Sunteți pe pagina 1din 26

Geral 115. Revisando pgina 19.

MACETE: flagrante real quando encontram o bandido no local, tem dois tipos; flagrante imprprio quando pegam ele na caada.

Julgue os itens a seguir, relativos priso em flagrante. I A priso em flagrante tem natureza administrativa, mas, uma vez mantida e homologado o auto de priso em flagrante pelo juiz, ela assume natureza jurisdicional. II Ocorre o chamado quase-flagrante quando, tendo o agente concludo os atos de execuo do crime e se posto em fuga, inicia-se ininterrupta perseguio, at que ocorra a priso. III No h crime e, portanto, o agente no pode ser preso, quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel a consumao desse crime. IV Ocorre flagrante forjado quando o fato tpico no foi praticado, sendo simulado pela autoridade policial com o objetivo direto de incriminar algum. Nesse caso, h absoluta ilegalidade e o responsvel pelo ato responder penal e administrativamente pela prpria conduta. V Flagrante retardado aquele no qual a polcia tem a faculdade de retardar a priso em flagrante, visando obter maiores informaes a respeito da ao dos criminosos. A quantidade de itens certos igual a

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. TODAS ESTO CORRETAS I - A Priso em Flagrante, possui como natureza jurdica ser uma medida cautelar de segregao provisria do autor da infrao penal, exigindo apenas a aparncia da tipicidade, desconsiderando qualquer valorao sobre a ilicitude e a culpabilidade, que so requisitos para a configurao do crime. Inicialmente, possui o auto de priso em flagrante, seu CARTER ADMINISTRATIVO, pois, formalizador da deteno, realizado pela Polcia Judiciria, tornando-se JURISDICIONAL quando o magistrado ao tomar conhecimento e considerando ilegal mantm a referida priso. II - Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; (IMPRPRIO OU QUASE FLAGRANTE)

III - Smula 145 do STF, que diz que NO H CIME QUANDO A PREPARAO DO FLAGRANTE PELA AUTORIDADE POLICIAL TORNA IMPOSSVEL A SUA CONSUMAO. A jurisprudncia entende que esta Smula tambm se aplica no caso de o flagrante ter sido preparado pelo particular. V OBS. quanto ao Flagrante Retardado / diferido / prorrogado; - no contemplado no cpp; - art. 2 II lei 9034/95 / lei do crime organizado ; - ao controlada; - polcia no intervm de imediato ( organizao criminosa): observa e acompanha, esperando mais provas ; - art 53 II lei 11343/06 / lei de drogas = juiz permite ao controlada; - entrega vigiada? delitos transnacionais ( permitir trnsito de drogas para melhor entender rotas de trfico internacional ) ( Decreto 154 /91 art 11) ( Conveno de Viena contra trfico ilcito de entorpecentes 1988). Priso em flagrante a modalidade de priso cautelar, de natureza administrativa, realizada no momento em que se desenvolve ou termina de se concluir a infrao penal. A Constituio Federal, em seu art. 5,LXI, autoriza essa modalidade de custdia, sem a expedio de mandado de priso pela autoridade judiciria, apresentando-se desta forma, o seu carter administrativo. Explicao da assertiva 1: A priso em flagrante, apesar de ser cautelar, tem natureza complexa. Isso porque ela um misto contendo parte administrativa e parte judicial. Veja as fases: 1-captura do agente 2- conduo coercitiva at a DP (comunicao a famlia ou pessoa indicada pelo preso e tambm imediatamente ao juiz) 3- lavratura do APF 4- recolhimento ao crcere 5- Remessa do APF ao juiz (aqui ele verifica a legalidade da priso, podendo ou no relax-

la. Nesse momento, a priso que era administrativa, passa pelo crivo do judicirio, tornandose judicial). 6- Remessa a defensoria do APF se o preso no constituir advogado. Portanto, a assertiva I est correta. OBS.: Importante lembrar que o chamado flagrante retardado no est previsto no CPP, apenas na Lei 9034/95 (Lei do crime organizado) e na Lei 11343/06 (nova Lei de drogas). Sendo que nesta ltima a autoridade policial no tem discricionariedade de agir, necessitando de autorizao judicial e ouvida do MP para o procedimento do flagrante retardado.

Flagrante presumido (art. 302, IV, CPP): o agente preso, logo depois de cometer a infrao, com instrumentos, armas, objetos ou papis que presumam ser ele o autor da infrao. Note que esta espcie no exige perseguio. Flagrante compulsrio ou obrigatrio (art. 301, infine, CPP): as polcias civil, militar, rodoviria, ferroviria e o corpo de bombeiros militar, desde que em servio, tm o dever de efetuar a priso em flagrante, sempre que a hiptese se apresente. Flagrante facultativo (art. 301 CPP): a faculdade legal que autoriza qualquer do povo a efetuar ou no a priso em flagrante. Flagrante esperado: a atividade da autoridade policial antecede o incio da execuo delitiva. A polcia antecipa-se ao criminoso, e, tendo cincia de que a infrao ocorrer, sai na frente, fazendo campana (tocaia), e realizando a priso quando os atos executrios so deflagrados. Nada impede que o flagrante esperado seja realizado por particular. Flagrante preparado ou provocado: o agente induzido ou instigado a cometer o delito, e, neste momento, acaba sendo preso em flagrante. Ressalte-se, no entanto a Smula n 145 do STF: No h crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel a sua consumao.

