Sunteți pe pagina 1din 7

H om e A bo u t U s

O u r O b j e c t iv e Coaching Philosophy Sp o r t & S p ir i tu a l i ty Te s t i m o n i a l s

KSL Shot Cycle II With many thanks to Andr joao Muraro, archer and president of the federacy of Paran in Brazil , for the translation of the KSL Shot Cycle into Portuguese.

O ciclo de tiro de KSL


Traduo do texto original da pgina http://www.kslinternationalarchery.com/ O tiro com arco possui muitas fases, elas podem basicamente serem separadas em doze definidos passos, que nos iremos ver logo abaixo. Diagrama de tiro de KSL.

N e w s U p da t e s Tec hn i cal Articles S p o r t P syc ho l og y P u b li ca t io n s C amp s/ S em in ar s


U p c o m in g Se m i n a r s

Tec hn i qu e
K SL Sh o t C y c l e A n gu l a r M ov e m e n t Vi de os - Slo w M ot i on Shot Sequence Gallery A n c h o r /H o l d i n g / R e l e a s e Breathing Cycle Sc a pu l a e P ho t os FA Q s K SL I V F o c us

E q u ip m e nt
K SL G ol d Fi n g e r Ta b A r r ow S p e e d E f f e c t

Trai n in g
Physical (SPT) Hydration

Trai n in g C en t ers
U . S . A - C hu l a Vi s t a O T C

C on t ac t U s

1. A postura (The Stance).


O sucesso no tiro com arco depende da estabilidade e da consistncia. A postura a base do tiro e uma das primeiras deficincias que pude ver em cada arqueiro no Instituto australiano de esportes (AIS) e em minha clnica de treinamento: a incapacidade de manter uma slida conexo entre a parte superior e a inferior. Consequentemente a importncia da postura e a correta estrutura biomecnica de suma importncia porque prove estabilidade, fora e resistncia. Primeiro olharemos a posio dos ps. A postura recomendada a postura aberta (Observe na imagem abaixo). A postura aberta prove uma posio biomecnica mais slida, especialmente em condies de vento. Os ps devem estar separados a uma distncia equivalente a largura dos ombros e com o peso distribudo igualmente em ambos ps. A distribuio de peso recomendada de 60-70% na parte dianteira dos ps 40-30% nos calcanhares. Muitos arqueiros esto com mais peso nos calcanhares, o que modifica o centro de gravidade para trs dos calcanhares, produzindo instabilidade. Imagine uma linha reta que atravessa o corpo de cima para baixo. O centro de gravidade dever posicionar-se aproximadamente entre os arcos de dos ps. Os quadris devem ser ligeiramente inclinados para atrs e o peito dever ser mantido para baixo para prover mais espao frontal. Os ombros devem

Anuncie no Google
Services.Google.co

estar alinhados com o alvo, mas os quadris devem permanecer abertos em relao ao alvo.

Encontre novos clientes. Comece a anunciar no AdWords hoje.

Posio recomendada de ps

Postura excelente

Nota: click nas fotos da pgina para ver as imagens ampliadas

2. Colocando a flecha (Nocking the Arrow).


Alguns manuais devotaro uma pgina inteira a isto, entretanto, o nock da flecha se coloca na forma mas conveniente para cada um. Geralmente sempre da mesma maneira, formando parte da sua rotina de tiro.

Arco e Flecha em Promoo


www.eForce.com.br Ganhe Frete Grtis em compras acima de R$ 350,00 para Sul e Sudeste

3. Engatar e segurar (Hooking & Gripping)

Muitos manuais sugerem colocar a corda atrs da primeira falange do dedo indicador, maior e anular, ento quando o arco armado, a corda terminar na primeira falange dos dedos. Isto pode causar com o tempo um doloroso calo. Eu recomendo que a corda se posicione logo antes da falange dos dedos indicador e anular e por trs da primeira falange no dedo maior, para prevenir que isto acontea (Veja a foto). Dedos da corda Quando se coloca a dedeira sobre a corda, o arqueiro deve controlar visualmente que a posio da dedeira na corda sempre a mesma em cada tiro, incluindo os dedos na dedeira. Para colocar sempre os dedos no mesmo lugar na dedeira, altamente recomendvel o uso do separador de dedos. Isto permitir que ao estar os dedos em contacto com o separador estarem mais relaxados. Quando no se utiliza o separador de dedos, h uma tendncia a abrir os dedos para evitar apertar o nock e isto criar uma tenso no desejada na mo da corda. A mo deve estar localizada sobre a corda tal que a parte de trs da mo no esteja paralela a corda, mas em um ngulo suave para longe da corda, e no final do seu caminho, terminar baixo do queixo quando ancorado. As abas da dedeira no so recomendadas, porque podem impedir uma conexo slida com a parte superior da mo da corda.

