Sunteți pe pagina 1din 39

SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAO DOS MEMBROS DO MAGISTRIO PBLICO ESTADUAL/RS

Manual de Orientaes para o preenchimento da AVALIAO DO MAGISTRIO FIRESC E PERCURSO INDIVIDUAL

MANUAL DE ORIENTAO CADERNO N5

AVALIAO DOS MEMBROS DO MAGISTRIO PBLICO ESTADUAL/RS OUTUBRO 2013 GOVERNADOR DO ESTADO TARSO GENRO SECRETRIO DE ESTADO DA EDUCAO JOSE CLOVIS DE AZEVEDO SECRETRIA-ADJUNTA DA EDUCAO MARIA EULALIA NASCIMENTO CHEFE DE GABINETE SIMONE MOSNA DEMOLY ASSESSORIA JURDICA COORDENADOR: EDSON MENDES ASSESSORIA DE IMPRENSA COORDENADORA: MARCELA MARTINS SANTOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIRETORA: VIRGNIA MARIA DA SILVA NASCIMENTO DEPARTAMENTO PEDAGGICO DIRETORA: VERA AMARO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DIRETORA: DOLORIS OCAMPOS DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DIRETOR: CLAUDIO SOMMACAL DEPARTAMENTO DE LOGSTICA E SUPRIMENTO DIRETORA: PAULO ROQUE KLASSMANN DEPARTAMENTO DE ARTICULAO COM OS MUNICPIOS DIRETOR: ANTONIO MARANGON
EQUIPE DE ELABORAO MARIA EULALIA NASCIMENTO (SECRETRIA-ADJUNTA) ROSA MOSNA (DIRETORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO PEDAGGICO) SILVIO JANDIR DA SILVA ROCHA (COLABORAOR) GUILENE SALERNO (ASSESSORA TCNICA DO GABINETE DO SECRETRIO) ANA CLAUDIA FIGUEROA (ASSESSORIA GAB/SEDUC) COLABORADORES: VIVIAN FERRARI (DIRETORA ADJUNTA DO DRH) DULCE BERGONCI (DIRETORA ADJUNTA INTERINA DO DRH) ALEXANDRE ZANATTA BATISTA (ASSESSORIA TCNICA DO DRH) DIRLENE MELO FREITAS (ASSESSORIA TCNICA DO DRH) ITANAJARA RISTHER DA SILVEIRA (ASSESSORIA TCNICA DO DRH) NILVA NORMELIA S. MENEGAT SILVIA DE LEMOS VASQUES SONIA ROMITTI TELLES MARCO LOPES

APRESENTAO
O Plano de Carreira do Magistrio Estadual, Lei n 6.672/74, no Captulo I, Seo VII, Da Promoo, regulamentada pelo Decreto n. 48.743/2011, prev aos professores e especialistas de educao promoo por antiguidade e merecimento como possibilidade de ascenso na carreira, classe a classe. O Programa de Governo da Gesto 2011-2014 foi orientado pela concepo de educao de qualidade social como direito de cidadania. Uma das diretrizes do Programa a Democratizao e Qualidade do Ensino com Cidadania, que se desdobra nos seguintes eixos estratgicos: Qualificao e Democratizao da Gesto; Valorizao Profissional;

Modernizao Tecnolgica e Recuperao Fsica da Rede Estadual de Ensino; Reestruturao Curricular da Educao Bsica e Formao Continuada. Dentre as aes que buscam materializar o eixo da Qualificao e Democratizao da gesto, que tem como objetivo a busca da melhoria da qualidade da educao bsica pblica, est instituio da avaliao do Membro do Magistrio para sua promoo, por meio do Decreto n 48.743 de 28 de dezembro de 2011. O Percurso Individual, com suas dimenses, indicadores e respectivos descritores, possibilitar s Escolas, s Coordenadorias Regionais de Educao (CREs) e a Secretaria Estadual de Educao (SEDUC), realizar uma reflexo sobre as aes e condies sob as quais est sendo desenvolvido o processo de ensino- aprendizagem na Rede Estadual de Ensino. Atualmente, para que se atinja uma educao de qualidade social com cidadania, indispensvel que as instituies educacionais elaborem planejamento de gesto pautado por um mtodo participativo, pedaggico e monitorem sua execuo permanentemente. Este mtodo tambm contribuir para a consolidao de princpios e conceitos que fundamentam o trabalho na Rede Estadual de Ensino e estruturam o cotidiano das escolas, como gesto democrtica, participao,

conhecimento como construo do sujeito, avaliao emancipatria, dentre outros. O Decreto n 48.743, de 28 de dezembro de 2011, regulamenta os procedimentos para as promoes dos membros do Magistrio Pblico Estadual, previstas na Lei n 6.672/74, e, no seu Anexo I, esto disciplinados os critrios para as promoes por merecimento. Este manual contm as principais orientaes e procedimentos, que serviro para a correta elaborao da avaliao dos membros do magistrio situados nas Escolas, Coordenadorias e na SEDUC. A Avaliao do Magistrio - Percurso Individual refletir no processo de promoo do Magistrio, permitindo a todos um repensar na sua prtica pedaggica de forma direta, transparente e reflexiva. Atravs do envolvimento das direes, coordenaes pedaggicas e os professores, as metodologias, as estratgias e os procedimentos de ensino na construo coletiva do conhecimento sero ressignificados. Segundo Paulo Freire: A prtica de pensar a prtica a melhor maneira de pensar certo. Este manual de orientaes tem como objetivo inicial, dar subsdios s Comisses de Avaliao dos membros do Magistrio que integram o Quadro de Carreira do Magistrio Pblico Estadual, orientando quanto formao das Comisses de Avaliao, normas de avaliao da COPROMAG, que disciplinar os procedimentos ao longo da implantao do Novo Sistema de acordo com o art. 19, do Decreto 48.743, de 28 de dezembro de 2011. Apresentaremos tambm, neste manual, os novos sistemas que esto envolvidos na avaliao dos membros do Magistrio Estadual: Percurso Individual e FIRESC.

