Sunteți pe pagina 1din 59

Modernismo (1922-1960)

Primeira fase Modernista no Brasil (1922-1930) Segunda fase Modernista no Brasil - (1930-1945) Segunda fase Modernista no Brasil (1930-1945) - Prosa Terceira fase Modernista no Brasil (1945- +/- 1960)

"Todo este sangue de mil raas / corre em minhas veias / sou brasileiro / mas do Brasil sem colarinho / do Brasil negro / do Brasil ndio." --Srgio Milliet

Iniciou-se no Brasil com a Semana de Arte Moderna 1922. Mas nem todos os participantes da Semana eram modernistas: o pr-modernista Graa Aranha foi um dos oradores. Apesar de no ter sido dominante no comeo, como atestam as vaias da plateia da poca, este estilo, com o tempo, suplantou os anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximao da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto.

Didaticamente, divide-se o Modernismo em trs fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverncia e escndalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, tambm chamada Ps-Modernismo por vrios autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo. Referncias histricas

Incio do sculo XX: apogeu da Belle poque. O burgus comportado, tranqilo, contando seu lucro. Capitalismo monetrio. Industrializao e Neocolonialismo.

Reivindicaes de massa. Greves e turbulncias sociais. Socialismo ameaa.

Progresso cientfico: eletricidade. Motor a combusto: automvel e avio.

Concreto armado: arranha-cu. Telefone, telgrafo. Mundo da mquina, da informao, da velocidade.

Primeira Guerra Mundial e Revoluo Russa.

Abolir todas as regras. O passado responsvel. O passado, sem perfil, impessoal. Eliminar o passado.

Arte Moderna. Inquietao. Nada de modelos a seguir. Recomear. Rever. Reeducar. Chocar. Buscar o novo: multiplicidade e velocidade, originalidade e incompreenso, autenticidade e novidade.

Vanguarda - estar frente, repudiar o passado e sua arte. Abaixo o padro cultural vigente.

Primeira fase Modernista no Brasil (1922-1930)

Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posies. Perodo rico em manifestos e revistas de vida efmera.

Um ms depois da SAM, a poltica vive dois momentos importantes: eleies para Presidncia da Repblica e congresso (RJ) para fundao do Partido Comunista do Brasil. Ainda no campo da poltica, surge em 1926 o Partido Democrtico que teve entre seus fundadores Mrio de Andrade.

a fase mais radical justamente em conseqncia da necessidade de definies e do rompimento de todas as estruturas do passado. Carter anrquico e forte sentido destruidor.

Principais autores desta fase: Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antnio de Alcntara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Plnio Salgado. Caractersticas

busca do moderno, original e polmico

nacionalismo em suas mltiplas facetas

volta s origens e valorizao do ndio verdadeiramente brasileiro

lngua brasileira - falada pelo povo nas ruas

pardias - tentativa de repensar a histria e a literatura brasileiras

A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes:

nacionalismo crtico, consciente, de denncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas.

nacionalismo ufanista, utpico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita.

Manifestos e Revistas Revista Klaxon Mensrio de Arte Moderna (1922-1923)

Recebe este nome, pois klaxon era o termo usado para designar a buzina externa dos automveis. Primeiro peridico modernista, conseqncia das agitaes em torno da SAM. Inovadora em todos os sentidos: grfico, existncia de publicidade, oposio entre o velho e o novo.

Klaxon sabe que o progresso existe. Por isso, sem renegar o passado, caminha para diante, sempre, sempre. Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925)

Escrito por Oswald e publicado inicialmente no Correioda Manh. Em 1925, publicado como abertura do livro de poesias Pau-Brasil de Oswald. Apresenta uma proposta de literatura vinculada realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil.

A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela sob o azul cabralino, so fatos estticos.

A lngua sem arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. A Revista (1925-1926)

Responsvel pela divulgao dos ideais modernistas em MG. Teve apenas trs nmeros e contava com Drummond como um de seus redatores. Verde-Amarelismo (1926-1929)

uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil. Grupo formado por Plnio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. Criticavam o nacionalismo afrancesado de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo de Plnio Salgado (dcada de 30). Idolatria do tupi e a anta eleita smbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto Nhengau Verde-Amarelo Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta. Manifesto Regionalista de 1926

1925 e 1930 um perodo marcado pela difuso do Modernismo pelos estados brasileiros. Nesse sentido, o Centro Regionalista do Nordeste (Recife) busca desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas. Propem trabalhar em favor dos interesses da regio, alm de promover conferncias, exposies de arte, congressos etc. Para tanto, editaram uma revista. Vale ressaltar que o regionalismo nordestino conta com Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego, Jos Amrico de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Joo Cabral - na 2 fase modernista. Revista Antropofagia (1928-1929)

Contou com duas fases (denties): a primeira com 10 nmeros (1928 e 1929) direo Antnio Alcntara Machado e gerncia de Raul Bopp; a segunda foi publicada semanalmente em 16 nmeros no jornal Dirio de So Paulo (1929) e seu aougueiro (secretrio) era Geraldo

Ferraz. uma nova etapa do nacionalismo Pau-Brasil e resposta ao grupo Verde-amarelismo. A origem do nome movimento esta na tela Abaporu de Tarsila do Amaral.

1 fase - inicia-se com o polmico manifesto de Oswald e conta com Alcntara Machado, Mrio de Andrade (2 nmero publicou um captulo de Macunama), Carlos Drummons (3 nmero publicou a poesia No meio do vaminho); alm de desenhos de Tarsila, artigos em favor da lngua tupi de Plnio Salgado e poesias de Guilherme de Almeida.

2 fase - mais definida ideologicamente, com ruptura de Oswald e Mrio de Andrade. Esto nessa segunda fase Oswald, Bopp, Geraldo Ferraz, Oswaldo Costa, Tarsila, Patrcia Galvo (Pagu). Os alvos das crticas (mordidas) so Mrio de Andrade, Alcntara Machado, Graa Aranha, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Plnio Salgado.

S A ANTROPOFAGIA nos une, Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. / nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religies. / De todos os tratados de paz. / Tupi or not tupi, that is the question. (Manifesto Antropfago)

A nossa independncia ainda no fo proclamada. Frase tpica de D. Joo VI: Meu filho, pe essa coroa na tua cabea, antes que algum aventureiro o faa! Expulsamos a dinastia. preciso expulsar o esprito bragantino, as ordenaes e o rap de Maria da Fonte. (Revista de Antropofagia, n 1) Outras Revistas

Revista Verde de Cataguazes (MG - 1927-1928)

revista Esttica (RJ - 1924)

revista Terra Roxa e outras Terras (SP - 1926, colaborador Mrio de Andrade)

revista Festa (RJ - 1927, Ceclia Meireles como colaboradora)

Autores

Alcntara Machado (1901-1935)

Foi um importante escritor modernista da primeira fase, apesar de no ter participado da SAM, integrando o grupo somente em 25. Produziu prosa ficcional, renovando sua estrutura para construir histrias curtas e do cotidiano. Privilegia o imigrante, principalmente o italiano, e sua fuso, ampliando o universo cultural de So Paulo.

Apesar de no ser to radical como os outros modernistas contemporneos seus, usava uma linguagem em seus contos que se aproximava muito do falado. Seus personagens do livro de contos Brs, Bexiga e Barra Funda falavam uma mistura de italiano e portugus. Retrata uma realidade citadina e realista, num tom divertido, enfatizando a vida difcil dos imigrantes e sua ascenso.

Nunca chegou a completar seu romance Mana Maria, que foi publicado um ano depois de sua prematura morte. Pouco antes do fim da vida, rompeu relaes com Oswald de Andrade por motivos ideolgicos, ao mesmo tempo em que sua amizade com Mrio de Andrade se estreitava.

Brs, Bexiga e Barra Funda - contos com fragmentao de episdios, at registro de cenas sem interesse, mapeamento de So Paulo, extico nos nomes das personagens, meno a produtos de consumo da poca, grias esquecidas etc.

Ali na Rua Oriente a ral quando muito andava de bonde. De automvel ou carro s mesmo em dia de enterro ou casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realizao muito difcil. Um sonho. (...) Gaetaninho saiu correndo. Antes de alcanar a bola um bonde o pegou. Pegou e matou. / No bonde vinha o pai do Gaetaninho. / A gurizada assustada espalhou a notcia na noite. / Sabe o Gaetaninho? / Que que tem? / Amassou o bonde! / (...) s dezesseis horas do dia seguinte saiu um enterro da Rua do Oriente e Gaetaninho no ia na bolia de nenhum dos carros do acompanhamento. Ia no da frente dentro de um caixo fechado com flores pobres por cima.

Laranja da China - luso-brasileiro toma o lugar do italiano, ainda na linha do cotidiano em suas mincias. Todos os contos apresentam uma espcie de pardia desde o ttulo: O Revoltado Robespierre (Sr. Natanael Robespierre dos Anjos).

Obras principais:

Path Baby (1926)

Brs, Bexiga e Barra Funda (1927)

Laranja da China (1928)

Anchieta na Capitania de So Vicente (1928)

Mana Maria (romance inacabado e publicado ps-morte 1936)

Cavaquinho e Saxofone (coletnea de artigos e estudos, 1940)

Escreveu para Terra Roxa e Outras Terras (um de seus fundadores), para a Revista Antropofagia e para a Revista Nova (que dirigiu). Cassiano Ricardo (1895-1974)

Paulista, Cassiano deixou uma obra marcada pelas tendncias de seu tempo sem, entretanto, deixar um estilo prprio. Iniciou sua carreira com Dentro da Noite (1915) neo-simbolismta, passou por tendncias parnasianas em A Frauta de P (1917, para integrar-se ao Verdeamarelismo com Vamos Caar Papagaios (1926). Com o formalismo de 45, torna-se meditativo e melanclico. Em 1960, entra para a corrida vanguardista com experimentalismo e franca adeso ao Concretismo e Poesia Praxis.

