Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANSetor de Cincias Humanas, Letras e Artes Departamento de Lingustica, Letras Clssicas e Vernculas Aluna: Cindy G. S.

Luiz GRR20106286

O livro A Redao na Escola de Egl Franchi- que tambm a tese de doutorado da autora- foi publicado em 1984. Nele, h uma discusso em torno da produo de texto feita por crianas que parte de um estudo de caso em que Franchi foi a mediadora do processo de aprendizado de alunos do primeiro grau de uma escola da periferia. No texto O que e como escreviam meus alunos, h uma descrio bastante detalhada sobre os vcios de escrita que os alunos tinham. Os textos que so apresentados tm traos bastante parecidos. Eles mostram que h uma relao de limitao ao gnero fbula e textos de cartilhas educativas, que so to usadas na fase escolar em que os educandos esto. No enredo, h uma diviso de tempo bastante pitoresca que se divide em: situao inicial, com termos do tipo era uma vez ou um dia; complicao tpica de fbulas moralizantes; clmax e um desfecho com final feliz. Quanto grafia deles, parece transpor a fala, quase no corre vrgula ou ponto final- o que demonstra a falta de costume com o gnero escrito. Ao ler essa parte do livro, logo associei estas peculiaridades aos conceitos de adequao ao gnero. Os alunos pareciam no estar to acostumados a ter contato com gneros ou textos no infantilizados. Devemos lembrar que naquela poca eram muito difundidas as teorias do construtivismo piagetiano. E, segundo a teoria cognitivista de Piaget, existem nveis de desenvolvimento cognitivos. Por exemplo, no estgio operatrio concreto, que vai dos sete at os onze ou doze anos, a criana no capaz de exercer as operaes mentalmente, sem necessitar do concreto, subordinando o real ao mundo dos possveis. E ainda no conseguiu elaborar seus prprios conceitos ticos, a tica heternoma (ou moral da obedincia) onde o certo e o errado so dados por uma autoridade externa ao

sujeito. Sendo assim, possvel que estas crianas s tenham tido contato com enredos mais infantilizados, pois elas eram enquadradas num tipo de limitao de idade. Entretanto, foi menos a conteno dos alunos aos limites impostos pela teoria piagetiana que o costume com os gneros que provocou esse tipo de escrita. Segundo Bakhtin (1997), aprendemos a falar por gneros. a partir da interao verbal que vamos construir novos discursos. Se eu estiver condicionada a s ter contato com o gnero falado, s usarei este. Pois:

Os gneros do discurso organizam o nosso discurso quase da mesma forma que o organizam as formas gramaticais (sintticas). Ns aprendemos a moldar o nosso discurso em formas de gnero e, quando ouvimos o discurso alheio, j adivinhamos o seu gnero pelas primeiras palavras. (BAKHTIN, 1997, p. 271)

Os alunos de Egl provavelmente estavam acostumados a escutar na escola historinhas de cartilhas. Assim, eles no entraram em contato com outro gnero, gerando os textos que a autora nos mostra no captulo I. No captulo II do livro, a autora descreve outra experincia que teve com seus alunos. Ela prope a transcrio da fala das crianas para a linguagem escrita. Como veremos:
Continuei, como nas primeiras atividades, a partir do aperfeioamento da comunicao oral das crianas, servindo-me sempre que possvel das situaes de dilogo efetivo, da conversa das crianas [...] Para cada tipo de orao, eu colocava na lousa o sinal grfico de pontuao que representava na escrita a entoao da linguagem (.?!). (FRANCHI, 2002, p 62)

Creio que aqui devemos tomar um pouco de cuidado. A professora, ao transcrever o discurso dos alunos tambm pode no conseguir grafar exatamente a inteno deles. interessante ressaltar que existe uma inteno discursiva em todo enunciado, e cada enunciado reflete a

individualidade de seu locutor. Nessa altura do processo, talvez o costume com o gnero j estivesse mais desenvolvido. Sendo assim, os alunos j poderiam transcrever seus prprios discursos falados sem a ajuda da professora. Sem a imposio de uma regra. Acredito que para o nosso tempo esse tipo de trabalho j esteja ultrapassado. Hoje, j conseguimos trabalhar com outros tipo de metodologia.

S-ar putea să vă placă și