Sunteți pe pagina 1din 33

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Qumica

A teoria da atomicidade de Dalton e o modelo atmico de Niels Bohr

por
Leandro da Costa Lobo (Graduando de Licenciatura em Qumica do IQ)

Um breve panorama histrico da evoluo dos modelos atmicos


As origens da teoria atmica

De 6000 3000 a.C.


- O homem dominava o fogo. - Percebe-se que a mistura de dois ou mais materiais formava um novo material. - Produo de cermicas, tintas e medicamentos.

- Surge a preocupao com a constituio da matria.


- O filsofo Empdocles imaginou que toda matria era formada por quatro elementos: gua, terra, fogo e ar.

- Por volta de 400a.C. os filsofos gregos Leucipo e Demcrito elaboram o argumento de que toda matria era constituda por pequenas partculas indivisveis, denominadas tomo, (do grego: a = no e tomo = divisvel). - Aristteles (384-322 a.C.) utilizou os conceitos de tomos para explicar algumas propriedades das substncias.

-Epicuro (341-241a.C) atribuiu massa aos tomos.


- Aproximadamente em 100a.C. Asclepades introduz a idia de aglomerados de tomos, o que hoje denominamos molculas. -Galileu Galilei (1564-1642) argumentou que o aparecimento de novas substncias uma consequncia do rearranjo dos tomos.

- Francis Bacon (1561-1626) especulou que o calor poderia ser uma forma de movimento de pequenas partculas.

-Robert Boyle (1627-1691) estudou os gases e lanou sua filosofia corpuscular. Acredita-se que a Qumica se fundamentou como cincia aps a publicao de seu livro The Sceptical Chemist (O qumico cptico ou O qumico que no confia).

- Em 1803 John Dalton correlaciona a idia de elementos que no podem ser decompostos quimicamente idia dos tomos.

A teoria da atomicidade de
John Dalton (1766-1844)
- Dalton sups que compostos que podem se dividir em duas ou mais substncias novas possuem duas ou mais espcies diferentes de tomos.

-Dalton imaginou que que cada espcie de tomo tem suas propriedades especficas e uma massa caracterstica .

- Com estas suposies Dalton explicava quantitativamente as massas dos diferentes elementos.

-As idias de Dalton foram aceitas pela comunidade cientfica pois ajudavam a entender duas leis importantes que j eram conhecidas: A lei da conservao da matria e a Lei da Composio constante.
- A lei da conservao da matria foi proposta pelo qumico francs Antoine Lavoisier (1743-1794) quem verificou que, em uma reao qumica, a massa total dos reagentes igual massa total dos produtos.

O nmero de tomos se conserva durante a reao, portanto a massa do sistema tambm se mantm constante.

- A lei das composies constantes (ou lei das propores constantes) foi formulada pelo qumico Joseph Louis Proust (1754-1826) e propunha que a razo entre as massas dos elementos que formam um composto, depois de purificado, sempre a mesma.

Os postulados da teoria atmica de Dalton


- Toda matria constituda de pequenas partculas esfricas, macias e indestrutveis denominadas tomos. - tomos de um determinado elemento so idnticos quanto sua massa e propriedades. tomos de elementos diferentes tm massas e propriedades diferentes. - A combinao de tomos de elementos diferentes, numa proporo de nmeros inteiros, origina substncias diferentes.

- Uma reao qumica envolve apenas combinao, separao e rearranjo de tomos. Os tomos no so criados, nem destrudos, nem divididos ou convertidos durante uma reao qumica.

A lei das propores mltiplas de Dalton


- Dalton alm de confirmar as leis de Lavoisier e de Proust ainda props uma nova lei, a lei das propores mltiplas. - Esta lei estabelece que se dois elementos formam dois compostos diferentes, a razo entre as massas dos dois elementos num dos compostos igual a um pequeno nmero de vezes a razo entre as massas dos elementos no segundo composto. Exemplo:

- 2,6666 duas vezes maior que 1,3333

Consideraes finais da teoria atmica de Dalton


- A teoria atmica de Dalton foi importante por sugerir uma nova lei e estimulou Dalton e os seus contemporneos a fazerem muitas novas pesquisas. - Embora somente em 1860 se tenha estabelecido um conjunto consistente de massas relativas dos tomos, a idia de Dalton, de que as massas dos tomos eram cruciais para a qumica quantitativa, foi aceita a partir do incio do sculo XIX. Uma teoria no apenas explica o conhecimento existente, mas tambm estimula a pesquisa sobre novos conhecimentos.