Obras principais:

Poesia:

Dentro da Noite (1915)

A Frauta de P (1917)

Vamos Caar Papagaios (1926)

Martim-Cerer (1928)

Deixa Estar, Jacar (1931)

O Sangue das Horas (1943)

Um Dia depois do Outro (1947)

A Face Perdida (1950)

Poemas Murais (1950)

Sonetos (1952)

Joo Torto e A Fbula (1956)

Arranha-Cu de Vidro (1956)

Poesias Completas (1957)

Montanha Russa (1960)

A Difcil Manh (1960)

Jeremias sem Chorar (1964)

Prosa:

O Brasil no Original (1936)

O Negro na Bandeira (1938)

A Academia e a Prosa Moderna (1939)

Pedro Lus Visto Pelos Modernos (1939)

Marcha para o Oeste (1943)

A Academia e a Lngua Brasileira (1943)

A Poesia na Tcnica do Romance (1953)

O Homem Cordial (1959)

22 e a Poesia de Hoje (1962)

Reflexos sobre a Potica de Vanguarda (1966)

Guilherme de Almeida (1890-1969)

Sempre se ajustou aos padres e foi disciplinado, com mestria sobre a lngua e seus dispositivos tcnicos. Exmio poeta que pode ter sua obra dividida em trs etapas:

Pr-modernista - Ns (s de sonetos, 1917), A Dana das Horas (1919), Messidor (contendo os dois anteriores mais A Suave Colheita, 1919), Livro de Horas de Sror Dolorosa (1920) e Era Uma Vez..., (1922) - influncia parnasiano-simbolista, habilidoso artista do verso

Modernismo - A Frauta que Eu Perdi (subttulo Canes Gregas, 1924) Meu (1925) e Raa (1925) - versos livres, sonoridade e ressurgir de algumas rimas. Raa (rapsdia da mestiagem brasileira) pertence ao nacionalismo esttico com nomeao metonmica (portugus = velho cavaleiro, ndio reluz em cores e preto = samba), versos grandes, frases nominais e vocbulos mais raros.

Ps-Modernismo - Voc (1930), Acaso (1938), Poesia Vria (1947), Camoniana (1956) e Pequeno Cancioneiro (1956) - retorno ao ponto de origem: versos metrificados, rimas raras, sonetos e sentimentalismo. Apangio da tcnica, reconstitui a maneira de Cames e dos Cancioneiros

H uma encruzilhada de trs estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: / trs caminhos se cruzam um branco, um verde e um preto trs hastes da grande cruz. / E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste. / derivam num novo caminho, completam a cruz unidos num s, fundidos num vrtice. / Fuso ardente na fornalha tropical de barro vermelho, cozido, estalando ao calor modorrento dos sis imutveis: (...)

--Minha Cruz!, in Raa Manuel Bandeira (1886-1968)

uma das figuras mais importantes da poesia brasileira e um dos iniciadores do Modernismo. Do penumbrismo ps-simbolista de A Cinza das Horas s experincias concretas da dcada de 60 de Composies e Ponteios, a poesia de Bandeira destaca-se pela conscincia tcnica com que manipulou o verso livre. Participa indiretamente da SAM, quando Ronald de Carvalho declama seu poema Sapos.

Sempre pensando que morreria cedo (tuberculoso), acabou vivendo muito e marcando a literatura brasileira. Morte e infncia so as molas propulsoras de sua obra. Ironizava o desnimo provocado pela doena, mas em Cinza das Horas apresenta melancolia e sofrimento por causa da dama branca. Alm de ser um poeta fabuloso, tambm foi ensasta, cronista e tradutor. O prprio autor define sua poesia como a do "gosto humilde da tristeza".

Febre, hemoptise, dispnia, e suores noturnos. / A vida inteira que podia ter sido e que no foi. / Tosse, tosse, tosse. / Mandou chamar o mdico: / Diga trinta e trs. / Trinta e trs... trinta e trs... trinta e trs... / Respire. (...) / O senhor tem uma escavao no pulmo esquerdo e o pulmo direito infiltrado. / Ento, doutor, no possvel tentar o pneumotrax? / No. A nica coisa a fazer e tocar um tango argentino.

--Pneumotrax

Ritmo Absoluto e Libertinagem so frutos de um processo de integrao com o Rio. Sua poesia contagia-se de uma viso ertico-sentimental, resultante da forma de encarar o amor a partir da experincia do corpo. Libertinagem usa lirismo solto, repleto de cenas do cotidiano, com verdadeiras aulas de solidariedade e ternura.

Irene preta / Irene boa / Irene sempre de bom humor. / Imagino Irene entrando no cu: / Licena, meu branco! / E So Pedro bonacho: / Entra, Irene. Voc no precisa pedir licena.

--Irene no Cu, in Libertinagem

Em Estrela da Manh, atinge a plenitude de seu lirismo libertrio, mostrando que tudo pode ser matria potica: um clssico esquecido, uma frase de criana, uma notcia de jornal, a casa em que morava e at mesmo uma propaganda de trs sabonetes (Baladas das trs mulheres do sabonete Arax).

Obras principais:

Poesia:

A Cinza das Horas (1917)

Carnaval (1919)

O Ritmo Dissoluto (1924)

Libertinagem (1930)

Estrela da Manh (1936)

Lira dos Cinquent Anos (1940)

Belo, Belo (1948)

Mafu do Malungo (1948)

Opus 10 (1952)

Estrela da Tarde (1963)

Estrela da Vida Inteira (1966)

Prosa:

Crnicas da Provncia do Brasil (1937)

Guia de Ouro Preto (1938)

Noes de Histria das Literaturas (1940)

Literatura Hispano-Americana (1949)

Gonalves Dias (1952)

Itinerrio de Pasrgada (1954)

De Poetas e de Poesia (1954)

Flauta de papel (1957)

Andorinha, Andorinha (seleo de Carlos Drummond de Andrade, 1966)

Colquio Unilateralmente Sentimental (1968)

Mrio de Andrade (1893-1945)

Um dos organizadores do Modernismo e da SAM, foi o que apresentou projeto mais consistente de renovao. Comeou escrevendo crticas de arte e poesia (ainda parnasiana) com o pseudnimo de Mrio Sobral. Rompeu com o Parnasianismo e o passado com Paulicia Desvairada e a Semana, da qual participou ativamente.

Injetou em tudo que fez um senso de problemtico brasileirismo, da sua investida no folclore. De jeito simples, sua coloquialidade desarticulou o esprito nacional de uma montanha de preconceitos arcaicos. Lutou sempre por uma literatura brasileira e com temas brasileiros.

O passado lio para se meditar e no para se reproduzir - afirmava assim a necessidade de um presente novo, inventivo. Acreditava na arte como instrumento de debate e de combate, comportamento evidenciado em Paulicia Desvairada. Esta obra oferece uma panormica da cidade e de sua vida, ao criticar a mania obsessiva de posse, aqui tambm satiriza a incompetncia dos administradores.

Oh! Minhas alucinaes / Vi os deputados, chapus altos / sob o plio vesperal, feito de mangas-rosas, / sarem de mos dadas do Congresso... / Como um possesso num acesso em meus aplausos / aos salvadores do meu estado amado! (...) / Mas os deputados, chapus altos / Mudavam-se pouco a pouco em cabras! / Crescem-lhes os cornos, decemlhes as barbichas... (...) / se punham a pastar / rente do palcio do senhor presidente... / Oh! Minhas alucinaes!

--O rebanho, in Paulicia Desvairada

Sua faceta de terico de esttica literria pode ser avaliado em A Escrava que no Isaura, onde expe pequenos e paliativos remdios da farmacopia didtico-tcnico-potica do Modernismo.

Eu creio que os modernistas da Semana de Arte Moderna no devemos servir de exemplo a ningum. Mas podemos servir de lio. O homem atravessa uma fase integralmente poltica da humanidade. Nunca jamais ele foi to momentneo como agora.

--O Movimento Modernista - conferncia

Cl do Jabuti resulta da viagem de descoberta do Brasil, numa aproximao com o folclore como fonte de criao potica. Apoiando-se nas tradies populares brasileiras, utiliza a toada, o coco, a moda, o samba para sustentar seus poemas.

Seu primeiro romance Amar, Verbo Intransitivo que penetra na estrutura familiar da burguesia paulistana, sua moral e seus preconceitos. Aborda, ao mesmo tempo, os sonhos e a adaptao dos imigrantes na agitada Paulicia.

J em Macunama, Heri sem nenhum carter, cria um anti-heri com um perfil indolente, brigo, covarde, sincero, mentiroso, trabalhador, preguioso, malandro, otrio - multifacetado. Inspirando-se no folclore indgena da Amaznia, mesclando a lendas e tradies das mais variadas regies do Brasil, constri-se um heri que encarna o homem latino-americano. Macunama uma figura totalmente fora dos esquemas tradicionais da prosa de fico, uma aglutinao de alguns possveis tipos brasileiros. Sempre na defesa, Macunama comea comendo terra e acaba sendo comido pela terra.

Renate de Males j evidencia certo distanciamento em relao ao desvairismo inicial. Em Contos de Belazarte, manifesta acentuada preocupao com uma anlise psicolgico-social das relaes familiares, reveladas atravs de uma linguagem inovadora (sinttico e lexicalmente).

