Sunteți pe pagina 1din 45

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU

INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

APOSTILA

PRODUO TEXTUAL: ASPECTOS METODOLGICOS

MINAS GERAIS

A AO LEITORA E ESCREVENTE

b Em educao, um dos temas importantes atualmente, para o cidado a dificuldade que gira em torno do exerccio da prtica da leitura, e da escrita e da oralidade na construo textual, razo pela qual os textos abaixo apresentados tm como objetivo o reconhecimento dos eventuais problemas decorrentes da aquisio e uso da linguagem seja na fala ou na escrita. Haja vista que, o cidado, leitor e escrevente que trabalha nas mais variadas situaes da linguagem, dever buscar atualizaes constantes de acordo com as novas tecnologias, para que de posse de novos conhecimentos proporcione maneiras de desenvolver habilidades e de adequar-se diante de situaes diversas que envolvam o uso da linguagem falada e escrita como interao social. Kock (2009. p.19) em seu ponto de vista sobre a oralidade, infere que na situao discursiva, ao se fazer um gesto em qualquer direo, os interlocutores compartilham (...) uma vasta gama de conhecimentos relativos situao comunicativa, um processo de construo textual com base na linguagem falada que, inseri-se em situaes momentneas. No entanto, a autora tambm, lana um alerta que o texto falado, por sua

vez, emerge no prprio momento da interao constituindo-se assim, de caractersticas prprias tais quais: Necessita ser planejada no local em que se realiza; replanejada a cada novo ato de fala, mas, difere da linguagem escrita, pois so duas modalidades diferentes de uso da lngua. Em face desse posicionamento, apresenta-se o texto de Paulo Freire extrado do livro A importncia do ato de ler, coleo Polmica do nosso tempo, editora Cortez, juntamente com o texto desenvolvido por Hnne (1987, p.11) O Ato de estudar e o Trabalho da critica do pensamento de Marilena Chaui, para a efetivao de uma leitura informativa e analtica, com vista concepo de alguns passos a serem seguidos no decorrer do processo de conhecer e interpretar por meio da ao leitora e escrevente na produo de texto, no processo formativo intelectual e social.

LER E CONHECER
A importncia do ato de ler Autor Paulo Freire Parece-me indispensvel, ao procurar falar de tal importncia, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje: dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreenso crtica do ato de ler que no se esgota na decodificao pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligncia do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A concepo do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto. Ao escrever sobre a importncia do ato de ler, eu me senti levado e at gostosamente - a reler momentos fundamentais de minha prtica, guardados na memria, desde as experincias mais remotas de minha infncia, de minha adolescncia, de minha mocidade, em que a compreenso crtica da importncia do ato de ler se veio em mim constituindo.

Ao ir escrevendo este texto, ia tomando distncia dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experincia existencial. Primeiro, a leitura do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarizao, foi leitura da palavra mundo. A retomada da infncia distante, buscando a compreenso do meu ato de ler o mundo particular em que me movia - e at onde no sou trado pela memria - me absolutamente significativa. Neste esforo a que me vou entregando, re-crio, re-vivo no texto que escrevo, a experincia vivida no momento em que ainda no lia a palavra. Vejo-me ento na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de rvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre ns - sua sombra brincava e em seus galhos mais dceis minha altura eu me experimentava em riscos menores que me preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sto, seu terrao - o stio das avencas de minha me - o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de p, andei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava em mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os textos, as palavras, as letras daquele contexto - em cuja percepo me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber - se encarnavam numa srie de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreenso eu ia aprendendo no meu trato com eles, minhas relaes com meus irmos mais velhos e com meus pais. (...). FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. 12a ed. So Paulo, Cortez, 1996.

PASSOS ANLISE E INTERPRETAO DE TEXTOS

O ato de estudar (apresentao a partir do texto de Paulo Freire)

Paulo Freire, educador da atualidade, aponta a necessidade de se fazer uma prvia reflexo sobre o sentido do estudo. Segundo suas palavras: Toda bibliografia deve refletir uma inteno fundamental de quem a elabora: a de entender ou despertar o desejo de aprofundar os conhecimentos naqueles a quem se oferece a bibliografia. Se falta o nimo de usar a bibliografia em quem a recebe, ou se a bibliografia, em si mesma, no foi capaz de desafi-lo, se frustra a referida inteno fundamental. A relao bibliogrfica, ento permanece como um papel intil, entre outros, perdido nas gavetas de um escritrio. Essa inteno fundamental de quem elabora a bibliografia exige dele um trplice respeito: a quem se dirige a bibliografia, aos autores citados e a ele mesmo. A sugesto de leitura de livros no a copia dos ttulos ao acaso. Quem sugere deve saber o que e por que sugere. Aqueles que recebem a relao bibliogrfica, por sua vez, devem ter nela, no uma rota dogmtica de leitura, mas um desafio, desafio que vai se concretizando na medida em que vo estudando e no simplesmente lendo, por alto, os livros citados.

Estudar, realmente, um trabalho difcil. Exige, de quem a ele se prope, uma posio crtica, sistemtica. Exige uma disciplina intelectual que no se ganha a no ser praticando-a. Isto, infelizmente, o que a educao bancria no estimula. Ao contrrio, sua tcnica reside, fundamentalmente, em matar nos educandos a curiosidade, o esprito investigador, sua criatividade. Sua disciplina a disciplina para a ingenuidade frente ao texto, no para a indispensvel criticidade. Este procedimento ingnuo ao qual submetido o educando, ao lado de outros fatores, pode explicar as fugas do texto que os estudantes fazem, cuja leitura se torna puramente mecnica, enquanto, em imaginao, se voltam a outras situaes. O que se lhes exige no a compreenso do contedo, mas sua memorizao. Paulo Freire nos mostra que em vez do estudante tentar compreender o texto, ele toma como nico desafio a sua memorizao. No entanto, prossegue o autor, no caso de uma viso crtica, se d exatamente o contrrio.

Paulo Freire, no seu texto Considerao em Torno do Ato de Estudar, nos chama a ateno para os seguintes itens indispensveis ao ato de estudar: O estudante deve assumir o papel de sujeito do ato de estudar. O ato de estudar uma atitude frente ao mundo.

O estudo de um tema especfico deve colocar o estudioso a par da bibliografia em questo. O ato de estudar depende de uma atitude de humildade face ao saber. O ato de estudar significa compreender e criticar. Estudar significa assumir "uma misteriosa relao dialgica com o autor do texto, cujo mediador o tema! O ato de estudar, como reflexo crtica, exige do sujeito uma reflexo sobre o prprio significado de estudar.

A LEITURA

No texto de Paulo Freire no s possvel analisar a prpria atitude face ao estudo, como tambm se pode estudar a relao com a leitura. No nos diz Paulo Freire que o ato de ler s se realiza mediante um espao de relao dialgica com o autor? Esta postura nos remete questo do pensar. Todavia, na poca atual, poca dos meios de comunicao de massa, dos sistemas educacionais funcionalistas, de imediato no se consegue apreender claramente as dificuldades inerentes ao trabalho terico. Mas o ato de ler, que um ato de concentrao, exige distanciamento e reflexo. um ato que s se realiza mediante os procedimentos lgicos de anlise, sntese, interpretao, juzo crtico. Deste modo, s seguindo uma srie de atividades preparatrias que se consegue

alcanar um nvel de interpretao aprofundado do texto, onde afinal o sentido se manifesta.