COMISSO DE AVALIAO
dever da Comisso de Avaliao, constituda por trs membros titulares e trs suplentes, conhecer o processo e zelar pela fidelidade das informaes e registros preenchendo corretamente nos sistemas: Magistrio Percurso Individual - SEAP e Firesc ISE. As Comisses de Avaliao so regulamentadas pelo Decreto n. 48.743/2011, o qual determina: Das Comisses de Avaliao Art. 22 - As Comisses de Avaliao das Escolas, CREs e SEDUC sero constitudas por trs membros titulares e trs suplentes, como segue: I um representante da chefia do rgo, que exercer a presidncia; II dois representantes dos profissionais avaliados, sendo eleitos por eles. Pargrafo nico Os membros suplentes tem a funo de realizar a avaliao dos membros titulares da Comisso de Avaliao constitudas nas Escolas, CREs e SEDUC.

FORMAO DA COMISSO DE AVALIAO

Em cada Escola, com sete (7) ou mais professores e/ou especialistas de Educao, pertencentes ao Quadro de Carreira, dever ser formada uma Comisso de Avaliao. As Escolas com nmero inferior a sete (7) membros pertencentes ao Quadro de Carreira do Magistrio no constituiro Comisso de Avaliao, devendo os mesmos serem avaliados pela Comisso da CRE.

COMPOSIO DA COMISSO DE AVALIAO


Na ESCOLA a Presidncia caber ao Diretor, sendo o seu suplente o Vice Diretor - Substituto Legal. Onde no houver Vice Diretor designado, o Diretor indicar o seu suplente; Na COORDENADORIA a Presidncia caber ao Coordenador, sendo seu suplente o Coordenador Adjunto; Na SEDUC a Presidncia caber aos Diretores dos Departamentos DG (Gabinete Secretrio, AJU, ACS e CEEd), DAM, DAD, DLS, DRH, DP e DEPLAN, sendo seu suplente o Diretor Adjunto; Os demais membros da Comisso devero ser eleitos pelo segmento professores, sendo que os dois primeiros mais votados assumem como titulares e os dois seguintes como suplentes. Na vacncia de algum membro titular, do segmento professor, na Comisso de Avaliao, dever assumir um dos suplentes. A composio da Comisso dever manter o nmero de componentes estabelecidos pelo Decreto, sempre atravs de nova eleio. A formao da Comisso de Avaliao dever ser registrada em ata. Esta ata dever ser digitalizada ou scaneada, fazendo um upload no SEAP/Magistrio Percurso Individual, conforme orientaes no manual do sistema, em anexo. Para o ano de 2012, tambm dever ser enviada a Ata para a Coordenadoria Regional de Educao.

FUNO DA COMISSO DE AVALIAO

As funes da Comisso de Avaliao esto elencadas no Art. 23 do Decreto n. 48.743/11. A Comisso de Avaliao dever:

Digitalizar ou scanear as atas, fazendo um upload no SEAP/Magistrio Percurso Individual, conforme orientaes no manual do sistema, em anexo; Inserir/cadastrar os nomes dos membros eleitos titulares e suplentes no SEAP/Magistrio Percurso Individual; Organizar/gerenciar o horrio para efetuar a avaliao individual do professor; Avaliar o professor, sempre na presena do mesmo, emitir comprovante parcial ao final da avaliao, tanto do Percurso Individual como da FIRESC, sendo entregue uma cpia para o professor e outra dever ser arquivada na Pasta Funcional do professor junto escola, devidamente assinada pelos participantes; Receber, organizar e digitalizar/scanear os documentos de participao em atividades avaliadas no Sistema ISE - FIRESC; Enviar as cpias dos documentos de participao em atividades avaliadas no Sistema ISE - FIRESC, de 2012, Coordenadoria aps a concluso da avaliao de todos os professores.

FUNES DO APOIO TCNICO

Alm das funes elencadas no Art. 20, do Decreto n. 48.743/11, o Apoio Tcnico dever acompanhar atravs dos Sistemas o andamento das avaliaes nas escolas de sua abrangncia.

Sistema SEAP/Magistrio Percurso Individual e ISE FIRESC Em anexo encontra-se o passo-a-passo de como utilizar os sistemas que fazem parte da avaliao do professor.

CONSIDERAES FINAIS

O professor que esteve no perodo a ser avaliado, efetivo em duas escolas, a avaliao ficar a cargo da escola onde o mesmo atuou a maior parte do ano letivo. Professores cedidos/permutados ou a disposio somente sero avaliados para efeito de promoo por antiguidade ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio do membro do Magistrio conforme Decreto, ocorrendo migrao dos dados registrados no RHE, para a FIRESC. O professor dever ser avaliado na escola de lotao.

