Sunteți pe pagina 1din 21

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N.

SO CRISTVO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21) 2568-9642 - fax 55 (21) 2254.6695 www.museunacional.ufrj.br/ppgas/ ppgasmn@gmail.com

EDITAL 49 EDITAL CONCURSO DE SELEO DE DOUTORADO 2104

A Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ), no uso de suas atribuies e em cumprimento da deciso da Coordenao do PPGAS/MN/UFRJ, aprovada por unanimidade na sua reunio do dia 12 de dezembro de 2013, em conformidade com os termos do Regulamento do Programa e de acordo com as exigncias da Resoluo CEPG 01/2006, torna pblica a abertura de inscries e estabelece normas relativas ao Exame de Seleo para a Ps-Graduao no ano de 2014. 1 VAGAS

1.1. O PPGAS/MN/UFRJ oferecer um mximo de 10 (dez) vagas para o curso de doutorado, que sero preenchidas por ordem de classificao dos aprovados.

1.2. Em cumprimento deciso tomada em reunio do dia 04 de outubro de 2012, o PPGAS/MN/UFRJ adotar uma poltica de ao afirmativa e oferecer um adicional de vagas dirigidas exclusivamente a candidatos indgenas e negros, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil, que desejarem optar por participar da Poltica de Acesso Afirmativo ao PPGAS/MN/UFRJ.

No ato da inscrio, ser oferecida a todos os candidatos a opo de concorrer s vagas deste adicional, condicionada a sua auto-declarao como indgena ou negro. Trs opes estaro disponveis:

) No concorrerei ao adicional de vagas da Poltica de Acesso Afirmativo ao

PPGAS/MN/UFRJ.

) Concorrerei ao adicional de vagas da Poltica de Acesso Afirmativo ao

PPGAS/MN/UFRJ destinado a candidatos indgenas, declarando-me indgena. ( ) Concorrerei ao adicional de vagas da Poltica de Acesso Afirmativo ao

PPGAS/MN/UFRJ destinado a candidatos negros, declarando-me negro.

1.3. Os candidatos que optarem participar da Poltica de Ao Afirmativa ao PPGAS/MN/UFRJ sero definidos como optantes.

1.4. O nmero de vagas para optantes indgenas ser determinado conforme a demanda em cada seleo, estabelecendo-se o nmero mnimo de 1 (uma) vaga, nmero que poder ser alterado pelo Colegiado do PPGAS/MN/UFRJ de acordo com a demanda. O nmero de 2 (duas) vagas ser destinado a candidatos optantes auto-identificados como negros.

1.5. Os candidatos no-optantes e optantes auto-identificados como negros obedecero a todas as regras e passaro por todas as etapas estabelecidas por este edital. Candidatos optantes indgenas sero selecionados primeiramente pela avaliao de um dossi. No entanto, enquanto para os candidatos no-optantes a nota de corte em todas as etapas do processo seletivo ser 7,0, para os candidatos optantes auto-identificados como negros a nota de corte em todas as etapas do processo seletivo ser 5,0.

1.5.1. A atribuio das notas para as provas escritas ser feita mantendo o anonimato dos candidatos, no estando, portanto, disposio da banca durante a correo a informao de se tratarem ou no de optantes.

1.5.2. Uma vez corrigidas as provas escritas pelos trs avaliadores, estaro aptos a prosseguir para a prova oral os candidatos com mdia igual ou acima de 7,0 e, no caso de optantes, igual ou acima de 5,0. Esse procedimento ser adotado ao longo de todas as etapas, sendo que a obteno de nota inferior a 5,0 em qualquer das fases eliminatrias do processo seletivo implicar na eliminao do candidato optante.

1.5.3. Ao trmino de todo processo seletivo, todas as vagas regulares sero inicialmente distribudas de acordo com a classificao dos candidatos, sendo atribudas indistintamente a optantes e no-optantes. Desse modo, caso, aps definida sua mdia

final, um optante obtenha uma classificao que lhe garanta uma das vagas regulares oferecidas, ele no ser computado para o adicional de vagas, que ser distribudo aps as regulares, por ordem de classificao, apenas para os demais optantes.