Engatar / segurar

Uma pequena tenso se forma sobre a corda para facilitar a exata posio da mo do arco na empunhadura do arco. A mo do arco deve estar relaxada e localizada alta e profundamente na empunhadura, com o polegar apontando para o alvo uma vez que o arco levantado. Uma pequena tenso no polegar aceitvel para permitir isto. Desde o comeo da preparao, a posio da mo do arco na empunhadura no deve mudar. Frequentemente eu vejo pessoas " fazendo errado " para obter uma posio confortvel da mo na empunhadura, que pode variar de tiro em tiro, dependendo como ela assenta. Uma posio consistente Presso na mo do Arco da mo extremadamente importante para assegurar que a presso na rea da mo est sempre localizada na empunhadura (Veja a foto).

4. Concentrao (Mindset).
uma etapa crtica do tiro onde se determina o sucesso ou o fracasso. Voc deve entender um conceito claro a respeito do que se esta tentando conseguir, determinar quantos, pensamentos irrelevantes e distraes causadas por eventos ao redor de voc se tem de eliminar. Voc deve agora focar-se totalmente no processo e buscar um rpido ensaio mental. Durante este passo, uma ou duas respiraes Zen profundas serviro para estar centrado e o corpo relaxado, especialmente o rosto, pescoo e regio dos ombros. importante praticar este passo durante os

treinamentos j que criar uma maior conscincia e produzir confiana.

5. Preparao (Set-up)
com o alvo. Isto criar uma pequena tenso debaixo da caixa torcica agregando estabilidade. O peito deve estar para dentro e os msculos abdominais tensos. Os quadris devem estar rotacionados para fora para que seja possvel ter as ndegas juntas. Enquanto isso se levanta o arco, o ombro da corda deve ser ajustado para atrs para posicionar escpula, enquanto isso ambos os ombros devem estar posicionados o mais baixo possvel. A posio da preparao (veja fotos abaixo), no alcanada armando o arco usando a mo e o antebrao, mas posicionando o ombro da corda e a escpula. As fotos mostram claramente oque se tem de alcanar. Pode ser til, enquanto fazemos a preparao, visualizar os dedos da corda conectados ao cotovelo atravs de elos, que nos permitiro segurar os dedos, mo e antebrao relaxados

Pre-Puxada

Posio do Ombro

Quando se eleva o arco na posio de preparao, a uma tendncia natural a inclinar-se para longe do alvo para compensar o peso do arco, que piorar quanto o peso do arco aumentado no momento em que se arma o arco. aconselhvel inclinar-se levemente para o alvo para neutralizar esta tendncia natural.

6. Armando o Arco (Drawing).


A escapula foi ajustada para baixo durante a preparao (ver foto A). A corda deve ser elevada em linha reta, 2-3 polegadas debaixo do queixo (ver foto B) e no diretamente ao queixo. O cotovelo da corda estar em linha, o mximo possvel. Isto ajudar a baixar a escpula, manter o ombro baixo e elevar todo o peso dos msculos das costas, o mximo possvel (ver foto C). A lei da acelerao se aplicar desde o momento em que se arma o arco. melhor abrir com deciso, que lento e cuidadosamente. Isto tambm permitir alinhar o costas temporariamente. Enquanto se arma o arco, os dedos e o antebrao da corda devem tem uma mnima tenso. Para conseguir dedos e antebrao relaxados, visualizar os dedos conectados com o antebrao atravs de elos. Desde a preparao, quando se comea a armar o arco, a mira deve estar por cima da linha horizontal do alvo, j que, se estiver por debaixo, requerera elevar o brao do arco para apontar, o que criar uma tenso indesejada no brao do arco. Nesta etapa, se deve evitar (ver passo 5) a tendncia natural de afastar-se do alvo para compensar o peso do arco, que piorara enquanto aumenta a apertura e far perder equilbrio j que muda nosso centro de gravidade. Tambm manter firme os trceps no brao do arco ajuda a manter baixo o ombro da corda. Nesta etapa, nenhum ao de mirar o alvo deve ocorrer. Enquanto se arma o arco, recomendvel inspirar, j que se cria um sentimento natural de ganhar fora. Ns discutiremos a respirao durante o ciclo de tiro em um artigo separado e com mais detalhes em um prximo estgio.

