Sunteți pe pagina 1din 52

REALIZAO:

COLABORAO:

CAMPUS SO GABRIEL DA CACHOEIRA - AM

Tunui Cachoeira

FOMENTO:

CRDITOS DAS FOTOS: Acervo Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA), Carlos Gustavo Nunes da Silva, Hlio Conceio Vilas-Boas, Izaura Bezerra Francini, Kemilla Sarmento Rebelo, Klilton Barbosa-Costa, Nelson Zilse, Rinado Sena Fernandes, Jos de Ribamar Silva Barros.

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Gislene Almeida Carvalho-Zilse Helio Conceio Vilas Boas Klilton Barbosa da Costa Carlos Gustavo Nunes-Silva Mariana Trindade de Souza Rinaldo Sena Fernandes

C962

Meliponicultura na Amaznia / Gislene Almeida Carvalho-Zilse ... [et al.]. --- Manaus : [s.n.], 2012. 50 p. : il. color. Elaborao Projeto Fronteiras: Alto Rio Negro; apoio FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos. Inclui sugestes de leitura ISBN: 1. Abelhas sem ferro. 2. Meliponicultura. I. Carvalho-Zilse, Gislene Almeida. CDD 19. ed. 595.799

CAROS LEITORES

Esta cartilha fruto da demanda de comunitrios e produtores amazonenses interessados na atividade de Meliponicultura e que participaram de projetos de pesquisa e atividades de extenso desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisas em Abelhas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia. Foi escrita, propositadamente, em linguagem simples fazendo-se uso de figuras demonstrativas no intuito de fornecer explicaes no formato passo a passo, sobre tcnicas usadas na criao e manejo de abelhas indgenas sem ferro da Amaznia. Desejamos que as informaes aqui contidas possam atender as duvidas mais comuns dos criadores e motivar a profissionalizao da Meliponicultura no Brasil. Os autores.

Manaus, AM - 2012,

DEDICATRIA

Esta cartilha dedicada aos professores Warwick Estevam Kerr, Paulo Nogueira Neto e Pe. Jesus Santiago Moure pela contagiante dedicao ao conhecimento, uso e conservao das abelhas e, especialmente, pela motivao e auxilio aos criadores de abelhas indgenas sem ferro em todo o Brasil. Os autores.

Da esquerda para a direita: Prof. Paulo Nogueira Neto; Prof. Jesus Santiago Moure e Prof. Warwick Estevam Kerr por ocasio do VII Encontro sobre Abelhas, Ribeiro Preto SP, Brasil, em 2006. Cortesia da foto: Dr. Bruno de Almeida Souza.

IMPORTNCIA DAS ABELHAS

PROJETO FRONTEIRA

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

SUMRIO
Importncia das abelhas......................................................................... 11 As abelhas sem ferro............................................................................. 12 A vida em sociedade............................................................................... 13 Meliponicultura........................................................................................ 16 Colmia-padro....................................................................................... 21 Instalao do meliponrio........................................................................ 24 Transferncia de colnia para caixa-padro........................................... 27 Multiplicao de colmias....................................................................... 30 Alimentao complementar..................................................................... 32 Produtos e colheita.................................................................................. 35 Pastagem meliponicola........................................................................... 40 Reviso das colmias............................................................................. 42 Inimigos naturais..................................................................................... 45 Termos usados na meliponicultura......................................................... 50 Sugestes de leitura................................................................................ 51

PROJETO FRONTEIRA

10

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

As abelhas prestam servios ambientais essenciais para a manuteno da floresta amaznica

Ao voar de flor em flor entre as rvores e at a colmeia, as abelhas promovem servios ambientais floresta: a polinizao e a disperso de sementes. A polinizao possibilita que as plantas produzam sementes que daro origem a novas plantas. Estas sementes podem ainda ser transportadas, sendo assim dispersas pelas abelhas, favorecendo ainda mais o sucesso reprodutivo da planta.
Abelha jupar carregando semente de angelim rajado

Abelha uruu visitando flor de jurubeba

As abelhas nativas vivem na floresta construindo seus ninhos em ocos nos troncos das rvores ou no solo. Elas sobrevivem da floresta se alimentando de nctar e plen das flores e de gua limpa. Tambm utilizam barro, restos vegetais e resinas para construir, calafetar e defender suas colmeias.

POLINIZAO o transporte dos gros de plen da parte masculina (estames) de uma flor para a parte feminina (estigma) da mesma ou de outra flor.

11

PROJETO FRONTEIRA

AS ABELHAS SEM FERRO


As abelhas fazem parte da vida humana desde as civilizaes mais antigas fornecendo alimento e materiais teis ao homem. Estima-se que existam mais de 20 mil espcies de abelhas no mundo sendo em sua maioria abelhas solitrias, ou seja, abelhas que no formam colnias sociais. As demais so abelhas que vivem em colnias pouco ou altamente organizadas, com os mais diversos comportamentos sociais. Dentre as abelhas eussociais, algumas espcies possuem ferro. No entanto, cerca de 400 espcies no possuem ferro funcional e esto reunidas num grupo denominado Meliponnios. Abelha uruu visitando Os Meliponnios ou abeflor de urucum lhas indgenas sem ferro, didaticamente, se dividem em dois subgrupos: o grupo Melipona e o grupo outros. Muitas abelhas do grupo Trigona. trigona constroem o tubo de As meliponas so abelhas entrada da colnia usando apenas grandes (chegam a medir 1,5 cm), cera, por vezes, misturada a prpolis comumente chamadas de uru- (formando o cerume). u (que na lngua tupi significa: Quanto a distribuio ira=abelha; au=grande), jandara, geogrfica, estas abelhas ocupam abelha mel-de-pau, abelha p-de- as regies tropicais e subtropicais -pau, uruuzinha, jandara amarela. do planeta e a maior diversidade de A maioria das espcies constroem espcies est na regio amaznica. a entrada dos ninhos usando barro H registros de quase 200 e prpolis, mistura denominada espcies de abelhas sem ferro geoprpolis. na Amaznia brasileira, das quais J as abelhas do grupo tri- pouco se conhece a biologia e gona so pequenas, muito defensi- reproduo. vas, algumas se enrolam nos cabe- Em consequncia disto, los e plos, sendo, por isso mesmo, menos de uma dezena de espcies conhecidas como abelhas enrola so utilizadas na Meliponicultura cabelo, canudo, irapu, entre amaznica.

12

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

A VIDA EM SOCIEDADE
As abelhas vivem em colnias ou colmeias formadas por indivduos fmeas e machos que se organizam em funes especficas para o bom desenvolvimento dessa sociedade. As fmeas se subdividem em duas castas: operrias e rainhas.

