Sunteți pe pagina 1din 19

Aps algumas pesquisas nesta matria apercebi-me que ainda existe

uma percentagem elevada de msicos que desconhecem certas reas que escondem vrios segredos existentes no Saxofone. Decidi ento participar com algumas dicas que fui adquirindo ao longo dos anos de experincia como msico Saxofonista, fui trabalhando o instrumento e desde ento fiz descobertas fantsticas nesta e noutras reas relacionadas com o Saxofone. Compartilho este trabalho informativo, sem fins lucrativos, apenas para fins didcticos e culturais, ajudando outros msicos a encontrar solues, esclarecendo algumas dvidas sobre os superagudos, respirao e embocadura deste instrumento de sopro maravilhoso que o Saxofone. Quero felicitar com um grande abrao a todos os msicos saxofonistas que publicaram amavelmente outros tutoriais deste gnero, pois sem a generosidade deles a maioria de ns no teria conhecimento de esta informao to preciosa. Jorge Aires

Nos instrumentos de sopro nomeadamente o saxofone o timbre deste instrumento depende em geral do meio de produo de som, palhetas, lbios, bem como a qualidade do instrumento, o som dos instrumentos de sopro depende ainda do formato e do comprimento dos tubos dos mesmos. Outro factor que influi para alm dos mencionados a constituio fsica de cada msico, j que o corpo (parte torcica) utilizado como caixa-de-ressonncia observe a figura abaixo cada saxofonista tem uma constituio fsica diferente da timbres diferentes.

Outro atributo talvez o de maior influncia, aquele que chamo de Dons qualidades particulares, dadas por DEUS, habilidades das quais voc foi ricamente provido. Por vezes comentamos que aquele msico tem um feeling isto quer dizer um sentimento que

transmitido pelo seu Dom ao instrumento gerando uma riqueza sonora. Para um resultado satisfatrio, voc tem que aproveitar o seu Dom e trabalhar o instrumento diariamente com disciplina e organizao, e de certeza que voc ter uma melhor qualidade de som no seu instrumento, com alma, penetrante e bonito.

A respirao um factor vital no saxofone e em todos os outros


instrumentos de sopro e devemos aprender a control-la.

O diafragma o principal msculo da respirao, situado na base dos pulmes

A Bblia diz a que nossa vida, e a nossa respirao vm de Deus (At.17:25). As Pessoas antigamente diziam que a respirao vinha de baixo para cima esta afirmao antiga condiz com a actual tcnica da respirao para os saxofonistas e todos os msicos que tocam instrumentos de sopro, e at a Cantores.

Existem Vrias formas e tcnicas de respirao: quando as costelas se abrem para encher os pulmes de ar e, assim, aumentar sua capacidade para a emisso de som.
o diafragma um

msculo que se localiza prximo ao abdmen que se estica e encolhe. Isto acontece quando inchamos ou retramos a barriga. Quando relaxamos o diafragma, ele abre a caixa torcica para armazenar guardando o ar e a fecha ao se encolher. Este tipo de respirao proporciona uma maior utilizao da capacidade dos pulmes, permitindo receber muito mais oxignio.
Este tipo de respirao

a respirao que mistura duas tcnicas: o costal e a diafragmtica. Dominar este tipo de respirao no fcil, mas a tcnica que mais amplia a quantidade de ar nos pulmes. Todos os saxofonistas deveriam independentemente da sua meta e objectivo treinar exerccios dirios de respirao. Existem muitos msicos que no gostam de fazer exerccios respiratrios, eu prprio no gostava mas devo dizer que a respirao um factor importante para uma boa imisso de som. Existem quatro Mtodos de Respirao

1-Respirao Alta 2-Respirao Mdia 3-Respirao Baixa 4-Respirao Completa

Quando se respira desta maneira tem que elevar as costelas e levantar a clavcula e os ombros, retraindo ao mesmo tempo o abdmen e empurrando seu contedo contra o diafragma, que tambm se eleva. Este tipo de respirao a mais complexa, pois requer muita energia com o mnimo de benefcio.

tambm conhecida como intercostal. Nesse tipo de respirao tambm o diafragma empurrado para cima com o abdmen contrado. As costelas elevam-se e o peito substancialmente

expandido este tipo de respirao aplica-se com alguma frequncia nos superagudos

Este tipo de respirao talvez seja o tipo mais adequado para msicos de instrumentos de sopro em geral como respirao diafragmtica. Esse tipo de respirao inclui os pontos fortes dos trs tipos anteriores. Ela coloca em actividade todo aparelho respiratrio. A cavidade peitoral expandida em todas as direces.

