Sunteți pe pagina 1din 3

Crtica da faculdade de Juzo Kant

Immanuel Kant, natural da cidade Knigsberg na Prssia, (1724 1804), considerado um dos principais filsofos da era moderna. Aqui vamos fazer uma breve sntese da obra Crtica da Faculdade de Juzo, na qual se faz integrante como a terceira parte das obras do seu projeto filosfico, a crtica da razo pura, a crtica da razo prtica e a Crtica da Faculdade de Juzo. A obra que aqui ser comentada, diferente das anteriores, afasta-se dos campos da cincia e da moral, agora ocupa-se em tratar dos problemas estticos. A critica da faculdade de juzo estar divida em duas partes, juzo esttico e o juzo teleolgico, vamos nos ocupar apenas na teoria kantiana da beleza. Na primeira parte da crtica do juzo, Kant divide o estudo da esttica em duas partes, na primeira a analise do belo e na segunda a analise do sublime. Em seu estudo sobre esttica podemos delimitar alguns pontos necessrios para o entendimento da esttica Kantiana. Primeiro ponto a diferena do juzo de conhecimento do juzo de esttico. O juzo de conhecimento ou juzo terico possui conceitos de validez universal, pois se baseiam em caractersticas da propriedade do objeto, por exemplo: esta rosa amarela, estou em emitindo um conceito indiscutvel pois qualquer pessoa a ver rosa poder afirmar o mesmo. J o juzo esttico ou juzo de gosto subjetivo, ele no constitudo por descrio das propriedades do objeto e sim por uma avaliao pessoal resultante de uma reao individual.
O juzo de gosto no , pois, nenhum juzo de conhecimento, por conseguinte no lgico e sim esttico, pelo qual se entende aquilo cujo fundamento de determinao no pode ser seno subjetivo. (ob. Cit., P. 49). O contedo do juzo esttico a reao do sujeito, e no a propriedade do objetivo (ob. Cit., P. 50.).

Antes de adentrarmos no segundo ponto, de grande importncia conhecer a classificao que Kant faz sobre Agradvel, bom e o Belo.
Agradvel chama-se para algum aquilo que o deleita; belo, aquilo que meramente o apraz; bom, aquilo que estimado, aprovado, isto , onde posto por ele um valor objetivo. (KANT, 5)

O segundo ponto, o prazer desprovido de interesse 2, um prazer desinteressado. Kant neste segundo ponto, afirma que o sentimento da beleza no procura satisfazer nenhuma inclinao, um sentimento puramente contemplativo.
O julgamento de gosto puramente contemplativo, um julgamento que, indiferente existncia de um objeto, une somente sua natureza ao sentimento de prazer ou desprazer. Mas esta contemplao mesma no regida de acordo com conceitos diz Kant, acrescentando que o agradvel, a beleza e o bom no so satisfaes, mas que pode se dizer que, destas trs espcie de satisfao, somente aquela dada pelo gosto da Beleza uma satisfao desinteressada e livre (Ob. Cit., p. 6-7)

No Terceiro ponto, Kant afirma que o belo o que apraz universalmente sem conceito, 6, 22. Aqui se encontra uma das caractersticas da esttica Kantiana mais discutida pelos os estudiosos, pois a primeiro momento soa contraditrio, porque como ele pode afirmar que o belo fruto de experincia pessoal, e que no pode ser confirmada como universal pois acontece apenas uma reao individual com objeto, e agora ela vem nos afirmar que o belo que apraz universalmente sem conceito. Para entender esta suposta incompatibilidades de afirmaes, devemos diferenciar a universalidade lgica da universalidade subjetiva, a universalidade lgica mesmo que acontece com juzo terico, ele se fundamenta nas propriedades do objeto e assim que automaticamente pode ser ratificado universalmente atravs do conceito, mas na universalidade subjetiva no uma universalidade lgica ou conceitual, mas sim esttico, o belo no pode ser incomunicvel, pois quem julga algo belo reivindica a algum tipo de universalidade, ou seja uma universalidade reivindicada. uma necessidade subjetiva que nos aparece como objetiva. natural que o sujeito, ao sentir uma sensao de prazer ou desprazer diante do objeto, reivindica, para o seu juzo, a chancela de todos os homens, a aprovao universal.
A necessidade do assentimento universal, que pensada em um juzo de gosto, uma necessidade subjetiva que sob a pressuposio de um sentido comum representada com objetiva. (KANT, 22)

O quarto ponto que aqui dividimos na obra de Kant sobre a arte, ele afirma que a satisfao determinada pelo juzo de gosto uma finalidade sem fim, 10. Antes de adentrarmos a este ponto, importante diferenciar no pensamento kantiano, o fim da finalidade. Segundo Kant o fim o objeto de um conceito, em outra palavras o fim est ligada a propriedades e destinao til do objeto, ou seja, aderente. J a finalidade

alguma coisa que o sujeito descobre no objeto e que tem o dom de excitar harmonicamente suas faculdades, ou seja, o que o prazer subjetivo provoca, beleza livre.
Todo fim, considerado como principio de satisfao, comporta sempre um interesse como motivo de julgamento, trazido sobre o objeto de prazer (ob. Cit., p18.)

S-ar putea să vă placă și