Sunteți pe pagina 1din 80

G O V E R N O D O E S TA D O D E S O PA U L O

Barman

emprego

GASTRONOMIA

Ba rm a n

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

Geraldo Alckmin Governador


SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO, CINCIA E TECNOLOGIA

Paulo Alexandre Barbosa Secretrio Luiz Carlos Quadrelli Secretrio Adjunto Antonio Carlos Santa Izabel Chefe de Gabinete Juan Carlos Dans Sanchez Coordenador de Ensino Tcnico, Tecnolgico e Profissionalizante

Concepo do programa e elaborao de contedos


Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia
Coordenao do Projeto Juan Carlos Dans Sanchez Equipe Tcnica Cibele Rodrigues Silva e Joo Mota Jr.

Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap


Geraldo Biasoto Jr. Diretor Executivo Lais Cristina da Costa Manso Nabuco de Arajo Superintendente de Relaes Institucionais e Projetos Especiais Coordenao Executiva do Projeto Jos Lucas Cordeiro Equipe Tcnica Ana Paula Alves de Lavos, Bianca Briguglio, Emily Hozokawa Dias, Karina Satomi e Maria Helena de Castro Lima Textos de Referncia Denis Yoshio Takenaka, Las Schalch e Selma Venco

Gesto do processo de produo editorial


Fundao Carlos Alberto Vanzolini
Antonio Rafael Namur Muscat Presidente da Diretoria Executiva Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki Vice-presidente da Diretoria Executiva Gesto de Tecnologias aplicadas Educao Direo da rea Guilherme Ary Plonski Coordenao Executiva do Projeto Angela Sprenger e Beatriz Scavazza Gesto do Portal Luiz Carlos Gonalves, Sonia Akimoto e Wilder Rogrio de Oliveira Gesto de Comunicao Ane do Valle Gesto Editorial Denise Blanes Equipe de Produo Assessoria pedaggica: Ghisleine Trigo Silveira Editorial: Airton Dantas de Arajo, Beatriz Chaves, Camila De Pieri Fernandes, Carla Fernanda Nascimento, Clia Maria Cassis, Daniele Brait, Fernanda Bottallo, Lvia Andersen, Lucas Puntel Carrasco, Main Greeb Vicente, Patrcia Maciel Bomfim, Patrcia Pinheiro de SantAna, Paulo Mendes e Sandra Maria da Silva Direitos autorais e iconografia: Aparecido Francisco, Beatriz Blay, Hugo Otvio Cruz Reis, Olvia Vieira da Silva Villa de Lima, Priscila Garofalo, Rita De Luca e Roberto Polacov Apoio produo: Luiz Roberto Vital Pinto, Maria Regina Xavier de Brito, Valria Aranha e Vanessa Leite Rios Diagramao e arte: Jairo Souza Design Grfico

CTP, Impresso e Acabamento Imprensa Oficial do Estado de So Paulo

Agradecemos aos seguintes profissionais e instituies que colaboraram na produo deste material: Bartender Store, Carlos Alberto de Freitas, Di Pratos, Di Presentes, Mrio Ramalho Jnior, Raul Ribeiro e Rick Anson

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Caro(a) Trabalhador(a)
Estamos bastante felizes com a sua participao em um dos nossos cursos do Programa Via Rpida Emprego. Sabemos o quanto importante a capacitao profissional para quem busca uma oportunidade de trabalho ou pretende abrir o seu prprio negcio. Hoje, a falta de qualificao uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo desempregado. At os que esto trabalhando precisam de capacitao para se manter atualizados ou quem sabe exercer novas profisses com salrios mais atraentes. Foi pensando em voc que o Governo do Estado criou o Via Rpida Emprego. O Programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia, em parceria com instituies conceituadas na rea da educao profissional. Os nossos cursos contam com um material didtico especialmente criado para facilitar o aprendizado de maneira rpida e eficiente. Com a ajuda de educadores experientes, pretendemos formar bons profissionais para o mercado de trabalho e excelentes cidados para a sociedade. Temos certeza de que iremos lhe proporcionar muito mais que uma formao profissional de qualidade. O curso, sem dvida, ser o seu passaporte para a realizao de sonhos ainda maiores. Boa sorte e um timo curso! Paulo Alexandre Barbosa

Secretrio de Estado de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia

Caro(a) Trabalhador(a)
Vamos comear uma etapa de muitas aprendizagens! Neste Caderno, teremos a oportunidade de tratar da ocupao de barman. Quais seriam os principais conhecimentos de um barman? Ser que basta saber preparar algumas bebidas? Um barman precisa desenvolver uma srie de qualidades que facilitaro muito o exerccio dessa funo, pois, alm de conhecer bem bebidas, precisa dominar as tcnicas de preparo, ter criatividade e capricho na finalizao dos pedidos, ser socivel e tornar-se um conhecedor de bebidas e coquetis. O Programa Via Rpida Emprego parte do princpio de que, para iniciar sua carreira ou aperfeioar aquilo que voc j sabe fazer em uma ocupao, preciso informar-se melhor sobre as etapas da atividade. Isso dar mais chances na obteno de um emprego ou no sucesso em caso de trabalho autnomo, podendo aperfeioar-se cada vez mais. A Unidade 1 convida voc a conhecer a origem da produo do lcool e como ela evoluiu para a preparao de bebidas. Na Unidade 2, voc se informar sobre as vrias facetas da ocupao de barman, seu campo de atuao e o que precisa saber para desempenhar melhor seu trabalho. Para incio dessa qualificao profissional, importante conhecer os materiais que um barman tem a sua disposio para produzir os drinques e os coquetis, e isso ser apresentado na Unidade 3. Um barman no seria nada sem os copos. Cada bebida tem seu tipo de copo e, por isso, a Unidade 4 ser dedicada inteiramente a eles. A Unidade 5 trata das boas prticas de higiene dos alimentos em geral, o que essencial para a manuteno da limpeza e para garantir que nenhum ingrediente seja contaminado.

SUMRIO
A ORIGEM DO LCOOL
Unidade 1 9

BaRMaN OU baRWOMaN?
Unidade 3 45

Unidade 2 29

O MaTERIaL DO baRMaN
Unidade 4 53

COPOS, a VITRINE DO baRMaN


Unidade 5 61

BOaS PRTICaS DE HIGIENE

So Paulo (Estado). Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia. Via Rpida Emprego: gastronomia: barman, v.1. So Paulo: SDECT, 2012. il. - - (Srie Arco Ocupacional Gastronomia) ISBN: 978-85-65278-30-0 (Impresso) 978-85-65278-28-7 (Digital)

1. Ensino profissionalizante 2. Gastronomia - Qualificao tcnica 3. Barman - Servios de bar 4.Bebidas alcolicas 5.Coquetis I. Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia II. Ttulo III. Srie. CDD: 371.425 641.874 FICHA CATALOGRFICA Sandra Aparecida Miquelin - CRB-8/6090 Tatiane Silva Massucato Arias - CRB-8/7262

UNIDADE 1

A origem do lcool
Poucos se arriscam a dizer com preciso quando e como surgiu a ocupao de barman (fala-se barmen). Mas possvel afirmar que, desde que as civilizaes descobriram a produo do lcool, existiu, de alguma forma, um barman, embora no exatamente com a imagem que temos dessa ocupao hoje. H registros de que antigos boticrios hindus separaram uma substncia do vinho e da cerveja, que inebriava quem os bebia, dando incio ao processo de destilao com funes medicinais, como as produzidas pela morfina. Tais medicamentos eram comercializados em boticas, espcies de farmcias da poca; da surgiriam, mais tarde, os termos boteco e botequim.
Science Museum, London/Diomedia

Frontispcio do Liber de Arte Distillandi de Compositis, de Hieronymus Brunschwig, Strasburgo, 1512. Processo de destilao.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

Voc sabia?
As bebidas alcolicas so encontradas tambm nas origens dos povos indgenas brasileiros. Eles as preparavam pela mastigao da mandioca e de algumas frutas.

Na primeira dcada do sculo XIX (19), em 1806, um jornal estadunidense publicou a palavra cocktail (fala-se cctel), cuja traduo literal rabo (tail ) de galo (cock), para designar uma inovao para as bebidas: esse coquetel era descrito como a mistura de gelo, acar, destilados e bitter (fala-se bter), bebida alcolica amarga. Na segunda metade daquele sculo, em 1862, o nova-iorquino Jerry Thomas, considerado o pai da coquetelaria, lanou o livro The Bartenders Guide: How to mix drinks or The bon vivants companion (O guia do bartender: como preparar drinques ou A companhia do bon vivant), com mais de duas centenas de preparos, conhecidos at os dias atuais. O livro de Thomas conhecido como o primeiro guia oficial de coquetis. Mas apenas no sculo XX (20), mais precisamente em 1951, que foi fundada na Inglaterra a International Bartenders Association (IBA), ou Associao Internacional de Bartenders, cujo papel foi de extrema importncia para a regulamentao da ocupao e tambm para padronizar receitas clssicas que poderiam ser preparadas em qualquer lugar do mundo. So 62 coquetis oficiais da Associao, cujas receitas no podem ser alteradas.

Voc sabia?
Os ingleses, no sculo XIX (19), criaram o gim-tnica para combater a febre. Descobriram que a adio de quinino (p branco extrado da casca de uma rvore dos Andes, na Amrica do Sul) ao gim era um bom antitrmico. Hoje, sabe-se que, alm de antitrmica, essa substncia tambm um analgsico, usado para cimbras e distrbios cardacos. at mesmo usada na gua tnica.