COMO LER

Dizia um professor de filosofia: "a inteligncia humana lenta". Isto pode significar que passamos por um lento processo intelectual at vencermos os obstculos pessoais e culturais e alcanarmos a exata compreenso de uma mensagem. Esta nem sempre se mostra de imediato no momento da comunicao.

necessrio da nossa parte um espao de tempo para que possamos decodificar e assimilar, o que foi revelado no texto. Deste modo, se quisermos descobrir a mensagem de um texto, de modo abrangente, temos de nos submeter a uma sria disciplina de trabalho: 1. delimitar a unidade de leitura que pode ser um captulo, uma seo ou at mesmo um grande pargrafo. O que caracteriza a unidade de leitura a apresentao do sentido de modo global. S aps o entendimento dessa unidade possvel prosseguir na investigao de novas unidades de leitura;

2. ler repetidas vezes o mesmo texto para certificar-se do alcance da compreenso verdadeira do assunto em pauta, grifando as idias principais de cada pargrafo; ao lado, na margem, escrevendo uma frase-resumo.

PASSOS LEITURA

a) Leitura exploratria a fase em que se deve prestar ateno diretriz do pensamento do autor. Neste primeiro contato, dependendo das motivaes da leitura, o leitor poder levantar outros elementos que possam esclarecer mais a leitura. Nessa primeira leitura corrida no convm resumir nem sublinhar as ideias chave. Todavia, possvel elaborar um modo sucinto, um esquema das grandes partes do texto, de preferncia dos trs momentos da relao: Introduo, Desenvolvimento e Concluso, que expressam a estrutura lgica do pensamento do autor. O esquema para visualizar o texto de modo global. Poder procurar dados sobre a vida e obra do autor, sobre o momento histrico que ele viveu, sobre as influncias que recebeu e at mesmo se elucidar sobre o vocabulrio que ele usa. b) Leitura analtica a fase do exame do texto ou, como diz Paulo Freire, fase "da relao dialgica com o autor do texto, cujo mediador no o texto considerado formalmente, mas o tema, ou os temas nele tratados". Nesta etapa necessrio deixar o autor falar para tentar perceber o qu e como ele apresenta o assunto. Quando estamos atentos ao texto, geralmente surge na mente um conjunto de perguntas, cujas respostas revelam o sentido e o contedo da mensagem. Exemplo de perguntas: 1. De que fala o texto? 2. Como est problematizado?

3. Qual o fio condutor da explanao? 4. Que tipo de raciocnio ele segue na argumentao? Todavia, necessrio lembrar que a idia central defendida pelo autor s pode tomar corpo associada a outras idias que so chamadas de secundrias em relao principal.

Mas como trabalhar nesta fase da leitura?

A partir de unidades bem determinadas (pargrafos), tendo sempre frente o temaproblema, que o fio condutor de todo o texto. Neste trabalho de anlise o texto subdividido refazendo toda a linha de raciocnio do autor. Para deixar s claras a idia central e as idias secundrias do texto fundamental a tcnica de sublinhar. 1 - Nunca sublinhar na primeira leitura. 2 - S sublinhar as idias principais e os pormenores significativos. 3 - Elaborar um cdigo a fim de estabelecer sinais que indiquem o seu modo pessoal de apreender a leitura. Ex.: um sinal de interrogao face aos pontos obscuros do pargrafo; um retngulo para colocar em destaque as palavras-chave. 4 Reconstruir o texto a partir das palavras sublinhadas em cada pargrafo. A leitura analtica serve de base para a elaborao do resumo ou sntese do livro. Convm lembrar que o resumo no uma reduo de idias apreendidas nos pargrafos, mas fundamentalmente a sntese das idias do pensamento do autor. c) Leitura interpretativa o ato de compreender se afirma no processo da interpretao, que afinal expressa a nossa capacidade de assimilao e crtica do texto. Nessa nova etapa de interpretao j no mais estamos apreendendo apenas o fio condutor do raciocnio do autor como na leitura analtica.

Estamos nos posicionando face ao que ele diz. Para isso precisamos muitas vezes de outras fontes de consulta. Elas devero servir para ampliar a nossa viso sobre o assunto e o autor e deste modo servir de instrumento de avaliao do texto. Este momento de crtica, momento de muita ponderao, exige uma conscincia dos nossos pressupostos de anlise diante dos pressupostos do autor. Se no houver distino provavelmente haver interferncia na compreenso dos fundamentos bsicos da mensagem. Tambm possvel se estabelecer critrios de julgamento, como originalidade, nova contribuio explorao do assunto, coerncia interna, etc. Todavia, esta postura considerada objetiva pode estar to presa diretriz de uma escola que pode at mesmo impedir a autocrtica e nos induzir a uma postura crtica inadequada em relao ao assunto e ao autor. O esforo de autocrtica nos permite perceber os limites da certeza da nossa interpretao como tambm possibilita prestar maior ateno aos argumentos

apresentados pelo autor. Deste modo, ficamos sensveis demonstrao da verdade e o exerccio da sua busca se torna o sentido do nosso estudo e trabalho acadmicos. d) Problematizao Para termos certeza da compreenso do que foi lido, nada mais indicativo do que o levantamento dos problemas do texto. Esse esforo nos faz rever todo o texto, dando-nos elementos para a reflexo pessoal e debate em grupo.

A Crtica

O que voc entende por crtica? Repare que o ato de criticar um juzo. Como criticar sem conhecer a matria que est analisando? Criticar por criticar um ato psicolgico, mas no estritamente lgico. o ato de se contrapor, mas, na maior parte das vezes, sem fundamentos por falta de exame. Como estabelecer a verdadeira correspondncia entre os conceitos de um texto, se no se estabeleceu a ligao ou a separao entre os dados?

O ato de estudar um ato lgico, que exige uma conscincia e um domnio dos processos intelectuais prprios abordagem dos problemas. De imediato, as coisas ou as idias surgem numa unidade confusa, indiferenciada, sincrtica, que exige uma postura de anlise e sntese. A anlise um processo de decomposio de um todo em partes, visando separar os elementos de uma realidade complexa que pode ser tanto um objeto individual ou uma idia. A anlise no apenas uma operao, tambm um mtodo, nesse sentido a anlise uma diviso, parte de um dado singular, para chegar aos princpios gerais. A sntese um processo de composio dos elementos visando chegar a uma totalidade. Mas tambm um mtodo que, partindo de um todo, estabelece ordem entre os elementos chegando s ltimas consequncias. Embora a anlise muitas vezes se oponha sntese, elas devem em geral caminhar juntas, j que uma complementa a outra. Se s se usa a anlise h o perigo de se perder a viso de conjunto. Se s se emprega a sntese, pode-se alcanar o nvel de interpretao arbitrria. Se o pensar no se identifica ao raciocinar porque sua extenso mais ampla, todavia impossvel pensar sem se usar os procedimentos da razo. E s deste modo se pode argumentar, demonstrar e consequentemente criticar.