Deve-se praticar de p ou sentado, com a coluna vertebral perfeitamente colocada em suas curvaturas naturais, o que se consegue mantendo o tronco recto. Com todo o corpo relaxado, limpe totalmente os pulmes. A expirao: A expirao faz-se de maneira inversa, a partir de cima at abaixo Tanto a inspirao como a expirao se processam cada uma como um movimento nico e uniforme apesar de ser triplo, como vimos. Quando perfeita, a inspirao uma lenta, uniforme, ininterrupta e harmoniosa. Uma ondulao que, a partir do ventre, movimenta todo o tronco. O mesmo se pode dizer da expirao.

A figura de cima mostra a embocadura correcta que deve ter um saxofonista a embocadura um factor extremamente importante na emisso dos agudos e super agudos. comparada estrutura de um pilar de sustentaao de uma casa ou prdio.

Para se tocar nos agudos e super agudos no se aplica nem a mesma embocadura nem a mesma respirao que quando se tocam nas notas graves.

Para uma correcta embocadura dos superagudos, o musico tem de pressionar bem os lbios j nos graves estes requerem uma embocadura mais relaxada, folgando um puco os lbios.

Outro factor importante para a emisso dos agudos so as Boquilhas e as Palhetas

Boquilhas H musicos saxofonistas que ainda tm a ideia que as boquilhas de metal so as mais adequadas para obter bons sons agudos e agudissimos, a minha opinio um pouco diferente, j vi saxofonistas profissionais a utilizar boquilhas de Ebonit para tirar notas agudas, eu utilizo quando necessrio uma boquilha Ottolink, 7 de (Ebonit) para os agudos elas ganham no factor temperatura isto , em dias de muito frio ou calor as boquilhas de Ebonit no alteram muito quanto sua temperatura, as boquilhas de Metal

10

conservam menos a sua temperatura, e na hora de tocar a afinao compromete. As boquilhas de maior abertura so as melhores para os super agudos j numa boquilha fechada os super agudos sero esmagados pela presso dos lbios na palheta contra a boquilha. Outro factor importante a posio da lngua, que, dependendo da nota e lugar onde se posicionar (mais para cima ou mais abaixo). Existem outros musicos de sopro como os trompetistas que com a mesma posio de agudo, podem fazer vrias notas ns os saxofonistas tambm podemos fazer 4 ou 5 notas diferentes com a chamadas chaves alternativas, observe a (figura 1) no exemplo ao lado.
Figura 1 Chave Alternativa

Palhetas

As palhetas influem muito na emisso do som nomeadamente nos super agudos,nem todas as palhetas da mesma caixa esto em perfeitas condies para imitir um bom som.

11

Sempre que uma palheta no esteja conforme ao que eu pretendo, preparo-as ao meu gosto, cada palheta tem sua personalidade. Umas so boas para graves, outras para agudos. Existem vrias marcas de palhetas. Pessoalmente preparo-as raspando com uma lmina, mas tenha cuidade para no raspar demais. Saiba que as palhetas alteram com o calor, pois elas tambm respiram e se muito secas ,vergam e no tocam, antes de tocar convm coloc-las num recipiente com gua ate ficaram macias. Existem palhetas que liberam mais harmonia que as outras, eu uso no Sax Tenor uma V16 2 preparada normalmente por mim, no Sax Alto uso uma palheta normal 2 , igualmente preparada mas, quando vem numa caixa e soam bem sinal que esto bem curadase prontas a tocar, no sendo necesrio fazer nenhuma raspagem.