O surgimento das bebidas destiladas no pode ser desvinculado do incio do ato de servir bebidas. H registros de que esse tipo de servio foi iniciado no Egito, onde era servido um tipo de cerveja nas estufas de gros. As tabernas existentes na Idade Mdia serviam refeies e vinho e abrigavam os viajantes. O profissional da ocupao de barman, hoje em dia, atende a bares de hotis, restaurantes e clubes que se assemelham ao chamado american bar. Atualmente, muitos hotis tm espao reservado ao bar, cuja arquitetura forte colaboradora para oferecer aos clientes um clima especial.

10

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Fichel Eugne Benjamin. Le cabaret de Rampouneau, 1877. Museu de Belas Artes, Bordeaux, Frana.

Nos hotis, o tipo de bar mais comum o chamado lobby bar (fala-se lbi bar), localizado no saguo. Mas existem ainda os bares de piscina e o chamado set up (fala-se setp), espcie de bar mvel, montado em um carrinho, que atende os hspedes em seus quartos.
David R. Frazier Photolibrary, Inc./Alamy/Other Images

As casas noturnas tambm so um espao importante para o barman. Nesses bares, o cardpio de bebidas amplo, e o de comida, restrito.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

11

RMN-GP/A. Danvers/Other Images

American bar : tpico bar estadunidense. Oferece bebidas conhecidas internacionalmente, os primeiros coquetis e as guarnies. Bar no qual a atrao principal o barman, que em muitas ocasies o proprietrio. O local caracterizado por um longo balco com grandes prateleiras iluminadas. A montagem do salo voltada para o bar, dando a impresso de estar em um teatro, cujo ator principal o barman. o mais popular estilo de bar no planeta.
SPACESimages/Jaak Nilson/Diomedia

Bar de hotel: praticamente baseado num american bar, oferece bebidas e coquetelaria internacional em virtude da variada procedncia de seus hspedes. Botequim: tpico bar brasileiro, com servio de bebidas, lanches, tira-gostos.
Imagebroker RM/Florian Kopp/Diomedia

12

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Brasseries (fala-se brasserris): antigas cervejarias com servio de pes, frios embutidos (salames, linguias e presuntos crus) e queijos. Depois que os insetos Filoxera acabaram com os vinhedos da Europa, a partir de 1870, as brasseries se tornaram moda na Frana, na Blgica e nos pases do Noroeste europeu.
Ellen Rooney/Easypix

Caf: tpico bar francs. Serve bebidas alcolicas e caf em seus variados estilos. Conta com o servio de profissionais especializados na arte de tirar cafs, os baristas.
Ethel Davies/Easypix

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

13

Cervejaria: bar com vasta oferta de cervejas de alta e baixa fermentao, com destaque para o servio de iguarias alems, assim como a disponibilidade de sommelier (fala-se someli especialista no servio de bebidas).
Imagebroker/Alamy/Other Images

Choperia: casa especializada em chope, petiscos e outras bebidas.


Yadid Levy/Alamy/Otherimages

Epicure: Aquele que gosta de boas comidas e bebidas. Nos bares brasileiros, o epicure sommelier especialista nas combinaes das bebidas e charutos.

Clube priv: tpico bar ingls, exclusivo para associados. Funciona como clube de bebidas destiladas exclusivas, alm de charutaria com servio de epicure sommelier (fala-se epiquir someli).

14

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Dancing bar: tpico bar estadunidense. Oferece bebidas, refeies e pista de dana com msica ao vivo ou mecnica, com a presena de DJs.
Stuart Pearce/Easypix

Only drink bar: tpico estadunidense, com servio exclusivo de bebidas. No permitido msica, refeies e nada que possa perturbar o cliente enquanto estiver bebendo. Piano-bar: tpico bar estadunidense. Bar com caracterstica de um american bar, com msica de piano, standards do jazz estadunidense, bossa nova, entre outros.
Atlantide Phototravel/Corbis (DC)/Latinstock

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

15

Promenade bar : tpico bar europeu. Servio de caf, ch, petiscos e bebidas grogs (quentes). Comum em caladas, bulevares, margens de lagos e bosques. Muitas vezes trata-se de um bar itinerante em trailers ou rsticas carroas.
Imagebroker RM/Diomedia

Pub: tpico bar britnico, com destaque para os ingleses e irlandeses. O nome deriva da palavra public (pblico). Serve bebidas, alimentos rpidos e jogos como xadrez, gamo, dardo, entre outros. Atualmente, os pubs so encontrados nas capitais cosmopolitas e sua oferta de cervejas premium e destilados agrada o pblico amante do rock britnico.
Alex Segre/Alamy/Other Images

16

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Quiosque: estabelecimento localizado em lugares de grande circulao de pessoas praias, shopping centers, ruas, entre outros. Ele geralmente aberto para todos os lados, com balces. Nele h oferta de bebidas e comidas, de acordo com sua localizao. Por exemplo, num quiosque de praia vendem-se cervejas, caipirinhas, petiscos, entre outras coisas.
Album/Bruno Prousse/akg-images/Latinstock

Saloon: tpico bar estadunidense do sculo XIX (19), no perodo da expanso da fronteira dos Estados Unidos da Amrica para a costa do oceano Pacfico. Esses bares prestavam servios variados: quartos, cocheiras, jogos e shows, comidas e bebidas. Era famoso na poca pela frequncia de bailarinas, pistoleiros, xerifes e fazendeiros. Hoje em dia existem bares com a temtica do saloon, mas j no so famosos como naquela poca.
Jon Arnold Images RM/Walter Bibikow/Diomedia

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

17

Snack bar : tpico bar estadunidense, com refeies rpidas e bebidas. Localiza-se em grandes lojas, aeroportos, estaes rodovirias e de trens, hotis etc.
Bernardo Galmarini/Alamy/Other Images

Taberna inglesa: tpico bar ingls. Alm de servir bebidas como vinho e cerveja, serve comida. Em suas dependncias tambm funcionavam hospedarias e cocheiras. Vagon: tpico bar estadunidense (mascate). Bar ambulante que vendia alimentos, armas e bebidas alcolicas (armazm ambulante). Wine bar : conceito que se reinventa graas ao sucesso no servio de vinhos em taas, cujas garrafas devem ser acondicionadas em mquinas de servio denominadas wine machines (fala-se uain machine).
Jamie Pham/Alamy/Other Images

18

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Uisqueria: espao bastante restrito em que as pessoas se renem para apreciar usque. A oferta de grande variedade de marcas o foco desse tipo de bar. Alm dos bares aqui descritos, h inmeros outros. Alguns deles no so estabelecimentos, como o caso do frigobar e do self-service. O primeiro, encontrado em hotis, trens, navios etc., oferece bebidas em doses engarrafadas em miniaturas, salgadinhos e doces. O segundo so mquinas automticas que oferecem bebidas enlatadas. Ambos so tipicamente estadunidenses.
Ace Stock Limited/Alamy/Other Images Misha Gordon/Alamy/Other Images

Minibar (frigobar).

Self-service.

Voc j ouviu falar em bar temtico?


Bares temticos so aqueles que apresentam uma caracterstica culturalmente definida: jogo de dardos, anos 1960 etc. Ou seja, so bares com um tema definido e com o objetivo de atingir um pblico especfico por afinidade ou por ser especializado em algum tipo de bebida. H tambm os que se concentram em temas prediletos da populao brasileira, como o bar temtico de futebol, o bar do rock and roll, do samba, entre tantos outros exemplos. Certamente, voc encontrar uma srie de outros bares temticos, uma vez que criatividade uma das caractersticas imprescindveis nesse ramo de negcio.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

19

A teoria das cores


A funo principal de um barman a arte de preparar bebidas, decorar copos e taas e, assim, tornar mais atraente e prazerosa a degustao dos coquetis. A combinao de cores atrai o olhar e compensada pelo paladar. A teoria das cores auxilia esse profissional a planejar e a criar seus drinques e coquetis. Conhecer as cores faz parte do aprendizado bsico para todo barman. Elas so classificadas em: Primrias: aquelas que no so formadas por outras misturas. So elas: o azul, o amarelo e o vermelho. Secundrias: so as que misturam duas cores primrias. Por exemplo: laranja resultado da mistura do amarelo com o vermelho; verde, do azul com o amarelo. Tercirias: aquelas que somam uma cor primria (azul, amarelo ou vermelho) a uma ou mais cores secundrias.

Vamos experimentar?
Vamos aqui construir nossa tabela de cores, com lpis de cor.
Cores primrias Cores secundrias Cores tercirias

20

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Mas a brincadeira com as cores no para aqui! Veja o crculo cromtico a seguir: ele indica as cores primrias e secundrias e, ainda, duas novidades as cores complementares e as anlogas. As cores complementares so aquelas que apresentam um contraste entre elas. No crculo de cores, elas ficam sempre em lados opostos. As cores anlogas so vizinhas no crculo cromtico. Por exemplo: azul e azul + magenta.

O BSERVAo

Atividade 1
Do CRCULo CRoMTICo

1. Em sua opinio, qual a cor complementar do: vermelho? azul? 2. Qual a cor anloga ao: magenta? ciano?
Crculo cromtico
Amarelo + Verde Amarelo Vermelho + Amarelo Vermelho Magenta + Vermelho Magenta Azul + Magenta Azul Verde Verde + Ciano Ciano

Ciano + Azul

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

21

Curiosidade
Escolha duas cores complementares e pinte cada crculo de uma cor.