O TRABALHO DA CRTICA DO PENSAMENTO


Marilena Chau Normalmente se imagina que a crtica permite opor um pensamento verdadeiro a um pensamento falso. Na verdade, a crtica no isso. No um conjunto de contedos verdadeiros que se oporia a um conjunto de contedos falsos. A crtica um trabalho intelectual com a finalidade de explicitar o contedo de um pensamento qualquer para encontrar o que est sendo silenciado por esse pensamento ou por esse discurso. O que interessa para a crtica no o que est explicitamente pensado, explicitamente dito e que, muitas vezes nem sequer est sendo pensado de maneira consciente. Ou seja, a tarefa da crtica fazer falar o silncio, colocar em movimento um pensamento que possa desvendar todo o silncio contido em outros pensamentos, em outros discursos. Qual a finalidade de fazer falar o silncio, ou tornar explcito o implcito? Essa finalidade dupla. Se quando explicito um pensamento ou um discurso, fazendo aparecer tudo quilo que estava em silncio, tudo aquilo que estava implcito, se, ao fazer isso, o pensamento ou o discurso que estou examinando se revela insustentvel, se comea a desmanchar, se dissolver, se destruir medida que vou explicitando tudo que nele havia, mas que ele no dizia, ento a crtica encontrou algo muito preciso, encontrou a IDEOLOGIA. A ideologia exatamente aquele tipo de discurso, aquele tipo de pensamento que contm um silncio que, se for dito, destri a coerncia, a lgica da ideologia. Mas esse trabalho crtico pode encontrar uma outra coisa tambm. perfeitamente possvel que, ao fazer falar o silncio de um pensamento ou de um discurso ao explicitar o seu implcito, o que se revele para ns seja um pensamento ainda mais rico do que havamos imaginado, ainda mais coerente do que havamos imaginado, ainda mais importante do que havamos imaginado, capaz de nos dar pistas para pensar, caminhos novos, justamente porque pudemos perceber muito mais do que o que parecia primeira vista estar contido nele.

Nesse caso, a crtica encontrou um pensamento verdadeiro e, mais do que um pensamento verdadeiro, encontrou uma obra de pensamento propriamente dita. Ou seja, o que diferencia uma obra de pensamento de uma ideologia o fato de que, na obra de pensamento, a descoberta de tudo o que estava silenciosamente contido nela, de tudo aquilo que nela pedia interpretao, de tudo aquilo que nela pedia revelao, explicitao, desdobramento, aquilo que faz, no caso de uma ideologia, a destruio do prprio pensamento. Assim, a tarefa da crtica no trazer verdades para se opor a falsidade; mas realizar um trabalho interpretativo com relao a pensamentos e discursos dados, para explicitar o implcito ou fazer falar seu silncio, de tal modo que a abertura de um novo campo de pensamento atravs da crtica revela a descoberta de uma obra de pensamento, enquanto a destruio da coerncia e da lgica do que foi explicitado revela que descobrimos uma ideologia. A crtica no , portanto, um conjunto de contedos verdadeiros, mas uma forma de trabalhar. A forma de um trabalho intelectual, que o trabalho filosfico por excelncia. Nesse sentido, excluir a Filosofia de uma Universidade , provavelmente, abolir o lugar privilegiado da realizao da crtica. Obviamente, tem-se medo da crtica, pois se a crtica no traz contedos prvios, mas descoberta de contedos escondidos, ento ela muito perigosa. MARILENA CHAUI O Papel da Filosofia na Universidade. Cadernos SEAF, n. 1.

O PROCESSO LEITOR, ESCREVENTE E A ORALIDADE


Se, pedirmos resposta a ns, ou, a outrem, sobre o que so as aes da oralidade, leitora e escrevente, certamente surgir manifestaes distintas na forma de expresso, uma vez que esses processos exigem do individuo aes recprocas tal qual o dilogo, o trabalho compartilhado, as relaes entre membros de um grupo ou de uma comunidade, isto porque, esse processo, se constitui numa atividade interativa afetando ou influenciando a condio em que se desenvolve o processo comunicativo.

Antunes (2005. p. 28) refere-se ao processo escrevente como uma atividade interativa e de intercambio verbal, o qual s tem sentido se houver a procura do agir com o outro, ou seja, quanto se tem um destinatrio, algum com que ou a quem se possa passar uma idia ou uma informao sobre um pretexto, alegao ou razo. Assim, nos diz Antunes que, escrever, uma atividade cooperativa entre dois ou mais sujeitos que agem conjuntamente para a interpretao de um sentido. E mais, deixa-nos claramente explicitado a dificuldade de se escrever sem saber para quem se dirige o texto e em que contexto explicito ou implicitamente escrito. Pois no tem sentido uma escrita sem destinatrio. Vale ressaltar que esse processo no poderia estar isolado da oralidade. Pois, ela nada mais do que, a transmisso do pensamento armazenado na memria humana e se caracteriza como a essncia da comunicao interna e eficiente concebida pela memria auditiva e visual, em que a palavra (falada) tem uma funo complementar, a da escrita (e posteriormente a dos meios eletrnicos) sendo utilizada basicamente na comunicao cotidiana entre as pessoas envolvendo esquemas imaginrios de determinadas pocas e lugares, nas palavras de Pierre Lvy (2001, p. 23).

Por outro lado a leitura conduz ao conhecimento da verdade por testemunhar a oralidade atravs da palavra escrita, como atividade relevante entre os homens, em idiomas variados atravs dos smbolos. Logo, o ato de falar, tal como o de escrever uma atividade extremamente textual e, como nos diz Koch (2009, p. 13) o texto um evento sociocomunicativo, que ganha existncia dentro de um processo interacional. Um resultado

de co-produo entre interlocutores, distinta, pela forma como se realiza entre o escrito e o falado.

TEXTO E TEXTUALIDADE

Conceito de texto Geralmente, pessoas que no possuem o hbito da leitura como atividade social, julga, deduz, pondera, imagina ou pensa que um texto, um conjunto de palavras escritas em papel, para serem lidas, recitadas, encenadas, etc... . No entanto, a esse conjunto de palavras, o homem d um sentido mais amplo, mais abrangente, de maior dimenso. O homem, em sua necessidade inerente de interagir com o outro e com a sociedade, inventou diversas formas de transmitir mensagens tendo em vista melhorar seu entendimento. Ns nos comunicamos atravs de smbolos (aquilo que sugere ou substitui algo) convencionados, cores, som, gestos, expresses fisionmicas, cartazes, filmes, e, tambm, cdigos de linguagem escrita. E tudo isso texto.

