Sunteți pe pagina 1din 7

Preparar a Reestruturao da Dvida Para Crescer Sustentadamente

Nenhuma estratgia de combate crise poder ter xito se no conciliar a resposta questo da dvida com a efectivao de um robusto processo de crescimento econmico e de emprego num quadro de coeso e efectiva solidariedade nacional. Todos estes aspectos tm de estar presentes e actuantes em estreita sinergia. A reestruturao da dvida condio sine qua non para o alcance desses objectivos. O que rene aqui e agora os signatrios, que tm posies diversas sobre as estratgias que devem ser seguidas para responder crise econmica e social mas que partilham a mesma preocupao quanto ao peso da dvida e gravidade dos constrangimentos impostos economia portuguesa, to somente uma tomada de posio sobre uma questo prvia, a da identificao das condies a que deve obedecer um processo eficaz de reestruturao. O que a seguir se prope tem sempre em ateno a necessidade de prosseguir as melhores prticas de rigorosa gesto oramental no respeito das normas constitucionais bem como a discusso de formas de reestruturao honrada e responsvel da dvida no mbito de funcionamento da Unio Econmica e Monetria, nos termos adiante desenvolvidos.

A Actual Dvida Insustentvel na Ausncia de Robusto e Sustentado Crescimento A crise internacional iniciada em 2008 conduziu, entre outros factores de desequilibrio, ao crescimento sem precedentes da dvida pblica. No binio anterior, o peso da dvida em relao ao PIB subira 0.7 pontos percentuais, mas elevou-se em 15 pontos percentuais no primeiro binio da crise. No final de 2013 a dvida pblica lquida era de 129% do PIB e lquida de depsitos de cerca de 120%. O endividamento externo pblico e privado ascendeu a 225% do PIB e o endividamento consolidado do sector empresarial a mais de 155% do PIB. A resoluo da questo da dvida pblica no s se impe pelas suas finalidades directas como pela ajuda que pode dar criao de condies favorveis resoluo dos problema especficos do endividamento externo e do sector empresarial, que so igualmente graves.

A dvida pblica tornar-se- insustentvel na ausncia de crescimento duradouro significativo: seriam necessrios saldos oramentais primrios verdadeiramente excepcionais, insusceptveis de imposio prolongada. A nossa competitividade tem uma base qualitativa demasiado frgil para enfrentar no futuro a intensificao da concorrncia global. preciso uma profunda viragem, rumo a especializaes competitivas geradas pela qualidade, pela inovao, pela alta produtividade dos factores de produo envolvidos e pela sagaz capacidade de penetrao comercial em cadeias internacionais ou nichos de mercado garantes de elevado valor acrescentado. Trata-se certamente de um caminho difcil e de resultados diferidos no tempo. A sua materializao exige continuidade de aco, coerncia de estratgias pblicas e privadas, mobilizao contnua de elevado volume de recursos, bem como de cooperao nos mais diversos campos de actividade econmica, social e poltica. Ser tanto mais possvel assegurar a sustentabilidade da dvida, quanto mais vigoroso for o nosso empenho colectivo no aproveitamento das oportunidades abertas pela reestruturao no sentido de promover esse novo padro de crescimento.

Imprescindvel Reestruturar a Dvida para Crescer, Mantendo o Respeito pelas Normas Constitucionais Deixemo-nos de inconsequentes optimismos: sem a reestruturao da dvida pblica no ser possvel libertar e canalizar recursos minimamente suficientes a favor do crescimento, nem sequer faz-lo beneficiar da concertao de propsitos imprescindvel para o seu xito. Esta questo vital tanto para o sector pblico como para o privado, se se quiser que um e outro cumpram a sua misso na esfera em que cada um deles insubstituvel. Sem reestruturao da dvida, o Estado continuar enredado e tolhido na v tentativa de resolver os problemas do dfice oramental e da dvida pblica pela nica via da austeridade. Deste modo, em vez de os ver resolvidos, assistiremos muito provavelmente ao seu agravamento em paralelo com a acentuada degradao dos servios e prestaes provisionados pelo sector pblico. Subsistir o desemprego a nveis inaceitveis, agravar-se- a precariedade do trabalho, desvitalizar-se- o pas em consequncia da emigrao de jovens qualificados, crescero os elevados custos humanos da crise, multiplicar-se-o as

desigualdades, de tudo resultando considervel reforo dos riscos de instabilidade poltica e de conflitualidade social , com os inerentes custos para todos os portugueses. Por outro lado, a economia sofrer simultaneamente constrangimentos acrescidos, impeditivos em mltiplas dimenses do desejvel crescimento do investimento, da capacidade produtiva e da produtividade, nomeadamente pela queda da procura e desestruturao do mercado, diminuio da capacidade de autofinanciamento, degradao das condies de acesso, seno mesmo rarefaco do crdito da banca nacional e internacional, crescente liquidao de possibilidades competitivas por dfice de investimento e inovao. Por maioria de razes, o ganho sustentado de posies de referncia na exportao ficar em risco e inmeras empresas ver-se-o compelidas a reduzir efectivos. H que encontrar outros caminhos que nos permitam progredir. Esses caminhos passam pela desejvel reestruturao responsvel da dvida atravs de processos inseridos no quadro institucional europeu de conjugao entre solidariedade e responsabilidade. H alternativa

