Sunteți pe pagina 1din 8

Migrando para o PowerPoint 2010

do PowerPoint 2003
Neste guia
O Microsoft PowerPoint 2010 est com visual bem diferente do PowerPoint 2003, por isso, criamos este guia para ajudar voc a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface, descobrir o treinamento gratuito no PowerPoint 2010, encontrar recursos como a Visualizao de Impresso ou a caixa de dilogo Opes, entender como trocar arquivos de apresentao com pessoas que ainda no tm o PowerPoint 2010 e descobrir como obter acesso a macros e outros recursos avanados. Grupos da Faixa de Opes
Cada guia da faixa de opes contm grupos e, por sua vez, cada grupo contm um conjunto de comandos relacionados. Nesta parte, o grupo Pargrafo contm comandos para criar listas com marcadores ou numeradas e para centralizar o texto.

Microsoft

Barra de Ferramentas de Acesso Rpido


Os comandos exibidos aqui ficam sempre visveis. Voc pode adicionar seus comandos favoritos a esta barra de ferramentas.

Guias da Faixa de Opes


Clique em qualquer guia na faixa de opes para exibir os respectivos botes e comandos.

Modo de Exibio Backstage


Clique na guia Arquivo para entrar no modo de exibio Backstage, em que possvel abrir, salvar, imprimir e gerenciar arquivos do PowerPoint.

Ocultar a Faixa de Opes


Precisa de mais espao na tela? Clique neste cone ou pressione CTRL+F1 para ocultar ou mostrar a faixa de opes.

Guia Slides
Salte para qualquer slide de sua apresentao clicando na verso em miniatura.

Iniciadores de Caixas de Dilogo


Se voc vir um cone de iniciador de caixa de dilogo ( ) ao lado de um rtulo de grupo da faixa de opes, clique nele para abrir uma caixa de dilogo com mais opes para esse grupo.

Painel de Anotaes
Digite anotaes e detalhes sobre o slide atual nesta parte para ajud-lo durante sua apresentao. Para sair do modo de exibio Backstage, clique em qualquer guia da faixa de opes.

Alternar entre modos de exibio


Clique nestes botes para exibir a apresentao atual em modo de exibio Normal, Classificao de Slides, Leitura ou Apresentao de Slides.
2010 por Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Introduo ao PowerPoint 2010
Se voc j usa o Microsoft PowerPoint 2003 h bastante tempo, com certeza ter dvidas sobre onde localizar os comandos e botes da barra de ferramentas do PowerPoint 2003 no PowerPoint 2010. Temos muitos recursos gratuitos disponveis para ajud-lo a conhecer o PowerPoint 2010, incluindo cursos de treinamento e guias de migrao dos menus para a faixa de opes. Para localizar esses materiais, clique na guia Arquivo na janela principal do programa e clique na Ajuda. Em Suporte, clique em Introduo.

Microsoft

Onde esto os menus e as barras de ferramentas?


No PowerPoint 2010, uma larga faixa cobre a parte superior da janela principal do programa. Essa a faixa de opes, que substitui os antigos menus e barras de ferramentas. Cada guia na faixa de opes tem diferentes botes e comandos organizados em grupos. Quando voc abre o PowerPoint 2010, a guia Pgina Inicial da faixa de opes exibida. Essa guia contm muitos dos comandos de uso mais frequente no PowerPoint. Por exemplo, o primeiro elemento que voc ver no lado esquerdo da guia o grupo rea de Transferncia, com os comandos para Colar, Recortare Copiar, alm do Pincel de Formatao.

Na pgina da Web que abrir, clique nos links para os itens de seu interesse. Em particular, o guia interativo de migrao dos menus para a faixa de opes realmente permite economizar tempo. Quando voc clica em qualquer comando do PowerPoint 2003, o guia mostra exatamente onde o comando est localizado no PowerPoint 2010.