Na obra Lira Paulistana, Mrio faz uma interpretao potica de seu destino e integrao com a cidade de So Paulo. O reflexo do eu na transparncia do rio Tiet mostra as guas do rio como se fosse um espelho mgico.

Inspirao - So Paulo! comoo de minha vida ... / Os meus amores so flores feitas de original... / Arlequinal!... Traje de losangos... Cinza e ouro... / Luz e bruma... Forno e inverno morno... / Elegncias sutis sem escndalos, sem cimes... / Perfumes de Paris... Arys!

--in Poesias Completas

O Banquete um explosivo depoimento sobre as linhas mestras do pensamento esttico de Mrio de Andrade, alm de constituir uma stira sobre certos comportamentos tpicos no tempo da ditadura estadonovista.

"Pouca sade e muita sava os males do Brasil so."

--Macunama

Obras Principais

Poesia

H uma Gota de Sangue em casa Poema (1917)

Paulicia Desvairada (1922)

Losango Cqui (1926)

Cl do Jabuti (1927)

Remate de males (1930)

Poesias (1941)

Lira Paulistana (1946)

O Carro da Misria (1946)

Poesias Completas (1955)

Conto

Primeiro Andar (1926)

Balazarte (1934)

Contos Novos (1946)

Romance

Amar, Verbo Intransitivo (1927)

Macunama (1928)

Ensaio

A Escrava que no Isaura (1925)

O Aleijadinho e lvares de Azevedo (1935)

O Baile das Quatro Artes (1943)

Aspectos da Literatura Brasileira (1943)

O Empalhador de Passarinhos (1944)

O Banquete (1978)

Crnicas

Os Filhos da Candinha (1943)

Musicologia e Folclore

Ensaio sobre Msica Brasileira (1928)

Compndio de Histria da Msica (1929)

Modinhas e Lundus Imperiais (1930)

Msica, Doce Msica (1933)

Namoros com a Medicina (1939)

Msica do Brasil (1941)

Danas Dramticas do Brasil (1959)

Msica de Feitiaria (1963)

Histria da Arte

Padre Jesuno de Monte Melo (1946)

outros folhetos reunidos nas Obras Completas

Oswald de Andrade (1890-1853)

Foi poeta, romancista, ensasta e teatrlogo. Figura de muito destaque no Modernismo Brasileiro, ele trouxe de sua viagem a Europa o Futurismo. Formado em Direito, Oswald era um playboy extravagante: usa luvas xadrez e tinha um Cadillac verde apenas porque este tinha cinzeiro, para citar apenas algumas de suas muitas extravagncias. Amigo de Mrio de Andrade, era seu oposto: milionrio, extrovertido, mulherengo (casou-se 5 vezes, as mais clebres sendo as duas primeiras esposas: Tarsila do Amaral e Patrcia "Pagu" Galvo).

Viajei, fiquei pobre, fiquei rico, casei, enviuvei, casei, divorciei, viajei, casei... j disse que sou conjugal, gremial e ordeiro. O que no me impediu de ter brigado diversas vezes portuguesa e tomado parte em algumas batalhas campais.

--nota autobiogrfica - Dirio de Notcias

Foi um dos principais artistas da Semana de Arte Moderna e lanou o Movimento Pau-Brasil e a Antropofagia, corrente que pretendia devorar a cultura europia e brasileira da poca e criar uma verdadeira cultura brasileira. Fazendeiro de caf, perdeu tudo e foi falncia em 1929 com o crash da Bolsa de Valores. Militante esquerdista, passou a divulgar o Comunismo junto com Pagu em 1931, mas desligou-se do Partido em 1945.

Sua obra marcada por irreverncia, coloquialismo, nacionalismo, exerccio de demolio e crtica. Incomodar os acomodados, estimular o leitor atravs de palavras de coragem eram constantes preocupaes desse autor.

A situao revolucionria desta bosta mental sul-americana apresentava-se assim: o contrrio do burgus no era o proletrio era o bomio! As massas, ignoradas no territrio e como hoje, sob a completa devassido econmica dos polticos e dos ricos. Os intelectuais brincando de roda.

--prefcio de Serafim Ponte Grande

Depois de participar da SAM, viaja Europa e o dirio de bordo destas viagens o romance cubista Memrias Sentimentais de Joo Miramar, que os crticos chamaram de prosa telegrfica. Este romance-caleidoscpio inaugura, no nvel da prosa, a tendncia antinormativa da literatura contempornea, rompendo os modelos realistas. Seus 163 fragmentos registram a trajetria do brasileiro rico de todos os tempos: Europa - casamento - amante - desquite vida literria - apertos financeiros - ...

Beiramvamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. / Losango, tnues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. / No outro lado azul da baa a Serra dos rgos serrava. / Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Tolah ia vinha derrapava entrava em tneis. / Copacabana em um duelo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade.

--66. Botafogo, in Memrias Sentimentais de Joo Miramar

Em Paris, deslumbrado, descobriu a prpria Terra: tinha nventado a poesia de exportao o Pau-Brasil. Poemas-plilas, onde mistura-se a linguagem antiga dos cronistas e jesutas com o modo de falar atual. Com essa mistura, tempera seus poemas com sua fina ironia.

reliccio - No baile da Corte / Foi o Conde d Eu quem disse / Pra Dona Benvinda / Que farinha de Suru / Pinga de Parati / Fumo de Baependi / com beb pit e ca

--Pau-Brasil

O momento esteticamente mais radical do Modernismo foi a Antropofagia. Invocando a cultura e os costumes primitivos do Brasil, este movimento afirma a necessidade de sermos um povo antropfago, para no nos atrofiarmos culturalmente. Deve-se filtrar as contribuies estrangeiras para alcanar uma sntese transformadora.

Com a crise econmica de 1929, Oswald passa por difceis condies financeiras e se v obrigado a conjugar o verbo crakar

Eu empobreo de repente / Tu enriqueces por minha causa / Ele azula para o serto / Ns entramos em concordata / Vs protestais por preferncia / Eles escafedem a massa / S pirata / Sede trouxas / Abrindo o pala / Pessoal sarado / Oxal eu tivesse sabido que esse verbo era irrregular.

--Memrias Sentimentais de Joo Miramar

Falido economicamente, Oswald vai se pendurar nos reis da vela, os agiotas do beco do escarro (zona bancria de SP). Com isso, o autor vai recolhendo material para sua pea O Rei da Vela.

Serafim Ponte Grande o romance que testemunha a fase de identidade ideolgica com a esquerda. Serafim encarna o mito do heri latino-americano individual que parte como um louco em busca da libertao e da utopia. . Oswald projeta em Serafim o heri que vai remar sempre contra a corrente do inconformismo, procurando romper, atravs da crtica, do sarcasmo e da ironia as rdeas sufocantes do ser burgus. Por ser o sonhe de Serafim individual, acaba frustrando-se e, depois de aprender as duras realidades da vida, torna-se um irrecupervel marginal que cai fora do sistema.

Tudo tempo e contra-tempo! E o tempo eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Em luta seletiva, antropofgica. Com outras formas do tempo: moscas, eletro-ticas, cataclismas, polcias e marimbondos! / criadores das elevaes ertificiais do destino eu vos digo! A felicidade do homem uma felicidade guerreira. Tenho dito. Viva a rapaziada! O gnio uma longa besteira!

--Serafim Ponte Grande

Morreu sofrendo dificuldades de sade e financeiras, mas sem perder o contato com os artistas da poca.

epitfio - Eu sou redondo, redondo / Redondo, redondo eu sei / Eu sou uma redond ilha / Das mulheres que beijei / Vou falecer do oh! amor / Das mulheres de minh ilha / Minha caveira rir ah! ah! ah! / Pensando na redondilha

Obras principais:

Poesia

Pau-Brasil (1925)

Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade (1927)

Poesias Reunidas (edio pstuma)

Romance

Os Condenados (I - Alma, II - Estrela do Absinto, III - A escada, 1922 a 1934)

Memrias Sentimentais de Joo Miramar (1924)

Serafim Ponte Grande (1933)

Marco Zero (I - A Revoluo Melanclica, II - Cho, 1943 a 1946)

Manifestos, teses e ensaios

Manifesto Pau-Brasil (1925)

Manifesto Antropfago (1928)

A Arcdia e a Inconfidncia (1945)

Ponta de Lana (1945)

A Crise da Filosofia Messinica (1946)

A Marcha das Utopias (1966)

Teatro

O Homem e o Cavalo (1934)

O Rei da Vela (1937)

A Morta (1937)

O Rei Floquinhos (Infantil, 1953)

Memrias

Um Homem sem Profisso (1954)

Crnicas

Telefonemas (edio pstuma)

Textos

Evocao do Recife

Recife No a Veneza americana No a Mauritsstad dos armadores das ndias Ocidentais. No o Recife dos Mascates Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois Recife das revolues libertrias Mas o Recife sem histria nem literatura Recife sem mais nada Recife da minha infncia (...)

--Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasrgada

Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada

Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura

De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive

E como farei ginstica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a me-d gua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada. Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcalide vontade Tem prostitutas bonitas para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste Mas triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada.

--Manuel Bandeira

pronominais

D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

--Fragmentos do livro de poesias Pau-Brasil, de Oswald de Andrade

erro de portugus

Quando o portugus chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido o portugus.