1.6. Candidatos optantes indgenas sero selecionados primeiramente pela avaliao de um dossi que dever conter todas as informaes e documentos discriminados no item 2.2. Aqueles que forem considerados habilitados pela Comisso de Seleo, passaro segunda etapa da seleo que consiste em entrevista com os membros da Comisso de Seleo.

1.7. No ato da inscrio, todos os candidatos devero assinar documento especfico de aceitao de todos os termos do edital. 2 INSCRIES

As inscries para o Exame de Seleo de candidatos ao Doutorado do Programa de PsGraduao em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ estaro abertas de 05 a 30 de maio de 2014 para candidatos indgenas e 02 a 30 de junho de 2014 para os demais candidatos, exceto aos sbados, domingos e feriados, de 10:00h s 16:00h, na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ, localizada no Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, Quinta da Boa Vista s/n, So Cristvo, Rio de Janeiro. Cada candidato receber, no ato da inscrio, um comprovante da mesma.

2.1. Documentao exigida para a inscrio no exame de seleo para o Doutorado (no se aplica aos candidatos optantes indgenas):

a) Formulrio de inscrio devidamente preenchido e assinado. O formulrio est disponvel na homepage (www.museunacional.ufrj.br/ppgas/) e na Secretaria do PPGAS. Nesse formulrio, o candidato dever fornecer seu endereo completo, incluindo nmero de telefone e endereo eletrnico, quando houver, e especificar para onde devem ser encaminhadas as comunicaes relativas Seleo. Cada candidato ser responsvel pela correo destas informaes. b) Xerox autenticada em cartrio do diploma do curso de graduao e do curso de mestrado (se for o caso).

c) Xerox autenticada em cartrio do Histrico Escolar do curso de graduao e do curso de mestrado (se for o caso). d) Curriculum Vit Lattes com cpias dos documentos comprobatrios. e) Carta de apresentao das razes da candidatura, com indicao do carter de dedicao ao curso (integral, parcial ou exclusiva). No caso dos candidatos aprovados, que venham a ser alunos bolsistas em 2015, de acordo com a orientao das agncias oficiais de fomento, necessrio ter dedicao exclusiva ao curso. f) Projeto preliminar de pesquisa em at 5 (cinco) laudas em fonte Times New Roman corpo 12 espaamento 1,5, mais bibliografia, e indicao de at trs nomes de orientadores pretendidos (com quem se recomenda contato prvio), em formulrio prprio disponvel na homepage (www.museunacional.ufrj.br/ppgas/) ou na Secretaria do PPGAS (ver Anexo a este Edital). O projeto dever se ajustar s linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes do PPGAS/MN/UFRJ, e conter: - definio clara do objeto e do problema de pesquisa a ser desenvolvida, delimitando os objetivos que se pretende atingir; - justificativa da pertinncia e potencial contribuio cientfica do projeto, bem como dos procedimentos que se pretende adotar para o desenvolvimento do trabalho. g) Cpias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte ou equivalente, no caso de estrangeiros). h) Anexar um exemplar de cada trabalho acadmico publicado, se houver.

2.2. Documentao para a inscrio no exame de seleo para o doutorado exigida somente para candidatos optantes indgenas.

(a) Formulrio de inscrio devidamente preenchido e assinado. O formulrio est disponvel na homepage (www.museunacional.ufrj.br/ppgas/) e na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ. Nesse formulrio, o candidato dever fornecer seu endereo completo, incluindo nmero de telefone e endereo eletrnico, quando houver, e especificar para onde devem ser encaminhadas as comunicaes relativas Seleo. Cada candidato ser responsvel pela correo destas informaes. (b) Cpia de diploma da graduao. (c) Cpia de diploma do mestrado. (d) Cpia do Histrico Escolar do curso de graduao e do curso de mestrado. (e) Curriculum Vitae.