Flagrante prorrogado: a autoridade policial tem a faculdade de aguardar, do ponto de vista da investigao criminal, o momento mais adequado para realizar a priso, ainda que sua atitude implique na postergao da interveno. Flagrante forjado: aquele armado, fabricado, realizado para incriminar pessoa inocente. uma modalidade ilcita de flagrante, onde o nico infrator o agente forjador, que pratica o crime de denunciao caluniosa, e sendo agente pblico, tambm abuso de autoridade. Flagrante por apresentao: quem se entrega polcia no se enquadra em nenhuma das hipteses legais autorizadoras do flagrante. Assim, no ser autuado.

Quanto priso em flagrante, correto afirmar:

b) Apresentado o preso ao Delegado de Polcia, ouvir este o condutor e as testemunhas que o acompanharam e interrogar o acusado sobre a imputao que lhe feita, lavrando-se auto, que ser por todos assinados. c) A falta de testemunhas da infrao impedir o auto de priso em flagrante. d) Na falta ou no impedimento do Escrivo, no se poder designar outra pessoa como Escrivo para a lavratura do auto, haja vista ser funo personalssima. e) Quando o acusado se recusar a assinar, no souber ou no puder faz-lo, o auto de priso em flagrante ser assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presena deste. Letra e. 3o Quando o acusado se recusar a assinar, no souber ou no puder fazlo, o auto de priso em flagrante ser assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presena deste. Erro da C. ART. 304 CPP. 2o A falta de testemunhas da infrao no impedir o auto de priso em flagrante; mas, nesse caso, com o condutor, devero assin-lo pelo menos duas pessoas que hajam testemunhado a apresentao do preso autoridade. Erro da B. Haver oitiva do condutor e das testemunhas. Art. 304, CPP: Apresentado o preso autoridade competente, ouvir esta o condutor e colher, desde logo, sua assinatura, entregando a este cpia do termo e recibo de

entrega do preso. Em seguida, proceder oitiva das testemunhas que o acompanharem e ao interrogatrio do acusado sobre a imputao que lhe feita, colhendo, aps cada oitiva suas respectivas assinaturas, lavrando, a autoridade, afinal, o auto. Caros, a letra B est errada porque a delegado ouvir em primeiro lugar o condutor e EXPEDIR RECIBO DE ENTREGA DE PRESO para que ele seja liberado logo (isso porque geralmente os condutores so policiais e no podem perder tempo na delegacia). Somente depois as testemunhas sero ouvidas. A letra B est errada, pois, todos (condutor, testemunhas...) assinaram conforme forem requisitados, e no apenas ao final da lavratura do flagrante, pois acarretava muita perca de tempo , principalmente aos policiais que precisavam continuar seus servios. Errado. Assertiva em desacordo com o artigo 304, caput do CPP: Apresentado o preso autoridade competente, ouvir esta o condutor e colher, desde logo, sua assinatura, entregando a este cpia do termo e recibo de entrega do preso. Em seguida, proceder oitiva das testemunhas que o acompanharem e ao interrogatrio do acusado sobre a imputao que lhe feita, colhendo, aps cada oitiva suas respectivas assinaturas, lavrando, a autoridade, afinal, o auto

Romualdo e Paulo subtraram pertences de Cludia, utilizando-se para tanto de um punhal, que possua o cabo cravejado com pedras. Logo aps ter sofrido a subtrao de seus pertences, Cludia comunicou o fato a policiais civis da delegacia de polcia prxima, onde lhe apresentaram um lbum fotogrfico da distrital, tendo Cludia reconhecido Romualdo. Os policiais, ento, saramemdiligncia e lograramxito em deter Romualdo que contribuiu para as investigaes fornecendo o nome de seu comparsa, culminando, a seguir, com a deteno de Paulo, bem como apreenderam a arma e recuperaram a res furtiva com Paulo. Voc, Delegado de Planto, apreciando toda a ocorrncia e confirmando os fatos dever:

a) autu-los em flagrante delito, pois se trata de flagrante ficto. b) autu-los em flagrante delito, pois se trata de flagrante prprio. c) autu-los em flagrante delito, pois se trata de quase flagrante.

d) autu-los em flagrante delito, pois se trata de flagrante imprprio. e) libert-los aps colher suas declaraes, pois no estavam mais em flagrante delito. Flagrante presumido/ ficto ou assimilado. previsto no art. 302, inciso IV do CPP. Nesse caso, no h necessidade de perseguio, ao contrrio da hiptese anterior em que deve haver perseguio. Basta que o cidado seja encontrado algum tempo depois com instrumentos, papis ou armas. Ex.: carro roubado. Logo, letra A.

Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; (flagrante prprio) II - acaba de comet-la;(flagrante prprio) III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao;(flagrante imprprio ou quase flagrante) IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.(flagrante ficto ou presumido, ou feliz encontro) MACETE: quem perseguido e encontrado j est fora da rea do flagrante prprio. Da vem o flagrante imprprio / quase flagrante e depois o flagrante presumido / ficto. MACETE: quasiiiiiiiiiiii flagrantiiiiiiiiiiiiiiiii > iiiiiiiiiiiimprprio.

O Cdigo de Processo Penal ptrio menciona que tambm se considera em flagrante delito quem perseguido, logo aps o delito, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser o perseguido autor da infrao. A essa modalidade d-se o nome de flagrante

a) imprprio. b) ficto. c) diferido ou retardado. d) esperado.

Letra A. MACETE do logo aps e logo depois em ordem alfabtica.

Paruara, integrante da quadrilha liderada por Charlito Charlote, foi instado a se apresentar na delegacia de polcia civil com o objetivo de prestar declaraes em inqurito policial que investiga o grupo. Chegando delegacia, Paruara insinuou que precisaria conversar em particular com o escrivo de polcia X. Este, sem que Paruara notasse, uma vez que, em outras oportunidades, Paruara j havia tentado cooptar policiais, acionou um equipamento de gravao. Aps alguns rodeios, permanecendo X sempre calado, Paruara ofereceu R$ 5.000,00 para que X passasse informaes sobre possveis operaes policiais a serem desenvolvidas em face do grupo criminoso. Imediatamente, X deu voz de priso a Paruara. Nesse caso, o flagrante foi

a) esperado e, portanto, a priso vlida. b) provocado e, portanto, a priso nula. c) forjado e, portanto, a priso nula. d) preparado e, portanto, a priso vlida. A Resposta correta letra A, pois no flagrante esperado, no h qualquer atividade de induzimento, instigao ou provocao. Valendo-se de investigao anterior, sem a utilizao de um agente provocador, a autoridade policial ou terceiro limita-se a aguardar o momento do cometimento do delito para efetuar a priso em flagrante, respondendo o agente pelo crime praticado na modalidade consumada, ou, a depender do caso, tentada. Trata-se de flagrante legal.

Considere que Mateus tenha comparecido s 8 horas da manh do dia 5/11/2012 a uma delegacia de polcia e tenha noticiado que seu irmo Francisco fora vtima de um crime que se processa mediante ao penal pblica incondicionada, sem que houvesse sido identificado o criminoso. Considere, ainda, que, s 22 horas do mesmo dia, os agentes de polcia j haviam apurado a autoria do sobredito delito. Nesse caso, se a autoridade policial localizar o autor do crime at as 8 horas do dia 6/11/2012, poder prend-lo em flagrante delito.

Certo Errado.

Errado

Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la; III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. Acho que a resposta : Errado - Pois no esta a questo entre as hipteses (taxativas) do art. 302 CPP (acima transcrito). A questo induz o candidato a relacionar a situao descrita com o flagrante imprprio (ou quase flagrante). Para que esse tipo de flagrante se configure, necessrio ter-se trs elementos imprescindveis sua formao: 1) Que o agente, logo aps o cometimento do crime, empreenda fuga; 2) Que a perseguio policial se inicie no momento em que o agente empreenda tal fuga; 3) Que a priso ocorra por conta da perseguio policial, em circunstncias que faa presumir que o perseguido seja o autor da infrao. A questo no informou o empreendimento de fuga pelo agente; no informou o momento de incio da perseguio policial; e no informou as circunstncias em que seria preso o agente.

CESPE: Aps a lavratura do auto de priso em flagrante, com as comunicaes e demais formalidades de praxe, no sendo o caso de arbitramento de fiana, exaure-se a responsabilidade da autoridade policial, transferindo-se ao juiz a manuteno da custdia, por meio da converso em priso preventiva ou pela imediata imposio de outra medida cautelar, diversa da priso.

Certo

Errado

Art. 310. Ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever fundamentadamente: I - relaxar a priso ilegal; ou II - converter a priso em flagrante em priso preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; ou

III - conceder liberdade provisria, com ou sem fiana. Pargrafo nico. Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do CP, poder, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao. Logo, certa.

