Sunteți pe pagina 1din 7

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12.

Niteri, 2011

GNEROS TEXTUAIS NA PRTICA DOCENTE Maria Betnia Almeida Pereira16

O trabalho parte de uma reflexo acerca do ensino de lngua portuguesa, considerando os relatos de experincia de estagirios em Letras da Faculdade de Formao de Professores da UERJ, buscando estabelecer o contato entre teoria e prtica e perceber a importncia desta juno no processo do estgio e na formao de um profissional atento a novas perspectivas de prtica docente. Para a anlise, foram utilizados tericos que fundamentaram a discusso, bem como os Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, por se tratar de referencial de apoio para os licenciandos em Letras. A partir da definio dos gneros textuais como prticas sociocomunicativas que se constituem de um determinado modo, com uma certa funo, em determinadas esferas de atuao humana (KOCH; ELIAS, 2005), abordaremos tanto o vis terico quanto a prtica que contempla a importncia do trabalho com os textos de circulao social em sala de aula. A abordagem de um ensino de lngua materna que considere os gneros est associada a uma concepo de linguagem como interao, defendida por linguistas, tericos e professores de lngua portuguesa interessados num ensino mais eficaz. Desta maneira, os Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa entram na base desta discusso ao encaminharem propostas metodolgicas de ensino que enfatizam a diversidade de textos no cotidiano da prtica escolar, como um meio produtivo que auxiliar na formao de escritores e leitores competentes:
16

Professora substituta na FFP/ UERJ; Doutoranda em Literatura Comparada na UFF.

49

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011


Um leitor competente s pode constituir-se mediante uma prtica constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente (BRASIL, 1997, p. 54). Formar escritores competentes supe, portanto, uma prtica continuada de produo de textos na sala de aula, situaes de produo de uma grande variedade de textos de fato e uma aproximao das condies de produo s circunstncias nas quais se produzem esses textos (BRASIL, 1997, p. 68).

No entanto, necessrio avaliar como se d esta prtica, como os gneros textuais so trabalhados e qual a relevncia do trabalho com a diversidade de textos no contexto da educao bsica, precisamente no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino mdio. Bem sabemos que no se pode jogar uma infinidade de textos para os alunos, sem saber o propsito das atividades, tampouco desconsiderar as especificidades destes textos e a significncia dos mesmos no cotidiano dos educandos. de extrema importncia um enfoque cuidadoso da nossa prtica docente, um estudo que considere o porqu, como e para que trabalhar com os gneros textuais em sala de aula. Parte-se, portanto, de uma fundamentao terica que servir de alicerce para a construo de um trabalho coerente com as novas concepes de ensino de lngua portuguesa. Neste sentido, estudos como os de Marcuschi (2005); Geraldi (2006); Koch e Elias (2006); Soares (2006); Dionsio (2002); Bunzen (2006); Travaglia (2006) dentre outros tm servido como base para reflexo e prticas condizentes com uma proposta mais desafiadora de ensino. A concepo interacionista da linguagem se encontra nas discusses tecidas pelos pesquisadores acima citados. Tal concepo preconiza a linguagem como forma de interao humana. A linguagem o lugar de constituio de relaes sociais, onde os falantes se tornam sujeitos (GERALDI, 2006, p. 41). Na mesma linha de pensamento, Travaglia (2006, p. 23) afirma:
A linguagem pois um lugar de interao humana, de interao comunicativa pela produo de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situao de comunicao e em contexto scio-histrico e ideolgico. Os usurios da lngua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares sociais e falam e ouvem desses lugares de acordo com formaes imaginrias (imagens) que a sociedade estabeleceu para tais lugares sociais.

50

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011

Nesta abordagem, o aluno deixa de ser mero receptor e passa a ser o sujeito construtivo, que reflete sobre a lngua, sabendo empreg-la conforme as exigncias de cada situao. Atividades que contemplem o ler, o ouvir, o falar e o escrever de forma bem estruturada podem levar o aluno a ser um bom usurio da lngua, a partir do momento em que ele veja a funcionalidade do portugus no s em seu cotidiano, como tambm nos vrios lugares sociais. Partindo destas consideraes, um ensino de lngua portuguesa que viabilize um processo interativo entre os usurios da lngua deve levar em conta uma srie de fatores ao escolher gneros textuais como prtica efetiva em sala de aula: a relevncia dos textos a serem utilizados, as variantes lingusticas presentes nestes textos, bem como sua intencionalidade, em qual situao de comunicao so empregados, de que maneira tais gneros podem levar a uma reflexo sobre a lngua etc. A discusso tecida aqui apenas mais uma das inquietaes que no pretende dar conta, nem esgotar o assunto a respeito de novas propostas para o ensino de lngua materna, talvez o artigo apenas se resuma em um relato de experincia gratificante em minha prtica docente. Como professora das Disciplinas de Prtica de Ensino, Estgio Supervisionado de Lngua Portuguesa I e II do Departamento de Letras da Faculdade de Formao de Professores da UERJ, tenho observado resultados muito satisfatrios em relao aos projetos desenvolvidos pelos estagirios nas escolas pblicas de So Gonalo, Niteri e outros municpios vizinhos o que me permite afirmar a importncia dos fundamentos tericos correlacionados prtica docente. No caso especfico das disciplinas de Estgio Supervisionado, antes de ir para o trabalho efetivo em sala de aula, os licenciandos tm contato com textos tericos que de uma certa maneira iro ajud-los no momento em que desenvolverem suas aulas. No cumprimento de suas horas de estgio, a etapa de observao/coparticipao feita antes do momento das aulas prticas. Esta fase merece uma ateno especial do supervisor do estgio, pois os estagirios trazem muitas dvidas, crticas e querem compartilhar o que esto vivenciando nas escolas. O planejamento das atividades se d neste perodo repleto de apreenses e ao mesmo tempo vontade de que tudo d certo. Nas escolas pblicas eles desenvolvem projetos em forma de oficinas, contemplando o trabalho com os gneros textuais. Neste lti51