Textum, vem do latim, que significa teia. Logo, escrever tecer uma rede onde fios se solidarizam, de forma que cada um deles torne-se um elo indispensvel, entrelaandose em sequncia formando simplificadamente um conjunto de idias imbudas de significado, transmitidas de algum para algum e que no se restringe linguagem escrita. todo tipo de comunicao. um tecido, numa teia bem tranada, nela, o leitor fica agradavelmente preso, pois uma ideia pede outra, uma ao leva outra, e todos os pargrafos ou versos enroscam-se numa relao de dependncia, como fios de um pano. Ao chegarmos a determinado lugar ou local, e avistarmos uma placa com o desenho de um cigarro e uma tarja vermelha, entendemos, imediatamente, a mensagem sugerida pela figura. Essa figura padro constitui um exemplo de texto no-verbal. Mas h outros, a vida riqussima deles. Esto em grandes quantidades e, sob os olhares das pessoas. So vistos nas placas de trnsito, em gestos convencionados que fazemos com as mos... , assim, um texto no necessariamente a palavra escrita e juntada umas as outras; mais especificamente texto no um aglomerado de frases. Por isso, no basta um aglomerado de letras, juntar palavras ao acaso, juntar frases feitas para termos um texto pronto. preciso haver uma lgica interna, garantida por dois mecanismos que so a pedra no sapato de muita gente: coeso e coerncia, as quais sero vistas mais adiante. No sentido mais abrangente a definio de texto ou, produo textual mais bem compreendida como um fenmeno de produo da linguagem sistemtica de comunicar idias ou sentimento atravs dos signos convencionais, sonoros, grficos, gestuais, etc. e, caracteriza-se por aquilo que designa a palavra texto como um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno, que na viso de Guimares (2000.14) concretiza-se suma cadeia sintagmtica de extenso muito varivel, podendo ser um enunciado nico tanto quanto um segmento de grandes propores. Portanto, texto ou discurso evidencia-se como linguagem em uso atravs de uma frase, um dilogo, um provrbio, um verso, uma estrofe, um poema, um romance e outros que, quando limitados s fronteiras da linguagem verbal, escrita, imagtica, musical, teatral, coreogrfica e muitas outras, o texto ou discurso, um processo que engloba as relaes sintagmticas de qualquer sistema de signo, produzindo a ocorrncia lingustica falada ou escrita, de qualquer extenso, dotada de unidade sociocomunicativa, semntica e formal que tem um papel determinante na produo e recepo da linguagem.

O texto possui como papel determinante em sua produo e recepo uma srie de fatores pragmticos que contribuem para a construo de seu sentido e possibilita seu reconhecimento como um emprego normal do uso da lngua como atividade social. Logo, so considerados elementos fundamentais do processo peculiar de atos comunicativos: as intenes do produtor; o jogo de imagens que cada um dos interlocutores fazem de si, do outro, e do outro com relao a si mesmo e ao tema do discurso; o espao da perceptibilidade visual e acstica comum, a comunicao face a face, podendo ser pertinente numa situao e no ser em outra. Desse modo pertinente o contexto sociocultural em que se insere o discurso tanto na sua produo como em sua recepo, pois medida que este inserido, delimita o conhecimento partilhado pelos interlocutores, inclusive quando as regras scias interativas de comunicao como (variaes de registro; tom de voz, postura, etiqueta

sociocomunicativa) so elementos constituinte de seu sentido.

Vale ressaltar que contexto , a relao entre o texto e a situao em que ele ocorre, ou seja, o conjunto de circunstncias em que a mensagem produzida em determinado tempo e lugar de forma a permitir sua compreenso, ou, pela cultura do emissor e receptor, etc... V-se ento, que o texto ou discurso, de um lado, nas palavras de Guimares (2000.5) um sistema de linguagem hierarquizado de configuraes estruturadas internas; de outro, como um objeto aberto, plural, dialogante, ligado ao

contexto verbal e extra verbal em que se deduz seu significado global emergente das relaes fonolgicas, morfolgicas, sintticas semnticas e pragmticas que esto na base do complexo sistema que a linguagem em uso, na qual texto ou discurso tomado como sinonmia, pois, se pode empregar um termo ou outro. Pode-se inferir que o texto ou discurso se caracteriza por sua unidade formal, material, numa ocorrncia lingustica falada, escrita ou gestual de qualquer extenso, significado ou importncia em que seus constituintes lingusticos devem se mostrar reconhecivelmente integrados de modo a permitir que seja percebido como um todo coeso. Assim, um texto ser bem compreendido quando percebido pelo interlocutor sob trs aspectos: a) O pragmtico, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuao informacional e comunicativa em que se insere o discurso (conjunto de normas); b) O semntico conceitual em que depende sua coerncia; c) O formal, que diz respeito a sua coeso. O conceito de texto aqui entendido enquanto produo, criao, teoria ou faculdade de compreenso da linguagem falada, escrita, sinalizada, coloquial e outras, no pode ser vista como algo que se constri individualmente, mas como uma prtica social de determinada poca, em determinada sociedade. Pois o homem, na comunicao, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os como mensagens em que se envolvem emissor e receptor. Vale ressaltar que qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual se pode chamar de canal de comunicao e refere-se a um contexto ou uma situao em que esto envolvidos os elementos da comunicao. Vale revelar que na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem cotidiana entre os homens de sociedade diferenciada, usam-se as palavras conforme as situaes ou contexto a que so inseridas ou se apresentam. Exemplo: isso um castelo de areia uma expresso na qual pode estar inserida uma faculdade de agir denotativa ou conotativa. Denotativamente a expresso citada refere-se a uma construo feita na areia de uma praia qualquer, em forma de castelo; conotativamente apresenta-se como uma expresso

que traduz o significado de uma ocorrncia sem solidez ou de caracterizam como material de pouca resistncia sujeito a mudana rpida ou, fcil de ser derrubado. Temos, portanto, o seguinte: a) Denotao: o uso do signo em seu sentido real; b) Conotao: ouso do signo em sentido figurado, simblico.

Para que seja cumprida a funo social da linguagem em uso como processo sociocomunicativo, ou seja, para que um texto seja percebido como um todo h necessidade que as palavras tenham significado, ou seja, que cada palavra apresente um conceito. A essa combinao de conceito e palavra denomina-se signo. O signo lingustico une um elemento concreto, material, perceptvel (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligvel (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Portanto, pode-se tomar como exemplificao de significante e significado o fruto da abobeira que sozinho nada representa, apenas uma imagem material, o significante, mas se nela abbora for colocado: olhos, nariz e boca, passa a representar o dia das bruxas, do halloween, caracterizando assim o uso da linguagem como funes, ou papel a desempenhar pelo individuo ou instituio na transmisso ou recepo de mensagem, Logo: Signo = significante + significado. Significado = idia ou conceito (inteligvel)

FUNES DA LINGUAGEM

A linguagem em uso realiza diferentes aes, e consequentemente, tambm, efetiva a transmisso de informaes, em que se tenta convencer o outro a fazer ou dizer algo. Isso evidencia que atravs da mensagem emitida assumi-se compromissos, ordena-se, pede-se, demonstra-se sentimentos, constri-se representaes mentais sobre nosso mundo, enfim, atravs da linguagem organiza-se a vida cotidiana sob diferentes aspectos, em diferentes espaos sociais, onde, ao transmitir-se uma mensagem, esta, sempre tem um objetivo. Logo esse objetivo leva a predominncia de cada situao de comunicao que se apresenta auxiliando a melhor compreenso daquilo que foi dito. Ressalta-se que as funes da linguagem esto centradas nos elementos da comunicao. Toda comunicao apresenta uma variedade de funes, mas elas se apresentam hierarquizadas, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinador quer dar ou do efeito que quer causar no recebedor. Para melhor compreenso das funes de linguagem, torna-se necessrio identificar e conhecer os elementos da comunicao. So eles:

a) emissor - emite, codifica a mensagem b) receptor - recebe, decodifica a mensagem c) mensagem - contedo transmitido pelo emissor d) cdigo - conjunto de signos usado na transmisso e recepo da mensagem e) referente - contexto relacionado a emissor e receptor f) canal - meio pelo qual circula a mensagem Os elementos de comunicao que demonstram ou manifestam as funes da linguagem mediantes aes, procedimentos ou modo de atuar, so assim representados:

Funo emotiva (ou expressiva)

Centralizada no emissor, revelando sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a 1 pessoa do singular, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, memrias, poesias lricas e cartas de amor.