O Delegado de Polcia no lavrar o Auto de Priso em Flagrante, mas apenas registrar a ocorrncia:

a) nos casos de ao penal pblica condicionada representao, quando, aps a priso captura, a vtima no oferecer a representao. b) diante de condutas insignificantes que faam desaparecer a tipicidade material, bem como, aps a priso captura, nos crimes de ao penal privada subsidiria da pblica. Quanto a letra B. No compete a autoridade policial fazer juzo quanto a insignificncia da conduta, esta, compete somente a autoridade judicial. Logo, errada. Gabarito, letra A.

CESPE: Juca no mais poderia ter sido preso em flagrante, passadas 24 horas do cometimento do crime. No h prazo para se efetuar o flagrante. O prazo de 24 horas na lei referente ao prazo de ser encaminhado os autos do flagrante a autoridade judiciria. Logo, errada. Encontra-se o agente em flagrante ficto ou presumido: o agente preso, logo depois de cometer a infrao, com o objeto do crime, no caso a corrente de ouro, que presuma ser ele o autor do delito (art. 302, IV, CPP). O logo aps e logo depois no estipulam tempo determinado.

Com relao priso em flagrante, assinale a afirmativa correta.

a) O flagrante imprprio aquele em que o agente preso quando est cometendo a infrao penal ou logo aps comet-la. b) O flagrante esperado se diferencia do flagrante preparado, pois naquele est presente a figura do agente provocador, enquanto neste no encontramos tal figura. d) O flagrante protelado ou diferido aquele em que a priso em flagrante retardada para um momento posterior ao cometimento do crime, mais adequado do ponto de vista da persecuo penal. e) Tanto o flagrante esperado quanto o flagrante provocado so considerados ilegais pela doutrina amplamente majoritria, tendo em vista que configuram hiptese de crime impossvel. Letra D.

correto afirmar:

a) A priso em flagrante no cabvel nas infraes de menor potencial ofensivo, se o autor do fato assumir o compromisso de comparecer ao juizado especial criminal, e nos crimes de homicdio e leso corporal culposos, se o agente prestar imediato e integral socorro vtima. Priso em flagrante no cabvel nas infraes de menor potencial ofensivo, se o autor do fato assumir o compromisso de comparecer ao juizado especial criminal, e nos crimes de homicdio e leso corporal culposos na direo de veculo automotor, se o agente prestar imediato e integral socorro vtima. Logo, errada. Art. 69, nico, Lei 9.099/95: Ao autor do fato que, aps a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana (...) Art. 301, CTB: Ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se prestar pronto e integral socorro quela. b) A priso preventiva no pode ser decretada de ofcio pelo juiz no inqurito policial, no admissvel em crimes culposos e pode ser substituda pela liberdade provisria se demonstrado por prova idnea que o indiciado ou acusado maior de 80 anos de idade.

Errada. A liberdade provisria substitutiva da PF, no da PP. PP cabe sua revogao. Na alternativa "B", as duas primeiras afirmaes esto corretas ("a priso preventiva no pode ser decretada de ofcio pelo juiz no inqurito policial" e "no admissvel em crimes culposos" - arts. 311 e 313 do CPP). O erro est na 3 afirmao: "pode ser substituda pela liberdade provisria se demonstrado por prova idnea que o indiciado ou acusado maior de 80 anos de idade." Os comentrios dos colegas esto bons, porm s corrigir o comentrio da Pollyana, pois existe sim a substituio da priso preventiva ao acusado (ou indiciado) maior de 80 anos, o erro do tem foi em dizer que ser liberdade provisria, quando na verdade ser priso domiciliar.

c) A fiana no pode ser concedida sem a prvia oitiva do Ministrio Pblico, pode ser prestada aps a sentena condenatria e cassada no curso do processo se a inovao na classificao do delito a tornar incabvel. Errado. A fiana pode ser concedida sem previa oitiva do MP. e) O comparecimento peridico em juzo, a suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira, a internao provisria e a fiana incluem-se entre as medidas cautelares diversas da priso. Certa. Art. 319. So medidas cautelares diversas da priso: I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; VII - internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao;

CESPE: Ainda que o autor da infrao penal demonstre ter bons antecedentes, residncia fixa e trabalho lcito no distrito da culpa, poder ser decretada a sua priso preventiva se estiver presente um dos requisitos autorizadores da custdia cautelar e restar comprovada a sua real necessidade. Consoante entendimento j pacificado nesta Corte Superior, bem como no Pretrio Excelso, as condies subjetivas favorveis do paciente, tais como primariedade, bons antecedentes, residncia fixa e trabalho lcito, por si ss, no obstam a decretao da priso provisria, se h nos autos elementos hbeis a recomendar a sua manuteno, como se verifica no caso em apreo.

A priso de qualquer pessoa e o local onde ela se encontrar presa devem ser comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. Em at 24 horas aps a realizao da priso, o auto de priso em flagrante deve ser encaminhado ao juiz competente e, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, deve ser encaminhada cpia integral defensoria pblica.

Certo Certo.

