Sunteți pe pagina 1din 8

Introduo A solubilidade de uma substncia num determinado solvente puro uma caracterstica (propriedade) de cada espcie, naquela temperatura

a e presso. No momento em que alcanado o ponto de solubilidade, ao adicionarmos mais alguma quantidade de soluto ele no dissolve e vai em geral ao fundo da soluo formando uma fase slida (um precipitado) distinta da soluo (fase lquida). A fase lquida sobrenadante que contm o mximo de soluto dita soluo saturada. Neste caso a estabelecido um equilbrio entre a fase slida e os ons presentes na soluo. + Este equilbrio heterogneo, ao se escrever a expresso da constante de equilbrio deve-se apenas considerar as substncias com concentraes molares variveis. A constante denominada constante de produto de solubilidade, o qual expresso por: Em qualquer soluo aquosa de um composto inico pouco solvel, o produto das concentraes dos ons em soluo, cada um, elevado a um expoente igual ao coeficiente estequiomtrico da equao qumica equilibrada uma constante, Kps, tem um valor fixo a uma dada temperatura, independente mente das concentraes dos ons individuais. O objetivo desta prtica sr determinar a solubilidade, em mol/L, do cloreto de chumbo (Pb e determinar a constante de solubilidade do cloreto de chumbo ( .

Procedimento Experimental

Afim de se determinar a solubilidade em mol/L, do cloreto de chumbo (PbCl2) e tambm a constante de solubilidade do mesmo, primeiramente se utilizou de uma cpsula de porcelana que foi aquecida com o auxilio de um bico de Bunsen com uma tela de amianto para retirar qualquer impureza que pude se influenciar no experimento, a cpsula foi deixada na tela ate ficar em temperatura ambiente. Posteriormente transferiu-se para um bquer de 50 mL cerca de 40 mL de soluo saturada de cloreto de chumbo, com o auxilio de um termmetro aferiu se a temperatura ambiente da soluo, para ter certeza que a soluo estava mesmo saturada ainda se adicionou a soluo mais uma quantidade de PbCl2. Com a cpsula de porcelana j fria, com o auxilio de uma balana semianaltica pesou se a cpsula de porcelana vazia juntamente com um vidro de relgio, depois da aferio do peso, transferiu se para a cpsula de porcelana cerca de 10 mL da soluo que se encontrava no bquer certificando se que o precipitado no fosse transferido junto tampou se a cpsula com o vidro de relgio e colocou se o sistema para aquecer no bico de Bunsen ate evaporar toda gua da soluo. A cpsula de porcelana e o vidro de relgio foram deixados para resfriar se ate atingirem a temperatura ambiente para serem pesados de modo a aferir a massa do Cloreto de Chumbo, e por clculos j conhecidos e com os dados obtidos experimentalmente, foram determinadas a solubilidade molar do cloreto de chumbo na temperatura ambiente, e a constante de solubilidade (Kps) do cloreto de chumbo na temperatura ambiente, o mesmo processo foi realizado para determinao da solubilidade molar do cloreto de chumbo a cerca de 40 C acima da temperatura ambiente, e a determinao da constante do produto de solubilidade (Kps) a cerca de 40 C acima da temperatura ambiente. O processo empregado foi quase o mesmo a no ser pela exceo da fase em que cerca de 40 mL de soluo esta no bquer de 50 mL, o bquer foi aquecido ate cerca de 40 a mais que a temperatura ambiente, depois igualmente ao primeiro processo, se transfere com o auxilio de uma pipeta volumtrica cerca de 10 mL da parte sobrenadante certificando que ha precipitao depositada no fundo do bquer, para a cpsula de porcelana que foi aquecida ate a evaporao de toda gua da soluo para assim aferir somente a massa de Cloreto de Chumbo