PROMOO POR ANTIGUIDADE O Art. 68, da Lei 6.672/74, dispe que a promoo por antiguidade determinada pelo tempo de efetivo exerccio do membro do Magistrio na classe a que pertencer, cabendo a promoo ao mais antigo.

PROMOO POR MERECIMENTO O Art. 29, da Lei 6.672/74, dispe que a promoo por merecimento a demonstrao por parte do professor ou especialista de educao, do fiel cumprimento dos seus deveres e da eficincia no exerccio do cargo, bem como da contnua atualizao e aperfeioamento para desempenho de suas atividades, avaliados mediantes um conjunto de dados objetivos.

No Decreto n 48.743/11, no seu Anexo I, esto disciplinados os critrios para as promoes por merecimento que a seguir so apresentados.

ANEXO I
Decreto n 48.743, de 28 de dezembro de 2011. CRITRIOS PARA AS PROMOES DOS MEMBROS DO MAGISTRIO PBLICO ESTADUAL

ASPECTOS DOS ITENS ITENS Encontros Educacionais promovidos pela SEDUC, CRE, MEC ou IES Encontros Educacionais promovidos por instituies cientficas ou sindicais Cursos Presenciais

LETRAS

PESO

CATEGORIAS

A1

Participante/ Palestrante/Debatedor/Relato de Experincia/Coordenador

Atualizao e aperfeioamento/ formao continuada

A2

Participante/ Palestrante/Debatedor/Relato de Experincia

A3

Participante/docente

Cursos em EAD Contribuio no campo da educao e reconhecimento pblico

A4

Participante/docente

B1 Trabalhos elaborados na rea da educao B2

Publicaes em Geral

Pesquisa na rea educacional e/ou Prticas destacadas por Instituies Externas Reunies com a comunidade escolar e reunies de cunho educacional fora da escola

C1 Atividades educacionais e servios relevantes

Participao C2 2 Reunies de Conselhos de acompanhamento e controle social: Escolar, de Educao, de Alimentao Escolar, Fundeb Valorao em quadro anexo

Assiduidade Responsabilidade Profissional Pontualidade

D1

D2

Valorao em quadro anexo

E1 Cooperao nas atividades docentes e/ou tcnico-administrativopedaggicas1

Avaliao Coletiva pelo Aumento da taxa de frequncia da escola Avaliao Coletiva por meio do Sistema Estadual de Avaliao Participativa (SEAPRS)

Rendimento e qualidade pedaggica do trabalho

E2

Avaliao do trabalho docente e/ou tcnicoadministrativopedaggico

E3

Percurso individual Docente/ Diretores/ Apoio Pedaggico2

ATENO: O contedo a seguir, ORIENTA a Comisso de Avaliao, para o correto preenchimento da avaliao no SISTEMA ISE FIRESC.

I - LETRA A: ENCONTROS EDUCACIONAIS E CURSOS:


CARGA HORRIA DOS ENCONTROS EDUCACIONAIS

LETRAS

CATEGORIA

de 8 a 15h

de 16 a 32h

de 33h ou +

(mximo de 10 pontos por letra) A1 e A2 Participante 1,5 ponto 2 pontos 2,5 pontos

CARGA HORRIA DOS ENCONTROS EDUCACIONAIS

LETRAS

CATEGORIA

1 turno

2 turnos

3 ou + turnos

(mximo de 10 pontos por letra) Palestrante, Debatedor, Relato de Experincia, Coordenador

A1 e A2

2 pontos

3 pontos

4 pontos

A - Encontros Educacionais (A1 e A2): Caracterizam-se pela reunio de pessoas, com objetivo especfico de debater, expor, estudar ou avaliar um determinado assunto de cunho educacional, chegando ao estabelecimento de proposies e concluses, desde que o encontro seja organizado por instituio credenciada para promov-lo e conferir certificado. No caso de encontros promovidos por unidades escolares, mediante projeto especfico, os certificados devem ser expedidos pela respectiva Coordenadoria Regional de Educao (CRE). A denominao do evento pode ser Encontro ou, de outra forma, adotar a tcnica bsica prevista para sua efetivao: Seminrio, Congresso, Ciclo de Debate, Conclave, Jornada da Semana, Ciclo de Estudos, Laboratrio e outros. 1. A valorizao do certificado dos Encontros Educacionais levar em considerao os seguintes requisitos:

1.1 Identificao do rgo promotor oficial ou oficializado como: SEDUC, CRE, MEC, Instituies de Ensino Superior, bem como entidades cientficas e sindicais vinculadas educao; 1.2 Local e data da realizao do evento (independentemente da data de expedio do certificado); 1.3 Correlao com a titulao ou funo; 1.4 Contedo programtico; 1.5 Carga horria total; 1.6 Nmero de registro em livro ou arquivo eletrnico; 1.7 No caso de palestrantes/debatedores/relato de experincias, no certificado dever constar o dia e a hora ou turno da palestra e o contedo desenvolvido, ou vir acompanhado do folder respectivo;