Rainha fecundada

Abelha operria

Rainha virgem

A rainha a fmea frtil da colnia, responsvel pela postura dos ovos aps ser fecundada pelo macho (na maioria das vezes por apenas um macho). Aps vo nupcial, a rainha retorna colnia e inicia o processo de postura at o final de sua vida, cerca de dois anos. Em Meliponrios na Amaznia possvel encontrarmos rainhas fecundadas com at nove anos de idade e, ainda, em plena atividade de postura. As operrias so responsveis pela manuteno geral da colnia e no so fecundadas pelos machos. Elas trabalham na colnia realizando diferentes tarefas de acordo com a idade. Quando ainda no conseguem voar, trabalham produzindo e manipulando cera para construo de clulas de cria e potes para armazenamento de mel e plen, ajudando a rainha na postura e realizando a limpeza interna da colnia. medida que vo

13

PROJETO FRONTEIRA

envelhecendo iniciam os trabalhos fora da colnia em busca de nctar, plen, gua, resina (prpolis), sementes e barro. Elas vivem cerca de 60 dias e, quase sempre, morrem durante o trabalho fora da colmia. Os machos permanecem dentro da colnia at atingirem a idade adulta (10 a 15 dias) onde alguns manipulam cera ajudando na construo da estrutura do ninho. Aps sarem da colnia, em geral, formam agregados de machos espera de rainhas virgens para cruzamento. Aps fecundar a rainha, o macho morre em poucas horas, pois perde parte do seu aparelho reprodutor e abdome.
Veja abaixo outras diferenas entre operria e macho que podem ser observadas. Para olhar a unha vale utilizar uma lupa de aumento:

Abelha operaria

Unha simples (operria)

Abelha macho

Unha dupla (macho)

ESTRUTURA DOS NINHOS

Os ninhos das abelhas indgenas sem ferro so estruturados com base em cera misturada a prpolis (cerume) e/ou barro. Em sua maio-

12

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

ria, esto alojados em cavidades existentes como ocos de rvores, galhos, paredes, no cho, entre outros. As entradas so caractersticas de cada espcie e, em muitos casos, so a origem dos nomes comuns que essas abelhas receberam dos indgenas. Nas colnias, as abelhas demonstram um cuidado especial com as crias, que so alojadas em clulas individuais de cerume (alvolos), onde se disEstrutura interna de uma colnia de pem em discos de cria (favos) Melipona interrupta (jupar) circulares, sobrepostos (ou em espiral) ligados por pilastras de cerume, ou, ainda, na forma de cachos de uva ou de pitomba. Muitas vezes, os discos de cria so cobertos com lminas de cerume (invlucro) para melhor manuteno da temperatura. Ao redor dos discos, ficam distribudos os potes de cerume, contendo plen ou mel, podendo tambm ser encontrado gua armazenada. Geralmente, na parte inferior da colnia, h um espao reservado para o lixo. As abelhas ao coletarem nctar nas flores trazem-no dentro de um papo ou estmago de mel e o depositam nos potes dentro da colnia. A partir da, inicia-se um longo processo de desidratao desse nctar (geralmente com 80% de gua) expondo-o gota a gota ventilao produzida por outras operrias. Ao engolir, a abelha aquece o nctar e, em seguida, coloca novamente a gota para fora, permitindo a evaporao do excesso de gua at que o mel atinja cerca de 20 a 35% de gua. Durante este processo as abelhas mascam o nctar misturando enzimas salivares que fazem a transformao em mel. Quando o mel est pronto (maduro) as operrias fecham o pote onde ele est armazenado. Portanto, os potes abertos indicam que o mel ainda no foi, totalmente, processado e no deve ser colhido.

15

PROJETO FRONTEIRA

MELIPONICULTURA
Meliponicultura: a atividade de criao de abelhas indgenas sem ferro em caixas-padro e sob manejo tcnico.

Legislao As abelhas nativas podem ser exploradas por meio de tcnicas de manejo que respeitem as condies biolgicas necessrias para o seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, permitem a colheita do excesso de produtos armazenados para fins de uso e comercializao. importante saber que para iniciar a atividade de Meliponicultura necessrio conhecer as exigncias legais para criao de animais silvestres. Especialmente trs documentos so essenciais: Portaria Ibama 117 de 15 de outubro de 1997; Resoluo Conama 346 de 06 de julho de 2004 e Instruo Normativa Ibama 169 de 20 de fevereiro de 2008. Deve-se observar ainda os Regulamentos Tcnicos de Fixao de Identidade e Qualidade dos produtos apcolas vigentes no Brasil: Instruo Normativa 11 de 20 de outubro de 2000 e Instruo Normativa n. 3, de 19 de janeiro de 2001. Como iniciar a criao de abelhas sem ferro? Os trs pilares que garantem o sucesso da atividade de Meliponicultura so: manejo, gentica e pasto meliponcola. Portanto, antes de iniciar sua criao, recomendamos que o interessado busque informaes sobre a atividade de Meliponicultura participando de um curso para iniciantes ou, pelo menos, consultando outros criadores, associaes ou instituies que conheam as tcnicas iniciais para criao e manejo destes animais.
A Meliponicultura deve ser praticada como uma atividade coletiva! A troca de experincias iniciais, bem como a possibilidade de organizar-se em associaes ou produo em maior escala, pode ser uma boa estrategia para o fortalecimento do pequeno criador.

16

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

INICIANDO A CRIAO

Apesar de serem abelhas dceis por no possurem ferro, os meliponnios necessitam de cuidados primordiais para seu manejo adequado. A primeira recomendao nunca comear a criao com muitas colnias. De preferncia, inicie com at 10 colmeias a fim de que possa conhecer as abelhas e, aos poucos, dominar as tcnicas de manejo. Esse simples cuidado inicial poder evitar prejuzos e desnimo com a atividade, alm de promover o intercmbio com criadores mais experientes. A escolha da espcie a ser criada Para a escolha da(s) espcie(s) adequada(s) necessrio levar em considerao algumas questes: Objetivo da criao: antes de escolher a espcie, deve ser definida a vocao do Meliponrio, ou seja, qual o objetivo da criao, se produo de mel, de plen, de prpolis ou ainda polinizao. A espcie adequada aquela que produz o produto que se espera dela. Regio de ocorrncia da espcie: o ideal que a espcie escolhida para atender a vocao do Meliponrio seja nativa do local ou regio em que o Meliponrio ser instalado. Espcie com manejo conhecido: de preferncia, que esta espcie j seja criada de forma tcnica o que facilita sua explorao. Espcie mais produtiva: levar em considerao a capacidade produtiva da espcie quanto ao produto esperado.
bom pensar direitinho antes de escolher a melhor espcie para o seu Meliponrio! Para isso aconselhamos que antes de iniciar na Meliponicultura voc consulte centros especializados, associao de criadores ou Meliponicultores experientes.

17

PROJETO FRONTEIRA

PRINCIPAIS ESPECIES CRIADAS NO AMAZONAS

Grupo MELIPONA
Melipona interrupta (jupar ou abelha preta) Melipona eburnea (uruu beio) Melipona seminigra (uruu boca-de-renda)

Melipona lateralis (narizde-anta)

Melipona rufiventris (uruu boca-de-ralo)

Melipona fulva (jandara amarela)

H diferentes espcies de abelhas do grupo das melponas criadas pelos Meliponicultores na rea urbana e rural das cidades do Amazonas. Cada uma apresenta uma maneira peculiar de construo de suas entradas, o que ajuda na identificao dessas abelhas pelos criadores. A maioria constri a entrada Scaptotrigona xanthotricha dos ninhos usando geoprpolis. (abelha canudo) Para as espcies do grupo das trigonas comum encontrarmos entradas de ninhos construdas com cerume. Geralmente, so entradas em forma de tubo, arejado por perfuraes ao longo de seu comprimento.

Grupo TRIGONA

18

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

AQUISIO DE COLMEIAS

Depois de definir a vocao do Meliponrio e a(s) espcie(s) adequada(s) que, preferencialmente, ocorram naturalmente na regio onde instalar o Meliponrio, o passo seguinte a aquisio das primeiras colnias. Lembre-se que um princpio bsico para o sucesso na atividade evitar prejuzos com espcies trazidas de outras regies e que no sejam adaptadas ao clima ou as floradas disponveis na localidade e, especialmente, a introduo de pragas ou inimigos que danifiquem as colnias. Os criadores iniciantes podero adquirir suas colnias de diferentes maneiras: Comprando colnias de criadores registrados junto ao IBAMA e que realizam a multiplicao de suas colmeias; Resgatando ninhos em reas de desmatamento autorizadas pelo IBAMA; Usando caixas iscas para atrair colnias naturais; Comprando troncos com abelheiras em madeireiras autorizadas pelo IBAMA.