--Fragmentos do livro de poesias Pau-Brasil, de Oswald de Andrade

Mrio de Andrade

Eu insulto o burgus! O burgus nquel, o burgus-burgus! A digesto bem-feita de So Paulo! O homem-curva! o homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas! Os bares lampies! os condes Joes! os duques zurros! que vivem dentro de muros sem pulos, e gemem sangues de alguns mil-ris fracos para dizerem que as filhas da senhora falam o francs

e tocam os Printemps com as unhas! Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma! Oh! pure de batatas morais! Oh! cabelos nas ventas! oh! carecas! (...)

dio e insulto! dio e raiva! dio e mais dio! Morte ao burgus de giolhos, cheirando religio e que no cr em Deus! dio vermelho! dio fecundo1 dio cclico! dio fundamento, sem perdo!

Fora! Fu! Fora o bom burgus!...

--Fragmentos de Ode ao Burgus Segunda fase Modernista no Brasil - (1930-1945)

Estende-se de 1930 a 1945, sendo um perodo rico na produo potica e tambm na prosa. O universo temtico se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar-no-mundo.

A segunda fase colheu os resultados da precedente, substituindo o carter destruidor pela inteno construtiva, pela recomposio de valores e configurao da nova ordem esttica.

--Cassiano Ricardo

Durante algum certo tempo, a poesia das geraes de 22 e 30 conviveram. No se trata, portanto, de uma sucesso brusca. A maioria dos poetas de 30 absorveria parte da experincia de 22: liberdade temtica, gosto da expresso atualizada ou inventiva, verso livre, antiacademicismo.

A poesia prossegue a tarefa de purificao de meios e formas iniciada antes, ampliando a temtica na direo da inquietao filosfica e religiosa, com Vincius de Moraes, Jorge de Lima, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, ao tempo em que a prosa alargava a sua rea de interesse para incluir preocupaes novas de ordem poltica, social e econmica, humana e espiritual. piada sucedeu a gravidade de esprito, a seriedade da alma, propsitos e meios. Uma gerao grave, preocupada com o destino do homem e com as dores do mundo, pelos quais se considerava responsvel, deu poca uma atividade excepcional.

O humor quase piadstico de Drummond receberia influencias de Mrio e Oswald de Andrade. Vincius, Ceclia, Jorge de Lima e Murilo Mendes apresentam certo espiritualismo que vinha do livro de Mrio H uma gota de Sangue em cada Poema (1917).

A gerao de 30 no precisou ser combativa como a de 22. Eles j encontraram uma linguagem potica modernista estruturada. Passaram ento a aprimor-la e extrair dela novas variaes, numa maior estabilidade.

O Modernismo j estava dinamicamente incorporado `as praticas literrias brasileiras, sendo assim os modernistas de 30 esto mais voltados ao drama do mundo e ao desconcerto do capitalismo.

"Este tempo de partido, / tempo de homens partidos. (...) Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. / As leis ano bastam. Os lrios ano nascem da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se / na pedra."

--Carlos Drummond de Andrade, in Nosso Tempo Caractersticas

Repensar a historia nacional com humor e ironia - " Em outubro de 1930 / Ns fizemos que animao! / Um pic-nic com carabinas." (Festa Familiar - Murilo Mendes)

Verso livre e poesia sinttica - " Stop. / A vida parou / ou foi o automvel?" (Cota Zero, Carlos Drummond de Andrade)

Nova postura temtica - questionar mais a realidade e a si mesmo enquanto indivduo

Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta

Literatura mais construtiva e mais politizada.

Surge uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo (Ceclia, Murilo Mendes, Jorge de Lima e Vincius)

Aprofundamento das relaes do eu com o mundo

Conscincia da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mos / e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)

Perspectiva nica para enfrentar os tempos difceis a unio, as solues coletivas - " O presente to grande, ano nos afastemos, / Ano nos afastemos muito, vamos de mos dadas." (Carlos Drummond de Andrade - Mos dadas)

Autores Principais - Poesia Carlos Drummond de Andrade

Mineiro, trabalha lecionando em Itabira e, em 45, trabalha na diretoria de um jornal comunista. Maior nome da poesia contempornea, registrando a realidade cotidiana e os acontecimentos da poca.

Ironia fina, lucidez, e calma, traduzidos numa linguagem flexvel, rica, mas rica de dimenses humanas.

Poesias refletem os problemas do mundo e do ser humano diante dos regimes totalitrios, da 2a GM e da guerra fria.

Poesia de Drummond apresenta uns momentos de esperana, mas prevalece a descrena diante do rumo dos acontecimentos.

Nega formas de fuga da realidade, volta-se para o momento presente.

"Ano serei o poeta de um mundo caduco. / Tambm ano cantarei o mundo futuro. / Estou preso `a vida e olho meus companheiros. (...) O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, / a vida presente."

--Mos Dadas

A partir de Lio das Coisas (1962), h maior preocupao maior com objetos, valorizando mais os aspectos visuais e sonoros - tendncia concreto-formalista.

Carlos Drummond de Andrade prope a diviso temtica de sua obra, numa seleo que faz para sua Antologia Potica:

o indivduo

a terra natal

a famlia

os amigos

o choque social

o conhecimento amoroso

a prpria poesia

exerccios ldicos

uma viso, ou tentativa de, da existncia

Obras:

Poesia:

Alguma Poesia (1930)

Brejo das Almas (1934)

Sentimento do Mundo (1940)

Poesias (1942)

A Rosa do Povo (1945)

Poesia at agora (1948)

Claro Enigma (1951)

Viola de Bolso (1952)

Fazendeiro do Ar e Poesia at Agora (1953)

Viola de Bolso Novamente Encordoada (1955)

Poemas (1959)

A Vida Passada a Limpo (1959)

Lio de Coisas (1962)

Versiprosa (967)

Boitempo (1968)

Menino Antigo (1973)

As Impurezas do Branco (1973)

Discurso da Primavera e outras Sombras (1978)

Prosa:

Confisses de Minas (ensaios e crnicas, 1944)

Contos de Aprendiz (1951)

Passeios na Ilha (ensaios e crnicas, 1952)

Fala, Amendoeira (1957)

a Bolsa e a Vida (crnicas e poemas, 1962)

Cadeira de Balano (crnicas e poemas, 1970)

O Poder Ultrajovem e mais 79 Textos em Prosa e Verso (1972)

Murilo Mendes (1902-1975)

Mineiro, que caminha das stiras e poemas-piada, ao estilo oswaldiano, para uma poesia religiosa, sem perder o contato com a realidade. Poeta modernista mais infuenciado pelo Surrealismo europeu.

Guerra foi tema de diversos poemas seus. Seus textos caracterizam-se por novas formas de expresso, e livre associao de imagens e conceitos.

A partir de Tempo e Eternidade (1935), parte para a poesia mstica e religiosa. Dilema entre poesia e Igreja, finito e infinito, material e espiritual, sem abandonar a dimenso social.

"Eu amo minha famlia sobrenatural, / Aquela que ano herdei, / Aquela que ama o Eterno. / So poetas, so musas, so iluminados / Que vivem mirando os seus fins transcendentes. / Que vivem mirando os seus fins transcendentes. / 'o mundo, minha famlia sobrenatural ano te possuiu. / Minha angstia vive nela e com ela, / E eu formarei poetas no futuro / `A sua imagem e semelhana. E todos ajuntando novos membros ao corpo / De que Cristo Jesus a cabea / Irradiaro as palavras do Eterno."

--communicantes

Tambm poeta especulador, que usa a linguagem em busca de novos conceitos.

"O poema texto? O poeta? / O poema o texto + o poeta? / O poema o poeta - o texto? / O texto o contexto do poeta / Ou o poeta do contexto do texto? / O texto visvel o texto total / O antetexto e o antitexto / Ou as runas do texto? / O texto abole / Cria / Ou restaura?"

--Texto de Consulta

Essa condio barroca de sua poesia associa-se a um trabalho das imagens visuais. Empolgado com a beleza, afirmava que tudo era belo pois pertencia `a Criao. S as aes humanas justificavam o feio.

Conscincia do caos, do mundo esfacelado, civilizao decadente. Trabalho do poeta tentar ordenar esse caos.

" (...) A infncia vem da eternidade. / Depois s a morte magnfica / Destruio da mordaa: / E talvez j' a tivesse entrevisto / Quando brincavas com o pio / Ou quando desmontaste o besouro. Entre duas eternidades / Balanam-se espantosas / Fome de amor e a msica: / Rude doura / 'Ultima passagem livre. S vemos o cu pelo avesso."

--Poesia de Liberdade

Para Murilo, a beleza fundamental. Mulher, para Murilo, igual a amor, abordada de forma ertica.

"Tudo o que te rodeia e te serve

Aumenta a fascinao, o segredo Teu vu se interpe entre ti e meu corpo, a grade do meu crcere. (...) Tudo o que faz parte de ti desde teus sapatos Est unido ao pecado e ao prazer, `A teologia, ao sobrenatural."

--Em Pnico, in Antologia Potica

Obras : Poemas (1930), Histria do Brasil (1932), Tempo e Eternidade (com Jorge de Lima, 1935), A Poesia em Pnico (1938), O Visionrio (1941), As Metamorfoses (1944), O Discpulo de Emas (prosa, 1944), Mundo Enigma, (1945), Poesia Liberdade (1947), Janela do Caos (1948), Contemplao de Ouro Preto (1954), Poesias (1959), Tempo Espanhol (1959), Poliedro (1962), Idade do Serrote (Memrias, 1968), Convergncia (1972), Retratos Relmpago (1973), Ipotesi (1977) Jorge de Lima (1898-1953)

Alagoano ligado diretamente poltica, estria com a obra XVI Alexandrinos fortemente influenciado pelo Parnasianismo, o que lhe deu o ttulo de Prncipe dos Poetas Alagoanos. Sua obra posteriormente chega a uma poesia social, paralela a uma poesia religiosa.