Qual cor surgiu entre os dois crculos? Cinza, no mesmo? Sempre que voc misturar duas cores complementares, o resultado ser cinza!

3. A cor tem temperatura? Nossa imaginao nos ajudar a responder. a) Pense em algo quente. Qual a primeira cor que vem nossa mente? b) E quando pensamos em algo frio? Qual a cor de que nos lembramos? Todos acertaram? Provavelmente, sim! Quando faz muito frio, temos a sensao de que uma blusa de l branca no vai esquentar, no mesmo? O mesmo acontece no vero, quando nem pensamos em usar uma camiseta preta para andar sob o sol do meio-dia, e sempre que cometemos esse erro... nos arrependemos. Veja, a seguir, quais so os tons frios e os quentes:

Tons frios

Tons quentes

22

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

AS

Atividade 2
CoRES EM ToDoS oS LUGARES

1. Observe a pintura a seguir.


The Gallery Collection/Corbis/Latinstock

Paul Gauguin, Arearea (Joyousness), 1892. leo sobre tela, 75 cm x 94 cm, Museu dOrsay, Paris, Frana.

2. Classifique as cores utilizadas pelo artista, anotando no quadro:


Cor
Vermelho

Classificao
Cor primria

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

23

3. Em sua opinio, o artista preferiu tons frios ou quentes na pintura que fez? Explique sua resposta.

Voc sabia?
Um poema escrito em versos e, em geral, apresenta uma combinao de sons (sonoridade), ritmo e rimas. Muitos acham que a poesia trata s de amor, mas no! H inmeros poemas que se referem a diversos assuntos. Esse que vamos ler um bom exemplo!

4. Qual a mensagem que o artista quis transmitir com essa pintura?

5. Para terminar esta atividade, leia o poema Para falar de cores. sempre recomendvel procurar no dicionrio todas as palavras desconhecidas.

Para falar de cores Um azul cerleo para voar alto. Um azul cobalto para a felicidade. Um azul ultramarino para estimular o esprito. Um vermelho para o sangue circular alegremente. Um verde-musgo para apaziguar os nervos. Um amarelo-ouro: riqueza. Um violeta cobalto para o sonho. Um garana para deixar ouvir o violoncelo. 24

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Um amarelo barife: fico cientfica e brilho; resplendor. Um ocre amarelo para aceitar a terra. Um verde veronese para a memria da primavera. Um anil para poder afinar o esprito com a tempestade. Um laranja para exercitar a viso de um limoeiro ao longe. Um amarelo limo para o encanto. Um branco puro: pureza. Terra de siena natural: a transmutao do ouro. Um preto sumptuoso para ver Ticiano. Um terra de sombra natural para aceitar melhor a melancolia negra. Um terra de siena queimada para o sentimento de durao.
SILVA, Maria Helena Vieira da. Testamento. In: Vieira da Silva, vol. 2. Genebra: Skira, 1994, p. 82.

Como voc j adquiriu o conhecimento sobre cores, poder criar receitas de drinques multicoloridos, saborosos e, ao mesmo tempo, visualmente atraentes.
GlowImages/Alamy/Other Images

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

25

A RTE

Atividade 3
E CRIATIVIDADE No BAR

Nesta atividade, vamos observar como a arte se expressa de diversas maneiras: na pintura, na crnica e no bar. 1. Observe atentamente o quadro do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593).
Album/akg-images/Latinstock

Giuseppe Arcimboldo. Retrato de homem feito de frutas (invertido), c. 1580. leo sobre tela, 55,9 cm x 41,6 cm. New York, French & Company LLC.

a) Agora que voc observou a obra, vire-a de ponta-cabea. O que acontece? Qual , em sua opinio, a mensagem que o autor procura transmitir ao colocar a ma no rosto do homem?

26

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

b) Inspire-se nessa obra e escreva uma dissertao com o tema: Meu encontro com a produo de coquetis.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

27

28

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

UNIDADE 2

Barman ou barwoman?
A nomenclatura dessa ocupao composta de duas palavras inglesas: bar (bar) + man (homem). O nome j nos d sinais de que um trabalho mais masculino do que feminino. Contudo, as mulheres tm se interessado por essa ocupao, demonstrando que as diferenas devem ser eliminadas na vida cotidiana. Leia a matria reproduzida a seguir, pois ela um exemplo de que no devem existir restries ao acesso de mulheres a esta e a outras ocupaes.
Barwoman premiada mostra segredo de drinque aprovado por Madonna no Londra Uma aula sobre como chegar ao coquetel perfeito. A barwoman Lara Jennings [...], ensinou [...] o passo a passo de trs drinques [...]: um mojito [fala-se morrito] provado e aprovado por Madonna em sua ltima passagem pelo Brasil, o Pia Sour [fala-se pinha sauer] e o Candy Girl [fala-se kendi gurl], sendo os dois ltimos criaes da moa.
Segundo Lara, o kit de todo barman deve incluir coqueteleira, macerador, strainer [fala-se streiner] e peneira para coar resduos, alm de uma bailarina, uma colher com a haste comprida. Entre as dicas para obter o drinque perfeito esto o respeito s medidas previstas na receita, a escolha dos copos corretos, a temperatura e o cuidado na seleo dos ingredientes.

Voc sabia?
O nome correto para a mulher que trabalha como barman barmaid (fala-se barmeid).

Barmaid significa, popularmente, a donzela do bar. Mas a palavra barwoman (fala-se bar uman) pode ser encontrada em algumas situaes, como no texto ao lado.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

29

Existe uma grande diferena entre uma destilagem boa e outra malfeita. Isso vai contar no resultado final do seu coquetel. bom vocs darem nfase na escolha do destilado , alertou a barwoman, vencedora do Prmio Rio Show de Gastronomia em 2008, pelo Melhor Drinque da cidade. A taa tem de estar sempre na mesma temperatura do drinque. O irish coffee [fala-se airich cfi], por exemplo, tem de ser servido na taa em que foi flambado. At o caf a gente tem a obrigao de aquecer a xcara quando vai servir. Ento o coquetel gelado tem de ser servido em uma taa gelada. Isso vai dar o toque final e vai ser o diferencial do seu coquetel. Lara Jennings disse ainda que o gelo deve ser sempre o primeiro elemento no preparo de um coquetel, desde que no seja um drinque macerado, nem aquecido. Na hora de servir, o copo deve ser o apropriado para a bebida. Drinque servido no copo errado perde o charme e no raro perde tambm o sabor , afirmou. A decorao s deve ser feita quando realmente necessrio. Um caso de vodca martini voc vai dar prioridade para um zest (lmina da casca de limo ou laranja), porque vai dar todos os aromas. A bela bartender mostrou como fazer o mojito, que teve as folhas de hortel maceradas e coadas antes de ser servido, o Pia Sour, que leva bourbon e suco de abacaxi, e o Candy Girl, feito com vodca de baunilha e suco de cranberry [fala-se crenbri]. Praticamente onipresente nos drinques, o sour mix [fala-se sauer mix], composto por suco de limo, clara de ovo e acar, tambm teve seu segredo revelado na aula. So 500 ml de suco fresco de limo, de 6 a 8 colheres de acar e duas claras de ovos, sem aquela parte branca. Mistura o acar na clara como se fosse fazer clara em neve, depois acrescenta o limo , ensinou Lara.
AMORIM, Daniela. Barwoman premiada mostra segredo de drinque aprovado por Madonna no Londra. Extra Online, 3 out. 2009. Disponvel em: <http://extra.globo. com/tv-e-lazer/barwoman-premiada-mostra-segredo-de-drinque-aprovadopor-madonna-no-londra-343479.html>. Acesso em: 13 maio 2012.

30

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Para ser um bom profissional


Para uma boa formao, importante saber que profissional queremos ser e quais so as possibilidades para ingressar no mercado de trabalho nessa rea. Vamos comear nosso percurso nos fazendo a seguinte pergunta: Onde eu estarei trabalhando em cinco meses? Voc se imagina trabalhando como barman/barmaid ? Como voc se v? Onde estar trabalhando? Em um restaurante? Em um bar temtico? Em um hotel? Em um navio? So muitas as possibilidades e, certamente, voc deve ter imaginado outras tantas.

A ocupao de barman tambm conhecida como bartender. Nesses cadernos optou-se pelo uso de barman, tal qual utilizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Portanto, ao ser registrado em um bar, hotel etc., em sua carteira profissional deve vir anotado barman.

O que diz o Ministrio do Trabalho e Emprego sobre o que faz o barman?


O Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) produz um documento chamado Classificao Brasileira de Ocupaes, a CBO. Nele existe a descrio de 2 422 ocupaes, o que o profissional de cada uma delas faz, qual a escolaridade necessria para exerc-la, onde o profissional pode atuar etc. Entre as informaes que constam nesse documento, existe um grupo que nos interessa definir neste momento: quem o barman hoje. De forma resumida, o documento do Ministrio, a CBO, indica o que faz o barman. Agrupamos essas orientaes nos seguintes temas:

Voc sabia?
A descrio de cada ocupao da CBO feita pelos prprios trabalhadores. Dessa forma, temos a garantia de que as informaes foram fornecidas por pessoas que trabalham no ramo e, portanto, conhecem bem a ocupao. Voc pode conhecer esse documento na ntegra, acessando o site do Ministrio do Trabalho e Emprego no laboratrio de informtica. Disponvel em: <http://www.mte cbo.gov.br>. Acesso em: 13 maio 2012.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

31

Formao/qualificao profissional
Participar de cursos e eventos de atualizao Ter Ensino Fundamental incompleto Ler jornais e revistas especializadas Participar de concursos Frequentar associaes de classe

Atitudes pessoais
Honestidade no preparo dos alimentos Ser asseado Ser tico Ser verstil Ser gentil

Atitudes profissionais
Discriminar sabores, odores e cores Zelar pela correta manuteno de equipamentos e utenslios, assim como pela higiene dos alimentos perecveis Evitar perdas e desperdcios

Fonte: Ministrio do Trabalho. Classificao Brasileira de Ocupaes CBO. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br>. Acesso em: 16 maio 2012.