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011

mo semestre de 2009, os grupos (em dupla, ou trio) escolheram diferentes gneros textuais: contos populares, lendas, literatura de cordel, reportagem, crnicas, textos dramticos, poemas, entre outros, e compartilharam com os colegas da FFP suas experincias, deixando por escrito em seus relatrios de estgio os frutos produtivos de seus trabalhos. Peo licena a alguns grupos para registrar aqui os comentrios dos resultados das oficinas:
Os alunos no conheciam esse tipo de literatura, mas mostraram-se bastante curiosos e empolgados em conhec-la. (...) Os alunos mostraram-se satisfeitos e tiveram contato com os textos, os quais iro influenci-los positivamente, j que foi trabalhado o uso da reflexo, do preparo do texto, da beleza das palavras, do alcance delas, do pblico-alvo desses textos. (Alunas Hlida da Silva de Souza, Tailane da Silva Rodrigues e Michelle Souza da Veiga, 7 perodo do curso de Letras. Desenvolveram projeto sobre literatura de cordel no ensino mdio). O resultado, confessamos, foi animador e a resposta surpreendente. At alunos que usualmente no participavam das aulas, durante as oficinas interagiram. Nossa perspectiva foi trabalhar com algo que fugisse do corriqueiro das aulas. No oitavo ano, elencamos algumas msicas para abordar os tpicos relativos sintaxe, enquanto no nono ano escolhemos crnicas de autores respeitados por produzir esse gnero (Aluna Ingrid Moura Carlos, 7 perodo de Letras, desenvolveu projeto sobre gneros textuais em turmas da EJA, 8 e 9 ano). O trabalho realizado foi recebido pelos estudantes de maneira positiva. Eles produziram uma Antologia de Contos Populares, de relatos e vivncias pessoais. Os objetivos propostos foram alcanados: o Conto Popular assumiu seu lugar nos estudos de literatura e os educandos tiveram contato com um bom material de pesquisa selecionado (Alunas: Marcela P.G. Garcia e Tamiris Alves V. de Almeida desenvolveram projeto sobre conto popular em forma de microclasses do 6 ao 9 ano Ensino Fundamental).

Percebe-se que as estagirias esto em consonncia com as propostas metodolgicas de ensino defendidas nos PCN e tambm de acordo com a concepo que defende a linguagem como forma e processo de interao. Ao selecionarem os gneros textuais, no o fizeram de forma aleatria, pois refletiram sobre o impacto que tais textos teriam no cotidiano dos alunos, observaram e trabalharam com os mesmos as especificidades destes textos, pensando, sobretudo, a leitura e a prtica de produo textual. Todos os grupos se preocuparam em selecionar os gneros textuais que de alguma forma poderi52