(f) Memorial relatando a trajetria do candidato e intenes de estudo no Doutorado do PPGAS/MN/UFRJ, contendo auto-declarao de identidade indgena, com meno do grupo indgena especfico a que est identificado. (g) Quaisquer documentos adicionais que o candidato considere pertinentes em funo do que foi acima delineado, inclusive documentos diversos que comuniquem sua conexo com uma comunidade indgena. Podem ser anexados documentos como carteira da FUNAI, cartas da comunidade e/ou de alguma organizao indgena. Observe-se que nenhum desses documentos indispensvel. h) Projeto preliminar de pesquisa em at 5 (cinco) laudas em fonte Times New Roman corpo 12 espaamento 1,5, com bibliografia, e indicao de at trs nomes de professores orientadores pretendidos (com quem se recomenda contato prvio). O projeto dever conter a definio da pesquisa a ser desenvolvida e de seus objetivos. i) Cpia da dissertao de mestrado e, se houver, trabalhos publicados. j) Carta do potencial orientador assinalando o compromisso em receber o candidato no PPGAS.

2.3. Os candidatos que no puderem comparecer pessoalmente Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ podero se inscrever por procurao ou por correspondncia, via SEDEX, com aviso de recebimento. A comprovao da data da postagem at 30/06/2014 ser o carimbo do correio. No caso dos candidatos indgenas a data de postagem 30/05/2014.

2.4. Os candidatos que no tiverem seu diploma de Mestrado estrito senso ou ainda estiverem cursando o Mestrado podero se inscrever mediante a apresentao de uma declarao da instituio de ensino de origem de que o curso dever ser concludo antes de maro de 2015. Neste caso, a matrcula do candidato aprovado ser condicionada apresentao do diploma e/ou certificado de concluso do Mestrado estrito senso.

2.5. A lista das inscries homologadas, com os nomes dos candidatos que atenderam os requisitos de inscrio estabelecidos neste Edital, ser divulgada na pgina eletrnica (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/) e no quadro de avisos do PPGAS/MN/UFRJ no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, no dia 09/06/2014 para

candidatos indgenas e no dia 11/07/2014 para os demais candidatos, s 16:00h. Inscries incompletas no sero homologadas (ver lista de verificao de documentos exigidos no anexo 3 do edital).

2.6. Ao inscrever-se na Seleo, o candidato estar reconhecendo sua aceitao das normas estabelecidas neste Edital.

3 - CRITRIOS DA AVALIAO DA SELEO PARA O DOUTORADO

3.1. A Seleo dos candidatos ao curso de Doutorado do PPGAS/MN/UFRJ ter quatro fases: a) PRIMEIRA FASE: Prova escrita, no identificada, baseada na bibliografia indicada pela Comisso de Seleo e aprovada pela Coordenao do PPGAS/MN/UFRJ. A bibliografia est disponvel no final deste edital, na homepage

(http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/), na secretaria, e no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. A prova escrita ser realizada nas salas e auditrios do Museu Nacional, UFRJ, no dia 08/08/2014 s 10:30h. Os candidatos devem se apresentar 60 minutos antes do incio da prova, portando o documento original de identificao. O local exato da prova ser indicado, na data da mesma, pelos funcionrios do PPGAS/MN/UFRJ.

PRIMEIRA FASE para candidatos optantes indgenas: Avaliao do dossi contendo a documentao entregue na secretaria no ato da inscrio.

b) SEGUNDA FASE: Avaliao de histrico escolar, curriculum vitae Lattes, carta de apresentao dos candidatos e projeto preliminar de pesquisa.

SEGUNDA FASE para optantes indgenas consistir na avaliao do projeto de pesquisa.

c) TERCEIRA FASE: Prova oral com os membros da Comisso de Seleo.

TERCEIRA FASE para optantes indgenas consistir em entrevista do candidato com os membros da Comisso de Seleo, que poder ser realizada por Skype no caso da impossibilidade do candidato comparecer ao Museu Nacional.

d) QUARTA FASE: Prova escrita de traduo de textos de Antropologia em lngua inglesa e em lngua francesa.

QUARTA FASE para candidatos optantes indgenas no obrigatria.

3.2. A Primeira e Segunda fases do exame de seleo so consecutivas e tm carter eliminatrio.

4 DA PROVA ESCRITA BASEADA NA BIBLIOGRAFIA INDICADA PELA COMISSO DE SELEO (PRIMEIRA FASE)

4.1. Os candidatos tero at 4 (quatro) horas para realizar a prova escrita (sem consulta). Prova escrita, no identificada, baseada na bibliografia indicada pela Comisso de Seleo e aprovada pela Coordenao do PPGAS/MN/UFRJ. O candidato dever comparecer ao local designado para prestar a prova munido de caneta esferogrfica de tinta indelvel, preta ou azul, e de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura, no sendo aceitas fotocpias, ainda que autenticadas.