Se a CBO indica essas entre outras caractersticas da ocupao, importante lembrar que vrios profissionais, dependendo do porte do estabelecimento e do bar, atuam no mesmo espao e cada um tem funes definidas. Veja a seguir: Chefe de bar supervisiona todas as atividades relacionadas ao servio de atendimento aos clientes, controla estoque de mercadorias, bebidas, utenslios e pessoal do setor, alm de participar da elaborao dos menus. Elabora as escalas de servio. Contrata e forma novos profissionais. Barman/barmaid/barwoman/bartender na ausncia de um chefe de bar, elabora as escalas de servio. recomendvel que o profissional se mantenha atualizado, buscando a leitura de jornais e revistas, pois comum haver clientes interessados em conversar. Ao final do expediente, o barman faz o controle do movimento do dia (entrada e sada de mercadorias) e anota na ficha de controle. Atribuies: o encarregado do bar e dos garons do bar; elabora escalas de servio; organiza o estoque e seleciona o pessoal sob sua superviso; examina todos os equipamentos, certificando-se de seu funcionamento e limpeza; organiza e supervisiona todo o trabalho desde a mise en place (fala-se misanplace) at o encerramento do expediente; prepara e serve no balco as bebidas solicitadas pelos clientes.
32
A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Garom de bar serve bebidas, coquetis, salgadinhos e lanches em geral nas mesas do bar. Deve ter conhecimento da descrio de cada coquetel para poder oferec-los aos clientes. Commis (fala-se com; em portugus, cumim) de bar funo primordial num bar, pois geralmente a carreira iniciada nessa etapa. Esse profissional comea a trabalhar antes do barman, pois a mise en place dever estar pronta para o momento de execuo do servio de bebidas. Prepara sucos, higieniza frutas e insumos, corta cenouras e salso em palito, fatia limes e laranjas, organiza garrafas e demais utenslios, esteriliza taas e copos, prepara o gelo, assim como produz o xarope de acar simples (goma). E, ainda, auxilia o barman na execuo dos coquetis e demais bebidas. Zela pela conservao e manuteno dos equipamentos e materiais. Runner (fala-se rner) de bar ocupao criada recentemente devido longa espera nos restaurantes mais movimentados. Profissional que serve rapidamente os coquetis pedidos pelos clientes durante a espera das mesas.

E STUDo

Atividade 1
DE MEIo

Apresentamos anteriormente vrios locais onde o barman pode exercer sua ocupao. Vamos, agora, formar pequenos grupos: cada grupo deve visitar um local diferente e entrevistar profissionais que atuam em vrias reas. Seguem algumas sugestes: bar; restaurante; hotel; casa noturna. O que vocs gostariam de perguntar aos profissionais que atuam nesses locais? Segue, aqui, um roteiro de entrevista e cada grupo pode acrescentar outras perguntas que considerar importantes: a) Quem o entrevistado?

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

33

b) homem ou mulher? c) Qual a idade dele(a) ? Qual a escolaridade? Ainda estuda ou pretende voltar a estudar? d) Costuma fazer cursos para se especializar? e) Onde trabalha? f) Trabalha em apenas um lugar? g) Como escolheu essa ocupao? h) Como aprendeu a ocupao? i) Quais os pontos positivos e negativos dessa ocupao? j) Quais so seus conselhos para um barman que est comeando agora? Agora, com o grupo: Quais so as outras perguntas que vocs gostariam de fazer para esse profissional?

No final, cada participante far um texto sobre a entrevista. Antes de comear a escrever, procure planejar seu texto. A seguir, relacionamos algumas questes que podem auxili-lo: a) Qual a ideia principal que quero transmitir com meu texto?

34

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

b) Como organizo as ideias de forma a explicar aquilo que o profissional nos contou?

c) Quais foram os argumentos que ele usou para nos relatar essa ocupao?

d) Quais foram as concluses s quais cheguei depois dessa entrevista?

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

35

Para ajud-lo a se identificar com alguma rea de atuao do barman, vamos fazer um balano do que voc sabe fazer bem e de outras coisas que precisa aperfeioar para ser um bom profissional. Muitas vezes, sabemos fazer bem alguma coisa, porque gostamos daquela atividade. Mas voc j parou para pensar nisso? Nem sempre imaginamos que esse gosto pode ser transformado em trabalho! A CBO identifica que o barman tem vrias atribuies e que, dependendo do local de trabalho, poder ocorrer uma diviso de tarefas. Vamos ver a relao das funes elencadas na CBO:
Higienizar frutas e folhas
Zoonar/Elena Elissee/Easypix

Preparar sucos
Photocuisine/Flayols/Diomedia

Selecionar copos

Cortar frutas
Sergey Makarenko/Alamy/Other Images

36

D. Hurst/Alamy/Other Images

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

R ECoNHECENDo

Atividade 2
MEUS CoNHECIMENToS

Reconhecer os conhecimentos que acumulamos ao longo da vida um passo importante tanto para elaborar um currculo quanto para buscar um novo emprego. Para isso, organizamos esse processo de reconhecimento em algumas etapas.

Etapa 1
Vamos comear pensando sobre quem somos. 1. A escultura a seguir feita em bronze e muito famosa. Repare como ela foi esculpida, como os msculos so representados.
Alex Segre/Alamy/Other Images

Auguste Rodin. O pensador, 1902. Esttua em bronze, 186 cm x 102 cm x 144 cm. Exterior do Museu Nacional de Arte Ocidental, Tquio, Japo.

a) Ele est relaxado ou tenso? b) Pare e reflita: O que essa obra de arte lhe transmite? c) Que sentimento ela lhe passa?

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

37

2. Agora, voc o pensador. Aqui vai um roteiro de perguntas que o ajudar a ordenar suas ideias sobre voc mesmo: a) Quem sou eu?

b) Como eu acho que sou? Como eu me vejo?

c) Quais so as minhas principais qualidades?

d) O que dizem as pessoas quando me elogiam?

e) O que eu fao que todos gostam?

38

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

A balana da vida

Em grupo de cinco pessoas, o momento de trocar ideias com os colegas. Cada um deve se apresentar aos demais, contando as respostas que deu ao roteiro anterior. No preciso se envergonhar de nada! Todos temos qualidades e, lgico, defeitos! Em nossa balana da vida, certamente, encontraremos muitos deles. Como ser nossa balana? Conte ao grupo quem voc e oua quem eles so. Fique atento s histrias dos colegas: conhecer o que as pessoas pensam ajuda a entender melhor quem somos. Experimente!

Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira (1902-1987), foi um dos grandes poetas brasileiros; tratou de problemas sociais e do sentido da vida.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade Graa Drummond <www.carlosdrummond.com.br>

Etapa 2
Um dos grandes poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, que retratou problemas sociais e o sentido da vida, escreveu o poema Sentimento do mundo:
Tenho apenas duas mos e o sentimento do mundo.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. Rio de Janeiro: Record. Carlos Drummond de Andrade Graa Drummond. <www.carlosdrummond.com.br>

Carlos Drummond de Andrade. Autorretrato em caricatura.

A tarefa, agora, vasculhar as prprias memrias. S que, dessa vez, ser preciso pensar nelas relacionando-as com aspectos dessa ocupao que voc comea a aprender.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

39

Difcil? No. Por exemplo: Eu gostava de preparar sucos para a famlia quando era criana. Pronto! Aqui est um indcio de uma caracterstica sua importante para ser barman: apreciar a preparao de bebidas. 1. Liste lembranas, como a sugerida no exemplo, que indicam caractersticas para o trabalho de barman.

2. Em que ano aconteceu cada um dos fatos listados?

Preencha o quadro a seguir com suas lembranas. Veja o exemplo na primeira linha. Quadro 1: Lembranas
Ano
1968

Fato importante
Eu cortava frutas para enfeitar os sucos

40

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

3. Agora que se lembrou de diversos fatos de sua vida, indique suas experincias profissionais relacionadas com o preparo de bebidas: pode ser como passatempo, cursos que tenha feito, coisas que gosta de fazer (mesmo que no ganhe dinheiro com elas), algo que faa ou que as pessoas acham que voc faz bem. Veja, novamente, um exemplo na primeira linha do quadro. Quadro 2: Minhas experincias de vida na rea da gastronomia
Experincia
Preparar uma festa

O que precisei fazer?


Planejar as bebidas que seriam servidas

O que foi fcil nessa experincia?


Selecionar as frutas

O que foi difcil nessa experincia?


Combinar diferentes bebidas

Ao preencher esses quadros, voc foi percebendo que j fez muita coisa na vida e que, tambm, sabe fazer bem outras tantas.

