Sunteți pe pagina 1din 8

!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

PROVA APOFP/SP - JULHO/2013 Ol caros(as) amigos(as), Seguem abaixo as questes da prova de Analista de Planejamento e Oramento da SEFAZ/SP. 11. (VUNESP APOFP/SP 2013) - A tabela a seguir contm os valores do ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) para o ano de 2012. Para calcular a inflao ocorrida entre junho e janeiro e apresent-la em pontos percentuais, o procedimento de clculo correto seria:

Comentrios: Questo muito mais de Matemtica do que de Economia ;-)


-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

A resposta letra D! Exemplo, se a preo de um produto em Janeiro 100 e, em Junho, o preo 120, ento a inflao 20%. Observe que o clculo o mesmo da letra (D): [(120/100) 1] x 100 [1,2 1] x 100 0,2 x 100 20% Gabarito: D 12. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Se os bancos tm que manter em seu caixa 10% do valor dos depsitos, e o Banco Central exige um depsito compulsrio de 40%, podemos concluir que o multiplicador bancrio ser (A) 5. (B) 2. (C) 20. (D) 40. (E) 50 Comentrios: O multiplicador bancrio (no o multiplicador monetrio) : KB = 1/r O coeficiente de reservas vale o percentual dos depsitos que fica sob a forma de reservas (caixa + depsitos voluntrios + depsitos compulsrios). Pelo enunciado, apenas 50% dos depsitos (10% em caixa, e 40% em depsito compulsrio) ficam sob a forma de reservas. Assim: KB = 1/0,5 KB = 2 Gabarito: B 13. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Os determinantes do investimento segundo a teoria keynesiana so: (A) a taxa de juros e taxa de inflao. (B) o retorno esperado e a carga tributria. (C) a carga tributria e a taxa de cmbio. (D) a taxa de juros e o custo-pas.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!3!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

(E) a taxa de juros e a taxa interna de retorno. Comentrios: Quase todas as alternativas apresentam determinantes do investimento (coisas que influenciam de deciso de investir), mas os determinantes do investimento, conforme aprendemos no curso (na aula da teoria Keynesiana), so: Taxa de juros Comparao entre Eficincia Marginal do capital e taxa de juros Comparao entre produto marginal do capital e custo do capital q de Tobin

Analisando-se as alternativas, a nica possvel de ser marcada a letra E. Todas as outras no se enquadram nos determinantes, dentro da teoria Keynesiana. Por fim, ressalto que a taxa interna de retorno (TIR) sinnimo de EMC. Segue uma passagem de nosso curso (aula 04, pgina 35): Em livros de matemtica financeira, engenharia econo!mica ou anlise de projetos, a EMC mais conhecida como Taxa Interna de Retorno (TIR). Gabarito: E 14. (VUNESP APOFP/SP 2013) - No modelo IS-LM, um aumento dos gastos pblicos desloca a curva (A) IS para a direita, aumentando a taxa de juros e o PIB. (B) LM para a direita, reduzindo a taxa de juros e aumentando o PIB. (C) LM para a esquerda, aumentando a taxa de juros e o PIB. (D) IS para a esquerda, reduzindo a taxa de juros e o PIB. (E) IS para a direita, reduzindo a taxa de juros e aumentando o PIB. Comentrios: Questo bem bsica, fcil, do modelo IS-LM ;-) O aumento de gastos pblicos desloca a IS para a direita. O resultado o aumento dos juros e do PIB. Gabarito: A 15. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Sobre o aumento da taxa de juros americana realizado por Paul Volcker no final da dcada de 1970, correto afirmar que: (A) foi uma reao s disputas cambiais e comerciais que se generalizaram a partir da emergncia dos Tigres Asiticos.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