4.1.1. A prova escrita dever ser realizada em portugus ou em espanhol.

4.1.2. As provas sero annimas. Cada prova ser identificada por um nmero, que se tornar, a partir dali, o nmero de identificao do candidato. Ao final do exame, os candidatos devero entregar a prova escrita ao pessoal responsvel da sala. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps aposio em ata de suas respectivas assinaturas e acompanhamento da colocao de cada prova em um envelope especfico, que, depois de ser rubricado pelo responsvel da sala e pelos trs referidos candidatos, ser devidamente lacrado. O nome do candidato ou qualquer outra forma de identificao que no o nmero no

poder aparecer nas folhas da prova depositadas dentro do envelope. O candidato que porventura identificar sua prova ter a mesma anulada.

4.1.3. As provas sero mantidas no anonimato durante a correo pelos membros da Comisso de Seleo, os quais s tero acesso lista nominal com a correspondncia numrica aps terem corrigido as provas e determinado aquelas que qualificam os candidatos para a segunda fase.

4.2. Na avaliao da prova escrita, a Comisso observar os seguintes elementos: a) Adequao das respostas s perguntas formuladas. b) Compreenso da bibliografia indicada para a prova. c) Capacidade de contextualizao terica e metodolgica da bibliografia indicada. d) Capacidade de expresso escrita (incluindo ordenamento lgico dos argumentos, coeso argumentativa, preciso conceitual, clareza e fluncia, bem como adequao norma culta do portugus escrito). e) Demonstrao de iniciativa e capacidade criativa.

PRIMEIRA FASE para optantes indgenas consistir na apreciao do dossi contendo a documentao apresentada pelo candidato no ato da inscrio, observando os seguintes aspectos: a) Adequao da trajetria do candidato no que concerne um curso de nvel de doutorado. b) Adequao das intenes do candidato no que concerne um curso de nvel de doutorado.

O resultado da PRIMEIRA FASE para optantes indgenas ser dado no dia 16/06/2014, s 16:00h. A lista dos aprovados nesta etapa ser afixada no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, e divulgada atravs da homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

4.3. A nota final da Comisso de Seleo, no que diz respeito avaliao da prova escrita ser a resultante da soma das notas finais atribudas por todos os 3 (trs) examinadores a cada candidato, dividida por 3 (trs).

4.4. Para aprovao nesta fase, o candidato dever receber nota final da Comisso de Seleo igual ou superior a 7 (sete). No caso de candidatos optantes pelo sistema de ao afirmativa, essa nota dever ser igual ou superior a 5 (cinco). Os optantes indgenas no recebero notas, apenas as categorias aprovado ou noaprovado.

4.5. No 15/08/2014, s 16:00h, ser divulgada a lista de candidatos aprovados na prova escrita (no-optantes e optantes negros) e que devero participar das outras etapas da seleo. A lista dos aprovados nesta etapa ser afixada no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, e divulgada atravs da homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

4.6. No caso dos optantes indgenas no sero atribudas notas, mas apenas as categorias aprovado ou no-aprovado.

5. DO HISTRICO ESCOLAR, CURRICULUM VITAE LATTES, CARTA DE APRESENTAO DOS CANDIDATOS E PROJETO PRELIMINAR DE PESQUISA (SEGUNDA FASE)

5.1. Na apreciao do histrico escolar, do curriculum vitae Lattes documentado, da carta de apresentao do candidato e do projeto preliminar de pesquisa, a Comisso de Seleo observar os seguintes aspectos: a) A qualidade da trajetria acadmica individual, em especial as menes do histrico escolar e, quando houver, dos trabalhos realizados. b) A consistncia terica e emprica, bem como a viabilidade do projeto preliminar de pesquisa.

SEGUNDA FASE para os optantes indgenas consistir na avaliao do Projeto de Pesquisa, observando a sua consistncia e a sua viabilidade.

