Sunteți pe pagina 1din 4

TP - 12 A MATEMTICA DO GPS - DEFINIES

FEVEREIRO DE 2013 TERESINA / PI A MATEMTICA DO GPS

1) O QUE E COMO FUNCIONA O GPS? As siglas GPS do ingls Global Positioning Systemsignificam Sistema de Posicionamento Global, utiliza uma tecnologia via satlite que fornece a um dispositivo receptor mvel determinar a posio de um objeto (observador) em qualquer lugar da terra em latitude, longitude e altitude. Totalmente operado em 1995 com 27 satlites (24 em pleno funcionamento e 3 sobressalente) numa faixa de 6 planos orbitais.

2) COMO O GPS DETERMINA A LOCALIZAO DE UM PONTO SOBRE A SUPERFCIE TERRESTRE? Os receptores GPS medem os sinais provenientes de 4 ou mais satlites em simultneo e determinam a posio do objeto atravs da trilaterao destes sinais. A distncia que separa o satlite do receptor calculada atravs da medida do tempo que o sinal demora a chegar antena do receptor. Cada satlite cria uma circunferncia de raio igual distncia encontrada, com o relgio do receptor perfeitamente sincronizado com os satlitesas 4 esferas ou mais, intersectam-se num nico ponto, com isso pode-se ter a localizao exata do ponto. 3) NO MNIMO, EM QUALQUER POSIO DA TERRA QUANTOS SATLITES ESTO VISUALIZANDO UM PONTO SOBRE A MESMA? No mnimo 4 satlites. 4) EM QUE SISTEMA O SATLITE FORNECE AS COORDENADAS DO USURIO? As coordenadas so obtidas no sistema WGS84 (Sistema Geodsico Mundial). Consiste de coordenadas definidas por trs eixos cartesianos associados a um elipside, de forma que as coordenadas podem ser representadas em termos dos eixos cartesianos X, Y e Z ou de latitude, longitude e altitude a partir do elipside. 5) QUAL O TEMPO PARA O SATLITE PERCORRER UMA RBITA COMPLETA? Cada satlite demora 12 horas siderais para dar uma volta completa na terra. 6) ONDE EST LOCALIZADA A ESTAO MSTER DO GPS? Fica localizado no Colorado, Estados Unidos. 7) QUAL A ALTITUDE APROXIMADA DA RBITA DOS SATLITES? E QUAL SEU NGULO DE VISUALIZAO DA TERRA? Altitude de 20.200km. Cada satlite tem 28 de visualizao sobre a Terra. 8) NA PRECISO DO TEMPO NA OPERAO DO GPS, O QUE REPRESENTA ERRO DE UM MCRON DE SEGUNDO? (10-6 SEGUNDOS). Em valores de distncia, representa um erro de 300 metros. 9) CITE ALGUMAS UTILIZAES DO GPS. Aviao geral e comercial, navegao martima, agricultura de preciso, controle de frotas e navegao em geral (carros de polcia, bombeiros, nibus e caminhes), implantao de estradas (construo civil), monitoramento esttico e dinmico de estruturas (pontes, viadutos, estdios, edifcios e portos), cadastramento de postes (linhas de alta-tenso), controle de reservas ambientais e o uso do relgio do receptor pela comunidade cientfica para obter medidas de tempo de maior preciso. 10) QUAL O MODELO MATEMTICO PARA SE DETERMINAR A POSIO DE UM USURIO DO GPS?

c x (TS-TR) = [(XS - XR) + (YS - YR) + (ZS - ZR)]1/2> Pitgoras para 3D. Em que c = velocidade da luz, TS = tempo da emisso, TR = tempo da recepo, XS, YS, ZS = posio do satlite, e XR, YR, ZR = posio do receptor. Os parmetros conhecidos so TS (a hora de emisso do sinal), XS, YS, ZS (a posio do satlite) e, claro, a velocidade do sinal c (299792,458 km/s). As incgnitas so 4: XR, YR, ZR (a posio do receptor) e TR (a hora de recepo do sinal). 4 incgnitas > 4 equaes > 4 satlites. H que estabelecer um sistema de coordenadas comum a ambos: WGS84.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Como

funciona

GPS.

Disponvel

em:

<http:www.guia4eventos.com.br/artigos/gpscomousar.html>. Acesso em: 18.02.2014. Informaes sobre o GPS. Disponvel em: <http:www.tycho.usno.navy.mil/gps.html>. Acesso em: 18.02.2014.

ESTADO DE SO PAULO. Rede GPS do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http:www.ptr.poli.usp.br/ltg/proj/RedeSP/Rede-SP.html>. Acesso em: 18.02.2014. WIKIPDIA. Sistema de Posicionamento Global. Disponvel em: <

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_posicionamento_global>. Acesso em: 18.02.2014.

S-ar putea să vă placă și