Sunteți pe pagina 1din 13

O Capitulo 3 de Neemias muito especial, pois mostra a organizao necessria para esta grande tarefa.

. O Texto ensina sobre unidade, compromisso, exemplo que podemos aplicar em nossas vidas. Estudando a Palavra aprendemos que havia em Jerusalm naquela poca 12 Portas para entrar na cidade, Portas grandes que tambm estavam destrudas, e que juntamente com os muros tambm precisaram de restaurao.

Cada Porta tinha uma funo na cidade, como tambm um significado espiritual para ns, desta forma podemos tirar algumas lies valiosas.

1. A Porta do Gado ou das Ovelhas(Ne 3:1) E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmos, os sacerdotes e edificaram a Porta do Gado, a qual a consagraram

Aprendemos pela Palavra de Deus que o primeiro grupo na reconstruo dos muros foi liderada por Eliasibe que era o sumo sacerdote, o exemplo comeou pela liderana, este grupo comeou edificando pela Porta do gado, tambm conhecida como Porta das ovelhas, levava este nome porque por esta Porta passava as ovelhas que eram destinada ao altar (sacrifcio).

O interessante que esta Porta foi a nica a ser consagrada, foi o ponto de inicio na reconstruo dos muros.

Diz a Palavra do Senhor:

Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-, e entrar, e sair, e achar pastagens. Joo 10:9 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor d a sua vida pelas ovelhas. Joo 10:11 Eu sou o bom Pastor, e conheo as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Joo 10:14

Esta Porta nos faz lembrar de quem somos e a quem servimos, somos ovelhas e o nosso Pastor se chama Jesus Cristo, e precisamos esta com nossas vidas no altar do Senhor, precisamos que nossas vidas sejam restauradas e consagrada para o servio do Reino.

Se por algum motivo voc no tem mais ouvido a voz do seu Pastor, restaure sua comunho com Ele, escute a Sua voz, Ele morreu por voc, deu a vida por voc, e ressuscitou para te dar a vitria.

2. A Porta do Peixe - (Ne 3:3; 12:39) E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassena, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos(Ne 3:3).

Esta Porta era usada como um local de encontro para venda de peixes, ali depois de restaurada atrairia muitos comerciante de varias regies.

Esta Porta representa o trabalho, me faz lembrar do chamado de Pedro:

E Jesus, andando junto ao mar da Galilia, viu a dois irmos, Simo, chamado Pedro, e Andr, os quais lanavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens. Ento eles, deixando logo as redes, seguiram-no. Mateus 4:18-20

Todos os escolhidos foram chamados para serem testemunha, o Senhor nos chamou para fazermos discpulos, para pregarmos o evangelho.

Se voc tem parado de trabalhar para o Senhor, tem enterrado seus dons e talentos sinal que esta are precisa ser restaurada em sua vida, se levante como diz o texto, se fortifique com suas fechaduras e ferrolhos, feche esta rea para o inimigo e abre ela

para Deus.

3. Porta Velha - (Ne 3:6)E a Porta Velha repararam-na Joiada, filho de Pasia; e Mesulo, filho de Besodias

Porta velha ou antiga tem dois significados:

Primeiro temos que deixar o nosso passado de lado, o velho homem tem que morrer para o mundo, hoje somos novas criaturas em Cristo Jesus, lavados e remidos pelo Sangue do Cordeiro.

Segundo a Palavra de Deus imutvel, apesar de sua antiguidade ela jamais fica velha, ela sempre atual, o nosso Deus no esta interessados em novidades para atrair mais pessoas, mas sim que a sua Palavra seja pregada na sua essncia, sem modismo, sem enfeites, mas na uno do Esprito Santo.

Jeremias 6:16 diz: Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas.

A Palavra do Senhor o nosso alimento espiritual, pois nem s de po vivera o homem, mas de toda Palavra de Deus. Todo avivamento tem que estar centralizado na Palavra de Deus.

4. Porta do Vale(Ne 3:13) -- A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa.

Esta Porta quando restaurada e aberta dava de frente com um vale, e quando falamos de vale, falamos de lutas e de dificuldades que todos enfrentamos em nossas vidas.

Todos passamos por lutas, mas na vida do servo de Deus um lugar onde passamos para ser aprovados por Deus.

E quando esta rea esta restaurada em nossas vidas sabemos que o Senhor conosco, e que mesmo no vale podemos Glorificar e exaltar o nome do Senhor porque a vitria a garantida.

Voc que esta passando por lutas, voc que esta sofrendo, faa uma analise de como esta a sua confiana em Deus, sabemos que os cristos passam por muitas lutas no decorrer de sua caminhada, a porta estreita, e muitas so as aflies, mas precisamos ter bom animo, Jesus venceu o mundo.