5.2. A nota final da Comisso de Seleo no que diz respeito avaliao do histrico escolar, curriculum vitae Lattes, carta de apresentao do candidato e projeto preliminar

de pesquisa, ser a resultante da soma das notas finais atribudas por todos 3 (trs) examinadores a cada candidato, dividida por 3 (trs).

5.3. A nota final da Comisso de Seleo no que diz respeito avaliao do Projeto de Doutorado apresentando por optantes indgenas ser a resultante da soma das notas finais atribudas por todos 3 (trs) examinadores a cada candidato, dividida por 3 (trs). Os optantes indgenas no recebero notas, mas apenas as categorias aprovado ou no aprovado. Os optantes indgenas no recebero notas, apenas as categorias aprovado ou no-aprovado

5.4. Para aprovao do candidato, a nota final da Comisso de Seleo deve ser igual ou superior a 7 (sete). No caso de candidatos optantes pelo sistema de ao afirmativa, essa nota dever ser igual ou superior a 5 (cinco).

5.5. No dia 21/08/2014, s 16:00h, ser divulgada a lista de candidatos (no-optantes e optantes negros) aprovados na apreciao do histrico escolar, curriculum vitae Lattes, e projeto preliminar de pesquisa, e que devero participar das outras etapas da seleo. A lista dos aprovados nesta etapa ser afixada no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, e divulgada atravs da homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/). A divulgao do resultado dos candidatos optantes indgenas aprovados nesta fase ocorrer no dia 23/06/2014.

6. DA PROVA ORAL COM OS MEMBROS DA COMISSO DE SELEO (TERCEIRA FASE)

6.1.

As arguies sero realizadas entre os dias 2 5 e 2 6 d e a g o s t o d e

2 0 1 4 , numa das salas do PPGAS, Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, segundo escala a ser divulgada nos murais e na homepage do PPGAS (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

6.2. Durante as arguies, a Comisso considerar os seguintes fatores:

a) O contedo da prova escrita, destacando seus aspectos mais consistentes ou deficientes para a apreciao oral por parte do candidato. b) O contedo do projeto preliminar de pesquisa, frisando a clareza da sua formulao, a sua consistncia terica e emprica, e a sua viabilidade. c) A discusso de outros temas de teoria antropolgica ou etnogrficos, sobretudo relacionados bibliografia da prova escrita e s questes do projeto preliminar de pesquisa. d) As perspectivas do candidato sobre seu prprio desenvolvimento acadmico, a partir da anlise de sua carta de apresentao.

6.3. A Comisso de Seleo avaliar o resultado da prova oral de acordo com os seguintes critrios: a) A capacidade do candidato de esclarecer questes levantadas concernentes prova escrita e ao projeto preliminar de pesquisa. b) Demonstrao de compreenso e capacidade de interpretao de temas levantados oralmente pelos examinadores. c) A capacidade de pensamento autnomo, crtico e criativo.

6.4 Durante a entrevista de candidatos optantes indgenas, a Comisso considerar: a) A capacidade do candidato de responder adequadamente as questes apresentadas pelos membros da comisso. b) A trajetria do candidato descrita no memorial. c) Interesses e aptido do candidato. d) Perspectivas de estudo e pesquisa do candidato em nvel de doutorado expressas no projeto de pesquisa, bem como seu propsito de acompanhar e concluir o curso de ps-graduao.

6.5. A nota final da Comisso de Seleo no que diz respeito avaliao da prova oral ser a resultante da soma das notas finais atribudas por todos os 3 (trs) examinadores a cada candidato, dividida por 3 (trs).

6.6. Para aprovao do candidato nesta etapa e qualificao para as subsequentes etapas da seleo, a nota final da Comisso de Seleo deve ser igual ou superior a 7 (sete). No caso de candidatos optantes negros pelo sistema de ao afirmativa, essa nota dever

ser igual ou superior a 5 (cinco). Os optantes indgenas sero classificados como aprovados ou no aprovados.