Funo referencial (ou denotativa)

Centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3 pessoa do singular. Linguagem usada nas notcias de jornal e livros cientficos.

Funo apelativa (ou conativa)

Centraliza-se no receptor. O emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, comum o uso de tu e voc, ou o nome da pessoa, alm dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Funo ftica

Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, saudaes e similares.

Funo potica

Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas etc.

Funo metalingstica

Centralizada no cdigo, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto.

Principalmente os dicionrios so repositrios de metalinguagem (linguagem que serve para descrever ou falar sobre outra linguagem natural ou artificial. Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer vrias funes da linguagem. O importante saber qual a funo predominante no texto, para ento defini-lo.

O QUE TEXTUALIDADE

um conjunto de caractersticas que fazem com que um texto seja considerado como tal, e no apenas uma sequncia de palavras e frases, ou seja, qualidade ou condio daquilo que textual ou, fielmente reproduzido. Meaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coeso e a coerncia, que se relacionam com o material conceitual e lingustico do texto, a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a

intertextualidade, que tem a ver com os fatores pragmticos envolvidos no processo sociocomunicativo (ver mais adiante).

Pargrafo no texto Texto extrado de: MEDEIROS, Joo Bosco. Portugus Instrumental. So Paulo: Atlas, 2000. Pargrafo a unidade redacional que divide o texto em partes menores, cada uma responsvel por um novo enfoque ou abordagem sobre o mesmo assunto que tem em vista atingir um objetivo. A gramtica formal conceitua pargrafo como aquele que est marcado pela mudana de linha e de um afastamento da margem esquerda, mas sua finalidade vai alm desses conceitos gramaticais. A compreenso do texto depende de uma estrutura organizacional adequada do pargrafo, pois o mesmo resultado de um conjunto de idias que se interrelacionam naturalmente, espontaneamente,

consistentemente. A estrutura organizacional do texto deve-se primeiramente estabelecer uma idia capaz de orient-lo inteiramente, distribuindo-se em introduo, desenvolvimento e concluso de forma adequada e assim atingir o objetivo desejado pelo autor. importante destacar outros aspectos do texto, selecionar ideias relevantes e manifestar caractersticas de coerncia, ou seja, o pensamento deve desenvolver-se de forma lgica, espontnea e natural. Finalmente, o texto deve ser claro e conciso, ou seja, sem excesso de pormenores, de explicaes desnecessrias, sem repetio de idias e palavras. necessrio que o prprio assunto do texto seja restrito proporcionando profundidade de forma a atrair a ateno do leitor. O pargrafo iniciado por uma idia-ncleo apresentada de forma clara e concisa que encerra uma idia bsica, que constitui tpico frasal. Este indica ao autor os limites das idias que pode explanar no pargrafo. O elemento relacionador opcional, mas geralmente presente a partir do segundo pargrafo, servindo de ponte entre o pargrafo em si e o tpico que o antecede. Vale lembrar que o homem ao construir algo, um texto, por exemplo, procura ou deve faz-lo seguindo de maneira a esmerar-se pela perfeio, pois, tratando-se de texto, deve constru-lo como um objeto aberto, plural, dialogante e ligado ao contexto verbal, estrutural entre o este e a situao em que ele ocorre.

Estrutura do pargrafo A Estrutura do pargrafo um processo em construo que deve ser organizado em partes, ou seja, o texto ao ser construdo deve ser moldado em pargrafos, os quais devero ser aumentados ou diminudos. Isto , variando de tamanho, de forma a alcanar o que nos diz Medeiros (2009) a regra geral para determinar o tamanho o bom senso. A afinal o contexto quem define o texto atravs do uso da linguagem. O tamanho do pargrafo Os pargrafos so moldveis como a argila e, podem ser aumentados ou diminudos, conforme o tipo de redao e o veculo de comunicao onde o texto vai ser divulgado. Se o escritor souber variar o tamanho dos pargrafos, dar colorido especial ao texto, captando a ateno do leitor, do comeo ao fim. Em princpio, o pargrafo mais longo que o perodo e menor que uma pgina impressa no livro, e a regra geral para determinar o tamanho o bom senso. Pargrafos curtos: prprios para textos pequenos, fabricados para leitores de pouca formao cultural. A exemplo: A notcia possui pargrafos curtos em colunas estreitas; artigos e editoriais costumam ter pargrafos mais longos. Revistas populares, livros didticos destinados a alunos iniciantes, geralmente, apresentam pargrafos curtos. Quando o pargrafo muito longo, o escritor deve dividi-lo em pargrafos menores, seguindo critrio claro e definido a fim de enfatizar uma idia. Pargrafos mdios - comuns em revistas e livros didticos destinados a um leitor de nvel mdio (2 grau). Cada pargrafo mdio construdo com trs perodos que ocupam de 50 a 150 palavras. Em cada pgina de livro cabem cerca de trs pargrafos mdios. Pargrafos longos - em geral, as obras cientficas e acadmicas possuem longos pargrafos, por trs razes: os textos so grandes e consomem muitas pginas; as explicaes so complexas e exigem vrias idias e especificaes, ocupando mais espao; os leitores possuem capacidade e flego para acompanh-los.

Esse conjunto de caractersticas apresentadas na construo dos pargrafos, acompanhados da coeso e coerncia, ajudam a fazer com que um texto no seja uma sequncia de palavras e frases, dando condio quilo que textual, ou seja, fielmente reproduzido. Se voc at hoje detestou textos, talvez no tenha entendido que eles falam uns com os outros atravs, no somente da moldagem dos pargrafos, mas tambm de outros fatores. Bem, este o princpio bsico do stimo fator, a intertextualidade: o conversar entre textos distintos, ou seja, qualquer discurso tem a ver com os fatores pragmticos envolvidos no processo sociocomunicativo. Fica assim entendido que os elementos que concorrem para a textualidade numa relao coerente entre as idias, so: Fatores semntico/formal (coeso e coerncia); Fatores pragmticos (intencionalidade,

aceitabilidade, situacionabilidade, informatividade e intertextualidade).