Um breve panorama histrico dos antecedentes ao modelo atmico de Niels Bohr


A natureza eltrica da matria -O filsofo grego Tales de Mileto (640-546 a.C.) descobriu que, quando aproximamos dois bastes de mbar atritados com uma flanela ou l eles se repeliam. Ele tambm notou que esses mesmos bastes, aps terem sido atritados, eram atrados pela l ou flanela.

- mbar (do grego = elektron), uma espcie de resina fssil.

- Benjamim Franklin (1706-1790), inventor americano, observou a existncia de duas espcies diferentes de carga eltrica, chamadas por ele, arbitrariamente de carga positiva (+) e carga negativa (-). - Experimentos mostraram que cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem, o que explicava as observaes de Tales de Mileto.

- No incio do sculo XIX foi estabelecido que as cargas positivas e negativas estavam associadas com a matria.

- O fsico italiano Volta construiu um dispositivo, denominado pilha eltrica no qual, atravs de uma reao qumica, obteve um fluxo de partculas eltricas ao longo de um fio condutor. Volta denominou este fluxo de corrente eltrica. - A pilha eltrica permitiu que, em 1807, o cientista ingls Humphry Davy, descobrisse os elementos qumicos: sdio (Na) e potssio (K), o que intensificou as associaes entre a eletricidade e os tomos. A descoberta da primeira partcula subatmica: o eltron

- Em 1833 o cientista ingls Michael Faraday (1791-1867) mostrou que uma mesma quantidade de corrente eltrica provocava a deposio de quantidades diferentes de metais diferentes.

- Em 1887 Joseph John Thomson (1856-1940) utilizando uma aparelhagem de vidro, denominada tubo de raios catdicos, demonstrou a existncia de partculas carregadas negativamente e as denominou eltrons.
- Thomsom conclui que estas partculas negativas deveriam fazer parte dos tomos.

- Com esta descoberta ficou provado que Dalton tinha uma concepo errada do tomo, pois o tomo divisvel. - O fsico americano Robert Millikan (1868-1953) mediu a carga de um eltron possibilitando o clculo de sua massa.

- A descoberta da segunda partcula subatmica: o prton - Em 1886 o cientista Goldstein, utilizando o tubo de raios catdicos, observou a existncia de partculas carregadas positivamente. - As partculas carregadas positivamente foram associadas estrutura atmica e denominadas prtons (do grego o primrio) por Ernest Rutherford em 1904. - A descoberta da radioatividade

- Em 1895 Rentgen trabalhando com descargas eltricas em gases descobriu a existncia de radiaes que sensibilizavam pelculas fotogrficas e s denominou raios X. - Em 1896 o fsico francs Henri Becquerel (1852-1908) descobre que um minrio de urnio poderia enegrecer uma chapa fotogrfica.

-Marie Curie (1867-1934), seu marido Pierre Curie (18591906) e colaboradores isolaram o polnio e o rdio que emitiam a mesma espcie de raios. - Experimentos identificaram trs espcies de radiaes: Os raio alfa (), beta () e gama (). A experincia de Rutherford - Rutherford realiza um experimento utilizando as partculas alfa () para verificar se os tomos eram realmente macios.

Concluses de Rutherford: 1) O tomo deve ser constitudo por uma regio central que contm carga positiva e praticamente toda massa do tomo, a qual foi denominada ncleo. 2) O tomo possui uma regio praticamente sem massa que envolve o ncleo, apresentando carga negativa, denominada eletrosfera. - Com esta descoberta ficou provado que Dalton possua mais uma concepo errada do tomo, pois o tomo no macio como ele previa.

A descoberta da terceira partcula subatmica: o nutron - A existncia de mais de um prton no ncleo de um tomo comprometeria sua estabilidade pois cargas positivas sofrem repulso.

- Rutherford admitiu a existncia, no ncleo, de partculas com massa semelhante dos eltrons, mas sem carga, que serviriam para diminuir a repulso dos prtons.

- Essas partculas foram descobertas em 1932 por Chadwick que as denominou nutrons.

As radiaes eletromagnticas

- No incio do sculo XVII o cientista ingls Isaac Newton observou que, quando a luz solar atravessa um prisma ocorre uma disperso de seus componetes, originado um conjunto de cores denominado espectro contnuo.

- No incio do sculo XIX, vrios fsicos lanam a idia de que algumas propriedades da luz podem ser descritas em termos de movimento ondulatrio. - Observa-se que os movimentos ondulatrios da luz produzem campos eltricos e magnticos que se propagam sob a forma de ondas eletromagnticas.