Etapa 3
Depois de fazer um balano de nossa vida, dos nossos conhecimentos, vamos aprofundar essa discusso a respeito do que preciso saber para ser barman.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

41

ATIVIDADES

Atividade 3
DE UM BARMAN

1. Em um grupo de cinco pessoas, discutam o que vocs acham que um barman deve saber fazer. Procurem organizar as ideias de forma a completar as seguintes frases: a) Um barman profissional deve saber...

b) Um barman profissional precisa usar...

c) Um barman profissional necessita cuidar...

d) Esta com vocs: um barman profissional deve...

42

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

2. Agora que conversamos sobre o que o barman deve saber, vamos pensar sobre ns mesmos. a) Dos itens discutidos, o que eu sei fazer bem, mais ou menos, no sei nada ou sei pouco? b) Relacione esses itens e analise-os: Eu sei fazer bem? Mais ou menos? No sei fazer? V marcando as respostas com um X na respectiva coluna. Veja um exemplo na primeira linha:
Itens discutidos Fao bem Fao mais ou menos No sei fazer

Combinar bebidas

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

43

Bem, agora j tomamos conhecimento de quem somos, do que sabemos fazer para nos ajudar a iniciar nessa ocupao e, principalmente, o que precisamos aprender para sermos bons profissionais! Ainda vamos voltar a esse assunto. Esse primeiro passo ajudar, e muito, na hora de elaborar seu currculo.

44

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

UNIDADE 3

O material do barman
Quais sero os segredos do barman? Certamente, muitos! Voc tambm vai colecionar os segredos que descobrir em sua carreira!

PARA

Atividade 1
RECoNHECER A REA DE TRABALHo

1. Liste a seguir todos os materiais necessrios utilizados por um barman.


Material Utilidade

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

45

Aps a elaborao dessa lista de utenslios, vamos conhecer os detalhes dos principais equipamentos e materiais existentes em um bar profissional: Abridor de latas e de garrafas.
Lasse Kristensen/123RF

Balde para champanhe de tamanho maior, usado para manter gelados vinhos, champanhes e cervejas, depois de abertos.
C Squared Studios/Getty Images

Colher de bar tambm conhecida como bailarina, feita geralmente de ao inox ou prata. Tem cabo comprido e na extremidade possui um sacador de tampas. usada para mexer as bebidas no mixing glass (fala-se mxin glss) e tambm para medir alguns ingredientes de coquetis, como acar e creme de leite.
Paulo Savala

46

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Lew Robertson/Getty Images

Balde e pina para gelo conhecidos como caambinha, so utilizados para levar gelo mesa do cliente.

Coqueteleira de duas peas (tambm conhecida como shaker (fala-se chiker), pode ser de ao ou de prata. usada na preparao de coquetis cujos ingredientes no se misturam com facilidade, por exemplo, o leite de coco e o rum.
Paulo Savala

Espremedor de frutas (manual e eltrico) serve para fazer sucos em pequenas doses ou em grandes quantidades.
David Murray/Getty Images Homydesign/Alamy/Other Images

Paulo Savala

Dosador de bar a dose brasileira possui oficialmente 50 mililitros (ml) ou 5 centilitros (cl).

Evgeny Karandaev/123RF

Coqueteleira de Boston.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

47

Faca de bar pequena, de ponta, sem serra e muito bem afiada. Utilizada para descascar frutas que auxiliam na decorao de alguns drinques.
Topic Photo Agency In/Easypix

Jarra de vidro ou de ao inox utilizada para armazenar sucos e lquidos perecveis, como o creme de leite.
Paulo Savala

Mixing glass (copo misturador ou copo de bar) copo grande, de vidro, com biqueira. Usado para misturar e gelar bebidas preparadas.
Paulo Savala

Organizador de bar espao em que so guardados guardanapos, canudos e misturadores de drinques. Tambm conhecidos como stirs (fala-se istir), os canudos pretos no dobrveis tm dupla funo: canudo e mexedor.
Paulo Savala

48

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Picador de gelo instrumento pontiagudo usado para quebrar barras de gelo em pedaos menores.
Judith Collins/Alamy/ Other Images

Raspador de gelo instrumento de metal que serve para fazer flocos de gelo, utilizado na preparao de alguns drinques.
Paulo Savala

Saleiro, pimenteiro e paliteiro utilizados no preparo de drinques, mas tambm em alguns petiscos que os acompanham. Para coquetis como o dry martini (fala-se drai martni), os palitos ideais para a azeitona verde so aqueles feitos de bambu ou plstico (resina).
Maxim Larin/123RF

Milos Luzanin/Alamy/Other Images

Saca-rolhas.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

49

Socador ou macerador (mo de pilo) serve para macerar as frutas de um coquetel como a caipirinha.
Easypix

Strainer (fala-se streiner) coador de coquetel ou passador de coquetel na coqueteleira de trs peas. geralmente de ao inox e serve para reter o gelo e os eventuais resduos dos ingredientes usados na preparao do coquetel.
FoodCollection/Diomedia

Tampas de garrafa substituem as rolhas de cortia e as tampinhas metlicas originais para vedar garrafas que ainda contenham lquidos.
Vigo/Alamy/Other Images

50

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Um bar padro pode ser caracterizado por um balco, banquetas individuais e antebalco; ali o barman executa seu trabalho, no espao delimitado entre o antebalco, as prateleiras e as geladeiras, que comportam o estoque de bebidas e outros materiais do bar. So vrios os equipamentos, de maior porte, utilizados na manuteno, armazenamento ou produo dos coquetis:
Andrew Watson/Easypix

geladeira e freezer (fala-se frzer) para bebidas e gneros perecveis, de preferncia horizontal, localizada abaixo do balco; mquina de gelo industrial, capaz de produzir entre 12 quilos e 50 quilos de gelo, instalada fora do bar; armrio, preferencialmente abaixo do balco; balco onde sero servidos os coquetis e guarnies. Largura varivel de at 70 centimetros (cm). Altura de 1,20 metro (m) e banquetas de 75 cm, com anteparo para os ps de 30 cm at o piso; antebalco: mise en place local para uso do barman. Altura de 80 cm a 90 cm. Deve conter pias, torneiras (cubas), local para gelo, garrafas em uso, local para lixo e arrumao de copos; pia de apoio, para higienizar e cortar ingredientes; prateleiras onde so colocadas as bebidas em exposio e o estoque. Altura para litros normais: 33 cm a 40 cm de largura para no mnimo 2 litros (enfileirados) e comprimento de acordo com o espao existente e o tamanho do balco; piso do bar de estrado de borracha vazada, com orifcios que permitam que qualquer item que caia no cho no cause acidente, permitindo a circulao do barman e do commis com segurana; liquidificador.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

51

Conhea a seguir uma lista de ingredientes indispensveis em um bar para que um barman possa desempenhar bem sua funo: acar refinado ou em cubo; adoante diettico; sal; pimenta-do-reino; noz-moscada; creme de leite; cebolinha-branca em conserva; cerejas em calda; limo, abacaxi, laranja e ma; molho ingls; cravo, canela em p, mel; ovos; caf solvel; azeitonas verdes com caroo; castanha de caju; amendoim; batatas chips; biscoitinhos salgados diversos; gelo. Voc sentiu falta nessa lista de algum outro utenslio ou equipamento indispensvel para um barman? Se pensou nos copos, acertou! Esse o utenslio mais importante para o barman, o que d o toque final, como disse a barmaid (barwoman) na entrevista mostrada na Unidade 2. A escolha do copo adequado fundamental para a produo de um coquetel perfeito. Em razo de sua grande importncia, dedicaremos a prxima Unidade exclusivamente a eles: os copos.
52
A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

UNIDADE 4

Copos, a vitrine do barman


O austraco Georg Riedel fabricante de renomados copos de vinho revolucionou o ramo da produo e a escolha dos copos para as bebidas. Ele criou um tipo de taa para cada tipo de uva e acabou produzindo cerca de 400 taas diferentes. Segundo ele, dois aspectos do copo interferem na percepo do aroma e no sabor da bebida: shape (fala-se cheip) formato do bojo e da borda do copo; tamanho do copo.

E XpERIMENTANDo

Atividade 1
CoM oS SENTIDoS

1. Quais dos cinco sentidos (viso, audio, tato, olfato e paladar) voc usa no dia a dia? E quais usa no momento em que degusta uma bebida diferente?

2. Troque impresses com os colegas e registre suas concluses.

3. Depois de refletir sobre os sentidos no momento da apreciao de uma bebida ou coquetel, escreva um pequeno texto a respeito da seguinte afirmativa:

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

53

O copo a chave para a boa apreciao de uma bebida.

Alm do formato (shape) e do tamanho corretos, outras caractersticas contribuem para a apreciao de uma bebida: limpeza extrema, temperatura exata, decorao de bom gosto. Apesar da variedade de copos, eles so classificados apenas em duas grandes famlias: copos sem p chamados tumblers ou unfooted (falam-se tmblers e anfted); copos com p chamados stemmed ou footed (falam-se stmed e fted).

Existe moda para os copos! Assim como as roupas ganham novos modelos ao longo dos tempos, os copos tambm ganham novas formas. Por exemplo, nos anos 1920 os copos eram bem menores do que os da atualidade. Hoje, a moda servir drinques em copos grandes. Muitos apreciadores de vinho, por exemplo, afirmam que, quanto maior o copo, melhor a apreciao das qualidades de um vinho. Mas fique atento: no porque o copo grande que a quantidade tambm ser grande.
Sailko/Wikimedia Commons

DeAgostini/A. DE GREGORIO/Diomedia

54

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Franck Raux/RMN-GP/Other Images

Veja, na tabela a seguir, alguns dos copos mais usados em bares:


Nome Caracterstica Uso Foto
Sergii Dibrova/123RF

Highball

Alto, grande e com formato cilndrico.