12

Os harmnicos ou agudssimos so notas acima do registro comum do saxofone. possvel pelo uso das posies tocar notas acima do F#, Sol e at D e mais, mas tenha em conta que a qualidade do som depende muito da habilidade do executante. Os Harmnicos no saxofone so produzidos pela presso do ar, reconduzido este pelas cordas vocais e ajudados finalmente pelas posies que provocaram o fraccionamento vibratrio que corresponda ao harmnico que se pretende obter se voc est a tocar uma melodia suave respira relaxado durante este tipo de execuo as cordas vocais permanecem abertas na emisso das notas altas neste tipo de som obriga as cordas vocais a fecham-se, e o ar faz presso, causando uma vibrao que produz o som.

13

Chave alternativa

Com esta chave alternativa (F) como auxiliar a partir da nota (Sol) com a ajuda da embocadura, o musico pode tirar qualquer super agudo, evidente que entra aqui a tcnica de lbio (embocadura) acima mencionada acim, idntica dos trompetistas. As teorias e normas, foram inventadas para disciplina e progresso dos msicos estes padres so excelentes nos conservatrios e noutras escolas de musica mas, se vo quer ir para alm disso vo deve ser criativo mas sem criar vcios musicais, deve quebrar no bom sentido certas barreiras que podem gerar resultados positivos e satisfatrios e nascem at novos conceitos musicais.

14

Dicas para obter o som Harmnico desejado


O Msico tem de ter em conta o seguinte: 1-O msico deve exercitar um pouco todos os dias, ser organizado, treinar a embocadura, deve criar mentalmente o som que deseja obter, a nota deve ser desenhada no crebro antes de a tocar. 2-O msico deve como evidente focar a sua ateno na boquilha e na palheta uma vez que estes dois componentes so os mais importantes pois eles so os responsveis pela estabilidade do som. 3-O msico deve ainda treinar notas graves e notas longas pois isso ajuda no domnio das notas agudas e nas outras em geral. 4-O msico deve por em funcionamento os msculos destinados a esta funo. 5-Deve ouvir ainda outros saxofonistas e outros gneros musicais

(a)-Controlar a presso do ar (b) -colocar as cordas vocais (c) -Escolher a posio adequada, isto varia de pessoa para pessoa h msicos que conseguem obter resultados alterando a ordem correcta da posio do corpo praticando as mais variadas posies do corpo, alguns levantam um pouco o corpo outros inclinam o corpo para baixo, eu prprio tenho essa tendncia baixar um pouco o corpo, outro factor importante subir um pouco a coleira de sustentao do saxofone pois ela ajuda na presso das cordas

15

Nota: Como todo o msico saxofonista sabe

o dedo polegar esquerdo tem que estar pressionado na respectiva chave de registo agudo como mostra a figura ao lado.

Na tabela de Harmnicos que se segue desenhei a forma mais simples de iniciar nos super agudos, no Saxofone Alto mas, existem outras posies com variaes para Sax Soprano, e Sax Tenor que postarei mais tarde noutra tabela. H Saxofones que devido sua marca e mecnica os msicos tero de recorrer a uma variao de posies de chaves diferentes dos referidos nesta tabela Espere ter ajudado nesta rea Um grande abrao aos msicos especialmente aos saxofonistas

http://www.jorgeaires.jimdo.com
Jorge Aires

16

Com esta simples tabela de posies voc j pode comear a estudar at nota D, para notas mais agudas acima, possvel mas depende muito da habilidade de executante.

17

Amigos saxofonistas com imenso prazer que ajudarei a esclarecer outras dvidas. Logo que seja possvel, publicarei outros artigos com dicas e solues relacionados com o saxofone e seus componentes tais como: Boquilhas, Palhetas, Manuteno entre outros Partilhe tambm tudo o que tem e sabe, ajude a crescer este instrumento to pouco divulgado e at mtico para algumas pessoas. Partilhando os seus conhecimentos voc pode estar a contribuir para aumentar o incentivo de aprendizagem deste instrumento maravilhoso que o Saxofone Deus Abenoe a todos vocs Jorge Aires
http://www.jorgeaires.jimdo.com http://bloguesaxjorgeaires.blogspot.com/

18

S-ar putea să vă placă și