Errado

Em relao s prises, assinale a opo correta.

a) Respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio, a priso em flagrante poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora. b) A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, quando houver indcio da existncia do crime e da autoria. Letra A. Artigo 5, (...) XI -a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. Art. 283, (...)

2o A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. Erro da b. O correto seria Prova da existncia do crime e no apenas indcios...

Com relao ao auto de priso em flagrante, considere as seguintes afirmativas: 1. Se no houver testemunhas da infrao supostamente praticada pelo acusado, o auto poder ser lavrado mesmo assim, devendo, porm, conter assinatura de pelo menos duas pessoas que tenham presenciado a apresentao do preso autoridade policial. 2. Se o preso se recusar a assinar o auto de flagrante, ele poder ser assinado por outras pessoas em seu lugar. 3. O preso o ltimo a ser ouvido pela autoridade policial, sendo ouvidos antes dele as testemunhas da suposta infrao. 4. Na falta ou no impedimento do escrivo, qualquer pessoa designada pela autoridade lavrar o auto, depois de prestado o compromisso legal. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. d) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Art. 304. Apresentado o preso autoridade competente, ouvir esta o condutor e colher, desde logo, sua assinatura, entregando a este cpia do termo e recibo de entrega do preso. Em seguida, proceder oitiva das testemunhas que o acompanharem e ao interrogatrio do acusado sobre a imputao que lhe feita, colhendo, aps cada oitiva suas respectivas assinaturas, lavrando, a autoridade, afinal, o auto. (Redao dada pela Lei n 11.113 , de 2005) 1 Resultando das respostas fundada a suspeita contra o conduzido, a autoridade mandar recolh-lo priso, exceto no caso de livrar-se solto ou de prestar fiana, e prosseguir nos atos do inqurito ou processo, se para isso for competente; se no o for, enviar os autos autoridade que o seja. 2 A falta de testemunhas da infrao no impedir o auto de priso em flagrante; mas, nesse caso, com o condutor, devero assin-lo pelo menos duas pessoas que hajam

testemunhado a apresentao do preso autoridade. Art. 305. Na falta ou no impedimento do escrivo, qualquer pessoa designada pela autoridade lavrar o auto, depois de prestado o compromisso legal. Logo, todas esto certas. Testemunha imprpria, instrumentria ou fedatria a que "depe sobre a regularidade de um ato, ou seja, so as testemunhas que confirmam a autenticidade de um ato processual realizado. Depem, portanto, sobre a regularidade de atos que presenciaram, no sobre os fatos que constituem o objeto principal do julgamento". Cite-se como exemplo, as testemunhas instrumentrias do interrogatrio extrajudicial

Estou na 26. CESPE: a falta de testemunhas da infrao no impedir o auto de priso em flagrante, mas nesse caso, com o condutor, dever assin-lo pelo menos uma pessoa que haja testemunhado a apresentao do preso autoridade. A falta de testemunhas da infrao no impedir o auto de priso em flagrante; mas nesse caso, com o condutor, devero assin-lo pelo menos duas pessoas que hajam testemunhado a apresentao do preso autoridade. Logo, errada.

Em relao priso em flagrante delito, correto afirmar que:

b) quem, logo aps o cometimento do delito, encontrado na posse do bem subtrado, no pode ser preso em flagrante, salvo se houver testemunhas de acusao. c) nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito mesmo aps a cessao da permanncia. d) apresentado o preso autoridade competente, ser desde logo interrogado, ouvindo-se, na sequncia, o condutor e as testemunhas. e) na falta ou no impedimento do escrivo, qualquer pessoa designada pela autoridade lavrar o auto, depois de prestado o compromisso legal. Erro da B. Art. 302, IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou

papis que faam presumir ser ele autor da infrao. Ento, sem essa d testemunhas... Letra E. Art. 305.

CESPE: Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, poder, fundamentadamente, relaxar a priso, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao. O juiz RELAXA a priso ilegal. O juiz concede LIBERDADE PROVISRIA quele que foi preso LEGALmente em flagrante. O juiz REVOGA a priso preventiva quando no mais necessria. Art. 310. Quando o juiz verificar pelo auto de priso em flagrante que o agente praticou o fato, nas condies do art. 19, I, II e III, do Cdigo Penal, poder, depois de ouvir o Ministrio Pblico, conceder ao ru liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogao.

Considere que, no curso de investigao policial para apurar a prtica de crime de extorso mediante sequestro contra um gerente do Banco X, agentes da Polcia Federal tenham perseguido os suspeitos, que fugiram com a vtima, por dois dias consecutivos. Nessa situao, enquanto mantiverem a privao da liberdade da vtima, os suspeitos podero ser presos em flagrante, por se tratar de infrao permanente.