Depois, no grupo Slides, voc encontrar comandos para inserir um Novo Slide, alm do comando para selecionar um Layout. No grupo Fonte, h comandos para aplicar ao texto formatao de Negrito ou Itlico. Dica Algumas guias aparecem na faixa de opes somente quando so necessrias. Por exemplo, se inserir ou selecionar uma imagem, voc ver Ferramentas de Imagem, que inclui uma guia Formato adicional.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Possveis recursos que voc est procurando
Analise a tabela a seguir para encontrar alguns dos recursos comuns e familiares que talvez voc esteja procurando no PowerPoint 2010. Essa lista no abrangente, mas um timo ponto de partida. Para encontrar a lista completa dos comandos do PowerPoint 2010, clique na guia Arquivo, clique em Ajuda e clique em Introduo.

Microsoft

Para...
Abrir, salvar, imprimir, proteger, enviar ou converter arquivos Adicionar slides, aplicar um layout, alterar fontes, alinhar texto ou aplicar Estilos Rpidos Inserir tabelas, imagens, SmartArt, vdeo ou udio

Clique em

E examine estes elementos...


Modo de exibio Backstage (clique nos links do lado esquerdo deste modo de exibio) Grupos Slides, Fonte, Pargrafo e Desenho

Grupos Tabelas, Imagens, Ilustraes e Mdia

Aplicar um tema ou definir um estilo de plano de fundo

Grupos Temas e Plano de fundo

Aplicar transies ou ajustar o intervalo das transies

Grupos Transio para este Slide e Intervalo

Aplicar animaes ou ajustar o intervalo das animaes

Grupos Animao e Intervalo

Iniciar ou configurar uma apresentao de slides

Grupos Iniciar Apresentao de Slides e Configurar

Verificar ortografia, colocar comentrios ou comparar apresentaes

Grupos Reviso de Texto, Comentrios e Comparar Grupos Modos de Exibio de Apresentao e Modos de Exibio Mestres

Alterar modos de exibio ou criar um slide mestre

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Onde est a Visualizao de Impresso?
No PowerPoint 2010, a Visualizao de Impresso no aparece mais em uma janela separada. Clique na guia Arquivo e depois em Imprimir. O lado direito da janela mostra uma visualizao da apresentao atual quando for impressa.

Microsoft

O que aconteceu com Ferramentas | Opes?


Voc est procurando as configuraes do programa que permitem controlar, por exemplo, como o PowerPoint corrige e formata texto enquanto voc digita, como deseja salvar suas apresentaes e onde definir as opes de segurana? Clique na guia Arquivo e clique em Opes. Esse procedimento abrir a caixa de dilogo Opes do PowerPoint, em que possvel personalizar as configuraes e preferncias do PowerPoint.

Use o lado esquerdo da janela para ajustar suas preferncias, por exemplo, se deseja imprimir todos os slides ou apenas o atual, quantos slides sero impressos por pgina, se os slides sero agrupados ou se sero impressos em cores, tons de cinza ou preto e branco puro. Se desejar definir outras opes de impresso, clique na guia Design para fechar o modo de exibio Backstage e, no grupo Configurar Pgina, clique em Configurar Pgina. Algumas configuraes na caixa de dilogo Opes do PowerPoint se aplicam somente ao PowerPoint. Mas algumas preferncias (por exemplo, o esquema de cores) sero aplicadas a todos os outros programas do Microsoft Office 2010 que estiverem instalados.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Manter seus comandos favoritos prximos
A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido no canto superior esquerdo da janela do PowerPoint fornece atalhos para os comandos usados com mais frequncia. Adicionando botes a essa barra de ferramentas, voc poder manter todos os comandos favoritos visveis sempre, mesmo quando muda de guia na faixa de opes. Clique na seta suspensa ao lado da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido para ativar ou desativar os comandos listados no menu de atalho. Se o comando que voc deseja adicionar no exibido na lista, mude para a guia da faixa de opes em que o boto aparece e clique com o boto direito do mouse nela. No menu de atalho que aparecer, clique em Adicionar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Microsoft