Para estes procedimentos, consultar a Resoluo N 346, de 06 de julho de 2004, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a Instruo Normativa IBAMA 169 de 20 de fevereiro de 2008 que tratam do registro do Meliponrio junto ao IBAMA e dos aspectos legais da criao.

19

PROJETO FRONTEIRA

MATERIAL NECESSARIO

Os tens bsicos necessrios para manejo de colnias de abelhas sem ferro so:

Colmeia-padro

Formo

Esptula

Fita adesiva

Torqus

Machadinha

Tbua suporte

Faca serreada

Alm destes, outros tens podem ser muito teis para o manejo e acompanhamento das colmeias:
Item gua limpa Acar cristal Caneta e caderno Porta filme fotogrfico Espuma em tiras leo queimado (de motor), andiroba ou copaba Pano limpo ou papel absorvente Vinagre Utilidade Limpeza em geral Alimentao complementar Anotar informaes sobre as colmeias Confeco de caa-fordeos Proteo contra formigas Proteo contra formigas, cupins, etc Limpeza em geral Atrativo para as armadilhas de fordeos

20

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

COLMEIA-PADRO
Recomendamos o uso de caixa de madeira padronizada, que seja, preferencialmente, vertical para imitar a posio do ninho natural que as abelhas constroem.

Colmeias-padro

Aqui, apresentaremos um modelo vertical, dividido em alas, onde cada repartio diferenciada para atender as necessidades da colnia. Esse modelo, que foi largamente testado no Meliponrio do Grupo de Pesquisas em Abelhas do Instituto Nacional de Pesquisas do INPA e em Meliponrios rurais do Amazonas, serve para espcies de abelhas meliponas e trigonas que constroem discos de cria sobrepostos. Neste modelo de caixa-padro, as partes articuladas permitem o manejo da colmeia com manipulao mnima dos discos, dos potes e das abelhas. Isto garante um melhor e mais rpido desenvolvimento das colnias. As alas podem ser manejadas (adicionadas ou removidas) de acordo com o desenvolvimento da colnia ou com o interesse do meliponicultor.

Meliponrio rural com caixas padronizadas

21

PROJETO FRONTEIRA

Por exemplo, assim que uma colnia formada, no h necessidade de acrescentar melgueira. Tambm se o interesse do criador for apenas multiplicar as colmeias, no h necessidade de colocar a melgueira, o que diminuir o tempo entre as multiplicaoes das colmeias. Caso o seu interesse seja produo de mel, ento a melgueira deve ser acrescentada apenas quando a colnia estiver forte e em poca de florada. A lixeira pode ser adicionada ou removida para limpeza das caixas. Vale lembrar que ela deve ser utilizada apenas em espcies de abelhas que apresentem muita umidade dentro da colnia (por exemplo, uruu boca-de-renda Melipona seminigra; uruu boca-de-ralo M. rufiventris). Outras abelhas, como a jupar - M. interrupta) e a canudo (Scaptotrigona xanthotricha) no tem necessidade de lixeira.

COLMIA-PADRO (vertical com alas)

Colmeia-padro montada

5. Tampa

4. Melgueira

3. Sobreninho

2. Ninho

1. Lixeira

22

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Este modelo de caixa-padro permite o ajuste do volume ideal para cada espcie de abelha sem ferro com a simples reduo ou aumento da largura interna das alas:
Espcie Melipona interrupta Melipona seminigra Melipona lateralis Melipona rufiventris Melipona eburnea Melipona fulva Scaptotrigona xanthotricha Nome comum jupar uruu boca-de-renda nariz-de-anta uruu boca-de-ralo uruu beio jandara amarela abelha canudo Medidas internas (em cm) largura x comprimento x altura 15X15X 7 25 X 25 X 7 21 X 21 X 7 15X15X 7 21 X 21 X 7 15X15X 7 25 X 25 X 5

COLMEIA-PADRO largura x comprimento x altura

Independente da espcie de abelha a ser criada, a espessura da madeira para confeco da colmeia-padro deve ser de, no minimo, 2,5 cm, o que proporciona conforto trmico para as abelhas e, portanto, permite que as abelhas invistam energia na produo. importante ressaltar que a madeira utilizada para a confeco das colmeias deve ser preferencialmente adquirida de peas recicladas, uma vez que so recortadas e fica fcil conseguir material que possa ser reutilizado. Evite retirar madeira virgem para confeccionar sua colmeia. Uma outra observao importante no utilizar madeiras com cheiro forte, como louros e outros. Da mesma forma no utilize madeira que foi tratada com inseticida, cupinicida ou foi pintada com tintas de cheiro forte a base de derivado de petrleo, como tinta a leo. Isso poderia retardar o crescimento ou at mesmo matar a colmeia. Aqui apresentamos as dimenses sugeridas (sem considerar a espessura de 2,5 cm de madeira em cada lado da pea) para a espcie Melipona seminigra (uruu boca-de-renda):

23

PROJETO FRONTEIRA

TAMPA - pea de madeira de 25 X 25 cm e espessura de 2,5 cm, com duas ripas pregadas nas extremidades, que serviro de apoio no momento da abertura da caixa. Uma das ripas deve ter 0,5 cm a mais que a outra, a fim de apoiar a telha de cobertura, deixando-a, ligeiramente, inclinada para escoar gua da chuva. MELGUEIRA 20 X 20 cm (medida interna), altura de 7 cm, contendo duas pequenas tbuas horizontais na parte inferior, deixando trs aberturas, na base, como frestas de acesso entre melgueira e outras partes da caixa. SOBRENINHO 20 X 20 cm (medida interna), altura de 7 cm, com um buraco em forma de losango no centro e duas frestas laterais na base da pea, alm de um furo de ventilao (2,5 cm de dimetro) na parede traseira da caixa que servir para ventilao da colmeia. NINHO 20 X 20 cm (medida interna), altura de 7 cm, com uma pea de madeira 18 X 21 X 1 cm, na parte inferior, deixando em cada lado, uma fresta de 1 cm, que permitir a passagem das abelhas entre a lixeira e o ninho. Faa o furo de entrada da caixa com 1 cm de dimetro. LIXEIRA 20 X 20 cm (medida interna), altura de 1 cm, com duas ripas pregadas sob a pea, em cada uma das extremidades, que serviro de suportes (ps) colmeia evitando umidade embaixo da caixa.

INSTALAO DO MELIPONRIO
O Meliponrio deve estar localizado, preferencialmente, em zona rural, sendo importante que seja:

Um local de fcil acesso para facilitar o manejo; Permitir boa vigilncia a fim de evitar roubo de colmeias; Afastado de outras criaes domsticas (galinhas, porcos, gado; entre outros), pois algumas abelhas podem coletar fezes e lixo que so

24

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

prejudiciais a sade humana; No exposto, diretamente, ao Sol e protegido de ventos fortes; As caixas no devem ser instaladas embaixo de rvores com frutos grandes, tais como: jaqueira, castanheira, etc; Ter gua limpa e disponvel para as abelhas numa distncia mxima de 200 metros; Longe de plantaes (mais de 3.000 metros) onde se usa agrotxicos para evitar que as abelhas utilizem as flores das culturas pulverizadas ou mesmo que o vento leve os agrotxicos para dentro das colmeias; Ter abundncia de plantas que floresam e que sejam visitadas pelas abelhas para coleta de plen e nctar (pasto meliponcola) ao longo do ano.