Certo

Errado

QUESTO POTENCIAL DE PROVA! No caso dos crimes denominados de habituais, a priso em flagrante somente pode ser efetuada se existir prova dos atos anteriores, isto da reiterao da conduta. J nos delitos permanentes (cuja consumao se prolonga no tempo), o flagrante pode ser efetuado a qualquer momento, enquanto durar a permanncia. No caso dos delitos denominados continuados, cada um dos delitos poder ser objeto de priso em flagrante. Logo, certa.

A imediata comunicao da priso de pessoa obrigatria ao juiz competente, famlia do preso ou pessoa por ela indicada, mas no necessariamente ao MP, titular da ao penal.

Certo

Errado

Art. 306. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. Logo, errada.

CESPE: nos crimes de trnsito ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, se o agente prestar pronto e integral socorro quela. CTB - Art. 301. Ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se prestar pronto e integral socorro quela. Logo, errada.

Entende-se por crime infamante, qualquer crime contrrio a honra, dignidade ou m-fama de quem prtica.

Outros nomes que podem vir MASCARADOS... PRPRIO = REAL= VERDADEIRO= PROPRIAMENTE DITO IMPRPRIO = IRREAL = QUASE FLAGRANTE PRESUMIDO = FICTO= ASSIMILADO

Agora, s CESPE 42

Em uma ronda de rotina, policiais militares avistaram Euclides, primrio, mas com maus antecedentes, portando vrias jias e relgios. Consultando o sistema de comunicao da viatura policial, via rdio, os policiais foram informados de que havia uma ocorrncia policial de furto no interior de uma residncia na semana anterior, no qual foram subtrados vrios relgios e jias, que, pelas caractersticas, indicavam serem os mesmos encontrados em poder de Euclides. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta.

a) Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante presumido. b) Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante prprio. c) Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante retardado. d) Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante imprprio. e) Euclides no dever ser preso, pois no h que se falar em flagrante no caso mencionado. Letra E. No h o logo depois do flagrante presumido.

Em 28/7/2007, Maria foi presa e autuada em flagrante delito pela prtica de um crime hediondo. Concludo o inqurito policial e remetidos os autos ao Poder Judicirio, foi deferido pelo juzo pedido de liberdade provisria requerido pela defesa da r. Nessa situao, procedeu em erro a autoridade judiciria, pois os crimes hediondos so insuscetveis de liberdade provisria.

Certo

Errado

Tanto a CF, quanto o CPP e a lei 8072 apenas vedam a determinao de fiana para tais crimes. Logo, errada. Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 1o A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 2o A progresso de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente. (Redao dada pela Lei n 11.464,

de 2007) 3o Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

FRMULA PARA NUNCA MAIS ESQUECER QUAIS SO OS CRIMES HEDIONADOS FRMULA: 2H + 5E + LFG 2 H (Homicdio praticado em ativ. tpica de grupo de extermnio... e Homicdio qualificado); 5 E (Estupro e Estupro de vulnervel); (Extorso mediante sequestro e forma qualificada e Extorso com resultado morte) e (Epidemia com resultado morte); L Latrocnio. F Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais. G Genocdio.

A autoridade policial que lavrar priso em flagrante dever remeter cpia integral de todos os autos, no prazo de 24 horas, Defensoria Pblica.

Certo

Errado

Apenas ser remetido para a DPU se o indiciado no tiver advogado. Caso tenha, no enviado. Para o Juiz, sempre obrigatrio remeter cpia integral no mesmo prazo. Logo, errada. OBS.: a nova lei de prises incluiu tambm a exigncia de comunicao imediata ao MP.

A priso em flagrante delito no ato privativo das foras policiais.

Certo Certo.

Errado

Q88701 Aps serem apresentados os detidos em flagrante autoridade policial competente, esta dever, desde logo, ouvir o condutor, as testemunhas e os presos; lavrar o auto, e, convencendo-se de evidncias de que houve um crime, e da culpa, mandar recolher os acusados priso, se no couber sua libertao, com ou sem fiana, e, em at 24 horas, emitir nota de culpa aos acusados, e comunicar a priso, apresentando o auto respectivo autoridade judicial.