Criar seus prprios guias ou grupos da faixa de opes


Voc pode personalizar os comandos da faixa de opes colocando botes nos grupos em que deseja que apaream ou criando suas prprias guias personalizadas. Clique com o boto direito do mouse em qualquer grupo da faixa de opes e clique em Personalizar a Faixa de Opes. Na caixa de dilogo Opes do PowerPoint, voc pode adicionar comandos s suas prprias guias ou grupos. Por exemplo, voc pode criar uma guia chamada Frequentese adicionar alguns de seus comandos de uso mais frequente a um grupo personalizado nessa guia. Se voc cometer um erro, no se desespere. Use o boto Redefinir para voltar para as configuraes padro (originais de fbrica). Nem todos os comandos mais antigos do PowerPoint aparecem na faixa de opes, mas eles ainda esto disponveis. Se alguns deles so imprescindveis, basta adicion-los faixa de opes ou Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Na caixa de dilogo Opes do PowerPoint, na lista Escolher comandos em, selecione Comandos Fora da Faixa de Opes. Localize o comando desejado e adicione-o a uma guia ou grupo personalizado da faixa de opes.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Introduo s dicas de tecla
O PowerPoint 2010 fornece atalhos para a faixa de opes, chamados Dicas de Tecla, para voc poder executar tarefas rapidamente sem usar o mouse.

Microsoft

Os atalhos de teclado ainda funcionam?


Os atalhos de teclado do PowerPoint 2003 ainda esto disponveis no PowerPoint 2010. Se voc souber uma sequncia de atalhos, v em frente e digite-a. Por exemplo, CTRL+C ainda copia as informaes selecionadas para a rea de Transferncia, e SHIFT+F10 exibe o menu de atalho durante uma apresentao. Muitos dos antigos aceleradores de menu ainda esto disponveis tambm. Por exemplo, pressione ALT, T, O em sequncia para abrir a caixa de dilogo Opes do PowerPoint (anteriormente, Ferramentas | Opes). Da mesma maneira, pressione ALT, I, P, C para abrir o painel Clip-art (anteriormente, Inserir | Imagens) e assim por diante.

Para fazer com que as Dicas de Tecla apaream na faixa de opes, pressione a tecla ALT. Depois, para mudar para uma guia na faixa de opes usando o teclado, pressione a tecla da letra exibida abaixo dessa guia. No exemplo mostrado aqui, voc pressionaria Y para abrir a guia Inserir, G para abrir a guia Design, Q para abrir a guia Transies e assim por diante. Depois de usar esse mtodo para mudar para uma guia da faixa de opes, todas as Dicas de Tecla disponveis para essa guia aparecero na tela. Voc poder concluir a sequncia pressionando a(s) ltima(s) tecla(s) do comando que deseja usar. Para voltar um nvel na sequncia, pressione a tecla ESC. A repetio desse procedimento vrias vezes em uma linha cancelar o modo de Dicas de Tecla.

Ao comear a digitar uma sequncia de teclas ALT, talvez seja exibida uma popup da caixa:

Se voc souber a sequncia de teclas inteira desejada, v em frente e acabe de digit-la. Se no lembrar (ou nunca soube) nenhuma sequncia de teclas ALT, pressione a tecla ESC para cancelar e use as Dicas de Tecla.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Como trabalhar com pessoas que ainda no tm o PowerPoint 2010
As apresentaes do PowerPoint 2010 (e PowerPoint 2007) usam um novo formato para salvar arquivos. Se as pessoas com quem voc trabalha usam diferentes verses do PowerPoint, no se preocupe, porque voc ainda pode abrir e editar apresentaes mais antigas no PowerPoint 2010, e compartilhar seus arquivos com as pessoas que ainda no tm o PowerPoint 2010.

Microsoft

No PowerPoint 2010...
Voc abre uma apresentao que foi criada no PowerPoint 2003.

O que acontece?

O que devo fazer?

Na janela do programa PowerPoint 2010, voc ver as palavras [Modo de Compatibilidade] ao lado Para sair do Modo de Compatibilidade e converter o arquivo 2003 no do nome do arquivo na barra de ttulo. novo formato do PowerPoint 2010, clique na guia Arquivo, clique em Informaes e clique em Converter. Antes de converter o arquivo, reflita se voc precisa colaborar em sua apresentao com pessoas que ainda usam o PowerPoint 2003 (ou uma verso ainda mais antiga). Se a resposta for afirmativa, convm Essa informao permite saber que, mesmo estando no PowerPoint 2010, voc ainda est tecnica- continuar trabalhando em Modo de Compatibilidade, assim voc no mente trabalhando no formato de arquivo anterior e que no ser possvel editar recursos do ter a tentao de usar os novos recursos que no tm suporte no PowerPoint 2010 como Estilos de Forma ou WordArt enquanto no converter o arquivo no formato formato de arquivo mais antigo. do PowerPoint 2010.