Meliponrio em terra firme

Meliponrio em rea de vrzea

25

PROJETO FRONTEIRA

INSTALAO DAS COLMEIAS

As caixas podem ser instaladas em suportes individuais, com distncia mnima de 1,50 m entre eles, com a devida cobertura. Os cavaletes devero possuir altura que permita ao Meliponicultor ter facilidade para fazer o manejo de sua criao (altura da cintura). As colmeias tambm podem ser alojadas em suporte coletivo (prateleiras), devidamente coberto, mas o Meliponicultor deve ter o cuidado de no colocar colmeias de espcies diferentes ao lado uma da outra. O melhor que cada prateleira possua apenas colmeias de uma mesma espcie de abelhas. As prateleiras no devem ser muito altas para no dificultar o manejo das colmeias. Tanto nos suportes individuais quanto nos suportes coletivos, as colmeias no devem estar expostas diretamente ao Sol ou chuva. Portanto, devem ser cobertas individual ou coletivamente com telhas (sem amianto) que sejam ligeiramente maiores que as colmeias, a fim de proteger as colnias de abelhas tambm contra a incidncia direta da chuva, contra a presena de galhos das rvores que podem atingir as colnias e, desta forma, contribuindo para a durabilidade das caixas-padro.

Suportes individuais

Suporte coletivo

26

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

TRANSFERNCIA DE COLNIA PARA CAIXA-PADRO


Quando as colnias so obtidas em cortio (tronco) ou esto em caixas rsticas (no padronizadas) estas devem ser transportadas at o local definitivo e mantidas na mesma posio em que estavam originalmente a fim de evitar perda da cria (veja seo Transporte de colmeias). Para a transferncia das abelhas e crias para a caixa-padro, siga os seguintes passos: Passo 1: Antes de iniciar a trans ferncia de um ninho de abelhas de um cortio ou caixa rstica para uma caixa padro, deve-se preparar todo o material necessrio para o processo (veja a seo Material Necessrio). Tambm deve-se lavar as mos com gua e sabo. Ento, preparar a caixa-padro que receber Preparao da caixa-padro a colnia de abelhas, unindo a lixeira e ninho com fita adevisa, e fechar o furo de ventilao na ala sobreninho usando tela e fita adesiva. Passo 2: Fazer a abertura do tronco ou da caixa rstica, com o mximo cuidado, para no danificar os discos de cria. Se possvel, encontrar a rainha fecundada e captur-la (veja como na seo Introduo de Rainha) para, Cortio ao final do processo de transferncia, devolv-la colmeia. Passo 3: Aps abertura do cortio, o que geralmente causa o derrame de mel, deve-se, imediatamente, cuidar dos discos de cria. Colocar algumas bolinhas de cerume no assoalho da ala ninho. Em seguida, retirar os discos de cria com a mo e colocar na ala ninho da nova caixa na mesma posio em que estavam no cortio. Os discos com postura nova (discos escuros) devem ser colocados sobre os discos de cria nascente (discos claros). Mas cuidado: nunca se deve transferir discos de cria que estejam abertos e vazando alimento!

27

PROJETO FRONTEIRA

Sequncia de transferncia de material do cortio (ou caixa rstica) para caixa-padro. ATENO: Tomar o cuidado em deixar um espao entre os discos de cria para que as abelhas possam circular e tambm para que as novas abelhas, ao nascerem, possam sair do interior das clulas. Para isso, utilizar bolinhas de cerume e fazer pilastras entre os discos para que os mesmos no fiquem colados. Somente aps transferir todos os discos de cria que se deve proceder a transferncia dos potes com mel e plen (no rachados) para a nova caixa.

Passo 4: Depois de ter transferido os discos de cria e os potes de alimento intactos, proceder a colocao da rainha fecundada capturada sobre um disco de cria com o mximo de cuidado, evitando pegar a rainha diretamente com a mo (usar um pedao de cerume). Em seguida a colmia deve ser tampada e as alas da colmeia unidas com fita adesiva. Para estimular a entrada das abelhas na nova morada coloque um pouco de cerume retirado do ninho original, na entrada da caixa-padro. Dessa forma, as abelhas recoCerume na entrada nhecero, pelo cheiro, o novo endereo de sua casa e entraro na caixa. Se possvel, a nova caixa deve ser colocada no mesmo local de onde foi retirado o ninho para capturar o mximo de abelhas campeiras. Passo 5: Aps colocar a nova colmeia no local definitivo deve-se proceder a limpeza do tronco ou caixa rstica. Para isto, as abelhas jovens, que ainda no conseguem voar, devem ser coletadas e colocadas na caixa padro (agora com abelhas).

28

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Em seguida, o mel e plen existentes no cortio podem ser coletados com auxilio de seringa descartvel e colher limpa. Aps a colheita, o tronco ou caixa rstica devem ser lavados com gua para retirar o odor da colnia de abelhas (o que evita que as abelhas fiquem revoando sobre o local antigo) e deve ser levado para o mais longe possvel do local de origem.
TRANSPORTE DE COLMEIAS

Coleta do mel do cortio

Se precisar transportar suas colmeias (ou ainda cortios) para outro local, deve-se tomar os seguintes cuidados: Passo 1: Fechar a entrada da colmeia com tela galvanizada ou de alumnio (telas plasticas so destruidas facilmente pelas abelhas); Passo 2: Transportar a colmeia, na mesma posio que estava, evitando solavancos ou queda. Caso o transporte dure mais de um dia, deve-se alimentar a colnia um dia anTela fechando entrada tes do transporte, injetando, pela entrada da coda colmeia lnia, um pouco de xarope de gua com acar com o auxlio de uma seringa descartvel; Passo 3: A colmeia deve ser aberta somente 2 horas aps estar alojada no local definitivo para as abelhas se acalmarem e evitar grande revoada e brigas. No entanto, o ideal que a abertura seja realizada noite. Retirar a tela cuidadosamente. No retirar as telas de todas as colmeias ao mesmo tempo. Deve-se intercalar a retirada da tela entre colmeias muito proximas, e, de preferencia, deixar um intervalo de 10 em 10 minutos para retirar as telas entre uma colmeia e outra. As abelhas trabalham, desde as primeiras horas do dia, em busca de alimento na natureza. Desta maneira, o perodo ideal para transporte das colnias durante noite.

29

PROJETO FRONTEIRA

ATENO: importante lembrar que a rainha realiza a postura de um ovo sobre o alimento previamente colocado dentro da clula de cria. Desta maneira, deve-se evitar, ao mximo, que as caixas ou cortios sejam inclinados, batidos ou sofram eventuais balanos para que os ovos e larvas no gorem, ou seja, que se afundem no alimento e no permita o desenvolvimento da larva.