Certo

Errado

Art. 304, CPP - Apresentado o preso autoridade competente, ouvir esta o condutor e colher, desde logo, sua assinatura, entregando a este cpia do termo e recibo de entrega do preso. Em seguida, proceder oitiva das testemunhas que o acompanharem e ao interrogatrio do acusado sobre a imputao que lhe feita, colhendo, aps cada oitiva suas respectivas assinaturas, lavrando, a autoridade, afinal, o auto. S q tem erro no enunciado: 24 horas o prazo d entrega do APF ao juiz!!! A comunicao deve ser feita IMEDIATAMENTE. Gabarito dado como correta, mas e esse erro grosseiro da CESPE? E agora!? Questo desatualizada segundo o QC. Quando o delegado recebe o preso ele faz o juzo de legalidade que so 2 perguntas: 1- o fato tpico? 2- estava em estado de flagrncia? Se a priso for ilegal, antes de formalizar, o preso tem que ser solto - relaxamento de priso (o delegado faz isso!). Depois de checada a legalidade da priso, se for legal, lavra-se o auto de priso. Oitiva: ouve-se todas as testemunhas, primeiro o condutor assina o autor e vai embora (geralmente os PMs). Depois ouve-se a vtima, as testemunhas da infrao e por ltimo o interrogatrio (feito nos mesmo moldes do interrogatrio do ru como se ele estivesse diante de um juiz). Se o interrogatrio for feito sem advogado, sem membro do MP ou defensor Publico, ele no ser considerado nulo - neste caso. Mas no se pode esquecer dos direitos constitucionais do preso: silncio (ficar calado), direito de assistncia da famlia e advogado, direito de entrar em contato com quem ele quiser, direito de saber quem o prendeu. Terminou o auto de priso, o preso assina, se ele se negar o delegado colhe a assinatura de 2 testemunhas de leitura, essas no so as testemunhas de apresentao. Nota de Culpa: feito s para o preso, diz para ele, o motivo da priso, com artigo, pargrafo, alinea e o nome do condutor e testemunhas. No mximo em 24 horas da

priso (captura). ATENO! 24 horas para: art. 306, nota de culpa (independente se o preso for para o xadrez), remessa do auto de priso ao juiz, MP e Defensoria Publica (preso sem advogado). J o comunicado da priso tem que ser feito imediatamente. A questo est errada, pois a COMUNICAO (que diferente do encaminhamento dos autos) deve ser feita imediatamente ao juiz - assim como ao MP e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. J o prazo de at 24 horas se refere ao encaminhamento do auto de priso em flagrante ao juiz competente e, se for o caso, cpia tambm para a Defensoria.

Robson, policial militar, denunciado pela prtica de homicdio qualificado cometido contra civil, passou a ameaar testemunhas do processo. Nessa situao, para o juiz decretar a priso preventiva, devero estar presentes os seguintes requisitos: prova da existncia do crime, indcios de autoria e necessidade de garantir a instruo criminal.

Certo

Errado Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

CESPE: A priso de qualquer pessoa, assim como o local onde ela se encontra, deve ser comunicada imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa indicada por ele. Alm disso, deve ser entregue a ele, em 24 horas, a nota de culpa, assinada pela autoridade e na qual constem o motivo da priso e o nome do condutor e das testemunhas.

Certo

Errado

Art. 306. Art. 306. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). Pessoal, mesmo com a mudana no CPP da obrigatoriedade da comunicao imediata ao MP tb, a questo no estaria errada. Em hora nenhuma ele limitou a comunicao somente ao juiz e famlia do preso ou pessoa indicada por ele. Se ele tivesse colocado um "somente" na questo, a tudo bem, ela estaria errada ou desatualizada. Ele somente omitiu a comunicao ao MP, mas a questo na ntegra est certa. No Cespe assim: no porque uma questo est incompleta que ela esteja errada.

A situao de flagrncia pode se estender por mais de 24 horas se o agente, aps cometer infrao penal, for perseguido ininterruptamente pela autoridade policial.

Certo

Errado

Lei no fala em prazo. Logo, certa.

Tratando-se de crimes de menor potencial ofensivo para os quais no haja previso de pena privativa de liberdade, em hiptese alguma se impor a priso em flagrante ao autor da infrao.

Certo

Errado Em outras palavras, nos crimes de menor potencial ofensivo, em regra, no se impe priso em flagrante; contudo, a ttulo de exceo, o agente poder ser preso em flagrante, caso no assuma o compromisso de comparecer audincia preliminar em dia e hora marcado. Logo, errada.

Q57154 CESPE: O flagrante esperado aceito pela doutrina e jurisprudncia. Consiste, em suma, nas medidas de vigilncia adotadas pela autoridade policial ou pelo particular que, no momento da execuo do crime, prende o agente. "Nada impede que o flagrante esperado seja realizado por particular, que poder, validamente, sabendo que a infrao ir ocorrer, aguardar o incio dos atos executrios para prender em flagrante. ..." OBS.: importante destacar que quando a priso se efetiva, o agente capturado executando o crime e o flagrante esperado se transmuta em flagrante prprio. Apesar do cpp no colocar a hipotese do flagrante esperado diz o art 301 qualquer do povo poder prender em flagrante delito (no importando qual seja).

CESPE: Dois homens assaltaram uma loja de jias na cidade X. Quatro agentes do departamento de polcia civil local foram acionados e passaram a perseguir os assaltantes sem interrupo. Os agentes efetuaram a priso em flagrante dos meliantes em outro estado da federao, na cidade Y, quatro horas aps o crime. Os agentes de polcia podero conduzir os assaltantes ao distrito policial da cidade Y, onde dever ser lavrado o auto de flagrante e, em seguida, remover os presos para o distrito policial da cidade X. Logo, certa.