Na poesia social apresenta-se a cor local, atravs do resgate da memria do autor de menino branco com infncia cheia de imagens de negros escravos e engenhos. Por vezes, amplia a abordagem com denncia das desigualdades sociais.

A filha de Pai Joo tinha um peito de / Turina para os filhos de Ioi mamar: / Quando o peito secou a filha de Pai Joo / Tambm secou agarrada num / Ferro de engomar. / A pele de Pai Joo ficou na ponta / Dos chicotes. / A fora de Pai Joo fcou no cabo Da enxada e da foice. / A mulher de Pai Joo o branco / A roubou para fazer mucamas."

--Pai Joo

A partir de Tempo e Eternidade, h a preocupao da restaurao da Poesia em Cristo. Essa temtica religiosa tambm est presente em A Tnica Inconstil e Mira Coeli.

Tem ainda um poema pico moda de Cames e Dante, usando 10 cantos para mostrar o dilema barroco de um homem indeciso entre o material e o espiritual.

Mulher Proletria

Mulher proletria - nica fbrica que o operrio tem, (fabrica filhos) tu na tua superproduo de mquina humana forneces anjos para o Senhor Jesus, forneces braos para o senhor burgus.

Mulher proletria, 0 operrio, teu proprietrio h de ver, h de ver: a tua produo, a tua superproduo, ao contrrio das mquinas burguesas salvar o teu proprietrio.

--Poesias, 1975

Obras:

Poesia - XIV Alexandrinos (1914), O Mundo do Menino Impossvel (1925), Poemas (1927), Novos Poemas (1929), Poemas Escolhidos (1932), Tempo e Eternidade (em colaborao com Murilo Mendes, 1935), Quatro Poemas Negros (1937), A Tnica lnconstil (1938), Poemas Negros (1947), Livro de Sonetos (1949), Obra Potica (incluindo os anteriores e mais Anunciao e Encontro de Mira-Celi), 1950), Inveno de Orfeu (1952)

Romance - Salomo e as mulheres (1927), O Anjo (1934), Calunga (1935), A Mulher Obscura (1939), Guerra Dentro do Beco (1950)

Teatro - A Filha da Me D'gua, As Mos, Ulisses

Cinema - Os Retirantes (argumento de filme)

Ceclia Meireles

rf, carioca, foi criada pela av e fez Magistrio e lecionou Literatura em vrias universidades.

Estria com o livro Espectros (1919), participando da corrente espiritualista, sob a influncia dos poetas que formariam o grupo da revista Festa (neo-simbolista).

Suas principais caractersticas so sensibilidade forte, intimisno, introspeco, viagem para dentro de si mesma e conscincia da transitoriedade das coisas (tempo = personagem principal). Para ela as realidades no so para se filosofar, so inexplicveis, basta viv-las.

Retrato

Eu no tinha este rosto de hoje, / assim calmo, assim triste, assim magro, / nem estes olhos to vazios, / nem o lbio amargo.

Eu no tinha estas mos sem fora, / to paradas e frias e mortas; / eu no tinha este corao / que nem se mostra.

Eu no dei por esta mudana, / to simples, to certa, to fcil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

--Flor de Poemas

Assim sua obra apresenta uma atmosfera de sonho, fantasia,em contraste com solido e padecimento. Linguagem simblica, com imagens sugestivas e constantes apelos sensoriais (metforas, sinestesias, aliteraes e assonncias).

Rmulo rema

Rmulo rema no rio. / A rom dorme no ramo, / a rom rubra. (E o cu.) O remo abre o rio. / O rio murmura, A rom rubra dorme / cheia de rubis. (E o cu.) Rmulo rema no rio. Abre-se a rom. / Abre-se a manh. Rolam rubis rubros do cu. No rio, / Rmulo rema.

--Ou isto ou aquilo

Obras:

Poesia : Espectros (1919), Nunca mais... e Poema dos Poemas (1923), Baladas para EI-rei (1925), Viagem (1939), Vaga Msica (1942), Mar Absoluto (1945), Retrato Natural (1949), Ama em Leonoreta (1952), Doze Noturnos de Holanda e o Aeronauta (1952) Romanceiro da Inconfidncia (1953), Pequeno Oratrio de Santa Clara (1955) Pistia, Cemirio Militar Brasileiro (1955) Canes (1956), Romance de Santa Ceclia (1957), A Rosa (1957), Metal Rosicler (1960), Poemas Escritos na ndia (1962) Antologia Potica (1963) Solombra (1963), Ou isto ou Aquilo (1965), Crnica Trovada da Cdade de San Sebastian (1965) Poemas Italianos (1968)

Teatro : O Menino Atrasado (1966)

Fico : Olhinhos de Gato (s/d)

Prosa potica : Girofl, Girofl (1956), Evocao Lrica de Lisboa (1948) Eternidade de Israel (1959)

Crnica : Escolha o seu Sonho (1964) Inditos (1968)

Vincius de Moraes

Carioca conhecido como Poetinha, participou tambm da MPB desde a Bossa-nova at sua morte. Assim como Ceclia, inicia sua carreira ligado ao neo-simbolismo da corrente espiritualista e tambm a renovao catlica de 30.

Vrios de seus poemas apresentam tom bblico, mas h, concomitantemente, um sensualismo ertico. Essa dualidade acentua a contradio entre o prazer da carne e a formao religiosa. Valoriza o momento com presena de imediatismos (de repente constante). Temtica constante o jogo entre felicidade e infelicidade, onde muitas vezes associa a inspirao potica com a tristeza, sem abandonar o social.

melhor ser alegre que ser triste / A alegria a melhor coisa que existe / assim como a luz no corao

--Samba da Bno

Para que vieste / Na minha janela / Meter o nariz? / Se foi por um verso / No sou mais poeta / Ando to feliz.

--A um Passarinho

Obras:

Poesia: O Caminho para a Distncia (1933), Forma e Exegese (1935), Ariana, a Mulher (1936), Novos Poemas (1938), Cinco Elegias (1943), Poemas, Sonetos e Baladas (1946), Ptria Minha (1949), Livro de Sonetos (1956), O Mergulhador (1965), A Arca de No (1970), O Dever e o Haver (indito)

Teatro: Orfeu da Conceio (Tragdia carioca em trs atos, escrita em versos, 1954), Cordlia e O Peregrino (em versos, 1965), Pobre Menina Rica (comdia musicada, 1962), Chacina de Barros Filho (drama, indito)

Prosa: Reportagens Poticas (inditas em livro), O Amor dos Homens (crnicas, 1960), Para viver um Grande Amor (crnicas, 1962), Para uma menina com uma Flor (crnicas, 1966), Crnicas (in J. B. de 15/6/69 a 20/10/69)

Textos

Fragmentos de Procura da Poesia, in A Rosa do Povo

Ano facas versos sobre acontecimentos. Ano ha' criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico, ano aquece nem ilumina. (...) Nem me reveles teus sentimentos, que se prevalecem do equvoco e tentam longa viagem. O que pensas e sentes, isso ainda ano poesia. (...) O canto ano a natureza nem os homens em sociedade. Para ele, chuva e noite, fadiga e esperana, nada significam. A poesia (ano tires poesia das coisas) elide sujeito e objeto. (...) Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas ano h desespero, h calma e frescura na superfcie inata Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escreve-los. Tem pacincia, se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silencio. Ano forces o poema a desprender-se do limbo. Ano colhas no cho o poema que se perdeu. Ano adules o poema. Aceita-o como ele aceitara' a sua forma definitiva e concentrada no espao.

Chega perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? (...)

--Carlos Drummond de Andrade

Cano do Exlio

Minha terra tem macieiras da Califrnia Onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra so pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exrcito so monistas, cubistas os filsofos so polacos vendendo a prestaes. A gente ano pode dormir com os oradores e os pernilongos. Os sururus em famlia tm por testemunha a Gioconda. Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores so mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil ris a dzia

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabi com certido de idade!

--Murilo Mendes

Elegia a uma pequena borboleta

Como chegavas do casulo, / inacabada seda viva / tuas antenas fios soltos / da trama de que eras tecida, / e teus olhos, dois gros da noite / de onde o teu mistrio surgia, como caste sobre o mundo / inbil, na manh to clara, / sem me, sem guia, sem conselho, / e rolavas por uma escada / como papel, penugem, poeira, / com mais sonho e silncio que asas, minha mo tosca te agarrou / com uma dura, inocente culpa, / e cinza de lua teu corpo, / meus dedos, sua sepultura. / J desfeita e ainda palpitante, / expiras sem noo nenhuma. bordado do vu do dia, / transparente anmona area! /no leves meu rosto contigo: / leva o pranto que te celebra, / no olho precrio em que te acabas, / meu remorso ajoelhado leva! (...) Pudeste a etreos parasos / ascender teu leve fantasma, / e meu corao penitente ser a rosa desabrochada / para servir-te mel e aroma, / por toda a eternidade escrava! E as lgrimas que por ti choro / fossem o orvalho desses campos, / os espelhos que refletissem / vo e silncio os teus encantos, / com a ternura humilde e o remorso / dos meus desacertos humanos! (Retrato Natural)

--Ceclia Meireles Segunda fase Modernista no Brasil (1930-1945) - Prosa

Romances caracterizados pela denncia social, verdadeiro documento da realidade brasileira, atingindo elevado grau de tenso nas relaes do eu com o mundo. Uma das principais caractersticas do romance brasileiro o encontro do escritor com seu povo. H uma busca do homem brasileiro nas diversas regies, por isso o regionalismo ganha importncia, com destaque s relaes do personagem com o meio natural e social.