Disco de cria com clula aberta mostrando um ovo sobre o alimento em colnia de jupar

MULTIPLICAO DE COLMEIAS
Para aumentar o nmero de colmeias no Meliponrio, deve-se realizar a multiplicao das mesmas. Este processo consiste em usar uma colmeia povoada e uma vazia e distribuir as alas ninho e sobreninho povoados entre as duas caixas, conforme demonstrado nas figuras abaixo:

Caixa escura (com abelhas) e caixa clara (sem abelhas)

ANTES DA MULTIPLICAO

Alas claras (sem abelhas) e alas escuras (com abelhas)

DEPOIS DA MULTIPLICAO

30

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Antes de iniciar o processo, deve-se preparar todo o material (veja seo Material Necessrio) e seguir os passos demonstrados a seguir: Passo 1: Preparar a nova caixa-padro que receber a colnia de abelhas, unindo a lixei ra e o ninho com fita adesiva, e fechar o furo de ventilao da ala sobreninho com tela. Passo 2: Escolher uma colnia forte (ver seo Reforo para Colnias) a ser multiplicada (caixa me). Abrir entre as alas ninho e Abertura da caixa me sobreninho com auxlio do formo. Passo 3: Verificar o estado geral da colnia a ser multiplicada. Conferir se h discos de cria tanto na ala do ninho quanto do sobreninho. Condio ideal para multiplicao: cria nascente (discos mais claros), tanto no Ninho e sobreninho com discos de cria ninho quanto no sobreninho. Passo 4: Observar onde se encontra a rainha fecundada. Geralmente ela fica sobre os discos de cria novos (cor escura).
No caso de abelhas do grupo Melipona, se a rainha ficar numa caixa, deve-se certificar que na outra caixa h discos de cria nascente (cor clara) para garantir o nascimento de outra rainha.

Cria nova (cerume escuro) e cria nascente (cerume claro)

No caso de abelhas do grupo Trigona, na caixa que ficar sem rainha deve-se conferir que h pelo menos uma rainha virgem ou uma realeira para certificar o sucesso da multiplicao.

Passo 5: Transferir a ala

Realeira na borda do disco em de abelha canudo. sobreninho colnia (que deve possuir discos

de

31

PROJETO FRONTEIRA

cria nascente) e a melgueira (se houver) da caixa povoada para caixa vazia, ou seja, colocar a ala sobreninho povoada sobre a ala ninho vazia. Passo 6: Colocar a ala sobreninho da nova caixa (vazia) sobre a ala ninho da caixa povoada. Passo 7: Unir todas as alas das caixas com fita adesiva para evitar a entrada de inimigos naturais. Passo 8: Alojar a caixa recm formada filha (sem rainha) no local de origem da caixa me que foi multiplicada, para receber as abelhas campeiras. Passo 9: Levar a caixa me a uma distncia mnima de 10 metros do local de origem.

Colmeias me e filha

Colmeia filha (recm formada)

Colmeia me

ALIMENTAO COMPLEMENTAR
Como a Meliponicultura deve ser considerada uma atividade da pecuria, importante fornecer alimentao complementar para que as colnias se mantenham bem e cheguem fortes at a prxima florada. Nesse momento, devemos aliment-las com um complemento que ir suprir essa falta, momentnea, de alimento.

32

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Devemos considerar dois tipos de alimentao: 1 Alimentao complementar de subsistncia

a alimentao a base de xarope (gua e acar) para manter as colmeias no periodo de baixa ou ausncia de florada. O preparo do alimento de subsistncia consiste em colocar um litro de gua na panela para aquecer. Quando comear a fazer bolhas acrescentar um kilo de acar. Desligar o fogo. Mexer a mistura at dissolver completamente o acar. A mistura deve ser resfriada at a temperatura ambiente. Caso o alimento no Alimentao de seja totalmente utilizado ele pode ser guarsubsistncia: dado no congelador da geladeira, para ser Deve ser iniciada cerca utilizado na alimentao seguinte. No se de um ms aps a ltima recomenda guardar o alimento artificial por colheita de mel e ser conmais de dois dias na condio de geladeira, tinuada at 120 dias antes pois ocorre a fermentao deste alimento. da alta florada. Experincias nos mostram que a mistura do alimento artificial pode permanecer vivel por meses, se armazenado em freezer. Basta retir-lo e, aps 2 horas, ser fornecido as abelhas.
ATENO: As colnias devem ser alimentadas quinzenalmente em quantidade a ser consumida em 2 dias (cerca de 80 mL ou dois copinhos plsticos para caf). Qualquer tipo de alimentao complementar deve ser interrompida pelo menos 90 dias antes do inicio da proxima florada para colheita de mel. IMPORTANTE: Suplementos vitamnicos podem ser usados desde que no contenham hormnios na sua formulao.

2 - Alimentao complementar estimulante


Alimentao estimulante: Deve ser iniciada 120 dias antes da alta florada e encerrada 90 dias antes da proxima alta florada.

a alimentao a base de xarope (gua, acar) enriquecido com plen da prpria espcie para que as colmeias aumentem a postura e cheguem populosas proxima florada.

33

PROJETO FRONTEIRA

Para isto, prepare normalmente o alimento de subsistncia. Aps o aucar estar dissolvido, acrescente uma colher (sopa) de polen e mexa at dissolver completamente. Este alimento no deve ser guardado por mais de 2 dias em geladeira ou freezer.

Como fornecer o alimento s abelhas?

Para fornecer o alimento complementar utilizar alimentadores externos acoplados colmeia, ou alimentador interno confeccionado com copinhos descartveis de caf ou de iogurte, tomando o cuidado de no deixar que as abelhas se afoguem no xarope. Alimentador interno Para isso, coloque dentro do alimentador um pedao de cerume ou gravetos para as abelhas se apoiarem e no se afogarem. Despeje o alimento at a metade do recipiente e introduza-o no sobreninho ou melgueira da caixa.

34

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

PRODUTOS E COLHEITA
As abelhas sem ferro processam diferentes materias primas coletadas na natureza para gerar produtos a serem utilizados na construo de suas colnias e na alimentao. Das flores elas coletam nctar e plen, processando-os para produzir o mel e o plen apcola, respectivamente. Elas tambem podem fazer mel a partir de secrees no florais. De resinas vegetais elas processam o geoprpolis, aglutinando secrees salivares e barro. As abelhas tambm produzem cera a partir da secreo de suas glandulas cerigenas, no precisando de materia prima vegetal, mas sim de uma boa alimentao e sendo ainda jovens. As abelhas sem ferro produzem ainda a gelia real que adicionada ao alimento larval (mel + plen + gelia real) a ser provisionado pelas abelhas adultas na celula de cria para as larvas comerem.

Do nctar das flores (ou secrees extraflorais) elas fabricam o mel.

Do plen das flores elas produzem plen apcola

Organizao interna de uma colnia de Melipona seminigra com as crias ao centro e potes com mel ou plen ao redor

importante lembrar que, diferentemente de Apis mellifera (a abelha africanizada, com ferro), as abelhas sem ferro separam as crias (dispostas em discos ou favos) dos depsitos de alimento (potes de cerume para armazenamento de mel e polen, e em alguns casos, gua). Para obter mel ou plen, o Meliponicultor precisa selecionar suas melhores

35

PROJETO FRONTEIRA

colnias e reserv-las para a produo, no podendo mais multiplic-las. Aps encerrar a alimentao estimulante (ver seo Alimentao Complementar), o Meliponicultor deve acrescentar uma ala melgueira s suas colmeias escolhidas para produo.
QUANDO E COMO COLHER MEL?