CARGA HORRIA DOS CURSOS PRESENCIAIS E/OU SEMIPRESENCIAIS LETRA CATEGORIA de 20 a 50h de 51 a 100h de 101h ou +

(mximo de 10 pontos pela letra) A3 Participante 1,5 ponto 2 pontos 2,5 pontos

CARGA HORRIA DOS CURSOS EM EAD LETRA CATEGORIA de 40 a 60h de 61 a 100h de 101h ou +

(mximo de 10 pontos pela letra) A4 Participante 1,5 ponto 2 pontos 2,5 pontos

LETRA A3 e A4

CATEGORIA Participante

CURSOS DE 2 GRADUAO 8 pontos

CURSOS DE PS-GRADUAO LETRA CATEGORIA (PRESENCIAIS, SEMIPRESENCIAIS OU EM EAD) ESPECIALIZAO A3 e A4 Participante 7 pontos MESTRADO 8 pontos DOUTORADO 10 pontos

VALORAO % DE DOCNCIA EM CURSOS LETRA CATEGORIA at 20% de 21 a 40% de 41 a 60% de 61 a 80% de 81 a 100%

(mximo de 10 pontos por letra) A3 e A4 DOCENTE 2 pontos 4 pontos 6 pontos 8 pontos 10 pontos

B - Cursos presenciais (A3) e cursos distncia (A4): referem-se


composio curricular de matria legalmente prevista que, desdobrada em disciplinas e atividades, desenvolve-se didaticamente dentro de uma carga horria definida, por intermdio de uma instituio oficial ou reconhecida, levando aquisio de diplomas ou certificados. Os Cursos em EAD sero valorizados desde que as instituies promotoras sejam oficiais ou oficializadas: b.1 Curso de Aperfeioamento: destina-se ao aprimoramento e ampliao de conhecimentos e tcnicas de trabalho em rea especfica de vivncia e atualizao profissional; b.2 Curso de Atualizao: destina-se ao acompanhamento de mudanas operadas nos contedos ou tcnicas relacionadas com a rea de habilitao, especializao ou aperfeioamento; b.3 Cursos de Graduao e Ps-Graduao: destinam-se atualizao profissional e formao acadmica. Os cursos strito sensu esto ligados pesquisa. 1. A valorizao do certificado dos Cursos levar em considerao os seguintes requisitos: 1.1 Identificao da instituio emitente (logotipo completo); 1.2 Local e data da realizao do evento (independentemente da data de expedio do certificado); 1.3 Emisso em Lngua Portuguesa ou Espanhola, podendo ser aceito em outro idioma, desde que acompanhado de traduo feita por tradutor juramentado; 1.4 Correlao com a titulao ou funo; 1.5 Contedo programtico; 1.6 Nmero de registro em livro ou arquivo eletrnico; 1.7 Nmero de horas (carga horria); 1.8 No caso de docncia, dever ser encaminhado Comisso Avaliadora atestado emitido pela entidade promotora do evento que conste:

1.8.1 Data e hora da docncia, com no mnimo 8 horas; 1.8.2 Indicao da docncia ministrada fora do horrio de trabalho, no caracterizando como atribuio inerente ao cargo ou funo desempenhada pelo professor e sem remunerao; 1.8.3 Apresentar contedo desenvolvido.

C - Observaes relativas ao Item I:


1. A frequncia do membro do magistrio nos Encontros Educacionais e/ou Cursos e a consequente emisso do certificado ficam determinadas na proposta feita pelo rgo promotor, respeitados os limites mnimos exigidos; 2. Poder ser apresentado mais de um certificado. O somatrio da pontuao respeitar o limite mximo de 10 pontos para cada letra, observando a carga horria e a condio de cada membro do magistrio (participante, painelista, relato de experincia, docente); 3. A data do certificado dever respeitar o perodo da avaliao (1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano); 4. No so valorizveis as reunies rotineiras de capacitao de professores e especialistas em educao, coordenadores, diretores; 5. Podero ser valorizados os cursos de segunda graduao ou segundo psgraduao, quando no implicar alterao de nvel no cargo; 6. Encontros Educacionais e/ou Cursos realizados por unidade escolar estadual devero ser efetuados em parceria com a CRE, a quem cabe emitir o certificado; 7. No sero valorizados cursos, encontros ou atividades similares quando estes forem realizados durante perodos de afastamento previsto no artigo 74, da Lei n 6.672/74 em seus incisos I, II, III, IV, VI, VIII (exceto situao regulada no art. 3 do Decreto n 21.112/71), IX e X, bem como os correspondentes ao perodo em que o membro do magistrio estiver disposio de rgos no vinculados educao; Observao: Para outros entendimentos, a equipe de Apoio Tcnico da Coordenadoria dever ser consultada.