Os escritores nordestinos merecem destaque especial, por sua denncia da realidade da regio pouco conhecida nos grandes centros. O 1 romance nordestino foi A Bagaceira de Jos Amrico de Almeida. Esses romances retratam o surgimento da realidade capitalista, a explorao das pessoas, movimentos migratrios, misria, fome, seca etc. Autores Principais Rachel de Queiroz (1910 - )

Cearense, viveu na infncia o problema da seca que atingiu uma propriedade de sua famlia. Em 1930 (aos 20 anos) publica o romance O Quinze, que lhe angaria um prmio e reconhecimento pblico.

Participa ativamente da poltica, militando no Partido Comunista Brasileiro e presa em 1937, por suas idias esquerdistas. A partir de 1940 dedica-se crnica e ao teatro. Quebrou uma velha tradio, ao tornar-se (1977) a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Sua literatura caracteriza-se, a princpio, pelo carter regionalista e sociolgico, com enfoque psicolgico, que tende a se valorizar e a aprofundar-se proporo que sua obra amadurece. Seu estilo conciso e descarnado, sua linguagem fluente, seus dilogos vivos e acessveis, o que resulta numa narrativa dinmica e enxuta.

O Quinze e Joo Miguel h coexistncia do social e ppsicolgico. Caminho de Pedras o ponto mximo de sua literatura engajada e de esquerda (mais social e poltico). As Trs Marias abandona o aspecto social, enfatizando a anlise psicolgica.

Obras:

Romances: O Quinze(1930) e Joo Miguel (1932) - seca; coronelismo; impulsos passionais / Caminho de Pedras (1937) e As Trs Marias (1939) - literatura engajada, esquerdizante, social e poltica, trata ainda da emancipao feminina / O Galo de Ouro (folhetim em O Cruzeiro) / Memorial de Maria Moura (1992; surpreende seu pblico e adaptado para a televiso)

Teatro: Lampio (1953), A Beata Maria do Egito (1958, razes folclricas), A Sereia Voadora.

Crnica: A Donzela e a Moura Torta (1948), Cem Crnicas Escolhidas (1958), O Brasileiro Perplexo (1963, Histrias e Crnicas), O Caador de Tatu (1967)

Literatura Infantil: O Menino Mgico, Andira.

Jos Lins do Rego (1901 - 1957)

Paraibano, considerado um dos melhores representantes da literatura regionalista do Modernismo. Em Recife, aproxima-se de Jos Amrico de Almeida e Gilberto Freire, intelectuais responsveis pela divulgao do modernismo no nordeste e pela preocupao regionalista. Mais tarde tambm conhece Graciliano Ramos, e depois para o Rio de Janeiro, onde participa ativamente da vida literria. Sua infncia no engenho influenciou fortemente sua obra.

Suas obras Menino de Engenho, Doidinho, Bang, Moleque Ricardo, Usina e Fogo Morto compem o que se convencionou chamar de ciclo da cana de acar. Nestas obras J. L. Rego narra a gradativa decadncia dos engenhos e a transformao pela qual passam a economia e a sociedade nordestina. Sua tcnica narrativa se mantm nos moldes tradicionais da literatura realista: linearidade, construo do personagem baseado na descrio dos caracteres, linguagem coloquial, registro da vida e dos costumes. O tom memorialista o fio condutor de uma literatura que testemunha uma sociedade em desagregao: a sociedade do engenho patriarcalista, escravocrata. As obras mais representativas desta fase so Menino de Engenho e Fogo Morto. A primeira a histria de um menino, rfo de pai e me, que criado no Engenho Santa Rosa, de seu av Jos Paulino, tpico representante do latifundirio nordestino. H momento de grande emoo na obra, como a descrio da enchente, o castigo dos escravos, a descoberta da prpria sexualidade.

Fogo Morto considerada sua melhor obra: dividida em trs partes que se interrelacionam, compe um quadro social e humano do Nordeste. Mestre Jos Amaro, seleiro, orgulhoso de sua profisso, sofre as presses do coronel Lula de Holanda, senhor do Engenho Santa F, em decadncia econmica. Antnio Silvino, cangaceiro, o terror da regio e ataca os engenhos. O capito Vitorino Carneiro da Cunha, luntico, uma espcie de mstico e profeta do serto.

Alm destas obras, Jos Lins escreveu: Pedra Bonita e Cangaceiros, onde continua a traar um quadro da vida nordestina, aproveitando agora elementos do folclore e do cordel. Estes

romances pertencem ao ciclo do cangao, misticismo e seca. Alm destes, escreveu tambm gua-me e Eurdice, de ambientao urbana.

Obras:

Romances: Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Bang (1934), O Moleque Ricardo (1935), Usina (1936), Pureza (1937), Pedra Bonita (1938), Riacho Doce (1939), gua-me (1941), Fogo Morto (1943), Eurdice (1947), Cangaceiros (1953).

Literatura infantil, memrias e crnicas: Histrias da Velha Totnia (1936), Gordos e Magros (1942), Seres e Coisas (1952), Meus Verdes Anos (1956).

Graciliano Ramos (1892-1953)

Alagoano, faz jornalismo e poltica estreando com Caets (1933). Em Macei conheceu alguns escritores do grupo regionalista: Jos Lins, Jorge Amado, Raquel de Queirs. Nessa poca redige S. Bernardo e Angstia.

Envolvendo-se em poltica, preso e acusado de comunista, essas experincias pessoais so retratadas em Memrias do Crcere. Em 1945 ingressa no Partido Comunista e empreende uma viagem aos pases socialistas, narrada no livro Viagem.

Considerado o melhor romancista moderno da literatura brasileira. Levou ao limite o clima de tenso presente nas relaes entre o homem e o meio natural, o homem e o meio social. Mostrou que essas tenses so capazes de moldar personalidades e transformar comportamentos, at mesmo gerar violncia.

Luta pela sobrevivncia o ponto de ligao entre seus personagens, onde a lei maior a lei da selva. A morte uma constante em suas obras como final trgico e irreversvel (suicdios em Caets e So Bernardo, assassinato em Angstia e as mortes do papagaio e da cadela Baleia em Vidas Secas).

Antonio Candido prope uma diviso da obra em 3 partes:

romances em 1 pess. (Caets, So Bernardo e Angstia) - pesquisa da alma humana e retrato e anlise da sociedade

romances em 3 pess. (Vidas Secas) - enfoca modos se der e as condies de existncia no meio da seca

autobiografias (Infncia e Memrias do Crcere) - coloca-se como caso humano, como uma necessidade de depor, denunciar

Seua personagens so seres oprimidos e moldados pelo meio. Tanto Paulo Honrio (personagem de So Bernardo), quanto Lus da Silva (de Angstia) so o que se chama de heri problemtico, em conflito com o meio e consigo mesmos, em luta constante para adaptar-se e sobreviver, insatisfeitos e irrealizados. Linguagem sinttica e concisa.

Obras : Caets (1933), S. Bernardo (1934), Angstia (1936), Vidas Secas (1938), Dois Dedos (1945), Insnia (1947), Infncia (1945), Memrias do Crcere (1953), Histrias de Alexandre (1944), Viagem (1953), Linhas Tortas (1962) etc. Jorge Amado (1912 -)

Nasceu na zona cacaueira baiana e depois morou em Salvador, essas referncias so fontes de inspirao para suas obras. Estria com O Pas do Carnaval e, levado por Rachel de Queiroz, filia-se ao Partido Comunista Brasileiro, por onde mais tarde torna-se deputado. Sofre perseguies polticas, exila-se e mais tarde preso.

Na vasta fico de Jorge Amado convivem lirismo, sensualismo, misticismo, folclore, idealismo, engajamento poltico, exotismo. Este painel, sem dvida, bastante rico, aliado a uma linguagem coloquial, fluida, espontnea, aparentemente sem elaborao, tem sido responsvel pela grande aceitao popular de sua obra. Alm disso, seus heris so marginais, pescadores, marinheiros, prostitutas e operrios; todos personagens de origem popular. Suas obras esto ambientadas no quadro rural e urbano da Bahia e seu aspecto documental a torna autenticamente regionalista.

Podemos dividir assim a sua produo:

Ciclo do Cacau: Cacau, Suor, Terras do Sem Fim, So Jorge de Ilhus - problemas coletivos, realismo socialista.

Romances lricos, com um fundo de problemtica social: Jubiab, Mar Morto, Capites de Areia.

Romances de costumes provincianos, geralmente sentimentais e erticos: Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Obra bastante vasta, incluindo ainda escritos de pregao partidria (Cavaleiro da Esperana, Os Subterrneos da Liberdade).

Obras : A.B.C de Castro Alves; O Cavaleiro da Esperana. A vida de Luis Carlos Prestes; Agonia da Noite; O Amor de Soldado; Os speros Tempos; Bahia Amada Amado (Jorge Amado e Maureen Bisilliat); Bahia de Todos os Santos; A Bola e o Goleiro; Brando entre o Mar e o Amor; Cacau; O Capeta Carybe; Capites de Areia; O Capito de Longo Curso; Compadre de Ogum; A Descoberta da Amrica pelos Turcos; Dona Flor e seus Dois Maridos; Farda Fardo Camisola de Dormir; Gabriela, Cravo e Canela; O Gato Malhado e a Andorinha Sinh; Jubiaba; Tereza Batista Cansada de Guerra; O Sumio da Santa; Suor; Tenda dos Milagres; A Luz no Tnel; Terras do Sem Fim; Mar Morto; Tieta do Agreste; Tocaia Grande; Os velhos Marinheiros; O Menino Grapuina; O Milagre dos Pssaros; A Morte e a Morte de Quincas Berro D gua; Navegao de Cabotagem; O Pas do Carnaval; Os Pastores da Noite; So Jorge dos Ilhus; Seara Vermelha; O Capito de Longo Curso; Os Primeiros Subterrneos da Liberdade, I; Os Subterrneos da Liberdade,II; Os Subterrneos da Liberdade,III; Os Subterrneos da Liberdade,IV. rico Verssimo (1905-1975)

Sua famlia rica foi falncia e o escritor teve que trabalhar sem possibilidade de seguir estudos. Em Porto Alegre, entra em contato com a vida literria e inicia-se no jornalismo. Comea ento a publicar contos e romances, entre os quais, Clarissa, que logo se tornou um sucesso. Viajou para vrios pases, lecionou Literatura Brasileira nos EUA e trabalhou na OEA. Voltando ao Brasil, dedica-se a escrever e produz uma vasta obra.