O mel comumente colhido aps a florada. No entanto, pode ser colhido mesmo durante a florada se a melgueira estiver cheia de mel. Isso depende da disponibilidade do Meliponicultor e do custo/beneficio para a colheita e armazenamento do mel. Uma estrategia para aproveitar melhor a florada a colocao de uma 2 ala melgueira nas colmeias que j encheram a 1 melgueira. A 2 melgueira deve ser colocada entre a ala sobreninho e a 1 melgueira. Esse procedimento faz com que as abelhas preencham a melgueira vazia. Quando a 2 melgueira colocada sobre a 1 melgueira j cheia, comum as abelhas isolarem esta melgueira vazia recm introduzida (tampando as frestas do seu Melgueiras com potes de mel assoalho com geoprpolis). (abertos e fechados) Deve ser colhido apenas o mel contido nas melgueiras. O mel que as IMPORTANTE: abelhas armazenam nas alas ninho e soS deve ser colhido mel de breninho deve ser deixado para alimenpotes fechados. tao da colmeia. O mel no deve ser manipulado diretamente com as mos. Portanto, recomenda-se o uso de luvas, mscara e touca descartveis e jaleco limpo, para evitar contaminao. Indumentria A colheita deve ser realizada para colheita com auxlio de uma seringa descartde mel vel ou bomba de suco porttil. O mel no deve ser colhido diretamente na colmeia em campo,

36

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

pois pode cair restos vegetais ou animais sobre os potes de mel abertos. Tambm a abertura prolongada da colmia atrai predadores e gera briga e saques entre as abelhas, o que pode enfraquecer demasiadamente a populao de abelhas. O mel deve ser colhido em ambiente higienizado e sobre uma bancada. No entanto, nem sempre o meliponicultor tem tal estrutura para a colheita. Uma alternativa o uso de uma cabana telada. Bomba de suco Seringa descartvel Para colher o mel, faa um orifcio nos potes com uma esptula (faca) higienizada e, com a seringa ou bomba de suco, retire todo o mel dos potes e deposite-o em um recipiente limpo e esterilizado.
LEMBRE-SE: Antes de iniciar a colheita deve-se lavar as mos e unhas com sabo neutro e escova, sob gua corrente.

Cabana telada para colheita de mel e plen

HIGIENIZAO DOS UTENSLIOS PARA COLETA:

Todos os utenslios a serem utilizados para colheita devem ser previamente higienizados (inclusive as embalagens para mel ou plen). Para isso lave-os com sabo neutro e enxgue abundantemente. Em seguida, lave com soluo de hipoclorito de sdio ou gua sanitria (5%). Enxgue em gua corrente e deixe secar em local limpo.

37

PROJETO FRONTEIRA

IMPORTANTE: no recomendado que o mel seja colhido espremendo-se os potes com as mos ou ainda que os potes sejam furados e a melgueira invertida para que o mel escorra pelas paredes ou assoalho da caixa. Isto pode levar a contaminao e fermentao do mel por contato com impurezas e consequente perda da qualidade do produto.

Deve-se estar atento as condies ideais para conservao da qualidade do mel. Assim, aps a colheita, o mel deve ser imediatamente resfriado (em geladeira ou numa caixa de isopor com gelo). Se permanecer em temperatura ambiente o mel comea a estragar em funo do alto teor de umidade. Recomendamos que o mel seja levado a uma sala previamente higienizada onde possa ser submetido ao processo de desumidificao com auxilio de um desumidificador de ar e ar condicionado.

Desumidificador e termohigrmetro usados durante a desumidificao do mel.

O mel deve ser desumidificado at atingir 20% de umidade, conforme estabelecido pelo Regulamento Tecnico de Fixao de Identidade e Qualidade do Mel da Legislao Brasileira. Aps este procedimento, o mel deve ser envasado nos recipientes previamente higienizados, podendo ser embalagens de vidro ou plastico atxico, de preferncia que tenham boca larga para facilitar seu uso. A embalagem no deve ser fechada imediatamente mas sim algumas horas depois do envase de maneira a permitir a liberao de bolhas de ar que possam ter se formado. O mel deve ento ser estocado em local arejado e no deve ficar exposto a luz. LEMBRE-SE: A rotulagem deve O mel um alimento rico em acar, porseguir as normas brasileiras tanto, pode se cristalizar naturalmente e, em vigor. especialmente, em baixas temperaturas.

38

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

QUANDO E COMO COLHER PLEN?

Da mesma forma que o mel, o plen deve ser colhido durante ou aps a florada dependendo da disponibilidade do Meliponicultor e do custo/beneficio para a colheita e armazenamento do plen. Assim como para colheita do mel, todo material a ser utilizado na colheita do plen deve ser previamente higienizado (seguir as mesmas instrues recomendadas para colheita de mel). Tambm, o plen no deve ser colhido diretamente na colmeia em campo. Pode-se usar a mesma cabana sugerida para colheita de mel. O plen no deve ser manipuIndumentria para lado diretamente com as mos. Aqui colheita de plen tambem necessario o uso de luvas e touca descartaveis, alm de jaleco limpo. Recomenda-se que os potes com plen sejam abertos com auxilio de faca, e coletado com espatula. No entanto, esta coleta pode ser facilitada abrindo-se os potes com as proprias mos usando luvas. O plen um alimento Melgueira com rico em proteinas, aminopotes de plen cidos e outros nutrientes. Ele designado como Plen Apicola quando coletado em sua forma original e Plen Colheita de plen Apicola Desidratado quando desidratado at atingir 4% de umidade e em temperatura menor que 42C, conforme Regulamento Tcnico para Fixao de Identidade e Qualidade de Plen Apcola. Portanto, para sua desumidificao recomendamos o uso do desumidificador e ar condicionado. Para envase do plen so recomendados os mesmos tipos de embalagens usadas para mel. Aps ser coletado, desumidificado e envasado, o plen deve ser mantido em local arejado ao abrigo da luz. Os rotulos das embalagens para polen tambm devem atender as exigncias normativas brasileiras em vigor.

39

PROJETO FRONTEIRA

PASTAGEM MELIPONICOLA
As matrias-primas (nctar e plen) para os alimentos que as abelhas consomem so retiradas da natureza (flores). Elas podem ser suficientes ou no, dependendo do potencial da florada ou poca do ano (perodo chuvoso ou seco). Assim, torna-se muito importante plantar espcies vegetais que componham uma pastagem que fornea alimento s abelhas (pasto meliponcola) pela maior parte do ano.
LEMBRE-SE: Nem todas as flores so visitadas pelas abelhas ou fornecem nctar e plen simultaneamente! Para formar o pasto meliponcola importante conhecer as plantas que as abelhas utilizam e o que elas fornecem: nctar, plen e/ou resina.

Reforamos o cuidado na escolha do local para implantao do MeliponAbelha forrageando rio que deve estar proximo do pasto meliponcola. A capacidade de vo das abelhas para forrageamento variavel. A distncia ideal que devemos considerar para abelhas do grupo Melipona de 500 a 1000 metros, enquanto que para abelhas do grupo Trigona de 200 a 500 metros. Portanto, a rea de pastagem para as abelhas deve atender a estas distncias ao redor do Meliponrio. Uma estratgia para aumentar o alcane das abelhas pela rea de pastagem a distribuio das colmeias na rea ao invs do confinamento. No entanto, deve-se estar atento s possiveis implicaes desta estratgia tais como: possibilidade de roubo das colmeias, custo de transporte/deslocamento, aumento do tempo de trabalho, etc. Outro aspecto que merece ateno a saturao do pasto meliponcola, ou seja, se h mais colmeias que pasto disponvel. Devemos considerar pelo menos 100 rvores/arbustos para cada colmeia. No entanto, isto pode ser variavel de acordo com a espcie de abelha criada e as espcies vegetais disponveis. A observao da diminuio do armazenamento de alimento e da postura em vrias colmeias simultaneamente um forte indicativo de saturao de pasto meliponcola.

