Sunteți pe pagina 1din 5

EDITAL AREX CORIA DO SUL

INTERCMBIO INTERNACIONAL PARA UNIVERSIDADES DA CORIA DO SUL Esto abertas as inscries para seleo de estudantes para perodo de estudos a partir do segundo semestre de 2014, nas Instituies listadas, , conforme normas deste edital e tambm pelas estabelecidas nas Resolues UNESP 18/2010 e 19/2010 alteradas pelas Resolues 36 e 37/2011: 1 DO OBJETIVO Promover o intercmbio cientfico e cultural entre a Universidade Estadual Paulista Julio de 1.1 Mesquita Filho - UNESP e instituies estrangeiras parceiras, proporcionando a estudantes de graduao da UNESP uma experincia acadmica internacional que integrar seu Curriculum e Histrico Escolar. 2 DAS INSTITUIES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERODO DE INTERCMBIO E DA PROFICINCIA LINGUSTICA 2.1 As Instituies estrangeiras, os cursos, as vagas, o perodo de intercmbio, a proficincia lingstica exigida e o apoio suplementar eventualmente concedido pelas instituies estrangeiras so apresentadas no Anexo A. 3 DAS INSCRIES Sero aceitas somente inscries pelo SISGRAD atravs do Mdulo de Intercmbio. 3.1 Pargrafo nico: Caso no comprove proficincia na lngua estrangeira no nvel exigido, o candidato ser sumariamente eliminado do processo seletivo. Candidaturas incompletas no tero validade.

3.2

3.3 O candidato, ao efetuar a sua inscrio, estar manifestando cincia e concordncia com os itens do presente edital e conhecimento das resolues citadas neste documento sendo de sua nica e inteira responsabilidade a observncia e cumprimento das regras estabelecidas. 4 DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA E CRITRIOS PARA A SELEO 4.1 Alm das normas estabelecidas nas Resolues UNESP 18/2010 e 19/2010 alteradas pelas resolues 36 e 37/2011 o candidato dever reunir, conjuntamente, todos os requisitos listados a seguir. 4.1.2 Apresentar bom desempenho acadmico com CR 6,5. Por bom desempenho acadmico entende-se a colocao do aluno no ranking da turma, nmero de reprovaes e notas gerais. 4.1.1 Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduao indicados no Anexo A e estar cursando disciplinas regulares.

4.1.3 Apresentar Certificado de Proficincia no idioma da Universidade de destino, de acordo com as exigncias listadas no Anexo A. 4.1.4 Possuir plenas aptides fsicas e mentais para a realizao do intercmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informaes prestadas pelos candidatos em qualquer ocasio,

4.1.3.1 Os conhecimentos lingusticos do aluno podero ser testados via entrevista telefnica com ou sem prvio aviso. Mantenha os seus dados atualizados no sistema.

estando o mesmo sujeito excluso do processo de intercmbio a qualquer momento no caso de inexatido ou omisso de informaes. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicaes advindas da omisso de informaes. 4.1.6 Preparar plano de estudos para a instituio de destino, previamente sem a Conselho de Curso e antes do incio do intercmbio com a aprovao deste. 4.1.5 Apresentar Currculo comprovado com cpias simples de certificados. assinatura do

4.1.7 Apresentar declarao assinada por responsvel com firma reconhecida de que ir arcar com as despesas (extras em caso de recebimento de bolsa) do aluno durante o perodo de intercmbio. 5 DOS DOCUMENTOS NECESSRIOS Os documentos listados abaixo devero ser submetidos pelo Sistema de Graduao. A ausncia 5.1 de qualquer documento implicar na desclassificao do candidato. Para mais informaes, o ERI da unidade deve ser consultado. Documentos necessrios: a) Cpia do passaporte ou comprovante de solicitao; b) Declarao de capacidade financeira para cobrir todos os gastos do intercmbio com assinatura reconhecida em cartrio; c) Carta de motivao em ingls; d) Comprovante de proficincia em ingls (de acordo cada universidade. Ver anexo A); e) Demais documentos solicitados por cada universidade (ver anexo A). 6 DA SELEO 6.1 A seleo ser feita atravs da avaliao dos documentos apresentados e de acordo com o desempenho acadmico do aluno.

6.2 Poder ser aplicado um mecanismo de correo que garanta o equilbrio da distribuio entre os cursos oferecidos e entre as unidades da UNESP. 6.3 A seleo para as instituies listadas no Anexo A realizada em parceria entre a UNESP e a Instituio de Destino, sendo a primeira fase da seleo realizada pela UNESP (conforme critrios estabelecidos) e a segunda pela Instituio de Destino. Portanto, o estudante selecionado pela UNESP no tem garantia da efetivao do seu intercmbio at receber o aceite de sua candidatura pela Instituio de Destino. 6.4 O candidato poder ser realocado em outra instituio do mesmo pas escolhido caso haja problemas de vagas na instituio selecionada por ele. O mesmo ser consultado se aceita o novo destino antes da efetivao do intercmbio. 7 DAS QUESTES FINANCEIRAS 7.1 Todos os estudantes selecionados para participar do presente edital estaro isentos do pagamento das taxas escolares nas instituies estrangeiras anfitris referentes aos crditos.