Se a sua confiana esta abalada restaure esta rea, confie no Senhor se levante, restaure sua vida, busque ao Senhor, se fortalea, o Senhor no te chamou para morrer no vale, mas passe por este vale com o Senhor, e do outro lado cante o hino da vitria.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, no temeria mal algum, porque tu ests comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4

Por isso precisamos analisar muitas vezes as nossas vidas, verificar onde esto as brechas, e restaura-las, para que assim possamos viver em segurana.

Jesus esta contigo e no vai te abandonar.

5. A Porta do Monturo(Ne 3:14) E a Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerm.

Esta Porta quando restaurada era usada para a limpeza da cidade, onde o lixo era

tirado e lanado no vale chamado Hinom.

Para ns hoje representa a limpeza que devemos fazer em nossas vidas, muitos tem lixo acumulado dentro dos coraes, precisamos manter nossos coraes puro, limpo, sem macula para que assim o poder de Deus atue em nossas vidas.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs. Alimpai as mos, pecadores; e, vs de duplo nimo, purificai os coraes. Tiago 4:8

vejamos os lixos que precisamos tirar das nossas vidas:

Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Glatas 5:19-21

Precisamos guardar em nossas vidas somente aquilo que glorifica a Deus, precisamos restaurar essa rea e deixar o novo de Deus entrar que :

Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Glatas 5:22

Para ter uma vida vitoriosa precisamos do fruto do Esprito, precisamos aprender que a Bblia no fala frutos e sim fruto, e tudo isto alcanamos quando deixamos Deus entrar em nossos coraes atravs da presena gloriosa do Esprito Santo, que todos os dias quer nos deixar mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, que o nosso maior

exemplo.

6. Porta da Fonte(Ne 3:15) E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hoz, maioral do distrito de Mizpa...

Esta Porta ficava prxima ao tanque de Silo, onde Jesus curou um cego de nascena (Joo 9:10-11). Como o prprio nome diz prximo a esta porta havia uma fonte, uma nascente de aguas, aguas cristalinas, pura.

Sabemos que a nossa Fonte Jesus:

E no ltimo dia, o grande dia da festa, Jesus ps-se em p, e clamou, dizendo: Se algum tem sede, venha a mim, e beba. Quem cr em mim, como diz a Escritura, rios de gua viva correro do seu ventre. Joo 7:37-38 Mas aquele que beber da gua que eu lhe der nunca ter sede, porque a gua que eu lhe der se far nele uma fonte de gua que salte para a vida eterna. Joo 4:14

Muitos tem sofrido porque tem trocado a Fonte de vida que Jesus, e tem procurado cisternas que no retem agua:

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de guas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que no retm guas. Jeremias 2:13

Uma vez que voc bebeu da Fonte que Jesus no adianta voc procurar outras fontes, pois a agua no ter o mesmo sabor. Jesus o mesmo ontem, hoje e ser eternamente, a Fonte continua viva e do mesmo jeito, se o teu caso volte para Jesus correndo, Ele no desistiu de voc.

Jesus Fonte inesgotvel.

7. A Porta de Mifcade(da Guarda)(Ne 3:31) Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, at casa dos netineus e mercadores, defronte da Porta de Mifcade

Esta era a porta da guarda, e era muito importante para segurana da cidade, nesta grande porta havia uma torre de sentinela, e ali sempre ficava de vigilncia soldados prontos para qualquer ataque do inimigo.

Esta porta quando destruda deixava a cidade vulnervel para um ataque iminente, o inimigo facilmente entraria na cidade e poderia fazer um estrago muito grande.

Esta porta em nossas vidas representa o lugar onde devemos orar e vigiar:

Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; na verdade, o esprito est pronto, mas a carne fraca. Mateus 26:41 Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8 Orando em todo o tempo com toda a orao e splica no Esprito, e vigiando nisto com toda a perseverana e splica por todos os santos, Efsios 6:18

Somente nos posicionando atravs da orao e vigilncia estaremos preparados para derrotar o inimigo no nome de Jesus.

Precisamos nos posicionar aos ps do Senhor Jesus e restaurar esta rea em nossas vidas, pois a batalha grande.

Podemos aprender muito com Neemias nesta rea tambm:

E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalm, e para os desviarem do seu intento. Porm ns oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles. Neemias 4:8-9

Neemias quando soube que o inimigo estava se levantando para destruir a obra de Deus, ele orou e colocou guarda contra eles.

Sabemos que as nossas armas no so carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir as fortalezas (2Cor. 10:4). Creia irmo maior o que esta conosco, Deus esta ao nosso lado.

Se voc tem dado brecha nesta rea, se posicione, restaure a sua vida com Deus, no olhe para o homem, olhe para Jesus.