40

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

LISTA DE PLANTAS MELIPONICOLAS


(para abelhas sem ferro amaznicas)

41

PROJETO FRONTEIRA

REVISO DAS COLMEIAS


Assim como qualquer outra criao animal, as colmeias devem ser revisadas, periodicamente (a cada 15 dias) para limpeza, retirada de inimigos, colocao de leo nos suportes, etc. Veja, a seguir, alguns cuidados durante a reviso das colmeias:

42

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

REFORO PARA COLNIAS

O Meliponicultor deve estar sempre atento ao bom desenvolvimento de suas colmeias. Apesar das diferentes especies apresentarem diferentes tamanhos e numero de abelhas, possivel identificar se a colnia est em bom estado de desenvolvimento ou no. Para isto Colmeias fortes deve-se olhar o estado do cerume do involucro (brilhante), a constante movimentao de abelhas na entrada, rainha em postura, discos bem formados e presena de potes de alimento. Este estado geral indica que uma colnia forte. No entanto, devido a escassez de florada, ataque de inimigos ou mesmo manejo inadequado, as colnias podem se tornar fracas. Assim, deve-se tentar reforar as colmeias pois, colnias fortes, com muitas abelhas campeiras e postura, possibilita melhor defesa da colnia e maior produo. O que fazer se por algum outro motivo a colnia necessite de abelhas campeiras, discos de cria, abelhas novas ou raiColmeia fraca nha? Pode-se fornecer reforo de campeiras trocando de lugar a caixa fraca com uma colnia da mesma espcie que tenha boa movimentao de abelhas na entrada. Se est faltando abelhas jovens ou discos de cria nascente, deve-se coletar disco de cria nascente (cor clara) de uma colnia forte e introduzir na colnia enfraquecida. Sempre importante capturar algumas

43

PROJETO FRONTEIRA

abelhas novas (que ainda no voam) e introduzir na colnia fraca. Tambm possivel realizar a troca de rainha fecundada a fim de Discos para reforo melhorar a condio geral da colnia, quando a rainha antiga j estiver muito velha (asas desgastadas). Para isto, veja as instrues na seo Introduo de Rainhas.

INTRODUO DE RAINHAS

A introduao de rainhas pode ser util em algumas situaes como colnias orfs, seleo gentica ou substituio de rainhas de baixa produtividade. Com a seleo de rainhas o Meliponicultor poder alcanar uma melhor produtividade de mel ou plen. Isso pode ser realizado trocando-se rainhas produtivas com outros criadores ou mesmo substituindo rainhas ruins por rainhas produtivas entre as colmeias do prprio Meliponrio.
COMO CAPTURAR A RAINHA

Tubo de cera alveolada para capturar rainha.

Para capturar a rainha deve-se utilizar um pedao de cerume evitando usar as mos pois isto altera o cheiro da rainha e pode levar a sua rejeio pelas operrias.

44

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

Sugerimos que a rainha deva ser colocada em um pequeno tubo de cera alveolada ou num recipiente com tela (pode ser um porEtapas da introduo de rainha fecundada. ta filme fotogrfico aberto nas duas extremidades). Deve-se fechar uma das extremidades do tubo com uma pequena camada de cerume (da colnia onde a rainha dever ser introduzida) lambuzado com mel e na outra extremidade fechar com tela (veja fotos). Introduzir o recipiente contendo a rainha na caixa que dever receber a nova rainha. A rainha no deve ser libertada diretamente na nova colnia pois pode ser eliminada imediatamente pelas operrias. O tubo contendo a rainha deve ser colocado prximo aos discos de cria com postura e a rainha ser libertada pelas prprias operrias.

INIMIGOS NATURAIS
Como todo ser na natureza tem seus predadores naturais, no seria diferente com as abelhas sem ferro. Um dos maiores predadores das nossas abelhas nativas o prprio homem, que indiscriminadamente destri as florestas com queimadas e, como conseqncia, elimina as rvores cujos ocos abrigam as abelhas e cujas flores lhes fornecem alimentos. Quanto aos inimigos naturais, Meliponrio. propriamente ditos, podemos dizer

45

PROJETO FRONTEIRA

que eles existem para manter um certo equilbrio das espcies, no chegando a prejudicar as abelhas na natureza. Porm, aos reunir varias colnias em Meliponrios, alguns animais podem se tornar prejudiciais, por isso o Meliponicultor deve estar atento a sapos, largatixas, aranhas, pssaros, macacos, iraras e, Entrada camuflada de principalmente, a formigas, fordecolnia de jupar. os e abelha-limo. Estes animais tentam invadir as colnias ou ficam espreita na entrada. Apesar de no possurem ferro, as abelhas indigenas possuem excelentes estratgias de defesa, como, por exemplo, camuflar a entrada da colnia.
ESTRATGIAS DE DEFESA

Muitas espcies mantm um exrcito de abelhas-guarda na entrada de suas colnias. Outras fazem revoadas em grande nmero de individuos ao redor do agressor, mordiscando e se enrolando no cabelo. H aquelas que usam seu prprio corpo e suas cabeas para impedir a entrada de um invasor. Tem ainda a estrategia de armazenar bolinhas de geoproplis para tampar a entrada da colmeia num momento de invaso, como o caso da uruu boca-de-renda. Mesmo com estas eficazes estratgias, o acmulo de varias colmeias num unico local, facilita as tentativas dos inimigos e, por isso, o Meliponicultor pode ajudar as abelhas usando algumas tcnicas.
Bolinhas de geoprpolis em uruu boca-de-renda Defensividade de uruu boca-de-renda

Abelhas guarda em abelha canudo

Cabeas bloqueando a entrada (jupar)

46

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

TCNICAS PARA CONTROLE DE INIMIGOS

FORMIGAS As formigas so atradas para as colmeias em busca de mel. Elas podem ainda atacar e matar as larvas, abelhas e rainha. Portanto, o Meliponicultor deve cuidar para no deixar restos de mel nas ferramentas, no suporte ou em qualquer parte externa da colmeia. Sempre que o Meliponicultor observar formigas no Meliponrio deve elimin-las. O cuidado comea nos suportes de instalao das colmeias. Uma espuma embebida em leo queimado (de motor) ou leo de andiroba ou copaba deve ser enrolada no p do suporte individual ou coletivo evitando as formigas e cupins. Espuma com leo O Meliponicultor pode tambm construir uma estrutura de cimento ao redor dos ps do suporte para armazenar o leo. Ainda, possvel usar um suporte em tubo PVC, preenchido com cimento at quase a borda para permitir a colocao do leo embaixo de uma cruzeta de ferro sobre a qual se colocar a colmeia.