COESO

A coeso de um texto depende muito da relao entre as oraes que formam os perodos e os pargrafos. Os perodos compostos precisam ser relacionados por meio de conectivos adequados, se no quisermos torn-los incompreensveis. Para cada tipo de relao que se pretende estabelecer entre duas oraes, existe uma conjuno que se adapta perfeitamente a ela. Por exemplo, a conjuno mas s deve ser usada para estabelecer uma relao de oposio entre dois enunciados. Porm, se houver uma relao de adio ou idia de concesso, a conjuno dever ser outra. Os Conectivos ou elementos de coeso so todas as palavras ou expresses que servem para estabelecer elos, para criar relaes entre segmentos do discurso, tais como: ento, portanto, j que, com efeito, porque, ora, mas, assim, da, a, dessa forma, isto , embora e tantas outras.

Ao lado da coerncia, a coeso um requisito relevante para que sua redao seja clara, eficiente. A coeso textual pode conseguir-se mediante quatro procedimentos gramaticais elementares: 1. Substituio : quando uma palavra ou expresso substitui outras anteriores: O Rui foi ao cinema. Ele no gostou do filme. 2. Reiterao : quando se repetem formas no texto: E um beijo?! E um beijo do seu filhinho?! - Quando dar beijos o meu menino?! (Fialho de Almeida) A reiterao pode ser lexical (E um beijo) ou semntica (filhinho/menino). 3. . Conjuno : quando uma palavra, expresso ou orao se relaciona com outras antecedentes por meio de conectores gramaticais: O co da Teresa desapareceu. A partir da, no mais se sentiu segura. A partir do momento em que o seu co desapareceu, a Teresa no mais se sentiu segura. 4. Concordncia : quando se obtm uma sequncia gramaticalmente lgica, em que todos os elementos concordam entre si (tempos e modos verbais correlacionados; regncias verbais corretas, gnero gramatical corretamente atribudo, coordenao e subordinao entre oraes): - Cheguei, vi e venci. - Primeiro vou tomar banho, escovar os dentes, depois vou para a cama. A coeso textual pode ser feita atravs de termos que retomam palavras, expresses ou frases j ditas anteriormente ("anfora") ou antecipam o que vai ser dito ("catfora"). A coeso por retomada ou antecipao pode ser feita por: pronomes, verbos, numerais, advrbios, substantivos, adjetivos. A coeso por encadeamento pode ser feita por conexo ou por justaposio.

A coeso por conexo traz elementos que: a) fazem uma gradao na direo de uma concluso: "at", "mesmo", "inclusive" etc; b) argumentam em direo a concluses opostas: "caso contrrio", "ou", "ou ento", "quer... quer"; etc; c) ligam argumentos em favor de uma mesma concluso: "e", "tambm", "ainda", "nem", "no s... mas tambm" etc; d) fazem comparao de superioridade, de inferioridade ou igualdade: "mais... do que", "menos... do que", "tanto... quanto", etc; e) justificam ou explicam o que foi dito: "porque", "j que", "que", "pois" etc; f) introduzem uma concluso: portanto, logo, por conseguinte, pois, etc; g) contrapem argumentos: "mas", "porm", "todavia", "contudo", "entretanto", "no entanto", "embora", "ainda que" etc; h) indicam uma generalizao do que j foi dito: "de fato", "alis", "realmente", "tambm" etc; i) introduzem argumento decisivo: "alis", "alm disso", "ademais", "alm de tudo" etc; j) trazem uma correo ou reforam o contedo do j dito: "ou melhor", "ao contrrio", "de fato", "isto ", "quer dizer", "ou seja", etc; l) trazem uma confirmao ou explicitao: "assim", "dessa maneira", "desse modo", etc; m) especificam ou exemplificam o que foi dito: "por exemplo", como, etc; Os elementos coesivos por justaposio estabelecem a seqncia do texto, ou seja: a) introduzem o tema ou indicam mudana de assunto: "a propsito", "por falar nisso", "mas voltando ao assunto" etc;

b) marcam a seqncia temporal: "cinco anos depois", "um pouco mais tarde", etc; c) indicam a ordenao espacial: " direita", "na frente", "atrs", etc; d) indicam a ordem dos assuntos do texto: "primeiramente", "a seguir", "finalmente", etc; Para analisar o papel da coeso na construo do sentido de um texto, necessrio a correlao entre os provrbios e os elementos coesivos respectivos, de modo a preencher as lacunas, de tal forma que haja coerncia entre as duas partes que constituem um texto: ver o exemplo: TEXTO: A LEI

A lei um absurdo do comeo ao fim. Primeiro, porque permite aos moradores da superquadra isolar uma rea pblica, no permitindo que os demais habitantes transitem por ali. Segundo, o projeto no repassa aos moradores o custo disso, ou seja, a responsabilidade pela coleta do lixo, pelos servios de gua e luz e pela instalao de telefones. Pelo contrrio, a taxa de limpeza pblica seria reduzida para os moradores. Alm disso, a aprovao do texto foi obtida mediante emprego de argumentos falsos. (Revista VEJA, julho /97)

ANLISE TEXTUAL

Para que se possa analisar a existncia de coeso textual necessrio que se tenha conhecimento sobre elementos coesivos do texto e conhecimento de mundo sobre texto e intertextualidade. Koch (2009) nos remete a seu argumento de que lcito concluir, portanto, que o termo texto pode ser tomado em duas acepes: texto em sentido lato designa toda e qualquer manifestao da capacidade textual do ser humano; em sentido

estrito, consiste em qualquer passagem, falada ou escrita, que forma todo um significativo, independente de sua extenso.

Em sua contnua explanao a autora diz que a coeso pode ser descrita como um fenmeno que diz respeito ao modo como os elementos lingusticos presentes na superfcie textual encontram-se interligados, por meio de recursos, tambm lingusticos, formando sequncia veiculadoras de sentido. Com base no exposto, podem-se apresentar no texto abaixo alguns elementos que sinalizam para o fenmeno que se denomina coeso textual existentes na matria veiculada pela Revista VEJA, em julho / 97. Podem-se comprovar analisando o texto acima alguns mecanismos da coeso textual como em: primeiro e segundo, elementos coesivos demonstrativos que indicam a ordem dos argumentos; ali elemento coesivo pronominal demonstrativo de lugar que faz referncia a rea pblica, anteriormente citada; disso referencial demonstrativo que retoma o que considerado um absurdo dentro da lei; ou seja e pelo contrrio so conectores que introduzem uma retificao, uma correo relacionada a nominalizao absurdo dada a lei; alm disso elemento que tem por funo acrescentar mais um argumento ao que est sendo discutido; texto elemento coesivo de substituio que tem como referente a lei; demais conectivo referencial adverbial que remete a um referente secundrio que so os moradores proibidos de transitar pela superquadra; permitindo e

transitem elementos coesivos verbais que fazem referncias ao deslocamento dos habitantes que no so os da superquadra. Pela forma em que o texto a lei foi apresentado, percebe-se que a coeso pode estabelecer relaes de sentido tornando-se responsvel pela continuidade dos sentidos no texto como uma complexa rede de fatores de ordem lingustica, cognitiva e interacional. Elementos coesivos: primeiro, segundo, ali, disso, ou seja, pelo contrrio, alm disso, permitindo, transitem, demais, texto, projeto, absurdo.