II - LETRAS B: trabalhos elaborados e reconhecimento do trabalho:


A - Critrios para a pontuao das letras B:
VALORAO POR TRABALHO ELABORADO (mximo de 10 pontos por letra)

LETRAS

CATEGORIA

artigo acadmico e/ou captulo de livro em revistas, peridicos, livros impressos ou multimdia (individual ou coletivo) B1 artigo de jornal e/ou material didtico, site, blog, vdeo, software, AVAs (individual ou coletivo)

5 pontos

3,5 pontos

autoria de livro B1 organizador de livro

10 pontos

5 pontos

B2

pesquisa educacional e/ou prticas destacadas (individual ou coletiva)

10 pontos

B - Criao intelectual e publicaes em geral (B1):


1. Dever ser encaminhado Comisso Avaliadora: 1.1 No caso de artigo acadmico, captulo de livro, artigo em jornal ou revista (texto, poesia, crnica, conto), dever ser encaminhado um exemplar com identificao completa, impressa com nome e data; 1.2 No caso de artigo em revista eletrnica: 1.2.1 Identificao completa do artigo; 1.2.2 Referncia de endereo eletrnico e a identificao de ISBN International Standard Book Number, sistema que identifica numericamente os livros segundo o ttulo, o autor, o pas e a editora, individualizando-os, inclusive, por edio; 1.3 No caso de livro, dever ser encaminhado um exemplar da 1 edio, com ficha catalogrfica; 1.4 No caso de material didtico, dever ser encaminhado um exemplar da 1 edio, com: 1.4.1 Caractersticas didtico-pedaggicas;

1.4.2 1.4.3 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4

Vnculo temtico em relao rea de atuao do professor; Tema instrucional, informativo ou cultural. No caso de blog, dever: Ter identificao eletrnica do endereo e justificativa da criao; Ter existncia mnima de seis (6) meses; Conter no mnimo trs (3) postagens semanais; Comprovar mdia de quinhentos (500) acessos mensais;

1.6 No caso de site, ser considerado stio na web o que possuir endereo prprio (com hospedagem gratuita ou paga) com mnimo de quinze (15) pginas publicadas no perodo de avaliao com as seguintes caractersticas: 1.6.1 Apresentar contedo didtico-pedaggico; 1.6.2 Conter pelo menos oito (8) pginas com mnimo de duzentas e cinquenta palavras; 1.6.3 Conter pelo menos trs (3) pginas com mnimo de quinhentas palavras; 1.6.4 Apresentar comprovao da publicao, anexando cpia da imagem da tela do gerenciador de arquivos do stio ou do Programa FTP, exibindo o nome de cada arquivo (pgina) e respectiva data de publicao no servidor de hospedagem; 1.6.5 Comprovar autoria do stio, por intermdio da imagem da tela dos dados cadastrais do autor do stio no servidor de hospedagem, ou de um contador de acessos fornecido por terceiros; 1.6.6 Comprovar que a pgina inicial recebeu o mnimo de oitocentos (800) acessos e mais oito (8) pginas com o mnimo de trezentos (300) acessos no perodo de avaliao; 1.7 No caso de softwares e vdeos de contedo educacional ou caractersticas didtico-pedaggicas: 1.7.1 No caso de estar disponvel na web, apresent-lo Comisso, em CD ou DVD, acompanhado de ficha tcnica impressa com os dados pertinentes, tais como: roteiro, ndice, data da publicao, nome do(s) autor(es) com seu(s) tema(s), pelo menos um endereo para baix -lo (download) e indicao que comprove o mnimo de mil (1.000) downloads efetuados no perodo de avaliao; 1.7.2 No caso de ser distribudo por mdia fsica (CD, DVD, cartes de memria, etc.) apresent-la Comisso acompanhada de ficha tcnica impressa com dados pertinentes, tais como: roteiro, ndice, data da publicao, nome do(s) autor(es) com seu(s) tema(s), e comprovar a tiragem mnima de duzentas (200) unidades. A comprovao da tiragem, data de gravao e divulgao pode ser feita por meio de reportagens, artigos ou atestados da gravadora ou outro rgo idneo.

1.8 No caso de utilizao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), dever ser apresentado Comisso: 1.8.1 Criao de espao de aprendizagem utilizando plataformas existentes com vnculo atividade letiva especfica e disponibilizao de interaes didticas; 1.8.2 Ter experincia mnima de dois ciclos de aprendizagem utilizando o ambiente; 1.8.3 Ter tido no mnimo vinte pessoas inscritas no ambiente que participaram do ciclo completo de aprendizagem proposto no ambiente: 1.8.4 Comprovao de mdia de acessos mensais dos usurios demonstrando acesso e utilizao dos recursos postados nos ambientes; 1.8.5 Comprovao de disponibilizao de no mnimo quatro recursos distintos de interao para cada temtico componente do ciclo de aprendizagem proposto;

C - Reconhecimento do trabalho (B2): refere-se s pesquisas


realizadas na rea educacional e participao certificada de professores destinada a destacar atividades e/ou experincias didtico-pedaggicas inovadoras realizadas em sala de aula e/ou escola, bem como nas modalidades: pintura, escultura, gravura, fotografia, msica, teatro, cinema e dana. 1. Dever ser encaminhado Comisso Avaliadora: 1.1 No caso de pesquisa, dever ser encaminhado o material produzido junto ao comprovante que demonstre o vnculo com instituio de ensino superior ou instituio reconhecida na rea da educao; 1.2 A apresentao da documentao que comprove a participao premiada requisito para a avaliao; a) Observaes relativas ao Item II: 1. Poder ser apresentado mais de um trabalho elaborado na letra B1, porm, o somatrio da pontuao de cada letra dever respeitar o limite mximo de 10 pontos; 2. Os trabalhos elaborados devero respeitar o perodo da avaliao (de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano); 3. No recebero pontuao: produtores, editores, cinegrafistas, operadores.