(B) visava combater o dficit comercial dos Estados Unidos. (C) pretendia combater a inflao e foi um dos deflagradores da crise das dvidas externas. (D) tinha o objetivo de reduzir a dvida pblica americana e aumentar a responsabilidade fiscal. (E) era uma poltica de austeridade que buscava controlar o endividamento das empresas e outros agentes econmicos. Comentrios: Segue passagem de nossa aula 12 (pgina 04): Os Fed Funds, a taxa bsica de juros (equivalente taxa SELIC, no Brasil), saiu de uma mdia mensal de 10,94% para um pico de 19,1%, em junho de 1981, chegando a superar 20% em alguns momentos. Naquele momento, Paul Volcker queria, principalmente, controlar a alta inflac!o na economia americana, que chegou a 13,5% em 1980. Mas Volcker ficou conhecido na Amrica Latina como o responsvel pela crise da dvida e pela "dcada perdida" dos anos 80. Como os contratos de dvida externa com juros flutuantes receberam o impacto da alta das taxas americanas, o servic!o tornou-se elevado demais, levando um pas latino-americano aps o outro ao calote, a comec!ar pelo Mxico. Gabarito: C 16. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Sobre a crise da dvida externa nos anos 1980, pode-se afirmar que: (A) exigiu que pases como o Brasil passassem a ter supervit em transaes correntes para atender ao servio da dvida. (B) causou uma crise financeira devido falncia de grandes bancos. (C) s foi resolvida quando os pases devedores acabaram com a inflao. (D) provocou sucessivas valorizaes da moeda nacional. (E) reduziu o supervit comercial pela falta de crditos para exportao. Comentrios: Essa questo acaba tendo que ser resolvida principalmente mediante a lgica do comportamento da Economia Brasileira no perodo: (A) Correta. A crise da dvida exigiu que os pases passassem a ter supervits, justamente para atender ao servio da dvida. (B) Incorreta. Houve uma crise financeira, mas foi uma crise do Estado, e no dos grandes bancos.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!5!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

(C) Incorreta. O Brasil conseguiu superar a crise da dvida (em 1982/1983) sem controlar a inflao. (D) Incorreta. O governo Brasileiro desvalorizou a moeda sucessivamente para gerar supervits comerciais. (E) Incorreta. Para combater a crise da dvida, o governo adotou medidas para aumento do supervit comercial (com incentivos exportao, por exemplo). Gabarito: A 17. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Qual das afirmaes a seguir pode ser atribuda ao Plano Real? (A) Permitiu, nos primeiros anos, a gerao de supervit nas transaes correntes. (B) Houve grande expanso do multiplicador bancrio devido a programas como o PROER. (C) Reduziu significativamente a inflao, mas aumentou a concentrao de renda e a dvida externa. (D) Foi uma estabilizao com base no grande volume de reservas internacionais, o que permitia sustentar o cmbio. (E) Foi uma estabilizao com base em polticas monetria e fiscal expansivas. Comentrios: (A) Incorreta. Nos primeiros anos, houve dficits nas transaes correntes (devido ao Real valorizado e s altas taxas de juros). (B) Incorreta. Houve reduo do multiplicador bancrio (com depsito compulsrio de 100% sobre as captaes adicionais do sistema financeiro). Enfim, devido ncora monetria, houve reduo do multiplicador bancrio. (C) Incorreta. Realmente, houve reduo da inflao, e aumento da dvida externa. Quanto concentrao de renda, a mesma continuou alta aps a estabilizao, mas no houve piora (no houve aumento de concentrao de renda). (D) Correta. Durante o incio, o Brasil possua um elevado nvel de reservas e isso foi determinante para a sustentabilidade do cmbio (com o Real valorizado). O alto nvel da taxa de juros contribua para isso. (E) Incorreta. Foram adotadas polticas restritivas.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!6!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