Proteo contra formiga: leo ao redor do p do suporte

Cavalete em tubo PVC contendo leo

47

PROJETO FRONTEIRA

FORDEOS Os fordeos so moscas pequenas e ligeiras que invadem as colmeias pela entrada, frestas ou mesmo durante o manejo pelo Meliponicultor. Elas depositam seus ovos em potes de plen ou sobre o alimento em clulas de cria ainda abertas. Quando eclodem, suas larvas so vorazes em comer plen, mel e fezes das abelhas. Essas larvas cresTela Barreto cem, infestando e at destruindo toda a colnia. Quando o Meliponicultor observar a presena de alguns forideos voando dentro da colmeia ele deve fazer uso da tela Barreto, colocando-a sobre a colmeia (no lugar da tampa) e soprando para espantar os forideos. Imediatamente deve esmagar os forideos com a mo, entre a tela e a madeira da caixa. Esse procedimento deve ser repetido duas a trs vezes ao dia e por mais de um dia, at eliminar todos os forideos. Se a infestao estiver muito intensa ele pode inserir uma armadilha caa-fordeo usando isca de vinagre. A armadilha caa-fordeos consiste num porta filme fotogrfico com Armadilhas um pequeno furo na tampa onde caa-fordeos colocado um canudinho (tipo para refrigerante) no orifcio da tampa da armadilha a fim de permitir a entrada do fordeo e dificultar sua sada. Em seguida, acrescenta vinagre (at 1 cm de altura) como atrativo. Os fordeos que entrarem na armadilha acabam se afogando no vinagre. No recomendvel o uso preventivo de armadilha caa-fordeos pois o vinagre um atrativo para fordeos. Assim, se no houver forideos na colmeia, eles sero atrados pelo cheiro intenso do vinagre no caa-fordeos.

48

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

ABELHA LIMO

Entrada de colnia de abelha limo

As abelhas limo so abelhas ladras que no produzem mel mas atacam outras colnias de abelhas para roubar mel, plen e cera. Quando espremida entre os dedos exala um cheiro forte parecido limo, da o seu nome. A primeira providencia ao ver uma colmeia sendo invadida por abelhas limo fechar a entrada da colnia atacada com um pedao de tela. Em seguida, o Meliponicultor deve ir matando manualmente as abelhas ladras que forem chegando at que no chegue mais abelhas. A colmeia atacada deve permanecer fechada at o dia seguinte e s ento ser reaberta pelo Meliponicultor. Isto, se no houver mais ameaa de abelhas ladras chegando. As abelhas invasoras retornaro para suas colnias de origem e devido ao odor da caixa que invadiram sero consideradas inimigas provocando brigas e destruio da colnia de abelhas limo. De qualquer maneira, o Meliponicultor deve tentar localizar o ninho de abelhas ladras e extermin-lo para evitar futuros prejuzos.
ATENO: No usar nenhum tipo de inseticida para matar formigas, cupins, fordeos ou abelha limo pois as abelhas tambm so insetos e podem ser exterminadas.

49

PROJETO FRONTEIRA

TERMOS UTILIZADOS NA MELIPONICULTURA


Batume ou geoprpolis: mistura de resina vegetal, barro, saliva das abelhas e, as vezes, restos vegetais ou sementes, em diferentes propores, usada na construo e calafetao das colmeias Cerume: mistura de cera produzida pelas abelhas e resina vegetal, usada na construo da estrutura da colmia (potes, discos, tubo de entrada, etc) Colnia ou colmeia: conjunto de abelhas que vivem em sociedade com diviso de trabalho num mesmo ninho. comum usar o termo colmeia para designar tambm a caixa de madeira onde se cria as abelhas. Disco de cria nascente: disco de cria contendo abelhas em fase de pupa que esto a poucos dias de nascer. O alimento j foi consumido pelas abelhas e se observa fezes no fundo do alvolo. O disco tem colorao clara pois as abelhas adultas j rasparam quase todo o cerume da construo inicial da clula. Geralmente ha clulas vazias no centro do disco indicando que houve nascimento de algumas abelhas. Disco de cria nova: disco de cor escura, recm construdo com cerume, onde se encontram abelhas em fase de ovo ou larva sobre alimento larval. Geralmente ha clulas em construo vazias na borda do disco. Meliponrio: local de criao ou conjunto de colmeias de abelhas sem ferro Meliponicultor: criador das abelhas sem ferro Nctar: substncia aquosa, rica em aucares, secretada pelas plantas. a matria prima a ser processada pelas abelhas para produo de mel Plen apcola: conjunto de pequenos gros produzidos pelas flores (so os elementos reprodutores masculinos da flor), rico em protenas, aglutinado por secrees salivares das abelhas e utilizado na alimentao das mesmas Polinizao: transporte de gros de plen de um flor para outra Rainha virgem: rainha recm emergida, muito gil, de cor brilhante e que ainda no realizou o vo nupcial. Portanto, seu abdome ainda no est desenvolvido. Rainha fecundada ou fisogstrica: rainha que j realizou o vo nupcial, e est fecundada. Tem seu abdome desenvolvido e realiza postura.

50

MELIPONICULTURA NA AMAZNIA

SUGESTES DE LEITURA
Alves, R.M.O.; Souza, B.A.; Carvalho, C.A.L.; Justina, G.D. 2005. Custo de produo de mel: uma proposta para abelhas africanizadas e meliponneos. Serie Meliponicultura N2, UFB/SEAGRI-BA, 14p. Bustamante, N.C.R.; Costa, K.B.; Carvalho-Zilse, G.A.; Fraxe, T.J.P.; Hara, F.A.S.; Medeiros, C.M. 208. Conhecer para conservar: manejo de abelhas indgenas sem ferro em Manaus. Coleo Conhecendo a Amaznia. Instituto I-Piatam, Manaus-AM. 48p. Carvalho, C.A.L.; Alves, R.M.O.; Souza, B.A. 2003. Criao de abelhas sem ferro: aspectos prticos. Serie Meliponicultura N1, UFB/SEAGRI-BA, 42p. Carvalho, C.A.L.; Souza, B.A.; Sodr, G.S.; Marchini, L.C.; Alves, R.M.O. 2005. Mel de abelhas sem ferro: contribuio para a caracterizao fisico-quimica. Serie Meliponicultura N4, UFB/SEAGRI-BA, 32p. Carvalho-Zilse, G. A.; Nunes-Silva, C. G.; Zilse, N.; Silva, A. C.; Boas, H. C. V.;Laray, J. P. B.; Freire, D. C. B.; Kerr, W. E. 2005. Criao de abelhas sem ferro. Iniciativas Promissoras 2: Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Vrzea. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis-ProVrzea/IBAMA. Braslia: Edies IBAMA. 27p. Fonseca, A.A.O.; Sodr, G.S.; Carvalho, C.A.L.; Alves, R.M.O.; Souza, B.A.; Silva, S.M.P.C.; Oliveira, G.A.; Machado, C.S.; Clarton, S. 2006. Qualidade do mel de abelhas sem ferro: uma proposta para boas prticas de fabricao. Serie Meliponicultura N5, UFRB/SECTI-FAPESB-BA, 70p. Kerr, W.E. 1996. Biologia e manejo da tiba: A abelha do Maranho. Ed. EDUFMA. So Lus MA. 156p. Kerr, W.E.; Carvalho, G.A.; Nascimento. 1996. Abelha uruu: biologia, conservao e manejo. Ed. Fund. Acanga. Paracatu MG. 142p.

51

PROJETO FRONTEIRA

Nogueira-Neto, Paulo. 1997. Vida e criao de abelhas indgenas sem ferro. Editora Nogueirapis. So Paulo SP, 446p. Venturieri, G.C. 2004. Criao de abelhas indgenas sem ferro. Embrapa, Belm-PA. 36p. Venturieri, G.C.; Oliveira, P.S.; Vasconcelos, M.A.M.; Mattietto, R.A. 2007. Caracterizao, colheita, conservao e embalagem de mis de abelhas indgenas sem ferro. Embrapa, Belm-PA.51p. Waldschmidt, A.M.; Costa, P.S.C. 2007. Criao de abelhas nativas sem ferro: uruu, mandaaia, jata e ira. Srie Apicultura UESB/CPT/UFV, Viosa-MG. 200p.

52

S-ar putea să vă placă și