Coerncia

A coerncia resulta da configurao que assumem os conceitos e relaes subjacentes superfcie textual. Ela considerada o fator fundamental da textualidade, porque responsvel pelo sentido do texto. Envolve no s aspectos lgicos e semnticos, mas tambm cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores. Antunes (2005. p.176) nos ensina que a coerncia uma propriedade ou pea comunicativa que tem a ver com o funcionamento do texto como meio de interao verbal e, no se pode avaliar a coerncia de um texto se for levado em conta s formas como as palavras aparecem no texto. Logo, um discurso aceito como coerente quando apresenta uma configurao conceitual compatvel com o conhecimento de mundo do receptor. Vale revelar que o sentido do texto construdo no somente pelo produtor como tambm pelo receptor, que precisa deter os conhecimentos necessrios a sua interpretao. O produtor do discurso no ignora a participao do interlocutor e conta com ela. fcil verificar que grande parte dos conhecimentos necessrios compreenso do texto no vem explcita, mas fica dependente da capacidade de pressuposio e inferncia do receptor.

Assim, a coerncia do texto deriva de sua lgica interna, resultante dos significados que sua rede de conceitos e relaes pe em jogo, mas tambm, da compatibilidade entre essa rede conceitual, o mundo textual e o conhecimento de mundo daqueles que processam os discursos, daqueles que decodificam, compreendem e interpretam os significados das palavras. Isso equivale compreenso de que um texto coerente quando possvel sua interpretao. Para que um texto seja coerente existem condies de interpretabilidade ligadas diretamente a ele, como o conhecimento e o uso adequado dos recursos lxicos e gramaticais da lngua. Se algum ouvisse ou lesse coisas como: Exemplo: a) Quem tem uma foto importada de 1000 cc, que custa US$ 20.000, no vai exp-la ao trnsito de uma cidade como So Paulo. (Plato e Fiorin). b) Joo venceu a luta, apesar de ser o mais forte dos lutadores. (Plato e Fiorin). Um leitor experiente no hesitaria em classific-las como incoerentes. No primeiro caso, houve o uso inadequado de uma palavra do lxico. Basta trocar a palavra foto pela palavra moto que o texto fica coerente. No segundo caso, houve uma falha gramatical. A conjuno apesar de no est adequada para unir as duas idias expostas no texto. Se a substituirmos pela conjuno pois tudo volta a ficar bem, em uma outra verso como: Joo venceu a luta, pois era o mais forte dos lutadores. A coerncia de um texto depende de fatores pragmticos como a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, e outros, como os elementos contextualizadores que so data, local, assinatura, elementos grficos etc., envolvidos no processo sociocomunicativo. E tambm do conhecimento de mundo do leitor, Algum que no possua conhecimento sobre um tema tratado ter mais dificuldades para entender a contextualizao em que este se d.

Os fatores pragmticos da textualidade a) Intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situao comunicativa. b) Aceitabilidade - refere-se expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrncias com que se defronta seja um texto coerente, coeso, til e relevante, capaz de lev-lo a adquirir conhecimentos ou cooperar com os objetivos do produtor. c) Situacionalidade diz respeito aos elementos responsveis pela pertinncia e relevncia do texto quanto ao contexto em que ocorre. a adequao do texto situao comunicativa. d) Informatividade diz respeito medida na quais s ocorrncias de um texto so esperadas ou no, conhecidas ou no, no plano conceitual e no formal. e) Intertextualidade - concerne aos fatores que fazem utilizao de um texto dependente do conhecimento de outro (s) texto (s). A essa relao em que um texto pode ser produto de outro texto, Medeiros (2009.p. 123) denomina de retomada constantes de textos anteriores. Conforme, as sbias palavras de Plato e Fiorin: Com muita freqncia um texto retoma passagens de outro. Quando um texto de carter cientfico cita outros textos, isto feito de maneira explcita. O texto citado vem entre aspas e em nota indica-se o autor e o livro donde se extraiu a citao. Plato e Fiorin (1985).

TIPOS DE TEXTOS

Basicamente existem trs tipos de texto: Texto descritivo; narrativo e dissertativo. E, cada um possui caractersticas prprias de construo. No entanto, o texto envolve outras situaes que revelam o papel primordial do emissor e receptor, conforme o que afirma Guimares (2000) com predominncia da perspectiva do emissor do discurso, segundo o grau de participao, o texto classificado como objetivo e subjetivo. Descrio O texto descritivo constitudo pela explicao, com palavras, daquilo que se viu ou, observou. A descrio esttica, sem movimento, desprovida de ao. Na descrio o ser, o objeto ou ambiente so importantes, ocupando lugar de destaque na frase, o substantivo e o adjetivo. O emissor capta e transmite a realidade atravs de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingusticos, tal que o receptor os identifique. A caracterizao indispensvel, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto. O texto descritivo se apresenta de duas formas: denotativo e conotativo.

Descrio denotativa

Quando a linguagem representativa do objeto objetiva, direta sem metforas ou outras figuras literrias, chamamos de descrio denotativa. Na descrio denotativa as palavras so utilizadas no seu sentido real, nico de acordo com a definio do dicionrio.

Exemplo: Samos do campus universitrio s 14 horas com destino ao agreste pernambucano. esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. direita o trmino da construo de um novo centro tecnolgico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos vrias formas de relevo e vegetao. No incio da viagem observamos uma tpica agricultura de subsistncia bem margem da BR-232. Isso provavelmente facilitar o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuio de alimentos a CEAGEPE.

Descrio conotativa

Em tal descrio as palavras so tomadas em sentido figurado, ricas em polivalncia. Exemplo: Joo estava to gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notrio o sofrimento daquele pobre objeto. Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansvel, no cu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pssaros felizes cantarolavam pelo ar.

Exemplo de um pargrafo descritivo Ttulo: Uma casa Era uma casa comum, como tantas milhares que existem na cidade. Nada ali indicava com firmeza que vivia uma jogadora e leitora de cartas. Nada parecido com uma tenda de ciganos nem com um cmodo esotrico de adivinhadores do futuro presente e passado. A no ser um pano preso na parede maior da sala, estampada com cartas de um baralho desconhecido. O pano estava to novo que at permitia aos narizes comuns sentirem o cheiro caractersticos sem uso. No canto esquerdo da sala, uma pequena mesa quadrada coberta com uma toalha branca e um jogo de cartas. (Edson Gabriel Garcia)

Narrao Narrar falar sobre os fatos. contar. Consiste na elaborao de um texto inserindo episdios, acontecimentos. A narrao difere da descrio. A primeira totalmente dinmica, enquanto a segunda esttica e sem movimento. Os verbos so predominantes num texto narrativo. O indispensvel da fico a narrativa, respondendo os seus elementos a uma srie de perguntas: Quem participa nos acontecimentos? (personagens); O que acontece? (enredo); Onde e como acontece? (ambiente e situao dos fatos).