8. A Porta do ptio do crcere (Ne 3:25; 12:39)

O crcere era uma priso subterrnea que havia em Jerusalm e neste patio que levava o seu nome, os detentos saiam para caminhar e pegar sol. Neste ptio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32:2).

Esta porta simboliza cadeias e prises que tentam assolar a vida dos servos de Deus, por isso temos que estar com esta rea restaurada, pois esta a porta onde temos que manter a vigilancia:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar.

Joo 8:32

Jesus a verdade que liberta, temos que estar com as nossas vidas diante de Deus, sempre vigilantes, pois temos um adversrio que no brinca em servio, porm se estivermos firmes no Senhor e sem brecha o maligno no nos toca.

9. A Porta das guas(Ne 3:26).

Porta das guas era o lugar onde tinha uma corrente de aguas, aguas limpas e cristalinas. Representa em nossas vidas o nosso encontro com o Senhor Jesus, onde bebemos da agua que Cristo d, lugar de encontro com Deus e sua Palavra, foi o lugar escolhido pelo Sacerdote Esdras para a leitura da Palavra de Deus:

E chegado o stimo ms, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um s homem, na praa, diante da porta das guas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moiss, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregao, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do stimo ms. E leu no livro diante da praa, que est diante da porta das guas, desde a alva at ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. Neemias 8:1-3

E este texto mostra um dos maiores avivamentos da histria, onde um povo depois de viver um grande milagre, vendo a cidade restaurada, com suas muralhas levantadas, uma cidade segura e cheia de Paz, agora vive um grande avivamento, uma sede pela Palavra de Deus.

A Porta das Aguas o simbolo do enchimento do Esprito Santo, onde adoramos e nos prostramos ao ps do Senhor.

10. A Porta dos Cavalos(Ne 3:28).

A Porta dos cavalos eram onde ficavam os cavalos usados nas guerras. Simboliza as batalhas, as lutas que enfrentamos em nossas vidas.

A luta contra o nosso inimigo:

Porque no temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Como tambm nossa luta contra a nossa prpria carne:

Porque no temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Aprendemos que temos que estar sempre preparado para guerra, em constante vigilancia.

11. A Porta Oriental(Ne 3:29).

Acredita-se que esta a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalm, e que hoje se encontra lacrada. Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Representa para ns a volta de Jesus:

Irmos, no queremos que vocs sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que no se entristeam como os outros que no tm esperana. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos tambm que Deus trar, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocs, pela palavra do Senhor, que ns, os que estivermos vivos, os que ficarmos at a vinda do Senhor, certamente no precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o prprio Senhor descer do cu, e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Tessalonicenses 4:13-17

O servo de Deus tem que estar sempre aguardando a segunda vinda de Jesus, e estar preparados pois pode ser a qualquer momento:

Quanto ao dia e hora ningum sabe, nem os anjos dos cus, nem o Filho, seno somente o Pai. Mateus 24:36

Este ser o dia mais glorioso na vida do Cristo, se encontrar face a face com Jesus.

Maranata.

12. A Porta de Efraim(Ne 12:39).

Este nome foi dado para o segundo filho de Jos, que significa poro dobrada, ou duplamente frutfero:

Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido". Gnesis 41:52

Tambm foi o filho escolhido por Jac como filho que receberia a beno da primogenitura:

E Jos tomou os dois, Efraim sua direita, perto da mo esquerda de Israel, e Manasss sua esquerda, perto da mo direita de Israel, e os aproximou dele. Israel, porm, estendeu a mo direita e a ps sobre a cabea de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braos, ps a mo esquerda sobre a cabea de Manasss, embora Manasss fosse o filho mais velho. Gnesis 48:13-14 Quando Jos viu seu pai colocar a mo direita sobre a cabea de Efraim, no gostou; por isso pegou a mo do pai, a fim de mud-la da cabea de Efraim para a de Manasss, e lhe disse: "No, meu pai, este aqui o mais velho; ponha a mo direita sobre a cabea dele". Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele tambm se tornar um povo, tambm ser grande. Apesar disso, seu irmo mais novo ser maior do que ele, e seus descendentes se tornaro muitos povos". Gnesis 48:17-19

Fazemos parte de uma igreja abenoada:

A universal assemblia e igreja dos primognitos, que esto inscritos nos cus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espritos dos justos aperfeioados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliana, e ao sangue da asperso, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:23-24

E fomos escolhido por Deus para sermos frutferos, e abenoados, e com Cristo podemos todas as coisas, pois j fomos abenoados, podemos confiar, podemos nos regozijar pois temos esperana em Deus.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuiro o dobro, e tero perptua alegria. Isaas 61:7

Creia, edifique sua vida em Cristo Jesus, se houver alguma brecha restaure, aprenda com as Portas de Jerusalm, Deus tem grandes coisas para realizar na sua vida.

Jesus te ama.

S-ar putea să vă placă și