III - LETRAS C: atividades educacionais e servios relevantes


A - Critrios para a pontuao das letras C:
VALORAO POR PARTICIPAO LETRAS (mximo de10 pontos por letra)

C1 e C2

0,5 ponto

B - Referem-se aos servios prestados em instituies da escola, rgos de controle e representao social, entidades comunitrias, sindicatos ou entidades de classe do Magistrio, oficiais ou oficializadas de Utilidade Pblica, sem delas receber remunerao, prestados em carter sistemtico e contnuo, que apresentem cunho educacional e relao com atividade docente. 1. Requisitos para avaliao das participaes: 1.1 Atestados emitidos pelos conselhos de acompanhamento e controle social, tais como: Conselho Escolar, Conselho Municipal de Educao, Conselho do Fundeb, Conselho de Alimentao Escolar, bem como por entidades da comunidade escolar e associao de classe do Magistrio. Esta participao poder ser valorizada sem a funo docente; 1.2 Nmero do decreto que reconhece a entidade como de Utilidade Pblica, ficando dispensadas as instituies notoriamente identificadas ou reconhecidas (Igreja, Lions, ONU, Unesco, Unicef, Apae, Cruz Vermelha Internacional); 1.3 A funo docente desempenhada; 1.4 Declarao negativa de remunerao direta ou indireta; 1.5 Dia da semana, horrio e regularidade da participao em atividades docentes; 1.6 Atestado do emitente, com carimbo e logomarca, onde constem nome e cargo ocupado, bem como o nmero de atividades em que o membro do Magistrio participou.

C - Observaes relativas ao Item III:


1. No ser valorizada a participao em Comisses, meno honrosa, voto de louvor, donativos a instituies, Conselhos Tutelares e participaes eventuais, concentradas em determinados perodos do ano, tais como: mesrio e/ou jurado em jri popular;

2. Para esta avaliao poder ser computado mais de um atestado que comprove as diversas participaes referentes s letras C1 e C2, porm, o somatrio da pontuao de cada letra dever respeitar o limite mximo de 10 pontos. 3. Os atestados devero respeitar o perodo da avaliao (de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano).

IV - LETRAS D: assiduidade e pontualidade ATENO: Migrar do RHE.


A - Critrios para avaliao das letras D:

ITENS CATEGORIA

SITUAO REGULAR

SITUAO BOA

SITUAO MUITO BOA

SITUAO IDEAL

D1

Assiduidade

1 pontos

2 pontos

3 pontos

4 pontos

5 pontos

6 pontos

7 pontos

8 pontos

9 pontos

10 pontos

10 pontos

10 FJ

9 FJ

8 FJ

7 FJ

6 FJ

5 FJ

4 FJ

3 FJ

2 FJ

1 FJ

Zero FJ

B - Assiduidade (D1): refere-se ao tempo de efetivo exerccio, computado


de acordo com o Mapa de Frequncia.
SITUAO REGULAR SITUAO MUITO BOA SITUAO IDEAL

ITENS CATEGORIA

SITUAO BOA

1 ponto

2 pontos
6 atrasos

3 pontos
5 atrasos

4 pontos
4 atrasos

5 pontos
3 atrasos

6 pontos
2 atrasos

7 pontos
1 atrasos

10 pontos

D2

Pontualidade
7 atrasos

Zero atraso

C - Pontualidade (D2): refere-se efetiva e fiel observncia dos horrios


previstos para o exerccio do cargo. Para o membro do magistrio que comparecer ao servio dentro da hora seguinte marcada para o incio do expediente ou se retirar antes de findar o perodo de trabalho, dever ser

lanado na efetividade o desconto de um tero (DUT), conforme art. 68 da Lei 6.672/74, reproduzido abaixo:

V - LETRAS E: Rendimento e qualidade pedaggica do trabalho:


A - Critrios para avaliao da letra E1 ATENO: Migrar do CENSO ESCOLAR

ENSINO FUNDAMENTAL / ENSINO MDIO AMPLIAO DA TAXA maior ou igual a 2% LETRA E1 entre 1,5% e 1,9% entre 1,0% e 1,4% entre 0,5% e 0,9% entre 0,1% e 0,4% VALORAO 10 8 6 4 2

Taxa de Permanncia: 98% ou mais = 10 pontos

B - Cooperao (E1): refere-se ao empenho coletivo na efetivao de uma


educao de qualidade social com cidadania, para o qual a escola, as CREs e a SEDUC devem atuar articuladamente;

C - Aumento da taxa de permanncia (E1): refere-se ao empenho


coletivo para aumentar a taxa de permanncia dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE). Alm da escola, a CRE e o rgo central (SEDUC) tm a responsabilidade de realizar todos os movimentos necessrios e possveis para garantir o disposto na Constituio Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) quanto obrigatoriedade do acesso e da permanncia das crianas e adolescentes de 4 a 17 anos na escola:

1. No nvel da escola, utilizando a Ficha de Comunicao do Aluno Infrequente (FICAI) e outros instrumentos de busca aos alunos, independentemente da idade; 2. No nvel das CREs e do rgo central (SEDUC), qualificando a gesto, prestando assessoria e acompanhamento s escolas da sua jurisdio, bem como articulando a Rede de Proteo; 1. A pontuao ser dada para a escola, para as CREs e para o rgo central (SEDUC). Portanto, todos os professores e especialistas em exerccio recebero a mesma pontuao; 2. Compreende-se por aumento da taxa de frequncia a comparao dos dados do Censo Escolar dos 2 (dois) anos que antecederam o perodo de avaliao da escola. Exemplo: ano da avaliao da escola 2012 base de dados para comparao: anos de 2010 e 2011; 3. Calcula-se a taxa de permanncia a partir da taxa de abandono informada pelo Censo/INEP; 4. Para as escolas que atingirem 98% (noventa e oito por cento) ou mais de taxa de permanncia, a pontuao equivalente ser de dez pontos; 5. A pontuao dos professores e especialistas de educao est discriminada na tabela referente letra E1; 6. Se a escola for de ensino fundamental e mdio, ser feito o clculo para cada nvel; 7. Os professores e especialistas de educao que atuam em apenas um dos nveis tero a pontuao correspondente ao seu nvel; 8. A pontuao dos professores e especialistas de educao que atuam nos dois nveis ser feita a partir da mdia aritmtica entre a pontuao dada ao ensino fundamental e a dada ao ensino mdio; 9. Os professores que atuam apenas na educao infantil recebero a pontuao correspondente ao ensino fundamental; 10. Os professores e especialistas de educao que atuam na Educao de Jovens e Adultos (EJA) quando estiverem em escola exclusivamente de ensino fundamental ou de ensino mdio recebero a pontuao correspondente ao respectivo nvel de ensino; 11. Os professores e especialistas de educao que atuam em escolas exclusivamente de EJA recebero a mesma pontuao dos professores e especialistas de educao da sua CRE. 12. A pontuao dos professores e especialistas de educao lotados nas CREs ser calculada a partir da mdia aritmtica das pontuaes obtidas no total das escolas integrantes da respectiva CRE; 13. A pontuao dos professores e especialistas de educao lotados na SEDUC ser calculada a partir da mdia aritmtica das pontuaes obtidas no total das CREs; 14. As pontuaes referentes letra E1 sero dadas para a escola. Portanto, todos os professores que trabalham na escola recebero a mesma pontuao.

D - Critrios para avaliao da letra E2 ATENO: Ser preenchido no Sistema ISE FIRESC. Os dados sero referentes Participao na Avaliao Institucional SEAP/Escola/CRE/SEDUC. A comprovao se dar atravs de ata com o registro das atividades e a respectiva lista de presena.

LETRA

CATEGORIA

DIMENSES E INDICADORES DO SISTEMA DE AVALIAO DOS RGOS E ESTABELECIMENTOS ESCOLARES QUE INTEGRAM A REDE ESTADUAL DE ENSINO

PARTICIPAO E2 COOPERAO 50% 5 pontos 70% 7 pontos 100% 10 pontos

E - Avaliao Institucional (E2): refere-se ao empenho coletivo para


realizar a avaliao institucional da escola, das CREs e da SEDUC, pela comunidade escolar, a partir de um conjunto de dimenses e indicadores do sistema estadual de avaliao dos rgos e de estabelecimentos escolares que integram a rede estadual de ensino. A avaliao individual dos membros do magistrio para fins da promoo por merecimento ser realizada pela participao no processo de avaliao da escola, das CREs e da SEDUC, devidamente registrada pela direo da escola, a partir de lista de presena ou outro instrumento institudo para este fim, contemplando todos os momentos deste processo;

F - Critrios para avaliao da letra E3: ATENO: Ser preenchido no SEAP/Magistrio Percurso Individual, migrando a pontuao para a FIRESC.
LETRA CATEGORIA CRITRIOS

E3

Avaliao do trabalho docente e/ou tcnico administrativo-pedaggico pela Comisso da Escola

Percurso Individual

G - Avaliao do trabalho dos membros do magistrio (E3): refere-se


avaliao a partir dos indicadores do Percurso Individual do sistema estadual de avaliao dos rgos e estabelecimentos escolares que integram a rede estadual de ensino, a qual ser destinada avaliao dos professores, diretores e vice-diretores e professores e especialistas de educao do apoio pedaggico;

H - Observaes relativas letra E3:


Este critrio destinado avaliao dos docentes, gestores diretores e vice-diretores e professores e especialistas de educao do apoio pedaggico aos docentes e discentes (superviso escolar, orientao educacional, Atendimento Educacional Especializado - AEE, biblioteca, secretaria de escola, CRE e SEDUC, etc.); Na letra E3, que trata do percurso individual dos professores e especialistas de educao, o somatrio mximo dos indicadores que o membro do Magistrio Estadual poder alcanar ser 100. Portanto, ser necessrio dividir o somatrio alcanado nos indicadores por 10.

Avaliao do Magistrio Estadual Online


Percurso Individual e Firesc - Perfil de Usurio da Escola

Sobre este documento


O objetivo deste documento consiste em apresentar as funcionalidades e os recursos do sistema a fim de possibilitar a realizao de todas as atividades inerentes ao perfil do usurio. A avaliao do servidor acontecer em dois ambientes. A Firesc ser preenchida no ambiente do ISE e o Percurso Individual ser preenchido no mesmo ambiente do SEAP.

Acessando o PERCURSO

INDIVIDUAL.

1 passo: Informe o endereo eap.rs.gov.br em um navegador de sua preferncia. 2 passo: Faa o login, informando CPF e senha.

3 passo: Aps fazer o login, clique na aba MAGISTRIO PERCURSO INDIVIDUAL.