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011

am fazer sentido para os educandos e assim agiram conforme abordam os parmetros curriculares a respeito dos projetos de leitura e de escrita. O documento diz que os projetos so aes importantes para se trabalhar com os usos da lngua e devem trazer um produto final, ou seja, um resultado que demonstre a participao efetiva do aluno nestas atividades, com o auxlio do professor. No caso das estagirias, a culminncia do segundo e do terceiro grupo se deu atravs de produo textual dos alunos. O primeiro grupo levou para escola um cordelista, os alunos tiveram contato com o poeta popular, suas produes e assistiram a uma performance do autor. A comunidade escolar foi envolvida e o acervo da biblioteca enriqueceu com as poesias do cordelista e com a participao dos alunos, buscando mais folhetos para ler. importante ressaltar que nas produes textuais do segundo e terceiro grupo, as estagirias retornaram escola para dar o feedback aos alunos, ou seja, os trabalhos feitos foram analisados pelas futuras professoras que apontaram sugestes, quando necessrias, para a melhoria das produes. Os alunos percebem que seus escritos so valorizados, no tendo o fim ltimo de uma nota. O terceiro grupo reuniu as produes em uma antologia que foi disponibilizada no s para os alunos que fizeram, como tambm para todos da escola, pois um exemplar ganhou um lugar na biblioteca. Os grupos em questo tambm esto em consonncia com a concepo de Geraldi (2006) que defende o ensino de lngua portuguesa pautado em trs prticas interligadas: a leitura, a produo de textos e a anlise lingustica. Tal acepo parte do texto enquanto unidade de ensino. Na leitura, o aluno deve compreender os sentidos do texto, sua construo, os ditos e os no ditos do sujeito que compe o texto; ao produzir um texto o aluno ter como expressar sua subjetividade, sua forma de ver e compreender o mundo. Entendendo aqui que a sua viso de mundo passar para um outro o leitor do seu texto. Na prtica de anlise lingustica, o aluno dever utilizar os recursos expressivos da lngua, entender os modos de uso dos vocbulos, a sintaxe, as questes de ordem interna coeso, coerncia, enfim, construir um texto de maneira a dar sentido, atentar para a intencionalidade do seu discurso. Percebe-se que as estagirias, de uma certa maneira, praticaram o ensino de portugus centrado no texto e nos usos da lngua. Os educandos tiveram contato com gneros tex53

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011

tuais, compreenderam as particularidades, os usos e formas destes gneros atravs da leitura. Tiveram a oportunidade de, como usurios da lngua, ler, ouvir, falar e escrever. A proposta metodolgica inovadora do ensino de portugus se inscreve no trabalho dos estagirios, o que algo muito positivo, pois, depois de superado o momento de apreenso da primeira fase que antecede as aulas prticas, os estagirios voltam mais confiantes e percebem que possvel aliar a teoria prtica. deveras gratificante perceber os licenciandos neste momento de transio: da insegurana e de certo medo caracterstico de qualquer momento de iniciao para a confiana e o desafio gradativo no processo das oficinas, que se efetiva nos trabalhos alcanados de maneira positiva. Em seus relatrios de estgio criticam, questionam, apontam caminhos para uma educao de qualidade. De uma forma geral so esperanosos e acreditam que um futuro melhor possvel e se veem como participantes deste processo, pois tambm esto inseridos neste percurso, sero os novos professores e se mostram comprometidos com o trabalho. Sabem que podem colher bons frutos de uma tarefa ao mesmo tempo rdua e prazerosa. Por outro lado, sabemos que a melhoria da educao bsica em nosso pas vai alm de uma prtica docente comprometida com resultados eficientes. H um longo caminho a ser seguido: polticas pblicas eficazes, voltadas para a qualidade da educao, aumento dos salrios dos professores, boa formao para os docentes etc. Quando os dados do IBGE atestam o alto ndice do analfabetismo funcional no Brasil de 21,8 % em 2007 passou para 21% em 2008 vemos que h muito o que fazer17. So jovens acima de 15 anos de idade que no conseguiram avanar na leitura e na escrita. A informao desoladora e ao mesmo tempo nos desafia a refletir e a procurar caminhos que no reproduzam a situao que a est. Traar outras trilhas preciso. Quando vejo o trabalho dos estagirios, acompanhando o desenvolvimento de suas oficinas nas visitas s escolas, acredito ser possvel pensar num pas melhor, apeEm recente reportagem intitulada Pas no avana no combate ao analfabetismo de Fabiana Ribeiro, Cristiane Jungblut e Isabela Martin, o jornal O Globo de 19 de setembro de 2009 recorreu aos dados do IBGE, fazendo o perfil do analfabetismo no pas, destacando as regies.
17

54

Linguagem em (Re)vista, Ano 06, Nos. 11/12. Niteri, 2011

sar de. Quem sabe ainda poderemos discutir, futuramente o fato de termos conseguido formar leitores e escritores competentes e que, de fato, neste pas h cidados devidamente capacitados. Tudo isso perpassa as consideraes levantadas ao longo do texto: exercer cidadania saber ler, escrever, decifrar os discursos, interpretar as entrelinhas, entender o que o texto diz, no dizendo. Interagir socialmente, ser sujeito ativo em todos os sentidos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: lngua portuguesa. Braslia: MEC, 1997. BUNZEN, Clcio; MENDONA, Mrcia (Orgs.) Portugus no ensino mdio e formao do professor. So Paulo: Parbola Editorial, 2006. DIONISIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) O livro didtico de portugus: mltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. GERALDI, Joo Wanderley (Org.) O texto na sala de aula. 4. ed. So Paulo: tica, 2006. KOCH, Ingedore Villaa; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2006. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONISIO, ngela Paiva [et al.] Gneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2006. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica. 11. ed. So Paulo: Cortez, 2006.

55

S-ar putea să vă placă și