O texto narrativo feito com base em alguns elementos: O qu? - Fato narrado; Quem? personagem principal e o anti-heri; Como? o modo que os fatos aconteceram;

Quando? o tempo dos acontecimentos; Onde? local onde se desenrolou o acontecimento; Por qu? a razo, motivo do fato; Por isso: - a conseqncia dos fatos.

BIBLIOGRAFIA
ANTUNES. Irand Costa. Lutar com Palavras: coeso e coerncia. - So Paulo: Parbola editorial , 2005.

____________. Lies de textos: leitura e redao. So Paulo: tica, 1997.

ARMENGAUD, Franoise. A Pragmtica. Traduo. Marcos Marcionilo. - So Paulo : Parbola editorial , 2006.

BAGNO, Marcos. A norma oculta. Lngua & poder na sociedade brasileira | So Paulo : Parbola Editorial. 2003. 7 Ed. : setembro 2007.

CITELI, A. O Texto argumentativo. So Paulo: Scipione. 1994.

DE NCOLA, Jos. Portugus: ensino Mdio- So Paulo: Scipione. 2003.

FIORIN, Jos Luiz, SAVOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: Leitura e Redao. So Paulo: tica, 2003.

FIORIN, Jos Luiz (org.) Introduo a Lingstica: objetos tericos. So Paulo. Contexto, 2003.

FULGNCIO, Lcia, LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. So Paulo. Contexto, 2002.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas. 2001

GUIMARES, Elisa. A Articulao do Texto. So Paulo: tica, 2000.

HHNE, L. M. Metodologia cientfica: cadernos de textos e tcnicas . Rio de Janeiro, /agir, 1987.

KLEIMAN, ngela B. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de letras, 1995.

KOCH, Ingedore Villaa. Ler e escrever ; Estratgias de produo Textual / Ingedore Villaa Koch, Vanda Maria Elias. So Paulo : Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Villaa. O texto e a construo dos Sentidos. So Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, Ingedore. Coeso e coerncia textual. So Paulo: tica, 2003.

KOCH, Ingedore Villaa. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerncia Textual. So Paulo.Contexto, 2001

KOCK, Ingedore G. Villaa. Argumentao e linguagem. 7 ed. So Paulo: Cortez, 2002.

____________ Desvendando os segredos do texto. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2003.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho cientfico. So Paulo, 1987, p. 90-98.

LVI,Pierre,Cibercultura.So Paulo: Ed. 34, 1999. Reimpresso, 2001.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1992. MARILENA CHAUI O Papel da Filosofia na Universidade. Cadernos SEAF, n. 1.

MARTINS, Dileta Silveira. ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus Instrumental: de acordo com as normas atuais da ABNT 25 Ed.- So Paulo: Atlas, 2004.

MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientfica: A Prtica de fichamentos, resumos. Resenhas. 11 edio. So Paulo: Atlas, 2009.

RICHE, Rosa Cuba e Denise M. Souza. Oficina de textos: leitura e redao. Ed. Saraiva. 1998.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. Ed. So Paulo: Cortez, 2002.

ATIVIDADES DE FIXAO

1- Paulo Freire, no seu texto Considerao em Torno do Ato de Estudar, nos chama a ateno para os seguintes itens indispensveis ao ato de estudar: a) O estudante deve assumir o papel de sujeito do ato de estudar. b) O ato de estudar uma atitude frente ao mundo. c) O estudo de um tema especfico deve colocar o estudioso a par da bibliografia em questo. d) Todas as alternativas esto corretas.

2- a fase em que se deve prestar ateno diretriz do pensamento do autor. Neste primeiro contato, dependendo das motivaes da leitura, o leitor poder levantar outros elementos que possam esclarecer mais a leitura. Qual esse tipo de leitura: a) Leitura exploratria b) Leitura analtica c) Leitura interpretativa d) Todas as respostas esto corretas.

3- a fase do exame do texto ou, como diz Paulo Freire, fase "da relao dialgica com o autor do texto, cujo mediador no o texto considerado formalmente, mas o tema, ou os temas nele tratados". Nesta etapa necessrio deixar o autor falar para tentar perceber o qu e como ele apresenta o assunto. Quando estamos atentos ao texto, geralmente surge na mente um conjunto de perguntas, cujas respostas revelam o sentido e o contedo da mensagem. Estamos nos referindo leitura do tipo: a) Leitura exploratria b) Leitura analtica

c) Leitura interpretativa d) Todas as respostas esto corretas.

4- O ato de compreender se afirma no processo da interpretao, que afinal expressa a nossa capacidade de assimilao e crtica do texto. Nessa nova etapa de interpretao j no mais estamos apreendendo apenas o fio condutor do raciocnio do autor como na leitura analtica. Estamos nos referindo leitura do tipo: a) Leitura exploratria b) Leitura analtica c) Leitura interpretativa d) Todas as respostas esto corretas.

5- Para termos certeza da compreenso do que foi lido, nada mais indicativo do que o levantamento dos problemas do texto. Esse esforo nos faz rever todo o texto, dando-nos elementos para a reflexo pessoal e debate em grupo. Essa fase chamada de: a) Anlise b) Interpretao c) Problematizao d) Todas as respostas esto corretas.

6- um processo de decomposio de um todo em partes, visando separar os elementos de uma realidade complexa que pode ser tanto um objeto individual ou uma idia. Estamos nos referindo a: a) Anlise b) Interpretao c) Problematizao d) Todas as respostas esto corretas.

7- um processo de composio dos elementos visando chegar a uma totalidade. Mas tambm um mtodo que, partindo de um todo, estabelece ordem entre os elementos chegando s ltimas consequncias. Isto o que chamamos de: a) Anlise b) Sntese c) Problematizao d) Todas as respostas esto corretas.

8- Sobre a palavra texto, marque a alternativa correta: a) Textum, vem do latim, que significa teia. b) Escrever tecer uma rede onde fios se solidarizam, de forma que cada um deles torne-se um elo indispensvel, entrelaando-se em sequncia formando simplificadamente um conjunto de idias imbudas de significado, transmitidas de algum para algum e que no se restringe linguagem escrita. c) todo tipo de comunicao. um tecido, numa teia bem tranada, nela, o leitor fica agradavelmente preso, pois uma ideia pede outra, uma ao leva outra, e todos os pargrafos ou versos enroscam-se numa relao de dependncia, como fios de um pano. d) Todas as respostas esto corretas.

9- Os elementos da comunicao so: a) emissor - emite, codifica a mensagem e receptor - recebe, decodifica a mensagem b) mensagem - contedo transmitido pelo emissor e cdigo - conjunto de signos usado na transmisso e recepo da mensagem c) referente - contexto relacionado a emissor e receptor e canal - meio pelo qual circula a mensagem d) Todas as respostas esto corretas.

10- A ________________________ resulta da configurao que assumem os conceitos e relaes subjacentes superfcie textual. Ela considerada o fator fundamental da textualidade, porque responsvel pelo sentido do texto. Envolve no s aspectos lgicos e semnticos, mas tambm cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores. Complete a frase: a) Interpretao b) Coeso c) Coerncia d) Sntese

S-ar putea să vă placă și