4 passo: Clique em avaliao, item destacado na tela abaixo.

5 passo: Abrir uma tela com os nomes dos servidores de sua escola. Clique no cone em destaque.

6 passo: Antes de comear de fato a avaliao, voc deve selecionar os integrantes da comisso de avalio, aps clicar em SALVAR COMISSO DE AVALIAO. Lembrando que esta comisso migrar para o ISE/FIRESC.

7 passo: Clique em FECHAR na aba menor, em seguida clique em ABRIR TODOS.

8 passo: Abrir uma tela com 20 indicadores, basta clicar no indicador para abri-lo.

9 passo: Cada indicador composto por cinco descritores, aps marcar um descritor necessrio fazer uma observao sobre o item avaliado, para prosseguir com a avaliao. Ateno no se esquea de SALVAR.

10 passo: Aps clicar em salvar aparecer uma mensagem na tela, clique me OK.

11 passo: Para prosseguir com a avaliao clique em Prximo.

12 passo: Aps ter respondido todos os itens da avaliao, volte a pagina inicial encontre o nome do servidor em avaliao, clique no cone.

13 passo: Abrir uma tela conforme modelo abaixo, para concluir a avaliao basta clicar em CONCLUIR.

14 passo: Na prxima tela clique em OK para concluir a avaliao. Lembrando que uma vez concluda a avaliao no poder ser editada.

15 passo: Com a avaliao concluda voc deve acessar o item RELATRIOS.

16 passo: Este o relatrio da avaliao, em destaque aparece o total da pontuao desta etapa. Esta pontuao migrar para a Firesc na letra E3.

17 passo: Este relatrio dever ser impresso e assinado. Na barra inferior da folha aparecero os campos para assinaturas dos avaliadores e do professor avaliado.

ATENO: Para imprimir o comprovante da avaliao basta clicar no cone da impressora, destacado canto superior direito.

18 passo: A ata da comisso de avaliao dever ser anexada no sistema, para isso ser necessrio fazer um upload. Para fazer um upload, necessrio escanear/digitalizar a ata. Aps, clique em ATAS, item em destaque na tela abaixo. Ateno: O arquivo da ata deve ser salvo como PDF, doc ou txt.

19 passo: Clique em SELECIONAR ARQUIVO, item em destaque na tela abaixo. Encontre em seu computador o arquivo da ata, aps clique em ENVIAR.

Concludo o carregamento do arquivo, ser possvel visualiz-lo na barra inferior da tela. Caso tenha a necessidade de excluir este arquivo basta clicar no boto.

Acessando a FIRESC:

1 passo: Informe o endereo ise.seduc.rs.gov.br em um navegador de sua preferncia, 2 passo: Abrir uma tela, onde voc dever identificar-se.

ATENO: Escolas que j migraram para o sistema ISE usaro sua identificao padro. Aquelas que ainda no migraram devem usar as identificaes em destaque abaixo. Lembrando que aps fazer o login com a identificao funcional, automaticamente ser necessrio mudar a senha.

ORGANIZAO: Se

MATRCULA: n ID

SENHA: n ID

3 passo: Clique no item FIRESC, conforme destaque na tela abaixo.

4 passo: Aps acessar o item FIRESC, voc deve marcar a opo estabelecimento, informar o IDT ou o nome da escola no campo de busca, selecionar o ano (2012) e a situao, aps clique em OK.

5 passo: Aps clicar em OK, iniciar uma tela com a listagem de servidores de sua escola, conforme tela abaixo. Clicar no nome do Servidor abrir a tela para a avaliao.

Esta a tela de avalio, conforme voc vai preenchendo os campos, identificando o nmero de certificados com carga horria especfica, o sistema vai calculando automaticamente.

ATENO: Aps preencher todos os itens da avaliao, voc deve clicar em salvar. Preenchida a avaliao, voc pode visualizar a tabela de pontuao no item. DADOS DA AVALIAO. Para editar a avaliao, basta clicar em EDITAR AVALIAO. Aps conferir os dados voc deve concluir a avaliao, basta clicar em CONCLUIR.

ATENO: Aps clicar em concluir, aparece uma mensagem pedindo confirmao da concluso. Uma vez concluda, no poder mais ser reaberta.

Glossrio
Dimenses: So os aspectos mais gerais, que fazem a integrao das esferas institucionais macro e micro, cuja nfase consiste nas grandes caractersticas institucionais que, no seu conjunto, organizam uma identidade que ser avaliada: ambiente de trabalho, prtica pedaggica, prtica da avaliao, gesto institucional, formao, condies de trabalho, ambiente fsico da instituio e acesso, permanncia e sucesso na escola. Indicadores (Perguntas): Partes integrantes de uma dimenso, os indicadores representam caractersticas de sua dimenso. So os aspectos da realidade educacional a ser avaliada. Descritores: So os detalhamentos dos indicadores, que apontam dos pontos fortes aos mais fracos de cada indicador, ou seja, so critrios de avaliao que auxiliam no acompanhamento do processo educacional. Caderno: Instrumento de avaliao.

ATENO
SE APS A LEITURA DESTE MANUAL, PERSISTIR DVIDAS, ENCAMINH-LAS PARA O E-MAIL: promoes-drh@seduc.rs.gov.br.

S-ar putea să vă placă și