- Os fsicos constatam que o espectro luminoso, obtido por Newton, poderia ser obtido tambm pela luz emitida pelo filamento de uma lmpada incandescente. - Ao realizar o mesmo experimento com a luz emitida quando gases a baixa presso eram submetidos descargas eltricas, os fsicos observaram que o espectro era descontnuo formando uma srie de linhas claras e finas denominadas raias.

- Observou-se, tambm, que gases diferentes produzem um conjunto de raias diferentes.

Johannes Rydberg (1854-1919) Desenvolveu uma equao, a partir da qual era possvel calcular o comprimento de onda das raias vermelhas, verde e azul na regio do visvel do espectro dos tomos de hidrognio.

Max Planck (1858-1914) - Em 1900 o fsico alemo Max Planck considerou que os tomos vibrando em um corpo aquecido emitem radiao eletromagntica. - Planck introduz a idia ao considerar que as vibraes eram quantizadas, ou seja, somente existem vibraes com determinadas energias. Einstein e o efeito fotoeltrico - Albert Einstein (1879-1955) prope que quando a luz atinge a superfcie de um metal ocorre a ejeo de eltrons de sua superfcie. - O deslocamento dos eltrons ejetados ocasionam a passagem de corrente eltrica.

Algumas crticas ao modelo atmico de Rutherford


- Os eltrons em movimento num campo ao redor do ncleo (carga positiva) deveriam perder energia. - Deste modo as rbitas dos eltrons deveriam gradualmente diminuir e, por fim, eles acabariam se chocando com o ncleo.

- Porm estes fatos no ocorrem com os tomos.


Em 1913 Niels Bohr conseguiu adaptar o modelo de Rutherford, resolvendo as principais crticas levantadas sobre este modelo.

O modelo atmico de Niels Bohr (1885-1962)


- Foi Niels Bohr, um fsico dinamarqus, quem esclareceu as crticas feitas ao modelo de Rutherford. - Para resolver as contradies com as leis da fsica clssica, que previam o choque dos eltrons com o ncleo do tomo, Bohr adotou a idia de que o eltron, em uma tomo de hidrognio s poderia ocupar certas rbitas ou nveis de energia nos quais ele seria estvel. - Bohr props um modelo planetrio para o tomo de hidrognio, onde o eltron se deslocava em uma rbita circular em torno do ncleo. - Para Bohr a energia do eltron no tomo estaria quantizada.

- Combinando o postulado da quantizao da energia com as leis da fsica clssica Bohr mostrou que a energia possuda por um eltron na n-sima rbita de um tomo de hidrognio dada pela seguinte equao:

- O nmero inteiro n o que se denomina hoje nmero quntico principal do eltron. - O modelo de Bohr prev que a rbita de energia mais baixa, com n=1, a mais prxima do ncleo.

Os postulados de Bohr
- Em um tomo so permitidas somente algumas rbitas circulares ao eltron, sendo que em cada uma ele possui energia constante. - Um eltron assume, somente, alguns determinados valores de energia que correspondem s rbitas permitidas, tendo, assim, determinadas camadas ou nveis de energia.

- Quando um tomo est com seus eltrons nos nveis de energia mais baixos possveis se diz que est no estado fundamental. - Um eltron pode receber energia de uma fonte externa somente em unidades discretas (pequenas) chamadas quanta (singular de quantum).

- Quando um eltron recebe um quantum de energia, ele salta para uma rbita mais energtica. O eltron realiza um salto quntico e atinge um estado excitado.
- Quando o eltron retorna a uma rbita menos energtica, ele perde, na forma de onda eletromagntica, uma quantidade de energia que corresponde diferena de energia entre as rbitas envolvidas.

Bohr e os espectros de linha dos gases


- Utilizando a noo de quantizao da energia do eltron, Bohr tambm ofereceu as primeiras explicaes sobre os espectros dos tomos excitados, relacionando-os com as idias qunticas de Planck e Einstein. - Bohr relacionou as raias do espectro descontnuo dos gases s variaes de energia dos eltrons contidos nos tomos desses gases. - A diferena de energia entre cada uma das rbitas corresponde a uma quantidade de energia, ou seja, a uma raia do espectro.

Bibliografia
- Kotz e Treichel, Qumica e Reaes qumicas, 3 edio. - Usberco e Salvador, Qumica Geral 1, 6 edio, Editora Saraiva. - Paul Strathern, Bohr e a Teoria Quntica em 90 minutos, Jorgr Zahar Editor. - http://images.google.com.br - http://pt.wikipedia.org

S-ar putea să vă placă și