Foto A

Foto B

Foto C

7. Ancorando (Anchoring).

Armando

Havendo chegado a apertura total, a mo e o brao da corda devem ser movidos como um todo para posio de ancoragem abaixo do osso da mandbula. "Ancoragem" no a palavra mais apropriada, j que pode ser interpretada como que a apertura parasse ali. Um termo melhor seria chegar para a posio de "transferncia/prender". Na apertura, se passa de um movimento externo a um interno. Esta posio est determinada por uma posio adequada da escpula e as costas da corda. A cabea outro ponto de referencia no processo, atuando como uma segunda mira.

Ancorando

A ponta do cotovelo, quando vista de lado, deve estar em linha com a flecha ou apenas levemente mais alta. Se o cotovelo esta demasiadamente alto, se tornara difcil abaixar o trapzio e o latissimus e ativar os msculos das costas adequadamente. Altura do cotovelo Alem ter o cotovelo da corda virado diretamente para acima, deve estar em linha com a flecha. Seria melhor se estivesse um pouco atrs da linha, mas no definitivamente para atrs da linha. No comeo da apertura, a mo da corda deve estar em uma posio tal que possa se encaixar solidamente abaixo do osso da mandbula, sem necessidade de torcer a mo durante a apertura ou para fazer a mo se acerta ao rosto. A mo da corda deve estar em contacto slido com o osso da mandbula para criar uma conexo osso-osso, porque isso essencial para assegurar uma posio consistente nock-ao-olho. Ao usar uma aba da dedeira o arqueiro deve assegurar-se que a parte superior da mo da corda faa ainda o contato cheio com o maxilar, porque frequentemente somente a aba da dedeira toca o maxilar e Alinhamento isso pode produzir inconsistncia. Qualquer ajuste da mo da corda no rosto ou levantar a ponta do cotovelo mudar a presso do dedo da corda e a dinmica de tiro. A conexo entre a corda e o queixo deve ser firme, porque esta far uma forte conexo e dar suporte a um tiro contnuo.

8. Armando/Transferindo para reteno (Loading/Transfer to Holding)


No comeo da fase de carga, que comea durante o final da fase de apertura (justo antes da ancoragem), recomendvel ter uma rpida verificao visual da posio do clicker na flecha para alcanar uma maior consistncia. Quando se arma o arco para o ponto de ancoragem, se utilizam os msculos da parte superior do brao, antebrao e mo, j que a corda no pode ser levada para atrs com os msculos das costas somente. Consequentemente, a fim de ir a posio de reteno (holding), se necessita um tempo para transferir a tenso no desejada na mo, antebrao e tambm da mo do arco aos msculos das costas. O processo de transferncia/carga deve tomar meio segundo. Deve estar claro que o mtodo de "movimento externo continuo" defeituoso e um obstculo para obter altas pontuaes. A reteno crucial e fundamental para a consistncia. Havendo chegado a crtica posio de reteno, a ateno deve estar na hora totalmente nos msculos das costas. Se nesta etapa a mente est dispersa, a conexo com os msculos das costas se perder. Uma vez que se alcana a reteno, estamos prontos para comear a apontar e a expandir. Havendo chegado a esta posio, a ateno deve estar em girar as escapulas para abaixo e para a coluna e for-los para baixo enquanto incorporamos a fase de apontar e de expanso. No comeo da trao um inspirao profunda de Zen necessria, criando um sentimento natural

de ganhar a fora. Nesta etapa, a respirao se deve liberar lentamente, de uma maneira natural e relaxada, basta que os pulmes alcancem 50/70% de sua capacidade. Esta expirao permitir que o mira se coloque no amarelo. Se deve conter a respirao durante a expanso j que a continuao do tiro se completa.