Todos os estudantes selecionados devero contratar seguro sade de ampla cobertura que 7.3 inclua, pelo menos, assistncia mdico-hospitalar, cobertura dos custos de acidentes pessoais, invalidez e repatriao. 8 DO RESULTADO FINAL 8.1 O aluno e o ERI da sua Unidade sero informados via sistema de intercmbio sobre o resultado da primeira fase realizada na AREX. Esta informao ser apresentada atravs da alterao no sistema, do status do processo para Aprovado ou No aprovado. Se aceitos pela Instituio de destino, os candidatos recebero nova notificao onde constar Aprovado Finalizado.

7.2 Os estudantes selecionados devero arcar com os custos de hospedagem, alimentao, transporte, bem como despesas eventuais.

8.1.1 Por aprovados entende-se aqueles que cumpriram todos os requisitos e foram bem sucedidos em todas as etapas previstas neste Edital.

8.1.2 Por eliminados entende-se aqueles que no foram aprovados na primeira etapa e todos aqueles que tenham descumprido as normas e prazos previstos. 8.1.3 O candidato deve estar ciente da documentao exigida pela universidade de destino descrita no anexo A. O no envio da documentao, como a no manifestao ao pedido de novos documentos ou informaes dentro do prazo estipulado ser tratado como desistncia, sendo o aluno desclassificado deste edital. Os candidatos devem estar cientes de que devem ficar atentos aos e-mails recebidos e de que devem manter seus dados atualizados no sistema de intercmbio.

8.2 O estudante selecionado pela AREX que desistir da vaga aps a primeira fase ser impedido de participar de outros processos seletivos para intercmbios internacionais durante a graduao, sendo banido do sistema de intercmbio. 9 DAS OBRIGAES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS 9.1 So obrigaes do estudante selecionado para participar de intercmbio internacional da UNESP: 9.1.2 Cumprir na instituio estrangeira o mnimo de 20 crditos em atividades acadmicas relacionadas ao curso de graduao e apresentar desempenho satisfatrio. 9.1.1 Apresentar AREX at 60 dias aps o final do intercmbio, relatrio de atividades realizadas durante o perodo de estudos na universidade anfitri.

9.1.3 Preparar um Contrato de Estudos que deve indicar as disciplinas que ele pretende cursar na instituio de destino salvo em casos excepcionais em que no h opes de disciplinas disponveis.

9.1.4 O no cumprimento das obrigaes acadmicas conforme previsto neste edital e nas Resolues UNESP 18/2010 e 19/2010 alteradas pelas Resolues 36 e 37/2011 sujeitar o estudante a responder processo administrativo disciplinar e a ressarcir os valores recebidos caso tenha sido contemplado com o auxlio de bolsa. 9.1.5 Em caso de no cumprimento do equivalente a um mnimo de 20 crditos em atividades acadmicas, o estudante dever apresentar AREX justificativa aprovada pelo Conselho de Curso. 9.1.6 Informar no sistema, o nome do professor que ir atuar como seu tutor acadmico. Este professor ser indicado pelo do Conselho de Curso e acompanhar as atividades realizadas no exterior pelo estudante.

A inexatido e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo e em especial por ocasio do intercmbio, acarretaro na nulidade da inscrio com todas as suas decorrncias legais.

PERODO DE INSCRIO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de inscrio em sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritrio de Relaes Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercmbio da AREX atravs do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

ANEXO A UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE CIDADE WEBSITE VAGAS CURSOS REQUISITOS ACOMODAO GASTOS PREVISTOS AUXLIO INCIO DAS AULAS

CHUNG-ANG UNIVERSITY SEOUL http://neweng.cau.ac.kr/ 01 vaga Cursos na rea de Cincias Humanas, Naturais, Engenharias, Negcios e Economia. Verificar website. Conhecimento do idioma ingls comprovado. A universidade oferece acomodao por USD300/ms (valor aproximado) - Quarto compartilhado (04 estudantes) Alimentao, transporte, lazer etc. No h. 01 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE CIDADE WEBSITE VAGAS

CURSOS

INHA UNIVERSITY INCHEON http://eng.inha.ac.kr/ 04 Vagas Para ver a lista de cursos, acesse: http://sugang.inha.ac.kr/sugang/ English (canto superior direito) Course Schedule (na aba Curriculum esquerda) Selecionar Foreign Language na barra etc. Para aqueles que possuem proficincia no idioma coreano, possvel cursar outras disciplinas oferecidas. - CR mnimo 7,0. - Ingls TOEFL PBT 487 ou - Ingls TOEFL CBT 163 ou - Ingls TOEFL iBT 57 - Coreano TOPIK Level 2 (no obrigatrio)

REQUISITOS

A Universidade oferece acomodao por USD1000.00 / semestre (valor aproximado) - Quarto compartilhado (04 estudantes) ACOMODAO GASTOS PREVISTOS AUXLIO INCIO DAS AULAS USD 11.00 de taxas escolares / Alimentao, transporte, lazer etc. No h. Fim de agosto / Incio de setembro

UNIVERSIDADE CIDADE WEBSITE VAGAS

KOOKMIN UNIVERSITY SEOUL http://english.kookmin.ac.kr/ 01 - Sem conhecimento do idioma coreano: qualquer disciplina oferecida em ingls - Com conhecimento do idioma coreano: qualquer disciplina oferecida pela universidade Conhecimento do idioma ingls comprovado. A universidade oferece acomodao por USD 510 / semestre (valor aproximado) - Quarto compartilhado (04 estudantes) - Internet grtis Alimentao, transporte, lazer etc. No h. 01 de setembro de 2014 / necessrio realizar um registro on-line em agosto

CURSOS

REQUISITOS

ACOMODAO

GASTOS PREVISTOS AUXLIO INCIO DAS AULAS

S-ar putea să vă placă și