PS: dependendo da viso da banca, o gabarito pode ser letra C (existe gente que diz que houve aumento da concentrao de renda). Gabarito: D (mas a banca pode colocar C) 18. (VUNESP APOFP/SP 2013) - A Contribuio de Melhoria um tipo de tributo que (A) tem por objetivo financiar o controle de alguma externalidade negativa, gerando benefcios que so no rivais e no sujeitos excluso. (B) deve ser pago por aqueles que ampliam ou reformam algum bem imobilirio. (C) pressupe que alguns devem contribuir mais na medida em que geram externalidades negativas que exigem ao pblica. (D) pressupe que alguns foram mais beneficiados do que outros por externalidades positivas quando da proviso de um bem pblico. (E) tem por objetivo financiar a proviso de um bem pblico cujos benefcios so no rivais e no sujeitos excluso. Comentrios: A Contribuio de Melhoria o "tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao que representa um benefcio especial auferido pelo contribuinte. Seu fim se destina s necessidades do servio ou atividade estatal". Observe que o contribuinte deste tributo aquele que se beneficia de um bem pblico. Assim, ele pressupe que alguns so mais beneficiados do que outros por externalidades positivas quando da proviso de um bem pblico. Estes beneficiados pelo bem pblico (que a obra pblica da qual decorre valorizao imobiliria) so aqueles que devem pagar a Contribuio de Melhoria. No que tange externalidade, a obra pblica que faz um imvel valorizar uma externalidade positiva, devido aos benefcios sociais gerados. Observe, ento, que a Contribuio de Melhoria relacionada a uma externalidade positiva em razo da obra pblica, e no em razo de uma externalidade negativa do contribuinte. Gabarito: D 19. (VUNESP APOFP/SP 2013) - Um determinado bem negociado num mercado competitivo. O governo est em dvida se tributa a produo ou o consumo desse bem. Com relao aos efeitos da tributao, podemos afirmar que: (A) a soluo mais eficiente tributar o consumo quando a demanda do bem for elstica com relao ao preo e tributar a produo quando a demanda for inelstica.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!7!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

(B) a tributao do consumo significa que toda a carga do imposto ser assumida pelos consumidores. (C) se ningum puder sonegar, os efeitos de se tributar o consumo ou a produo so os mesmos. (D) a tributao da produo aumenta os custos e o preo final, e, portanto, a carga paga integralmente pelos consumidores em qualquer dos casos. (E) a tributao do consumo significa que a maior parte da carga do imposto ser assumida pelos consumidores. Comentrios: No que tange eficincia econmica, a tributao mais eficiente aquela onde a maior carga incide sobre bens de demanda inelstica (pois a que muda menos o comportamento das pessoas). o que nos diz a Regra de Ramsey. Assim sendo, est errada a alternativa A. No que tange carga do imposto que assumida entre consumidores e produtores, isto depende somente das elasticidades (no depende do lado sobre o qual recai o imposto). Sendo assim, esto erradas as alternativas B, D e E. A alternativa C est certa. Se ningum puder sonegar, os efeitos de se tributar o consumo (cobrar o imposto do consumidor) ou a produo (cobrar o imposto do produtor) so os mesmos no que tange repartio do nus tributrio. Conforme sabemos, a tributao sobre a produo ou sobre o consumo irrelevante quando se trata de seus efeitos sobre a repartio da carga tributria. Assim sendo, a melhor alternativa para se marcar a letra C. Gabarito: C 20. (VUNESP APOFP/SP 2013) - O supervit primrio pode ser definido como o resultado positivo (A) obtido pelo setor primrio da economia. (B) das contas pblicas sem a incluso da despesa com juros. (C) do balano patrimonial do setor pblico. (D) obtido antes das transferncias constitucionais aos estados e municpios. (E) das contas pblicas sem a incluso das despesas com investimentos. Comentrios: O supervit primrio o resultado das contas pblicas (receitas e despesas) que no leva em conta a despesa com juros (os outros resultados operacional e nominal levam em conta a despesa com juros). Assim, o resultado primrio o nico que no leva em conta a despesa de juros.

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!2!"#!2!

!
!

!"#$#%&'()(*&$'$+',(-./0&"',(1'2'(3-4*56-( -2#7(8)/)2(9'2:'0;#(<(-2#:'(9#%)$='>'!

Gabarito: B

-2#7?(8)/)2(9'2:'0;#((((((((((((((((((("""#$%&'(&$)*(+,-+.'%,%#+,/#0'!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!8!"#!2!

S-ar putea să vă placă și