9. Mirar e Expandir (Aiming & Expansion)


At ancorarmos, nossa mente foi focalizada internamente, mas agora ns devemos trocar para o que chamado de foco externo estreito. A ateno deve estar na hora de mirar. Se deve mirar somente DEPOIS da fase de Transferncia/Carga e uma vez que tenhamos alcanado a ancoragem, NO ANTES! O tempo ideal desde a ancoragem at soltar a corda de 1' a 3' para melhores resultados. O subconsciente deve permitir localizar a mira onde se est apontando e deix-lo flutuar ao redor. O mirar se deve abordar sem ansiedade. Deve ser tratado como outro passo no processo de disparar uma flecha, no ponto central. Quando nos concentramos com certa intensidade, s se pode atender a um canal de cada vez. Se tem a ateno completamente em mirar, a conexo com os msculos das costas se perder. Obviamente que o mirar necessita tomar lugar, deve ser realizado de uma maneira mais subconsciente que consciente.

Mirando

Durante a fase de expanso, o cotovelo da mo da corda deve estar idealmente atrs da linha, a escpula gira e vai para abaixo, para a coluna, abrindo o peito em um movimento circular. Isto basicamente um micro movimento, que devido ao raio de movimento, ser suficiente para mover a flecha nos ltimos 1-2mm atravs do clicker. Nos devemos compreender que a expanso no justamente um movimento linear do empurrar e/ou de puxar, mas sim um resultado de um movimento circular grande que envolve a escpula (movimento pequeno), os ossos do peito se conectam com as articulaes do peito (movimento maior) e os braos do arco e da corda (o maior movimento). Isto o Raio de Movimento (Ratio of Circular Movement or ROCM). Para dar esse sentimento de expanso, visualizar uma conexo entre o brao esquerdo e direito. Logo, vendo em linha e girando a escpula para a coluna, se experimentar um sentimento de aumento do peito,sendo o maior entre as mos do arco e da corda, suficiente para passar os ltimos mm do clicker sem empurrar e/ou pux-lo. Como este movimento em ambos os sentidos, no deve haver nenhum movimento aparente da corda quando observamos o ponto de referencia no protetor de peito. Geralmente isto somente pode ser observado em atiradores com tcnicas corretas de 1350+ FITA. Durante a expanso, o arqueiro deve manter firme os trceps do brao do arco e baixar o ombro da frente e a mo do arco relaxada.

ROCM

O equilbrio durante a expanso deve ser sempre 50/50. Um desequilibro pode afetar o centro de gravidade, levando o corpo para o alvo, o que far que o arqueiro se incline para atrs, afastando-se do alvo. Durante esta fase, a ateno deve estar completamente na expanso. Qualquer pensamento sobre os dedos da corda ou outra coisa deve ser esquecido ou a conexo com os msculos das costas se perder, atrapalhando a liberao.

10. Largada (Release).

A corda deve ser liberada relaxando totalmente os dedos e permitindo que a corda se v. A corda deve permitir colocar os dedos fora de seu caminho. Quando se observa os arqueiros de elite, seus dedos na largada e durante a continuao do tiro est virtualmente na mesma posio que quando estavam na corda. A fotografia mostra uma largada de realizada por Tim Cuddihy nas olimpadas de Atenas em 2004. Largada

A largada deve ser iniciada pelo Trapzio e no por empurrar a empunhadura com a mo do arco ou de puxar a corda com os dedos da mo da corda. um movimento interno, como descrito no passo 9. A ativao do clicker nesta fase do tiro deve ser sentida e no ouvida. Este um conceito difcil de compreender. Entretanto, se o arqueiro espera ouvir o clicker para soltar, o pensamento consciente vai para o clicker e novamente, a conexo com os msculos das costas se perder. Os arqueiros que tratam de soltar a corda abrindo conscientemente os dedos, param o movimento continuo por se focalizar conscientemente em largar a corda, o que resulta na perda de tenso nas costas. Cria tambm a tenso nos msculos do digitorum, localizados no antebrao, que controlam o abrir e fechar dos dedos. H tambm um msculo separado que controla o dedo mindinho. O mindinho da mo da corda deve estar relaxado e sempre na mesma posio em todos os tiros. Qualquer mudana na posio e na tenso do mindinho afetar a tenso dos demais dedos.