Voc salva sua apresentao como um arquivo do PowerPoint 2010.

Se algum abrir a apresentao no PowerPoint 2003, aparecer um prompt com um link para baixar o Pacote de Compatibilidade (desde que os patches e service packs mais recentes j estejam instalados). O Pacote de Compatibilidade necessrio para o PowerPoint 2003 abrir e interagir com apresentaes do PowerPoint 2010. Se voc usa os novos recursos ou formatao do PowerPoint 2010 em sua apresentao, como Estilos de Forma ou WordArt, os usurios do PowerPoint 2003 podero ver avisos sobre recursos sem suporte, a formatao ou o recurso poder no aparecer no arquivo ou os objetos podero no ser editveis.

Se voc pensa que os usurios do PowerPoint 2003 podem precisar interagir com a sua apresentao do PowerPoint 2010, execute a ferramenta Verificador de Compatibilidade para conferir se o arquivo funcionar corretamente para eles. Para verificar a compatibilidade, clique na guia Arquivo, clique em Informaes, clique em Verificar Problemas e clique em Verificar Compatibilidade. A ferramenta informar quais novos recursos no PowerPoint 2010 no tm suporte em verses mais antigas. Voc poder decidir se remover os recursos para evitar avisos no PowerPoint 2003. No preciso fazer nada. Quando voc salva o arquivo no formato mais antigo do PowerPoint 2003, o Verificador de Compatibilidade executado automaticamente e avisa sobre quaisquer recursos sem suporte. Voc pode fazer qualquer alterao de design necessria no arquivo.

Voc salva sua apresentao como um arquivo do PowerPoint 2003.

Se algum abrir a apresentao no PowerPoint 2003, o arquivo ser aberto normalmente; no necessrio o Pacote de Compatibilidade. Se voc usa os novos recursos ou formatao do PowerPoint 2010 em sua apresentao, como Estilos de Forma ou WordArt, os usurios do PowerPoint 2003 podero ver avisos sobre recursos sem suporte, a formatao ou o recurso poder no aparecer no arquivo ou os objetos podero no ser editveis.

Migrando para o PowerPoint 2010


do PowerPoint 2003
Adicionar udio a uma apresentao
Para gravar e ouvir udio, o computador precisa estar equipado com placa de som, microfone e alto-falantes. Quando voc adiciona udio a qualquer slide, um cone de udio aparece nele. Clique nesse cone para reproduzir o udio ou defina o arquivo de udio para que seja executado automaticamente. Para adicionar udio ao slide atual, clique na guia Inserir. Depois, no grupo Mdia, clique na seta em udio. Em seguida, siga um destes procedimentos: Clique em udio do Arquivo, localize a pasta que contm o arquivo de udio que deseja adicionar e clique duas vezes no arquivo. Clique em udio de Clip-Art, localize o clipe de udio desejado no painel de tarefas Clip-art, clique na seta ao lado do arquivo de udio e clique em Inserir. Para visualizar o clipe de udio, clique no boto Executar/Pausar abaixo do cone de udio que aparece no slide. Na faixa de opes, clique na guia Arquivo e clique em Opes. Na caixa de dilogo Opes do PowerPoint, clique em Personalizar Faixa de Opese marque a caixa de seleo Desenvolvedor na lista que aparece na direita. Clique em OK para fechar a caixa de dilogo Opes do PowerPoint. A guia Desenvolvedor agora aparece direita da guia Exibio.

Microsoft

Localizar recursos avanados


Se voc pretende usar constantemente o PowerPoint 2010 para criar macros ou as solues do Microsoft VBA (Visual Basic for Applications), pode adicionar a guia Desenvolvedor faixa de opes do PowerPoint.

Para obter informaes sobre como gravar e adicionar narrao e tempos sua apresentao do PowerPoint 2010, pressione F1 para abrir a Ajuda e pesquise Gravar e adicionar narrao e tempos.

Dica Se voc s quer gravar macros no PowerPoint 2010, no precisa adicionar a guia Desenvolvedor. Basta clicar na guia Exibio e procurar o grupo Macros na direita.

S-ar putea să vă placă și