Sunteți pe pagina 1din 4

maa multimdia ambientes artsticos

dep. de comunicao e arte universidade de aveiro mdulo de computao fsica Resistncia - unidade de medida OHM. - Aumenta a resistncia. - Diminui a corrente. Potencimetro - Resistncia varivel com divisor de tenso. - resistncia varivel em srie com resistncia. Interruptor - Abre ou fecha o circuito.

R R

pot.

exerccio 1 introduo electrnica


1.1 smbolos
fotodiodo led

LED - Ligh emmiting diode Fotodiodo - Varia a resistncia proporcionalmente Resistncia varivel luz - Varia a resistncia proporcionalmente com a luminosidade.

gnd

+5

Terra -Indica o valor da voltagem de referncia ou 0V. -Um dos terminais da fonte de alimentao.

Vcc - Indica o valor da voltagem positiva. ou 0V. -Um dos terminais da fonte de alimentao.

bateria/ fonte alimentao - bateria ou fonte de alimentao constituda por dois terminais correspondetes ao polo positivo e ao polo negativo

Motor DC

maa multimdia ambientes artsticos

1.2 medio da tenso fonte de alimentao em srie Proceda medio de baterias em srie e compare com o valor nominal individual. Inicie o selector com um valor de tenso mais alto do que aquele que espera vir a obter na leitura. unidade: Volts

1.4 Circuito Aberto e Circuito Fechado Diz-se que o circuito est fechado quando nele circula uma corrente e a tenso alicada gera trabalho. O circuito aberto quando se encontra interrompido no existindo uma corrente. A interrupo do circuito pode ser considerada teoricamente como um resistncia quase infinita.

circuito fechado

circuito aberto

+ - +

- + - +

1.5 Circuito para LED Monte na placa o seguinte circuito. Para uma fonte de alimentao de 4,5V a 6V dever usar uma resistncia entre 220R e 440R.
220R

1.3 medio de resistncias Medir vrias resitncias, indivdualmente e em srie. unidade Ohm: R

+4,5v

1.6 Diminuir a corrente no circuito para LED. Insira um nova resistncia em srie (220R ou outro valor) e verifique o brilho do LED. Compare com a situao anterior.

220R 220R

+4,5v

maa multimdia ambientes artsticos


1.7 Medir a corrente em vrios pontos do circuito (consumo) Proceda medio da corrente nos pontos A,B e C do circuito e compare as leituras obitdas. A medio do corrente (unidade: Ampere) efectuada em srie. 1.8 Medir a tenso em vrios pontos do circuito Proceda medio da tenso nos pontos A,B e C do circuito e compare as leituras obitdas. A medio da voltagem efectuada em paralelo com o componente cuja quebra de voltagem se pretende conhecer.

220R

V
220R

+4,5v

ponto A
220R

+4,5v

ponto A

V
220R

+4,5v

ponto B
220R

+4,5v

ponto B

V
220R

+4,5v

ponto C

+4,5v

ponto C

maa multimdia ambientes artsticos


A partir de um LDR e de uma resistncia de cerca de 220R monte na placa de prottipo um divisor de tenso. Mea o valor da tenso de sada quando a luz incidente na clula varia. Em seguida feche circuito do divisor de tenso inserindo um LED. O seu brilho dever variar consoante a luz incidente na clula. Desenhe o respectivo esquema lgico

1.9 circuito comutado por interruptor Monte na placa de prottipo o circuito fsico descrito na figura seguinte. Desenhe esquematicamente o respectivo circuito lgico.

1.10 LDR - Light Dependent Resistor O LDR um caso particular da resistncia varivel, a qual varia o seu valor em funco da luminosidade. Quanto maior for a quantidade de luz que incide na sua superfcie menor ser a resistncia que o componente oferece passagem de corrente. Procedera leitura da resistncia atravs do multimetro e exponha o componente a diferentes intensidades de luz e sombra.

1.11 Divisor de tenso Duas resistncia em srie formam um divisor de tenso. Caso sejam idnticas a tenso no ponto que separa uma da outra precisamente metada do valor da tenso do circuito. A formula geral : Vout=V1*R2/(R1+R2)
Vout R1 R2

+V1

S-ar putea să vă placă și