A Reestruturao Deve Ocorrer no Espao Institucional Europeu No futuro prximo, os processos de reestruturao das dvidas de Portugal e de outros pases Portugal no caso nico devero ocorrer no espao institucional europeu, embora provavelmente a contragosto, designadamente, dos responsveis alemes. Mas reaces a contragosto dos responsveis alemes no se traduzem necessariamente em posies de veto irreversvel. Veja-se o que vem sucedendo com a Grcia, caso irrepetvel, de natureza muito diferente e muito mais grave, mas que ajuda a compreender a lgica comportamental dos lderes europeus. Para o que apontam para intervenes que pecam por serem demasiado tardias e excessivamente curtas ou desequilibradas. Se este tipo de intervenes se mantiver, a Unio Europeia correr srios riscos. Portugal, por mais que cumpra as boas prticas de rigor oramental de acordo com as normas constitucionais e deve faz-lo sem hesitao, sublinhe-se bem no conseguir superar por si s a falta dos instrumentos que lhe esto interditos por fora da perda de soberania monetria e cambial. Um pas aderente ao euro no pode ganhar competitividade atravs da poltica cambial, no lhe possvel beneficiar directamente da inflao para reduzir o peso

real da sua dvida, no pode recorrer poltica monetria para contrariar a contraco induzida pelo ajustamento, no tem Banco Central prprio que possa agir como emprestador de ltimo recurso. Mas se o euro, por um lado, cerceia a possibilidade de uma soluo no mbito nacional, por outro convoca poderosamente a cooperao entre todos os Estadosmembros aderentes. A razo simples e incontornvel: o eventual incumprimento por parte de um pas do euro, em ltima instncia, acarretaria custos dificeis de calcular mas provavelmente elevados, incidindo sobre outros pases e sobre o prprio euro. Prevenir as consequncias nefastas desta eventualidade , de facto, um objectivo de interesse comum que no pode ser ignorado. Aps a entrada em funes da nova Comisso Europeia, dever estar na agenda europeia o incio de negociaes de um acordo de amortizao da dvida pblica excessiva, no mbito do funcionamento das instituies europeias Na realidade, esse processo j foi lanado e em breve iniciar o seu caminho no contexto do dilogo inter-institucional europeu, entre Comisso, Conselho e Parlamento. essencial que desse dilogo resultem condies fundamentais para defender sem falhas a democracia nos Estados-membros afectados, como valor fundacional da prpria Unio.

Trs Condies a que a Reestruturao Deve Obedecer


A Comisso Europeia mandatou um Grupo de Peritos para apresentar, designadamente, propostas de criao de um fundo europeu de amortizao da dvida. O seu relatrio ser publicado antes das eleies para o novo Parlamento Europeu. Essas propostas juntar-se-o a vrias outras formuladas nos ltimos quatro anos. Recorde-se que a presente tomada de posio visa apenas a questo prvia da identificao das condies a que deve obedecer um processo eficaz de reestruturao Serve-nos de guia o exposto sobre a dvida portuguesa, mas pensamos que as condies abaixo sugeridas defendem tambm os melhores interesses comuns dos pases do euro. Tendo presente que a capacidade para trazer a dvida ao valor de referencia de 60% do PIB depende fundamentalmente de trs variveis (saldo oramental primrio, taxa de juro implcita do stock de dvida e taxa nominal de crescimento da economia), identificamos trs condies a que deve obedecer a reestruturao da dvida.

1) Abaixamento da taxa mdia de juro


A primeira condio o abaixamento significativo da taxa mdia de juro do stock de dvida, de modo a aliviar a pesada puno dos recursos financeiros nacionais exercida pelos encargos com a dvida, bem como ultrapassar o risco de baixas taxas de crescimento, difceis de evitar nos prximos anos face aos resultados diferidos das mudanas estruturais necessrias. O actual pano de fundo elucidativo: os juros da dvida pblica directa absorvem 4.5%. do PIB. Atente-se ainda no facto de quase metade da subida da dvida pblica nos ltimos anos ter sido devida ao efeito dos juros.