Escritor de grandes dimenses, em sua produo se incluem romances, crnicas, literatura infantil. Os romances que compem a trilogia O Tempo e o Vento (O Continente, O Retrato, O

Arquiplago) traam um painel histrico de vrias geraes: desde a poca colonial sucedemse as lutas entre portugueses e espanhis, farrapos e imperiais, maragatos e pica-paus (nomes dos partidos em guerra poltica). Duas famlias, os Terra Cambar e os Amaral, so durante dois sculos o fio narrativo que unifica a histria. rico Verssimo compe uma verdadeira saga romanesca, com todas as suas caractersticas: guerras interminveis, aventuras, amores, traies, geraes que se sucedem, criando um painel histrico da comunidade rio-grandense e do prprio Brasil. A obra uma aglutinao de novelas, onde ressaltam as figuras picas de Ana Terra e do Capito Rodrigo Cambar. O estilo de rico Verssimo coloquial, potico, intimista. Sua tcnica de construo o contraponto: onde vrias histrias se desenvolvem paralelamente, a ao concentrada e o dinamismo. Em suas ltimas obras, como O Prisioneiro, O Senhor Embaixador e Incidente em Antares, desenvolveu a fico poltica, ambientada nos dias atuais.

Obras : Fantoches; Clarissa; Msica ao Longe; Caminhos Cruzados; Um Lugar ao Sol; Olhai os Lrios do Campo; Saga; O Resto Silncio; Noite; O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, O Arquiplago; O Senhor Embaixador; Incidente em Antares; Aventuras de Tibicuera; Gato Preto em Campo de Neve. Terceira fase Modernista no Brasil (1945- +/- 1960)

A literatura brasileira, assim como o cenrio scio-poltico, passa por transformaes.

A prosa tanto no romance quanto nos contos busca uma literatura intimista, de sondagem psicolgica, introspectiva, com destaque para Clarice Lispector. Ao mesmo tempo, o regionalismo adquire uma nova dimenso com Guimares Rosa e sua recriao dos costumes e da fala sertaneja, penetrando fundo na psicologia do jaguno do Brasil central. Um trao caracterstico comum a Clarice e Guimares Rosa a pesquisa da linguagem, por isso so chamados instrumentalistas. Enquanto Guimares Rosa preocupa-se com a manuteno do enredo com o suspense, Clarice abandona quase que completamente a noo de trama e detm-se no registro de incidentes do cotidiano ou no mergulho para dentro dos personagens.

Na poesia, surge uma gerao de poetas que se opem s conquistas e inovaes dos modernistas de 22. A nova proposta foi defendida, inicialmente, pela revista Orfeu (1947). Assim, negando a liberdade formal, as ironias, as stiras e outras brincadeiras modernistas, os poetas de 45 buscam uma poesia mais equilibrada e sria. Os modelos voltam a ser os Parnasianos e Simbolistas. Principais autores (Ledo Ivo, Pricles Eugnio da Silva Ramos, Geir de Campos e Darcy Damasceno). No fim dos anos 40, surge um poeta singular, pois no est filiado esteticamente a nenhuma tendncia: Joo Cabral de Melo Neto. Referncias histricas

1945 = fim da 2 GM, incio da Era Atmica (Hiroxima e Nagasaki), ONU, Declarao dos Direitos do Homem, Guerra Fria. No Brasil, fim da ditadura Vargas, redemocratizao brasileira, retomada de perseguies polticas, ilegalidades e exlios. Autores Principais Guimares Rosa (1908 - 1967)

Mineiro, formou-se em Medicina e clinicou pelo interior, foi ministro e pela carreira diplomtica esteve em Hamburgo, Bogot e Paris. Foi eleito membro da ABL e faleceu 3 dias depois de sua posse.

A obra de G. Rosa extremamente inovadora e original. Seu livro, Sagarana (1946), vem colocar uma espcie de marco divisor na literatura moderna do Brasil: uma obra que se pode chamar de renovadora da linguagem literria. Seu experimentalismo esttico, aliando narrativas de cunho regionalista a uma linguagem inovadora e transfigurada, veio transformar completamente o panorama da nossa literatura.

O livro Grande Serto: Veredas (1956), romance narrado em primeira pessoa por Riobaldo num monlogo ininterrupto onde o autor e o leitor parecem ser os ouvintes diretos do personagem, G. Rosa recuperou a tradio regionalista, renovando-a. H um clima fantstico na narrativa: Riobaldo conta suas aventuras de jaguno que quer vingar a morte de seu chefe, Joca Ramiro, assassinado pelo bando de Hermgenes.

Sua narrativa entremeada por reflexes metafsicas em torno dos acontecimentos e dois fatos se repropem constantemente: seu pacto com o Diabo e seu amor por Diadorim (na verdade, Deodorina, filha de Joca Ramiro, disfarada de jaguno). As dvidas de Riobaldo tm razes msticas e sua narrativa torna-se ento no mais um documento regionalista, mas uma obra de carter universal, que toca em problemas que inquietam todos os homens: o significado da existncia, as dimenses da realidade. Mas no s isto que novo em G. Rosa: sua linguagem extremamente requintada.

Recuperando as matrizes arcaicas da lngua portuguesa e fundindo-as com a fala sertaneja, G. Rosa chega a criar um linguajar mtico, onde o novo e o primitivo perdem as dimenses tornando-se um linguajar ao mesmo tempo real e irreal, pessoal e universal. Arcasmos, neologismos, rupturas, fuses, toda uma tcnica elaboradssima que torna seu discurso literrio mpar em toda a nossa literatura.

Grande Serto: Veredas e as novelas de Corpo de Baile incluem e revitalizam recursos da expresso potica: clulas rtmicas, aliteraes, onomatopias, ousadias mrficas, elipses, cortes e deslocamentos de sintaxe, vocabulrio inslito, arcaico ou neolgico, associaes raras, metforas, anforas, metonmias, fuso de estilos.

pa! Nomopadrofilhospiritossantamin! Avana, cambada de filhos-da-me, que chegou minha vez!... / E a casa matraqueou que nem panela de assar pipocas, escurecida fumaa dos tiros, com os cabras saltando e miando de maracajs, e Nh Augusto gritando qual um demnio preso e pulando como des demnios soltos. / gostosura de fim-de-mundo!...

--A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Obras : Sagarana (1946), Corpo de Baile (depois desdobrado em Manuelzo e Miguilim, No Urubuquaqu no Pinhm, Noites do Serto, 1956), Grande Serto: Veredas (1956), Primeiras Estrias (1962), Tutamia - Terceiras Estrias (1967): Estas Estrias (1969), Ave, Palavra (1970). Clarice Lispector (1925 - 1977)

Ucraniana, veio com meses para o Brasil - por isso, sentia se brasileira. Tem por formao Direito. Em 1944 forma-se e publica o livro que escreveu durante o curso - Perto do Corao Selvagem surpreendendo a crtica e agradando ao pblico.

Casa-se com um diplomata, afastando-se do Brasil durante longos perodos, mas sem interromper a produo artstica.

Principal nome da poesia intimista da moderna literatura brasileira, questionamento do ser, estar-no-mundo, a pesquisa do ser humano, resultando no romance introspectivo.

Caractersticas de sua produco literria:

sondagem dos mecanismos mais profundos da mente humana;

tcnica impressionista de apreenso dessa realidade interior (predominncia de impresses, de sensaes);

ruptura com a seqncia linear da narrativa;

predomnio do tempo psicolgico e, portanto, subverso do tempo cronolgico;

caractersticas fsicas das personagens diluem-se: muitas nem nome apresentam;

as aes passam a ter importncia secundria, servindo principalmente como ilustrao de caractersticas psicolgicas das personagens (introspeco psicolgica);

introduo da tcnica do fluxo da conscincia - quebra os limites espao-temporais e o conceito de verossimilhana, fundindo presente e passado, realidade e desejo na mente dos personagens, cruzando vrios eixos e planos narrativos sem ordem ou lgica aparente;

presena da epifania (revelao): aparentemente equilibradas e bem ajustadas, subitamente as personagens sentem um estranhamento frente a um fato banal da realidade. Nesse momento, mergulham num fluxo de conscincia, do qual emergem sentindo-se diferentes em relao a si mesmas e ao mundo que as rodeia; esse desequilbrio momentneo por certo mudar sua vida definitivamente;

suas principais personagens so mulheres, mas no se limitam ao espao do ambiente familiar: Clarice visa a atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relaes humanas, o jogo das aparncias, o esvaziamento do mundo familiar, as carncias afetivas e as inseguranas delas decorrentes, a alienao, a condio da mulher, a coexistncia dos contrastes, das ambigidades, das contradies do ser, num processo meio barroco;

fuso de prosa e poesia, com emprego de figuras de linguagem: metforas, antteses (eu x no-eu, ser x no ser), paradoxos, smbolos e alegorias, aliteraes e sinestesias;

uso de metalinguagem - Algumas pessoas cosem para fora; eu coso para dentro- em associao com os processos intimistas e psicolgicos, poltico-sociais, filosficos e existenciais (A Hora da Estrela, 1977). Depois que descobri em mim mesma como que se pensa, nunca mais pude acreditar no pensamento dos outros.