Resultados

Experimento 1: Determinao da solubilidade molar do ambiente;

a temperatura

Aferimos, primeiramente, a massa da cpsula de porcelana juntamente com o vidro de relgio. Ento aps adicionarmos os de soluo na cpsula aferimos novamente a massa. Registramos a temperatura da soluo a temperatura ambiente. E finalmente, fazendo a subtrao da massa da cpsula mais o vidro de relgio na massa da cpsula mais o vidro de relgio mais a soluo(Equao I), obtemos a massa do resduo. Equao I :

Tabela 1 Massa da cpsula e vidro de relgio, massa da cpsula do vidro de relgio e da soluo, massa do resduo e temperatura ambiente. Massa da cpsula Massa da cpsula Temperatura mais vidro de mais vidro de ambiente ( ) relgio (g) relgio mais soluo (g) Massa resduo (g)

Sabemos que a massa molar do cloreto de chumbo :

Com isso podemos descobrir quantos mols esto presentes em

de soluo.

Ou seja, em

de soluo havia .

de

. Com essa

informao podemos calcular a solubilidade em

Para descobrirmos a solubilidade em basta descobrirmos quando gramas esto contidos em um litro de soluo, ento vamos realizar a seguinte regra de trs:

Portanto a solubilidade em

Para descobrirmos qual a constante do equilbrio para a ionizao do cloreto de chumbo devemos, primeiro, olhar para a reao a seguir,

Percebe-se, pela relao estequimtrica da soluo, que para cada 1 mol de cloreto de chumbo que consumido, so formados 2 mols de on cloro e 1 mol de on chumbo. Sabe-se que a equao da constante do produto de solubilidade ( ) o produto das concentraes dos produtos elevado seu respectivo coeficiente estequiomtrico. Para a ionizao do cloreto de chumbo temos,

Quando a reao estiver em equilbrio a concentrao do on chumbo ser a mesma de cloreto de chumbo e a concentrao do on cloro ser duas vezes maior(Equao II).

Portanto a constante de produto de solubilidade ser igual ,

Sabemos da teoria que a constante de equilbrio para essa reao, temperatura ambiente,

Com essa informao, podemos calcular o erro percentual fazendo,

Discusso

O erro era esperado, uma vez que na teoria a temperatura ambiente aferida de 25C e no 26,7C. E como sabemos, o aumenta da temperatura aumenta a solubilidade. Outro possvel acontecimento para o agravamento do erro foi o momento de pegar os de soluo. Nesse momento o precipitado pode ter sido pipetado, o que leva a uma mudana na concentrao do cloreto de chumbo e consequentemente na constante de equilbrio. Experimento 2: Determinao da solubilidade molar do temperatura ambiente Resultados A massa da cpsula de porcelana mais o vidro de relgio, a massa da cpsula de porcelana mais o vidro de relgio mais os de soluo, a temperatura da soluo e a massa do resduo esto na tabela a seguir. Tabela 2 - Massa da cpsula e vidro de relgio, massa da cpsula do vidro de relgio e da soluo, massa do resduo e temperatura da soluo. Massa da cpsula Massa da cpsula Temperatura mais vidro de mais vidro de ambiente ( ) relgio (g) relgio mais soluo (g) 71,603g 71,726g Massa resduo (g) , acima da

0,123g

Primeiramente vamos calcular a concentrao de

Essa quantidade de matria est em

, ento,

Com a concentrao, podemos calcular a constante do produto de solubilidade fazendo,

E por ltimo, vamos calcular a solubilidade em

Discusso Como observado a solubilidade aumento com o aumento de temperatura. Esse resultado j era esperado uma vez que, segundo o estudado na teoria, elevando a temperatura aumenta a solubilidade de uma soluo.

Concluso Apesar dos erros verificados serem consideravelmente elevados, j era esperado conforme dito anteriormente. O mtodo ento considerado vlido, uma vez que no pode estar isento de erros sistemticos e aleatrios.

Referncia LENZI, E.; FAVERO, L.O.B.; TANAKA, A.S.; VIANA FILHO, E. A.; SILVA, M. B. Qumica Geral Experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004. 313, 315 p.

Apostila de Qumica Geral Experimental, curso Engenharia Mecnica, Maring 2011.

S-ar putea să vă placă și