Long drinks (fala-se longue drinques): cuba-libre, gin fizz, hi-fi, gim-tnica, campari soda, sucos.

Collins

Um pouco mais baixo que o highball (fala-se raibol) e mais esguio. Ideal para long drink.

Usque com club soda ou gua mineral. Coquetis servidos: bloody mary, tom collins, tequila sunrise, mojito, entre outros.

On the rocks

O copo para caipirinha semelhante, porm um pouco mais estreito e com fundo espesso.

Usque on the rocks (fala-se on de roques) com pedras de gelo.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

55

Paulo Savala

Baixo, com borda e fundo largos.

Paulo Savala

Nome

Caracterstica

Uso

Foto

Old-fashioned

Borda mais larga que o fundo.

Coquetis old-fashioned (fala-se old fechion), italianos negroni e americano, alm de white russian, black russian, french connection, rusty nail, entre outros.

Paulo Savala Creative Crop/Getty Images Elena Elisseeva/123RF

Taa martni ou copo para coquetel

Formato aberto na borda, com haste longa.

Martni, manhattan, daiquiri, alexander.

Hurricane ou taa escandinava, ou, ainda, poco grande, em espanhol

Haste baixa, bojudo desde a parte de baixo at a metade, com estreitamento e nova abertura mais larga na borda. Ideal para servir com canudos dobrveis e decorao com frutas.

Coquetis tropicais, pia colada (quando no servida dentro do abacaxi, essa sua taa oficial).

56

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Nome

Caracterstica

Uso

Foto

Margarita ou coupett

Haste longa, bojudo e com borda larga.

Margarita.

Copo para vinho branco ou ros

P e formato bojudo ou cilndrico; pequeno, com borda menor.

Vinho branco e vinho ros (fala-se ros). Essas bebidas so servidas sempre geladas, e o tamanho pequeno ajuda a evitar o aquecimento.

Copo para vinho tinto

P e formato bojudo; alto e com borda mais aberta.

O vinho tinto servido nesta taa, que contribui para que ele respire mais, liberando seu aroma.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

Jonathan Kantor Studio/Getty Images

Samo Trebizan/123RF

57

Zoonar/Elena Elissee/Keystone

Nome

Caracterstica

Uso
Image Source/Getty Images

Foto

Copo para espumante ou flte (fala-se flite)

Fino, comprido, com p; borda mais estreita.

Espumante. A taa contribui para que as borbulhas da bebida sejam apreciadas.

Sherry (xerez ou jerez)

Mais baixo, com borda larga e p.

Vinhos fortificados: xerez, madeira, vinho do Porto.

Copo para licores

Clice pequeno (30 ml).

Licores, destilados puros, shots (fala-se shts).

58

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Paulo Savala

Jose Antonio Revidiego/123RF

Nome

Caracterstica
Bojudo, com borda estreita. Apesar da haste, prefervel segurar a taa com as mos em seu bojo. O objetivo que as notas aromticas que compem o bouquet (fala-se buqu) sejam sentidas no olfato graas ao calor.

Uso

Foto

Copo para conhaque Napoleo ou balo (balloon ou snifter)

Conhaques e brandies (fala-se brnds).

Copo para gua e refrigerante

Com ou sem haste; caso no a tenha, maior que o copo para vinho tinto.

gua e refrigerante.

Shot: Dose pura da bebida.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

59

Keng Po Leung/Alamy/Other Images

Sergey Skleznev/Alamy/Other Images

Dicas sobre as taas de vinhos! As taas de vinho muitas vezes parecem todas iguais, certo? Vamos coloc-las uma ao lado da outra para visualizar as diferenas de tamanho entre elas.
Alfredo Barni/Easypix

Da esquerda para a direita: gua, espumante, vinho tinto e vinho branco.

Copos para cerveja e chope Quanto cerveja, ela pode ser servida em diversos tipos de copo, em geral cilndricos e de corpo grande. O chope, em particular, servido em dois tipos especficos: copo tulipa e canecas de vidro grosso.
Stockbyte/Getty Images Michael Travers/123RF Pascal Bovet/Getty Images Evgeniya Uvarova/123RF Simon Katzer/Getty Images Alexandre Belem/Kino Stockbyte/Getty Images Valentyn Volkov/123RF Valentyn Volkov/123RF

60

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

UNIDADE 5

Boas prticas de higiene


Voc sabia?
Existe um rgo pblico para fiscalizar e normatizar todos esses aspectos. A Anvisa, vinculada ao Ministrio da Sade, atua tambm na rea de alimentos: coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, informaes e inspeo, controle de riscos e estabelecimento de normas e padres. O objetivo garantir as aes de vigilncia sanitria de alimentos, bebidas, guas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, limites de contaminantes e resduos de medicamentos veterinrios. Essa atuao compartilhada com outros ministrios, como o da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, e com os estados e municpios, que integram o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria. Saiba mais sobre esse rgo muito importante para os que trabalham com alimentos, acessando o site da Anvisa. Disponvel em: <http:// w w w.anvisa.gov.br >. Acesso em: 13 maio 2012.

O alimento, lquido ou slido, o principal assunto nesta nova ocupao que voc est aprendendo. Como ele um dos mais importantes promotores da sade, devemos conhecer a melhor maneira de prepar-lo e servi-lo, pois, caso contrrio, poder at mesmo nos causar doenas. Preparar um alimento de modo seguro para consumo significa, obrigatoriamente, adotar cuidados higinico-sanitrios em todas as etapas da produo, isto , desde a plantao (tambm denominada produo primria) at a mesa do consumidor. Os estabelecimentos do ramo alimentcio (bares, restaurantes, cafs etc.) devem, obrigatoriamente, ter um documento com a descrio do trabalho a ser executado e a forma correta de faz-lo. o chamado Manual de Boas Prticas. Nele, podem ser registradas informaes gerais sobre limpeza, gua utilizada, controle de pragas, procedimentos de higiene e de controle de sade dos funcionrios, de que modo eles so capacitados, qual o destino do lixo e, por fim, como garantir a preparao de alimentos saudveis. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) disponibiliza material e cartilhas que informam sobre os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), ou seja, documentos que descrevem como se deve proceder em cada operao em uma cozinha. Os POP devem conter todas as etapas de cada ao, bem como os materiais empregados e os responsveis pelas aes.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

61

Alm disso, esses documentos devem ficar disponveis para que todos os funcionrios do bar possam consult-los a qualquer momento durante seu trabalho. Parece uma etapa burocrtica, mas ela de extrema importncia para garantir os padres de higiene na cozinha e no bar. Veja quais so os procedimentos indicados pela Anvisa: Limpeza das instalaes, dos equipamentos e mveis. Controle de insetos transmissores e pragas. Limpeza do reservatrio de gua. Higiene e sade dos manipuladores. Os procedimentos que devem ser adotados e estar presentes nos Manuais de Boas Prticas e nos POP, cujo objetivo assegurar as condies higinico-sanitrias do alimento a ser preparado, foram aprovados pela Resoluo-RDC no 216, de 15 de setembro de 2004, da Anvisa. Essa Resoluo estabelece as Boas Prticas para Servios de Alimentao:
[...] Art. 2o: A presente Resoluo pode ser complementada pelos rgos de vigilncia sanitria estaduais, distrital e municipais visando abranger requisitos inerentes s realidades locais e promover a melhoria das condies higinico-sanitrias dos servios de alimentao. [...]
Fonte: Resoluo-RDC no 216, de 15 de setembro de 2004. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/ res0216_15_09_2004.html>. Acesso em: 13 maio 2012.

Tais medidas so essenciais para que no haja risco de contaminao das pessoas, pois qualquer problema com os alimentos pode causar risco para a sade dos trabalhadores e dos consumidores.

Como os alimentos so contaminados?


Assim como h inmeras maneiras de contaminar nossa gua, o mesmo se d com os alimentos. Qualquer elemento diferente do alimento pode ser sinal de contaminao. A contaminao pode ser fsica, qumica ou biolgica.

62

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Alguma vez voc j encontrou fios de cabelo em sua comida? Esse um exemplo de contaminao fsica. J a contaminao qumica difere da fsica porque no facilmente vista. Sabemos que um alimento sofreu contaminao qumica quando nele h algum tipo de produto qumico que habitualmente no utilizado como ingrediente. Podem ser produtos de limpeza, inseticidas, antibiticos, agrotxicos, leos lubrificantes, entre outros. E, por fim, quando o alimento contm seres vivos, como microrganismos e parasitas, ele sofreu contaminao biolgica. Em geral, todas essas contaminaes ocorrem no momento do preparo e da manipulao dos alimentos. Portanto, possvel evit-las!
Ilustrao Hudson Calasans sobre fotos Serghei Velusceac/123RF e Steve Gschmeissner/SPL/Latinstock

O que so microrganismos?
So seres invisveis a olho nu, que podem ser vistos apenas com auxlio de microscpios, dotados de lentes que aumentam de 400 a 1 000 vezes. S possvel enxerg-los a olho nu quando esto agrupados em forma de colnia.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

63

Os microrganismos so tambm conhecidos como micrbios, classificados como desejveis ou indesejveis. Voc j ouviu dizer que para o preparo do iogurte, por exemplo, necessrio adicionar uma cultura de bactrias? Parece estranho, mas a bactria um tipo de microrganismo desejvel, como aqueles utilizados na produo de alguns alimentos e bebidas, como queijos, cervejas, vinhos e pes, entre outros.
Olaf Speier/123RF Trebuchet/123RF

Mircea Savu/123RF

64

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Martina Kovacova/Easypix

Age Fotostock/Keystone

Os microrganismos indesejveis que se desenvolvem no alimento causam deteriorao e at doenas. Por exemplo, talvez voc j tenha jogado fora algum alimento porque ficou muito tempo fora da geladeira e azedou, ou ficou com uma cor diferente da habitual. Esse um caso tpico de microrganismo que altera o aspecto fsico do alimento. No entanto, a maioria dos microrganismos que causam doenas no provoca essa alterao no alimento.
Emily Keegin/Getty Images

Os microrganismos multiplicam-se nos alimentos quando encontram condies ideais de nutrientes, umidade e temperatura.