Obras:

Romances : Perto do Corao Selvagem (1944); O Lustre (1946); A Cidade Sitiada (1949); A Ma no Escuro (1961); A Paixo segundo G. H. (1964); Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres (1969); gua Viva (1973); A Hora da Estrela (1977).

Contos : Alguns Contos (1952); Laos de Famlia (1960); A Legio Estrangeira (1964); Felicidade Clandestina (1971), Imitao da Rosa (1973), A Via - Crucis do Corpo (1974); A Bela e a Fera (1979).

Entrevista : De Corpo Inteiro

Literatura infantil : Mistrio do Coelhinho Pensante (1967); A Mulher que Matou os Peixes (1969); A Vida ntima de Laura (1974), Quase de Verdade.

Joo Cabral de Melo Neto (1920 - )

Pernambucano, passa a infncia em engenhos de acar em contato com a terra e o povo (o que despertou seu interesse pelo folclore nordestino e pela literatura de cordel), com a palavra escrita (livros e jornais, desde os dois anos de idade) e a parentela ilustre e culta (primo de Manuel Bandeira e Gilberto Freire). eleito por unanimidade para a ABL (1969)

Estreou em 1942 com Pedra do Sono de forte influncia de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. Ao publicar O Engenheiro, em 1945, traa os rumos definitivos de sua obra. Em 1956, escreve o poema dramtico Morte e Vida Severina, que, encenado em 1966, com msicas de Chico Buarque, consagra-o definitivamente.

S pertenceria Gerao de 45 se levado em conta o critrio cronolgico; pois esteticamente afasta-se da proposta do grupo.

Caractersticas de sua produo literria: no incio da carreira, apresenta um tendncia objetividade, convivendo com imagens surrealistas e onricas (relativas aos sonhos): aos poucos, afasta-se da influncia surrealista e aprofunda a tendncia substantivao, economia da linguagem, submetendo as palavras a um processo crescente de depurao, com uso de metforas, personificaes, alegorias e metonmias (a pedra; a faca; o co); a partir de 1945, influenciado por uma concepo arquitetnica, procede geometrizao do poema, aproximando a arte do Poeta do Engenheiro; a preocupao com o descarnamento, com a confeco da poesia dessacralizada, afastada cada vez mais do subjetivismo e da introspeco, leva-o elaborao do poema objeto.

Nele, o fruir potico atinge-se atravs da lgica do raciocnio, da razo, eliminando-se emoes superficiais (ruptura total com o sentimentalismo); o Poeta questiona o prprio ato de escrever e a funo da poesia; na dcada de 50, surge e amadurece a preocupao poltica e principalmente a denncia social do Nordeste e sua gente: os severinos retirantes, as tradies e o folclore regional, a herana medieval, a estrutura agraria canavieira, injusta e desigual... Aparece ainda a paisagem da Espanha, que apresenta pontos em comum com o cenrio nordestino. Continua viva e atuante a reflexo sobre a Arte em suas vrias manifestaes, desde a pintura (Mir, Picasso, Vicente do Rego Monteiro), a literatura (Paul Valry, Cesrio Verde, Augusto dos Anjos, Graciliano Ramos, Drummond), passando pelo futebol e fechando com a sua prpria maneira de poetar: Sempre evitei falar de mim, falarme. Quis falar de coisas. Mas na seleo dessas coisas no haver um falar de mim? (Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano)

Morte e Vida Severina, obra mais popular de Joo Cabral, um auto de Natal do folclore pernambucano. Sua linha narrativa segue dois movimentos que aparecem no ttulo: morte e vida. No primeiro movimento, h o trajeto de Severino, personagem-protagonista, que segue do serto para Recife, em face da opresso econmico-social. Severino tem a fora coletiva de um personagem tpico: representa o retirante nordestino. No segundo movimento, o da vida, o autor chama a ateno para a confiana no homem e em sua capacidade de resolver problemas.

Obras:

Prosa : Consideraes sobre a Poeta Dormindo (1941); Juan Mir (1950)

Poesia : Pedra do Sono (1942); Engenheiro (1945); Psicologia da Composio (1947); O co sem Plumas (1950); Rio (1954); Poemas reunidos (os livros anteriores mais Os Trs MalAmados, 1954); Duas guas (os livros anteriores mais Morte e Vida Severina, Paisagens com figuras e Uma Faca s Lmina, 1956); Quaderna (1960); Dois Parlamentos (1961); Terceira Feira (os dois livros anteriores mais Serial, 1961); A Educao pela Pedra (1966), Poesias Completas (1968); Museu de Tudo (1975); Escola das Facas (1987); Auto do Frade (1984); Agrestes (1985); Crime na Calle Relator (1987); Sevilha Andando (1987-1993).

Textos

Fragmento de Perto do Corao Selvagem

No momento em que a tia foi pagar a compra, Joana tirou o livro e meteu cuidadosamente entre os outros, embaixo do brao. A tia empalideceu. Na rua a mulher buscou as palavras com cuidado: Joana... Joana, eu vi...

Joana lanou-lhe um olhar rpido. Continuou silenciosa: Mas voc no diz nada? no se conteve a tia, a voz chorosa.Meu Deus, mas o que vai ser de voc? No s assuste, tia.

Mas uma menina ainda... Voc sabe o que fez ? Sei...

Sabe... sabe a palavra...?

Eu roubei o livro, no isso?

Mas, Deus me valha! Eu j nem sei o que fao, pois ela ainda confessa!

A senhora me obrigou a confessar.

Voc acha que se pode... que se pode roubar? Bem... talvez no.

Por que ento...? Eu posso.

Voc?! gritou a tia.

Sim, roubei porque. quis. S roubarei quando quiser. No faz mal nenhum.

Deus me ajude quando faz mal Joana?

Quando a gente rouba e tem medo. Eu no estou contente nem triste.

--Clarice Lispector

O retirante explica ao leitor quem e a que vai (in Morte e Vida Severina)

O meu nome Severino, no tenho outro de pia. Como h muitos Severinos, que santo de romaria, deram ento de me chamar Severino de Maria; como h muitos Severinos com mes chamadas Maria. fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.

Mas isso ainda diz pouco: h mutos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como ento dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: o Severino da Maria do Zacarias, l da serra da Costela, limites da Paraba.

Mas sso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, j finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabea grande que a custo que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais tambm porque o sangue que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doena que a morte severina ataca em qualquer idade, e at gente no nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a'de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roado da cinza, Mas, para que me conheam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a histria de minha vida, passo a ser o Severino que em vossa presena emigra.

--Cabral de Melo Neto

O artista ordena o caos (in Grande Serto: Veredas)

Olhe: conto ao senhor. Se diz que, no bando de Antnio D, tinha um grado jaguno, bem remediado de posses - Davido era o nome dle. Vai, um dia, coisas dessas que s vzes acontecem, sse Davido pegou a ter mdo de morrer. Safado, pensou, props ste trato a um outro, pobre dos mais pobres, chamado Faustino: o Davido dava a le dez contos de ris, mas, em lei de caborje invisvel no sobrenatural chegasse primeiro o destino do Davido morrer em combate, ento era o Faustino quem morria, em vez dle. E o Faustino aceitou, recebeu, fechou. Parece que, com efeito, no poder de feitio do contrato le muito no acreditava. Ento, pelo seguinte, deram um grande fogo, contra os soldados do Major Alcides do Amaral, sitiado forte em So Francisco. Combate quando findou, todos os dois estavam vivos, o Davido e o Faustino. A de ver ? Para nenhum dles no tinha chegado a hora-e-dia. Ah, e assim e assim foram, durante os meses, escapos, alterao nenhuma no havendo; nem feridos les no saam...Que tal, o que o senhor acha? Pois, mire e veja: isto mesmo narrei a um rapaz de cidade grande, muito inteligente, vindo com outros num caminho, para pescarem no Rio. Sabe o que o mo me disse? Que era assunto de valor, para se compor uma estria em livro. Mas que precisava de um final sustante!, caprichado. O final que le da imaginou, foi um: que, um dia, o Faustino pegava tambm a ter mdo, queria revogar o ajuste! Devolvia o dinheiro. Mas o Davido no aceitava, no queria, por forma nenhuma. Do discutir, ferveram nisso, ferravam numa luta corporal. A fino, o Faustino se provia na faca, investia, os dois rolavam no cho, embolados. Mas, no confuso, por sua prpria mo dle, a faca cravava no corao do Faustino, que falecia...

Apreciei demais essa continuao inventada. A quanta coisa limpa verdadeira uma pessoa de alta instruo no concebe! A podem encher este mundo de outros movimentos, sem os erros e volteios da vida em sua lerdeza de sarrafaar. A vida disfara? Por exemplo. Disse isso ao rapaz pescador, a quem sincero louvei. E le me indagou qual tinha sido o fim, na verdade de

realidade, de Davido e Faustino. O fim? Quem sei. Soube smente s que o Davido resolveu deixar a jagunagem - deu baixa do bando, e, com certas promessas, de ceder uns alqueires de terra, e outras vantagens de mais pagar, conseguiu do Faustino dar baixa tambm, e viesse morar perto dle, sempre. Mais dles, ignoro. No real da vida, as coisas acabam com menos formato, nem acabam. Melhor assim. Pelejar por exato, d rro contra a gente. No se queira. Viver muito perigoso...

S-ar putea să vă placă și