6.7. O resultado da prova oral (no-optantes e optantes negros) e entrevista (optantes indgenas) ser divulgado no dia 28/08/2014, s 16:00h, atravs de lista de aprovados, organizada em ordem alfabtica, que ser afixada no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, e divulgada atravs da homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

7 DA PROVA ESCRITA DE TRADUO DE TEXTOS DE ANTROPOLOGIA EM LNGUA INGLESA E EM LNGUA FRANCESA (QUARTA FASE)

7.1. A prova escrita de leitura e traduo de textos de Antropologia em lngua inglesa ser realizada no PPGAS, Museu Nacional, no dia 0 2 / 0 9 / 2 0 1 4 , das 9:30h s 12:00h, com 2 horas e 30 minutos de durao.

7.2. A prova escrita de leitura e traduo de textos de Antropologia em lngua francesa ser realizada no PPGAS, Museu Nacional, no dia 03/09/2014, das 9:30h s 12:00h, com 2 horas e 30 minutos de durao.

7.3. As provas consistiro na traduo de textos antropolgicos escritos em francs e em ingls para a lngua em que os candidatos realizaram a prova escrita.

7.4. Nas provas de lnguas permitido o uso individual de dicionrios, que devero ser trazidos por cada candidato.

7.5. No sero atribudas notas s provas de lnguas, apenas a classificao aprovado ou no aprovado.

7.6. As provas de lnguas possuem carter exclusivamente eliminatrio, no incidindo sobre a classificao dos candidatos. A divulgao dos resultados da terceira fase ser no dia 15/09/2014 s 16:00 h.

7.7. Os candidatos no aprovados na primeira tentativa tero ainda direito a mais duas tentativas. A segunda tentativa ser realizada no ms de dezembro do mesmo ano, em data e hora a serem informadas aos candidatos com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedncia. A data e a hora da terceira tentativa sero divulgadas aps a segunda tentativa.

7.8. Os optantes indgenas esto dispensados da prova de conhecimento de lngua estrangeira.

8 - DISPOSIES GERAIS

8.1. A nota final do Exame de Seleo como um todo, para cada candidato, ser calculada somando-se as trs (3) notas finais atribudas pela Comisso de Seleo a cada candidato nas trs primeiras fases do processo de seleo e dividindo-se por trs.

8.2. Sero aprovados os candidatos que receberem notas finais no Exame de Seleo entre 7 (sete) e 10 (dez). No caso de candidatos optantes negros pelo sistema de ao afirmativa, essas notas devero estar entre 5 (cinco) e 10 (dez).

8.3. Sero utilizadas como critrio de desempate, na classificao final dos candidatos, primeiro as notas da prova escrita e, subsidiariamente, as notas da prova oral.

8.4. Para fins de ingresso no PPGAS/MN/UFRJ e de distribuio de bolsas, os candidatos aprovados sero classificados por ordem decrescente das notas finais do Exame de Seleo como um todo.

8.5. O ingresso no PPGAS/MN/UFRJ est condicionado aprovao e classificao dentro do limite de vagas estabelecido neste Edital.

8.6. Se o nmero de candidatos aprovados for menor que o nmero de vagas estabelecidas neste Edital, as vagas restantes no sero preenchidas.

8.7. Sero reprovados candidatos que no tiverem recebido da Comisso de Seleo a nota mnima 7 (sete) estabelecida para cada etapa da seleo. No caso de candidatos

optantes pelo sistema de ao afirmativa, sero reprovados candidatos que no tiverem recebido da Comisso de Seleo a nota mnima 5 (cinco) estabelecida para cada etapa da seleo.

8.8. O resultado final ser divulgado no dia 03/10/2014, s 16:00h. A lista dos aprovados, por ordem de classificao, ser divulgada no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ, e atravs da homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/), com as respectivas notas de cada uma das provas e as notas finais do Exame de Seleo como um todo e classificaes. As notas das provas de lnguas estrangeiras sero afixadas parte, por terem carter exclusivamente eliminatrio, mas no classificatrio.

8.9. Os candidatos sero comunicados, formalmente, pela Secretaria do PPGAS, de sua aprovao ou reprovao.

8.10. Este Edital ser divulgado no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional e atravs da homepage do Programa

(http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

8.11. O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrcula de ps-graduao stricto senso ativa na UFRJ s ser efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontrar vinculado na ocasio.