CESPE: Embora sem testemunhas presenciais do fato, dever o delegado prender em flagrante, lavrando o respectivo auto e tomando as demais providncias legalmente previstas, a pessoa encontrada, logo depois da prtica do delito, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ela autora da infrao.

Certo

Errado

A falta de testemunha do crime no impede a lavratura do auto de priso em flagrante, mas obrigatria a presena de 2 testemunhas de apresentao do preso na delegacia. Assim, as duas testemunhas no precisam ser necessariamente as presenciais do fato, ok. Ou seja, o

Delegado lavra o auto com a presena de 2 testemunhas, no precisando que elas tenham presenciado o fato. Logo, certa.

CESPE: Ocorre o chamado quase-flagrante quando, tendo o agente concludo os atos de execuo do crime e se posto em fuga, inicia-se ininterrupta perseguio, at que ocorra a priso. Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; (IMPRPRIO OU QUASE FLAGRANTE). Logo, certa. MACETE: quasiiiiiiiiiiii flagrantiiiiiiiiiiiiiiiii > iiiiiiiiiiiimprprio.

Admite-se o relaxamento da priso em flagrante quando a nota de culpa no foi entregue ao preso no prazo de 48 horas.

Certo

Errado

Art. 306. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. 1o Em at 24 (vinte e quatro) horas aps a realizao da priso, ser encaminhado ao juiz competente o auto de priso em flagrante e, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, cpia integral para a Defensoria Pblica. 2o No mesmo prazo, ser entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da priso, o nome do condutor e os das testemunhas. Logo, errada. Art. 563 do CPP "Nenhum ato ser declarado nulo, se da nulidade no resultar prejuzo para a acusao ou para a defesa."

RHC 21532 STJ. O atraso na entrega da nota de culpa ao investigado preso em flagrante, embora constitua mera irregularidade, no determina a nulidade do ato processual regularmente vlido. "Conforme orientao h muito consolidada nesta Corte Superior, eventuais omisses na nota de culpa, ou mesmo o atraso em sua entrega ao agente, constituem mera irregularidade, no sendo hbeis, portanto, para contaminar com nulidade o feito, mxime quando j recebida a denncia pelo Juzo processante. Ademais, constam do auto de priso as advertncias legais quanto aos direitos constitucionais do flagrado." HC 108821 STJ. Fiz as 42 CESPE. No poder ser autuado em flagrante, em qualquer hiptese:

a) Os magistrados. b) Os familiares de agentes diplomticos. c) Os membros do congresso nacional. d) Os delegados de polcia no especfico exerccio da funo.

NO PODEM SER PRESOS EM FLAGRANTE:a) os menores de 18 anos: ficam sujeitos s medidas socioeducativas ou medidas de proteo, segundo a Lei 8.069/90. b) os diplomatas estrangeiros por fora de tratados e convenes ratificados pelo Brasil. E seus familiares. c) o Presidente da Repblica conforme estabelece o art. 86, 3, da CF/88. d) o Condutor de veculo que prestar socorro vtima , nos casos de acidentes de trnsito artigo 301 da Lei 9.503/97. e) o autor de infrao de menor potencial ofensivo quando for encaminhado ao JEC ou assumir o compromisso de a ele comparecer artigo 69, pargrafo nico da Lei 9.099/95. f) todo aquele que apresentar autoridade policial aps o cometimento do delito independentemente do prazo de 24 horas, uma vez que inexiste a modalidade de flagrante por apresentao.

CESPE: A caracterizao do flagrante presumido prescinde da perseguio ao agente logo depois da infrao. No caso do flagrante presumido o agente no perseguido, mas encontrado, logo depois, com instrumentos, papis ou objetos que se faa presumir ter sido preso em flagrante. Logo, certa.

Tratando-se de crimes de menor potencial ofensivo para os quais no haja previso de pena privativa de liberdade, em hiptese alguma se impor a priso em flagrante ao autor da infrao.

Certo

Errado

Justificativa da Banca: Em face da especificao contida no item de que no haja previso de pena privativa de liberdade, a assertiva deve ser considerada como correta. O gabarito foi atualizado para "C", aps recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site. Resposta ERRADA. Conforme dispe o pargrafo nico do art. 69, ao autor do fato que, aps a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana. Em caso de violncia domstica, o juiz poder determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a vtima. Dessa forma, importa destacar que somente no se impor a priso em flagrante do agente se este for encaminhado imediatamente ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer. Em outras palavras, nos crimes de menor potencial ofensivo, em regra, no se impe priso em flagrante; contudo, a ttulo de exceo, o agente poder ser preso em flagrante, caso no assuma o compromisso de comparecer audincia preliminar em dia e hora marcado. Prof Emerson Castelo Branco - Eu vou passar. E agora?

S-ar putea să vă placă și