70040644254 RS 1 Cmara Cvel Relator: Des. Luiz Felipe Silveira Difini. DJU: 25.05.2011) [16] Disponvel em: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/brasil-teve-278assassinatos-por-homofobia-em-2011-diz-gover_153279/. Acesso em 07.07.2012. [17] Acrdo disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/7879538/apelacaocivel-ac-6422-ms-2009006422-1-tjms/inteiro-teor. Acesso em 11.07.2012. [18] Acrdo disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/7249888/apelacaocivel-ac-200830075352-pa-2008300-75352-tjpa/inteiro-teor. Acesso em: 12.07.2012.

S-ar putea să vă placă și