8.12. Caso solicitados Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ at um ms depois de concluda a Seleo (incluindo as datas do Item 9 Vista de Prova e Interposio de Recursos), os documentos podero ser devolvidos aos candidatos no aprovados ou aos seus representantes legais. A documentao ser devolvida ao interessado ou representante legal somente na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ e, em hiptese alguma, poder ser devolvida pelo correio ou outros meios. Documentos no solicitados at esta data sero descartados. 8.13. Os candidatos optantes indgenas no recebero notas, mas apenas as categorias aprovado ou no aprovado.

9 - VISTA DE PROVA E INTERPOSIO DE RECURSOS

9.1. Os candidatos podero obter vista da prova, munidos de documento de identidade original com foto e/ou por procurao, mediante requerimento disponvel na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ, desde que o faam no prazo previsto no calendrio deste Edital. Ser indeferido liminarmente o pedido de vista de prova apresentado fora do prazo e de forma diferente da estipulada neste edital.

9.2. As solicitaes de vista das provas sero realizadas nos dias 13/10/2014 e 14/10/2014, entre 10:00h e 16:00h, diretamente na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ, mediante preenchimento do formulrio de requerimento.

9.3. A Secretaria entregar, em um prazo de 2 (dois) dias teis aps o dia 14/10/2014, cpia xerox da prova escrita, mediante assinatura do recibo por parte do candidato e/ou procurador.

9.4. Os recursos sobre o resultado da seleo podero ser interpostos pelos candidatos at o dia 31/10/2014, entre 10:00 e 16:00h, diretamente na Secretaria do PPGAS/MN/UFRJ. O recurso dever ser apresentado atravs de documento formal e segundo as seguintes caractersticas: a) Deve estar redigido de forma clara e precisa, chamando a ateno para os pontos que julgue discutveis da prova. b) Deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso. c) Deve ser apresentado de forma legvel (de preferncia em folhas impressas). d) Devem constar nome (legvel), assinatura, n da carteira de identidade, ou equivalente, e data. e) Deve estar assinado pelo requerente e a assinatura deve ser reconhecida em cartrio.

9.5. Os recursos sero julgados por uma Comisso Revisora, composta pelos integrantes da banca examinadora, Coordenador e Subcoordenador de Ensino, e por dois suplentes, todos membros do Corpo Docente do PPGAS/MN/UFRJ.

9.6. A Comisso revisora divulgar os resultados dos recursos no dia 10/11/2014 at as 16:00h, no quadro de avisos do PPGAS, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ e na homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

10. DISPOSIO FINAL

10.1. Todos os casos no contemplados por esse edital sero objeto de deciso da coordenadoria do PPGAS/MN/UFRJ em conjunto com a Comisso de Seleo.

Endereo para correspondncia: PPGAS - Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social Concurso de Seleo Ps-Graduao 2014/2015 - Doutorado Museu Nacional - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - So Cristvo 20940-040 - Rio de Janeiro - Brasil Telefone (21) 2568 9642 - fax (21) 2254 6695 email: ppgasmn@gmail.com http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/ Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2014.

Adriana Facina Gurgel do Amaral Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social Departamento de Antropologia Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Joo Pacheco de Oliveira Sub-Coordenador de Ensino do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social Departamento de Antropologia Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro

EDITAL CONCURSO DE SELEO 2014 DOUTORADO ANEXO 1 Calendrio das Provas de Seleo ao Doutorado -2014 Inscries (Secretaria do PPGAS, 10:00h s 16:00h): Candidatos indgenas: 05/05/2014 a 30/05/2014 Demais candidatos: 02/06/2014 a 30/06/2014

Todos os resultados das diferentes fases sero divulgados no Mural do PPGAS e na homepage do Programa (http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/).

Homologao das inscries: Candidatos optantes indgenas: 06/06/ 2014, 16:00h; Demais candidatos: 11/07/2014, 16:00h Fase 1 Candidatos optantes indgenas (avaliao de dossi): 16/06/ 2014

Demais candidatos: Prova escrita: 08/08/2014 s 10:30h. Resultado: 15/08/2014.

Fase 2: Avaliao de documentao: 18/08/2014. Resultado para optantes indgenas 23/06/2014 Resultado para os demais candidatos: 21/08/2014.