11. Continuao do tiro (The Follow-Through)


A continuao do tiro (follow-Through) realmente parte da largada e no um movimento aparte. A tenso correta das costas deve ser controlada entre um e dois segundos depois da largada. A continua girar/segurar da escpula durante a continuao do tiro, criar uma melhor sensao de tenso das costas. A continuao do tiro deve ser uma reao natural e mais que uma largada de corda, recomendvel realizar uma largada tranqila e fluida, que no dever ser forada, dever ser como o resultado de haver usado corretamente a tenso das costas.

Continuao do tiro

Uma continuao do tiro foradamente exagerada indicar uma largada defeituosa. Em muitos casos o resultado de uma ao forada que resulta em troca de centro de gravidade, afetando o tiro. Adicionalmente, com uma continuao de um tiro forado, a presso dos diferentes dedos na corda variar, afetando a maneira em que os dedos soltam a corda, o que levar a resultados inconsistentes. Se a continuao do tiro natural, a mo da corda, por estar muito relaxada, se mover para trs e entrar em contato com o rosto, seguindo a linha da mandbula, tanto quanto possvel. As costas devero mover-se lateralmente para trs, resultando em um movimento natural para baixo. A mo da corda deve tocar o ombro como parte da continuao do tiro, j que isto far com que as costas abaixaro demasiadamente rpido. Adicionalmente, o arco deve se movimentar em linha reta para o alvo, ainda que o brao do arco, devido a expanso rotacional, se mover ligeiramente para a esquerda (para os arqueiros destros).

12. Relaxamento e anlise (Relaxation and Feedback)


Quando se conclui a continuao do tiro, corpo e mente necessitam estar prontos para o prximo tiro. Quando a tenso fsica ou mental criada durante o tiro anterior precisa ser eliminada. Para alcanar isto, so recomendadas um par de respiraes profundas Zen. tambm o tempo para a anlise analtica objetiva. Obviamente mais fcil decidir que acertar, especialmente depois de um tiro menos perfeito. De todo o modo, como os resultados no alvo so absolutos, realizar uma anlise analtica trar somente benefcios. muito importante que o arqueiro aprenda a "sentir" o tiro, ento quaisquer discrepncia tcnica no tiro pode ser recondicionada e pode tornar-se aes corretivas nos tiros seguintes. S a localizao atual da flecha no alvo deve ser de interesse, j que prova a anlise do processo e de outras suposies, incluindo condies de tempo.

Relaxamento/analise

muito importante para o processo contnuo de aprendizagem de um arqueiro, que o arqueiro aceite a total responsabilidade do tiro. No h assim, somente razes, pelas quais o arqueiro tem que tomar responsabilidade. Assim com diante de vento, distraes, o telefone celular que toca, cmeras de TV, o barulho dos espectadores, bebs que choram, etc..., etc..., que necessitaro ser atendidas no futuro, um

trabalho para o arqueiro. Isto conclui as doze fases Tcnicas do ciclo II de tiro com arco de KSL que ensinou o treinador Lee no Centro USA de treinamento Olmpico de Arqueria em Chula Vista e previamente no Australian Institute de Sport em Canberra. Estes doze passos so provados completamente pelo treinador Lee, como so quaisquer outras informaes tcnicas, inclusive FAQ, neste site web. KSL Internacional Archery reconhece a importncia de unificar o treinamento e recompensa ver que uma das naes a frente no tiro com arco tem a adotado de corao a B. E. S. T. (Tcnica de Disparo Biomecanicamente Eficiente) baseada nos ensinamentos do treinador Lee. Desejamos compartilhar estas informaes livremente com esses arqueiros e os treinadores que esto dispostos a abrir suas mentes e desejos de aumentar seu conhecimento compartilhando o conhecimento e os mtodos docentes de, como foi indicado por Jim Easton, "um dos treinadores de tiro com arco mais experientes e talentosos do mundo e atravs da histria Olmpica".

Nota 1:Nenhuma parte deste documento ou qualquer outra informao desta pgina WEB pode ser reproduzida nem transmitida em parte ou em sua integridade total por qualquer razo por qualquer forma de comrcio ou proveito sem o expresso consentimento de KSL International Archery.

2008- KSL International Archery - All rights reserved

S-ar putea să vă placă și