Conhea alguns microrganismos


A maioria das doenas transmitidas por alimentos causada por bactrias. Mas h outros tipos de microrganismos, como vrus, fungos e protozorios. Veja alguns exemplos no quadro a seguir.
Tipo Onde?
Essa bactria encontrada em vrios alimentos crus, como frango, porco e na casca dos ovos.

O que fazer?
Cozinhar bem as carnes; limpar a casca do ovo com vinagre; consumir no mesmo dia produtos que levam ovos crus (maionese, por exemplo). Lavar bem as frutas, consumir e utilizar os produtos refrigerados no prazo de validade. No ter gatos prximos cozinha ou ao bar. Caso tenha vizinhos com gatos, chame a vigilncia sanitria de sua cidade para a verificao dos animais.

Salmonella

Listeria monocytogenes

Bactria encontrada nas frutas, no leite e em seus derivados.

Toxoplasma gondii

Esse um protozorio que vive no aparelho digestrio de gatos e pode contaminar os alimentos e as pessoas. Gatos e cozinha no combinam!

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

65

R EFLETINDo,

INTERpRETANDo , ESCREVENDo

Atividade 1

1. Em dupla, no laboratrio de informtica, pesquisem sobre a importncia da temperatura para a conservao dos alimentos.
2. Observe o desenho a seguir.
Hudson Calasans

1000 900 800 700 600 500

Zona de Perigo

400 300 200 100 00 -50

Fonte: Cartilha sobre boas prticas para servios de alimentao. Resoluo-RDC no 216/2004. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), p. 11. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/ divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 13 maio 2012.

3. Agora, escreva um texto sobre a importncia da temperatura para o controle dos microrganismos nos alimentos.

66

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Os alimentos que contm nveis elevados de umidade oferecem condies mais adequadas para a multiplicao de microrganismos. Para evitar sua proliferao, necessrio que os alimentos sejam conservados em temperaturas adequadas e em locais secos. Os alimentos perecveis so aqueles passveis de estragar quando no h condies adequadas de armazenamento. Os alimentos no perecveis so secos, pois no possuem umidade suficiente para a proliferao de microrganismos. Isso permite que sejam conservados temperatura ambiente.

I DENTIFICAo

Atividade 2
DE pERECVEIS E No pERECVEIS

Agora que voc conhece a definio de alimentos perecveis e no perecveis, classifique os alimentos do quadro a seguir.
Alimento
Morango

Perecvel

No perecvel

Usque

Leite

Abacaxi

Chocolate em barra

Iogurte

J conhecemos as medidas denominadas Boas Prticas para Servios de Alimentao, editadas pela Anvisa. Elas so necessrias para evitar, eliminar ou reduzir a nveis aceitveis as contaminaes biolgicas, fsicas e qumicas.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

67

O local de trabalho
Limpeza e organizao so duas palavras de ordem nos locais de trabalho do barman, isto , o bar e tambm a cozinha, lugares onde ele pode pr-preparar os ingredientes. Para isso, a infraestrutura do local, ou seja, sua estrutura fsica, deve ser adequada para a manipulao de alimentos: o piso, a parede e o teto devem ser conservados e no podem ter rachaduras, goteiras, infiltraes, mofos e descascamentos porque uma rachadura, por exemplo, pode abrigar insetos e fungos sem que percebamos; as janelas devem ter telas para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais; todos os objetos sem utilidade para o trabalho no bar devem ser retirados do local; eles s atrapalham a circulao de pessoas e o manuseio dos equipamentos, e podem concentrar poeira e micrbios; a rede de esgoto ou fossa sptica deve ser instalada fora da rea de preparo e de armazenamento de alimentos; os produtos de limpeza devem ser regularizados e conter no rtulo o nmero de registro no Ministrio da Sade, ou a frase: Produto notificado na Anvisa/MS, e devem ser guardados separados dos alimentos; banheiros e vestirios no devem se comunicar diretamente com as reas de preparo e de armazenamento dos alimentos e precisam estar sempre limpos; a limpeza deve ser feita sempre que necessrio e ao final das atividades de trabalho. Ela importante para prevenir e impedir a apario de baratas, ratos e outras pragas.

Atividade 3 VISITA A UM BAR


Voc e seus colegas vo visitar um bar. Cada grupo deve escolher um local: restaurante, hotel, casa noturna. Com o auxlio do monitor, solicitem autorizao para a visita. 1. Na visita, vocs assumem o papel de observadores das condies de higiene do local. Fiquem atentos aos itens relacionados anteriormente.

68

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

2. Se possvel, entrevistem o responsvel pelo bar e conversem sobre a manuteno do local de trabalho, quais so as formas de limpeza da cozinha e do bar, quem faz a limpeza etc. 3. Cada grupo deve organizar as observaes e informaes coletadas durante a visita. 4. Apresentem essas observaes e informaes coletadas na visita aos demais colegas e troquem impresses.
Use apenas gua tratada ou de sistema alternativo, como poos artesianos. Para o preparo de alimentos e do gelo use apenas gua potvel. O lixo deve ser retirado com frequncia da rea de preparo de alimentos em sacos bem fechados. Aps o manuseio do lixo, lave bem as mos com sabo.

O manipulador de alimentos
Todo barman, como o cozinheiro, ser um manipulador de alimentos, pois muitas vezes ter de lavar, descascar, cortar, ralar, ou seja, preparar os alimentos. Alguns cuidados bsicos devem ser tomados: estar sempre limpo; usar cabelos presos e com toucas apropriadas; usar uniforme na rea de preparo dos alimentos e troc-lo diariamente; retirar brincos, pulseiras, anis, colares, relgio ou maquiagem; lavar bem as mos antes de manipular os alimentos e depois de usar o banheiro; manter as unhas curtas e sem esmaltes; no fumar nem comer, tossir, espirrar, falar demais ou mexer em dinheiro durante a preparao dos alimentos; se estiver doente ou com cortes e feridas, no manipular os alimentos; fazer exames peridicos de sade.
Fonte: Cartilha sobre boas prticas para servios de alimentao. Resoluo-RDC no 216/2004. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), p. 22. e 24. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/ alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 13 maio 2012.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

69

Rubberball /Glow Images

Atividade 4
BoM REFLETIR SoBRE AS BoAS pRTICAS

1. Em grupo de cinco pessoas, analisem as recomendaes da Anvisa e discutam: a) Sobre os procedimentos que geralmente usam na cozinha da prpria casa. b) Quais procedimentos devem ser alterados? Por qu? 2. Exponham para a classe as concluses a que chegaram. O ato de lavar as mos parece ser um procedimento simples, mas, para quem lida com alimentos, so necessrios alguns cuidados especiais, j que esse o principal meio de transmisso de bactrias. Veja como fazer:
Hudson Calasans

Lavar as mos o procedimento mais importante dentre as prticas de higiene, na cozinha e no bar!

Fonte: Cartilha sobre boas prticas para servios de alimentao. Resoluo-RDC no 216/2004. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), p. 26. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/ alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 13 maio 2012.

ANTISSPTICO

70

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

1. Utilize a gua corrente para molhar as mos. 2. Esfregue o antebrao, a palma e o dorso das mos com sabonete, inclusive as unhas e os espaos entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos. 3. Enxgue as mos com gua corrente, retirando todo o sabonete. 4. Seque-as com papel-toalha ou outro sistema eficiente de secagem. 5. Esfregue as mos com um pouco de produto antissptico. Ao lavar as mos, fique atento tambm a estes cuidados: Esfregue todas as regies das mos (veja a ilustrao a seguir com as reas geralmente esquecidas). A pia para lavar as mos no deve ser a mesma para a lavagem dos vasilhames.
Hudson Calasans

reas frequentemente esquecidas durante a lavagem das mos reas pouco esquecidas durante a lavagem das mos reas no esquecidas durante a lavagem das mos

Fonte: Cartilha sobre boas prticas para servios de alimentao. Resoluo-RDC no 216/2004. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), p. 28. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/ divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 13 maio 2012.

Cuidados com os ingredientes usados no preparo de bebidas


Os produtos congelados e refrigerados devem ser armazenados imediatamente. Em seguida, armazenam-se os produtos no perecveis, j que nestes ltimos, como vimos, mais difcil ocorrer a proliferao dos micrbios. Os locais de armazenamento devem ser limpos, organizados, ventilados e protegidos de insetos e outros animais.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

71

No compre e, principalmente, no utilize produtos cujas embalagens apresentem algum tipo de alterao, que estejam amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com qualquer tipo de defeito. Antes de abrir as embalagens, necessrio limp-las. Aps a abertura da embalagem, os ingredientes que no forem utilizados totalmente devem ser armazenados em recipientes limpos e identificados com: o nome do produto; a data da retirada da embalagem original;
Produtos com prazo de validade vencido no devem ser utilizados.

o prazo de validade aps a abertura.