Fase 3: Prova oral (no optantes e optantes negros) e entrevista (optantes indgenas): 25/08/2014 e 26/08/2014. Resultado: 28/08/2014

Fase 4: Prova Escrita de Traduo de Textos de Antropologia em lngua inglesa e em lngua francesa (durao: 2.30h): Ingls: 02/09/2014, de 9:30 s 12h. Francs: 03/09/2014, de 9:30 s 12h. Resultado: 15/09/2014

Divulgao dos Resultados Finais: 03/10/2014 s 16h.

EDITAL CONCURSO DE SELEO 2014 DOUTORADO ANEXO 2 BIBLIOGRAFIA PARA A SELEO 2014 - DOUTORADO

BARTH, Fredrik. 1989. "The analysis of culture in complex societies". Ethnos, vol. 54: III-IV, pp. 120-142. * BOURDIEU, Pierre. 2003. "Lobjectivation participante". Actes de la recherche en sciences sociales,150: 43-58. ELIAS, Norbert. 1993. "Les pcheurs dans le Maelstrm" In: ____. Engagement et distantiation. Paris: Fayard, 1993, pp. 69-174. * GEERTZ, Clifford. 1983. "Local knowledge: fact and law in comparative perspective." In___. Local Knowledge. Further Essays in Interpretative Anthropology. New York: Basic Books, 1983. pp. 167-234. * LEACH, Edmund R. 2000. "Once a knight is enough: como nasce um cavaleiro britnico". Mana. Estudos de Antropologia Social. 6 (1): 31-56. MALINOWSKI, Bronislaw. 1935. Coral Gardens and Their Magic: A Study of the Methods of Tilling the Soil and Agricultural Rites in the Trobriand. London, Routledge, Volume II, Parte 4 (An Ethnography theory of language and some practical corollaries), pp. 4-74; e Parte 7 (Magical Formulae), pp. 253-342. STRATHERN, Marylin. 1992. "Parts and Wholes: Refiguring Relationships in a PostPlural World". In: Adam Kuper (ed.). Conceptualizing Society. London: Routledge. pp. 75-104.

(*) H traduo para o portugus.

Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Museu Nacional UFRJ (PPGAS/MN/UFRJ) EDITAL CONCURSO DE SELEO 2014 Doutorado ANEXO 3

Lista de verificao de documentos necessrios para inscrio (item 2.1) (no se aplica aos candidatos optantes indgenas):

Formulrio de inscrio devidamente preenchido e assinado. Xerox autenticada em cartrio do diploma do curso de graduao e do curso de mestrado (se for o caso). Xerox autenticada em cartrio do Histrico Escolar do curso de graduao e do curso de mestrado (se for o caso). Curriculum Vit Lattes com cpias dos documentos comprobatrios. Carta de apresentao das razes da candidatura. Projeto preliminar de pesquisa. Cpias da Carteira de Identidade e CPF (passaporte ou equivalente, no caso de estrangeiros). Anexar um exemplar de cada trabalho acadmico publicado, se houver.

Documentao para a inscrio no exame de seleo para o doutorado exigida somente para candidatos optantes indgenas (item 2.2).

Formulrio de inscrio devidamente preenchido e assinado. Cpia de diploma da graduao. Cpia de diploma do mestrado. Cpia do Histrico Escolar do curso de graduao e do curso de mestrado (se for o caso). Curriculum Vitae. Memorial relatando a trajetria do candidato e intenes de estudo no Doutorado do PPGAS/MN/UFRJ, contendo auto-declarao de identidade indgena, com meno do grupo indgena especfico a que est identificado.

Quaisquer documentos adicionais que o candidato considere pertinentes em funo do que foi acima delineado, inclusive documentos diversos que comuniquem sua conexo com uma comunidade indgena. Podem ser anexados documentos como carteira da FUNAI, cartas da comunidade e/ou de alguma organizao indispensvel. indgena. Observe-se que nenhum desses documentos

Projeto preliminar de pesquisa em at 5 (cinco) laudas em fonte Times New Roman corpo 12 espaamento 1,5, com bibliografia, e indicao de at trs nomes de professores orientadores pretendidos (com quem se recomenda contato prvio). O projeto dever conter a definio da pesquisa a ser desenvolvida e de seus objetivos.

Carta do potencial orientador assinalando o compromisso em receber o candidato no PPGAS.

S-ar putea să vă placă și