Sunteți pe pagina 1din 3

1.

Stuart Mill (1806-1873) A tica de Suart Mill uma viso renovada e crtica da tica utilitarista de Jeremy Bentham (1748-1832), refletindo tambm o iderio positivista de Auguste Comte (1798-1857) e a sua crena na cincia e no progresso da Humanidade. uma tica que reflete em multiplos aspetos a nova mentalidade democrtica e burguesa que surgiu em Inglaterra no sculo XVIII. H nesta tica uma clara preocupao por ser facilmente compreendida pelo cidado comum e cujos resultados pudessem ser medidos pelos seus efeitos prticos. A tica utilitarista denominada "consequencialista" assenta na ideia que cada pessoa deve articular os seus interesses particulares com os interesses mais comuns, de maneira que a sua ao seja boa, isto , proporcione a mxima utilidade a todas as pessoas envolvidas nos resultados da ao. Da mesma maneira que cada qual aspira por natureza felicidade individual, assim tambm o bem-estar de todos um bem para a totalidade dos seres humanos. Um aco boa aquela que til, mas uma aco moralmente correcta aquela cujas consequncias se traduzem em felicidade (prazer ) para as pessoas. A correco de uma aco medida pelas consequncias que da mesma se esperam. Um modo de as avaliar medir o aumento da felicidade (prazer) e a diminuio do sofrimento dos que so afectados pela mesma. O princpio do utilitarismo denominado Utilidade ou Maior Felicidade, sustenta que as aces so justas (correctas) na proporo com que tendem a promover a felicidade, e injustas enquanto tendem a produzir o contrrio da felicidade. A aplicao deste princpio implica um calculo, uma espcie de aritmtica do bem-estar, no qual se avaliam as vantagens e desvantagens das diferentes alternativas de uma dada aco, tendo em conta o grau de satisfao ou insatisfao que delas se pode esperar. Neste calculo devem ser considerados um conjunto de parametros para avaliar a satisfao/insatisfao esperada, tais como: a sua intensidade, durao, certeza ou incerteza, a sua tendncia, probabilidade da mesma dar origem algo da mesma espcie, etc. Este calculo utilitarista visa seleccionar a aco que seja boa (util) e moralmente correcta, isto , que permita obter o mximo de felicidade (prazer ) no maior nmero de pessoas.

2. Immanuel Kant (1724-1804)


A tica deontolgica de Kant apesar de profundamente inovadora, no deixa de reflectir algumas ideias da sua poca - o sculo das Luzes (Iluminismo), das quais destacamos as seguintes: - Razo. O sculo XVIII divinizou a racionalidade, isto , a possibilidade da razo guiar a Humanidade e descobrir todos os segredos do Universo. A cincia devia ocupar o lugar que at a fora da religio. Kant colocou a razo no centro da sua reflexo filosfica. - Liberdade. As ideias de "autonomia" e "emancipao", omnipresentes no discurso poltico do sculo XVIII, significavam o fim de todas as formas de superstio e da opresso poltica e religiosa dos os Homens. O reconhecimento que todos os homens, independentemente da sua condio social, tinham capacidades inatas para serem juzes das suas prprias aces. - Bondade Humana. Filsofos como J.Jacques Rousseau constroem uma fico histrica, segundo a qual o "homem primitivo" , possua j uma conscincia que lhe permitia distinguir o bom do mal, justo do injusto, certo do errado. As decises erradas derivam no da natureza humana, mas sim da influncia da cultura ou da sociedade. Kant afirma que a capacidade de distinguir o que certo do que errado to inata quanto as outras propriedades da razo. No se trata portanto de ensinar nada, mas de libertar a razo. Esta ideia torna-se fundamental para a fundamentao de muitas teorias polticas e ticas, assentes numa viso optimista do ser humano. - Universalidade. Os filsofos passam a falar na Humanidade, isto , assumem o conceito universal de ser humano. O seu discurso dirige-se agora claramente a todos os homens, aos quais reconhecem os mesmos direitos e deveres. As leis morais, como as leis das cincias da natureza, devem ser universais. Kant coloca-se sempre numa perspectiva universal, nomeadamente na sua reflexo tica. Afirma, por exemplo, que um princpio prtico (moral) para tenha validade como lei, tem que ter validade universal (valer para toda a vontade ou para a vontade em geral). nesse sentido que sustenta uma moral formal. Legalidade e Moralidade Kant comea por fazer uma clara distino entre uma aco boa e uma aco moralmente boa. A primeira corresponde que fazemos em respeito s leis e normas morais de uma dada sociedade. Trata-se de uma aco conforme ao dever.

A segunda resulta de uma deciso nossa, livre e incondicionada, que se impe nossa conscincia como obrigatria, independente das leis ou normas morais vigentes. Tratase de uma aco assumida como um dever e realizada por dever. Esta a nica moralmente boa. Em termos formais (Kantianos) esta obrigatoriedade decorre da liberdade, a autonomia da vontade. A obedincia apenas para com as decises universalizadas, isto , decises imparciais, de utilidade geral, etc. O dever surge como um imperativo categrico - tu deves -, que se impe a uma conscincia moral inteiramente livre.

S-ar putea să vă placă și