Preparao dos alimentos com higiene


Quando tratamos da preparao dos alimentos, preciso lembrar que a cozinha e no apenas o bar tambm o local de trabalho do barman. Por isso, todos os cuidados de higiene so fundamentais para o desempenho de suas funes. O primeiro cuidado deve ser no deixar alimentos crus em contato com alimentos cozidos. importante que os utenslios utilizados no preparo de alimentos crus sejam lavados antes de serem usados em alimentos cozidos. Os alimentos congelados e refrigerados no devem permanecer fora do freezer ou da geladeira por tempo prolongado. Os alimentos cozidos precisam atingir altas temperaturas de forma que todas as partes do alimento atinjam no mnimo 70 C. A mudana na cor e na textura na parte interna do alimento indica, geralmente, que houve completo cozimento do alimento. Alteraes de cheiro, sabor, cor, ou a formao de espuma e fumaa durante a utilizao de leos e gorduras, indica que eles devem ser trocados imediatamente.
72
A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

No caso de alimentos preparados, eles devem ser armazenados na geladeira ou no freezer, e identificados de maneira semelhante das embalagens de alimentos abertos e no utilizados totalmente: o nome do produto; a data de preparo; o prazo de validade. Os alimentos nunca devem ser descongelados temperatura ambiente. Para tanto, existem duas opes: o forno de micro-ondas, se o preparo for imediato, ou deixar o alimento na geladeira at descongelar.

Frutas, legumes e hortalias


Alimentos que podem ser consumidos crus devem ser higienizados. Lembre-se de que a correta higienizao elimina os micrbios. Para higienizao de hortalias, frutas e legumes: 1. Retire folhas, partes ou unidades deterioradas. 2. Lave em gua corrente vegetais folhosos (hortel, erva-cidreira, rcula, agrio etc.), folha a folha, e frutas, uma a uma. 3. Coloque-os de molho por 10 minutos em gua clorada, utilizando um produto adequado para esse fim (ler o rtulo da embalagem), com diluio de 1 colher de sopa para 1 litro. 4. Enxgue em gua corrente vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes, um a um. 5. Faa o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mos e os utenslios bem lavados. 6. Mantenha sob refrigerao at a hora de servir.
Fonte: BRASIL. CGPAN/SAS/Ministrio da Sade 2008. Guia Alimentar para a Populao brasileira: promovendo a alimentao saudvel, 2005. Apud Cartilha sobre boas prticas para servios de alimentao. Resoluo-RDC no 216/2004. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), p. 35. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/ cartilha_gicra_final.pdf>. Acesso em: 13 maio 2012.

Mais cuidados
No demais lembrar que tudo o que envolve o preparo de alimentos deve estar sempre muito limpo. No apenas a cozinha, mas tambm o local onde as bebidas sero servidas.
B a rma n 1 A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

73

Todos os equipamentos precisam ser limpos e organizados, e apresentar bom estado de conservao e de funcionamento. Para ser barman, no basta dominar o preparo de receitas, mas tambm lidar com um conjunto de situaes. Por exemplo: como profissional, voc dever organizar o tempo de preparo dos coquetis em relao ao horrio em que eles sero servidos. Esse intervalo ter de ser o menor possvel, para que no haja risco de qualquer tipo de contaminao e mesmo de alterao de nenhum componente do drinque.

Cozinhar: parte integrante da funo do barman


Voc j deve ter assistido a alguns programas de televiso nos quais se preparam receitas culinrias. Nesses programas, parece ser fcil cozinhar, pois todos os ingredientes da receita esto em sua forma ideal, cortados, ralados, descascados e separados nas propores exatas. isso que na cozinha chamamos mise en place. Essa expresso francesa significa, literalmente, colocado no lugar. o momento inicial, em que todos os utenslios e ingredientes necessrios para o preparo de alguma bebida devem ser separados e organizados. Alm disso, nessa fase, os ingredientes so medidos, descascados, cortados, quando preciso. Trata-se da etapa fundamental para a boa execuo de qualquer receita. Imagine: o cliente pede uma bebida que leva abacaxi cozido e voc comea a prepar-lo: descascar e cozinhar. Impossvel! Assim, para que na cozinha haja uma produo perfeita, a mise en place deve estar em ordem. Essa organizao tambm auxilia na criao de um clima menos estressante no trabalho. Falhas nessa etapa, somadas presso para que o pedido saia rapidamente, sero, com certeza, fonte de desgaste entre colegas.
74

De acordo com a enciclopdia Larousse Gastronomique, na cozinha profissional, a mise en place um procedimento que facilita e organiza todas as operaes necessrias para a elaborao de qualquer prato.

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Para realizar a mise en place essencial ter a ficha tcnica do que vai ser preparado, ou seja, a receita. Na ficha de cada prato ou produo a serem feitos esto contidas as quantidades de cada item e o mtodo de preparo. No entanto, a mise en place no acontece apenas no incio da jornada de trabalho, mas tambm no fim do dia. No bar, essas operaes so conhecidas como abre e fecha do bar. Vamos ver como isso realizado: deve-se limpar e arrumar o bar; deve-se realizar o trabalho administrativo de fechamento do caixa; deve-se arrumar o balco com a ajuda do commis (ajudante em restaurantes e bares); faz-se o levantamento do material usado e da quantidade necessria para repor o estoque. Feito isso, no dia seguinte, o barman deve: conferir as requisies da vspera e repor o estoque com a ajuda do commis; conferir as datas de validade e limpar as garrafas que vm do almoxarifado; iniciar a arrumao do balco os copos e as taas devem ficar sempre mo, nunca uns sobre os outros, e sempre os mais baixos frente dos mais altos, para facilitar o manuseio; iniciar a seleo de alguns ingredientes que sero utilizados na preparao ou decorao de drinques cortar frutas, fazer sucos, aprontar petiscos; forrar com toalha limpa o balco de servio e colocar sobre ela os utenslios mais utilizados;

Tudo isso pode evitar o estresse no trabalho, deixando o barman com preocupaes relacionadas exclusivamente aos pedidos dos clientes.

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

75

providenciar o gelo, ligar a mquina do caf expresso (caso exista), arrumar xcaras, pires, colheres, aucareiro e adoante no local apropriado; passar pano mido no interior do balco e guardar o material de limpeza.

Atividade 2
ESTRESSE E AS CoNDIES DE TRABALHo

1. Leia o texto a seguir e, durante a leitura, marque as palavras que desconhece.

Estresse na cozinha Observe um restaurante (que no seja por quilo) nos momentos de maior movimento. Normalmente, como clientes, as pessoas veem apenas os garons correndo apressados equilibrando pratos, copos e bebidas, mas h o trabalho invisvel ao pblico e que, de fato, faz tudo acontecer: o trabalho no interior da cozinha. Para que os pratos, em seu resultado final, sejam saboreados pelos clientes houve um trabalho de muitas mos. Dependendo do porte do restaurante o chef comanda uma orquestra, na qual todos devem tocar uma msica harmoniosa para que a sinfonia, o prato final, chegue mesa corretamente. Mas, o trabalho na cozinha muitas vezes se distancia da imagem tranquila da execuo de uma sinfonia e se assemelha a uma verdadeira maratona. Mesmo que haja o pr-preparo dos alimentos, a correria sempre grande. Se voc teve a oportunidade de assistir aos filmes Simplesmente Marta (2001), Sem reservas (2007) ou mesmo Ratatouille (2007), pde perceber como o clima na cozinha acaba sendo tenso e realizado sob forte presso. 76

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

Ou seja, para trabalhar no ramo de gastronomia preciso se qualificar, mas tambm ficar atento ao ambiente de trabalho e compreender e compartilhar com seus colegas que a presso no s altera o sabor do prato, mas as chances de o resultado final no agradar o cliente podem aumentar. Alm da presso nos momentos de pico no restaurante, em geral, as cozinhas so quentes e o trabalho para a maior parte dos diversos cargos repetitivo. sempre importante ficar alerta para as condies de trabalho, a fim de encontrar formas de preveno do estresse e da fadiga fsica e mental.

2. Procure no dicionrio as palavras que desconhece e analise seu grau de compreenso do texto. 3. Forme um grupo com quatro colegas e discutam o texto. 4. Qual a mensagem contida no texto? Anotem suas concluses.

5. Quais so as maneiras para controlar o estresse no trabalho e na vida?

E LABoRAo

Atividade 3
DE UMA FICHA TCNICA

1. Pense em algum coquetel que voc tenha provado. Escreva a seguir a ficha tcnica dele. Organize as etapas: a) Ingredientes e quantidades necessrios:

B a rma n 1

A rco O c u pac i on a l G A S T R O N O M I A

77

b) Agora, hora de escrever o passo a passo. Qual o ingrediente a ser utilizado em primeiro lugar? E em seguida?

2. Troque sua ficha com a de um colega e analise alguns aspectos: a) A ficha foi construda de forma compreensvel?

b) Algum ingrediente foi esquecido? c) Quais seriam suas sugestes para que a ficha tcnica de seu colega seja mais compreensvel?

78

Gil Tokio/Pingado

A rco Oc upacio nal G A S T R O N O M I A Ba r m a n 1

VIA RPIDA EMPREGO

A origem do lcool Barman ou barwoman? O material do barman Copos, a vitrine do barman Boas prticas de higiene

www.viarapida.sp.gov.br

S-ar putea să vă placă și