2) Alongamento dos prazos da dvida


A segunda condio a extenso das maturidades da dvida para 40 ou mais anos. A nossa dvida tem picos violentos. De agora at 2017 o reembolso da dvida de mdio e longo prazo atingir cerca de 48 mil milhes de euros. Alongamentos da mesma ordem de grandeza relativa tm respeitveis antecedentes histricos, um dos quais ocorreu em benefcio da prpria Alemanha. Pelo Acordo de Londres sobre a Dvida Externa Alem, de 27 de Fevereiro de 1953, a dvida externa alem anterior II Guerra Mundial foi perdoada em 46% e a posterior II Guerra em 51,2%. Do remanescente, 17% ficaram a juro zero e 38% a juro de 2.5% Os juros devidos desde 1934 foram igualmente perdoados. Foi tambem acordado um perodo de carncia de 5 anos e limitadas as responsabilidades anuais futuras ao mximo de 5% das exportaes no mesmo ano. O ltimo pagamento s foi feito depois da reunificao alem, cerca de 5 dcadas depois do Acordo. O princpio expresso do Acordo de Londres era assegurar a prosperidade futura do povo alemo, em nome do interesse comum. Reputados historiadores econmicos alemes so claros em considerar que este excepcional arranjo a verdadeira origem do milagre econmico da Alemanha. O Reino Unido, que alongou por dcadas e dcadas o pagamento de dvidas suas, oferece outro exemplo. Mesmo na zona euro, j se estudam prazos de 50 anos para a Grcia. Portugal no espera os perdes de dvida e a extraordinria cornucpia de benesses concedida Alemanha mas os actuais lderes europeus devem ter presente a razo de ser desse Acordo: o interesse comum. No actual contexto, Portugal pode e deve, por interesse prprio, responsabilizar-se pela sua dvida, nos termos propostos, visando sempre assegurar o crescimento econmico e a defesa do bem-estar vital da sua populao, em condies que so tambm do interesse comum a todos os membros do euro.

3) Reestruturar, pelo menos, a dvida acima de 60% do PIB H que estabelecer qual a parte da dvida abrangida pelo processo especial de reestruturao no mbito institucional europeu. O critrio de Maastricht fixa o limite da dvida em 60% do PIB. diversa a composio e volume das dvidas nacionais. Como natural, as solues a acordar devem reflectir essa diversidade. A reestruturao deve ter na base a dvida ao sector oficial, se necessrio, complementada por outras responsabilidades de tal modo que a reestruturao incida, em regra, sobre dvida acima de 60% do PIB. Nestes termos, mesmo a prpria Alemanha poderia beneficiar deste novo mecanismo institucional, tal como vrios outros pases da Europa do Norte.

Os mecanismos da reestruturao devem instituir processos necessrios recuperao das economias afectadas pela austeridade e a recesso, tendo em ateno a sua capacidade de pagamento em harmonia com o favorecimento do crescimento econmico e do emprego num contexto de coeso nacional. Se forem observadas as trs condies acima enunciadas, ento ser possvel uma soluo no quadro da Unio e da zona euro com um aproveitamento mximo do quadro jurdico e institucional existente. A celeridade da aprovao e entrada em funcionamento do regime de reestruturao vital. A nica maneira de acelerar essa negociao coloc-la desde o incio no terreno firme do aproveitamento mximo da cooperao entre Estados-membros de modo a acolher o alongamento do prazo de reestruturao, a necessria reduo de juros e a gesto financeira da reestruturao, tendo em ateno as finalidades visadas pelos mecanismos de reestruturao. Cada pas integraria em conta exclusivamente sua a dvida a transferir e pagaria as suas responsabilidades, por exemplo, mediante a transferncia de anuidades de montantes e condies pr-determinadas adequadas capacidade de pagamento do devedor. As condies do acordo a estabelecer garantiriam a sua estabilidade, tendo em conta as responsabilidades assumidas por cada Estado-membro. Deste modo, a uma s e rigorosa gesto oramental no respeito das normas constitucionais acresceria o contributo da cooperao europeia assim orientada. As condies relativas a taxas de juro, prazos e montantes abrangidos devem ser moduladas conjugadamente a fim de obter a reduo significativa do impacto dos encargos com a dvida no dfice da balana de rendimentos do pas e a sustentabilidade da dvida

pblica, bem como a criao de condies decisivas favorveis resoluo dos constrangimentos impostos pelo endividamento do sector empresarial pblico e privado e pelo pesado endividamento externo. O processo de reestruturao das dvidas pblicas j foi lanado pela Comisso Europeia.Fomos claros quanto a condies a que deve obedecer esse processo. A sua defesa desdeo o nicio essencial. O nosso alheamento pode vir a ser fatal para o interesse nacional

A reestruturao adequada da dvida abrir uma oportunidade mpar, geradora de responsabilidade colectiva, respeitadora da dignidade dos portugueses e mobilizadora dos seus melhores esforos a favor da recuperao da economia e do emprego e do desenvolvimento sustentavel com democracia e responsabilidade social. Por quanto ficou dito, os signatrios reiteram a sua convico de que a estratgia de sada sustentada da crise exige a estreita harmonizao das nossas responsabilidades em dvida com um crescimento duradouro no europeia. Estes so os termos em que os signatrios apelam ao debate e preparao, em prazo til, das melhores solues para a reestruturao da dvida. quadro de reforada coeso e solidariedade nacional e

S-ar putea să vă placă și